Anda di halaman 1dari 10

INTRODUO Nosso foco neste Captulo bem diferente de todos os outros captulos.

. Nos outros captulos, falamos sobre processos no-vivos: corroso, deposio, bombas, ferramentas de monitorao e programa de tratamento. Todos eles, embora complexos, no envolvem vida. Quando a "vida" introduzida na equao, as coisas se tomam muito complicadas. Os sistemas de resfriamento oferecem condies que favorecem o crescimento da vida microscpica predominantemente algas, fungos e bactrias. Essas formas j so familiares a voc. As algas desenvolvem-se em gua de piscina ou lagoas paradas, tornando a gua verde ou amarela. Os fungos aparecem na forma de mofo do po. Os cogumelos so espcies maiores. Como fermentos, eles fazem a massa do po crescer. E as bactrias esto em todo lugar. Elas so responsveis por muitas infeces humanas graves como, por exemplo, a pneumonia e a tuberculose. Mas ajudam a fazer queijo e so responsveis pela fertilizao natural do solo, na forma de bactrias fixadoras de nitrognio. Embora tenham implicaes boas e ms na vida humana, nos sistemas de resfriamento so prejudiciais.

Distinguimos duas classes fundamentais de microorganismos: planctnicos - organismos que vivem na gua, nadando livremente ssseis - preferem viver aderidos superfcie

Os microorganismos que se aderem superfcies molhadas crescem ali e, no devido tempo, formam comunidades maiores. Essas comunidades, chamadas de biofilmes, consistem de clulas microbianas e materiais secretados pelas clulas para funcionar como camada protetora. Essa camada consiste de polmeros biolgicos complexos. Esses materiais so gelatinosos e pegajosos. Um outro nome para biofilme limo (ou lodo). Esse processo ilustrado na Figura 6-1. Se o seu crescimento no for controlado, os biofilmes interferem no funcionamento do equipamento: a contaminao microbiana pode reduzir ou mesmo bloquear o fluxo da gua, reduzira transferncia do calor e aumentar as taxas de corroso. Alguns organismos de biofilmes atacam a madeira, enfraquecendo os membros estruturais de madeira das torres de resfriamento. Os sistemas de resfriamento contaminados aumentam o risco de doenas transmitidas por via area, quando se inala uma corrente de arda torre carregada de microorganismos. Sem o controle microbiolgico adequado, a eficcia dos programas de controle de deposio e inibio da corroso fica seriamente comprometida. Por exemplo, uma camada espessa de limo pode evitar que os inibidores de corroso alcancem a superfcie metlica. Pior ainda, os organismos freqentemente secretam resduos cidos que aceleram a corroso do metal. As camadas de limo so pegajosas e prendem os slidos suspensos da massa d'gua, aumentando o nvel de deposio no sistema de resfriamento.

Contaminao Microbiolgica - 1

De onde vm os microorganismos? Nos sistemas de recirculao abertos so introduzidos principalmente pela lavagem dos tremendos volumes de ar puxados, atravs das torres. Tambm entram nos sistemas abertos e fechados, por meio de gua de reposio contaminada ou por vazamentos das correntes do processo.

Contaminao Microbiolgica - 2

Por que se desenvolvem nos sistemas de resfriamento? Os sistemas de resfriamento proporcionam condies timas para o crescimento dos microorganismos: gua nutrientes para o crescimento temperatura tima faixa ideal de pH

As necessidades nutritivas dos microorganismos so simples. Eles precisam primariamente de fontes de carbono, nitrognio e um pouco de fsforo. Esses elementos podem estar na gua de reposio, podem vir do vazamento das correntes de processo de contaminaes areas, lixiviados da torre de madeira ou mesmo includos como produtos qumicos de tratamento para controle de corroso ou deposio. Muitas espcies necessitam do oxignio para se desenvolver, mas o oxignio abundante no sistema de recirculao aberta. Alguns organismos realmente florescem na ausncia de oxignio. Como veremos abaixo, os sistemas fechados caracterizam-se como campos de reproduo dessas espcies. Antes de discutirmos cada tipo particular de microorganismos, vejamos suas caractersticas gerais. Primeiro, como o nome indica, so bastante pequenos. necessrio um microscpio para enxergar os organismos individuais. Infelizmente, uma segunda caracterstica um potencial de crescimento muito rpido. Os microorganismos reproduzem-se a uma taxa fenomenal porque, tipicamente, crescem por diviso celular: uma determinada clula cresce, dividindo-se em duas clulas filhas. Essas duas clulas crescem, dividindo-se em quatro clulas, depois oito etc. Isso leva a um crescimento explosivo e grandes populaes, a terceira caracterstica. Quando as populaes crescem muito, podemos ver as colnias a olho nu. Os microorganismos so tambm flexveis do ponto de vista de meio ambiente. No s existem muitas espcies variadas, mas sofrem mutao rpida, alterando a sua bioqumica bsica, conforme a mudana do meio ambiente. Essas criaturas so tambm versteis do ponto de vista nutricional, pois se adaptam mudanas em alimentos disponveis e podem fazer uso de milhares de compostos diferentes para sobreviver. Agora, vamos examinar as trs classes principais de microorganismos que invadem os sistemas de resfriamento.

