Anda di halaman 1dari 11

SO FRANCISCO, O IRMO SEMPRE ALEGRE

Frei Vito Hofmann, OFM1

Manuseando a Bblia, encontramos tantos textos sobre a alegria que ficamos perplexos de como, desta alegria, nasceram cristo tristes, padres triste, religiosos tristes. Um pago pode-se mostrar triste, carrancudo, melanclico, no um cristo. Afinal, nossa alegria profunda brota do fato de nos saber amados por Deus. So Francisco um "irmo sempre alegre". O carisma da alegria e do bom humor de Francisco hereditrio... Todos temos acesso a esta secular riqueza do "pobre que enriqueceu o mundo", que partilhou tudo, at a alegria, o temperamento jovial e festivo. Graas a Deus, Francisco agiu "loucamente", do contrario, no teramos conhecido So Francisco de Assis. Teramos tido somente mais um "cristo normal", entre tantos outros. Alguns dos amigos e ex-companheiros de farras, festas, danas perceberam que Francisco no era to louco quanto todos diziam. Reconheceram nele um homem de Deus que dava testemunho de alegria, felicidade e paz incomuns... Isso os impressionava e, sobretudo, incomodava! Sentiram o desejo de juntar-se a ele naquela forma de vida pobre e penitente. O primeiro deles a decidir-se foi Bernardo de Quintavalle, nobre e sbio de Assis. Depois vieram o jurista Pedro Cattani, o agricultor Egdio, o sacerdote Silvestre, Leo, Masseo, ngelo, Elias... e tantos outros. Francisco transbordando de alegria, no se cansava de repetir a todos: O Senhor me deu irmos.

A alegria de Francisco era espontnea. A um frade que sempre se mostrava carrancudo, disse: Um servo de Deus no deve mostrar-se triste ou turbulento, mas sempre sereno. Resolve teus problemas em teu quarto e na presena de Deus, chora e geme. Quando voltares para junto dos irmos, deixa de lado o aborrecimento e trata de te conformares com os outros.

Gostava de ver os confrades sempre repletos de alegria. Quando o numero dos seguidores de Francisco chegou a onze, dirigiram-se, com um texto escrito da Regra de Vida, at Roma. Para os cardeais da corte papal, os jovens maltrapilhos de Assis no inspiravam muita confiana. Temiam que fosse mais um grupo de sonhadores e contestadores! Naquela noite, o papa teve um sonho revelador. Vira a Baslica de S. Joo de Latro prestes a ruir. Isto no aconteceu porque um homem pobrezinho, de aspecto desprezvel, a sustentava com os prprios ombros. O papa reconheceu, naquele pobrezinho, o fradezinho Francisco. E, assim, Francisco e os primeiros onze companheiros retornaram para Assis, saltitando de alegria e gratido pela aprovao do papa.

Alegria na Pobreza
Quando falamos de Francisco de Assis, pensamos, espontaneamente, em seu amor pela pobreza. Ele prprio se dizia casado com a "Senhora Pobreza". Em suas admoestaes, Francisco dizia: - Onde pobreza se une a alegria, no h cobia nem avareza. A vida da pequena fraternidade, reunida em torno de Francisco, foi duramente provada. No queriam e no tiveram moleza. Trabalhavam para os outros em troca de po dirio. No aceitavam dinheiro, considerado "esterco do diabo". Ao bispo de Assis, que procurava aconselh-lo de aceitar bens ele respondeu:
1

Proco da Parquia Me do Redentor, J.Pessoa, PB; dirigente espiritual da Fraternidade Santa Isabel da Hungria

Fraternidade Santa Isabel da Hungria (J.Pessoa/PB)

Retiro Espiritual 27-28/11/2004

Senhor bispo, se possussemos bens, ser-nos-iam necessrias armas para nossa proteo. Pois da que surgem litgios e contendas... Por esta razo, decidimos no possuir nada.

No necessrio possuir muitos bens para adquirir mentalidade possessiva. Por isso Francisco queria sentir-se totalmente livre, para ser irmo de todos. Queria possuir somente a Deus. Um certo homem teve compaixo da vida dura que levavam e ofereceu algum dinheiro. Os frades no quiseram receber. Frei Bernardo deu a explicao, do por qu: E verdade que somos pobres, mas, para ns, a pobreza no pesa tanto como para os outros pobres, pois, por graa de Deus, nos fizemos pobres voluntariamente.

