Anda di halaman 1dari 12

Os Fundamentos por trs da Anlise Tcnica

15 outubro 2011carlos sampaioDeixe um comentrio

Bem, o ttulo do artigo pode induzir o leitor a achar que falarei sobre o que tange a Anlise Tcnica, mas no bem isso, alis, no isso que ser abordado no artigo e, sim uma forma do Trader tcnico conhecer ou comear a se familiarizar um pouco com a Anlise Fundamentalista. O intuito justamente diminuir um pouco a distncia entre as duas escolas e o preconceito existente, preconizado por alguns, entre ambas. No existe, pelo menos para mim, uma competio entre as duas escolas, o trader/investidor que sabe adotar ambas em suas anlises tem um conforto maior em suas tomadas de decises. Penso que se especializar bem em uma delas e se tornar um Analista Tcnico ou Fundamentalista essencial paro o profissionalismo, mas conhecer sobre a outra escola, esse um fator agregador muito importante e um diferencial em relao aos demais. Existe no mercado vrios ativos a se operar. O trader pode escolher entre estes os quais operar e, essa escolha pode se basear meramente em volatilidades, curto prazo, sem se importar muito com a empresa. Essa uma estratgia que quando bem executada, gera bons retornos e muito boa de executar em momentos de indefinio do mercado, mas infelizmente no uma estratgia para todos os traders e, nessa estratgia, muitos quebram, principalmente os iniciantes, pois esto atrs de ganhos rpidos e, muito menos tem seu lado emocional amadurecido o bastante para operar com tal freqncia. Outro processo de escolha de quais ativos operar, pode ser adotando um filtro fundamentalista, encontrando as boas empresas do mercado e usando a Anlise Tcnica para aprimorar o ponto de entrada e sada. Essa estratgia j mais adotada para os traders de longo prazo, os que gostam de seguir tendncias e operar boas empresas, no se preocupando com as volatilidades de curto prazo. A escolha dos bons ativos junto com um setup e manejo de risco bem planejado elimina muito os rudos externos e emoes no mercado. Mais ento quais os filtros fundamentalistas que o trader pode adotar nas escolhas destes ativos? A Analise Fundamentalista um estudo muito abrangente, mas como um trader, temos alguns recursos dessa escola que podemos conhecer para aprimorar nosso processo decisrio. Devemos ento observar:

A liquidez recorrente do ativo, sua relao ativo e passivo circulante; Sua relao dvida e patrimnio liquido, o ideal que sua divida esteja caindo e seu patrimnio liquido aumentado, isso em um prazo de no mnimo 5 anos; O estudo de Benjamim Graham preconiza que a multiplicao de P/L, que o preo da ao dividido pelo lucro da ao, e o P/VPA, que o preo da ao dividido pelo seu valor patrimonial, s poderia dar no mximo 22,5. Sendo assim, pode-se ter um P/L mais alto com um P/VPA mai baixo e vice versa; Ter um P/L menor que 10 e P/VPA menor que 1,5, ou o produto desses dois, menor que 10,5, seria o ideal; Ter um ROE, que o retorno sobre o patrimnio lquido, maior que 12,5; Ter seu Dividend Yield, sendo o rendimento do lucro das empresas gerado para os donos da ao, maior que 2%. Esse indicador deve ser considerado para, alm de seguir as boas empresas, seguir tambm as boas pagadoras de dividendos. Caso contrrio, esse indicador pode ser ignorado; Ter a Divida Bruta/PL, a diviso da divida pelo patrimnio liquido, com o menor ndice possvel.

O estudo da Anlise Fundamentalista muito mais abrangente, como mencionado antes, mas acredito que os filtros aqui apresentados, para o trader tcnico, possam auxili-lo em seu processo de escolha dos ativos. No demais, ter um bom planejamento e segui-lo com disciplina, pois o sucesso das operaes, alm de um bom mtodo, diria que 90% esto no controle emocional do trader/investidor.

Boa Semana e Bons Negcios!


