Anda di halaman 1dari 7

O mundo foi criado duas vezes?

Quem l a Bblia sem estar prevenido, na primeira pgina do primeiro livro depara logo com um grande problema: no s encontra duas vezes a narrao da criao do mundo, mas alm disso de um modo to contraditrio, que no pode seno ficar perplexo. Ao iniciarmos o ANO DA TERRA, mais do que interessante recordar qual foi a sua origem segundo

a letra da Bblia. E saber interpretar esse texto correctamente.

No princpio, um problema

De facto, o captulo 1 do Gnesis narra o relato tantas vezes por ns ouvido quando cr ianas, na catequese, segundo o qual, no princpio dos tempos tudo era catico e vazio , at que Deus resolveu pr ordem nessa confuso. Tal como qualquer operrio, a primeira coisa que fez antes de se meter ao trabalho foi acender a luz (1,3). Por isso, foi no primeiro dia da criao nasceram as manhs e as noites.

Em seguida resolveu colocar um tecto na parte superior da terra para que as guas do cu no a inundassem. E criou o firmamento. Quando viu que o solo era apenas uma mistura barrenta, secou uma parte dela e deixou a outra molhada. E assim aparece ram os mares e a terra firme.

Sucessivamente, com a sua palavra poderosa foi adornando os diferentes estratos desta obra arquitectnica com estrelas, sol, lua, plantas, aves, peixes e rpteis. E no fim, como coroao de tudo, formou o ser humano (homem e mulher), a melhor obra da sua criao, moldando-o sua imagem e semelhana. Ento decidiu descansar. Tinha criad o algum que podia continuar a sua obra. Esta, tinha-lhe levado 6 dias. E tudo tinha feito bem.

Outra vez a mesma coisa

Mas, quando passamos para o captulo 2 do Gnesis, vem o assombro. Parece que nada d o anterior tinha acontecido. Encontramo-nos outra vez num vcuo total, onde no h pla ntas, nem gua, nem homens (2,5).

Deus, novamente em cena, pe-se a trabalhar. Mas um Deus muito diferente do que vi mos no relato anterior. Em vez de ser solene e majestoso, adquire rasgos muito m ais humanos. Volta a criar o homem, mas desta vez no distncia e com a simples orde m da sua palavra, quase sem se contaminar, mas modela-o com p da terra, sopra sob re o seu nariz, e deste modo lhe d a vida (2, 7).

Aparece depois, pela segunda vez, a formao de plantas, rvores e animais. E para cri ar a mulher utiliza agora um mtodo diferente. Faz dormir o homem, extrai-lhe uma costela, preenche com carne o buraco restante, e assim molda Eva. Ento apresentalhe e d-lha por companheira ideal para sempre.

Chegado a este ponto, o leitor interroga-se: se em Gnesis 1 j temos o mundo termin ado, por que motivo, em Gnesis 2, preciso cri-lo de novo? Ser que houve duas criaes, na origem dos tempos?

E contradizem-se

Mas este no o nico problema. Se comearmos a fazer uma comparao minuciosa entre os doi s captulos, encontramos uma longa lista de contradies que deixam o leitor pasmado.

Para comear, chama a ateno a diferente forma como os dois textos se referem a Deus Enquanto Gn 1 o designa com o nome hebreu de Elohim, em Gn 2 chamado Yahv [Senhor , na Bblia da DB] Deus.

O Deus de Gn 2 descrito com traos mais humanos. Ele no cria: faz as coisas. As suas obras no vm do nada : fabrica-as sobre uma terra vazia e rida. Ao contrrio, o Deus de G n 1 transcendente e distante. No entra em contacto com a criao, mas f-la surgir de l onge, como se tivesse criado tudo do nada.

Deste modo, enquanto Deus em Gn 1 cria o mundo apenas com a sua palavra (por iss o repete constantemente: Deus disse... E assim aconteceu), e ao som da sua voz vo b rotando as criaturas do universo, em Gn 2 Deus tem de trabalhar manualmente:

? Como um oleiro, molda e forma o homem (v.7). ? Como um agricultor, semeia e planta as rvores do paraso (v.8). ? Como um cirurgio, opera o homem para extrair a mulher (v.21).

? Como um alfaiate, confecciona as primeiras vestes para o casal, porque estavam nus (3,21).

Mais divergncias

Enquanto em Gn 1 Deus cria o mundo em 6 dias, e no 7 descansa, em Gn 2 o trabalho da criao s lhe leva um dia inteiro.

Em Gn 2, Yahv cria unicamente o homem-varo; e, ao aperceber-se de que ele est s e pr ecisa de uma companheira adequada, aps experimentar dar-lhe os animais por compan heiros, oferece-lhe a mulher. Pelo contrrio, em Gn 1 Deus fez existir o homem e a mulher simultaneamente, como par, desde o princpio.

Enquanto em Gn 1 os seres vo surgindo em ordem progressiva do menor ao maior isto , primeiro as plantas, em seguida os animais, e finalmente os seres humanos , em Gn 2, o primeiro a ser criado o homem (v.7), e mais tarde as plantas (v.9), os a nimais (v.19), e finalmente a mulher (v.22).