De fato, Francisco possua pouqussimas coisas: a tnica, o cordo e as roupas de baixo. Assim, alegre, seguro e livre para correr, tinha o prazer de ter trocado as riquezas que perecem pelas eternas. Vivendo como pobres, os frades, acolhiam com carinho os demais pobres e mendigos. Quando no podiam socorr-los materialmente, procuravam ao menos testemunhar-lhes o amor, a ateno e a amizade. Se pessoas ricas desse mundo os procuravam, recebiam-nas com alegria e benevolncia, e as convidavam a afastar-se do mal e fazer penitncia. A um franciscano s no era permitido ser pobre de alegria. Para Francisco, todo o bem propriedade de Deus. Quem verdadeiramente pobre, d a Deus o que de Deus; estar sempre preocupado em restituir tudo a Deus.

Clara, a Primeira Irm


Diz-se que "atrs de cada grande homem, existe uma grande mulher". Tambm com vrios santos isso aconteceu. Eis alguns exemplos: Joo da Cruz e Teresa de vila; Dom Bosco e Maria Domenica Mazzarello; Francisco de Sales e Joana Francisca de Chantal; Francisco e Clara... e tantos outros Francisco e Clara: no se consegue entender um sem o outro. Sem Clara, Francisco seria incompleto como homem de Deus. Era sentido idntico, o mesmo pode-se dizer de Clara. O dois tinham, em comum, o amor ao Cristo pobre e crucificado. Deus estava sempre em primeiro lugar em suas vidas, de maneira estvel e definitiva. Nossa jovem Clara viu que, para consagrar-se totalmente a Deus,s havia um jeito: fugir de casa! Isso no chega a ser nada de extraordinrio, no mesmo? Ainda hoje jovens fogem de casa, mas porque no suportam mais os problemas familiares ou porque se apaixonaram por algum... Clara tambm estava apaixonada, mas por Deus. Naquela noite da fuga de Clara, nascia a fascinante aventura das "Pobres Damas", isto , a segunda Ordem fundada por Francisco e hoje conhecida como Ordem de Santa Clara, popularmente chamada de Clarissas. D para imaginar que Clara e Francisco no escaparam do "diz-que-diz-que" do povo... As pessoas de todas as pocas costumam colocar malcia naquilo que no compreendem. Clara e Francisco ensinam a todos ns a ser enamorados de Deus da alegria, dos pobres... So mais de 800 anos de experincia! D para vida, confiar! O Esprito Santo, autor da vocao evanglica de Clara e Francisco, foi tambm o inspirador da
Fraternidade Santa Isabel da Hungria (J.Pessoa/PB) Retiro Espiritual 27-28/11/2004

bela amizade entre os dois. Esta, como dom do Esprito, foi plena de afeto, de alegria.

Alegria na orao
A intimidade com Deus fazia transbordar em Francisco uma alegria imensa, vibrante, uma paz serena e duradoura, como se estivesse "bbado" de Deus. Na orao constante, buscava conhecer a vontade desse Deus amoroso, Sumo Bem, nico Bem. Ao voltar de suas oraes, que o transformavam quase num outro homem, procurava sempre, com seus confrades, comportarse em conformidade com os demais. Toms de Celano diz, que "ele no tanto um orante, mas um homem feito orao". Francisco gostava de visitar igrejas, de estar nas igrejas. Estimulava os confrades a tomar a mesma atitude. Inclusive uma das primeiras oraes que ensinou aos confrades foi para quando entrassem numa igreja. Ei-la: Ns vos adoramos, Santssimo Senhor Jesus Cristo, aqui e em todas as igrejas que esto no mundo inteiro, e vos bendizemos; porque pela vossa santa cruz remistes o mundo Francisco passava semanas e meses em orao no eremitrio do crcere e transcorria as noites repetindo: "MEU DEUS, MEU TUDO"...

