Anda di halaman 1dari 5

ALUNO: EDISON LORRAN JERDLICKA COELHO Enciclopdia de Denis Diderot e Jean le Rond d'Alembert

Em 1751 foi editado o primeiro volume da Enciclopdia, de Denis Diderot e Jean le Rond d'Alembert. A peripcia intelectual e editorial sem precedentes provocou na Europa, ao mesmo tempo, entusiasmo e averso. A obra tinha a ambio de colocar ao alcance do leitor todo o conjunto de conhecimentos humanos derivados da razo. Mas, j no fim do sculo XVIII, o trabalho foi acusado de estar na origem da Revoluo Francesa, dado que tambm o movimento bebeu na fonte do Iluminismo.

Alguns estudiosos do sculo XIX aprofundaram essa viso e identificaram nos volumes o triunfo do liberalismo reformador e a reabilitao do trabalho popular. O historiador francs Jules Michelet, por exemplo, exaltava em Diderot a alma e o carter da revoluo. J o intelectual alemo Karl Marx avanava mais e denunciava o desvio do esprito das Luzes pela classe burguesa.

Crticas parte, a histria da Enciclopdia revela um nvel mpar de idealismo. Em 1740, o livreiro parisiense Andr Le Breton estava em busca de um projeto que colocasse disposio do pblico, a um preo razovel, uma informao competente, filosfica, cientfica e tcnica, na lngua do pas e livre da presso erudita das obras acadmicas.

A moda ento eram os livros ingleses. Com seus trs scios, Le Breton decidiu traduzir e editar aCyclopaedia de Ephraim Chambers, uma espcie de dicionrio de vrios assuntos publicado em Londres em 1728. Surgiu, contudo, todo tipo de dificuldades entre editores e colaboradores. Em 1747, os livreiros franceses decidiram apelar a Diderot e D'Alembert para que ambos dirigissem a concepo e a realizao da obra. Diderot tinha o perfil intelectual adequado, e sua associao com d'Alambert, matemtico prximo dos meios aristocrticos e membro da Academia das Cincias, deu obra uma chancela oficial. Do empenho de ambos no projeto resultou a necessidade de ir alm do dicionrio de Chambers, limitado demais, em particular no

campo das artes mecnicas, da agronomia e das ilustraes.

Para reforar o novo texto, optou-se pelo uso de imagens, procedimento pedaggico que seria um dos maiores trunfos da Enciclopdia. Os temas foram apresentados sob a forma de uma rvore inspirada na do filsofo ingls Francis Bacon. A filosofia era o tronco, enquanto a teologia foi destronada e relegada a um ramo, em companhia das cincias ocultas e da magia!

O tom estava dado: a Enciclopdia, dicionrio racional das cincias, das artes e dos ofcios era ao mesmo tempo uma obra de informao e um manifesto. Havia o desejo expresso de romper com um passado considerado ignorante e obscurantista e afirmar o advento de uma nova era, fundada nas luzes da razo e na f no progresso.

A filosofia foi, a partir de ento, considerada uma disciplina guia, encarregada de acabar com os preconceitos e supersties que se opunham razo, transformada em uma espcie de nova religio. Ocorre que havia muitas divergncias entre os filsofos. O suo Jean-Jacques Rousseau e o francs Franois-Marie Arouet (ningum menos que Voltaire) eram destas. J Diderot e os tambm franceses Paul-Henri Thiry (cujo pseudnimo era Baron d'Holbach) e Claude-Adrien Helvtius eram ateus. As divergncias no paravam a. Rousseau proclamava a liberdade do homem e as virtudes da solido, enquanto Diderot via o ser humano em uma lgica mais determinista na qual a sociedade tinha um papel quase preponderante. Mesmo assim, todos concordavam com o princpio de melhorar o homem e organizar a sociedade, em vez de questionar a existncia de Deus, com o qual o homem no tinha uma experincia sensvel por definio.

Alm disso, todos tinham o mesmo dever: ampliar o campo do conhecimento e esclarecer a humanidade por meio de educao baseada na observao e na razo. Os enciclopedistas se consideravam um baluarte dessa nova pedagogia, que tomou ares messinicos.

Diderot trabalhou nessa obra anos a fio e se cercou de uma equipe de aproximadamente 150 colaboradores reconhecidos dois quintos deles permaneceram annimos. O

recrutamento levou em conta competncias, no posio social. Assim, havia eruditos e prticos, proprietrios e funcionrios. A despeito da lenda, porm, nenhum negociante ou grande mercador participou da obra. E nenhum operrio ou campons.