CategoriasEstratgias

Estratgias Operacionais (Setup Joe-DiNapoli)


10 julho 2011carlos sampaioDeixe um comentrio

Seguindo com os artigos sobre estratgias operacionais, o artigo em questo foca em mais um setup voltado para movimentos volteis, no um seguidor de tendncias, mas sim um setup que visa aproveitar a compra em um ativo que se encontra em uma tendncia de baixa, mas que pode armar um pivot de alta, acionando compra. O setup foi criado por Joe DiNapoli e leva o seu nome. um setup que tem um ponto claro de entrada e um alvo fixo de sada e simples de executar, podendo ser usado em qualquer periodicidade, ou seja, day-trade, swing ou position. Lembrando que o exemplo aqui mostrado colocado em grfico semanal. O setup consiste em trabalharmos com uma mdia mvel exponencial de 3 deslocada em 3 perodos. Isso significa que uma mdia dos preos projetada N perodos para frente, ou seja, esse deslocamento o nmero de perodos que a mdia ser jogada para frente. No caso do setup, significa que a mdia de 3 dos preos foi jogada 3 perodos para frente. Bem, ento ao inserirmos uma mdia de 3 deslocada de 3 em um grfico, iremos observar trechos nesse grfico em que os preos vem fechando abaixo dessa mdia, como mostra o exemplo do grfico da Vale:

Ao se visualizar esse trecho, esperaremos que o mesmo volte a fechar acima da mdia de 3. Isso ocorrendo, os preos devem voltar a fechar abaixo da mdia de 3 e, o fator importante a se observar para o setup ser validado, ao voltar a fechar abaixo da mdia de 3, o fundo formado anteriormente no pode ser perdido, se isso ocorrer descaracteriza o setup. Veja no exemplo:

Com esse cenrio montado, espera-se que os preos voltem a fechar acima da mdia de 3. Ao ocorrer, a entrada pelo setup se dar no rompimento da mxima do candle que fechou acima da mdia de 3. Veja no exemplo:

A forma de conduzir esse trade colocar o stop loss no fundo prvio, o ltimo fundo que se formou antes do candle fechar acima da mdia de 3. O alvo da operao ser a expanso de 161,8% de Fibonnati. Essa expanso plotada pela perna de alta a partir do primeiro fundo formado at a mxima do candle que rompeu pela primeira vez a mdia de 3. Veja no exemplo a conduo do trade do ponto de entrada, com o stop loss at seu ponto de sada.

O setup Joe DiNapoli pode ser executado tambm na ponta vendedora, invertendo as posies. Lembrando sempre de se executar backtestes sempre antes de entrar em uma operao por um setup. importante o trader saber como o setup pode per formar em um ativo em uma determinada periodicidade, s assim saber avaliar se pode valer executar operaes com determinado setup. Boa Semana e Bons Negcios!
CategoriasEstratgias

Estratgias Operacionais (Setup IFR14 ajustado)


27 fevereiro 2011carlos sampaioDeixe um comentrio

Seguindo a srie de estratgias operacionais, apresento neste artigo mais um setup com uso do IFR. Diferentemente do setup apresentado com o IFR anteriormente, o IFR2, ao qual um setup voltado exclusivamente para a volatilidade do mercado, o setup com o IFR14 justamente o oposto.

O IFR um dos indicadores mais utilizados dentro da Anlise Tcnica, cada trader encontra em seu uso uma forma de melhor se adaptar as suas estratgias operacionais. A idia principal do IFR estabelecer um momento sobre comprado e um momento sobre vendido do mercado, seriam movimentos pendulares que o mercado propicia. Seguindo essa idia, o setup do IFR14 um setup extremamente simples e fcil, muito indicado as pessoas que no tem tempo de acompanhar o mercado constantemente, mas querem identificar pontos claros de entrada e sada de um ativo, sem estresse, ansiedade, medo e angstia. No um setup seguidor de tendncia propriamente dito e sim um setup de longo prazo. Agora porque ajustado? Pelo setup clssico, temos os ndices de 30 e 70 trabalhando com o IFR14. No caso especfico, ajustamos os ndices do IFR pelos nveis de suporte e resistncia feitos pelos ativos ao longo de um tempo. Esses ndices vo variar de ativo para ativo e, como dito antes, bem simples de operar. Vamos a exemplos. Utilizando o grfico da Vale, adicionamos o IFR de 14, afastamos bem o grfico.

Com isso podemos identificar os nveis em que o IFR14 testou mais vezes como suporte e resistncia, traando ento as respectivas linhas, que no necessariamente vo estar nos nveis de 30 e 70.