O perdo de Assis
Certa noite, Francisco est em orao na sua cabana, junto igrejinha da Porcincula. A teve uma violenta tentao carnal. No encontrou nada melhor que tirar toda a roupa e jogar-se sobre espinheiros que havia ali perto. Para surpresa, os espinhos caram e nasceram belas rosas. Eu j vi pessoalmente em Assis os espinheiros. Eles realmente esto sem espinhos. Sinal de Deus! Dois anjos se apresentaram e o convidaram para entrar na capela da Porcincula. Dentro da capela, apareceram-lhe Jesus e Maria sobre o altar. Jesus pergunta a um Francisco extasiado, que graa desejava receber como prmio pela fidelidade no combate aos inimigos. A resposta foi imediata: Que todos aqueles que, arrependidos e confessados, entrando nesta igreja recebam o perdo completo dos pecados.

como se fosse um segundo batismo. Aps a intercesso materna de Maria, Nosso Senhor concordou. Francisco deveria, no entanto, apresentar-se ao Papa Honrio III para confirmar essa extraordinria indulgncia. Sem perder tempo, no dia seguinte Francisco, cheio de alegria e simplicidade apresentou-se ao papa, partilhando-lhe tudo o que acontecera. Naquele tempo havia somente trs igrejas no mundo que tinham semelhante indulgncia: a do Santo Sepulcro, em Jerusalm, So Pedro e So Paulo, em Roma, e Santiago de Compostela, na Espanha. No dia 2 de agosto de 1216, com a presena do povo e de todos os bispos da regio da Umbria, na Porcincula, Francisco de Assis proclamou radiante de Alegria: Irmos, quero mandar-vos todos ao Paraso!

Transparece a grandeza de alma de Francisco, sempre preocupado com a salvao de todos, no somente com a prpria.

Fraternidade Santa Isabel da Hungria (J.Pessoa/PB)

Retiro Espiritual 27-28/11/2004

Alegria no Sofrimento
Parece-nos muito estranho poder encontrar motivos para nos alegra, manter o bom humor numa situao de sofrimento, enfermidade, provao, desprezo... Parece que no humano, nem possvel! Mais uma vez Francisco surpreende-nos! A alegria deste santo situa-se para alm da pobreza e da humilhao. E o milagre do amor, aceito e vivido no dia-a-dia. Era inverno de 1224, dois anos antes da morte do santo. Certa noite, atormentado mais que de costume por uma poro de sofrimentos graves de suas doenas e muito incomodado pelos ratos, comeou a ter profunda compaixo de si mesmo. Para no desfalecer, rezou intensamente a Cristo. E, estando em orao, recebeu do Senhor a promessa da Vida Eterna. Podemos imaginar a imensa alegria que se apoderou de Francisco ao receber essa promessa! Com maior pacincia e amor, acolheu ele os sofrimentos do corpo. O sofrimento humano um mistrio. Quando acolhido por amor, tornar-se libertador, redentor. Francisco compadecia-se muito dos enfermos. Procurava anim-los, alegr-los e servi-los da melhor forma possvel. Chegava at a comer nos dias de jejum, para que os doentes no ficassem com vergonha de comer. Numa ocasio, Francisco levou um doente que ele sabia estar com vontade de chupar uvas. Sabem o que fez Francisco? Sentou-se embaixo da parreira e comeou ele mesmo a comer uvas, para dar coragem ao doente. O bem-estar do irmo e o amor por ele estavam acima de qualquer lei, de qualquer prescrio humana. Ao lado deste jeito bonacho de ser, Francisco exortava os doentes de que, em suas provaes, no se zangassem com Deus ou com os irmos. E repetia: Deus prova aqueles que ele ama.

O anjo da citara
Conta-nos a Legenda Perusina que Francisco, padecendo de muita dor com a doena dos olhos, quis ser acompanhado pelo som de uma citara, ao cantar os louvores do Senhor. Chamo um dos confrades e pediu procurar o instrumento. Mas este se sentiu envergonhado e no executou o pedido. Durante o silncio da noite, Francisco ouviu o som de uma citara. Era uma msica belssima e de suave melodia que, at ento, nunca ouvira nas cordas de uma citara. Percebendo que se tratava de uma obra divina e no humana, sentiu enorme alegria. Com o corao cheio de exultao, louvava, emocionado, o Senhor que o havia visitado e lhe concedido to grande e rara consolao. No dia seguinte, no se contendo de alegria, Francisco partilhou este acontecimento com os confrades.

