Anda di halaman 1dari 21

Cidadania

Para voc o que ser cidado? Todos os dias a gente ouve falar em cidadania, em respeito aos direitos do cidado. Apesar de serem termos muito utilizados, nem sempre sabemos exatamente o que significam. Consultando o dicionrio, descobrimos que cidado a pessoa que se identifica culturalmente como parte de um territrio e seus costumes; aquele que usufrui dos direitos e que cumpre os deveres estabelecidos em lei. Assim, exercer a cidadania ter conscincia das suas possibilidades e obrigaes, lutar para que o que justo e correto seja posto em prtica, entender que cada ao tem um efeito para si e para os outros.

Direitos
A Constituio de 1988 tem cinco captulos destinados somente aos direitos fundamentais do cidado, com vrias categorias de direito individuais ou coletivos. Existem leis importantes que no podem deixar de ser conhecidas pelos brasileiros como o Estatuto da Criana e do Adolescente, o Estatuto do Idoso. Precisamos conhecer nossos direitos para eles. Estar bem informado fundamental. lutar por

Deveres
Vejam que no podemos falar de cidadania sem falar tambm de deveres. Afinal, a medida que cumprimos com nossas obrigaes que permitimos que os outros possam exercitar seus direitos e vice-versa. Voc j pensou em quais so seus deveres NA SUA ESCOLA, NA SUA CASA e na cidade em que voc vive? Temos algumas sugestes para que voc possa refletir sobre qual o seu papel nos diversos grupos de que faz parte.

Crianas tm deveres???
Sim, afinal, se elas tm direitos, tambm tm deveres, certo? Esses deveres no esto escritos em nenhuma lei, mas resolvemos fazer algumas sugestes para que vocs possam refletir sobre qual o papel de cada um em casa, na escola e no nosso pas!

Estatuto da Adolescente

Criana

do

As pessoas costumam dizer a palavrinha "eca!" quando vem uma coisa muito suja ou nojenta. Mas ECA, com letra maiscula, representa algo muito bonito, de que devemos nos orgulhar: a sigla do Estatuto da Criana e do Adolescente - Lei n 8069, publicada em 13 de julho de 1990! Como o nome do estatuto meio grande, usamos o apelido ECA para simplificar...

O ECA surgiu da conscincia de que as crianas e adolescentes merecem proteo integral, isto , condies completas para seu bom desenvolvimento. um conjunto de regras que estabelecem os direitos dos menores vida, sade, convivncia familiar, educao... e tambm seus deveres dentro da sociedade. O Estatuto foi elaborado de forma democrtica, com a participao do governo (Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio) e de vrios movimentos populares. Quando nasceu, dois anos aps a promulgao (publicao) da Constituio Federal de 1988, o ECA foi considerado uma legislao avanada, bem superior ao Cdigo de Menores, norma anterior, de 1979. Por meio do ECA, as crianas e adolescentes passaram a ser encaradas como dignos de direitos, independentemente de suas idades, etnias, condies sociais, etc. Um dos principais avanos que o ECA tornou possvel foi a criao de conselhos municipais, estaduais e do Conselho Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente (o Conanda) e dos conselhos tutelares. Hoje cada vez mais gente, nos diversos cantos do Brasil, est lutando para tentar

diminuir os casos de trabalho infantil, mortalidade infantil e violncia dentro de casa, por exemplo. Ao longo dos anos, o ECA sofreu algumas alteraes e continua sendo atualizado. Se pensarmos direito, o Estatuto no mais criana; j quase um jovem. Em 2005, completou 15 anos! J alcanou vrias conquistas, e a idia se aperfeioar e se tornar cada vez mais eficiente, para beneficiar mais e mais crianas e adolescentes.

Educao Fiscal

A cidadania exercida de vrias formas: quando algum conhece e faz valer seus direitos e deveres; quando contribui para o bem comum; quando vota de forma consciente e acompanha o trabalho de seus representantes; quando se preocupa em preservar a natureza; quando respeita as diferenas; quando age com solidariedade... Tambm pratica a cidadania aquele que declara seus RENDIMENTOS RECEITA FEDERAL e paga em dia os TRIBUTOS devidos, acredita na fora desses tributos como instrumento de justia social e tambm fiscaliza o que o governo est fazendo com os impostos recebidos. E ser que -- assim como existe a matemtica para ensinar a somar e a multiplicar -- tambm existe uma disciplina que orienta o brasileiro sobre a cobrana e o investimento de impostos pelo Estado? Ser que possvel aprender a exercitar esse tipo de cidadania? A resposta sim. Trata-se da Educao Fiscal.

E achamos to importante que voc, cidado mirim, comece a se informar sobre o poder dos tributos na transformao do Pas, que a gente abriu esta subseo, chamada Educao Fiscal, como contedo permanente do site. Pra facilitar, a gente conta com a participao

especial

da

Turma

do

Tributo.

Agora mesmo, a gente convida voc a participar do processo de arrecadao, aplicao e fiscalizao do dinheiro pblico. Vamos l?

