Anda di halaman 1dari 9

Artigo Original Vigilncia de infeces em cirurgia de mama Artigo submetido em 28/11/03; aceito para publicao em 05/02/04

Infeco no stio cirrgico: vigilncia ps-alta precoce de pacientes submetidas cirurgia oncolgica de mama*
Surgical site infections: surveillance measures in the early discharge after breast cancer surgery*
Maria Gaby Rivero de Gutirez1, Maria Cristina Gabrielloni2, Luis Henrique Gebrim3, Talita Barbi4 e Valria de Lima Areias5

Resumo Trata-se de um estudo descritivo prospectivo com objetivo de identificar a ocorrncia de infeco no stio cirrgico em pacientes submetidas mastectomia e quadrantectomia, previamente orientadas sobre os cuidados a serem realizados no domiclio. A pesquisa foi realizada no Ambulatrio de Mastologia do HSP/UNIFESP, nos meses de fevereiro a julho de 2002, aps aprovao do projeto pelo Comit de tica em Pesquisa da UNIFESP e do Consentimento Livre e Esclarecido das 36 pacientes que participaram do estudo. A mdia de idade das mulheres estudadas foi de 59,1 anos, a maioria (69,4%) referiu apenas o ensino fundamental e ocupava-se predominantemente de prendas domsticas (75,0%). O seguimento ambulatorial destas pacientes permitiu identificar que 77,8% evoluram sem infeco no stio cirrgico, e 22,2% apresentaram este problema. Destas, quatro eram obesas e trs tinham diabetes mellitus. Embora reconhecendo que so mltiplos os fatores que influenciam a ocorrncia de infeco no stio cirrgico, os dados deste estudo apontaram um ndice de infeco considerado elevado. Para a equipe de enfermagem, o uso de um instrumento elaborado especificamente para avaliao da ferida cirrgica nos retornos ambulatoriais, representa importante ferramenta para sistematizar a vigilncia ps-alta precoce das pacientes submetidas cirurgia oncolgica de mama. Palavras-chave: neoplasias mamrias; infeco da ferida operatria; vigilncia epidemiolgica. Abstract This prospective descriptive study was intended to identify the post-discharge occurrence of surgical site infection in patients submitted to mastectomy and quadrantectomy who were previously oriented about the necessary home care procedures. The study was carried out in the Breast Outpatient Unit of HSP/UNIFESP from February to July, 2002 and approved by the Institution's Committee of Ethics in Research. Thirty-six patients were included in the study and signed an Informed Consent Form. Participants' mean age was 59.1 years; most of them (69,4%) had elementary education, and were predominantly housekeepers (75,0%). Follow up in the outpatient unit showed that 77,8% of those patients did not present any surgical site infection while this type of problem was found in 22,2%. This latter group included four obese patients and three with diabetes mellitus. Although several factors are likely to influence surgical site infection occurrences, the present study findings indicated high infection site rates. For the nursing team, the use of an instrument specifically developed to evaluate surgical wound on a follow up visit is an important tool to systematize the postoperative surveillance of mastectomized patients. Key words: breast neoplasms; surgical wound infection; epidemilogic surveillance.

1 2

Professora Adjunta da Disciplina Fundamentos de Enfermagem e Enfermagem Mdico - Cirrgica do Departamento de Enfermagem da UNIFESP. Professora Adjunta da Disciplina Enfermagem Obsttrica do Departamento de Enfermagem da UNIFESP. 3 Professor Livre Docente da Disciplina de Mastologia da UNIFESP. Chefe do Setor de Mastologia do HSP/UNIFESP 4 Graduanda em Enfermagem da UNIFESP. Bolsista de IC/CNPq. 5 Graduanda em Enfermagem da UNIFESP. Bolsista de IC/CNPq. Enviar correspondncia para: Setor de Mastologia do HSP/UNIFESP / Rua: Napoleo de Barros, 754 - Vila Clementino - So Paulo - SP / CEP: 04024 - 002 * Trabalho apresentado no X Congresso de Iniciao Cientfica da UNIFESP/EPM. So Paulo, SP, 2002.