Pelo exemplo usado com a Vale, os pontos em que tivemos o suporte do IFR14 rompido, foram justamente nos anos de crash (1998 e 2008). Nesses casos, uma entrada possvel quando voltamos para o nvel normal de suporte. Temos um ponto de entrada no trade quando identificamos um nvel em que o IFR14 fica bem encostado na linha de suporte, sinalizando um mercado sobre vendido. Marcamos ento o candle respectivo e no rompimento da mxima desse candle temos o ponto de entrada no trade. O ponto de sada do trade ocorre quando identificamos o IFR14 bem prximo a sua linha de resistncia, sinalizando um mercado sobre comprado. Marcamos o candle respectivo e colocamos o stop-loss na mnima desse candle. Ao perder essa mnima temos o stop-loss acionado e encerramos posio. Dando um zoom no grfico, podemos ver exatamente o ponto de entrada e sada produzido pelo setup, no exemplo, o trade nos deu um ganho de 59,61% em 110 dias:

O stop-loss inicial pode ser colocado ou no. Caso o trader no coloque um stop-loss inicial, o mercado pode cair um pouco alm do nvel de suporte para depois voltar a subir, nesse caso o trader arca com uma perda inicial para depois uma recuperao. Outra forma, seria colocar um stop-loss inicial no candle que produziu a entrada no trade, com isso o trader assume um prejuzo inicial para depois entrar novamente no trade. Um ponto importante a se lembrar que no existe conduo de stop-loss pela mnima de cada candle. Esse stop s vai ser movimentado quando o IFR14 atingir nveis de resistncia, onde colocamos o stop na mnima do candle e nesse momento que vamos conduzindo pela mnima at sermos estopados. Relembrando, um setup para longo prazo, pois no sabemos quando o nvel de sobre comprado vai ser atingindo. Produz boa rentabilidade e tem a vantagem de no causar danos emocionais ao trader, pois no h preocupaes com volatilidades. Boa Semana e Bons Negcios!
CategoriasEstratgias

Estratgia Operacional (Setup IFR2)


26 setembro 2010carlos sampaioDeixe um comentrio

Seguindo os estudos das estratgias operacionais, apresento o setup IFR2. Diferente dos setups apresentados anteriormente, esse setup no seguidor de tendncias e sim para volatilidades. O setup foi criado pelo Alexandre Wolwacs (Stormer) daLeandro&Stormer. Como dito, um setup para traders que gostam de trabalhar com volatilidade, entradas e sadas mais rpidas. Tem uma boa rentabilidade e pode ser utilizado em qualquer tempo de operao, usado mais em ponta compradora, onde tambm fiz meus testes e desconheo o uso desse setup em ponta da venda. O setup funciona da seguinte maneira: No grfico colocamos duas mdias mveis, a de 5 e 49. Como indicador, utilizamos o IFR de 2 perodos, como ilustrado, no exemplo iremos utilizar o grfico semanal da Vale5:

Para esse setup, existem duas formas de entrada no trade, atravs da entrada clssica ou uma entrada por um filtro de segurana. Apresentarei primeiro a entrada clssica. Pela primeira entrada, o trader baseia sua compra em um mercado sobre vendido. Visualizamos esse mercado sobre vendido pelo nvel do IFR2. Quando no IFR estamos em nveis abaixo de 2, podemos marcar o candle onde esse nvel se encontra. Traamos um Fibonacci da mxima desse candle at sua mnima, para baixo e adicionamos o nvel de 130% no Fibonacci. Esse ponto de 130% onde ficar o stop-loss.

A entrada no trade ocorre no fechamento do candle que marcamos, com o stop-loss no nvel de 130%.

Aps a entrada no trade, a sada dada em dois momentos, quando temos um lucro de 4% ou mais, no fechamento da semana seguinte e a prxima sada quando temos a mdia mvel de 5 virada para baixo. Pelo nosso exemplo, podemos perceber que na semana seguinte, em seu fechamento, estamos com um lucro de aproximadamente de 4% a partir da entrada no fechamento da semana anterior. Logo, deve se executar uma sada parcial no fechamento dessa semana, pois estamos com o lucro de 4%. O stop-loss do resto da posio continua no nvel de 130% de Fibo.

Feito ento a sada parcial, conduzimos o trade com o restante da posio at a mdia mvel de 5 virar para baixo. Ao visualizarmos a mdia mvel de 5 virada para baixo no grfico, levantamos o stop-loss do restante da posio para a mnima do candle que produziu essa virada.

