Anda di halaman 1dari 34

SANGUE E GRUPOS SANGUNEOS

SISTEMAS ABO, RH,TRANSFUSES E ERITROBLASTOSE FETAL


Professora MSc Cntia Daudt

SANGUE
um tecido vivo formado por parte lquida(plasma), com gua, sais,vitaminas etc; misturadas s hemcias, leuccitos e plaquetas. Em um adulto circulam em mdia 5 litros de sangue.

SANGUE

Plasma Lquido amarelo claro que representa 55% do do sangue, constitudo por 90% de gua, onde se encontra dissolvidas protenas, acares, gorduras e sais, onde circulam os elementos nutritivos necessrios vida das clulas.

SANGUE
Plaquetas So fragmentos de clulas que atuam coagulao e obstruo de leses ocorridas nos vasos sangneos, que dariam origem a hemorragias. Leuccitos: So glbulos brancos, ligados a defesa do organismo contra a bactrias e elementos estranhos a ele.

HEMCIAS ou ERITRCITOS
So glbulos vermelhos do sangue,com hemoglobina, seu papel transportar o oxignio dos pulmes para as clulas e eliminar o gs carbnico para os pulmes.

FUNES DO SANGUE
transporta: a) oxignio molecular dos pulmes para os tecidos e dixido de carbono no sentido inverso; b) gua e alimentos obtidos do processo digestivo; c) alimentos armazenados de um rgo ou tecido para outro, por exemplo, a glicose guardada sob forma de glicognio; d) resduos metablicos, excesso de gua ou ons minerais para os rgos excretores; e) hormnios das glndulas onde so produzidos para os tecidos com as clulas-alvo de sua ao; f) anticorpos para a defesa do organismo e imunizao. O sangue controla o pH dos tecidos, participando da homeostase, dentro de limites estreitos, por tampes fosfato e bicarbonato. O sangue ligeiramente alcalino [pH = 7,4].

ORIGEM DO SANGUE
O sangue produzido na medula ssea dos ossos chatos (vrtebras, costelas, quadris, crnio e externo); nas crianas, tambm os ossos longos, como o fmur.

GRUPOS SANGUNEOS ABO

H vrios grupos sanguneos herdados independentemente entre si ( ABO, Rh, MNS, Kell, Lewis, etc). O sistema ABO o de maior importncia na prtica transfusional por ser o mais antignico, ou seja, por ter maior capacidade de provocar a produo de anticorpos, seguido pelo sistema Rh.

Histrico Sistema ABO

Sistema proposto, em 1902, pelo mdico austraco Karl Landsteiner, classificando o grupo sanguneo segundo a polialelia do sistema

ABO, considerando a relao entre


os pares dos alelos: IA, IB e i, em quatro grupos: grupo A, grupo B, grupo AB e grupo O (ZERO).

Histrico Sistema ABO

Landsteiner concluiu que a incompatibilidade de grupos sanguneos deve-se a uma reao imunolgica entre as substncias dissolvidas no plasma sanguneo e as substncias presentes nas hemceas.

Ele chamou as substncias aglutinadoras do plasma de aglutininas e as substncias aglutingenas das hemceas de aglutinognios

Sistema ABO
Hoje sabe-se que as aglutininas so anticorpos capazes de reagir com polissacradeos de membrana de hemcias, os aglutinognios

GENTICA DO SISTEMA ABO

GENTICA DO SISTEMA ABO


Os 4 fentipos do sistema sanguneo ABO (A, B, AB e O) so denominados por um gene de alelos mltiplos

Os trs alelos desse gene so denominados IA, IB e i.

GENTICA DO SISTEMA ABO

O alelo IA determina a formao da glicoprotena "A (aglutinognio A) na membrana das hemcias O alelo IB determina a formao da glicoprotena "B (aglutinognio B) na membrana das hemcias O alelo i no determina apresena de nenhum desses dois aglutinognios, ou seja, h a ausncia destas glicoprotenas na hemcia.

GENTICA DO SISTEMA ABO

GRUPOS SANGUNEOS ABO

Sistema ABO

Indivduos do grupo 0 sem Ag e com Ac anti-A e anti-B

Indivduos do grupo A Ag A e com Ac anti-B


Indivduos do grupo B Ag B e co Ac anti-A

Indivduos do grupo AB Ag A e B e sem Ac

ORIGEM DOS ANTICORPOS

A aglutinina anti-A ocorre naturalmente no sangue de pessoas que no possuem aglutinognio A (Ag A) em suas hemcias
Idem com aglutinina anti-B

Porque pessoas com glicoprotenas (Ag) A/B ou AB no possuem seus Ac? Porque pessoas sem Ag, sangue O os possuem?

TIPAGEM SANGUNEA ABO

TIPAGEM SANGUINEA

FATOR RH

1940

Sangue dos macacos em cobaias anticorpos. Sangue das cobaias com Ac antiRh e que poderia aglutinar as hemcias do macaco Rhesus. As concluses da obtidas levariam a descoberta de um antgeno de membrana que foi denominado Rh (Rhesus), que, estimulavam a produo de antiRh.

Por volta de 1940, Landsteiner e Wiener , injetando sangue desse macaco em cobaias, verificaram que elas produziam anticorpos a algum antgeno do sangue do macaco.

FATOR RH

um antgeno encontrado tambm na membrana plasmtica das hemcias de indivduos RH positivos. Falamos em Rh negativo quando este fator antignico est ausente, sendo estas pessoas capazes de responder com a produo de anticorpos anti -Rh (anti-d), quando entram em contato com o antgeno (atravs da placenta ou transfuso incompatvel) .

FATOR RH

Os grupos sanguneos do sistema Rh so condicionados por dois alelos (R e r), com dominncia completa Pessoas portadoras de pelo menos um alelo dominante, com gentipos RR ou Rr, apresentar o fator Rh em suas hemcias e ter fentipo Rh positivo (presena da protena) Gentipos homozigotos recessivos (gentipo rr) no possuem o fator Rh apresentando fentipo RH negativo

FATOR RH

Protenas existentes nas hemcias de vrios animais podem se assemelhar.


Isto um indcio de evoluo. Na espcie humana, por exemplo, temos vrios tipos de sistemas sanguneos e que podem ser observados em outras espcies principalmente de macacos superiores.

IMPORTANTE !
O antgeno RH uma protena presente na membrana dos glbulos vermelhos. Uma pessoa com fator Rh positivo no pode doar sangue a algum com Rh negativo. Ao ocorrer h produo de anticorpos anti-rh, denominado sensibilizao.

Sistema ABO

Da combinao entre o Sistema AB0 e do Fator Rh, podemos encontrar os chamados doadores universais (0 negativo) e receptores universais (AB positivo).

ERITROBLASTOSE FETAL
(DOENA HEMOLTICA DO RECM NASCIDO)

ERITROBLASTOSE FETAL
(DOENA HEMOLTICA DO RECM NASCIDO)

Anticorpos Anti-RH passam pela placenta destruindo hemcias/eritroblastos fetais.

Anda mungkin juga menyukai