Revista Brasileira de Cancerologia 2004; 50(1): 17-25

17

Gutirez MGR, et al

INTRODUO
No Brasil, a neoplasia de maior ndice de mortalidade entre as mulheres o cncer de mama. O Instituto Nacional de Cncer (INCA)1 do Ministrio da Sade, estima que em 2003 ocorrero 41.610 casos novos e 9.335 bitos por cncer da mama. Tendo em vista que uma das modalidades de tratamento do cncer de mama a cirurgia e que, cada vez mais, est sendo reduzido o tempo de internao hospitalar, decidiu-se dar continuidade a um estudo realizado com o objetivo de elaborar um Manual de Orientaes de Enfermagem a pacientes com cncer de mama atendidas no Setor de Mastologia do Hospital So Paulo da Universidade Federal de So Paulo (HSP/ UNIFESP) submetidas mastectomia e quadrantectomia, fundamentado nas necessidades de aprendizagem identificadas, adequando-se a linguagem e o contedo das informaes s caractersticas das pacientes. Com esta medida, buscou-se disponibilizar material educativo que auxiliasse as pacientes e familiares na realizao dos cuidados ps-operatrios no domiclio, assim como no esclarecimento de dvidas, pois, na avaliao preliminar do conhecimento, constatou-se que, em relao aos cuidados com a ferida cirrgica, pacientes submetidas cirurgia oncolgica de mama apresentavam conhecimento deficiente, e que 26,2% delas evoluram com problemas relacionados ao processo de cicatrizao2. Os dados obtidos nesse estudo mostraram a importncia do papel educativo da enfermeira na assistncia prestada sade dessas mulheres, uma vez que o dficit de conhecimento relacionado ao autocuidado propicia a ocorrncia de complicaes pscirrgicas, que retardam o processo cicatricial e a reabilitao da paciente. Por outro lado, estudos sobre complicaes no psoperatrio de mastectomia decorrentes da alta precoce indicaram que esta conduta segura e benfica para a maioria das pacientes, e pode ser recomendada quando h suporte domiciliar adequado, boas condies de sade da paciente e equipe de sade de fcil acesso3-6. Cabe ressaltar que nestes estudos enfatizada a necessidade de que orientaes pr-operatrias sejam fornecidas s pacientes e seus familiares. Sendo assim, considera-se que para que a alta precoce seja uma conduta segura e efetiva, h necessidade de serem implementadas estratgias de ensino e aprendizagem capazes de instrumentalizar essa clientela para a realizao das prticas do autocuidado no domiclio. Tendo em vista que as pacientes com cncer de mama submetidas cirurgia no HSP/UNIFESP recebem alta

de 36 a 48 horas aps a cirurgia, decidimos implementar e avaliar um programa de orientao sistematizada sobre os cuidados com a inciso cirrgica e fazer o seguimento ambulatorial das pacientes, a fim de identificar possveis complicaes na evoluo do processo de cicatrizao.

OBJETIVO
- Verificar a evoluo do processo cicatricial em pacientes com cncer de mama submetidas cirurgia e que participaram de um programa educativo sobre cuidados com a inciso cirrgica; - Identificar a ocorrncia de infeco por ocasio do retorno ambulatorial.

CASUSTICA E MTODO
Trata-se de um estudo prospectivo descritivo sobre a ocorrncia de infeco da ferida cirrgica em pacientes submetidas mastectomia ou quadrantectomia com esvaziamento ganglionar axilar. O estudo foi realizado na Disciplina de Oncologia Ginecolgica e Mastologia HSP/UNIFESP, nos meses de fevereiro a julho de 2002, aps aprovao do projeto pelo Comit de tica em Pesquisa da UNIFESP/EPM. Tomando por base os critrios propostos pelo Center for Disease Control (CDC)7 para definir a ocorrncia de infeco no stio cirrgico, foram considerados casos de infeco incisional superficial as pacientes que apresentassem dor ou hipersensibilidade local, tumefao localizada, eritema, calor local, bem como abertura deliberada da inciso pelo cirurgio. Consideraram-se casos de infeco incisional profunda aqueles que apresentaram ao menos um dos seguintes sinais ou sintomas: febre (> 37,8 C), dor ou hipersensibilidade local, presena de abscesso ou outra evidncia de infeco de tecidos profundos detectada por meio de observaes diretas, achados histolgicos ou radiolgicos. Neste estudo tambm se considerou como infeco a manuteno ou introduo de outro esquema de antibioticoterapia por ocasio dos retornos ao ambulatrio.