ALGAS Essa classe de organismos uma forma simples de vida vegetal e caracterizada pela fotossntese - as algas usam a luz do sol para produzir energia e para sintetizar muito do que precisam para se desenvolverem. Usando a luz, elas tiram o CO2 do ar e reagem com a gua, produzindo acares e outros compostos. Elas usam a clorofila, um composto verde-amarelado para auxiliar nessa qumica. Por precisarem da luz do sol para se desenvolverem, so geralmente encontradas nas bacias de distribuio de gua no topo da torre e estruturas de sustentao da torre. A clorofila d s colnias a sua cor caracterstica. As algas podem obstruir os bocais de distribuio da gua, perturbar o equilbrio da distribuio de gua na torre, entupir as telas e reduzir a eficincia da torre. Como convertem o CO2 em compostos orgnicos que elas e outros organismos usam, as algas so geralmente chamadas de colonizadoras "pioneiras" do sistema de resfriamento. Elas preparam o palco para o desenvolvimento de outros organismos. Uma vista microscpica de uma pequena colnia de algas mostrada na Figura 6-2.

Contaminao Microbiolgica - 3

FUNGOS A melhor descrio de fungos que so plantas simples, como as algas, mas no tm clorofila. Sua incapacidade para sintetizar todas as suas necessidades alimentares os compelem a viver dos produtos secundrios de outras criaturas ou obter a sua nutrio de materiais no-vivos. Os fungos incluem os mofos e as leveduras. Eles exigem menos umidade e sobrevivem em pH inferior aos ideais para algas e bactrias. A principal classe de fungos com o qual estamos preocupados nas torres de resfriamento a dos destruidores de madeira. Essa classe inclui espcies que produzem a podrido macia, a podrido branca e a podrido marrom. As espcies de mofo de podrido branca e levedura atacam e comem a celulose, que compe as fibras da madeira. A podrido marrom ataca a lignina que constitui a ligao das fibras da madeira. Em geral, a decomposio interna, enfraquecendo a madeira com pouco ou nenhum sinal externo dessa condio. Embora outras espcies no ataquem a madeira diretamente, juntam-se massa de limo nas superfcies da torre. Uma boa ilustrao da madeira da torre de resfriamento atacada por fungos mostrada na Figura 6-3.

Contaminao Microbiolgica - 4

BACTRIAS Uma das maiores classes de microorganismos na Terra a classe das bactrias. Ao contrrio das algas e dos fungos, as bactrias tendem a se desenvolver ao longo de todo o sistema de resfriamento. A enorme variedade de tipos de bactrias permite que elas sobrevivam numa ampla extenso de condies -ambientais e fontes de nutrio. A maioria das bactrias necessitam de oxignio; elas so chamadas de aerbicas. Algumas vivem sem oxignio; so as chamadas anaerbicas. Esse grupo inclui "bactrias redutoras de sulfato'. Esses organismos, j que no necessitam de oxignio para se desenvolver, so freqentemente encontrados nos lodos ou sob os depsitos onde liberam sulfeto de hidrognio, H 2 S, que tem o odor de "ovos podres". O H 2 S muito corrosivo; conseqentemente, essas bactrias podem causar uma quantidade tremenda de danos por corroso sob os depsitos. So necessrios testes especiais para medir a presena desses organismos. Um exemplo de metal danificado pela corroso sob um depsito de bactrias redutoras de sulfato mostrado na Figura 6-4.

Contaminao Microbiolgica - 5

As caractersticas principais dessas trs classes de microorganismos encontram-se sumarizadas na Tabela 6-1.

