Anda di halaman 1dari 13

VII CONGRESSO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGIA RURAL GT 27 A PESCA EM REAS RURAIS, SUSTENTABILIDADE SCIO, POLTICA E AMBIENTAL.

. Ttulo: ARTESOS DO MAR DA PRAIA DE SUAPE, PE. Autor: Cristiano Wellington Noberto Ramalho Curso: Doutorado em Cincias Sociais Instituio: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) _______________________________________________________________
Resumo O presente texto busca compreender as razes scio-histricas, objetivas e subjetivas, justificadoras da idia dos pescadores artesanais da praia de Suape, Pernambuco, de que sua atividade produtiva uma arte.

Artesos do Mar da Praia de Suape, PE1.


Deus meu, permita que o mar me seja sempre sereno, que a pesca se prove abundante e que a vila prospere cada vez mais! Sou novo ainda, mas deixe-me ser um pescador eficiente em tudo, faa-me entender o mar, os peixes, o barco, o tempo e todas as coisas. (Yukio Misihima, Mar Inquieto).

H uma permanncia histrica - contida nas representaes dos homens que pescam na praia de Suape, Cabo de Santo Agostinho, PE2 - de que o trabalho pesqueiro desenvolvido artesanalmente uma arte. Acredito que essa noo de arte revele a continuidade e atualizao de alguns componentes oriundos do passado organizativo desses trabalhadores. Em primeiro lugar, no plano da organizao poltica, a maneira como se estrutura o trabalho da pesca artesanal encontra seus antecedentes histricos nas corporaes de ofcio existentes em Portugal e que foram trazidas para o Brasil colnia com vista a responder interesses (basicamente assistenciais) de homens de uma mesma profisso e ajudar, acima de tudo, a estruturao do domnio administrativo portugus.
A nova sociedade que se modela quer continuar a sociedade portugusa at nos mnimos detalhes. J dissemos que as capitanias hereditrias foram uma tentativa para calcar a organizao feudal no solo da colnia americana. Poderamos dizer o mesmo das primeiras cidades. Eram elas administradas como as de Portugal por Cmaras municipais compostas de representantes eleitos entre homens bons, isto , entre os grandes proprietrios fundirios; os primeiros artesos se agruparam em corporaes com seus juzes, seus regulamentos, seus exames para ascender ao grau de mestre [grifo meu] e em confrarias de ofcio sob a proteo de um santo catlico (BASTIDE,
1

Esta pesquisa recebe orientao do Prof. Dr. Fernando Antonio Loureno (UNICAMP) e conta com o financiamento de pesquisa feito pelo CNPq. E-mail: cristiano.ramalho@yahoo.com.br

1971, p. 55).

Citando um documento de poca, Srgio Buarque de Holanda (1995) revela a presena de vrios ofcios nas cidades, inclusive o de pescador:
No Maranho, em 1735, queixava-se um governador de que no vivia a gente em comum, mas em particular, sendo a casa de cada habitante ou de cada rgulo uma verdadeira repblica, porque tinha os ofcios que a compem, como pedreiros, carpinteiros, barbeiros, sangrador, pescador etc. (HOLANDA, op. cit., p. 81).

A presena dessas corporaes ocorria tambm em bom nmero na cidade do Rio de Janeiro, fato que gerava embaraos administrativos por no se ter bons homens ou homens a altura para colaborar na administrao (vereador ou outro cargo pblico) dos centros urbanos, porque a elite morava em fazendas e engenhos pelo interior. A maioria dos habitantes urbanos no era considerado gente honrada ou limpa, pois, alm de fazer uso das mos em suas profisses, era constituda por negros e/ou mestios.
[...] dizia o conde Cunha, primeiro vice-rei do Brasil, em carta escrita ao rei de Portugal em 1767, onde se descreve o Rio de Janeiro como s habitado de oficiais mecnicos, pescadores, marinheiros, mulatos, pretos boais e nus, e alguns homens de negcios, dos quais muito poucos podem ter esse nome, sem haver quem pudesse servir de vereador, nem servir cargo autorizado, pois as pessoas de casas nobres e distintas viviam retiradas em suas fazendas e engenhos (Idem, p. 91)

