Anda di halaman 1dari 5

Biodiesel: combustvel sustentvel? Biodiesel: sustainable fuel?

Lima, Sandra A. Kitakawa. Programa de Ps-Graduao em Desenvolvimento Rural - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: sandrakitakawa@yahoo.com.br

Resumo Nos ltimos anos, os projetos para produo e uso do biodiesel ganham nfase devido busca de reduzir a dependncia de petrleo e das emisses de gases do efeito estufa. No entanto, muitos estudos vm alertando sobre a possvel desordem ecolgica ligada a produo macia de matrias-primas para a produo de biodiesel e etanol. Este trabalho buscou analisar as vantagens anunciadas e os possveis impactos da sua adoo no meio ambiente. Os resultados sugerem que so necessrias mudanas na abordagem e na discusso sobre a matriz energtica com um enfoque multidisciplinar. Palavras-chaves: Biodiesel, matriz energtica e impactos ambientais. Abstract Recently, the projects for production and use of biodiesel gain emphasis due to search to reduce the dependence of fossil energy and the emissions of gases of the effect greenhouse. Therefore, many studies come alerting on the possible on ecological clutter the massive raw material production for the ethanol production and biodiesel production. This paper searched to analyze the announced advantages and the possible impacts of its adoption in the environment. The results suggest that they are necessary changes in the boarding and the quarrel on energy matrix with multidiscipline approaches. Keywords: Biodiesel, energy matrix, environment impacts Introduo Acompanhando uma tendncia mundial, os projetos para produo e uso do biodiesel ganham nfase e entram oficialmente na pauta do Governo Brasileiro nos ltimos anos. Isso decorre devido ao interesse em diminuir a dependncia mundial de derivados de petrleo e as emisses dos gases causadores do efeito estufa. Apesar do biodiesel, comparado ao leo diesel, reduzir em at 78% as emisses de gs carbnico, a produo macia da matria-prima e seu modo de cultivo no esto sendo avaliados. Tambm se deve examinar criticamente a vantagem anunciada pelo governo federal, ou seja, a produo de biodiesel poder pleitear financiamentos internacionais atravs do mercado de crditos de carbono, sob o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) previsto no Protocolo de Kyoto. Neste trabalho, pretende-se analisar quais os possveis impactos ambientais com a adoo desse agrocombustvel na matriz energtica brasileira.

Produo do biodiesel Em janeiro de 2005, publicada a Lei 11.097, que estabelece a obrigatoriedade da adio de uma porcentagem de biodiesel ao leo diesel comercializado em qualquer parte do territrio brasileiro. A partir de 2008, haver um percentual obrigatrio intermedirio de 2% (B2) e aps 2013 o percentual obrigatrio ser de 5% (B5). Para incentivar a instalao das unidades industriais necessrias para atender ao mercado do B2 em 2008, at o momento cinco leiles de compra de biodiesel promovidos pela Agncia Nacional de Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis (ANP) ocorreram. J foram arrematados 885 milhes de litros de biodiesel. A estimativa das matrias primas utilizadas para a sua produo, at o quarto leilo 1 foi: 59% da soja, 26% da mamona e 15% de outras, incluindo o sebo animal. (BRASIL) Apesar dos incentivos fiscais do Governo para compra de matria-prima da agricultura familiar e a utilizao de mamona e palma, cuja produo intensiva em ocupao de mo de obra, no houve uma diversificao de matrias-primas. O menor custo e a abundncia da soja na regio Centro Oeste e o cultivo/tecnologia totalmente dominado pelo agronegcio contriburam para esse resultado. Monocultivo de soja pode pleitear crditos de carbono Desde 1995, o total de terras destinadas produo de soja no Brasil aumenta 3,2 % por ano. A soja e a cana de acar ocupam um territrio maior que qualquer outro cultivo no Brasil com um total de 21% do total da rea cultivada. O territrio total utilizado para o cultivo de soja multiplicou-se 57 vezes desde 1961 e o volume de produo 138 vezes. (ALTIERI; BRAVO, 2007) Essa expanso baseada num modelo agrcola, que em grande parte responsvel pela degradao ambiental de biomas brasileiros, atravs da contaminao dos lenis freticos, esgotamento do solo, e a destruio de sistemas frgeis como o cerrado. Alm da necessidade constante de insumos, geralmente, provenientes de recursos no-renovveis como os combustveis fsseis e o fsforo, que torna a agricultura vulnervel e dependente. (FEARNSIDE, 2001; GUNTHER, 2001)

No primeiro leilo, em novembro de 2005, foram arrematados 70 milhes de litros de biodiesel; no segundo, em maro de 2006, 170 milhes; e no terceiro e quarto, que ocorreram em julho de 2006, 600 milhes de litros.

