Anda di halaman 1dari 10

6 COLQUIO INTERNACIONAL MARX E ENGELS Comunicaes GT 4 Economia e poltica no capitalismo contemporneo

A Acumulao Primitiva no Novo Imperialismo algumas contribuies de Michael Perelman e David Harvey
Autores: Julierme Gomes Tosta e Thiago Fernandes Franco,
alunos do programa de mestrado em Histria Econmica pelo Instituto de Economia da Unicamp

Contexto

Durante o curto interstcio em que ufanistas do sistema capitalista puderam afirmar de maneira aparentemente inconteste que o consenso (?) (neo) liberal e a globalizao concorriam para a consolidao de um mundo homogneo, capitalista, harmonioso e pacfico de 1992 a 2001? somente pessoas com a slida convico da incompatibilidade intrnseca desses valores com um sistema social estabelecido nas bases do capital tentaram, com alguma dificuldade, esgaravatar sob as aparncias para identificar a violncia que constitui qualquer relao social definida pela dominao de uma classe sobre outras. Mesmo esquerda, no era ntido e talvez ainda no o seja que a coao econmica no pode, sem contar com a violncia em suas formas mais brutas, gerir as sociedades em bases capitalistas. Isso porque parecia que a dominao capitalista de fato havia se tornado mais sofisticada, mais sutil, mais branda, mais indireta. No ncleo do Imprio ainda titubeante por aceitar seu nome esse fenmeno aparecia internamente na enganosa tranquilidade da administrao democrata e externamente nas teses do soft power como estratgia de exerccio da Hegemonia. No que a violncia em sua forma mais cnica estivesse fora de cogitao, mas era retoricamente relegada margem. Mesmo se considerarmos as intervenes no Golfo Prsico e no Kosovo ambas justificadas pelas Naes Unidas como justas o bombardeamento das embaixadas no Sudo e o aumento gigantesco do efetivo militar, h uma ruptura importante a partir dos eventos de 2001, quando se assume de maneira cristalina que no possvel exercer controle e poder sem lanar mo de quaisquer meios. Essa nova retrica pautada na ideia de ataques preventivos foi reafirmada largamente. Atos Patriticos, Guerra ao Terror, uso extensivo da tortura e de foras mercenrias concorriam para a afirmao categrica do que se tornara novamente bvio: o exerccio do poder exige, sempre que os mecanismos de produo de consenso

falharem, o recurso fora. O exerccio do poder capitalista no diferente. Dentre todas as polticas que formam o exerccio do poder imperial no sculo XXI gostaramos de dar destaque National Security Strategy cujos pilares essenciais so a segurana e a promoo do livre-mercado. Em termos claros, afirma que a fora militar deve ser utilizada para a abertura e a garantia de mercados livres por todo o mundo, ou seja, as foras armadas devem servir para a ampliao da zona de um tipo especfico de capitalismo:

Finalmente os Estados Unidos usaro esse momento de oportunidade para estender os benefcios de liberdade por todo o globo. Ns lutaremos ativamente para trazer a esperana de democracia, desenvolvimento mercados livres e livre comrcio para todos os cantos do mundo. (...) Livre comrcio e livre mercados provaram sua habilidade de tirar sociedades da pobreza, por isso, os Estados Unidos trabalharo tanto (...) para construir um mundo que negocia com liberdade e, portanto, cresce em prosperidade1.

No causa surpresa, portanto, que o incio do sculo XXI tenha sido marcado no plano editorial-acadmico por uma enxurrada de trabalhos sobre o supostamente novo imperialismo e a ressurreio de velhas formas de acumulao. Nesta comunicao gostaramos de destacar dois, cujas ideias julgamos sobremaneira elucidativas: Michael Perelman, com The Invention of Capitalism: classical political economy and the secret history of primitive accumulation; e David Harvey, com O Novo Imperialismo.

Imperialismo e acumulao primitiva

Antes cumpre que faamos um pequeno alerta para o fato de que no os conceitos de acumulao primitiva de capital e o de imperialismo necessariamente concordam entre si. Lenin, por exemplo, provavelmente o maior intelectual de esquerda depois de Marx e Engels e certamente o maior entre todos os polticos em seu estudo sobre o imperialismo, destaca os meios financeiros de estabelecimento de mecanismos de explorao econmico-social. A acumulao primitiva aparece para ele

George W. Bush, Estratgia de Segurana Nacional. Washington, setembro de 2002. verso traduzida Folha de So Paulo: http:// www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u185.shtml - acessada em 11 de julho de 2009.