Dessa maneira, no campo poltico, operou-se construo ideolgica similar ao que ocorria com a noo de arte, de esttica, cujo uso das mos [efetivada por profisses populares] inferiorizava os homens das corporaes diante dos aristocratas, dos cidados (os mos limpas e, por isso, refinados de esprito)3. Mais uma vez, apresenta-se o dilema entre corpo e esprito, matria e imaterial, na qualidade de uma construo ideolgica desqualificadora dos homens e mulheres pertencentes ao campesinato, aos ofcios urbanos. Boa parte das pessoas que se inseriram e fundaram as corporaes de ofcio, no Brasil, no eram trabalhadores livres, tendo em vista que era comum, naquela poca, a idia de que as atividades manuais deveriam ser realizadas por negros escravos. De certo que em Portugal, escravos disputavam a condio de pescadores com corporaes de ofcio - desta atividade fundadas por trabalhadores do mar, que eram livres. Todavia, no Brasil, isso
A praia de Suape localiza-se no municpio do Cabo de Santo Agostinho, que integra o litoral sul e parte tambm da regio metropolitana do grande Recife, estado de Pernambuco, nordeste brasileiro, estando aproximadamente a 50 km da capital pernambucana. 3 Em Portugal, havia algo similar que tambm foi transposto ao Brasil, particularmente no que se refere s funes pblicas que s poderiam ser exercidas por homens bons, os cidados. Segundo o historiador portugus A. H. de Oliveira Marques (1985, p. 318), os cidados, tambm chamados homens bons, gente honrada e gente limpa porque no trabalhava com as mos -, formavam uma classe de proprietrios e de mercadores que igualmente sabiam investir na terra parte de seus lucros. Manobravam a maioria esmagadora dos cargos municipais, estavam representados em cortes e eram os nicos escutados pelo monarca e pelos burocratas.
2

no se operou da mesma forma, ocorrendo uma grande proliferao de trabalhadores negros e/ou mulatos em diversos ofcios, inclusive no universo da pesca artesanal. Ento, a atividade pesqueira, no Brasil, surge articulada questo tnica.
No Brasil, diferentemente, no havia qualquer tradio martima formal e anterior no mundo da pesca, da navegao de cabotagem ou mesmo do trabalho em canoas. Trata-se de um universo livre escravido. Assim, os escravos passaram em poucos anos, muito rapidamente, a constituir maioria em dados ofcios [...] sugere-se que foram fatores como o meio natural tropical, a predominncia da escravido, ou seu carter de relao social dominante, bem como o desprezo ainda mais acentuado do que na metrpole pelos trabalhos vis que explicam, na Amrica portuguesa e, depois, no Brasil imperial, a inibio do desenvolvimento da pesca efetuada por homens livres em barcos tradicionais portugueses ou a opo restritiva pelo negro e pela jangada (SILVA, 2001, p. 82).

Muitos desses escravos, que passaram a se dedicar pesca artesanal e demais ofcios, em Pernambuco, eram escravos de aluguel; algo comum no perodo escravocrata e que se diferenciava dos domsticos 4. No caso dos domsticos, por se encontrarem mais diretamente ligados aos senhores e s atividades da casa, no conseguiam auferir renda e, por isso, tinham pouca oportunidade de comprar suas liberdades, ao no ser por bondade de seus donos. Na situao de escravos de aluguel, estavam pescadores, marceneiros, sapateiros e outros, que pagavam semanalmente aos seus donos um estipndio proveniente do que ganham nalgumas ocupaes feitas sem que estejam sob o olhar do senhor (KOSTER, 2004, p. 633). Estes eram mais livres que os primeiros e tambm tinham a chance de adquirirem dinheiro para comprar suas alforrias. Ademais, o trabalho artesanal era to fortemente exercido pelos negros e/ou mulatos em Pernambuco, que Koster (Idem) enfatizou que a maioria dos melhores artesos tambm de sangue mestio (p. 600). Essas confrarias e/ou corporaes de pescadores tinham o direito concedido pela administrao local - de elegerem seus representante (homens reconhecidos entre os seus pela honradez), desde de que eles respeitassem o princpio da vida ordeira e fossem, portanto, reconhecidos pelas autoridades pblicas como tais.
[...] escravos pescadores j constituam naqueles anos amplas corporaes, com sua
4

O folclorista Cmara Cascudo escreveu [em 1954] que, especificamente no estado do Rio Grande do Norte, at 1888 muitos escravos trabalharam em jangadas. Nunca foram mestres mas Bicos de Proa excelentes, nadando bem, puxando linha, agoando o pano, destemidos, afoitos. tarde, encalhada a embarcao, voltavam levando os peixes que eram vendidos em benefcios do senhor (2002, p. 30).

hierarquia e seus governadores, a quem cabia controlar o trabalho dos pescadores, cont-los em possveis excessos, e zelar pela ordem da corporao. O escravo Germano Soares, por exemplo, depois de ser considerado idneo pelo governo da capitania de Pernambuco, assumiu o posto de governo dos Pescadores da Vila do Recife, em 1778 (SILVA, 2005, p. 66).

