Anda di halaman 1dari 3

ATIVIDADE EXTRA DE BIOLOGIA Prof LARISSA TURMA: ALUNO(A): 1.

. (PUC-PR) Na figura abaixo, as duas solues de concentraes diferentes esto separadas por uma membrana que, atravs da osmose, tende a igualar suas concentraes. Os nmeros 1, 2 e 3 representam, respectivamente:

d) pinocitose.

e) transporte ativo.

4. Se fosse possvel bloquear a produo de ATP de uma clula, qual dos processos abaixo no seria afetado? a) difuso atravs da membrana. d) transporte ativo. b) sntese de protenas. e) gliclise. c) duplicao do DNA. 5. (PUC-SP) Leia com ateno as afirmativas abaixo: I A Fagocitose, alm de ser um processo celular de nutrio, importante nos mecanismos de defesa. II Pinocitose um processo celular de ingesto de lquido que envolve invaginao da membrana celular. III Clasmocitose consiste na eliminao de resduos para o exterior da clula. Assinale : a) se apenas a afirmativa I estiver correta. b) se as afirmativas I, II e III estiverem corretas. c) se apenas a afirmativa II estiver correta. d) se as afirmativas I e II estiverem corretas e a III errada. e) se todas as afirmativas estiverem erradas. 6. Uma clula animal foi mergulhada em uma soluo aquosa de concentrao desconhecida. Duas alteraes ocorridas na clula encontram-se registradas no grfico a seguir.

a) soluo hipotnica, soluo hipertnica e semipermevel; b) soluo isotnica, soluo hipertnica e impermevel; c) soluo hipertnica, soluo hipotnica e permevel; d) soluo hipotnica, soluo isotnica e impermevel; e) soluo hipertnica, soluo isotnica e impermevel.

membrana membrana membrana membrana membrana

2. (PUCCamp-SP) H hemlise em hemcias quando colocadas em soluo a) hipotnica, uma vez que estas possuem parede celular. b) hipertnica, uma vez que estas possuem parede celular. c) isotnica, uma vez que estas possuem parede celular. d) hipertnica, pois estas no possuem parede celular. e) hipotnica, pois estas no possuem parede celular. 3. (FCC) Quando se tempera uma salada de alface muito antes de servi-la, ela murcha principalmente devido : a) absoro. b) difuso. c) osmose.

I Qual a tonicidade relativa da soluo em que a clula foi mergulhada? II Qual o nome do fenmeno que explica os resultados apresentados no grfico? a) hipotnica, osmose. d) hipertnica, difuso. b) hipotnica, difuso. e) isotnica, osmose. c) hipertnica, osmose.

d) uma herana autossmica recessiva. e) uma interao gnica. 3-(Ufrgs 2008) Em gatos, a cor da pelagem preta dominante em relao cinza. Uma fmea preta, chamada Fil, tem me preta homozigota e pai preto, chamado Bigode. A me de Bigode cinza. Se Fil cruzar com um gato cinza, a probabilidade de nascer um descendente cinza de a) 1/8. b) 1/4. c) 1/3. d) 1/2. e) 3/4. 4-Identifique entre as caractersticas mencionadas abaixo aquela que no hereditria. a) cor dos cabelos. b) conformao dos olhos, nariz e boca. c) cor dos olhos. d) deformidade fsica acidental. e) hemofilia. 5-O albinismo, a ausncia total de pigmento devido a um gene recessivo. Um homem e uma mulher planejam se casar e desejam saber qual a probabilidade de terem um filho albino. O que voc lhes diria se ( a ) embora ambos tenham pigmentao normal, cada um tem um genitor albino; ( b ) o homem um albino, a mulher normal mas o pai dela albino; ( c ) o homem albino e na famlia da mulher no h albinos por muitas geraes. As respostas para estas trs questes, na seqncia em que foram pedidas, so: a) 50%; 50%; 100% b) 25%; 50%; 0% c) 100%; 50%; 0% d) 0%; 25%; 100% e) 25%; 100%; 10% 6- (F. OBJETIVO-SP-83) A genealogia anexa refere-se a uma famlia com casos de alcaptonria, anomalia provocada por um gene recessivo.

ATIVIDADE EXTRA DE BIOLOGIA Prof LARISSA TURMA: ALUNO(A): 1-(Ufscar 2008) Suponha uma espcie de planta cujas flores possam ser brancas ou vermelhas. A determinao gentica da colorao dada por um gene, cujo alelo que determina a cor vermelha dominante sobre o alelo que determina a cor branca. Um geneticista quer saber se um representante dessa espcie de planta, que produz flores vermelhas, homozigtico ou heterozigtico para esse carter. Para resolver a questo, decide promover a polinizao dessa planta com outra que produza flores brancas porque, a) se a planta for homozigtica, 100% da descendncia ser de plantas que produzem flores vermelhas. b) se a planta for heterozigtica, 75% da descendncia ser de plantas que produzem flores vermelhas e 25% de descendentes com flores brancas. c) se a planta for homozigtica, 50% da descendncia ser de plantas com flores brancas e 50% de descendentes com flores vermelhas. d) se a planta for heterozigtica, 100% da descendncia ser de plantas que produzem flores brancas. e) se a planta for homozigtica, 75% da descendncia ser de plantas com flores vermelhas e 25% de descendentes com flores brancas. 2-(Utfpr 2007) Em boca-de-leo, um cruzamento entre plantas com flores vermelhas e plantas com flores brancas produziu 100% de plantas com flores rosas. Na cor das flores de boca-deleo observa-se: a) uma mutao cromossmica. b) uma herana autossmica com ausncia de dominncia. c) uma herana autossmica dominante.

Nesta genealogia os gentipos determinados so os dos indivduos: a) 1, 2 e 5 b) 1, 3 e 6 c) 3, 5 e 6 d) 3, 8 e 10 e) 7, 8 e 10

que

no

podem

ser

Anda mungkin juga menyukai