Casustica
Foi constituda por 38 mulheres com cncer de mama submetidas quadrantectomia ou mastectomia que participaram do programa de orientao para o autocuidado com a inciso cirrgica implementado pelas autoras da pesquisa. Duas delas foram excludas do estudo por no terem comparecido ao retorno ambulatorial, reduzindo assim para 36 o nmero de mulheres que foram monitoradas no ps-operatrio.

18

Revista Brasileira de Cancerologia 2004; 50(1): 17-25

Vigilncia de infeces em cirurgia de mama

As participantes da pesquisa foram esclarecidas sobre os objetivos do estudo e a preservao do anonimato e consentiram em participar do mesmo, assinando o termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

ambulatrio.

Caracterizao da Casustica
A casustica do estudo foi constituda por mulheres cuja mdia de idade foi de 55,5 anos, com baixa escolaridade (69,4% cursaram apenas o ensino fundamental) e a ocupao predominante era o servio domstico (75,0%). No que se refere ao diagnstico mdico, a maioria das pacientes tinha cncer ductal invasivo (61,0%) e encontrava-se nos estdios IIA ou IIB (58,4%). Quanto ao tipo de cirurgia realizada, 28 pacientes (77,8%) foram submetidas mastectomia radical modificada, 7 (19,4%) quadrantectomia e uma (2,8%) realizou apenas esvaziamento ganglionar ps quadrantectomia. No que se refere utilizao de antibioticoprofilaxia no intra-operatrio, 44,4% das pacientes receberam este tipo de tratamento.

Critrios de incluso
- Estar no ps-operatrio imediato de cirurgia de quadrantectomia ou mastectomia; - Ter capacidade de compreenso e verbalizao adequadas; - Ter participado do programa de orientao sobre os cuidados com a inciso cirrgica. Critrios de excluso - Pacientes submetidas a setorectomia ou nodulectomia; - Pacientes sem condies de compreenso ou de execuo do autocuidado. Instrumentos Para coleta dos dados foram utilizados os instrumentos abaixo descritos: - Escala para avaliao do conhecimento sobre os cuidados com a ferida cirrgica; - Formulrio para caracterizao scio-demogrfica das pacientes; - Ficha para avaliao da evoluo da ferida operatria (Anexo 1).

Avaliao do conhecimento
Como pode ser observado na tabela 1, a maioria das pacientes demonstrou um nvel substancial de conhecimento terico nas diversas questes sobre os cuidados com a ferida cirrgica. A anlise dos dados do nvel moderado de conhecimentos mostra que 27,8% das mulheres da casustica tiveram dificuldade de aprendizagem sobre os sinais indicativos de infeco da inciso cirrgica, 13,9% em relao aos cuidados com a ferida no domiclio, e apenas 2,8% no que diz respeito aos cuidados pessoais antes e aps os procedimentos com a ferida cirrgica.

Coleta de dados
Ocorreu em duas etapas, sendo a primeira no psoperatrio imediato (24horas), na enfermaria de Ginecologia do HSP, com a presena do cuidador, quando foram feitas uma explanao e demonstrao de como cuidar da ferida cirrgica no ps-operatrio at o retorno ambulatorial e entregue o Manual de Orientaes de Enfermagem contendo figuras com a explicao detalhada dos passos a serem seguidos na execuo do referido procedimento. Em seguida foi aplicado um teste para avaliao do aprendizado e, quando a paciente apresentava dvidas ou emitia algum conceito errado, as orientaes eram repetidas e realizada nova avaliao, visando a confirmao da compreenso das informaes ministradas. A segunda etapa foi realizada no Ambulatrio de Mastologia do HSP/UNIFESP entre o 7 e o 11 dia de ps-operatrio, para avaliao das condies da ferida cirrgica, estendendo-se ao segundo e terceiro retornos, quando necessrio.