Participao
Certamente voc j ouviu pessoas reclamando da condio em que vivem, no ouviu? Voc mesmo reclama de um monto de coisas, no ? Mas quando reclama, faz algo para mudar o que acha ruim?

Participar fundamental para deixar nossa vida mais parecida com o que gostaramos que fosse. Lembra do que ser CIDADO? Lembra que todos tm direitos e deveres, e que toda ao tem implicaes tanto para a prpria pessoa como para os outros? Quando, por exemplo, respeitamos as LEIS de trnsito ou as regras da nossa escola, exercitamos a cidadania. Mas se voc no concordar com alguma dessas regras, deve question-la e no infringi-la! Existem muitos caminhos para participar, para tentar mudar o que no est bom, para construir uma vida melhor. Questionar, lutar por seus direitos tambm CIDADANIA. Por isso no se pode falar de cidadania sem falar de participao. D trabalho ser cidado, mas vale a pena!

Dicas para participar mandamentos

10

Muitos brasileiros, espalhados por todo o Pas, realmente "arregaam as mangas" e vo em frente! Voc tambm quer se aventurar no mundo da cidadania? Que tal dar uma olhada nestas dez dicas sobre voluntariado? (Lembre que voluntrio quem, movido por valores de solidariedade e de responsabilidade, doa seu tempo, trabalho e talento para aes que beneficiam outras pessoas e melhoram a vida de todos.) 1. Todos podem ser voluntrios. No s quem "especialista" em alguma coisa que pode ser voluntrio. Todos podem participar e contribuir: o que cada um faz bem pode fazer bem a algum. O que conta a motivao solidria, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir til. 2. Voluntariado uma relao humana, rica e solidria. Trabalho voluntrio no uma atividade fria, racional e impessoal. contato humano, relao de pessoa a pessoa, oportunidade para fazer novos amigos, intercmbio (troca) e aprendizado. 3. Trabalho voluntrio uma via de mo dupla: o voluntrio doa e recebe. Voluntariado no tem nada a ver com obrigao, com coisa chata, triste, motivada por sentimento de culpa. uma experincia espontnea, alegre, prazerosa, gratificante. O voluntrio doa sua energia e criatividade; mas ganha em troca contato humano, convivncia com pessoas diferentes, oportunidade de viver outras situaes, aprender coisas novas, satisfao de se sentir til. 4. Voluntariado ao. O voluntrio uma pessoa criativa, decidida, solidria. No preciso pedir licena a ningum antes de comear a agir. Quem quer, vai e faz. Claro que quando a ao acontece em uma instituio como uma escola, uma biblioteca ou um hospital , a contribuio do voluntrio deve estar bem articulada com as necessidades e mtodos da entidade que a recebe. 5. Voluntariado escolha. As formas de ao voluntria so to variadas quanto as necessidades da

comunidade e a criatividade do voluntrio. Durante muito tempo, o voluntariado no Brasil se concentrou na rea de sade e no atendimento a pessoas carentes. A ajuda a pessoas em dificuldade fundamental; mas hoje em dia abrem-se tambm novas oportunidades nas reas de educao, atividades esportivas e culturais, proteo do meio ambiente e luta contra a violncia, por exemplo. Cada necessidade uma oportunidade de ao voluntria. Basta olhar em volta e dar o primeiro passo. 6. Voluntariado compromisso. Cada um contribui, na medida de suas possibilidades, com aquilo que sabe e quer fazer. Uns tm mais tempo livre, outros, s algumas poucas horas por semana. Alguns sabem exatamente onde ou com quem querem trabalhar. Outros esto prontos a ajudar no que for preciso, onde a necessidade mais urgente. Cada compromisso assumido, no entanto, para ser cumprido. Uma

pequena ao bem feita tem muito valor decepcionante do que prometer

. Nada mais no cumprir.

7. Cada um voluntrio a seu modo. Alguns so capazes individualmente de identificar um problema, arregaar as mangas e agir. Outros preferem atuar em grupos. So vizinhos, amigos, parentes, estudantes ou aposentados ou at colegas de trabalho que se mobilizam para ajudar pessoas e comunidades. Por vezes uma instituio inteira que se mobiliza, seja ela um clube, uma igreja, uma entidade beneficente ou uma empresa. No voluntariado assim: no h frmulas nem receitas. 8. Voluntariado uma ao duradoura e com qualidade. O voluntariado no compete com o trabalho remunerado (pago) nem com a ao do Estado. Sua funo no tapar buracos nem compensar carncias. Uma sociedade participante e responsvel, capaz de agir por si mesma, no espera tudo do Estado. Assume tambm a sua parte sem abrir mo de cobrar dos governos aquilo que s eles podem fazer. 9. Voluntariado uma ferramenta de integrao social. Compartilhar alegria e aliviar o sofrimento de outros, melhorar a qualidade de vida em comum um direito dos cidados. Todos tm o direito de ser voluntrios. Os jovens, as pessoas portadoras de deficincias, os aposentados e os idosos tm muito a contribuir com seus valores, experincia e criatividade. Assegurar a todos o direito de contribuir significa construir uma sociedade mais tolerante com as diferenas, mais solidria e unida. 10. No voluntariado todos ganham: o voluntrio, aquele com quem o voluntrio trabalha, a comunidade.

