Anda di halaman 1dari 20

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE/CLIENTE PORTADOR DE PROBLEMAS CARDIOVASCULARES

Faculdade So Lucas Jandra Cibele

O Sistema Cardiovascular (sistema circulatrio) formado pelo corao, vasos sanguneos e linfticos. Esta rede leva oxignio e nutrientes que mantm a vida para as clulas do corpo, remove as escrias metablicas e transporta hormnios de uma parte para outra do corpo.

REVISO ANATMICA E FISIOLOGIA

CORAO rgo oco, localizado no centro do trax, entre os pulmes(mediastino) e repousa sobre o diafragma. PESO- aproximadamente 300g(sofre influncia da idade, peso corporal, sexo, extenso do exerccio fsico e condicionamento e pela doena cardaca). O corao bombeia sangue para os tecidos (oxignio e outros nutrientes).

AO DE BOMBEAMENTO

CONTRAO SSTOLE RELAXAMENTO - DISTOLE

ANATOMIA DO CORAO

COMPOSTO POR TRS CAMADAS: - ENDOCRDIO camada interna; - MIOCRDIO camada mdia(fibras musculares ao de bombeamento); - EPICRDIO camada externa; - PERICRDIO saco fino e fibroso * Pericrdio Visceral (aderido ao epicrdio) * Pericrdio Parietal(sustentao do corao no mediastino). * Espao Pericrdico espao entre as duas camadas com cerca de 30ml de lquido que lubrifica e reduz o atrito.

COMPARTIMENTOS CARDACOS

CORAO DIREITO trio e ventrculo direito distribui sangue venoso para os pulmes por meio da artria pulmonar (circulao pulmonar); TRIO DIREITO recebe sangue: - Cava Superior cabea, pescoo e MMSS; -Cava Inferior tronco e MMII; - Seio Coronariano circulao coronria.

CORAO ESQUERDO trio e ventrculo esquerdo, distribui sangue para o restante do corpo atravs da aorta (circulao sistmica). TRIO ESQUERDO recebe sangue oxigenado da circulao pulmonar por meio das veias pulmonares.

VLVULAS CARDACAS
So compostas por finos folhetos de tecido fibroso e permitem o fluxo antergrado de sangue, evitando o fluxo retgrado. ATRIOVENTRICULARES Tricspide e Mitral ou Bicspide; SEMILUNARES Vlvula pulmonar(VD e AP) e Vlvula Artica (VE e AA).

ARTRIAS CORONRIAS

Direita fornece sangue para AD,parte do AE, para a maior parte do VD e para a parte inferior do VE. Esquerda se divide em artria descendente anterior e artria circunflexa, supre o AE,maior parte do VE e maior parte do septo interventricular.

VEIAS CARDACAS
Situam-se superficialmente s artrias; Removem o sangue no oxigenado do corao.

SISTEMA DE CONDUO
O sistema de conduo cardaco causa sua contrao, movendo sangue para todo o corpo. Para que isso ocorra o corao precisa de estimulao eltrica, bem como de resposta mecnica.

CARACTERSTICAS FISIOLGICAS DAS CLULAS ELTRICAS

AUTOMATICIDADE capacidade de gerar um impulso eltrico automaticamente; EXCITABILIDADE(contratilidade) capacidade de encurtar as fibras cardacas quando o corao recebe o impulso; CONDUTIVIDADE capacidade de transmitir um impulso eltrico de uma clula para outra.

EVENTOS MECNICOS

o processo conhecido como ciclo cardaco( sstole e distole) consiste em um perodo formado desde um batimento cardaco at o incio do outro.

DBITO CARDACO
a quantidade de sangue que o corao bombeia em um minuto; O DC computado ao se multiplicar o volume sistlico pela FC. Volume cardaco quantidade de sangue ejetada por batimento cardaco (mdia de 70ml).

VOLUME SISTLICO

Depende de trs fatores principais: * Pr-carga estiramento das fibras musculares nos ventrculos (assoprando o balo); * Contratilidade- a capacidade inerente de o miocrdio se contrair normalmente (estiramento do balo); * Ps-carga- a presso que os msculos ventriculares precisam gerar para sobrepujar a presso mais alta na aorta para que o sangue saia do corao( o n que fecha o balo, contra o qual o ar precisa lutar para sair).

Anda mungkin juga menyukai