A escolha de representantes oriundos de algumas corporaes tambm era uma experincia que teve vida em vrias cidades portuguesas, mas, diferentemente da terra lusitana, os eleitos no podiam intervir na administrao das cidades brasileiras. Em Portugal, devido ao crescimento das atividades urbanas e por elas ser formadas por homens livres, os mestres [ou mesteres] de diversos ofcios (sapateiros, marceneiros, ourives, oleiros, carpinteiros, teceles, pescadores e outros) ganharam em importncia e comearam a ser reconhecidos pela monarquia portuguesa. Entre o final do sculo XIV e incio do XV, os mesteres de Lisboa passam a intervir no governo da cidade por intermdio dos vinte e quatro procuradores (LANGHANS, 1948, p. 03), que era a instncia onde se elegia os mestres representantes de todas as corporaes de ofcios existentes naquele perodo. Contudo, antes da constituio dessas instncias de representao, alguns mestres, segundo Langhans (Idem), j participavam junto s decises administrativas da cidade h mais de 100 anos, porque em 1285, quando da avena entre D. Dinis e o Conselho de Lisboa, ao acto assistiram os mesteres pertencentes aos ofcios de alfaiata, curtidores, peliteiros, sapateiros, correeiros, pescadores [grifo meu] e ferreiros (p. XXII), isto , trabalhos desenvolvidos artesanalmente5. Uma crtica feita aos conselhos locais pelo historiador portugus A. H. de Oliveira Marques - em seu livro Histria de Portugal: das origens ao renascimento - demonstra a fora que a corporao de ofcio dos pescadores e de alguns comerciantes de Algarve, Portugal, tiveram, at o sculo XV, dentro da administrao de sua cidade, para inibir projetos nacionais, que iam de encontro a seus interesses. Relata o historiador,
Os pescadores e os comerciantes do Algarve no concordavam necessariamente, nos fins e nos meios, com os lisboetas ou com os nortenhos. Os conselhos em seus objetivos tacanhos e egostas, contriburam certamente para explicar pormenores estranhos e aparentemente absurdos, atrasados ou empreendimentos apressados. O
5

Como o termo arteso, que absorvemos, tambm uma herana de Portugal, os documentos histricos portugueses classificam esse trabalho da seguinte maneira, segundo um historiador lusitano: Quando os documentos mencionam arteso, esto geralmente a referir-se a barbeiros, alfaiates, sapateiros, pedreiros, carpinteiros, oleiros, padeiros, almocreves, carniceiros, pescadores e outros semelhantes (MARQUES, 1985, p. 169).

mesmo aconteceu com os senhores feudais (como classe e individualmente), com as ordens religiosas e com o rei. Nada que se assemelhava a uma empresa nacional ocorreu antes do final do sculo XV, quando quase toda expanso foi quase que toda nacionalizada e monopolizada pela Coroa (MARQUES, op. cit., p. 251).

No Brasil, apesar do cunho de organizao tutelada que as corporaes de ofcio sofriam para eleger seus representantes, elas e seus trabalhadores, de alguma maneira, detinham maior carter de autonomia de ao quando comparados a outros setores populares que no estavam representados por suas confrarias, particularmente a uma massa gigantesca de escravos dos engenhos, domsticos e/ou mulatos sem ofcios. Essas corporaes

organizavam suas festas, construam aes de ajuda mtua (inclusive apoiando a fuga de alguns escravos), efetivavam compras dos materiais de trabalho, produo, etc. Vale dizer que a igreja tambm apoiava e/ou estimulava a organizao das corporaes, desde que no se ferisse seu iderio. Vrias confrarias de pescadores pernambucanos possuam seus prprios santos protetores. Nos anos de 1840, os canoeiros recifenses dedicaram sua confraria a Nossa Senhora da Conceio dos canoeiros e os pescadores de Olinda tinham uma confraria dedicada a Nossa Senhora do Rosrio (SILVA, 2001, p. 147). Tal questo permitia que os negros e mulatos dessem vazo as suas representaes culturais e religiosas, particularmente ao transformarem santas (e/ou santos) como portadores de peles negras (a exemplo, da Nossa Senhora do Rosrio) e reviverem certos rituais africanos, escudando-se no sincretismo, estrategicamente6. J no que diz respeito esfera da organizao do trabalho, uma das provas da herana das corporaes de ofcio no mundo da pesca artesanal foi a perpetuao da pessoa do mestre, fato comum aos ofcios artesanais que, mesmo sendo bastante anteriores a supremacia burguesa, conseguiram sobreviveram at hoje em algumas localidades. Essas unidades tinham um controle amplo de seu processo de produo, dominando todas as fases: organizao e execuo. Quem planejava as atividades no se encontrava
6

Sobre isso tambm relata Koster (Idem, p. 623): os escravos possuem sua Irmandade como as pessoas livres, e a ambio que empolga geralmente ao escravo ser admitido numa dessas confrarias, e ser um dos oficiais ou diretores do conselho da sociedade. s vezes, da prpria soma de dinheiro que o escravo habilidoso est reunindo para comprar sua liberdade, retira um pouco para a ornamentao de um santo, para ser elemento de importncia, como doador na associao em que figura. Os negros tm uma invocao da Virgem (eu quase diria, uma Virgem) que lhes particularmente votada. Nossa Senhora do Rosrio mesmo, algumas vezes, pintada com a face e as mos negras. essa a maneira do escravo fixar sua ateno num objeto, tomando todo interesse, sem que lhe traga prejuzo pessoal que se reflita nos seus donos. Essas idias mudam as lembranas dos costumes do seu pas e o conduzem para o caminho de uma nova natureza, separando-o completamente das prticas de outrora.