Alegria diante da criao


So Francisco de Assis , certamente, o santo que teve maior comunicao, carinho, ateno, amor para com todas as criaturas. Da por que o "padroeiro da ecologia". Francisco foi fascinado pela criao. Chamava as criaturas de " irmos e irms", porque so "filhas" do mesmo Pai. Era tamanha a sensibilidade e a delicadeza de Francisco que ele andava com respeito em cima das pedras, pensando em Jesus que foi chamado de "pedra angular". Recolhia do caminho os vermezinhos, para que no fossem pisados. At os vermes faziam lembrar-lhe de Nosso Senhor, conforme est no livro dos Salmos: "Sou um verme e no um homem".
Fraternidade Santa Isabel da Hungria (J.Pessoa/PB) Retiro Espiritual 27-28/11/2004

Talvez a histria do lobo de Gubbio seja apenas uma lenda. Quem sabe seja o smbolo de um "lobo de duas pernas"... No importa! Fica o ensinamento: O amor pode vencer qualquer obstculo e pode fazer-nos descobrir amigos e irmos tambm naqueles que nos parecem 'hostis, agressivos, antipticos, incmodos. H homens que vivem hoje o "esprito de lobos", afugentados pela sociedade. So violentos, sem alimentos, sem escola, mal amados, sem perdo, sem perspectiva... Francisco ensina-nos como agir. No construindo muros cada vez mais altos que "cativaremos" os lobos de hoje; mas sem medo e sem desculpas vazias, devemos ir ao encontro do "irmo lobo" com alguma proposta de amor e respeito! Isso nos levar a degustar uma alegria nica!.. Francisco extravasava enorme alegria diante das flores, vendo-lhes a beleza e sentindo-lhes o perfume. Para ele, espelhavam a beleza do Pai Criador. Mandou que o Frei responsvel pela horta deixasse sempre um canto do terreno para que tambm "as ervas daninhas" pudessem crescer sem serem incomodadas... Segundo o "democrata Francisco", todas as criaturas tinham direito vida! Aos frades que cortavam lenha, proibia arrancar a rvore inteira, para que tivesse a oportunidade de brotar outra vez. Ah! Quem nos dera sermos "loucos" e respeitosos como Francisco com todas as criaturas! Sabe-se que Francisco realmente costumava conversar com os animais. Isso, em si, no tem nada de especial. Afinal, tambm hoje presenciamos pessoas que "falam" com o co, o gato, o papagaio, o cavalo, a vaquinha... S Francisco no jogava conversa fora! Falava-lhes a partir de um profundo amor de Deus qual revelava sua bondade e beleza at as criaturas irracionais. No Vale de Espoleto ele se deparou com um grande nmero de pssaros de todas as espcies. Correu alegremente para eles, deixando os companheiros no caminho. Vendo que o esperavam sem medo, cheio de alegria pediu humildemente, que ouvissem a Palavra de Deus. Francisco no perdeu tempo: Passarinhos, meus irmos, disse-lhes, vocs devem sempre louvar o Criador e am-lo, porque lhes deu penas para vestir, asas para voar e tudo o de que vocs precisam (.). Embora vocs no semeiem nem colham, no precisam preocupar-se porque Ele protege e guarda vocs.

Quando os passarinhos ouviram isso, conforme ele mesmo e os companheiros contaram, fizeram uma festa sua maneira, comeando a espichar o pescoo, e abrir as asas e a olhar para ele. Francisco abenoou-os e fazendo o sinal-da-cruz, deu-lhes licena para voar. Com os companheiros, Francisco continuou alegre o caminho, dando graas a Deus, a quem todas as criaturas louva com humilde reconhecimento.

Cntico das criaturas


Todos ns encantamos com o famoso "Cntico das Criaturas", mas talvez nem todos saibamos que ele foi composto por Francisco num momento de grande sofrimento. Francisco sofria de dores atrozes nos olhos, impedindoo, quase, de dormir ou descansar. Sofria tambm do estmago, de uma lcera gstrica; de nsias de vmito, de um tumor sseo, somado tudo s dores oriundas dos Estigmas. Nessas circunstncias, ele teria tudo para alimentar autopiedade, para murmurar dia e noite, para cobrar uma interveno divina, para afundar em depresso... Francisco, porm, encontrou nimo, inspirao para escrever seu mais belo poema ao Senhor: Quero compor um novo louvor ao Senhor pelas suas criaturas, para minha consolao, e para
Retiro Espiritual 27-28/11/2004

Fraternidade Santa Isabel da Hungria (J.Pessoa/PB)

a edificao do prximo. Assim era a alegria de Francisco. Mesmo atormentado pela dor, soube entoar louvores a Deus, porque a alegria de Francisco se situou alm do sofrimento, da humilhao, da pobreza. Rejubilou-se do Senhor, porque s n'Ele encontrou conforto. Francisco nunca deixava que a dor e o desconforto fossem maiores do que seu amor ao Criador. Deixou transbordar o corao de poeta num ardoroso e apaixonado canto ao Criador, luz, alegria, festa da vida, harmonia do Universo...