Ao mobilizar energias, recursos e competncias em prol de aes de interesse comum, o voluntariado combate a indiferena, a discriminao e a excluso social, fortalece a solidariedade e a cidadania, refora o sentimento de todos pertencerem a uma mesma sociedade. Ajudando aos outros, ajudamos a ns mesmos e a todos.

Formas de participao popular


Lembram que vivemos numa DEMOCRACIA REPRESENTATIVA? Escolhemos os representantes que participaro das decises polticas do nosso pas, certo? Mas a CONSTITUIO FEDERAL de 1988 estabeleceu algumas formas de participao direta dos CIDADOS. Nestes casos, no so os DEPUTADOS que decidem, e, sim, o povo que vai s urnas votar num determinado assunto! As formas de participao popular adotadas no Brasil so: o PLEBISCITO, o REFERENDO e a iniciativa popular.

Plebiscito
quando o povo consultado antes da lei ser constituda. Em 1993, foi feita uma consulta popular para a escolha da forma do sistema de governo repblica, parlamentarismo ou monarquia. Foi a nica vez que aconteceu um plebiscito no Brasil.

Referendo
A consulta ao povo acontece depois da lei ser constituda. Da o povo, por meio do VOTO, aceita ou rejeita a lei.

Projeto de Iniciativa Popular


O PROJETO DE INICIATIVA POPULAR a oportunidade do povo apresentar ao PODER LEGISLATIVO um PROJETO DE LEI de interesse coletivo. Para que isso acontea foi criada a COMISSO DE LEGISLAO PARTICIPATIVA DA CMARA DOS DEPUTADOS (CLP) que recebe e analisa as sugestes da sociedade civil organizada (associaes, sindicatos, organizaes no-governamentais). Assim, um grupo organizado de pessoas pode trazer ao CONGRESSO NACIONAL sua viso dos problemas e necessidades do pas.

A criao da CLP representa um grande avano da participao popular na elaborao das leis em nosso pas. Antes, para apresentao de um projeto era necessrio o apoio de cerca de um milho de eleitores. J pensou a dificuldade de juntar este tanto de gente??

Formas de crianas

participao

para

as

Afinal, como que uma criana pode exercer a sua CIDADANIA se ainda

no tem idade para votar? Com certeza, existe um jeito. Todos os brasileiros empresrios, polticos, professores, alunos, todos mesmo, nas diversas idades, funes e classes sociais devem ser conscientes dos seus deveres e lutar pelos seus direitos. Cada um, a seu modo, deve participar e tentar melhorar o dia-a-dia de sua comunidade. Mas como as crianas podem ajudar o prximo, se elas no tm dinheiro nem independncia? Cada pessoa tem um dom especial, ento, s usar a criatividade e explorar suas qualidades em benefcio de outras pessoas! Como assim? Algumas crianas so boas alunas e encontram facilidade em determinadas disciplinas do colgio; podem, assim, dar umas aulinhas e, com boa vontade e pacincia, ajudar os colegas que tm dificuldade. Outras se renem em grupos e vo visitar idosos ou menores abandonados em asilos, hospitais e creches, levando carinho e alegria, por exemplo. Segundo pesquisa de uma empresa chamada Kanitz & Associados, 7% dos jovens brasileiros realizam algum tipo de trabalho voluntrio (espontneo, sem cobrar nada em troca). E h at alguns grupos que incentivam a integrao das pessoas, a solidariedade e a cooperao, sabia?

Eleio

Nas DEMOCRACIAS, a escolha de determinados CIDADOS para ocuparem cargos pblicos feita por um processo chamado ELEIO. No Brasil, a votao direta, isto , cada ELEITOR escolhe pessoalmente seu CANDIDATO. Isso acontece de dois em dois anos. Se voc mora em Braslia, no entanto, vai achar estranho, porque as eleies so apenas de quatro em quatro anos! Nos demais estados, tambm acontecem, no mesmo dia que em Braslia, eleies para escolher o PRESIDENTE DA REPBLICA, GOVERNADOR,SENADOR, DEPUTADO FEDERAL e DEPUTADO DISTRITAL, s que eles escolhem DEPUTADOS ESTADUAIS. O nome diferente, mas o papel o mesmo. A direrena que da a dois anos, eles vo s urnas outra vez para escolher PREFEITOS e VEREADORES, e os brasilienses no! Os candidatos vencedores sero os que tiverem recebido o maior nmero de votos. Existe a um respeito ao desejo da maioria, sabe?

Quem quem
Voc conhece todos os cargos aos quais possvel se CANDIDATAR? J ouviu falar de governador? Sabe o que faz um prefeito? E o deputado distrital? Por que ser que a gente tem de escolher tanto candidato? Aprenda aqui a funo de cada um deles!

