Anda di halaman 1dari 35

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

AULA 12 JUIZADOS ESPECIAIS LEI N. 9099/95 E 10.259/2001

Ol, Pessoal!

Sejam bem vindos nossa ltima aula!

Tararemos hoje de um tpico importante e cada vez mais presente nas provas de Direito Penal: A lei n. 9.099/95

Bons estudos!!!

**********************************************************************************************************

12.1 INTRODUO Os Juizados Especiais so rgos previstos pela Constituio Federal em seu art. 98, que assim dispe:

Art. 98. A Unio, no Distrito Federal e nos Territrios, e os Estados criaro: I - juizados especiais, providos por juzes togados, ou togados e leigos, competentes para a conciliao, o julgamento e a execuo de causas cveis de menor complexidade e infraes penais de menor potencial ofensivo, mediante os procedimentos oral e sumarssimo, permitidos, nas hipteses previstas em lei, a transao e o julgamento de recursos por turmas de juzes de primeiro grau; 1 Lei federal dispor sobre a criao de juizados especiais no mbito da Justia Federal 2 As custas e emolumentos sero destinados exclusivamente ao custeio dos servios afetos s atividades especficas da Justia. Diante da necessidade de implementar a norma constitucional, o Congresso Nacional aprovou a Lei 9.099/95, que resultado da fuso de dois projetos de lei: um que cuida dos www.pontodosconcursos.com.br 1

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Juizados Especiais Cveis e outro que regula os Juizados Especiais Criminais no mbito Estadual. No mbito Federal, a lei 10.259/01 regula os Juizados Especiais Federais. Mas para que criar Juizados Especiais? A inadequao dos procedimentos, o formalismo acentuado, o alto valor das custas processuais, a necessidade de advogado, alm da indisponibilidade dos direitos e dos privilgios em favor da Unio, prejudicavam, em um nmero significativo de casos, o acesso justia. Imagine, por exemplo, um indivduo que pretendesse exigir R$ 1000,00 de uma determinada empresa, a ttulo de indenizao, antes da implementao dos Juizados Especiais. Este pleiteante, obrigatoriamente, teria que constituir um advogado e, com isso, muitos acabavam desistindo de lutar pelos seus direitos. Outro problema era o rito procedimental que, pela complexidade, gerava um tempo absurdo para a resoluo da questo. Com a regulamentao do artigo 98 da Carta Magna, parte dos obstculos de acesso justia foram removidos. Dentre as principais caractersticas, apresentam-se:
GRATUIDADE PROCESSUAL EM PRIMEIRA INSTNCIA; TOTAL REMOO DOS BICES PROCESSUAIS (FORMALISMOS INTEIS); SIMPLIFICAO DO PROCEDIMENTO; INTRODUO DOS CRITRIOS DE ORALIDADE, SIMPLICIDADE, INFORMALIDADE E CELERIDADE; COMPOSIO PACFICA DAS CONTROVRSIAS.

12.2 JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAIS

12.2.1 COMPETNCIA

O Juizado Especial Criminal, tambm conhecido por JECrim, um rgo da estrutura do Poder Judicirio brasileiro destinado a promover a conciliao, o julgamento e a execuo das infraes penais consideradas de menor potencial ofensivo. Ao comear a dispor sobre os Juizados Especiais Criminais, a lei 9.099/95 leciona: Art. 60. O Juizado Especial Criminal, provido por juzes togados ou togados e leigos, tem competncia para a conciliao, o julgamento e a execuo das infraes penais de menor potencial ofensivo, respeitadas as regras de conexo e continncia. www.pontodosconcursos.com.br 2

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

DICIONRIO DO CONCURSEIRO

JUIZ TOGADO O MAGISTRADO GRADUADO EM DIREITO E APROVADO EM CONCURSO DE PROVAS E TTULOS PARA O INGRESSO NA MAGISTRATURA. JUIZ LEIGO AQUELE QUE, APESAR DA FORMAO EM DIREITO, NO JUIZ DE DIREITO, OU SEJA, TOGADO. NO PRESTOU CONCURSO PARA A MAGISTRATURA, ATUANDO SOMENTE NOS JUIZADOS ESPECIAIS E DE CONCILIAO. CONCILIAO UM MEIO DE SOLUO DE CONTROVRSIAS EM QUE AS PARTES RESOLVEM O CONFLITO ATRAVS DA AO DE UM TERCEIRO, O CONCILIADOR. ESTE, ALM DE APROXIMAR AS PARTES, ACONSELHA E AJUDA, FAZENDO SUGESTES DE ACORDO. A CONCILIAO JUDICIAL QUANDO SE D EM CONFLITOS J AJUIZADOS, NOS QUAIS ATUA COMO CONCILIADOR O PRPRIO JUIZ DO PROCESSO OU CONCILIADOR TREINADO E NOMEADO. CONEXO E CONTINNCIA SO FENMENOS PROCESSUAIS DETERMINANTES DA REUNIO DE DUAS OU MAIS AES, PARA JULGAMENTO EM CONJUNTO, A FIM DE EVITAR A EXISTNCIA DE SENTENAS CONFLITANTES.