Seguimento das pacientes no ps-operatrio


Os dados da avaliao da ferida cirrgica realizada nos retornos das pacientes ao ambulatrio encontramse na tabela 2. No primeiro retorno, ao qual compareceram 36 pacientes, foi possvel identificar que nenhuma delas estava com febre e a maioria (21 - 58,3%) no apresentava sinais inflamatrios e duas tiveram alta. No entanto, a avaliao de quatro pacientes (11,1%), segundo critrios diagnsticos de infeco no stio cirrgico estabelecidos pelo CDC, caracterizou a presena de infeco superficial. No segundo retorno, ocorrido entre o 7 e 14 dias de ps-operatrio e ao qual compareceram 34 pacientes, a avaliao das condies da ferida cirrgica mostrou que: todas elas permaneceram afebris e a maioria (67,7%) apresentou a inciso cirrgica limpa e seca, sendo que 18 pacientes tiveram alta. Entretanto, quatro novos casos de infeco vieram a acrescentar-se aos quatro identificados no primeiro retorno, totalizando oito casos

RESULTADOS
Apresentam-se, a seguir, os dados relativos caracterizao da casustica, avaliao do conhecimento das pacientes sobre os cuidados com a ferida cirrgica e ao seguimento destas nos retornos ao

Revista Brasileira de Cancerologia 2004; 50(1): 17-25

19

Gutirez MGR, et al

(22,2%) com diagnstico de infeco. O terceiro retorno, que ocorreu entre o 13 e 21 dia de ps-operatrio com a presena de 16 pacientes, mostrou que 10 delas apresentaram a inciso limpa e seca e tiveram alta. Entre as oito pacientes que, no segundo retorno, apresentavam infeco no stio cirrgico, seis permaneciam com sinais de infeco, uma teve regresso do quadro e uma no compareceu a este retorno.

As seis pacientes que permaneceram com infeco compareceram a mais trs retornos para seguimento, pois trs delas evoluram com necrose de bordas da inciso e deiscncia, tendo sido realizado desbridamento. As outras trs pacientes, aps o quinto retorno, tiveram alta devido regresso do quadro infeccioso. Cabe ressaltar que todas as pacientes que apresentaram infeco fizeram uso de antibioticoterapia (Cefalexina 500mg 6/6h) por um perodo de sete a 15 dias.

Tabela 1. Conhecimento de mulheres submetidas cirurgia oncolgica de mama sobre os cuidados com a inciso cirrgica no domiclio, aps participarem de um programa especfico de orientao.

Fonte: Adaptado de Knowledge: treatment procedure (s) In: Johson M, Maas M, Moorhead, S (ed). Nursing Outcomes Classification (NOC) 2nd ed. St. Louis: Mosby; 2000, p.293(8).

DISCUSSO
Em cirurgias oncolgicas, a infeco no stio cirrgico uma das principais causas de morbidade e at mesmo de mortalidade, porm na literatura h pouca informao acerca das infeces ps-cirrgicas no paciente oncolgico9,10. Os resultados obtidos neste estudo evidenciam que a maioria das mulheres que participou da pesquisa evoluiu sem infeco de ferida cirrgica (77,8%), mas oito pacientes (22,2%) apresentaram infeco superficial, percentual elevado se comparado aos dados sobre infeco ps-operatria em pacientes com cncer de mama submetidas cirurgia encontrados na literatura, que indicam taxas de infeco variando de 3,5% a 11,1% 9 - 11.
20

Ao examinar os fatores predisponentes para infeco no stio cirrgico relacionados ao paciente(12) que foram avaliados neste estudo, pudemos constatar que das oito pacientes que apresentaram infeco, todas tinham mais de 50 anos (mdia de 67 anos), trs (37,5%) tinham diabetes mellitus e trs (37,5%) eram obesas, segundo o clculo do ndice de Massa Corprea (13). De acordo com a literatura, os fatores de risco para infeco no stio cirrgico j so bem conhecidos. Ao abordar esse assunto, pesquisadores relatam que indivduos com menos de um ano e mais de 50 anos de idade apresentam maiores taxas de infeco, sendo 2,7% e 2,8%, respectivamente. Alm disso, referem que a obesidade tambm considerado outro fator de risco importante, relacionado diretamente com a diminuio

