Anda di halaman 1dari 19

Preparao para o Exame de Portugus B

(Ano lectivo: 2004/2005)

Matria:

. A Poesia Realista:

- Cesrio Verde (o poeta do olhar) - Fernando Pessoa Ortnimo - Fernando Pessoa Heternimos: - Alberto Caeiro - Ricardo Reis - lvaro de Campos - Fernando Pessoa Mensagem - Miguel Torga - Sophia de Mello Breyner Andresen - Lus de Sttau Monteiro: - Felizmente h Luar - Verglio Ferreira: - Apario

. O Primeiro Modernismo:

. Poesia Contempornea:

. Teatro Contemporneo:

. Narrativa Contempornea:

POESIA REALISTA: - Cesrio Verde Realismo Cesrio Verde Final sculo XIX / Incio sculo XX Cesrio Verde: - Poeta do deambulismo - O seu olhar deambula e ele faz poemas de acordo com aquilo que v, aquilo que real. - REALISMO Poetiza o real: - Traz para a poesia a realidade exterior a ele: . Sentimento dum Ocidental, . Num Bairro Moderno; poemas que caracterizam melhor a sua poesia, onde se conhece melhor a poesia de Cesrio Verde. ___,___ - Com a sua poesia e com a descrio do real, aproveita para denunciar aquilo que considera mau, na sociedade. ___,___

- Cidade =/= Campo - Dicotomia central da sua poesia. - a partir daqui que desenvolve todos os seus poemas - Cidade em contraste com o campo, em que se nota um elogio pelo campo e um desprezo pela cidade. Cidade Babel, Babilnia. O campo o lugar saudvel, onde h liberdade e possvel o amor. A cidade o contrrio Cidade: - Vivncia do concreto e do quotidiano - Espao de modernidade Cesrio Verde anuncia a modernidade: Revoluo Industrial (mundo do homem moderno), mquinas, etc. - Campo =/= cidade - Contrastes sociais - Tdio, angstia (mundo do homem moderno) ___,___ Temas: - Contextualizao da sua obra: - Contextos histricos, socioeconmico e artstico; - Poetizao do real (objectividade/subjectividade Cesrio v uma realidade e relata-a tal como a v, segundo a sua perspectiva; - O quotidiano na poesia; - Apreenso impressionista do real; - Relacionamento esttico com a imagtica feminina; - Binmio cidade campo (dialctica das experincias campestres); - A subjectividade do tempo e a morte; - Questo social: - Realismo de inteno basicamente naturalista; - Inovao da arte potica: - Modelo de naturalidade e de sereno realismo isolado; - Prosasmo realista e visionarismo impressionista ___,___ - A recepo dos poemas de Cesrio Verde publicados na imprensa, foi pssima. Os leitores, habituados ao sentimentalismo romntico detestavam aqueles versos que traziam para a poesia a realidade quotidiana da cidade e do campo, atravs de uma linguagem que lhes parecia pouco potica, demasiado prosaica. Foram necessrias algumas dcadas para o talento, a originalidade e a modernice dos seus poemas fossem reconhecidos.

Descrio da poca e da cidade - Contraste entre ricos e pobres.

- Apesar de terem sido introduzidas algumas inovaes, como candeeiros a gs (contraste: Ruas malcheirosas), havia uma incapacidade de resposta da cidade a tanta populao, provocada pelo xodo rural, que provocou problemas de ordem sanitria, econmica, financeira, que revelam a misria social. - A ideia de que o estado tinha de intervir para proteger os mais fracos, foi-se espalhando. Cesrio Verde, reparte a sua existncia entre a cidade, onde o pai trabalhava na loja de ferragens, e o campo (Linda-a-Pastora), onde a famlia possua uma quinta fundamentam os temas do quotidiano, da Realidade (temas banais) abordados nos seus poemas.

Poetizao do real (objectividade/subjectividade); quotidiano na poesia; apreenso impressionista do real - enorme interesse pelo real, cujas impresses das formas naturais tenta captar. - Prximo do Realismo e do Naturalismo h um reviver constante de imagens sensveis que permitem reconstruir a realidade. - sensvel a todas as agitaes da cidade e atrado pelo campo, o poeta tem uma preocupao em traduzir o real quotidiano com as suas emoes, pois ao deambular pela cidade, tem a capacidade de visionar situaes do dia-a-dia, pela sua ateno permanente ao que o rodeia. - Cesrio procura representar a impresso que o real deixa em si prprio - desvio do Realismo a favor de uma apreenso impressionista do real. Concluindo, Cesrio realiza a sua poesia com base naquilo que o seu olhar capta, enquanto deambula poeta do deambulismo. Relacionamento esttico com a imagtica feminina - atravs do binmio Cidade Campo faz a relao entre a mulher da cidade e a mulher do campo. - cidade: surge a mulher fatal, servindo para retratar os valores decadentes e a violncia social, que, segundo Hlder Macedo, conduzir a um erotismo da humilhao. Contudo, a mulher fatal surge na poesia de Cesrio como algo que desperta o desejo e o arrasta para a morte, sendo o poeta levado pelo poder da seduo. Mas se, por um lado, o corpo da mulher irradia uma luz que o torna cada vez mais ntido e sensual, por outro lado, h um pressentimento de fatalidade que lentamente o transforma em smbolo da morte. - campo: imagem de uma mulher anglica e de vida. Erotismo cheio de pureza, associado a uma paisagem campestre e simplicidade. (como em Setentrional)