A verdadeira Alegria Espiritual


O alegre Francisco garantia que o remdio mais seguro contra as armadilhas e astcias do inimigo era a alegria espiritual. Quando os coraes esto cheios de alegria espiritual, a serpente derrama toa o veneno mortal. Os demnios no conseguem fazer mal ao servidor de Cristo quando o vem transbordante de santa alegria. Quem tem o nimo choroso, desolado e triste facilmente absorvido pela tristeza ou ento levado a alegrias vs.

Sim, Francisco sabia que a tristeza uma das filhas prediletas do inimigo. O importante no lhe dar brecha. E isso acontece medida que nos empenhamos em manter a alegria e o bom humor tanto na tribulao quanto na prosperidade. A alegria dom do Esprito Santo. Devemos pedir esta graa confiantes em nossa orao. Francisco exorta a todos: Cuidem os frades de nunca se mostrarem mal-humorados e hipocritamente tristes, mostremse jubilosos no Senhor, alegres e felizes, convenientemente simpticos.

De acordo com o testemunho de Frei Toms, Francisco apanhou dois pedaos de pau no cho e depois com gestos correspondentes imitava um violino. Saltitava e cantava alegremente, em alta voz, ao seu Senhor pelos bosques e campos. Sobre a verdadeira e falsa alegria, esclareceu Francisco em suas admoestaes: Bem-aventurado o religioso que no sente prazer nem alegria seno nas santas palavras e obras do Senhor e por elas conduz os homens e jbilo e alegria ao amor de Deus. Ai do religioso que se deleita com palavras ociosas e fteis e, por esse meio, leva os homens a risadas.

Alegria na humildade
A humildade garantia e honra de todas as virtudes. Ela deve estar na base de tudo. Por isso queria Francisco que seus confrades fossem "menores", humildes servos de todos. Ele conseguiu ser o mnimo entre os menores! A humildade o ponto central do esprito franciscano. Ela a raiz da santidade profunda de Francisco. Francisco fugiu dos elogios. Queria gloriar-se unicamente no Senhor. Com freqncia, quando era louvado por muita gente, respondia mais ou menos o seguinte: Ainda posso ter filhos e filhas. No me louve is como se estivesse seguro! No se deve louvar ningum que ainda tem um fim incerto.

Reconhecia que, se Deus retirasse dele sua graa, seus dons, sobrariam apenas o corpo e a alma, coisas que at um infiel possui. E genial esse Francisco, no ?
Fraternidade Santa Isabel da Hungria (J.Pessoa/PB) Retiro Espiritual 27-28/11/2004

O bispo de Temi concluiu uma vez uma pregao que Francisco acabara de fazer a seu povo dizendo a todos: Nestes ltimos tempos, Deus iluminou a Igreja com este pobrezinho desprezvel, simples e ignorante. Temos de louvar sempre o Senhor, pois sabemos que no agiu dessa maneira com todas as naes.

Ajoelhado a seus ps, disse Francisco ao bispo: Na verdade, senhor bispo, fizeste-me uma grande honra, porque foste o nico que conservaste o que meu. Os outros tiram. Tiveste a discrio de separar o que precioso do que no presta, dando o louvor a Deus e a mim, o desprezo.

Uma vez um campons disse a Francisco: Trata de ser to bom e santo como todos dizem, porque so muitos os que confiam em ti. Por isso te aconselho a no seres deferentes daquilo que esperam de ti.

Ouvindo isso, Francisco, alegre, saltou do burrinho que usava, porque no podia ir a p, beijou humildemente os ps do campons, agradecido pelo conselho. Na sua humildade, Francisco costumava dizer que, se Deus tivesse dado os mesmos dons a um outro pecador, este, na certa, seria dez vezes melhor do que ele. Aos seus prprios olhos considerava-se apenas im pobre pecador. O bispo de Imola no queria que os frades pregassem na sua diocese. Com certa dureza ele disse a Francisco: Eu mesmo prego a meu povo, e isto basta!

Francisco inclinou a cabea, com toda humildade, e saiu. No entanto, no havia passado ainda uma hora, e l estava ele de novo. O bispo, ao v-lo, ficou visivelmente irritado e lhe perguntou o que vinha fazer de novo. Francisco explicou-se: Senhor, quando um pai expulsa o filho por uma porta, este deve encontrar uma outra para entrar.