como etapa superada da formao do capitalismo, ligada concentrao de capital que, posteriormente, delinearia a etapa superior do capitalismo2. Mas talvez seja sugestivo mantermos em nossa mente a imagem utilizada por Marx para apresentar o problema da acumulao primitiva: o pecado original de Ado e Eva, que uma tentativa de explicao para a origem dos pecados que continuam sendo cometidos. Com efeito, em nosso entendimento dO Capital, mais plausvel pensar na acumulao primitiva de maneira continuada, como exporemos a seguir.3 A matriz dos estudos que buscam interligar as ideias de acumulao primitiva com a de imperialismo ser encontrada nos herticos trabalhos de Rosa Luxemburg, que buscam no esprito crtico do pensamento de Marx elementos para superar seus esquemas de acumulao apresentados nO Capital4. Assim, procura alargar conceitos como valor e mais-valia, nos oferecendo uma interpretao diferente da costumeira sobre a produo de valor em sociedades capitalistas e alertando para que o sistema de produo capitalista que no se constitui apenas de capitalistas e trabalhadores um sistema aberto que se v sempre s voltas com o problema da reproduo da sociedade como um todo5. Assim, o conceito de acumulao se desprende ainda mais das ideias de dinheiro, riqueza e concentrao para se definir enquanto mecanismo abstrato de explorao de classes, o que significa que a explorao capitalista pode dispor de diferentes meios para acumular, tanto de maneira especificamente capitalista como na explorao do trabalho assalariado, dos mecanismos de remunerao do capital etc quanto sob formas essencialmente espoliativas que nO Capital aparecem ligados ideia da Acumulao Primitiva6. Esta, portanto, deixa de ter a conotao de etapa superada e passa a ser entendida conectada com o Imperialismo a dimenso internacional da explorao de classes, "a expresso poltica do processo de acumulao do capital 7 sobretudo quando lembramos que, no pensamento marxista, a prpria ideia de
2 3 4

Vladmir I. Lnin, O imperialismo fase superior do Capitalismo trad. port. So Paulo: Global, 1987 Karl Marx, O Capital: crtica da economia poltica. trad.port. So Paulo: Abril Cultural, 1984.

Infelizmente no dispomos de espao para apresentar o pensamento de Rosa e, portanto, buscamos focar nas ideias mais fundamentais para o pensamento de Harvey a serem apresentadas a seguir. 5 Enquanto pouco importa, do ponto de vista do capitalista individual se a mercadoria que ele produz uma mquina, acar, adubo artificial ou um jornal da intelectualidade livre-pensadora, desde que seu capital retorne, junto com a mais-valia, por outro lado, para o conjunto dos capitalistas, extremamente importante que seu produto total tenha uma forma determinada de uso, de modo que possa encontrar, nesse produto total, trs coisas: meios de produo para a renovao do processo de trabalho, meios simples de consumo pessoal para o sustento da classe trabalhadora e meios de consumo de melhor qualidade e o respectivo luxo para a manuteno do universo de capitalistas propriamente ditos. Rosa. Luxemburg, A Acumulao de Capital: contribuio ao estudo econmico do imperialismo. trad. port. II Vol. So Paulo: Abril Cultural, 1985. p. 41 6 O esquema de reproduo no pretende e no deve representar a fase inicial, o processo social em seu status nascendi, mas deve capta-la em seu fluxo, como elo na infinita cadeia da existncia, e prossegue, O trabalho anterior j realizado sempre o pressuposto do processo social de reproduo, por mais que remontemos ao passado. Assim como o trabalho social no tem fim, tambm no tem princpio. Idem, ibidem, p. 46 7 Idem, ibidem, p. 83

Imperialismo assenta na concepo de capital financeiro de Hilferding8. Assim, para Rosa, o processo histrico concreto da acumulao de capital deve ser dividido em dois aspectos distintos:

Um deles desenvolve-se nos centros produtores de mais-valia nas fbricas, nas minas, nas propriedades agrcolas e no mercado. (..) Nesse nvel, a paz, a propriedade e a igualdade reinam como formas e faz-se necessria a dialtica apurada de uma anlise cientfica para descobrir como por meio da acumulao o direito de propriedade se transforma em apropriao da propriedade alheia, a troca em explorao e a igualdade em dominao de classe. O outro aspecto da acumulao de capital o que se verifica entre o capital e as formas de produo no-capitalistas. Seu palco o cenrio mundial. Como mtodos da poltica colonial reinam o sistema de emprstimos internacionais, a poltica das esferas de influncia e as guerras. A a violncia aberta, a fraude, a represso e o saque aparecem sem disfarces, dificultando a descoberta, sob esse emaranhado de atos de violncia e provas de fora, do desenho das leis severas do processo econmico9.