Inovao da arte potica: modelo de naturalidade e de sereno realismo visual

- Cesrio procura retirar diversas impresses visuais e outras da realidade para sobrepor imagens que acabem por traduzir a viso do que o rodeia. - poeta canta as coisas simples que observa a todo o instante. - para que as suas descries fossem o mais exactas possvel, preocupou-se muito com o narrador que era o mais realista possvel e em escolher palavras que reflectissem bem a realidade. - parnasianismo - Cesrio mostra-se sempre preocupado com a perfeio, com o rigor formal, com a regularidade mtrica, estrfica e rimtica. - nvel morfossintctico - recorre expressividade verbal, adjectivao abundante, rica e expressiva, por vezes em hiplage, preciso vocabular, ao colorido da linguagem; e tem uma tendncia para frases curtas e acumulativas. Assim, podemos concluir que Cesrio o poeta da inovao, do concreto e do quotidiano. Binmio Cidade Campo - oposio cidade/ campo percorre toda a poesia cesariana - constitui uma espcie de eixo estruturante, de onde irradiam as outras temticas. - um dos temas fundamentais da poesia de Cesrio - poeta revela-nos o seu amor ao rstico e natural (campo), por oposio a um certo repdio da perversidade e dos pseudovalores urbanos e industriais (cidade).

MODERNISMO - Fernando Pessoa Modernismo mudana radical da dcada de 80 do sculo XIX at Guerra Mundial. Vanguardismo = Modernismo - Engloba os ismos: . Cubismo . Interseccionismo . Sensacionismo . Futurismo . etc Novas filosofias Novas ideias Portugal virou-se do avesso Surge uma Nova Concepo de poesia e de poetas - o poeta s poeta se tiver capacidade de ser mais alto Ser poeta ser mais alto. Ou seja, se tiver a capacidade de fazer passagem de um mundo sensvel para um mundo inteligvel.

O poeta um fingidor O poeta um Fingidor. Finge to completamente, Que finge que dor A dor que deveras sente. - Tese: ideia base da poesia de Fernando Pessoa (poesia desta poca) Poeta: - Teoria do fingimento: . Sinceridade / Fingimento - O Poeta um Fingidor. Finge to completamente, que finge que dor a dor que deveras sente - O Fingimento passa a ser Realidade - Capacidade de passar do mundo sensvel para o mundo inteligvel - Dialctica Sentir / Pensar: . Sentir / Pensar sente com o corao, mas pensa com a razo - Conscincia / Inconscincia Fernando Pessoa plural - Fernando Pessoa Plural: . Ortnimo . Heternimo: Alberto Caeiro Ricardo Reis lvaro de Campos - Cria dentro dele vrias personalidades. Vrias maneiras que encontra de estar no mundo. - S plural, como o Universo necessidade do homem saber estar no mundo. Fernando Pessoa - Poeta influenciado pelo Saudosismo Saudosista (Saudosismo movimento literrio que atribui saudade, a principal caracterstica a alma nacional e o princpio fundamental da Renascena Portuguesa) - Poeta de continuidade A continuar aquilo que vem do passado . D origem ao Neo-Garretismo . Nacionalismo (abriu as portas ao Modernismo: novos valores, novos conceitos, novas ideias) Para alm disto, Temos um Fernando Pessoa virado para o Modernismo e para o Futurismo (Futuristas apostam no futuro, por oposio aos Saudosistas, pois esses vivem de recordaes do passado).

Fernando Pessoa no um poeta do eu singular, mas sim de um eu plural. Ele outra-se Outrar-se; capacidade de ser outro. Fernando Pessoa - Ortnimo Por tpicos: Caractersticas literrioestilsticas de Fernando Pessoa Ortnimo: - H uma personalidade potica activa que mantm o nome de Fernando Pessoa e, por isso, se designa de Ortnimo. - Na poesia do Ortnimo coexistem duas vertentes: a tradicional e a modernista. Algumas das suas composies seguem na continuidade do lirismo tradicional: sensibilidade, suavidade, linguagem simples, ritmo melodioso, com marcas do Saudosismo; outras iniciam o processo de ruptura: experincias modernistas do Simbolismo, do Paulismo e do Interseccionismo e nos heternimos. Tenso sinceridade/fingimento, conscincia/inconscincia, sentir/pensar: - A poesia do Ortnimo revela a despersonalizao do poeta fingidor que inventa, fala, elabora conceitos e que se identifica com a prpria criao potica. O poeta recorre ironia para pr tudo em causa, inclusive a prpria sinceridade que, com o fingimento, possibilita a construo da arte. - Pessoa procura, atravs da fragmentao do eu, a elaborao esttica, conciliando a oposio razo/sentimento. - Recorrendo ao Interseccionismo tenta encontrar a unidade entre a experincia sensvel e a inteligncia, entre as dialcticas sinceridade/fingimento, conscincia/inconscincia, sentir/pensar - O interaccionismo, que surge como uma evoluo do Paulismo, apresenta-nos o entrecruzamento de planos: interseco de sensaes ou percepes, de realidades fsicas ou psquicas, de realidades interiores e exteriores, de sonhos e das paisagens reais, do espiritual e do material, de tempos e de espaos, da horizontalidade com a verticalidade. Da a intelectualizao do sentimento para exprimir a arte, que fundamenta a teoria do fingimento (est bem patente neste movimento de oposies e que leva Pessoa a afirmar que fingir conhecer se) -Artisticamente, considera que a mentira simplesmente a linguagem ideal da alma, pois, assim como nos servimos de palavras, que so sons articulados de uma maneira absurda, para em linguagem real traduzir os ntimos e subtis movimentos da emoo e do pensamento (que as palavras forosamente no podero nunca traduzir), assim nos servimos da mentira e da fico para nos entendermos uns aos outros, o que, com a verdade prpria e intransmissvel, se nunca poderia fazer - No interaccionismo encontramos o processo de realizar o Sensacionismo, na medida em que a interseco de sensaes est em causa e por elas se faz a interseco da sensao e do pensamento. E, neste jogo dialctico, o sujeito potico revela-se duplo, fragmentado, na busca de sensaes que lhe permitam a felicidade pura ansiada, mas inacessvel levando-o frustrao que a conscincia de si implica. O tempo e a desagregao: o Regresso Infncia:

