Anda di halaman 1dari 5

Materiais de Construo Civil I Faculdade de Tecnologia de So Paulo

Determinar a finura do cimento portland por peneiramento

Nome: Guilherme H. Lombardo Nmero: 13110171 Modalidade: Pavimentao Professor: Data:

1. Introduo A norma NBR 11579 descreve o mtodo do ensaio determinando a finura do cimento por peneiramento (# 0,075), de modo manual ou mecnico. Assim a massa estabelecida dever ser em porcentagem com espessura de gro superior ao numero da peneira.

2. Parte Experimental H trs procedimentos de execuo manual desse ensaio. No primeiro procedimento, foi realizada a colocao de 50g de cimento portland numa peneira de (#0.075), de modo a fazer o movimento do vai e vem durante 3 minutos, terminando o tempo foi tampado o caixilho da peneira e batido com um tubo de PVC para desprender as partculas da tela, eliminando e descartando os gros passantes, sendo assim finalizado com a limpeza inferior da tela com pincel de nilon. No segundo procedimento, foi encaixado o fundo na tela e retirado tampa, fazendo de modo repetido o movimento vai e vem durante 15 minutos, girando a peneira de acordo com os intervalos regulares, para que o material espalha em torno da tela. No final desse perodo foi colocado novamente tampa e batido com o tubo no caixilho da peneira para o desprendimento das partculas, finalizando com a limpeza da tela e desprezando os gros passantes. No terceiro e ultimo procedimento, foi recolocada a tampa e efetuado o movimento do vai e vem de forma acelerada durante 1 minuto, fazendo os intervalos regulares de 10 segundos, de modo giratrio a 60C. No final desse processo foram recolhidos com a lente de vidro os gros passantes e pesado numa balana digital o com preciso de 0.01g.

2.1.1. Materiais - Cimento Portland - CPII E 32. 2.1.2. Equipamentos - Peneira (# 0,075); - Tubo de PVC; - Pincel de Nailon; - Lente de Vidro; - Balana Digital com preciso de 0,01g; - Cronometro.

2.2. Resultados - Fator de correo da peneira: 1,12; - Lente de vidro: 45,55g; - Material passante: 0,01g; - Material retido: 2,60g; - ndice de finura: 5,82%.

2.2.1 Clculo:

2.3 Discusso O ensaio do cimento portland serviu para determinar e visualizar a finura do grau de sua moagem, atravs do peneiramento, pois, quanto mais for modo no seu processo maior ser sua atividade de contato.

Concluso De acordo com a norma NBR 11579 de 1991 o resultado do ndice de finura da amostra do cimento feito, atravs do peneiramento desse ensaio apresentaram-se satisfatrio, pois a massa passante no final do processo teve preciso de 0,01g.

4. Figura

5. Referncia Bibliogrfica NBR 11579 Mb 3432 Cimento Portland Determinao da finura por meio de peneiramento Petrucci, Eladio G. R., 1922-1975 Concreto de cimento Portland / Eladio G. R. Petrucci. - 13. ed. rev. por Vladimir Antonio Paulon - So Paulo: Globo, 1998.

Anda mungkin juga menyukai