Anda di halaman 1dari 7

RELATRIO 011/2012 DESCRIO SOBRE A MANUTENO PREVENTIVA E PREDITIVA DA USINA JATIBOCA E ATENAS (FILIAL) 1.

APRESENTAO As duas empresas (Usina Jatiboca e Usina Atenas) contam com equipes de manuteno dividida em turnos, de acordo com suas funes. As equipes foram separadas para aumentar a eficincia do servio da manuteno corretiva e preventiva, mediante anlises de parmetros analisados da manuteno preditiva. Alm desses nmeros para se organizar a equipe de manuteno, contamos com o programa CHB, programa de manuteno informatizado, onde abastecido com os dados colhidos durante o desenvolvimento da manuteno. Estamos implantando o sistema informatizado tambm de controle de lubrificao, os parmetros do programa j foram montados e estamos em fase de implantao atravs dos lubrificadores. 2. EQUIPE DE MANUTENO: Contamos com equipes preparadas e treinadas para exercerem as suas funes os mais rpido possvel e mantendo uma maior qualidade. USINA JATIBOCA Klzio Portes Supervisor

REA MECNICA Geraldo ngelo Encarregado Manuteno Industrial Rafael Torneiro Reginaldo Torneiro Jlio Torneiro Diego Inspetor Lubrificao

Afonso Lubrificador Marcuns Mecnico de bombas Jovelino Mecnico Caldeireiro Geraldo Monteiro Mecnico Filtro Rotativo e Servios de Pequena Monta Antnio Miranda Mecnico Redutores e Bombas Arnaldo Mecnico de Servios de Pequena Monta Joo Bosco Mecnico Servio de Pequena Monta Francisco Assis Mecnico e Maariqueiro Enivaldo Ajustador Mecnico e Centrfugas Jos Geraldo Cosme Soldador Joo Wilson- Soldador (martelos e facas) Silvio Bonutti Soldador (martelos e facas) Andr Soldador Moenda Hlio Soldador Moenda Jadson Soldador Moenda Ado Soldador Moenda Laurimar Mecnico Moenda.

REA ELTRICA E AUTOMAO Marcelo Machado Encarregado Automao Jos Barbosa Encarregado Eltrica Denis Eletricista Daniel Eletrotcnico Alexandre Eletricista Joo Carlos Eletricista Luciano Eletricista Marcelo Eletricista

Essas equipes esto divididas em trs turnos, para melhor fluncia da manuteno. Mediante anlise, no horrio de 07:00 hs s 15:20 hs, possuem uma equipe maior onde as manutenes so feitas, nos outros horrios possuem equipes menores para monitoramento e acompanhamento dos servios feitos no horrio determinado acima. As equipes possuem uma disponibilizao mediante o quadro citado logo a seguir:

3. PROCEDIMENTO DA MANUTENO O plano de manuteno preventiva e preditiva foi elaborado para permitir um controle atravs de dados recolhidos com depoimentos dos mecnicos, eletricista e operadores de mquinas e equipamentos, onde primeiramente foi feito um levantamento de todos os setores, melhorando a disposio do equipamentos, ferramentaria, etc. Os procedimentos citados no quadro anteriormente, sempre seguem a risca com a emisso da Ordem de Servio e tambm anexado a essa ordem de servio o mecnico e/ou eletricista receber os procedimentos a serem seguidos juntamente com a Ordem de Servio. Esses procedimentos so pr-determinados e bem explicados os itens do equipamento ou mquina a ser feito a manuteno, quais os epis que devem ser utilizados para executar tal operao e aplicao de mtodos como aplicao de 5S, etc. Logo a seguir demonstra um exemplo de Procedimento Padro Operacional, ou seja, POP. Hoje, a empresa conta com uma gama grande de POPs, que so abordados tanto para manuteno mecnica e eltrica, como tambm so abordados para operao das mquinas e equipamentos, seguindo os parmetros estabelecidos pelas normas do Ministrio do Trabalho.

4. DESENVOLVIMENTO DA MANUTENO PREDITIVA As anlises preditivas so feitas por setores da empresa. Alguns necessitam de cuidados maiores, com acompanhamento minucioso dos equipamentos, neste caso contamos com manuteno preditiva como feito na moenda, onde est localizado equipamento maiores, em que, quando necessita de uma interveno existe uma srie de procedimentos que devem ser seguidos que afetam o ritmo de toda a empresa. Atravs disso feito acompanhamento de anlise feito pela equipe treinada para realizar tal manuteno, a anlise feita com lquido penetrante e partculas magnticas. Para outros casos, como alinhamento e vibrao, contratamos mo de obra especializada para execuo do servio. Esse tipo de manuteno nos fornece valores que abastecermos o sistema informatizado, sendo assim, que durante o acompanhamento da inspeo temos parmetros para acompanharmos a vida til do equipamento. Como demonstra uma cpia de um relatrio em anexo.

5. ACOMPANHAMENTO DA MANUTENO O acompanhamento feito de vrias na empresa, primeiramente, feito um check-list de acordo com os setores da empresa, onde so programadas o roteiro de inspeo. Esse roteiro seguido pelos trs turnos pelos mecnicos e eletricistas. Existem planejamentos de parada para limpeza. Esses planejamentos de parada, so feitos durante a semana de safra, onde so pr determinados, os locais da manuteno, o tempo previsto para executar a manuteno, qual mecnico e/ou eletricista, ordem servio agendada e procedimentos anexados. Existem acompanhamentos programados pelo prprio sistema informatizado, como so os compressores por exemplo, onde atravs dos manuais j arquivados em nosso setor de manuteno nos fornece um valor de horas/safra para serem repassados ao sistema informatizado, depois de abastecido o sistema gera alerta quando existe uma proximidade de acordo com a quantidade de hora/safra abastecida. Na realidade, o sistema CHB faz uma simulao dos dados abastecidos no programa, permitindo um controle adequado da manuteno. Segue logo a seguir um modelo do check-list montado para a empresa e do planejamento de parada para limpeza.

Atravs deste check-list e do planejamento, a equipe de manuteno se rene para verificar o que emergncia ou o que ser enviado para o planejamento. Aps estabelecidos os parmetros para a manuteno, comea a etapa da emisso da Ordem de Servio Agendada, juntamente com o procedimento de cada equipamento. Durante a manuteno existe o acompanhamento do supervisor e do encarregado de manuteno e da equipe de segurana do trabalho, sempre visando a segurana do trabalhador. Aps a finalizao do servio observado os procedimentos de segurana para religao do equipamento, logo aps, feito do fechamento da Ordem de Servio.

Anda mungkin juga menyukai