dissociado do espao de execuo do trabalho, e, por isso, no existia uma hierarquia extrema, uma separao entre classes sociais no sentido clssico, entre trabalho e capital. Ademais, o papel do mestre era essencial, pois sem ele no existiria corporao de ofcio e difuso de uma arte, de um artesanato e, portanto, de um conhecimento que poderia ser passado a cada gerao oralmente, patrimonialmente. O termo mestre originrio de duas palavras latinas magisterium e magister, cujo significado pode ser o que ensina, aconselha, conduz e/ou guia na elaborao de uma obra. A origem da prtica da mestrana est presente desde a idade mdia, pois na antiga organizao dos mesteres que o termo mestre assume o seu significado. O mestre dirige a oficina, mas, ao dirigi-la, ensina e simultaneamente, cria uma obra [grifos do autor] (SERRO, 1971, p. 48). S existe mestre porque h uma arte a ser aprendida, produzida e repassada. O mestre praticamente uma instituio, pois armazena em si um patrimnio societrio. Ele o responsvel pela prvia-ideao da arte, o planejamento de todas as etapas, a organizao do grupo de trabalho e o nascimento da obra. Seu comando no arbitrrio e nem se apia em dogmas transcendentais; ele se edifica pela experincia e capacidade reconhecida por todos no mundo prtico do saber-fazer, e se articula a um dilogo ao mesmo tempo vertical [do responsvel] e horizontal [do trabalho coletivo e voluntrio] com os membros da unidade de produo, cujas relaes de trabalho assentavam-se, na grande maioria das situaes, em vnculos pessoais e diretos7. Mesmo se encontrando sob o comando do mestre, o resultado da obra era a confluncia de um trabalho coletivo, porque o mestre e seu aprendiz ou empregado trabalhavam na mesma sala e utilizavam os mesmos instrumentos (HOLANDA, op. cit., p. 142), buscando desenvolver a mesma tcnica de trabalho na execuo da obra. Evidentemente que ocorriam situaes, em determinados ofcios, onde a relao do mestre com os aprendizes e jornaleiros assumia, no decorrer do tempo, carter de opresso e impessoalidade, desconfirmando uma suposta
7

Essa forma de autoridade no tem como expectativa ou reverberao o medo, a submisso ou sequer a obedincia dos pescadores. O que ela objetiva para que a produo possa se realizar a cooperao voluntria e a fidelidade atenta dos pescadores, que assim coadjuvam a pessoa do mestre com o seu prprio comportamento, pois as atitudes cooperativas facilitam a coordenao da ao prtica e viabilizam a produo pesqueira tradicional [grifos da autora] (MALDONADO, 1994, p. 46).

representao de existncia amplamente igualitria entre esses trabalhadores. Muitos mestres artesos necessariamente no eram, portanto, condutores de um mundo idlico e instauradores de uma vida comum imune s influncias degenerativas das sociabilidades mercatilizadas, como aconteceu com o avano da economia capitalista e, com isso, a quebra e a concentrao de oficinas nas mos de poucos artfices capitalizados entre os sculos XVIII e XIX na Frana (DARNTON, 19868) e na Inglaterra (THOMPSON, 1987). Nesse sentido, no se est aqui advogando a noo de que as corporaes fossem exemplos de democracia e de uma completa ausncia hierrquica, visto que formas de poder sempre estiveram e vo estar presentes nos grupos sociais. Porm, inegvel que as oficinas dos artfices detinham sociabilidades mais igualitrias entre seus membros e detinham maior autonomia de conduo de seus trabalhos frente a outros setores. Vrias corporaes comearam a se descaracterizar com o rompimento dessas situaes, chegando ao fim; mas algumas (poucas em relao ao nmero que existia no passado) ainda existem ao expressarem em suas organizaes elementos tpicos dessas formas societrias (autonomia, solidariedade, menor diferena social). Apesar de inmeras vicissitudes sociais enfrentadas pelos pescadores artesanais, o importante compreender o que disso tudo ainda se perpetua na pesca artesanal, quase de uma maneira geral no Brasil. Acredito que h ainda muita coisa relativa ao universo das corporaes de ofcio que se desdobram hoje, no cotidiano desses profissionais, respeitando-se os contextos societrios e suas particularidades histricas. Desse modo, a existncia do termo e do qualificativo de mestre no surge do acaso no mundo da pesca artesanal; e o mesmo se d com a idia de que o trabalho pesqueiro uma arte. Essas questes tm qualificativos histricos e, por isso, repercusses no presente. O mestre conserva, em sua mente e sabedoria, uma infinidade de mapas cognitivos acerca do mar, rotas edificadas por sua sabedoria, por seu