Revista Brasileira de Cancerologia 2004; 50(1): 17-25

Vigilncia de infeces em cirurgia de mama

Tabela 2. Distribuio de mulheres submetidas cirurgia oncolgica de mama segundo avaliao da inciso cirrgica nos retornos ambulatoriais.

de irrigao sangunea local, uma vez que o tecido adiposo possui menos vascularizao. Consideram, tambm, que a desnutrio tenha relao com a infeco no stio cirrgico por provocar a deficincia de diversos mecanismos de defesa, e destacam que o diabetes mellitus constitui fator importante na ocorrncia de infeces da ferida cirrgica, por ser uma patologia que acarreta complicaes vasculares, neuropticas e diminuio dos mecanismos de defesa, pois a hiperglicemia pode afetar os linfcitos. No que diz respeito ao tempo de permanncia no hospital, lembram ser sabido que quanto maior o perodo de hospitalizao no pr-operatrio, maior o risco de adquirir infeco devido a maior exposio flora bacteriana hospitalar. "As taxas mdias so de 1,2% para um dia de internao pr-operatria, 2,1% para uma semana, e 3,4% para tempo superior a duas semanas"12. No que se refere s pacientes deste estudo, a maioria, 31 (86,1%) internou-se entre 24 e 48 horas antes da cirurgia, fato que, em tese, estaria reduzindo o risco de adquirir infeco. Quanto relao entre as condies clnicas das pacientes e o risco de infeco, em um estudo realizado durante quatro anos em hospital universitrio com a participao de mais de 1.800 pacientes que se submeteram interveno cirrgica 14 , foram identificados 120 casos (6,5%) de infeco no stio cirrgico, estabelecendo-se relao direta entre a ocorrncia de infeco e a classificao ASA (American Society of Anesthesiologists), o perodo de hospitalizao

pr-operatria e a presena de infeces em outro local. Neste estudo, o risco para ASA I e II foi 1,9%, enquanto para ASA III a V foi 4,3%, comprovando que a presena de doenas preexistentes um fator de risco importante. Em nosso estudo, das oito pacientes que apresentaram infeco da ferida cirrgica, duas foram classificadas pelo anestesista, no escore de ASA III, trs no de ASA II e trs no possuam esta informao. Quanto s doenas preexistentes, duas eram saudveis e no possuam nenhuma doena sistmica preexistente, duas tinham hipertenso arterial e as quatro restantes, hipertenso arterial associada a diabetes mellitus e/ou cardiopatia, condies que podem ter influenciado a ocorrncia de infeco. Culver et al15, no perodo de 1987 a 1990, analisaram 84.691 pacientes operados em 44 hospitais pertencentes ao National Nosocomial Infection Surveillance System (NNIS) e desenvolveram um novo ndice para avaliar o risco de infeco no stio cirrgico. Nesse trabalho, foi determinado um tempo limite para diversos tipos de cirurgia, de acordo com a especificidade de cada procedimento. Para mastectomia, a durao das cirurgias foi, em 75% dos casos, de 135 minutos, tendo sido determinado, como tempo limite para este tipo de cirurgia, 120 minutos. Em nosso estudo, das 36 pacientes operadas 10 (27,7%) tiveram o tempo cirrgico superior a 120 minutos, e das oito pacientes que apresentaram infeco do stio cirrgico, quatro (50%) ultrapassaram esse
21