- Do mundo perdido e fantstico da infncia, Pessoa sente a nostalgia. Ele que foi criana contente de nada e que em adolescente aspirou a tudo, experimenta agora a desagregao do tempo e de tudo. Um profundo desencanto e a angstia apanham o sentido da brevidade da vida e da passagem dos dias. Busca mltiplas emoes e abraa sonhos impossveis, mas acaba sem alegria nem aspirao. Tenta manter vivo o enigma e a viso do que f oi, restando-lhe o cansao, o tdio, a inquietao, a solido e a ansiedade. (ex.: Quando as crianas brincam) As Temticas: - A interseco entre o sonho de um tempo em que o poeta diz ter sido feliz e a realidade (ex.: Chuva Oblqua) - A angstia existencial e a nostalgia de um tempo perdido (do Eu, de um bem perdido, das imagens da infncia) - A distncia entre o idealizado e o realizado e a consequente frustrao (Tudo o que fao ou medito) - A mscara e o fingimento como a elaborao mental dos conceitos que exprimem as emoes ou o que quer comunicar (ex.: Autopsicografia) - A intelectualizao das emoes e dos sentimentos para a elaborao da arte - O ocultismo como fonte de explicao da realidade e o hermetismo (ex.: Eros e Psique) - Traduo dos sentimentos na linguagem do leitor, pois o que se sente incomunicvel. Linguagem e estilo: - Linguagem simples, espontnea, mas sbria, simblica e esotrica - Recorrncia frequente a adjectivos, comparaes, metforas e imagens para traduzir - Constataes ou reflexes, aliteraes, onomatopeias, utilizao da rima - Preferncia pela mtrica curta, tradicional redondilha Modernismo: - Crescimento populacional e econmico - Politicamente: batalha da diplomacia portuguesa: batalha da diplomacia portuguesa (tratado do Mapa Cor de Rosa) - O Ultimato (Ingls quanto aos territrios de frica) teve em Portugal uma repercusso dolorosa e profunda, traumatizou o pas e a Monarquia foi responsabilizada pelas cedncias. - As consequncias polticas que o regicdio de D. Carlos teve: a implantao da Repblica. (mas a primeira Repblica estava minada por contradies internas, que levariam a um perodo de agitao permanente e de esterilidade). - A Primeira Guerra Mundial resultou de uma profunda instabilidade de equilbrio europeu. O Mundo por uma depresso geral e as economias desorganizaram-se. Portugal entrou na guerra ao lado da Inglaterra e da Frana. Fernando Pessoa manifestou-se contra a entrada de Portugal. - Comea a ditadura militar (1926-1933) - Contexto Cultural: - Movimento artstico Cubismo A Literatura