Ao estudar o caso do massacre de vrios gatos desfechado por trabalhadores de uma oficina artesanal de Paris, Darnton revela situaes de explorao e insubordinao dos trabalhadores dessa corporao. Assim, reflete o historiador: Os historiadores tendem a tratar a era da fabricao artesanal como um perodo idlico, antes do incio da industrializao. Alguns at descrevem o pessoal da oficina como uma espcie de famlia ampliada, na qual patro e empregados faziam as mesmas tarefas, comiam mesma mesa e, algumas as vezes, dormiam debaixo do mesmo teto. Ser que alguma coisa aconteceu para envenenar a atmosferas das grficas de Paris, por volta de 1740? Durante a segunda metade do sculo XVIII, as grandes grficas, apoiadas pelo governo, eliminaram a maioria das oficinas menores e uma oligarquia de mestres assumiu o controle da indstria. Ao mesmo tempo, a situao dos empregados se deteriorou (DARNTON, Idem, p. 108).

profundo conhecimento. Mapas que so usados e explicitados no cdigo de marcao9 dos pesqueiros, descortinando uma territorialidade. Ademais, a capacidade de uso das tcnicas nuticas, de comando dos homens no mar, de execuo de sua obra (o trabalho) permitem pescarias melhores e uma atividade mais segura, mesmo no espao - as vezes - ardil como o mar. O conhecimento do mestre a bssola dos pescadores nos caminhos das guas. Assim, o mar - territrio mvel, livre e, praticamente, infinito - torna-se ntimo para os pescadores por ser objeto do uso habilidoso de tcnicas de manejo e alvo de mapas cognitivos formulados por esses profissionais, que apontam bancos pesqueiros e locais imprprios para se pescar. Dessa maneira, mais do que ningum, o mestre prioritrio para que as equipes de trabalho atinjam seus objetivos ao se locomoverem com sentido, praticamente, exato rumo s pescarias, e a comunidade, com o repasse de sua sabedoria, continue a existir. Em certo sentido, quando Ernst Fischer (1976) conceitua o que vem a ser um artista, percebo uma similaridade, em certos aspectos, com o papel do mestre.
Para conseguir ser um artista, necessrio dominar, controlar e transformar a experincia em memria, a memria em expresso, a matria em forma. A emoo para um artista no tudo; ele precisa tambm saber trat-la, transmiti-la, precisa conhecer todas as regras, tcnicas, recursos, formas e convenes com que a natureza - esta provocadora - pode ser dominada e sujeitada concentrao da arte (FISCHER, 1976, p. 14).

claro que o ambiente martimo no completamente dominado e nem sujeitado arte da pesca, devido s prprias caractersticas mveis e
9

O sistema de marcao do espao aqutico frisado por Cmara Cascudo (1957), em relao aos jangadeiros do Rio Grande do Norte, da seguinte forma: Deixam a praia de madrugada, cedinho, ao amiudar do galo, antes do quebrar da barra, primeiro claro anunciador do dia. Com certa distncia da costa, orientam-se pelo caminho, norte e sul, que a latitude, e o assento, leste e oeste, que a longitude. Caminho e assento so pontos imveis na terra e que servem de referncia para a estimao da rota. Cada pesqueiro, Tac, Corubas, Carreiras de Pedras e Razinho, com litoral vista, est no vrtice do ngulo, cujos lados so o caminho e o assento coincidindo em determinada posio (Idem, p. 27). A antroploga Lourdes Furtado analisa a mesma prtica na pesca amazonense :No que toca chegada aos pesqueiros ou pontos de pesca o mtodo o da triangulao visual, isto , o indivduo, precisamente o pescador, ao detectar um pesqueiro, escolhe ou marca logo algum sinal ou acidente fsico ao qual possa associar a presena do pesqueiro. Pode ser um igarap, uma ilha, uma rvore, uma pedra, uma enseada, etc., cuja localizao permita sem erro, orienta-lo em futuras excurses (...) Um vrtice do tringulo refere-se ao local de partido outro, ao local do pesqueiro, ou seja, o acidente fsico anunciado por uma determinada marcava (rvore). O outro vrtice do tringulo ocupado pelo prprio pescador que, em diferentes posies em que possa estar, procura se deslocar at encontrar o vrtice marcado pelo acidente fsico. Da por diante fcil encontrar o vrtice em que est o pesqueiro (FURTADO, 1993, p. 213). Em trabalhos anteriores (RAMALHO, 2002; 2004), referi-me a esse fenmeno societrio em Pernambuco: Tal marcao apresenta-se nas falas dos pescadores itapissumenses e suapenses, que clareiam a mesma metodologia de incorporao territorial. Ou seja, a terra um ponto importante de marcao, pois entre uma casa e uma rvore (Abiezer, pescador de Itapissuma) est um pesqueiro. No trabalho nas guas, localizam-se os bancos de pesca referendados nos pontos da terra: a voc diz: esse morro aqui pegando com esse (Alberis, pescador de Suape) e o local est no meio de ambos, olhando do mar para a terra (Idem, 2002, p. 122).