No exemplo podemos ver que no teramos sido stopado, pois a mnima do candle no foi atingida. A mdia mvel de 5 virou para cima no candle seguinte e continuamos assim no trade, at uma prxima virada da mdia para baixo, onde levantamos novamente o stoploss. preciso lembrar que essa primeira forma de entrada no trade uma forma mais arriscada, assim como todo setup o so, pois nenhum setup 100% certo, o trader est comprando em um mercado que j est sobre vendido. O nvel do stop-loss longo justamente porque o mercado pode cair mais ainda, ficando assim mais sobre vendido, dessa forma gerando certo estresse para o trader. A segunda forma de entrada no trade, por esse setup, foi criada justamente para aliviar esse nvel de estresse gerado pela entrada clssica e consiste em adicionarmos um filtro de segurana no IFR2. A entrada dessa forma ocorre da seguinte maneira: Utilizando o mesmo grfico como exemplo, adicionamos uma mdia mvel aritmtica de 28 no IFR2, como mostrado no grfico:

Quando temos o IFR cruzando de baixo para cima a mdia mvel de 28, marcamos a mxima e a mnima do candle que produziu esse cruzamento, colocamos o stop-loss na mnima desse candle e a entrada no trade se dar com o rompimento dessa mxima.

A sada no trade ocorre da mesma forma como conduzida anteriormente, lembrando de levantar o stop-loss para mnima do candle que produziu a virada da mdia mvel de 5 para baixo. O intuito da mdia mvel de 49 servir como uma margem de segurana, visto que alguns traders gostam de executar entradas por esse setup somente quando a mdia mvel de 5 estiver trabalhando acima da de 49, pois assim estar trabalhando mais a favor de uma tendncia de alta.

Lembrando ento, esse um setup para ser trabalhado com volatilidade e no como seguidor de tendncias. Tem uma rentabilidade boa, podendo ser utilizado em qualquer tempo de operao. Lembrando tambm a necessidade de sempre antes executar backtests dos setups, identificar os papis que apresentam melhor desempenho com o setup, esses so alguns trabalhos e estudos que o trader deve ter antes de executar uma operao. Boa Semana!

Estratgia Operacional (Mdia Mvel de 10 deslocada)


26 agosto 2010carlos sampaioDeixe um comentrio

Continuando com os estudos de estratgias operacionais, nesse post vou comentar sobre o setup da Mdia Mvel de 10 deslocada. Como todos os setups seguidores de tendncia tm em sua conduo a simplicidade, esse no poderia deixar de ser diferente, logo to simples quanto outros. Confesso que no me lembro quem o criou, fica um trabalho de pesquisa para uma prxima oportunidade. O setup, como disse, bem simples. Consiste em colocarmos duas mdias mveis exponenciais de 10 e em uma delas deslocarmos de um perodo. Para quem utiliza a ferramenta ProfitChart, da Nelogica, colocar o deslocamento de um muito simples. Aps inserir a mdia mvel no grfico, basta clicar em cima da mdia que a caixa de propriedades da mesma se abrir e, na primeira aba, na opo deslocamento, colocar o 1 e em seguida OK.

Pronto, temos as duas mdias mveis de 10, onde uma delas est com o deslocamento de um perodo. Em outras ferramentas grficas no sei como se procede para colocar tal deslocamento, cabe uma pesquisa, mas com certeza tem o mesmo recurso. Bem, indo explicao do setup, quando temos a mdia mvel, sem o deslocamento, cruzando de baixo para cima a mdia mvel com o deslocamento, marca-se a mxima do candle que produziu esse cruzamento. A entrada no trade ocorre quando h o rompimento dessa mxima e o trader permanece no movimento enquanto a mdia de 10 permanecer acima da mdia deslocada. Quando h um cruzamento da mdia de 10 de cima para baixo com a mdia deslocada, marca-se a mnima do candle que produziu esse cruzamento. A sada do trade se dar quando o prximo candle romper essa mnima, com isso encerrando a operao, ou seja, o setup baseia-se em um cruzamento de mdias. Veja no exemplo com o grfico semanal do IBOV:

um setup simples que pode ser operado na compra como na venda, lembrando que na venda s inverter as posies de entrada e sada. Identificando os critrios de uma tendncia, um setup que responde muito bem, tem uma boa rentabilidade, mas no responde bem em congestes. Estude, faa backtests e tire suas concluses tambm! Boa Semana!
CategoriasEstratgias