Revista Brasileira de Cancerologia 2004; 50(1): 17-25

Gutirez MGR, et al

tempo limite de cirurgia. Cabe ressaltar que apenas uma destas pacientes recebeu antibioticoprofilaxia (Cefalotina 1g/2g) no intraoperatrio, denotando a existncia de diferentes critrios para adoo dessa conduta. A antibioticoprofilaxia tem sido utilizada como uma forma de complementar as medidas de preveno de infeco no stio cirrgico em cirurgias eletivas, porm a eficcia desta prtica varia de acordo com o procedimento. Dentre as indicaes comprovadas para o uso de antibioticoprofilaxia esto: pacientes com imunodepresso (leucemia, uso de esterides, cirrose heptica), pacientes que teriam prognstico negativo, com risco de vida, caso manifestassem infeco de stio cirrgico (enxertos protticos vasculares) e pacientes que provavelmente tero contato com grande carga microbiana durante a cirurgia (apendicite supurada)12. Em estudo randomizado com uso de placebo, realizado para avaliar a eficcia do uso de antibioticoprofilaxia durante o ato cirrgico para prevenir a infeco ps-cirrgica em pacientes submetidas cirurgia eletiva de mama, foi constatado que das 174 pacientes que receberam antibioticoprofilaxia, 29 (17,7%) desenvolveram infeco e das 177 pacientes que receberam placebo, 32 (18,8%) tambm desenvolveram infeco, demonstrando que tal prtica no tem influncia em complicaes infecciosas 16. Provavelmente, a diferena encontrada na conduta adotada pela equipe mdica em relao ao uso da antibiticoprofilaxia nas pacientes que fizeram parte do presente estudo tem como fundamento a falta de consenso quanto eficcia desta medida para preveno de infeco ps-operatria. Ao avaliarmos o aspecto da inciso cirrgica durante os retornos ao ambulatrio, das oito pacientes que apresentaram infeco, quatro j apresentavam hiperemia no primeiro retorno, o que refora a importncia da vigilncia ps-alta e do uso do instrumento sistematizado para avaliar a evoluo da ferida cirrgica como uma medida auxiliar no diagnstico precoce de infeco no stio cirrgico e para a adoo de medidas necessrias para seu controle. Destacamos ainda que a adoo desse instrumento contendo todos os dados relativos avaliao da ferida cirrgica num nico instrumento foi de fundamental importncia para a coleta e anlise dos dados, uma vez que as informaes registradas nos pronturios das pacientes, alm de estarem dispersas, nem sempre so completas. Outro aspecto a destacar que, o uso desse protocolo pela equipe de enfermagem permitiu, no s uma avaliao mais acurada das pacientes, mas tambm a prescrio de intervenes de enfermagem

apropriadas, incluindo o reforo s orientaes sobre os cuidados com a inciso cirrgica. Torna-se necessrio enfatizar que a adoo de um programa de orientao sistematizada sobre os cuidados com a inciso cirrgica no domiclio, elaborado e implementado de forma articulada entre as equipes de enfermagem e mdica da unidade de internao e ambulatrio, representou um avano na prtica educativa com pacientes no ps-operatrio, pois se buscou reduzir ao mximo as deficincias nesta prtica j relatadas na literatura17,18. Destaca-se ainda a manifestao positiva das pacientes e cuidadores por terem participado desta experincia, a qual foi incorporada como parte integrante das atividades assistenciais das enfermeiras dos servios onde o estudo foi realizado.

CONCLUSES E CONSIDERAES FINAIS


Embora reconhecendo que so mltiplos os fatores que influenciam a ocorrncia de infeco da ferida cirrgica em pacientes submetidas mastectomia ou quadrantectomia, os dados deste estudo mostram que o ndice de infeco nas pacientes estudadas (22,2%) elevado. Entende-se que necessrio dar continuidade a estudos sobre este tema, visando a obter um diagnstico mais aprimorado da situao e adoo de medidas adequadas para seu controle. Do ponto de vista da enfermagem, a implementao de um programa formal de orientao sobre cuidados ps-operatrios com a ferida cirrgica, bem como o uso de um instrumento sistematizado, elaborado especificamente para sua avaliao nos retornos ambulatoriais, constituem medidas de grande importncia para preveno e controle dos casos de infeco ps-operatria.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1. Ministrio da Sade. Secretaria Nacional de Assistncia Sade. Instituto Nacional de Cncer (Brasil). Estimativa da incidncia e mortalidade por cncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA; 2003. Disponvel em: http://www.inca.gov.br/cancer/epidemiologia.html 2. Santos ICA, Gutirrez MGR, Pinelli FGS. Orientaes de enfermagem para cuidados no ps-operatrio de cirurgia de mama em decorrncia de neoplasia. In: Congresso de Iniciao Cientfica, 7. 2001; So Paulo. 3. Tan LR, Guenther M. Outpatient definitive breast cancer surgery. Am Surg 1997;63:865-7. 4. Bundred N, Maguire P, Reynolds J, Grimshaw J, Monis J, Thomson L, et al. Randomized controlled trial of effects to early discharge after surgery for breast cancer. BMJ