mutativas que tm o mar. Contudo, inegvel que o bom pescador, esse arteso do mar, precisa conhecer todas as regras, tcnicas, recursos, formas e convenes para lidar com o espao aqutico, posto que a condio ineliminvel de todo pr teleolgico no trabalho que essas propriedades e leis do objeto sejam conhecidas de modo adequado (LUKCS, 1979, p. 101). E mais do que isso: o mestre deve transformar a experincia em memria, a memria em expresso, externando-a para que, de um lado, ele exista enquanto sbio do mar e, de outra maneira, para que sua arte seja repassada aos pescadores mais jovens que faam por merec-la. Em sua prxis de homem do mar, o mestre humaniza a natureza e a integra ao seu mundo, enquanto externao sensvel, afetiva e intelectiva de seu trabalho10. na vida, ento, dos artfices que o termo fazer possui grande centralidade. Jos Srgio Leite Lopes (1976), ao estudar trabalhadores da uma usina de acar em Pernambuco, percebeu que o verbo fazer ocupa uma condio essencial para caracterizar, segundo os prprios trabalhadores locais, aqueles profissionais que so artistas, os mais aptos no manejo tcnico e de todo processo produtivo: "o fazer do artista ressalta o aspecto artesanal de seu trabalho, no sentido de ver sua obra acabada aps ele prprio ter percorrido as etapas necessrias a sua realizao" (Idem, p. 36). Na pesca artesanal, isso essencial para que os prprios trabalhadores do mar possam caracterizar seu trabalho como uma arte. Duarte (1999) vai perceber que alguns pescadores de Jurujuba, RJ, constrem a representao de que tambm so artistas, posto que seu trabalho s possvel com o domnio do complexo acervo de conhecimentos indispensvel a conduo do processo produtivo na pesca: a arte [grifos do prprio autor] (DUARTE, 1999, p. 90) de ser pescador. Sobre tal fato, Antnio Carlos Diegues (1983), ao caracterizar o pescador artesanal, diz que o ponto definidor deste no se resume ao ato de viver da pescaria, mas dominar, plenamente, os meios de produo da pesca: o controle de como pescar e do que pescar, em suma, o

Essa totalidade do conhecer importa, porm, em outra questo. Como ela corresponde ao domnio de uma prtica abrangente de vida, a prpria vida que a instaura progressivamente. Assim, o pescador feito o resultado de um fazer paulatino que vai ao mesmo tempo fazendo quem faz. A senioridade do mestre tambm uma senioridade fsica e mental. O velho pescador (no sentido de um velho pequeno produtor) o coroamento desse fazer pelo conhecer mais amplo [grifos do autor] (DUARTE, 1999, p. 95).
10

controle da arte de pesca (Idem, p. 193), pois sem isso no se faz pescador e, portanto, no se pescador11. De fato, o termo artesanal vincula-se idia de arteso, diferenciando o pescador do campons, porque este dono da terra que cultiva, o arteso, dos instrumentos que maneja com percia (MARX, 1982, p. 880). Desse modo, sua arte, habilidade e talento circunscrevem-se em seu conhecimento e na utilizao que este permite dos instrumentos de trabalho (redes, mudanas de rotas de navegao), em momentos precisos para a concretizao de sua obra (a execuo de seu trabalho). Todavia, o objeto da ao do seu trabalho, diferentemente de outros tipos de artesos, no esttico, exigindo um constante saber-fazer dos trabalhadores da pesca artesanal sobre um meio em constante movimento e transformao. Alm disso, a idia de arte referente ao seu prprio trabalho pesqueiro artesanal liga-se mais ao processo do que ao resultado, o produto da atividade12. Nessa condio, h sociabilidade da pesca fundada no trabalho e no centralmente no capital, embora exista um circuito de comercializao sob o qual os pescadores encontram-se aprisionados e que produz estranhamento frente ao produto de sua atividade. Alm disso, por seu trabalho no ser algo extrnseco (dessubjetivado), onde o papel da criao anulado, os pescadores sentem sua atividade produtiva como algo intrnseco, repleto de subjetividade e, desse modo, fruto de sua capacidade de prvia-ideao. Esta ambivalncia (comercializao e trabalho) apresenta-se da seguinte forma: se por um lado, o pescador reconhece que sua liberdade e sua arte acontecem no mar (local de acesso livre em que as decises no so tomadas a priori e sim no ato de pescar, porm isso no quer dizer que inexistam roteiros prvios de pescaria), dependendo da destreza, criatividade e improviso do trabalho; por outro, os pescadores sabem de sua condio subalterna, principalmente, no momento em que chegam em terra e se enxergam como submetidos uma rede de atravessadores, que se apropriam