Vencido com tamanha humildade, o bispo, sorrindo, abraou-o, dizendo-lhe: Daqui por diante, tu e teus companheiros tendes permisso de pregar em minha diocese, sem restrio alguma!

Feliz com a permisso, Francisco agradeceu amavelmente. O ensinamento de Francisco claro e atual. Com humildade, s temos a ganhar diante dos homens e diante de Deus. Mas pelo orgulho, somos duplamente perdedores. Talvez a mais completa interpretao a respeito da conscincia que Francisco tinha de sua humildade tenha ocorrido quando Frei Masseo provou a humildade do santo. Francisco estava saindo do bosque, perto da Porcincula, onde tinha estado em orao. Frei Masseo vai-lhe ao encontro dizendo: Por que a ti? Por que a ti? Por que a ti? No s homem belo de corpo, n s de grande cincia, no s nobre... Por que todos andam atrs de ti e toda gente deseja ver-te, ouvir-te e obedecer-te?

Francisco ajoelhou-se e louvou a Deus. Depois dirigiu-se a Frei Masseo e disse: Queres saber por que todos andam atrs de mim? E porque os olhos santssimos de Deus no encontraram entre os pecadores nenhum mais vil, nem mais pecador do que eu... Por isso me
Retiro Espiritual 27-28/11/2004

Fraternidade Santa Isabel da Hungria (J.Pessoa/PB)

escolheu para confundir a nobreza, a grandeza, a beleza e a sabedoria do mundo, afim de que se reconhea que toda a virtude e todo o bem Dele e no da criatura... A humildade alegre e sincera de Frei Francisco transparecia nas vestes, nas palavras, no corpo, nos gestos, na convivncia com os outros, em tudo.

A alegria do Natal
Francisco era capaz de ver Deus em tudo: em cada ser humano e na beleza da criao. Tinha um carinho especial pelos sacerdotes, pois estes tm o poder de tornar Cristo presente na Eucaristia. A piedade de Francisco era bem concreta, assim como a do nosso povo. A partir disso, entendese o desejo de ele representar o prespio vivo na missa de Natal. Corria o ano de 1223. A encarnao de Jesus era o mistrio que mais fascinava o corao enamorado de Francisco. A gruta, junto ao emitrio de Greccio, foi o local do primeiro prespio vivo do mundo. Havia o boi, o burro, as ovelhas, a manjedoura, o feno... e, claro, Jesus, Maria e Jos devidamente representados. O povo acorreu, em grande numero, para acompanhar a novidade inventiva de Francisco. O povo e os frades acompanharam tudo com tamanho fervor e jbilo, que todos pareciam reviver o prprio Natal de Deus-menino, em Belm. Pelo rosto de Francisco, escorrem lgrimas de alegria, lgrimas de amor. Uma pedra serviu de altar para a celebrao da Eucaristia. A atmosfera, rica de simplicidade, alegria e orao, contagiou a todos. Camponeses, pastores e frades transbordam felicidade. Para Francisco o Natal a festa das festas! Queria que toda a Criao rejubilasse; que os pobres e esfomeados fossem saciados pelos ricos; que os bois e os burros recebessem uma poro maior de feno; que os passarinhos recebessem gros em abundncia... E a alegria de Francisco derramando-se em bondade para com todos e com tudo. Francisco, no seu amor, "inventou" o prespio. Hoje, ele est presente nos lares, igrejas, escolas, praas pblicas... E Greccio tornou-se a "Belm franciscana

A perfeita alegria
A perfeita alegria mesmo a especialidade dos santos. Caminhava Francisco e Leo de Perugia rumo a Santa Maria dos Anjos, era num inverno muito rigoroso. A certa altura, conversa vai, conversa vem, Francisco lhe pergunta sobre que seria a "perfeita alegria". Frei Leo, com ar interrogativo e curioso, demonstra imediato interesse. Frei Francisco, com seu jeito alegre, potico, brincalho, vai, primeiro, falando sobre que poderia ser considerado "alegria perfeita", mas no ! Ainda que o frade menor desse grande exemplo de santidade, que desse vista aos cegos, curasse paralticos, expulsasse os demnios e ressuscitasse mortos de quatro dias, escreve que nisso no est a "perfeita alegria".