Vereador Deputados estaduais e distritais Deputado federal Senador Prefeito Governador e vice-governador Presidente e vice-presidente
Vereador Cada municpio (diviso territorial administrativa autnoma do Estado, dirigida por um prefeito e uma cmara municipal) se autogoverna, apresenta propostas e vota suas prprias

leis, sempre visando melhorar a vida da comunidade. Mas quem representa o povo na proposio dessas leis em prol do municpio? o vereador! Veja se ficou claro: o prefeito exerce o Poder Executivo no municpio, enquanto o vereador desempenha o Poder Legislativo. No Brasil, os vereadores existiram durante toda a histria do Pas. Desde o perodo colonial (entre o Descobrimento, em 1500, e a Independncia, em 1822), quando zelavam pelos bens do municpio e podiam fazer julgamentos nos tribunais, at os dias de hoje, em que exercem vital importncia para a manuteno das cidades. Somente nos anos de 1937 a 1945, no governo de Getlio Vargas, as casas legislativas deixaram de existir. No resto do tempo, os vereadores estiveram sempre presentes no Brasil! Legal, no mesmo? Papel do vereador Vereador vem do verbo "verear", que significa administrar, legislar. A palavra estranha, mas isso mesmo! O que ele faz? Durante os quatro anos de mandato, alm de fazerem leis para o municpio, os vereadores: fiscalizam as contas do prefeito; controlam os atos da prefeitura e das fundaes pblicas (de sade, educao e das diversas reas), acompanhando sua gesto e avaliando seu resultado operacional, com ajuda do Tribunal de Contas dos Municpios; e decretam estado de calamidade pblica (grande catstrofe pblica, provocada por seca ou enchente, por exemplo); entre outras funes. Os vereadores so legisladores, assim como os deputados federais, na Unio, e os deputados estaduais, nos Estados. Eleio A eleio para vereador por voto direto, secreto e acontece a cada 4 anos no primeiro domingo de outubro, coincidindo com a votao para prefeito. Para eleger-se, o candidato precisa ter votos suficientes. A eleio dos vereadores depende de quantos habitantes o municpio possui. O nmero mnimo de vereadores por municpio 9, e o mximo de 55. Descubra quantos eleitores existem na sua cidade e depois veja at quantos representantes seu municpio pode eleger. s dar uma olhadinha na tabela abaixo. NMERO DE HABITANTES DO MUNICPIO NMERO DE VEREADORES At 47.619 09 De 47.620 at 95.238 10 De 95.239 at 142.857 11 De 142.858 at 190.476 12 De 190.477 at 238.095 13 De 238.096 at 285.714 14 De 285.715 at 333.333 15 De 333.334 at 380.952 16 De 380.953 at 428.571 17 De 428.572 at 476.190 18 De 476.191 at 523.809 19 De 523.810 at 571.428 20 De 571.429 at 1.000.000 21 De 1.000.001 at 1.121.952 33 De 1.121.953 at 1.243.903 34 De 1.243.904 at 1.365.854 35 De 1.365.855 at 1.487.805 36 De 1.487.806 at 1.609.756 37

De 1.609.757 at 1.731.707 De 1.731.708 at 1.853.658 De 1.853.659 at 1.975.609 De 1.975.610 at 4.999.999 De 5.000.000 at 5.119.047 De 5.119.048 at 5.238.094 De 5.238.095 at 5.357.141 De 5.357.142 at 5.476.188 De 5.476.189 at 5.595.235 De 5.595.236 at 5.714.282 De 5.714.283 at 5.833.329 De 5.833.330 at 5.952.376 De 5.952.377 at 6.071.423 De 6.071.424 at 6.190.470 De 6.190.471 at 6.309.517 De 6.309.518 at 6.428.564 De 6.428.565 at 6.547.611 Acima 6.547.612

38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55

Para concorrer ao cargo de vereador, o cidado precisa ter no mnimo 18 anos, ser brasileiro, eleitor, filiado a um partido poltico, alfabetizado e no ser condenado pela Justia criminalmente. O mandato de quatro anos, e o vereador pode se candidatar em quantas eleies seguidas quiser. Contato direto com as cmaras municipais O Plenarinho econtrou este site bem legal que mostra as Cmaras Municipais de Vereadores de todo o Pas, com informaes sobre seus representantes e o trabalho que andam desenvolvendo. Tambm d para consultar os nmeros de telefone dos vereadores para que a comunidade possa entrar em contato com o poder local!

Deputados estaduais e distritais Nos Estados, as casas ou assemblias legislativas so formadas por deputados estaduais. Eles trabalham fazendo e aprovando as leis que regem os Estados. Entendeu? O deputado estadual representa o poder legislativo dentro do Estado, assim como o deputado federal faz na Unio, e o vereador no Municpio. A capital do Pas, Braslia, uma unidade da federao atpica: no estado nem municpio e, por isso, no possui deputado estadual, nem prefeito nem vereador. Ento, no Distrito Federal, foi criado o cargo de deputado distrital. Assim, este parlamentar ocupa a Cmara Legislativa do DF e possui funes parecidas com as do deputado estadual. Papel do deputado estadual e do distrital O trabalho de um deputado no s apresentar projetos e estar presente nas sesses da assemblia legislativa. Tanto o deputado estadual quanto o distrital tm a funo de criar leis e tambm de fiscalizar os atos do Poder Executivo. Isso mesmo! So esses parlamentares que fiscalizam o trabalho dos governadores. Cabe tambm a eles discutir a proposta de oramento (clculo dos gastos dos impostos) e decidir onde sero aplicados os recursos (se na construo de rodovias de uma cidade X, se na conservao dos nibus da cidade Y, se na reforma das escolas da cidade Z...).