Ao comparar a arte da pesca a outros trabalhos artesanais, Diegues (Idem) coloca: Podemos dizer que no caso da pesca, o domnio da arte exige um perodo de experincia mais longo que nas outras formas de artesanato. Se compararmos o pescador artesanal a um arteso de mveis, constatamos algumas diferenas importantes. Este adapta seus instrumentos de trabalho a uma matria-prima relativamente homognea: a madeira. J o pescador artesanal obrigado a dominar o manejo de diferentes instrumentos de capturas utilizados para diferentes espcies, num meio em contnua mudana (DIEGUES, 1983, p. 198). 12 Em relao forma de trabalho artesanal, Karl Marx escreveu: Aqui, o prprio trabalho , em parte, a expresso da criao artstica e, em parte, sua prpria recompensa, etc. (MARX, 1991, p. 92).
11

10

de significativa parte do valor do pescado por eles capturados, fazendo com que o produto de seu trabalho no mais lhes pertena13. Enfim, o objeto (Gegenstand) que o trabalho produz, o seu produto, se lhe defronta como um ser estranho, como um poder independente do produtor (MARX, 2004, p. 80). claro que, para Marx, no s o resultado estranhado, mas como o prprio processo tambm levado ao estranhamento, j que o produto , sim, somente o resumo da atividade, da produo (Idem, p. 82). Essa extrao da renda dos pescadores, pela venda dos produtos do mar, interfere tambm nas condies de melhoria de seus equipamentos nuticos. Prova disso o estudo realizado pelo PRORENDA RURAL de Pernambuco, em 1996, que constatou o pouco avano no desenvolvimento dos equipamentos ao longo dos anos, pois, na maioria, so os mesmos utilizados h 50 anos (Idem, p. 24). Tal situao traduz-se no tipo de rede e embarcaes usadas pelos pescadores ainda hoje em Suape, cuja qualidade [para eles] no pode ser melhorada devido venda barata de pescados aos atravessadores. Dessa maneira, o presente nvel tecnolgico resultante do mdico ou nulo excedente de capital produzido pelo trabalho da pesca, fato citado em diversos estudos (DIEGUES, 1983 & 1995; LOUREIRO, 1985) e que se origina da subalternidade comercial dos pescadores. A simples tecnologia e a subordinao aos atravessadores gera uma auto-explorao dos trabalhadores da pesca, j que a maior parte da jornada de trabalho empregada para que o pescador, seja em produto, seja em dinheiro, reproduza sua prpria subsistncia, num nvel sempre baixo (LOUREIRO, Idem, p. 200) e, portanto, em condies de intercmbio comerciais desfavorveis no continente. Esse baixo nvel da tecnologia vigente, na atividade pesqueira em toda parte do estado de Pernambuco, acaba exigindo dos trabalhadores da pesca uma enorme capacidade de compreenso dos recursos naturais aquticos,

13

Em estudo realizado no litoral norte pernambucano (no municpio de Itapissuma), o economista Tarcsio Quinamo levantou dados considerveis acerca do grande processo de subordinao no que concerne esfera da comercializao: Considerando-se uma embarcao padro, de 6 pescadores, cabia a cada pescador, em mdia, 2,33% do preo final. Ao empreseiro, o dono da embarcao e da armadilha, cabia 28%; ao intermedirio, tambm conhecido como pombeiro, 25%; e ao comerciante ou feirante, 33% (QUINAMO, 2000, p. 34). Alm disso, oportuno dizer que tambm na terra que os pescadores sentem a especulao imobiliria e, conseqentemente, a expulso de suas comunidades dos antigos locais de morada. E isso tudo aparece aos homens e mulheres que vivem da pescaria artesanal como questes maiores do que eles e, em vrias situaes, inexplicveis aos seus conhecimentos.

11

enquanto parte do seu patrimnio cultural e uso de seus conhecimentos ambientais no ato laborativo. Assim, a representao de liberdade no mar ocorre pelo fato da opresso acontecer de modo mais direto na terra, na relao com comerciantes e/ou atravessadores, fato que no carrega de estranhamento todo o processo produtivo dos pescadores como acontece com o operariado. Se tal estranhamento ocorresse em plenitude, o trabalho da pesca artesanal seria impossvel, posto que ele alicerado numa forte subjetivao, criatividade e capacidade aguda de conhecimento do ambiente sobre o qual direciona sua ao, sem as quais tornar-se-ia impraticvel o ato da pesca artesanal e a sobrevivncia do trabalhador no mar. Isto , para que o pescador artesanal possa existir, a questo do estranhamento no territrio martimo anulada ou, ao menos, no realizada completamente14.