- Simbolismo como reaco contra o realismo, Positivismo e Naturalismo. - Saudosismo movimento literrio que atribui saudade, a principal caracterstica da alma nacional e o princpio fundamental da Renascena Portuguesa (sociedade Portuense). A Nova Poesia Portuguesa - A actual corrente literria portuguesa absolutamente nacional, mas nacional com ideias especiais, modos de expresso especiais e distintos de um movimento literrio completamente portugus - Contm individualidades de vincado valor - H tambm um outro facto que se impe que o facto de este movimento literrio acontecer num momento de crise nacional - Esta corrente vai ainda no princpio e ter a consequncia de uma grande corrente literria, pois prepara-se um perodo ureo de criao literria - A corrente literria precede sempre a corrente social - Ele chega a trs concluses finais: - Portugal prepara-se para um ressurgimento assombroso, um perodo de criao literria e social como poucos mundos tm tido. Ser maximamente criador. - Tendo o movimento literrio portugus nascido come acompanhado o movimento republicano, dentro do republicanismo que est e ser, o glorioso futuro, deduzido. - No entanto, no o actual republicanismo (desnacionalizado, idiota e corrupto) que ser glorioso. - A esttica da Nova Poesia Portuguesa - A nova poesia ter trs elementos: - O Vago, o Subtil, o Complexo So vagas, subtis e complexas as expresses caractersticas do seu verso, e a sua ideao , portanto, do mesmo triplo carcter - Ideao vaga coisa que escusado definir de exaustivamente explicante que de por si o mero adjectivo; urge, ainda assim, que se observe que a ideao vaga no implica necessariamente ideao confusa. Implica simplesmente ideao confusa que tem que vago ou indefinido por constante objecto e assunto. Quanto menos nitidamente o trate ou exprima mais classificvel de vaga se tornar. (o vago no confuso; o vago o objecto ou o assunto da ideao) - Ideao subtil traduzir uma sensao simples por uma expresso que a torna vivida, minuciosa, detalhada, sem contudo lhe acrescentar elemento que se no encontre na directa sensao inicial. (o vago traduz uma sensao simples por uma expresso que a intensifica, sem lhe acrescentar elemento que se no encontre na sensao inicial) H simplesmente um desdobrar, comum em leque, de uma sensao crepuscular, que cada termo maravilhosamente intensifica, mas no alarga. - Ideao complexa traduzir uma impresso ou sensao simples por uma expresso que a complica acrescentando-lhe um elemento explicativo, que lhe d um novo sentido. A expresso subtil intensifica, torna mais ntido: a ideao subtil envolve ou uma directa emocionalizao de uma ideia, ou uma emocionalizao de uma emoo: desta heterogeneidade que a complexidade lhe vem. (o complexo traduz uma sensao simples por ma complexa maior; a ideao visa encontrar em tudo um alm)

Fernando Pessoa Heternimo - A pequena humanidade do poeta como um palco onde desfilam pelo menos quatro personagens diferentes: Alberto Caeiro, Ricardo Reis, lvaro de Campos e o prprio Fernando Pessoa. - No h que buscar em quaisquer deles (Caeiro, Ricardo Reis e lvaro de Campos) ideias ou sentimentos meus, pois muitos deles exprimem ideias que no aceito, sentimentos que no tive - SER MLTIPLO SEM DEIXAR DE SER UM - Fernando Pessoa. Heteronmia: Alberto Caeiro: - Mestre dos outros - Paganista existencial - Poeta da Natureza e da simplicidade - Interpreta o mundo atravs dos sentidos - Interessa-lhe a realidade imediata e o real objectivo que as sensaes lhe oferecem - Nega a utilidade do pensamento; anti-metafsico O heternimo pessoano Alberto Caeiro o poeta da simplicidade completa e da clareza total, que representa a reconstruo integral do paganismo, descrevendo o mundo sem pensar nele. Alberto Caeiro prope-se no passar do realismo sensorial, considerando que a sensao a nica realidade para ns. Encarna a essncia do sensacionismo, que surge para ele como um programa, cujos princpios bsicos so: - Todo o objecto uma sensao nossa; -Toda a arte a converso de uma sensao em objecto; - Portanto, toda a arte a converso de uma sensao numa outra sensao. Na obra Pessoana, Caeiro procura vivenciar o mundo nesta multiplicidade de sensaes. Considera que preciso aprender a no pensar, libertando-se de tudo o que possa perturbar a apreenso objectiva e limpa da realidade concreta, tendo de fazer, como diz, uma aprendizagem de desaprender. O puro sentir, nomeadamente atravs da viso, constitui a verdadeira vida para Alberto Caeiro, que sada o breve e o transitrio, pois na Natureza tudo muda. Aprecia as coisas tal como so e procura a sua fruio despreocupada. Linguagem e estilo: - Ausncia de preocupao estilsticas - Versilibrismo, indisciplina formal e ritmo lento mas espontneo; - Proximidade da linguagem do falar quotidiano, coloquial, fluente, simples e natural; - Vocabulrio simples e familiar, em frases predominantemente coordenadas; repeties de expresses longas, uso de paralelismo de construo, de simetrias, de comparaes simples; - Nmero reduzido de vocbulos (dando uma impresso de pobreza lexical, de acordo com a sua sabedoria no livresca) e de classes de palavras: pouca adjectivao, predomnio de substantivos concretos, uso de verbos no presente do indicativo (aces ocasionais) ou no gerndio (sugerindo simultaneidade e arrastamento)