E conclui com a afirmao sobre a perenidade dos meios primitivos de acumulao de capital ao afirmar que

a teoria liberal-burguesa [que] atenta apenas para um desses aspectos domnio da concorrncia pacfica das maravilhas tcnicas e do comrcio propriamente dito classificando o outro aspecto o terreno da violncia ruidosa do capital como manifestao mais ou menos fortuita da poltica externa, dissociada do domnio econmico do capital.

Pois, na realidade,

Entendemos que quando Hilferding aponta para o capital financeiro como o resultado da fuso dos capitais bancrios e industriais, pode-se deduzir uma nova lgica, mais abstrata, que rege as formas especficas de capital. Capital que gera capital. Destaquemos a passagem de Hilferding quando trata diretamente do imperialismo: O capital financeiro na sua perfeio significa o mais alto grau de poder econmico nas mos da oligarquia capitalista. Ele leva perfeio a ditadura dos magnatas capitalistas. Simultaneamente, a ditadura dos donos nacionais do capital de um pas torna-se cada vez mais inconcilivel com os interesses dos explorados pelo capital financeiro Rudolf Hilferding, O capital financeiro trad. So Paulo: Nova Cultural, 1985. p. 346 9 Luxemburg, op. cit. p. 86

a violncia poltica apenas o veculo do processo econmico; ambos os aspectos da reproduo do capital encontram-se interligados organicamente, resultando dessa unio a trajetria histrica do capital. Este no vem luz apenas gotejando por todos os poros sangue e imundcie, mas vai-se impondo dessa forma, preparando, em meio a convulses cada vez mais violentas, a prpria runa10.

So bastante conhecidos os fenmenos elencados por Marx para a sua definio de acumulao primitiva de capital sobretudo uma srie de mecanismos executados pelo Estado britnico que acabaram por consolidar o fim do sistema social, legal, poltico e econmico pr-capitalista e garantiram as condies para o novo sistema que se formava. Contudo, para comprovarmos que esses processos so perenes e contituem hoje o capitalismo tanto quanto a compulso econmica ao trabalho assalariado, temos que buscar uma definio para alm dos fenmenos especficos analisados por Marx para, ento, relacion-la a exemplos contemporneos que se enquadrem nessa definio. Gostaramos de nos ater a algumas ideias defendidas por Michael Perelman em The Invention of Capitalism, trabalho em que o autor apresenta contribuies documentais muito importantes sobre os principais autores da economia poltica clssica. Mas o que procuraremos discutir aqui so suas ideias que versam especificamente sobre a acumulao primitiva. Essas ideias diferentemente da parte investigativa do livro so em si nada originais, mas tem o mrito da sistematizao. O incio da argumentao o atestado bvio de que a formao do capitalismo dependia da destruio dos modos de vida precedentes, mas ressalta que

simple dispossession from the commons was a necessary, but not always sufficient condition to harness rural people to the labor market. () To the extent that the traditional economy might be able to remain intact despite the loss of the commons, a supply of labor satisfactory to capital might not be forthcoming. () Primitive accumulation cut through traditional life ways like scissors. The first blade served to undermine the ability of people to provide for themselves. The other blade was a system of stern measures required to keep

10

Idem, ibidem, p. 86

people from finding alternative survival strategies outside the system of wage labor11.

Ou seja, a acumulao primitiva tem necessariamente uma dupla dimenso. O lado aparente a prpria ideia de acumulao ou concentrao do capital, ou seja, se refere ao volume de dinheiro nas mos de alguns poucos homens. A outra, hoje um tanto obscura, a necessidade de se criar homens livres como pssaros, e, portanto, de se criarem medidas severas necessrias para impedir que as pessoas encontrem outros meios de sobrevivncia que no o sistema de trabalhos assalariados. E esse parece ser o elemento que faltava ser explicitado na argumentao para que pudssemos demonstrar a tese segundo a qual a acumulao primitiva deve ser perene: porque para alm da concentrao gigantesca de capitais em poucas mos, deve ser garantido, por mecanismos sociais e legais de coero, que os homens sejam impedidos de encontrar mecanismos de sobrevivncia para alm do capital, pois do contrrio eles se recusaro a aceitar quaisquer condies de trabalho12. interessante, contudo que haja uma diferena muito importante no retorno dos estudos sobre a acumulao primitiva de capital ao centro do debate. Anteriormente o carter internacional da constituio do Capitalismo foi considerado secundrio e seu surgimento na Europa monopolizava os programas de pesquisa, como atestamos ao analisar a consagrada literatura sobre o tema. Dessa maneira, o papel das colnias foi praticamente ignorado. evidente que a periferia, neste mesmo perodo, buscava entender seu papel, do que decorre que no devem ser consideradas excees a esse contexto intelectuais como Caio Prado Jnior e Fernando Novais que, no Brasil, trabalharam o conceito de sentido (profundo) da colonizao segundo o qual a organizao das relaes econmicas na colnia se d de maneira dependente e exerce um papel decisivo para a acumulao de capitais na metrpole. De toda maneira, essa foi a leitura da periferia sobre o processo de acumulao primitiva. Outra coisa muito diferente o atual movimento de estudos sobre sua dimenso transnacional que parte do centro. evidente que uma profunda mudana histrica est por trs dessa nova orientao. O sculo XX deve ser entendido como um perodo no centro e na periferia de uma grande afirmao da questo nacional, em que as reconstituies de sua
11