O deputado estadual est sempre debatendo assuntos de interesse direto da populao. a chamada funo poltico-parlamentar. Como assim? O deputado atende a populao no gabinete e tambm fora da assemblia legislativa. Isso porque ele precisa dar assistncia aos municpios e ainda conseguir liberao de recursos para que sejam realizadas benfeitorias nas cidades. Por isso, to importante a interao do deputado estadual com os prefeitos. Eleies Os representantes estaduais populares, eleitos pelo voto, tm um mandato de 4 anos. Eles podem se candidatar a quantas reeleies seguidas quiserem. Esses deputados podem ser eleitos por todo o Estado em que atuam, ou seja, o cidado pode votar em qualquer candidato estadual que concorra pelo Estado, diferente do que acontece nas eleies para prefeito e vereador, nas quais os candidatos s so eleitos pelos eleitores da cidade. O nmero de deputados por Estado depende do nmero de habitantes. O mnimo de 24, e o mximo de 94 parlamentares. Separamos uma tabelinha para voc descobrir quantos deputados estaduais representam voc na Casa Legislativa. s dar uma olhadinha no seu Estado:

Estado Acre - AC Alagoas AL Amazonas AM Amap AP Bahia BA Cear CE Distrito Federal DF Esprito Santo ES Gois GO Maranho MA Minas Gerais MG

Total de deputados estaduais por Estado 24 27 25 24 63 46 24 30 41 42 77

Mato Grosso do Sul MS 24 Mato Grosso MT 28

Par PA Paraba PB Pernambuco PE Piau PI Paran PR Rio de Janeiro RJ

41 37 49 30 54 70

Rio Grande do Norte RN 24 Rondnia RO Roraima RR Rio Grande do Sul RS Santa Catarina SC Sergipe SE So Paulo SP Tocantins - TO 24 24 55 40 24 94 24

Com a criao da Justia Eleitoral, em 1932, as eleies federais, estaduais e municipais foram reguladas em todo o Pas. O Estado Novo, perodo autoritrio da nossa histria que durou de 1937 a 1945, obrigou as casas legislativas do Pas a pararem de funcionar. Mas logo depois, em 1947, as assemblias legislativas dos Estados voltaram com fora total. E elas esto a at hoje. Qualquer pessoa pode se candidatar a deputado, desde que pertena a um partido e obtenha o nmero de votos suficiente. Outro requisito que o candidato tenha mais de 21 anos e seja brasileiro.

Deputado federal O cidado eleito para representar o povo na Cmara dos Deputados, uma das duas casas do Poder Legislativo federal brasileiro, o deputado (federal). De acordo com a Constituio, o nmero de deputados leva em conta a populao de cada Estado e do Distrito Federal. Papel do deputado

Os deputados, assim como os senadores, tm a funo de legislar, isto , de fazer as leis do Pas. Os deputados tambm so responsveis por fiscalizar os atos do Poder Executivo; zelar pelos direitos constitucionais do povo; processar e julgar o presidente da Repblica, o vicepresidente e os ministros; analisar e votar projetos de lei, dentre outras atribuies. Na Cmara, os deputados trabalham em conjunto, fazendo parte de comisses e frentes parlamentares. Eleio Os deputados federais exercem um mandato de quatro anos e podem concorrer a vrias reeleies seguidas, no precisando pedir licena do mandato para se candidatar novamente. Hoje, os deputados federais so 513 no total, e cada um representa o Estado pelo qual foi eleito. Como j dissemos, na Cmara, o nmero de deputados por Unidade da Federao determinado pelo nmero de habitantes. Por esse sistema proporcional, as vagas em disputa so distribudas proporcionalmente ao nmero de votos que cada partido conseguiu. Para entender como funciona, temos um exemplo simplificado: suponha uma eleio em que houve 100 mil votos vlidos, com trs partidos disputando 10 vagas. O partido A recebeu 60 mil votos, o partido B recebeu 30 mil, e o partido C, 10 mil votos. Como esto em disputa 10 vagas, o partido A ficar com 6, o partido B, com 3 e o partido C com 1 vaga na Cmara. Mas existe um limite na representao: o menor nmero de deputados federais estabelecido por Unidade da Federao 8, e o maior nmero 70 parlamentares. S para voc ter uma idia, atualmente, o Estado de So Paulo, aquele que tem o maior nmero de habitantes do Pas, tem 70 representantes na Cmara. Estados como Roraima, Amap e Acre e o Distrito Federal tm apenas 8 deputados federais. As eleies federais e estaduais acontecem no mesmo dia, geralmente 90 dias antes do fim do mandato do presidente da Repblica. isto a: os representantes para o cargo de deputado federal so escolhidos no mesmo dia da votao para governador, senador, presidente da Repblica e deputado estadual/distrital. Qualquer um pode se tornar deputado federal, desde que seja brasileiro, alfabetizado, pertena a um partido poltico, tenha mais de 21 anos e seja eleito para o cargo. Galeria de presidentes da Cmara O site da Cmara apresenta uma galeria dos deputados que comandaram a Casa durante todos os perodos legislativos do Imprio e da Repblica. Outra pesquisa legal sobre a histria da Cmara dos Deputados. Fique ligado: Houve um tempo no Brasil em que o contato entre os eleitores e os representantes eleitos ia somente at as urnas. Depois do voto, era como se terminasse a ligao entre os cidados e os governantes. Mas isso mudou! Hoje em dia, as pessoas esto mais atentas ao trabalho de seus representantes e cobram deles que cumpram o papel de defensores dos direitos do povo.