Ricardo Reis: - Epicurismo: Carpe Diem e disciplina Estica - Indiferena Cptica; ataraxia - Semipaganismo; classicismo - Vive o drama da fugacidade da vida e da fatalidade da morte O heternimo pessoano Ricardo Reis m poeta contemplativo que procura a serenidade, livre de afectos e de tudo o que possa perturbar o seu esprito. , tambm, um estico, apesar de, aparentemente, resignado. H, no seu pensamento, uma tenso, uma atitude de luta contra o que lhe tire o sossego. uma atitude vital na busca do entendimento, da felicidade e da liberdade a que tende o homem, obrigado a viver num meio social adverso. Aceita o destino com naturalidade, considerando que aos deuses, no sistema pago, se encontra o Fado, que tudo submete. Ricardo Reis procura alcanar a quietude e a perfeio dos deuses, desenhando um novo mundo sua medida, que se encontra por detrs das aparncias. Os deuses so uma metfora do mundo. Indiferentes, mas omnipresentes, confundem-se connosco sempre que os imitamos. No so mais do que homens mais perfeitos ou aperfeioados. S esta liberdade nos concedem/ Os deuses: submetermo-nos/ Ao seu domnio por vontade nossa. Pago por carcter, que resulta da acumulao de experincias e da sua formao helnica latina, h nos seus poemas, uma postura tica e um constante dilogo entre o passado e o presente, escrevendo odes inspiradas nas doutrinas epicuristas de Horcio. Epicurismo: prazer intelectual. Viver a vida sem grandes paixes, problemas, confuses O Epicurismo no deve procurar os prazeres violentos, e no deve fugir s sensaes dolorosas que no sejam extremas. O Homem deve procurar sobretudo a calma, a tranquilidade, abstendo-se do esforo e da actividade til. - um esforo lcido e disciplinado para obter uma calma qualquer. Epicurismo =/= Cristianismo. Brbaros = Cristos a proposta de vida Crist no Epicurista. No consiste na indiferena, assim como acontece com a filosofia epicurista. O Cristo esfora-se no dia-a-dia por fazer o bem, combatendo o mal, de modo a atingir a Felicidade. lvaro de Campos: - Decadentismo o tdio, o cansao e a necessidade de novas sensaes; - Futurismo e Sensacionismo exaltao da fora, da violncia, do excesso; apologista da civilizao industrial; intensidade e velocidade (a euforia desmedida) - Intimismo a depresso, o cansao e a melancolia perante a incapacidade das realizaes; as saudades da infncia. lvaro de Campos o mais moderno dos heternimos de Fernando Pessoa. Na carta a Casais Monteiro, sobre a gnese heteronmia, Fernando Pessoa descreve-o como engenheiro naval (por Glasgow), e afirma que escreve em seu nome quando sente um sbito impulso para escrever. Em Pginas ntimas e de Auto-interpretao, considera-o amoral, pois ama as sensaes fortes mais do que as fracas, e as sensaes fortes so, pelo menos, todas elas

egostas e ocasionalmente as sensaes de crueldade e luxria. Para Campos, sentir tudo e o seu desejo sentir tudo de todas as maneiras. O drama de lvaro de Campos concretiza-se num apelo dilacerante entre o amor do mundo e da humanidade. uma espcie de frustrao total feita de incapacidade de unificar em si pensamento e sentimento, mundo exterior e mundo interior. Revela como Pessoa a mesma inadaptao existncia e a mesma demisso da personalidade ntegra. Mas, pela sua violncia e fraqueza, pe mais a claro o que em Pessoa ficou discreto e implcito. Diz ele: se eu fosse mulher na mulher os fenmenos histricos rompem em ataques e coisas parecidas cada poema de lvaro de Campos (o mais histericamente histrico de mim) seria um alarme para a vizinhana. Mas sou homem - e nos homens a histeria assume principalmente aspectos mentais: assim tudo acaba em silncio e poesia. lvaro de Campos passa por trs fases: 1 fase decadentista 2 fase futurismo e sensacionista 3 fase intimista

Fernando Pessoa Mensagem Mensagem: Estrutura - estrutura tripartida, que traduz a evoluo do Imprio Portugus, desde a sua origem at morte, a que se seguir um renascimento. - 1 parte: Braso, corresponde ao nascimento, com referncias a mitos e figuras histrias, como Ulisses, D. Afonso Henriques, Infante e D. Sebastio, que conseguiram erguer Portugal atravs de grandes feitos. - 2 parte: parte intitulada de Mar Portugus e nessa que surge a realizao e a vida, com referncias ao sonho martimo e obra dos Descobrimentos, que exigiu grandes sacrifcios (So lgrimas de Portugal) e sofrimento (Tem que passar alm dor), cumprindo-se a misso martima (Cumpriu-se o Mar), porque Tudo vale a pena. - 3 parte: O Encoberto, apresenta a imagem de um Imprio moribundo, em que Portugal nevoeiro e est a entristecer e em que tudo disperso, nada inteiro, mas, ao mesmo tempo, mostra-nos a f de que a morte contenha em si o grmen da ressurreio capaz de erguer novamente Portugal. Obra Mitolgica - A Mensagem contm uma dimenso mtica muito forte - o mito sebastianista - 1 parte: Braso, o mito definido como o nada que tudo que sem existir nos bastou e D. Sebastio caracterizado com o trao da loucura que quis grandeza, ou seja, que o impulsionou para grandes feitos. - 2 parte: parte, Mar Portugus, que relata a realizao do sonho martimo das Descobertas, so bvias as referncias ao mito Sebastianista atravs das expresses a

chama, que a vida em ns criou, () no finda e A mo do vento pode ergu -la ainda que comprovam a nsia da chegada de um Salvador. - 3 parte: parte, O Encoberto, a imagem de um Imprio moribundo, que nevoeiro e onde tudo incerto e derradeiro faz geminar o desejo da chegada de um Salvador capaz de provocar a ressurreio do Imprio. Concluindo, a Mensagem atravessada pelo mito Sebastianista, que assenta na esperana da chegada de um Messias que vir inaugurar um Novo Imprio de dimenso Espiritual: O Quinto Imprio. Dimenso Simblica, pica, Lrica e Mtica - Dimenso pica parte de um ncleo de figuras histricas - Dimenso Lrica - e transfigura-as atravs de uma viso subjectiva e introspectiva - Dimenso Mtica - em figuras mticas (heris mticos) - Dimenso Simblica tripartio; smbolos unificadores da obra (braso, campo, castelos, quinas, coroa, timbre, grifo, mar, terra, padro, mostrengo, nau, ilha, noite, manh, nevoeiro); smbolos numerrios (poemas agrupados intencionalmente em blocos de 2, 7, 1, 3 e 12); smbolos hermticos (simbolismo templrio e rosa-cruciano) Dimenso Nacionalista o rosto com que fita Portugal; pe em relevo Portugal por oposio dos pases estrangeiros; rimas com as palavras Portugal, portugus