Enquanto Gn 1 afirma que antes da criao do mundo s havia uma massa informe de gua, G n 2 diz que, antes de ser criado o mundo, tudo era um imenso deserto (v.5).

Em Gn 1, a misso que Deus entrega ao homem no mundo : Crescei e multiplicai-vos, en chei e dominai a terra. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos cus e s obre todos os animais que se movem na terra (Gn 1,28); isto , um magnfico programa de progresso e senhorio sobre o mundo, olhando para o futuro. Pelo contrrio, Gn 2 diz que o Senhor Deus levou o homem e colocou-o no jardim do Edn, para o cultivar , e, tambm, para o guardar (Gn 2,15). Um projecto muito mais humilde.

O segundo o primeiro

Fazendo esta leitura comparativa, damos com a surpresa de a Bblia incluir uma dup la e ao mesmo tempo contraditria descrio da criao. Os estudiosos chegaram concluso de que no puderam ter sido escritas pela mesma pes soa, e pensam, antes, que pertencem a diferentes autores e de pocas diferentes. C omo os seus nomes no chegaram at ns, e nunca poderemos sab-los, chamaram ao primeiro sacerdotal , porque o atriburam a um grupo de sacerdotes judeus do sc. VI a.C.; e ao segundo autor, situado no sc. X a.C., yahvista , porque chama a Deus com o nome prpr io de Yahv[1].

Como foram escritos dois relatos opostos? Porque foram ambos includos na Bblia? O primeiro a ser composto foi Gn 2, embora na Bblia aparea em segundo lugar. Da ter um sabor to primitivo, espontneo e vivo. Durante muitos sculos, era o nico relato q ue o povo de Israel contava sobre a origem do mundo.

Foi escrito no sc. X a.C., durante a poca do rei Salomo, e o seu autor era um excel ente catequista que sabia apresentar ao nvel do povo, de forma grfica, as mais ele vadas ideias religiosas.

Com um estilo pitoresco e infantil, mas de uma profunda observao da psicologia hum ana, conta a formao do mundo, do homem e da mulher como uma parbola oriental cheia de ingenuidade e frescura.

Os acrscimos vizinhos

Para isso, valeu-se de antigos relatos recolhidos entre os povos vizinhos. Com e feito, as antigas civilizaes assria, babilnica e egpcia tinham composto as suas prpria s narraes sobre a origem do cosmos, que hoje podemos conhecer graas s escavaes arqueol icas realizadas no Mdio Oriente. E surpreendente a semelhana entre estes relatos e o da Bblia.

Todos dependem de uma concepo cosmognica de um universo formado por trs planos sobre postos: os cus com as guas superiores; a terra com o homem e os animais; e o mar c om os peixes e as profundidades da terra.

O yahvista recolheu estas tradies populares e concepes cientficas do seu tempo, e uti lizou-as para inserir uma mensagem religiosa, que era o nico que lhe interessava.

A grande decepo

Quatro sculos depois de ter sido composto este relato, uma catstrofe veio alterar a vida e a f do povo judeu. Decorria o ano 587 a.C., e o exrcito babilnico s ordens de Nabucodonosor, que estava em guerra com Israel, tomou Jerusalm e levou o povo para o cativeiro.

E l na Babilnia aconteceu a grande surpresa. Os primeiros cativos a chegar quela ca pital depararam-se com uma cidade esplendorosa, com enormes edifcios, magnficos pa lcios, torres de vrios andares, aquedutos grandiosos, jardins suspensos, fortificaes , e luxuosos templos.

Eles, que se sentiam orgulhosos por serem a nao abenoada e engrandecida por Yahv na Judeia, no tinham conseguido ser mais que um modesto povo de escassos recursos, e m comparao com a Babilnia.

O templo de Jerusalm, edificado com todo o luxo pelo grande rei Salomo, e glria de Yahv que o tinha escolhido para sua morada, no constitua seno um plido reflexo do imp ressionante complexo cultual do deus Marduk, da deusa Sin e do seu consorte Ning al.

Jerusalm, um orgulho nacional por quem todo o israelita suspirava, era uma cidade apenas considervel em comparao com a Babilnia e as suas muralhas; e seu rei, ungido de Yahv, nada podia fazer diante do poderoso monarca Nabucodonosor, brao direito do deus Marduk.

Para salvar a f

A situao no podia ser mais decepcionante. Os babilnios tinham atingido um desenvolvi mento muito maior. De que lhes serviu aos israelitas, terem rezado tanto a Yahv d urante sculos e abandonarem-se confiadamente nele, se o deus da Babilnia dava mais poder, esplendor e riqueza aos seus devotos?

Aquela catstrofe, pois, representou para os hebreus uma grande desiluso. Pareceu o fim de toda a esperana num Messias, e a nulidade das promessas de Deus em preser var Israel e transform-lo no povo mais poderoso da terra.