22

Revista Brasileira de Cancerologia 2004; 50(1): 17-25

Vigilncia de infeces em cirurgia de mama

1998;317:1275-9. 5. Davis C, Williams P, Redman S. Early discharge following breast surgery: assessing care, support, and informational needs of women with early breast cancer in Australia. J Surg 2000;70:569-72. 6. Bonnema J, Wersh A, Geel A, Pruyn J, Schmitz P, Paul M, et al. Medical and psychosocial effects of early discharge after surgery for breast cancer: randomized trial. BMJ 1998;316:1267-70. 7. Horan TC, Gaynes RP, Martone WJ, Javes WR, Emori TG. CDC Definitions of nosocomial surgical site infections, 1992: a modification of CDC definitions of surgical wound infections. Infect Control Hosp Epidemiol 1992;13:606-8. 8. Johson M, Maas M, editors. Nursing Outcomes Classification (NOC) 2nd ed. St. Louis: Mosby; 2000, p. 293. 9. Lefebvre D, Penel N, Deberles MF, Fournier C. Incidence et facteurs de risque d'infections du site opratoire em chirurgie carcinolique mammaire. Presse Med 2000;29:1927-32. 10. Beatty JD, Robinson GV, Zaia JA, Benfield JR, Kemeny MM, Meguid MM, et al. A prospective analisis of nosocomial wound infection after mastectomy. Arch Surg 1983;118:1421-4. 11. Vila-Compte D, Sandoval S, Gordillo P, de la Rosa M, Sncheg-Mejorada G, Volkow P. Vigilncia de las infecciones de herida quirrgica: experincia de 18 meses

em el Instituto Nacional de Cancerologia. Salud Publica Mex 1999;41 Suppl 1:544-50. 12. Rabhae GN, Fernandes AT. Infeo de stio cirrgico. In: Fernandes AT, Fernandes MOV, editores. Infeo hospitalar e suas interfaces na rea de sade. 1a ed. So Paulo: Atheneu; 2000. p. 479-505. 13. Kamimura MA, Baxmann A, Sampaio LR, Cupapari L. Avaliao nutricional. In: Cuppari L, editor. Guias de medicina ambulatorial e hospitalar UNIFESP/EPM: nutrio clnica no adulto. 1a ed. So Paulo: Manole; 2002. p. 74-5. 14. Garibaldi RA, Cushing D, Lerer T. Risk factors for postoperative infection. Am J Med 1991; 91 Suppl 3B:158S62S. 15. Culver DH, Horan TC, Gaynes RP, Martone WJ, Jarvis WR, Emori TG, et al. Surgical wound infection rates by wound class, operative procedure, and patient risk index. Am J Med 1991;91 Suppl 3B:152S-7S. 16. Gupta R, Sinnett D, Carpenter R, Preece PE, Royle GT. Antibiotic prophylaxis for post-operative wound infection in clean elective breast surgery. Eur J Surg Oncol 2000;26:363-6. 17. Zago MF. Consideraes sobre o ensino do paciente cirrgico. Rev Esc Enf USP 1999,27:67-71. 18. Friedlander MR, Lage OC. O acompanhamento do paciente ps cirrgico por meio da visita domiciliria. Acta Paul Enf 2003;16:49-55.

Revista Brasileira de Cancerologia 2004; 50(1): 17-25

23

Gutirez MGR, et al

ANEXO I UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO PAULO / ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA Setor de Mastologia do Hospital So Paulo FICHA DE SEGUIMENTO DE PACIENTES SUBMETIDAS CIRURGIA ONCOLGICA DE MAMA

24

Revista Brasileira de Cancerologia 2004; 50(1): 17-25

Vigilncia de infeces em cirurgia de mama

Revista Brasileira de Cancerologia 2004; 50(1): 17-25

25

Anda mungkin juga menyukai