POESIA CONTEMPORNEA Miguel Torga Miguel Torga (12-08-1907, S. Martinho de Anta Sabrosa, Trs-os-Montes 1-01-1995, Coimbra), pseudnimo do mdico Adolfo Correia da Rocha, notabilizou-se como poeta, memorialista, ficcionista, ensasta, dramaturgo e autor de impresses de viagens, sendo, em 1960 e em 1978, o seu nome proposto para o Prmio Nobel da Literatura. A criao potica, a problemtica religiosa, o desespero humanista e a obsesso telrica so temas recorrentes em Miguel Torga: Criao potica: - O mais belo e o mais trgico ofcio; - Acto de descobrir, de sofrer e de caminhar no meio do desespero e da incerteza; - A religio do homem, a republica humana ao ultimatum divino crepuscular - Possibilidade de o homem descer ao mais fundo de si mesmo; - Dom inato que, em tenso e angstia, liberta e revela a ordem csmica; - A poesia a Eurcide que Orfeu (o poeta) tenta libertar da obscuridade. Problemtica religiosa: - Revolta da inocncia humana contra a divindade transcendente; - Negao de deus e obsesso da sua presena; - Ausncia de um Deus humano e imanente, que o perturba;

- Desassossego face ao absoluto, ao sagrado e ao divino; - Questionao da verdade de Deus para afirmar o Homem; - Necessidade de o Homem procurar a sua verdade na Terra. Desespero humanista: - Apego aos limites carnais, terrenos, e a revolta espontnea contra esses limites; - Sentimento de solido e experincia do sofrimento; - Esperana e desesperana como expresso de um conflito ntimo; - Conscincia da grandeza trgica da nossa condio; - Rebeldia contra os limites do homem e busca do caminho da esperana e da liberdade. Sentimento telrico: - Apologia de um sentido terreno, instintivo; - A Terra lugar concreto e natural do Homem; - Inspirao genesaca; - Mito de Anteu; - A terra generosa e d fora e esperana ao Homem. ___,___ Sophia de Mello Breyner Andresen Natureza como religio do real quatro elementos primordiais - A mais importante temtica da poesia de Sophia - a natureza e toda a relevncia que d aos quatro elementos primordiais: Terra, Ar, Fogo, gua (sendo a gua o mais importante, pois nela que Sophia encontra a pureza, a harmonia e a perfeio). - para a poetiza existe uma relao privilegiada com tudo o que envolve a natureza que a rodeia. - temtica constante na sua poesia. - Tambm apresentada como o espao primordial de encontro do Eu com a sua nudez e beleza plena, fugindo assim ao bulcio da cidade. - A sua criao potica parte do real e portanto os quatro elementos primordiais so sem qualquer dvida essenciais, pois neles que ela no s procura a beleza, como tenta reencontrar e comungar com a verdade das origens. - referncias a uma infncia ligada natureza e muito virada para o mar. O maior objectivo da poetiza no fazer uma mera descrio da natureza, mas sim transfigur-la e elev-la perfeio e plenitude mximas. Efectivamente, o amor que Sophia tem pela natureza bem visvel em muitos dos seus poemas. Procura da justia e da verdade (busca do tempo absoluto) - ideologia humanista e uma conscincia poltica e social muito fortes que surgem como voz de revolta e denncia das injustias cometidas neste tempo de medo e traio.

- capta o sofrimento do mundo, a hipocrisia cmplice, a covardia e a corrupo vividas nos anos 60, com Portugal sob o regime ditatorial - tempo dividido marcado pela impureza, pelo dio e pela escravido, que se ope ao tempo absoluto, transcendente do Bem, da justia e da verdade. - poesia apresenta-se como arma de acusao e denncia das pessoas sensveis e dos vendilhes do templo, opressores e hipcritas, e como voz de revolta apaixonada e comprometida, em linguagem directa e clara, contendo conotaes poltico-ideolgicas. Concluindo, a situao poltico-social portuguesa de represso (At o ar azul se tornou grades) leva Sophia a um empenhamento poltico que visa a denncia do tempo onde o sangue no tem rasto e a busca de valores como a liberdade e verdade, bem como o estabelecimento de uma aliana com a Natureza. Grcia - tempo de unidade - poesia de Sophia - referncia aos mitos gregos e Grcia como um tempo de unidade e harmonia. - aliana do homem com o mundo natural, o encontro da harmonia, do equilbrio, da justa medida, tem para Sophia como paradigma a arte grega e a verdade dos seus deuses. - atraco pela arte e nostalgia manifestada pela civilizao grega levam-na a recriar as imagens do mundo grego. - Grcia antiga - procura a justia e o humanismo. Na sua poesia o Eu potico busca a perfeio e a harmonia dum ser humano que saiba erguer-se a partir das suas limitaes e imperfeies. - temtica presente em poemas como o Crepsculo dos Deuses. Efectivamente, h nesta poesia uma narrao da conquista da luz e da totalidade, personificada na Grcia antiga, nos seus deuses e mitos.