Ser que o Deus dos hebreus no era mais dbil do que o deus dos babilnios? No seria j te mpo de adoptar a crena num deus superior a Yahv, que protegesse os seus sbditos com maior eficcia e lhes outorgasse melhores favores do que os magros benefcios obtid os nas suas preces ao Deus de Israel?

Desmoronaram-se, ento, as iluses no Deus que parecia no ter podido cumprir as suas promessas; e o povo em crise comeou a passar em massa para a nova religio dos conq uistadores, na esperana de que um deus com tal envergadura melhorasse a sua sorte e o seu futuro.

Acreditar, em terra estrangeira

Perante esta situao vivida pelo povo judeu prostrado durante o cativeiro babilnico, um grupo de sacerdotes, tambm cativo, comea a tomar conscincia do abatimento das p essoas, e reage: preciso voltar a catequizar o povo!

A religio babilnica que estava a deslumbrar os hebreus era dualista, ou seja, admi tia dois deuses na origem do mundo: um bom, encarregado de gerar tudo o que o ho mem via como belo e positivo na criao; e outro mau, criador do mal e responsvel pel as imperfeies e desgraas deste mundo e do homem.

Alm disso, ali na Mesopotmia pululavam as divindades menores a que se dava culto: o sol, a lua, as estrelas, o mar, a terra.

Israel no exlio comeou tambm a perder progressivamente as suas prticas religiosas, e specialmente o descanso no dia de sbado, uma caracterstica me-mria da sua libertao po r Yahv, do Egipto.

Nasce um captulo

Aqueles sacerdotes compreenderam que o velho relato da criao em Gn 2, que as pesso as to bem conheciam, tinha perdido a sua fora. Era necessrio escrever um novo, onde se pudesse apresentar uma ideia vigorosa do Deus de Israel, poderoso, que derra masse supremacia, excelso entre as suas criaturas. Assim comea a gestao de Gn 1.

Por isso, a primeira coisa que chama a ateno neste novo relato a minuciosa descrio d a criao de cada ser do universo (plantas, animais, guas, terra, astros do cu), para deixar claro que nenhum deles era deus, mas todos simples criaturas, subordinada s ao servio do homem (v.17-18).

Contra a ideia de um deus bom e outro mau no cosmos, os sacerdotes repetem const antemente, de um modo quase obsessivo, medida que vai surgindo cada obra criada: E Deus viu que isto era bom, ou seja, no existe nenhum deus mau criador no univers o. E ao criar o ser humano, dizem que muito bom (v.31), para no deixar assim nenhum espao dentro do homem que fosse jurisdio de uma divindade do mal.

Finalmente, o Deus que trabalha seis dias e descansa no stimo, s queria ser exempl o para voltar a propor aos hebreus a observncia do sbado.

Um Deus actualizado

Deste modo, a nova descrio da criao feita pelos sacerdotes era um renovado acto de f em Yahv, o Deus de Israel. Da a necessidade de o apresentar solene e trascendente, to distante das criaturas, que j no precisava de modelar de barro, pois bastava a sua palavra omnipotente para cri-las distncia.

Cem anos mais tarde, por volta de 400 a.C., um ltimo redactor decidiu compor num livro toda a histria de Israel desde o princpio, recompilando velhas tradies. E enco ntrou-se com os dois relatos da criao. Resolveu ento conservar os dois. Mas manifes tou a sua preferncia por Gn 1, o dos sacerdotes, mais despojado de antropomorfism os, mais respeitoso, e colocou-o como prtico de toda a Bblia. Porm, no quis suprimir o antigo relato do yahvista, e colocou-o a seguir, apesar das aparentes incoernc ias, manifestando assim que, para ele, Gn 1 e Gn 2 relatavam de forma diferente a mesma verdade revelada to rica, que um s relato no bastava para exprimi-la.

Dois so poucos

Num recente inqurito nos Estados Unidos, constatou-se que 44% dos habitantes cont inua a acreditar que a criao do mundo sucedeu tal qual como diz a Bblia. E muitos, agarrando-se aos pormenores destas narraes, escandalizam-se perante as novas teori as sobre a origem do universo, o aparecimento do homem e o evolucionismo.

Mas o redactor final do Gnesis ensina algo importante. Reunindo os dois textos nu m s relato, mesmo conhecendo o seu carcter antagnico, mostrou que, para ele, este a specto cientfico era apenas um acessrio, uma forma de expresso.

Ser que o redactor bblico se perturbaria ao ver que hoje substitumos esses esquemas pelo modelo, muito mais provvel, do Big Bang e da formao evolutiva do homem? Claro que no.

A prpria Bblia, por esta justaposio pacfica de diferentes modelos cosmognicos, indicou a sua relatividade. Os pormenores cientficos no fazem parte da mensagem bblica. So ap enas um meio sem o qual essa mensagem no poderia ser anunciada.

O mundo no foi criado duas vezes. S uma. Porm, embora o relatssemos em cem captulos d iferentes, no conseguiramos desvendar o mistrio ntimo desta obra amorosa de Deus.

Anda mungkin juga menyukai