Conhea os deputados federais que representam o seu Estado e saiba o que eles esto propondo para melhorar a sua vida. Se preferir, tambm pode usar o servio Fale com o Deputado ou ligar gratuitamente para o Disque Cmara, fone 0800 619 619. Senador O Senado Federal do nosso pas foi institudo h muito tempo, pela primeira constituio do Imprio, no ano de 1824. A primeira sesso do Senado aconteceu no dia 6 de maio de 1826, quatro anos depois da proclamao da independncia do Brasil. No perodo do Imprio se sucederam 20 perodos legislativos ou legislaturas . Depois, com a implantao da Repblica, em 1889, e da Assemblia Constituinte, em 1890, o Senado Federal foi instalado com a promulgao da Constituio republicana de 1891. O tempo foi passando e j estamos na 53 legislatura, que termina no dia 1 de fevereiro de 2011, para dar incio 54. Papel do senador Desde a promulgao da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, em 1988, os senadores, assim como os deputados, tm a funo de legislar, isto , de fazer as leis do Pas. Os senadores tambm so responsveis por fiscalizar os atos do Poder Executivo; zelar pelos direitos constitucionais do povo; processar e julgar o presidente da Repblica, o vicepresidente e os ministros; analisar e votar projetos de lei, dentre outras atribuies. Mesa Diretora O Senado Federal dirigido por uma Mesa Diretora, composta pelo presidente, primeiro e segundo vice-presidentes e quatro secretrios (todos senadores). So indicados tambm quatro suplentes de secretrios para substituir os titulares em caso de impedimento dos titulares. A durao do mandato da Mesa Diretora de dois anos. Localizao O Senado Federal est instalado no Palcio do Congresso Nacional, em Braslia. Seu endereo : Senado Federal - Praa dos Trs Poderes - Braslia/DF, CEP 70165-900, fone (61) 33114141. Eleio Hoje, o Senado Federal brasileiro possui 81 senadores, eleitos para mandatos de 8 anos. As eleies para senadores acontecem de 4 em 4 anos, e o Senado no se renova completamente a cada votao, no. O que acontece o seguinte: em uma eleio, renova-se um tero dos senadores, e na eleio seguinte, so substitudos dois teros das cadeiras. Atualmente, as eleies para senador so feitas junto com as eleies para presidente da Repblica, governador de Estado, deputado federal e deputado estadual, dois anos depois das chamadas eleies municipais (eleies para vereadores e prefeitos). Todos os 27 Estados brasileiros possuem a mesma representatividade no Senado, com 3 senadores cada um, independente da populao dos Estados. Para candidatar-se a senador, o cidado precisa: ter pelo menos 35 anos de idade (na data da posse no cargo), possuir nacionalidade brasileira, ter ttulo de eleitor em dia, estar em pleno exerccio dos direitos polticos e estar filiado a um partido poltico, entre outros requisitos.

Para obter mais informaes sobre os senadores, basta entrar na pgina eletrnica do Senado Federal.