E ainda um pouco mais, Francisco continuou: Se o frade soubesse muitas lnguas e cincias; falasse com lngua de anjo; conhecesse o curso dos astros e estrelas e a fora de cura das ervas, escreve que no est nisso a "perfeita alegria"

Frei Leo estava cada vez mais encucado e ansioso para saber aonde Francisco ia chegar. Continuou Francisco: Se o frade menor soubesse profetizar, fazer prodgios, soubesse pregar to bem que convertesse todos os infiis f crist; se todos os sbios e reis da terra se tornassem frades Fraternidade Santa Isabel da Hungria (J.Pessoa/PB) Retiro Espiritual 27-28/11/2004 8

menores, escreve: no est nisso a "perfeita alegria Mamma mia!, disse-lhe, surpreso, Frei Leo! Onde est afinal a "perfeita alegria"?

E Francisco assim lhe respondeu: Quando chegarmos a Santa Maria dos Anjos inteiramente molhados e tremendo de frio, aflitos de fome, e batemos porta do Convento e o irmo porte iro chegar irritado e disser: Quem so vocs?, e ns dissermos: Somos dois dos vossos irmos, e ele disser:] No dizem a verdade; so dois vagabundos que andam enganando o mundo e roubando as esmolas dos pobres; fora daqui! Irmo Leo, se ele no nos abrir a porta e nos deixar a relento na chuva, no frio e com fome at a noite, e se ns suportarmos tal injria e tal crueldade, tantos maus-tratos, sem nos perturbar-nos e sem murmurarmos contra ele e pensarmos humildemente que, na verdade, ele nos tinha reconhecido, irmo Leo, escreve que nisso est a "perfeita alegria". Se a gente continuar a bater, e ele, furioso, sair e nos expulsar a bofetadas dizendo: Fora daqui, ladrezinhos, aqui ningum lhes dar comida nem cama! Se suportarmos isso com pacincia e alegria e de bom corao Irmo Leo, escreve que nisso est a perfeita alegria. Se depois disso tudo, constrangidos pe la fome, pe lo frio e pela noite, batermos mais uma vez e pedirmos pelo amor de Deus, e se o irmo porte frio xingando sair e nos agarrar pelo capuz e nos atirar ao cho e nos arrastar pela neve e nos bater sem piedade com um basto nodoso; se ns suportamos todas estas coisas pacientemente e com alegria, pensando nos sofrimentos de Cristo, irmo Leo, escreve que a est a "perfeita alegria". Acima de todas as graas e dons do Esprito Santo, irmo Leo, est o de vencer-se a si mesmo; e por amor suportar injrias e desprezo. a alegria que brota da imitao do Cristo pobre e crucificado, porque de todos os outros dons de Deus no nos podemos gloriar por no serem nossos, mas de Deus.

Aquilo que So Paulo define como "caridade", Francisco chama de "perfeita alegria". Vencer a si mesmo o caminho da alegria verdadeira. Somente feliz quem sabe enfrentar, com pacincia e amor, as contrariedades da vida!

Franciscanos casados
O jeito novo de Francisco viver o Evangelho contagiou a todos, rapazes, moas e at os casados. Despertou, em cada um, a sede de Deus que estava um tanto quanto adormecida pela falta de testemunhos vibrantes, coerentes, simples como o de Francisco. Os rapazes tinham opo: abraar a vida consagrada, como irmo ou sacerdote, na Primeira Ordem fundada por Francisco. As moas podiam seguir o ideal franciscana, vivendo como religiosa consagrada na Segunda Ordem fundada por Francisco e Clara (hoje conhecida como Clarissas). At a muito bem! Mas os que j haviam abraado o matrimnio estavam como que "enciumados"... Alguns ameaavam largar a famlia, para ingressar num convento ou mosteiro, tamanha era a empolgao com o jeito franciscano de viver o Evangelho.
Fraternidade Santa Isabel da Hungria (J.Pessoa/PB) Retiro Espiritual 27-28/11/2004

Quando percebeu que a situao era sria e que o desejo dos casados de perfeio evanglica era de inspirao divina e no mero "fogo de palha", Francisco ps-se em fervorosa orao. Alegremente, Francisco pensou numa forma de santificao fora dos muros dos conventos. Escreveu-lhes, ento, uma Regra de Vida para que pudessem viver no mundo dentro da viso franciscana. Nascia a Ordem Terceira da Penitncia, hoje em dia conhecida como Ordem Franciscana Secular. Desde o incio, em 1221, fizeram parte dela homens e mulheres casados e solteiros, pobres e ricos, cultos e iletrados, papas, bispos, padres diocesanos, reis e rainhas. O primeiro casal a tomar parte foi um rico comerciante de nome Luqusio e sua esposa, Buona. So inmeros os santos oriundos desse ramo franciscano. So outros belos frutos da vida vibrante e alegre do homem de Deus, Francisco de Assis.