A DINMICA DA POPULAO Uma das razes por que os microorganismos significam problema nos sistemas de resfriamento sua incrvel versatilidade. Uma mudana na qumica do sistema pode trazer resultados desastrosos. Por exemplo, suponha que haja uma populao estvel de organismos na torre. Uma mudana no pH pode abalar o equilbrio e acelerar o seu crescimento para uma fase problemtica e desequilibrada. H muitos fatores operacionais que podem afetar o pH .
Tabela 6-1: Grupos Microbiolgicos

Tipo Algas

Caractersticas Plantas Microscpicas Fotossntese (apenas precisam de luz solar e de CO2) De cor amarela, verde-amarelada clorofila Plantas simples, mas sem clorofila A maior classe de organismos vivos Enorme variedade

Vida Diria Piscina Verde

Exemplos Torres de Resfriamento Limo no deque de distribuio e estrutura de sustentao (ssseis)

Fungos Bactrias

Mofo do po e cogumelos Infeces, queijo

Decomposio da madeira (ssseis) gua turva (platnicas) Corroso sob depsitos (ssseis)

Contaminao Microbiolgica - 6

Um vazamento no processo pode abaixar o pH. Um pH muito baixo pode encorajar o desenvolvimento de mofo e levedura. Aumentar o pH para reduzir a corroso pode encorajar o "florescimento" de algas no sistema de resfriamento. H fortes efeitos sazonais nos sistemas abertos. No outono, a contaminao do sistema de resfriamento com a queda das folhas pode diminuir o pH, encorajando o crescimento das bactrias s custas das algas. Sempre que houver mudanas nas condies operacionais do sistema de resfriamento, sempre uma boa idia ficar de sobreaviso quanto ao aumento e mudanas da natureza da atividade microbiana.

A MONITORAO

No Captulo 9, apresentamos uma discusso detalhada sobre a medio do nmero de microorganismos nos sistemas de resfriamento. Historicamente, a indstria de tratamento da gua concentrou-se em mtodos para medir os organismos plantnicos ou que nadam livremente. Era direto e fcil de aplicar - contagem em placas. Melhoramentos modernos das tcnicas iniciais incluem Petrifilm, frascos de diluio em srie (Figura 6-5), e DipSlides. Infelizmente, a maior parte dos problemas dos sistemas de resfriamento advm de organismos ssseis biofilmes, discutidos acima. No existe uma boa correlao entre as populaes na massa d'gua e a presena de biofilme. Portanto, a indstria de tratamento da gua mudou o foco de seu empenho na monitorao para incluir tcnicas especializadas para populaes ssseis - GE Betz Biobox, MonitAll (R), Monitor Delta P e um monitor de lodo biolgico (todos discutidos no Captulo 9).

A medida de controle microbiolgico mais comumente usada a contagem do nmero de microorganismos por mililitro de amostra. Esse nmero to simples como pH ou teor de clcio ou o teor de alcalinidade: um valor de teste numrico e deve ser comparado com uma determinada faixa de controle. Se o valor estiver abaixo da faixa diferente do pH ou do clcio ou da alcalinidade - est tudo bem. Se o valor for acima da faixa, devemos matar alguns dos organismos.

Contaminao Microbiolgica - 7

CONTROLE H trs tipos gerais de produtos usados para controlar contaminao microbiolgica: - biocidas: (1) biocidas oxidantes (2) biocidas no-oxidantes - surfactantes: (3) biodispersantes

Os biocidas matam os microorganismos. Eles fazem isso de uma maneira oxidante, tal como com o cloro ou o bromo, ou ento por um mecanismo no-oxidante. Os biodispersantes so surfactantes especiais que rompem a camada protetora do biofilme, ajudando o biocida a chegar at os organismos para mat-los. Os biodispersantes no so txicos aos microorganismos; todavia, so uma forma inteligente de valorizar a atuao do biocida a um custo relativamente baixo, com um impacto ambientar mnimo. Os biocidas oxidantes so produtos qumicos muito reativos que, na verdade, "queimam" seja qual for o composto atacado. Os oxidantes tipicamente buscam estruturas complexas que contenham carbono. Eles rompem as paredes das clulas. Destroem os materiais de sustentao da vida, tais como as protenas, enzimas e DNA. Pelo fato de serem no seletivos, os oxidantes so eficazes contra a mais ampla gama de organismos. Os biocidas oxidantes incluem gs cloro, hipoclorito de sdio, compostos de bromo e cloro, e oznio. Nos Estados Unidos, o gs cloro o principal composto desinfetante, h muitos anos, para aplicaes em sistemas de gua. Ele tem sido usado para tratar a gua bruta que chega, os sistemas de resfriamento e mesmo algumas correntes de efluentes. Recentes preocupaes sobre a estocar cilindros de gs cloro nas unidades tm levado muitos usurios a considerar biocidas alternativos. O hipoclorito de sdio cloro em estado lquido. Oferece mais ou menos a mesma ao qumica desinfetante que o gs cloro, mas elimina a necessidade de cilindros de gs pressurizado. um produto qumico muito perigoso e extremamente corrosivo. Est disponvel comercialmente como uma soluo diluda. Precisa-se de uma quantidade consideravelmente maior que a de gs cloro para um mesmo nvel de desinfeco. Isso significa que o hipoclorito exige local de armazenamento e instalaes para dosagem grandes e caras. Existe uma nova qumica que possui muitos dos benefcios do tipo que mata por oxidao, mas muito mais seguro para armazenar e dosar. Baseia-se em um composto orgnico de bromo-cloro. O material fornecido como um slido que vai se dissolvendo lentamente num dosador, liberando bromo e cloro na gua. Embora o produto em si seja mais caro que o hipoclorito, os sistemas de alimentao so consideravelmente menos caros - e o material incomparavelmente mais seguro que o hipoclorito e o gs cloro. Um sistema de dosagem tpico apresentado na Figura 6-6. A nova qumica de bromo e cloro funciona bem em guas com alto teor de amnia e pH elevado. E funciona bem onde o tempo de contato limitado. Est tambm demonstrando ser menos corrosiva que o cloro s metalurgias do sistema, especialmente aos metais amarelos. O oznio um outro biocida oxidante usado em sistemas de resfriamento. to instvel que precisa ser gerado no local, junto ao sistema de resfriamento. Os geradores de oznio so intensivos em termos de capital, manuteno e

