Anda di halaman 1dari 7

MINERAIS E ROCHAS

MINERAIS
Definies
Minerais so elementos ou compostos qumicos com composio definida dentro de certos limites, cristalizados e formados naturalmente por meio de processos geolgicos inorgnicos.
Composio definida: o que torna o mineral nico. Cristalizados: os minerais so substncias slidas (no so lquidos nem gases). Formados naturalmente:uma substncia que deve ser encontrada na natureza. Os exemplares sintticos (produzidos em laboratrios industriais) no considerados minerais

Origem dos minerais


Sua origem bastante diversificada. H situaes em que permanecem inalterados. Mas os minerais tambm podem ser resultado de alteraes e transformaes de minerais pr-existentes. A cristalizao iniciado a partir da queda de temperatura de um lquido abaixo do seu ponto de congelamento. Por exemplo a gua, sob uma temperatura abaixo de 0C h a formao dos cristais de gelo (mineral). As mesma forma o magma. A cristalizao tambm pode ocorrer atravs da evaporao de um lquido que compe uma soluo.

Localizado na regio leste da Pennsula Arbica.

Composio qumica
Os minerais podem ser constitudos de um nicos elemento qumico. Por exemplo, diamante (tomos de carbono) e ouro (tomos de ouro) . Os minerais tambm podem ser constitudos por dois ou mais elementos qumicos. Por exemplo, quartzo (SiO2).

Propriedades dos minerais


Propriedades fsicas:
Brilho Cor Dureza Trao

Propriedades Fsicas - Brilho


O brilho apresentado pelo mineral a quantidade de luz refletida pela superfcie de um mineral. Os minerais que refletem mais de 75% da luz incidente exibem o chamado brilho metlico. J os que no atingem tal ndice, so minerais com brilho no metlico.

Brilho: a) no metlico minrio bauxita; b) metlico minrio galena Fonte: Teixeira et al (2000)

Propriedades Fsicas - Cor


A cor resultante de absoro seletiva da luz. A presena de elementos qumicos como ferro, cobre, nquel e cromo na composio qumica de um mineral proporcionam esta absoro seletiva. H minerais chamados de idiocromticos por apresentarem uma cor caracterstica, por exemplo enxofre colorao amarela. Os minerais alocromticos apresentam variao de cor. Por exemplo, turmalina e quartzo. Ressalta-se que a cor de um mineral nem sempre uma propriedade confivel para sua identificao.

Propriedades Fsicas - Trao


O trao caracterizado pela cor do p do mineral. Este obtido ao riscar uma placa ou fragmento de porcelana de cor branca com um mineral. No caso de minerais opacos (minerais que apresentam brilho metlico) ou minerais ferrosos apresentam frequentemente um trao de cor vermelha, marrom ou amarela. Quando trata-se de minerais translcidos ou transparentes, o trao deixado da cor branca. No caso de o mineral apresentar uma dureza superior a da placa. No se obtm o trao sobre a porcelana. Para determinar a cor de seu p ser necessria moagem deste mineral.

Propriedades Fsicas - Trao

Propriedades Fsicas - Dureza


Dureza a resistncia que o mineral apresenta ao ser riscado. Para a classificao da dureza do mineral, utiliza-se a escala de Mohs.
MOLE

SEMIDURO

DURO

Fonte: Teixeira et al (2000)

Calcita

Feldspato

Mica

Piroxnio
Fonte: PRESS, F. et al. (2006).

Turmalina

Quartzo

Pirita

Talco Hematita

Anda mungkin juga menyukai