TEATRO CONTEMPORNEO - Lus de Sttau Monteiro Felizmente H Luar Teatro Contemporneo: Teatro Tradicional =/= Teatro Contemporneo - Representar - teatro de distanciao - Mostrar / Apresentar Felizmente H Luar drama narrativa, dentro dos princpios do teatro pico, que faz a trgica apoteose do movimento liberal oitocentista, em Portugal (1817 sc. XIX) Felizmente H Luar 2 tempos: - 1817 (Tempo da Histria) - 1960 (Tempo em que foi escrita)

Pea: - publicada em 1961 - representada pela primeira vez em Paris em 1969 - representada em Portugal em 1978 (s foi representada aps a Revoluo do 25 de Abril de 1974, porque antes tinha sido censurada recuperou-se a Liberdade de Expresso) Objectivo do teatro de distanciao suscita o juzo critico, dando vontade de lutar contra aquilo que est mal (aos espectadores) - representa um acontecimento passado que denuncie um presente (neste caso o regime Salazarista e o Fascismo) Narrativa pica - narra acontecimentos que tm como objectivo mudar o Mundo. Apoteose tcnica realista; influncia de Brest Lus de Sttau Monteiro recorre a um exemplo da histria portuguesa para denunciar a ditadura, com a valncia, as perseguies e a opresso, dos anos 60 do sculo XX a poca da roduo da obra. Diviso da pea: (Actos, Cenas, Quadros) Actos: 2 1 ACTO: - Quadro dos populares - Poder Governantes - Os traidores 2 ACTO: - Povo - Foras da ordem - Novas personagens Dimenso pica - Felizmente h Luar! - drama narrativo, de carcter social, dentro dos princpios do teatro pico. - como drama narrativo, pressupe uma aco apresentada ao espectador e com possibilidade de ser vivida por ele, mas, sobretudo, procura a sua conivncia ou participao testemunhal. - carcter narrativo sinnimo de pico, ao contar determinados acontecimentos que devem ser interpretados, reflectidos e julgados pelo espectador, enquanto elemento duma sociedade.

Observando Felizmente H Luar!, verificamos que so estes os objectivos de Sttau Monteiro, que evoca situaes e personagens do passado, usando-as como pretexto para falar do presente. Partindo duma poca de opresso que aconteceu no inicio do sculo XIX, o autor quer que o espectador/ leitor associe poca em que vive e reflicta sobre aquilo que est mal e que medida devem ser tomadas para acabar com a opresso. Efeitos de luz e de som - a luz e o som so elementos que contribuem para o aumento da tenso dramtica na obra. - luz: recurso que se encontra ao servio de vrios objectivos cnicos, contribuindo, nomeadamente, para criar o efeito de distanciao entre a plateia e o palco. O efeito cnico da luz encontra-se tambm associado fogueira/ fogo e lua/ luar. - som: tem grande importncia. Tem uma funo de fazer com que o espectador sinta toda a tragicidade da situao. (p. ex.: o som dos tambores - demonstrao de perigo e opresso por parte do conselho de Regncia. Efectivamente, no h dvida que ambos elementos contribuem para o desenrolar de toda a trama, no no sentido do desenvolvimento da histria, mas no sentido de contriburem para a melhor compreenso por parte dos espectadores. Didasclias - obra constituda por didasclias ou indicaes cnicas, que contribuem de forma muito eficaz, no s para o desenvolvimento da obra como para o seu entendimento por parte dos espectadores/ leitores. - estabelece-se um jogo entre as falas das personagens e as didasclias. - existem dois tipos de indicaes cnicas: aquelas que aparecem inseridas no texto e que apresentam as movimentaes cnicas, os contrastes de luz e som; e as que aparecem margem do texto e que mostram os sentimentos e as atitudes que as personagens devem tomar ao longo da obra. - as didasclias completam o texto dramtico, tornando-o mais rico em informaes teis para a sua representao. Simbologia do ttulo - ttulo com um importante significado ao longo de toda a obra. - repetio da expresso Felizmente H Luar! ao longo da obra confere -lhe uma certa circularidade: D. Miguel, smbolo do poder, refere-se ao luar ainda no final do primeiro acto. Seria este luar que permitiria que o povo visse o poder da regncia e se aterrorizasse com o claro da fogueira, fim ltimo para aqueles que ousam enfrentar o regime vigente, facto que intimidaria uma possvel revolta contra os opressores. Matilde, estas palavras so fruto dum sofrimento interiorizado e reflectido, so a esperana e o inconformismo nascido aps a morte de Gomes Freire. O