Contaminao Microbiolgica - 8

energia, alm de ser um biocida eficiente contra a maioria das populaes microbiolgicas. Infelizmente, incompatvel com muitos produtos qumicos de tratamento de gua de resfriamento e, como qualquer oxidante, alimentado em excesso pode ocasionar corroso. Os biocidas no oxidantes so muito mais especficos na forma como atacam os microorganismos. Ao invs da qumica da "queima" dos compostos orgnicos do cloro, os no-oxidantes interagem com a membrana que envolve um organismo ou interferem com sua atividade metablica. A membrana celular essencial para a sobrevivncia do organismo. A membrana regula os materiais que entram e saem da clula. Alguns biocidas danificam a membrana da clula seletivamente. Com uma membrana defeituosa, a clula perde o controle sobre seu ambiente interno e morre. Outros biocidas entram na clula e envenenam uma atividade bioqumica especfica dentro da clula. H muitas reaes bioqumicas acontecendo em cada clula: produo de energia, introduo de nutrientes na clula, uso dos nutrientes para a formao de novos materiais celulares e a diviso da clula. Suficiente interferncia com essas reaes ou dano a uma reao crtica provocam a morte da clula.

Em vista dos biocidas no-oxidantes serem mais especficos que os oxidantes, um determinado biocida no-oxidante pode no ser eficaz contra todos os organismos num sistema de resfriamento. Temos de testar para chegar escolha acertada de biocida e dosagem de eficincia mxima e melhor custo. Freqentemente temos de mudar de biocidas, pois as populaes microbianas mudam. Combinaes especiais de biocidas esto disponveis. Os biocidas formulados com vrios ativos expandem a amplitude das mortes e so, muitas vezes, mais eficazes que os

Contaminao Microbiolgica - 9

seus componentes individuais usados sozinhos. Os de mltiplos ativos podem tambm fornecer melhor controle microbiano em dosagens mais baixas.

TEMPO DE CONTATO E CONCENTRAO Independentemente de qual biocida usado, h um princpio importante em funcionamento. Precisamos manter a concentrao correta de biocida durante um certo perodo mnimo (o tempo de contato). Sejam oxidantes ou nooxidantes, os biocidas precisam de tempo para fazer o seu trabalho. Se conseguirmos a concentrao correta, mas diminuirmos o tempo de contato, o biocida no mata o mximo possvel. Os biocidas oxidantes so tipicamente dosados de forma contnua ou semi-continuamente em nveis baixos, embora uma dose mais elevada possa ser necessria para se voltar a ter a populao sob controle. No caso dos biocidas nooxidantes, geralmente, faz-se uma dosagem de choque com concentrao relativamente elevada. Mas isso so generalizaes. Cada biocida tem um perfil preferido de dosagem e muito depende da dinmica do sistema, da qumica do sistema e da qumica do biocida.

SEGURANA DOS PRODUTOS QUMICOS O biocidas, por definio, so txicos. Qualquer pessoa que v manipular os biocidas deve observar os procedimentos de segurana apropriados. Esses procedimentos incluem a escolha correta das luvas (modelo e composio), culos de segurana e protetor facial. O rtulo no recipiente de um biocida e a MSDS (Ficha de Segurana) informam as precaues especficas de segurana para cada produto e devem ser lidas antes do uso do biocida.

Contaminao Microbiolgica - 10

Anda mungkin juga menyukai