Michael Perelman, The Invention of Capitalism classical political economy and the secret History of primitive accumulation. North Carolina: Duke University Press, 2000. p. 14 12 Voltaremos a esse ponto.

gnese e de sua formao eram as motivaes essenciais. Desse modo, os autores do centro buscavam a gnese de seus pases ao mesmo tempo em que buscavam a gnese do Capitalismo e os autores da periferia necessariamente se deparavam com a questo colonial. Posteriormente, Braudel colocou a questo da necessria articulao terica para compreender os aspectos estruturais do problema em termos claros:

No explora o mundo quem quer. necessrio, para isso, possuir de antemo um poder lentamente amadurecido. Mas certo que esse poder, embora resulte de uma lenta ao sobre si prprio, refora-se pela explorao dos outros, e, no decurso desse duplo processo, a distncia entre esse poder e os outros aumenta. As duas explicaes (interna e externa) esto, pois, inextricavelmente ligadas13.

A mudana de foco, ressaltando a dimenso transnacional e praticamente ignorando a dimenso interna s pode ser explicada por uma profunda crise no centro e a busca por parte da elite de sadas internacionais para essa crise exato motivo pelo qual retorna ao debate tanto a acumulao primitiva quanto o imperialismo. A violncia com que os Estados Unidos e outras potncias se movimentam mundialmente em sua busca por recursos como petrleo e outras mercadorias, encobre a violncia domstica expressa, por exemplo, nas relaes contra os migrantes. Deste modo, aparece com certo ar de novidade a lembrana de que a acumulao primitiva de capital tem essa dupla dimenso: a domstica e a internacional. Mas, afinal, ser que podemos encontrar fenmenos contemporneos passveis de serem definidos nos termos da acumulao primitiva at aqui esboados? no que acredita Perelman. Numa argumentao bastante sugestiva, contrasta a capacidade de reao explorao da fora de trabalho pelo assalariamento sob o Estado de Bem-Estar Social e sob os regimes neoliberais. Para ele, direitos universais de educao, sade, moradia, previdncia, reduo de jornadas de trabalho, frias, seguro desemprego e outros desse tipo funcionavam como garantias aos trabalhadores de que eles no precisavam se submeter a quaisquer condies de explorao, ou seja, de que eram necessrios certos limites acumulao impostos socialmente e materializados no Estado. Era possvel viver durante bastante tempo sem se sujeitar aos desmandos exagerados dos patres, o que os forava a diminuir as taxas de explorao. Esse pacto
13

Fernand Braudel, A dinmica do Capitalismo. Trad. port, Lisboa: Teorema, 1985. p. 115

social, no entanto, dependia muito da capacidade de as classes exploradas conseguirem impor suas condies no que variava o grau de proteo ao trabalhador. Dependia tambm de os capitalistas de algum modo se sentirem no dever ou diante da necessidade de ceder. E isso era garantido duplamente pelo medo da expanso sovitica e pelas condies extremamente vantajosas de encontrarem meios de obter uma taxa expressiva de mais-valia no sentido amplo na periferia. Assim, os capitalistas se protegeram internamente e buscaram em Estados mais fracos perante as potncias, e mais fortes perante suas prprias sociedades melhores condies de explorao da mo-de-obra, recursos naturais e outras mercadorias locais. Quanto s questes espaciais e, de modo mais especfico, de explorao da periferia, gostaramos de lembrar algumas ideias do ltimo autor que discutiremos: David Harvey. Em O Novo Imperialismo, Harvey retoma as ideias de Luxembug apresentadas anteriormente para reafirmar que o Capitalismo no se reproduz sem essa distino geogrfica entre reas capitalistas e reas no-capitalistas, necessitando constantemente da relao dialtica entre reproduo ampliada de capital e acumulao primitiva. Conforme afirma,