Prefeito A figura do prefeito foi dada a partir da Constituio Brasileira de 1934, quando ele assumiu funes de chefe do governo local. Sua responsabilidade muito grande, porque o prefeito o "gerente da cidade": ele administra e comanda os servios pblicos de seu municpio. O prefeito auxiliado por secretrios municipais (pessoas escolhidas pelo prprio prefeito para comandar uma rea especfica da cidade, como educao, sade, habitao) e agentes polticos (assessores). Eleito pelo povo para representar o municpio, o prefeito faz vrias coisas, como apresentar projetos de lei Cmara Municipal de Vereadores, nomear auxiliares diretos, observar e fazer cumprir as leis, apresentar anualmente Cmara um relatrio das atividades da prefeitura; alm de dirigir e fiscalizar servios de obras municipais. Como chefe, ele tem de planejar, comandar e coordenar as aes dos diversos rgos e servios, promover reunies freqentes com seus principais auxiliares para saber o que esto fazendo e verificar se as ordens foram cumpridas. Eleito pelo povo, o prefeito assume a responsabilidade de dialogar com a populao e com as organizaes comunitrias. Ele precisa conhecer bem a realidade de seus representados, buscando apoio para atender s necessidades da maioria. Embora a Cmara de Vereadores tenha perodos certos para se reunir, o prefeito pode tambm convocar os vereadores, extraordinariamente, em casos de urgncia. Eleies O prefeito eleito por voto secreto, direto, realizado a cada quatro anos, no primeiro domingo de outubro. Trinta dias depois, acontece o segundo turno, caso o candidato mais votado no atinja a maioria absoluta dos votos vlidos (50% dos votos vlidos mais um voto pelo menos). Mas o segundo turno s acontece em cidades com mais de 200 mil habitantes. Ah! E o prefeito s pode se eleger duas vezes seguidas. Se quiser se candidatar a prefeito novamente, tem de esperar pelo menos mais um mandato - diferente dos vereadores, que podem se reeleger quantas vezes quiserem. Como se tornar um prefeito Para se candidatar a prefeito, o cidado precisa ser brasileiro, eleitor, estar filiado a um partido poltico, ser alfabetizado e ter mais de 21 anos. Vice-prefeito A eleio do vice-prefeito se d junto com a do prefeito, de forma vinculada. Num mesmo voto, feita a escolha do prefeito e de seu vice. A posse deles acontece no dia 1 de janeiro aps as eleies.

Sabe quando o vice assume a Prefeitura? Em caso de ausncia, licena ou impedimento do prefeito (por motivo de doena ou viagem, por exemplo). Em alguns casos, como a morte ou cassao do prefeito (quando o titular perde o cargo por ter cometido irregularidades), o vice-prefeito quem toma seu lugar, de forma definitiva. Caso o vice tambm esteja ausente, licenciado ou impedido, o presidente da Cmara de Vereadores quem assume a Prefeitura. sempre bom estar bem informado sobre o que o chefe executivo (prefeito) de sua cidade anda fazendo para melhorar a qualidade de vida de seus muncipes (cidado do municpio), t? Governador e vice-governador No Brasil, o cargo de governador foi criado em 1549, quando o Pas ainda era colnia de Portugal. Atualmente, temos 27 governadores, cada um representando uma unidade da nossa federao (26 Estados mais o Distrito Federal). O governador ocupa o mais alto cargo poltico do Poder Executivo eleito em um Estado ou no Distrito Federal. Em outras palavras, ele o chefo de um Estado! No Brasil, o governador eleito de quatro em quatro anos, podendo se reeleger. A votao feita em dois turnos (duas etapas) e coincide com a eleio para presidente da Repblica. Se no primeiro turno nenhum dos candidatos obtiver mais da metade dos votos vlidos (a chamada maioria absoluta dos votos vlidos que no conta os votos brancos nem os nulos), ser feita uma nova eleio dentro de 20 dias aps a proclamao do resultado da primeira votao. Neste segundo turno, concorrem apenas os dois candidatos mais votados no primeiro turno. Ser eleito aquele que tiver o maior nmero de votos. O que faz O governador nomeia os secretrios (da Educao, da Sade, dos Transportes...) que o ajudaro a administrar seu Estado e apresenta propostas nas diversas reas, as quais sero analisadas e votadas pelos deputados federais. o governador que representa o Estado perante a Unio. Alm de autorizar ou reprovar projetos de lei aprovados pela Assemblia Legislativa (formada pelos deputados estaduais), o governador tambm toma decises a respeito da destinao de verbas pblicas para obras, programas e projetos nas reas da sade, educao, economia e tudo o que diz respeito a seu Estado. Para se eleger Para se candidatar a governador, o interessado precisa ter mais de 30 anos, ser brasileiro, alfabetizado, pertencer a um partido poltico e estar em dia com a justia eleitoral. Vice-governador O vice-governador eleito junto com o governador, na mesma chapa. Ele passa a executar as funes do governador quando o governador estiver impedido (por motivo de doena ou viagem, por exemplo). Em alguns casos (como quando o governador for afastado do cargo ou vier a falecer), o vice assume definitivamente o cargo de governador. Presidente e vice-presidente

