Anda di halaman 1dari 3

Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prvios deveriam levar em considerao?

Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.

Creio que atualmente muito difcil escolher o melhor sistema de governo para nosso pas Brasil, devido a tantos problemas que vem acontecendo a diversos departamentos e setores da sociedade e com a corrupo cada vez em alta fica difcil tomar um posicionamento de qual sistema seria ideal para termos um pas melhor e com gesto de qualidade. Os apoiadores do sistema parlamentarista defendem que neste sistema o fato de o chefe de Estado no ser eleito atravs do senso popular , e sim pelos deputados, no podendo, por conseguinte, exercer livremente os poderes por falta de legitimidade democrtica; e o governo responde politicamente perante o parlamento, o que significa que o parlamento pode forar a demisso do governo atravs da aprovao de uma moo de censura ou da rejeio de uma moo de confiana.

Alm disso, no parlamentarismo as crises e escndalos polticos podem ser solucionados com um voto de censura e a correspondente queda do governo e, at mesmo, a eventual dissoluo do parlamento, seguida de novas eleies legislativas, sem ruptura poltica.

S que eles esquecem do carter frequentemente instvel dos governos formados no parlamentarismo, pois o Poder Executivo entregue ao Parlamento, o qual escolhe o gabinete que vai governar e como o governo formado a partir da maioria partidria no parlamento ele pode ser demitido antes da data prevista para as eleies regulares.

De outro lado, deve se levar em considerao que no atual sistema presidencialista adotado no Brasil, apesar de o Presidente da Repblica, que o chefe de governo e chefe de Estado ter autonomina para escolher os seus lideres governamentais e chefes de ministrios, ele escolhido pelos trabalhadores por meio do voto popular, que est atento a suas atitudes e tem o poder de no permitir o seu retorno no governo nas prximas eleies.

O presidencialismo democrtico e mais descentralizador, ao contrrio do parlamentarismo.

Os poderes so separados, Legislativo, Executivo e Judicirio, cada um tendo as suas atribuies e suas relaes so mais rgidas. Apesar da independncia eles devem funcionar

em harmonia e um deve contribuir para o funcionamento do outro. O Presidente no depende da confiana do Poder Legislativo.

Assim, analisando os dois sistemas, entendemos que o melhor para o Brasil, ainda seria o atual sistema presidencialista, pois o Presidente escolhido pelo povo e tem autonomia para governar, apesar de estar sob controle de diversos segmentos da sociedade.

No parlamentarista, ao contrrio, o chefe de Estado no eleito pelo povo e no detm poderes polticos de monta, desempenhando um papel cerimonial, e por no poder de mando, vive com a ameaa da moo de censura sobre a cabea, v desta maneira o seu poder diminuido face ao parlamento, que tem o controle e o dominio sobre todas as decises.

Em que pese s adversidades vividas no Brasil atual, entendemos que o sistema presidencialista ainda o melhor para o Brasil, pois os trabalhadores ainda tm o poder de eleger os seus governantes e os componentes do Congresso Nacional e do Senado Federal, tendo pelo menos o conhecimento das lideranas que esto tomando as decises, ao contrrio de dar autonomia aos parlamentares para decidir da forma como entenderem. Se o Congresso age de forma inadequada neste sistema presidencialista imagine no sistema parlamentarista em que o povo no teria o controle e nem a participao.

Em sntese, deve-se se levar em considerao que no sistema presidencialista, os ministros de Estado so escolhidos pelo presidente, e no tem tantas responsabilidades ou tanta autonomia como teriam em um sistema parlamentarista, eles cumprem apenas o papel de auxiliares do Presidente da Repblica, o qual tem a liberdade de nome-los e de exoner-los a qualquer tempo, dependendo de sua prpria deciso.

O mais importante que o plano de governo apresentado pelo presidente durante a campanha eleitoral ao povo e o povo tem o dever de fiscalizar e acompanhar a execuo dos programas divulgados na campanha, a fim de dar a resposta nas prximas eleies, reelegendo ou banindo aquele presidente da liderana do pas.

O poder legislativo no constitui verdadeiramente um parlamento, j que seus membros so eleitos pelo povo e tem mandato temporrio, fixado antes mesmo de assumirem seus cargos. constitudo, no caso do Brasil, pelo Congresso Nacional, pelas Assemblias Legislativas, pela Cmara Distrital e pelas Cmaras de Vereadores.

Deve-se tambm levar em conta que, se no sistema parlamentarista o parlamento pode forar a demisso do governo, no sistema presidencialista tambm poder ocorrer destituio do cargo do Presidente durante o mandato, pois os atos praticados pelo Presidente e sua liderana tambm ficam sob a fiscalizao do povo e dos diversos segmentos polticos da sociedade.

As suas aes esto sob controle da sociedade, dos colegiados, Ordem dos Advogados do Brasil, Ministrios Pblicos, Supremo Tribunal Federal e outros. Assim, qualquer ato ilcito, ilegal ou irregular que eles praticam investigado e podem gerar at mesmo o seu afastamento do cargo, como j ocorreu no Brasil, em 1992, com a cassao do mandato e destituio de Fernando Collor de Mello do cargo de Presidente, aps investigao oriunda de denncias de corrupes e diversos escndalos marcantes, respondendo tambm por violao de normas constitucionais, abuso de poder, crimes de responsabilidade e comum, perda de confiana, dentre outros.

Anda mungkin juga menyukai