Monte Alverne: lugar de alegria e de dor!


A alegria sempre foi a companheira de Francisco. No Monte Alverne ele experimentou, ao mesmo tempo, alegria e tristeza: sob a forma de um Serafim; compaixo, por v-lo pregado na cruz. Alegria e tristeza se misturam. Aps a viso, Francisco viu impressos nele os estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo! Esse privilgio, essa alegria celestial, Francisco guardou-os discretamente como um segredo especial. S alguns frades o sabiam. O povo maravilhou-se ao sab-lo, no dia de sua morte. Em Canind, Cear, h um grande Santurio dedicado a So Francisco das Chagas, em recordao a esse acontecimento singular. Depois que Francisco recebeu os sagrados estigmas em seu corpo, no se cansava mais de exultar, de alegrar-se no Senhor. Parecia brio de felicidade. Muitas vezes, limitava-se a repetir sem cessar e sem cansar: "Meu Deus e meu Tudo!"

Alegria com a irm Morte


A morte parece um castigo; uma ferida que di, um trauma... e' tudo, menos algo bom. Mas para Francisco ela era "irm" mais querida, porque o introduzia viso de Deus, para quem fora criado. 'Quando soube, pelo mdico, que a morte estava prxima, apesar da fraqueza causada pela enfermidade, Francisco comeou a louvar o Senhor com toda a alma e com visvel alegria. Foi ento que Francisco acrescentou a estrofe final do Cntico das Criaturas: Louvado sejas, meu Senhor, pela irm Morte corporal, da qual nenhum vivente pode escapar. Feliz o que ela encontrar cumprindo tua vontade; porque a morte segunda no lhe pode fazer mal.

Tanta alegria e jovialidade escandalizaram a Frei Elias, que era na poca o Ministro Geral da Ordem. Deixa para l, diz Francisco. Deixa-me alegrar-me no Senhor e cantar os seus louvores no meio dos meus sofrimentos, porque pela graa do Esprito Santo eu estou unido a meu Senhor.

Foi fiel ao Evangelho, foi fiel ao Cristo pobre e crucificado. Ele recomenda aos filhos e filhas:
Fraternidade Santa Isabel da Hungria (J.Pessoa/PB) Retiro Espiritual 27-28/11/2004

10

Cumpri minha misso! Que Cristo vos ensine a cumprir a vossa.

Francisco celebra a Liturgia do Trnsito. Canta o Salmo 142, abenoa a todos os frades que estavam por todo o mundo e que haveriam de vir depois deles, at o fim dos tempos. uma bno que perpassa os sculos! Recomendou-lhes o santo Evangelho acima de qualquer Constituio. Nu sobre a terra nua, despojado de tudo, Francisco quis ir ao encontro da "irm morte", como Cristo na cruz. O irmo Guardio "emprestou-lhe" um hbito. Francisco sorriu. Estava satisfeito porque fora fiel sua esposa, "Senhora Pobreza", at o fim. Com um sorriso terminou a vida terrena para nascer para a Vida Eterna. Francisco morreu cantando! Foi ao entardecer do dia 3 de outubro de 1226. O santo da alegria, do bom humor, tinha 44 anos de vida neste mundo. Houve grande aglomerao do povo, louvando e glorificando o nome do Senhor em meio a copiosas lgrimas. Diante da comprovao do milagre dos estigmas - que Francisco procurou sempre esconder -, uma emocionada alegria tomou conta da fisionomia das pessoas. Diz Frei Toms de Celano que "a novidade do milagre transformou o pranto em jbilo, e o luto, em comemorao". Conta a tradio que a natureza uniu-se na alegria: as cotovias de Assis, alegres, saudaram o amigo e benfeitor com graciosos "sobrevos", onde se encontrava o corpo do santo. Conta-se tambm que os sinos da pequena igreja de Santo Estevo tocaram sozinhos como que agradecendo o carinho de Francisco por todas as igrejinhas. Hoje podemos repetir com o Papa Joo Paulo II, quando de sua visita ao Monte Alverne, em 1993: "Francisco, o mundo tem saudades de ti!"
http:www.mundocatolico.com.Br/FFBNEII/ffbneii.htm

Fraternidade Santa Isabel da Hungria (J.Pessoa/PB)

Retiro Espiritual 27-28/11/2004

11

Anda mungkin juga menyukai