Estratgia Operacional(Mdia Mvel de 9)


11 julho 2010carlos sampaioDeixe um comentrio

O setup da mdia mvel de 9(exponencial), foi criado pelo trader Larry Williams e um setup bastante utilizado por alguns traders aqui no Brasil tambm. um setup bastante simples, que visa manter a objetividade dentro da subjetividade que a AT. Trabalha muito bem em tendncia e no em volatilidades. Esse setup apresenta suas variaes que so 9.1, 9.2 e 9.3. Vamos ento descrio do setup, usando trechos de grficos semanais da Petrobras(PETR4): Com o mercado em queda, temos a Mdia Mvel de 9 virada para baixo. Quando essa mdia vira para cima, marcamos a mxima e a mnima desse candle que produziu a virada e temos ai formado o setup 9.1, onde o rompimento dessa mxima nos coloca no trade com o stop na mnima. Veja o grfico:

Um outro cenrio quando temos a Mdia Mvel de 9 ascendente e temos um candle negativo com essa mdia ascendente. Marcamos a mxima e mnima desse candle e temos o

cenrio 9.2 montado, pois temos dois fechamentos descendentes. A entrada no trade ocorre quando a mxima rompida e o stop podendo estar na mnima. Veja o grfico:

O ltimo cenrio o 9.3 que ocorre quando temos dois candles de recuo com a Mdia Mvel de 9 ascendente, nesse caso temos trs fechamentos descendentes. Marcamos a mxima e a mnima desse segundo candle de recuo e o rompimento dessa mxima aciona o trade com stop na mnima. Veja o grfico:

um setup simples e que pode ser utilizado em qualquer tempo operacional. Pode ser aplicado tanto em ponta compradora quanto em ponta vendedora, lembrando que na venda s trocar as posies de entrada e stop. fundamental para o trader fazer seu backtest do setup em cima do ativo(s) escolhido(s). Ver o nvel de acertividade e rentabilidade do setup, pois h variao de acordo com o ativo escolhido. Boa Semana e Bons Trades!
CategoriasEstratgias

Estratgias Operacionais (Setup Realizao Frustrada)


12 junho 2010carlos sampaio2 comentrios

Dentro da AT existem uma srie de setups e indicadores para o trader ter como embasamento para suas decises. de fundamental importncia que o trader se especialize em alguns e ao longo do tempo, aperfeioe o setup com novos indicadores, filtros Iniciando sobre o tema de Estratgias Operacionais, onde pretendo ao longo de alguns artigos, colocar alguns setups operacionais que me ajudaram e continuam ajudando a tomar decises de compra ou venda. A comear com o setup da Realizao Frustrada. um setup um-para-um, ou seja, uma entrada para um alvo. Trabalha sempre com um conjunto de trs candles, marcando suas mximas e mnimas e pode ser usado na ponta da compra como na ponta da venda. Usa-se tambm uma mdia mvel exponencial de 21, para nos indicar quando realmente entrar por esse setup, quando este for armado. Seu funcionamento bem simples. Quando visualizarmos trs candles e suas formaes so baixa,alta e baixa, marcamos a mxima e a mnima desse conjunto, desde que este conjunto esteja acima da MM de 21 para validar o setup, pois estamos trabalhando na ponta comprada, o stop ser a mnima marcada do conjunto. Feito essa marcao, projetamos toda amplitude da marcao plotada para cima e o alvo seria o 100% da amplitude para encerrarmos a operao. A entrada executada quando h o rompimento dessa mxima.Veja o grfico:

Para ponta vendedora o estudo o mesmo, mas com a inverso dos candles. Nesse caso, temos que trabalhar com um conjunto onde temos alta,baixa e alta.O conjunto dos trs candles deve estar abaixo da MM de 21 para validar o setup, stop na mxima marcada. A perda da mnima executa a entrada na venda, e a amplitude da marcao plotada para baixo, com alvo em 100% para encerrar a operao.Veja o grfico:

Esse setup, depois de acionado, pode ser executado logo em seguida, em dias ou at meses depois, e pode ter um setup acionado aps o outro, onde nesse caso, um NO anula o outro.

importante o trader fazer backtests nos setups estudados.Ir conhecendo os ativos e aplicando os setups, s assim conhecer bem o comportamento desses ativos e saber o momento certo de quando oper-lo e em qual direo. Boa Semana e Bons Trades!

Anda mungkin juga menyukai