Portanto, os impactos negativos do manejo dessas oleaginosas so ignorados, quando se contabilizam as vantagens ao meio ambiente devido a reduo da emisso de gs carbnico e os baixos ndices de enxofre. Alm disso, outra justificativa do investimento de recursos pblicos nessa alternativa energtica2 possibilidade da produo de biodiesel pleitear os financiamentos internacionais em condies favorecidas, no mercado de crditos de carbono, sob o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), previsto no Protocolo de Kyoto3. Esse mecanismo tem como objetivo promover aes para o desenvolvimento sustentvel em pases considerados em desenvolvimento, estimulando a produo de energia limpa, e remover o carbono da atmosfera, podendo ser financiados pelos pases industrializados e mais poluidores. Na realidade, uma forma para que estes continuem com sua alta taxa de emisses de gases, no comprometendo o crescimento da sua economia.
As las cosas, la idea ambigua y contradictoria del desarrollo sostenible se empez a invocar a modo de mantra o jaculatoria repetida, una y otra vez, en todos los informes y declaraciones. Pero esta repeticin no servi ni siquiera para modificar en los pases ricos las tendencias al aumento en el no requerimiento total de recursos y residuos per capita [...] la contnua invocacin al desarrollo sostenible ha sido para sostener el mito puro y duro del crecimiento econmico [...] y para tranquilizar a la poblacin, dando a tender que sus reivindicaciones ecolgico-ambientales estaban siendo tenidas en cuenta. (NAREDO, p.14, 2001)

Entretanto, quando os impactos so internalizados e contabilizados, entra-se na lgica do mercado, como se fosse possvel medir bens imensurveis, alm de tratar a natureza como algo externo, onde a sociedade se adapta. No entanto, acredita-se que ocorre uma coevoluo, na qual cada atividade humana possui uma dinmica prpria, mas ao mesmo tempo, produz impactos na natureza social e na biologia das populaes humanas, que no se pode ignorar (FOLADORI, TAKS, 2004)
En suma, resulta mucho ms fcil y barato para polticos e empresarios responder a la mayor sensibilidad ambiental de la poblacin invirtiendo en imagen verde, que reconvirtiendo desde la raz el modo de actuar y las instalaciones de la sociedad industria. (NAREDO, p. 14, 2001)
2

O custo de produo do biodiesel , em mdia, duas vezes maior em relao ao leo diesel mineral. O Protocolo de Kyoto foi finalizado na 3 Conferncia das Partes da Conveno das Naes Unidas sobre Mudanas Climticas, realizada no Japo, em 1997, reunindo representantes de 166 pases. A meta estabelecida foi o compromisso dos p ases industrializados de reduzirem, at 2012, no
3

mnimo, 5,2 % suas emisses de dixido de carbono comparando com as que vigoravam em 1990. A meta de reduo varia de um signatrio para outro. Oficialmente, este protocolo entrou em vigor em fevereiro de 2005, aps a ratificao da Rssia.

Deste modo, deve se realizar uma anlise crtica das vantagens anunciadas em relaes as condies ambientais, pois essas no podem ser avaliadas como custos e incorporadas como bens materiais, prevalecendo exclusivamente a lgica do capital. Consideraes finais Ao avaliar a estrutura e possveis resultados da produo de biodiesel, tendo como principal matria-prima a soja, verifica-se implicaes preocupantes com o aumento dos investimentos nessa cultura para a sua fabricao. Esse fato poder intensificar as conseqncias ecolgicas devido a sua produo macia e sua forma de cultivo. Tambm, constata-se que os fatores econmicos continuam a ser preponderantes para tratar os problemas ambientais. Dessa forma, empregam-se mecanismos de mercado como solues, quando o ambiente torna-se um limitante, podendo ser pago ou comprado por aqueles dispostos a isso. Assim, o que se prope um investimento na mudana no modo de produo e de vida da sociedade atual, ou seja, na raiz do problema. Para isso, so necessrias abordagens com enfoque multidisciplinar devido complexidade e as incertezas geradas, no se limitando a uma tica economicista. Referncias bibliogrficas ALTIERI, M. A; BRAVO, E. La tragdia social y ecolgica de la produccin de agrocombustibles en el continente Americano. Capturado em: 20 jun.2007. On line. Disponvel na Internet http://www.biodiversidadla.org/content/view/full/32294. BRASIL. Ministrio do Desenvolvimento Agrrio. Biodiesel no Brasil: resultados scio-econmicos e expectativa futura. Capturado em: 07 jul. 2007 On line. Disponvel na Internet: http:// www.mda.gov.br/saf/arquivos/0705112061.doc FEARNSIDE, P. M. Soybean Cultivation as a Threat to the Environment in Brazil . Environmental Conservation, v. 28, p.23-38, 2001. FOLADORI, G; TAKS, J. Um olhar antropolgico sobre a questo ambiental . Mana, Rio de Janeiro, vol.10, n.2 , 2004 GNTHER, F. Ruralisation Integrating settlements and agriculture to provide. sustainability. Proceedings from the NJF seminar in Copenhagen. 2000. NAREDO, J.M. Economia y sostenibilidad : la economa ecolgica en prespectiva. Polis Revista on-line de la Universidad Bolivariana, v.1, n.1, 27p, 2001.

Anda mungkin juga menyukai