O presidente da Repblica concentra as funes de chefe de Estado e chefe de Governo. Isso significa que ele bastante poderoso: o chefe do Poder Executivo, mantm relaes com outros pases e representa o Pas no Exterior, e, ainda, exerce o comando supremo das Foras Armadas. Se voc tiver interesse em saber o nome de todos os presidentes (ao todo, 41 diferentes at agora), com suas respectivas fotos e o perodo em que chefiaram a nao, vale a pena conferir a Galeria dos Presidentes. Eleio presidencial feita em dois turnos (duas etapas). A primeira votao acontece 90 dias antes do fim do mandato presidencial. Se no primeiro turno nenhum dos candidatos obtiver mais da metade dos votos vlidos (a chamada maioria absoluta dos votos vlidos), ser feita uma nova eleio dentro de 20 dias aps a proclamao do resultado da primeira votao. Neste segundo turno, concorrem apenas os dois candidatos mais votados no primeiro turno. De acordo com estudiosos, a maior vantagem desse sistema de dois turnos que a exigncia de maioria absoluta torna mais legtima a representatividade da vontade popular na escolha de seu governante mximo. O presidente e seu vice so eleitos para um mandato de 4 anos, podendo ser reeleitos. Para ocupar o cargo, necessrio que eles sejam brasileiros natos, maiores de 35 anos de idade. Precisam estar no exerccio dos direitos polticos e serem eleitos atravs de partido poltico. O presidente auxiliado pelos ministros de Estado. Tarefas Como representante maior da Nao, o presidente tem muitas funes, dentre elas: - Nomear e demitir ministros de Estado; - Aprovar, assinar e fazer publicar as leis; - Despachar decretos e medidas provisrias; - Vetar (no aprovar, rejeitar) projetos de lei, total ou parcialmente; - Estabelecer ou cortar relaes com outros pases; - Declarar guerra, se autorizado pelo Congresso; - Assinar tratados e convenes internacionais, sujeitos a uma aprovao do Congresso Nacional; - Promover e nomear comandantes das Foras Armadas para cargos oficiais; - Nomear, com aprovao do Senado, ministros do Superior Tribunal de Justia (STJ), dos Tribunais Superiores, o Procurador-Geral da Repblica, o Presidente e diretores do Banco Central e 1/3 dos membros do Tribunal de Contas da Unio; - Enviar mensagem e plano de governo ao Congresso Nacional no comeo do ano legislativo. Vice-presidente

O vice-presidente eleito com o presidente, como seu companheiro de chapa. Ele o substituto do presidente e pode at ser seu sucessor. Quando o presidente estiver impedido (por motivo de doena ou viagem, por exemplo), ele substitudo pelo vice-presidente. Em alguns casos, o vice-presidente ocupa no temporariamente, mas de forma definitiva, o cargo do presidente. Quer alguns exemplos? Tancredo Neves foi eleito Presidncia e faleceu na vspera de sua posse, em 21 de abril de 1985. Quem assumiu o cargo foi seu vice-presidente, Jos Sarney. Outro caso de sucesso aconteceu h menos tempo, em 1992, quando o ento presidente Fernando Collor de Mello sofreu um processo de impeachment pelo Congresso Nacional (foi afastado do cargo), e seu vice, Itamar Franco, ocupou a Presidncia. O vice-presidente tem tambm outras funes importantes, como integrar o Conselho da Repblica e o Conselho de Defesa Nacional. Tanto no caso de substituio quanto no de sucesso, aps o vice-presidente, sero chamados a ocupar a Presidncia da Repblica: os presidentes da Cmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal, nessa ordem.

O povo fez acontecer


Para mudar o que no est bom, no adianta ficar em casa chorando. preciso criar coragem e ir luta, procurar pessoas que esteja insatisfeistas como voc, juntar-se a elas e tentar encontrar um jeito de protestar, de reivindicar pelo que se acha justo. O povo brasileiro teve que ir para a rua algumas vezes e acabou conquistando direitos dos quais podemos usufruir nos dias de hoje. Conhea aqui algumas dessas vitrias! Os Caras Pintadas Diretas J Voto feminino Proclamao da Repblica Abolio da escravatura

Boas idias

Existem muitas maneiras de colaborar para o bem-estar das pessoas que nos cercam. Uma ajuda ou um ato de compreenso dentro da nossa famlia ou na nossa turma da escola acabam refletindo de forma positiva no Pas. Mas como as crianas - que no tm dinheiro, independncia, nem mesmo idade para votar - podem ajudar a melhorar o dia-a-dia de sua comunidade? Elas precisam ser despertadas para a solidariedade! Na verdade, todo mundo pode explorar seus dons em benefcio de outras pessoas. E quem faz o bem ao prximo recebe em dobro, em triplo! Que tal voc entrar tambm para o mundo das boas prticas sociais? Anime-se com os exemplos de cidadania que o nosso amigo Vital listou abaixo no "Saiba mais". Escola de Barra Bonita (SP) constri o "Projeto Mural" Escola de Rondnia coloca a "Oitava srie em Ao" Escola de Jucuruu (BA) pela alimentao saudvel ONG Lago Vivo Faa Parte

Profisses
Advogado, mdico, desenhista, professor, empregado domstico, analista de sistemas de informtica, produtor rural... Qual dessas profisses a mais importante? Nenhuma delas! Todas so essenciais para o bom desenvolvimento do Pas e devem ser igualmente respeitadas e valorizadas. J pensou no que vai ser quando crescer? Escolha difcil, hein?! O Plenarinho apresenta algumas profisses e lembra que, para voc poder se realizar na vida profissional, o primeiro passo levar os estudos a srio. ALGUMAS AES Vanessa quer plantar dez mudas

Letcia vai doar o que no usa mais! Escola Estadual Complexo N 09 tem um projeto solidrio Juliana vai doar roupas e brinquedos Ana Jlia vai distribuir brinquedos Aninha quer ajudar em orfanatos

Anda mungkin juga menyukai