Outros nomes clebres sistematicamente associados Enciclopdia tiveram participao nfima, como Charles de Montesquieu, morto na Frana em 1755. Rousseau, que contribuiu com 390 artigos de msica e outros de economia poltica, retirou-se do projeto em 1757, furioso com um texto redigido por D'Alembert, que j andava cansado de ataques e proibies oficiais e tambm abandonou o barco. Voltaire apoiava a causa, mas sem muito esforo seus artigos literrios ou histricos careciam de brilho. Depois de 1759, a maioria havia desertado. Diderot, decepcionado, recorreu a uma equipe menor e menos clebre para redigir os dez ltimos tomos de textos.

A Enciclopdia pareceu desde o incio uma mquina de guerra contra a Igreja. Para driblar a censura, os autores se valeram de uma esperteza: reservaram poucos sacrilgios aos textos sobre cristianismo, por exemplo. Mas em outros textos e verbetes, sobre outros temas, h referncias irnicas sobre o Esprito Santo e as vestimentas do papa. Essa graa, quase uma codificao, fez grande sucesso entre leitores antirreligio. At meados do sculo XVIII, a desconfiana dos censores da universidade Sorbonne ento totalmente dominada pela Igreja no repousava sobre os filsofos enciclopedistas. O caso do abade de Prades, que escreveu o artigo Certeza para a obra, abriu-lhes os olhos. Prades era acusado de heresia por causa de sua viso particular da teologia. O conselho do rei Lus XV reagiu proibindo os dois primeiros volumes da Enciclopdia.

No bastasse, em 1758, a obra do colaborador Helvtius, Do esprito, desencadeou uma crise. Os meios tradicionais e as autoridades passaram a considerar a Enciclopdia como um monumento de heresia e perversidade. Em 6 de fevereiro de 1759, o Parlamento de Paris condenou a obra. Foi seguido pelo Conselho de Estado e por Roma. Religiosos que viviam s turras, como jesutas e jansenistas, aliaram-se contra os selvagens cacouacs, alcunha que designava os enciclopedistas.

Proibida, a obra continuou disponvel a quem quisesse, j que a autorizao dos livreiros no foi revogada. E seu sucesso continuava imenso, na verdade ampliado pela polmica. Havia uma excitao geral, intelectual e poltica. O Estado era mais bem tratado que a Igreja pelos enciclopedistas, mas havia restries monarquia. No artigo Economia, Rousseau lanou as bases do livro Do contrato social, e, aqui e ali, os privilgios dos nobres contrastavam com a vida rude do povo.

Os enciclopedistas, contudo, no encorajavam a revoluo, pois tinham a certeza de ser eles prprios os prottipos do novo gnero humano: eis uma concepo elitista que afastava de suas preocupaes a reivindicao de igualdade universal. Nesse sentido, a Enciclopdia era um produto de seu tempo. Seus idealizadores e seus leitores vieram de classes sociais cujas representaes e expectativas se inscreviam em uma corrente racional e liberal amplamente compartilhada com os notveis e com uma parte da corte.

Por ocasio do lanamento do ltimo tomo, em 1772, Diderot avaliou que a obra estava monstruosa e deveria ser retomada de A a Z. Em 1775, o editor Charles-Joseph Panckoucke iniciou um trabalho de reviso e de complemento, a Enciclopdia metdica, concluda em 1832. Mesmo com o conhecimento tcnico j ultrapassado em muitos aspectos permanecem com desconcertante atualidade suas teorias sociais , a obra nunca perdeu o interesse como documento histrico. Seus autores foram pioneiros de um mundo contemporneo que multiplicou infinitamente o sonho do Iluminismo. Nascido em 1713, era filho de um cuteleiro rico. Recebeu educao slida de jesutas, mas at os 29 anos levou uma vida de bomio, embora estudioso, pontuada por breves empregos. Isso lhe permitiu dedicar-se paixo por matemtica, latim, grego, ingls, teatro e conversao.

Um casamento precipitado, o nascimento de quatro filhos e uma amante dispendiosa o obrigaram a buscar fontes de renda menos aleatrias que as tradues e os trabalhos filosficos que lhe rendiam mais prestgio que dinheiro. Foi ento que aceitou dirigir o grande projeto do livreiro Le Breton. Trabalhou nele 25 anos.

Se a Enciclopdia, com sua natureza abrangente, o afastou um pouco da filosofia, foi graas obra e sua curiosidade intelectual insacivel que se tornou, segundo as palavras de Rousseau, uma cabea universal. Seus inimigos muitas vezes o criticaram por nunca concluir o que havia comeado. Injustia: ele s foi liberado da Enciclopdia em 1765.

A maior parte da obra de Diderot foi conhecida postumamente. Parecia catica devido multiplicidade de seus centros de interesse: filosofia e moral (nos livros O sobrinho de Rameau; A religiosa; O pai de famlia;Jacques, o fatalista), esttica (O paradoxo do comediante; Ensaios sobre a pintura; Sales) e crtica literria.

Anda mungkin juga menyukai