Alguns dos mecanismos da acumulao primitiva que Marx enfatizou foram aprimorados para desempenhar hoje um papel bem mais forte do que no passado. O sistema de crdito e o capital financeiro se tornaram como Lnin, Hilferding e Luxemburg observaram no comeo do sculo XX, grandes trampolins de predao, fraude e roubo. (...) Alm disso, foram criados tambm mecanismos inteiramente novos de acumulao por espoliao. (...) Patenteamento e licenciamento de material gentico, do plasma, de sementes e todo tipo de outros produtos podem ser usados agora contra populaes inteiras cujas prticas tiveram um papel vital no desenvolvimento desses materiais14.

Tanto quanto a biopirataria; a pilhagem do estoque mundial de recursos genticos; a destruio de recursos ambientais globais; mercadificao por atacado da natureza; transformao em mercadorias de formas culturais; corporativizao e privatizao de bens at agora pblicos; privatizaes, etc15.
14 15

David Harvey O Novo Imperialismo. trad. port. So Paulo: Edies Loyola, 2004.p. 122, 123 Idem, ibidem, p. 123

Notemos a sutil sugesto de Harvey: ele usa o termo acumulao primitiva qual Marx, mas sugere que hoje existem mecanismos inteiramente novos de acumulao por espoliao. Assim, no somente afirma que a acumulao primitiva necessria para o funcionamento normal do capitalismo como apresenta uma feliz soluo terminolgica para o debate que pretendemos explicitar. Do que conclui que:

(...) esse parece ser o cerne da natureza da prtica imperialista contempornea. Em suma, a burguesia norte-americana redescobriu aquilo que a burguesia britnica descobriu nas trs ltimas dcadas do sculo XIX, redescobriu que, na formulao de Arendt, o pecado original do simples roubo que possibilitara a acumulao original do capital, tinha eventualmente de se repetir para que o motor da acumulao no morresse de repente se assim, o novo imperialismo no passa de uma revisitao do antigo, se bem que num tempo e num lugar distintos16.

Concluso Ao fim deste trabalho, gostaramos de concluir afirmando a necessidade de abrir a mente crtica, sobretudo em momentos de crise. Entendemos que a flexibilizao dos conceitos e o resgate de autores marginais pode ajudar a redimensionar a problematizao de questes antigas e abrir novos caminhos de pesquisa e atuao poltica. Reafirmamos a convico de que so nos momentos de crise, em que aparentemente no se sabe para onde ir, que verdades consolidadas so revistas. Por outro lado, renovamos a certeza de que a consolidao de nossas razes passa pelo entendimento do que deu errado tanto quanto dos caminhos possveis que foram evitados. Sobretudo entendemos que determinadas heresias e imprecises so mais que necessrias para o pensamento crtico. E terminamos com uma citao de Engels que pensamos ser bastante condizente com o esprito que tem animado nossas investigaes:

(...) Por volta de 1850, Marx ainda no tinha concludo sua crtica economia poltica. Ele somente o fez no fim da dcada de 50. Seus trabalhos aparecidos anteriormente no primeiro fascculo de Contribuio Crtica da Economia Poltica (1859) tambm diferem em certos pontos dos que escreveu a partir de
16

Idem, ibidem, p. 148

1859. Contm expresses e frases inteiras que, em comparao s obras posteriores, aparecem como inexatas e mesmo incorretas. evidente que, nas edies comuns, destinadas ao grande pblico, este ponto de vista anterior, que se enquadra no desenvolvimento intelectual do autor, tambm tem sua razo de ser, e que tanto o autor como o pblico tm indiscutvel direito a uma reproduo integral dos velhos escritos. No me passou um s momento pela cabea a ideia de mudar uma nica palavra. Entretanto, outro o caso quando a reedio destinada quase que exclusivamente propaganda entre os operrios. Nesta circunstncia, Marx teria certamente harmonizado a antiga exposio de 1849, com seu novo ponto de vista, e estou certo de ser fiel ao seu esprito, fazendo nesta edio algumas alteraes e acrscimos necessrios para atingir tal objetivo em todos os pontos essenciais. Advirto, pois, antecipadamente, ao leitor: esta brochura no est como Marx a redigiu em 1849, mas de modo aproximado, como a teria escrito em 189117.

17

Friedrich Engels, Introduo Trabalho Assalariado e Capital, In: Textos, Vol. III, So Paulo: Alfa-mega, 1977, p. 52-53.

Anda mungkin juga menyukai