Felizmente h Luar referido por Matilde mesmo no final da obra aponta para a luz que vence as trevas, e a vida que triunfa sobre a morte. Efectivamente a repetio da expresso Felizmente h Luar no s nestas duas situaes como tambm no ttulo da obra, tenta transmitir ao espectador os diferentes significados que o luar pode assumir no desenrolar da histria. Opresso e nsia de liberdade - temtica mais importante temtica da obra: opresso e busca de liberdade. - autor apresenta-nos toda uma problemtica de opresso vivida no tempo da histria. - povo - sofre as injustias de um governo: dorme na rua, mendiga porta das Igrejas, morre fome e anseia diariamente pela liberdade e pela justia. Estes dois valores to esperados so personificados por Gomes Freire, que se apresenta como uma esperana do povo de revolta contra o poder e a opresso. - opressores so representados pelo Conselho de Regncia (D. Miguel Forjaz, William Beresford e Principal Sousa), smbolo do poder absolutista, de opresso e de injustia. Efectivamente, toda a obra gira em torno desta problemtica de injustia e da diferena social entre opressores e oprimidos. Smbolos - Felizmente h Luar extremamente rico em smbolos. - alguns exemplos (os mais importantes): A saia verde usada por Matilde no final do segundo acto, smbolo do amor verdadeiro e transformador, que est associada verdadeira felicidade e a esperana, e que simboliza tambm a fertilidade. A luz, metfora do conhecimento dos valores do futuro, to ansiados pelo povo. O luar, com extrema importncia na obra, fora extraordinria que permite o conhecimento e que poder simbolizar tambm a passagem da vida para a morte. O fogo, elemento destruidor e ao mesmo tempo purificador e regenerador. Se no presente da obra o fogo representa a tristeza e a escurido, no futuro ele relacionar-se- com a esperana e a liberdade. _______________________________________________________________________________

NARRATIVA CONTEMPORNEA - Verglio Ferreira Apario

Resumo da Apario: ACO PRINCIPAL (estadia de Alberto Soares em vora durante um ano lectivo): Alberto Soares chega a vora numa manha de Setembro. professor e tinha sido colocado naquela cidade Chega penso Machado e depois de descansar dirige-se ao liceu, apresentando-se ao reitor O doutor Moura, amigo de seu pai, convida-o para jantar em sua casa A.S conhece a sua mulher e as suas trs filhas: Ana, casada com Alfredo, Sofia e Cristina Alberto comea a dar regularmente aulas de latim a Sofia A.S acompanha o Dr. Moura numa visita a um doente. Pelo caminho fala de Sofia e encontra um semeador que lhe pede um remdio para poder continuar a trabalhar. Quando volta esse semeador tinha-se suicidado. PAG 57-62 Alberto vai a casa de Chico para lhe falar duma conferncia para que fora convidado, chegando Chico concluso que no era aquilo que ele pretendia. Encontra Carolino, seu aluno, que tambm tinha ido a casa de Chico. PAG 71-75 Inicia-se uma relao mais intima entre Sofia e Alberto, pois esta no deixa de o provocar PAG 81-86 Alberto vai a casa de Ana e a convidado para jantar PAG 94-114 Carolino vai passear com Alberto depois duma aula e mata uma galinha PAG 121-127 Durante as frias de natal A.S vai a aldeia e quando regressa procura Sofia mas ela no est. Encontra Ana e Alfredo no caf e pouco depois aparece Sofia com carolino O reitor chama Alberto ao seu gabinete e diz-lhe que tinha recebido uma denncia acerca das suas lies a Sofia. Alberto vai a casa do Dr. Moura e v Sofia a estudar com carolino Alberto tira a carta de conduo, compra um carro e aluga uma casa no alto de S. Bento Recebe um bilhete de Sofia com quem se encontra PAG 176-180 Alberto visita a quinta da sobreira propriedade de Alfredo A.S muda-se para a casa do alto e ai encontra-se com Sofia PAG 194-196 Durante o Carnaval a famlia moura e A.S vo ao redondo assistir aos festejos. Quando regressam o carro onde Cristina viajava tem um acidente e esta morre

A famlia moura ausenta-se de vora Carolino vai visitar A.S e tenta mat-lo PAG 208-213 Num dia de chuva Alberto entra na s e v Ana PAG 222-229 So as ferias da Pscoa, Alberto vai passear pelo pas, e quando regressa encontra Alfredo que o convida a ir herdade da Boua, onde encontra Ana que tinha adoptado 2 filhos do Bailote. Alberto traz Sofia para vora e recomeam a relao Sofia deixa de aparecer e trata Alberto com indiferena quando ocasionalmente o encontra Na festa do S. Joo Alberto v Sofia com carolino no banco do jardim. Ana espera Sofia que no aparece No dia seguinte o corpo de Sofia encontrado, ela fora apunhalada PAG 263-266

ACO SECUNDRIA Na penso machado Alberto recorda a morte do pai Quando criana Alberto tem uma conversa com o pai sobre a profisso a seguir Preparativos para o enterro do pai Alberto, ainda criana, v-se reflectido no espelho e assusta-se PAG 68-70 Durante as frias A.S instala-se em casa da me na aldeia. No seu quarto recorda a histria do Mondego. PAG 134- 138 A ceia de natal celebrada entre ele a me No dia de natal Toms, seu irmo, leva-o a ele e a sua me para sua casa. A me quer ir igreja o que motiva uma conversa entre Alberto e Toms. PAG 145-155

_______________________________________________________________________________________ P.S Espero que os apontamentos sejam teis. Boa Sorte!

Anda mungkin juga menyukai