Referncias Bibliogrficas BASTIDE, Roger. Religies afro-brasileiras. So Paulo, Difuso Europia do Livro, 1971. CASCUDO, Lus da Cmara. Jangadeiros. Rio de Janeiro, SAI, 1957. _____ . Jangada: uma pesquisa etnogrfica. So Paulo, Global Editora, 2002. DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos e outros episdios da histria cultural francesa. 2 edio. Rio de Janeiro, Graal, 1986. DIEGUES, Antonio Carlos. Pescadores, camponeses e trabalhadores do mar. So Paulo, tica, 1983. _____ . Povos e mares. So Paulo, Nupaub/USP, 1995. DUARTE, Luiz Fernando Dias. Redes de suor: a reproduo social dos trabalhadores da pesca de Jurujuba. Niteri, Eduff, 1999. FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. 5a. edio. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1976. FURTADO, Lourdes Gonalves. Pescadores do rio Amazonas: um estudo antropolgico da pesca ribeirinha numa rea amaznica. Belm, Museu Paraense Emlio Goeldi, 1993. HOLANDA, Srgio Buarque de. Razes do Brasil. 26a. edio. So Paulo, Companhia das Letras, 1995. KOSTES, Henry. Viagens ao Nordeste do Brasil. Vol. II. 11a. edio. Recife, Fundaj; Editora Massangana, 2002. LANGHANS, Franz-Paul. A Casa dos Vinte e Quatro de Lisboa: subsdios para a sua histria. Lisboa, Imprensa Nacional de Lisboa, 1948. LOPES, Jos Srgio Leite. O vapor do diabo: o trabalho dos operrios do acar. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1976.
14

No plano da tica societria entre pescadores paraibanos, esse fenmeno apresenta-se, segundo Simone Maldonado (1994), enquanto duas ticas, a do mar (unio) e a da terra (individualidade): Os pescadores vivenciam, expressando-as nas suas prticas e na sua fala, duas ticas, duas tendncias que no raro se misturam: a tica da igualdade quando no mar e a bordo dos botes; a outra, a tendncia ao individualismo que prevalece na sociedade e nas relaes da terra a que tambm pertencem, e no mercado onde se distribui o pescado [grifos meus] (Idem, p. 47).

12

LOUREIRO, Violeta Refklefsky. Os parceiros do mar: natureza e conflito social na pesca da Amaznia. Belm, CNPq/Museu Paraense Emlio Goeldi, 1985. LUKCS, Georg. Ontologia do ser social: os princpios ontolgicos fundamentais em Marx. So Paulo, Livraria Editora Cincias Humanas, 1979. MALDONADO, Simone. Mestres e Mares: espao e indiviso na pesca martima. 2a. edio. So Paulo, Annablume, 1994. MARQUES, A. H. de Oliveira. A sociedade medieval portuguesa: aspectos da vida quotidiana. 4a. edio. Lisboa, Livraria S da Costa, 1981. _____ . Histria de Portugal: das origens ao renascimento. Vol. I. 12a. edio. Lisboa, Palas Editores, 1985. MARX, Karl. O capital. Livro I, Vol. 1. 8a edio. So Paulo, Difel, 1982. _____ . O capital. Livro I, Vol. 2. 8a edio. So Paulo, Difel, 1982. _____ . Formaes econmicas pr-capitalistas. 6 edio. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991. _____ . Manuscritos econmico-filosficos. So Paulo, Boitempo, 2004. PRORENDA RURAL-PE. Diagnstico e perspectivas de capacitao e profissionalizao de pescadores da pesca artesanal da Zona da Mata de Pernambuco. Relatrio tcnico. Recife, Prorenda Rural-PE, 1996. QUINAMO, Tarcsio. Caractersticas scio-econmicas e ambientais da pesca no Canal de Santa Cruz, PE. In: PRORENDA-RURAL, PE. I seminrio internacional: perspectivas e implicaes da carcinicultura estuarina no estado de Pernambuco. Recife, Bagao, 2000. p-30-37. RAMALHO, Cristiano Wellington Noberto. Ah, esse povo do mar!: um estudo sobre trabalho e pertencimento na pesca artesanal pernambucana. Dissertao de Mestrado em Sociologia. Recife, UFPE, 2002. _____ . O mundo das guas e seus laos de pertencimento. In: Razes, Revista de Cincias Sociais e Econmicas. Campina Grande, v. 23, n 01 e 02, p. 62-72, dezembro, 2004. SERRO, Joel. Dicionrio de histria de Portugal. Vol. I. Porto, Iniciativas Editoriais, 1971. _____ . Dicionrio de histria de Portugal. Vol. II. Porto, Iniciativas Editoriais, 1971. _____ . Dicionrio de histria de Portugal. Vol. III. Porto, Iniciativas Editoriais, 1971. _____ . Dicionrio da histria de Portugal. Vol. IV. Lisboa, Livraria Figueirinhas; Porto, 1981. SILVA, Luiz Geraldo. A faina, a festa e o rito: uma etnografia histrica sobre as gentes do mar (sculos XVII ao XIX). Campinas, SP, Papirus, 2001. _____ . Escravos das guas. In: Revista Nossa Histria, ano 02, n. 15, p. 66-71, Rio de Janeiro, Vera Cruz, jan/2005. THOMPSON, E. P. A formao da classe operria inglesa: a maldio de Ado. Vol. II. 3a. edio. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

13

Anda mungkin juga menyukai