Observe que o texto legal fala em infraes de menor potencial ofensivo, mas o que exatamente quer dizer esta expresso? Para encontrarmos a resposta, devemos buscar o texto da prpria lei que, no artigo 61, dispe: Art. 61. Consideram-se infraes penais de menor potencial ofensivo, para os efeitos desta Lei, as contravenes penais e os crimes a que a lei comine pena mxima no superior a 2 (dois) anos, cumulada ou no com multa. O conhecimento da correta definio de crime de menor potencial ofensivo importantssimo para a sua prova e, diante do supra artigo, podemos resumir:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

CRIMES DE MENOR POTENCIAL OFENSIVO

A competncia do Juizado ser determinada pelo lugar em que foi praticada a infrao penal, e os atos processuais sero pblicos e podero realizar-se em horrio noturno e em qualquer dia da semana, conforme dispuserem as normas de organizao judiciria.

12.2.2 PRINCPIOS Conforme voc j sabe, o juizado especial criminal foi criado com caractersticas particulares e a prpria lei define princpios diferenciados a serem seguidos por este meio legal. Veja: Art. 62. O processo perante o Juizado Especial orientar-se- pelos critrios da oralidade, informalidade, economia processual e celeridade, objetivando, sempre que possvel, a reparao dos danos sofridos pela vtima e a aplicao de pena no privativa de liberdade. Vamos analisar o supra artigo: 12.2.2.1 ORALIDADE A oralidade pode ser explicada como a possibilidade de se permitir a documentao mnima dos atos processuais, sendo registrados apenas aqueles atos tidos como essenciais. Neste sentido, dispe a lei: www.pontodosconcursos.com.br 4

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Art. 65 [...] 3 Sero objeto de registro escrito exclusivamente os atos havidos por essenciais. Os atos realizados em audincia de instruo e julgamento podero ser gravados em fita magntica ou equivalente. (grifo nosso) 12.2.2.2 INFORMALIDADE / SIMPLICIDADE Os atos processuais sero vlidos sempre que atingirem as finalidades para as quais foram realizados. Tenta o legislador, com este princpio, retirar a idia plasmada no procedimento comum de que o processo o fim e no o meio para o cumprimento da lei. Veja: Art. 65. Os atos processuais sero vlidos sempre que preencherem as finalidades para as quais foram realizados, atendidos os critrios indicados no art. 62 desta Lei. Isso que dizer que no h qualquer forma prescrita para o rito procedimental dos Juizados Especiais? A resposta negativa, ou seja, existem formalizaes exigidas por lei, MAS nenhuma nulidade ser pronunciada sem que seja demonstrado prejuzo para a acusao ou para a defesa. Observe o disposto: Art. 65 [...] 1 No se pronunciar qualquer nulidade sem que tenha havido prejuzo. Como uma espcie da informalidade, temos o conceito de simplicidade, segundo o qual o processo deve transcorrer da maneira mais simples possvel e, visivelmente, esta foi a inteno do legislador na confeco da lei. Como exemplo de simplicidade, temos a desnecessidade da carta precatria para a prtica de atos processuais em outras comarcas, podendo ser utilizado qualquer meio de comunicao. Veja: Art. 65 [...] 2 A prtica de atos processuais em outras comarcas poder ser solicitada por qualquer meio hbil de comunicao. 5 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

Carta precatria um instrumento utilizado pela Justia quando existem indivduos em comarcas diferentes. um pedido que um juiz envia a outro de outra comarca. Assim, um juiz (dito deprecante) envia carta precatria para o juiz de outra comarca (dito deprecado) para a realizao de um ato processual.

Desta forma, se um juiz no Rio de Janeiro quiser solicitar algo de um magistrado em So Paulo, basta pegar o telefone, ligar e pedir. Bem mais simples, concorda? Outra situao em que temos a aplicao da simplicidade diz respeito citao. Esta, sempre que possvel, ser feita no prprio juizado, evitando o mandado e o deslocamento de um Oficial de Justia. Art. 66. A citao ser pessoal e far-se- no prprio Juizado, sempre que possvel, ou por mandado.

Citao, para o Direito, consiste no ato processual no qual a parte r comunicada de que est sendo movido um processo contra ela e a partir da qual a relao triangular deste se fecha, com as trs partes envolvidas no litgio devidamente ligadas: autor, ru e juiz; ou autor interessado e juiz.

Do artigo 66, tiramos um importante ponto para a sua PROVA. Perceba que ao dispor sobre a citao, o legislador assinala a necessidade de que seja pessoal (no juizado ou atravs do mandado). Mas e se o agente no for encontrado? Neste caso, diferentemente do que muitos pensam, NO HAVER CITAO POR EDITAL!!! Observe como trata do caso a lei: Art.66 [...] Pargrafo nico. No encontrado o acusado para ser citado, o Juiz encaminhar as peas existentes ao Juzo comum para adoo do procedimento previsto em lei. (grifo nosso). Sendo assim, podemos resumir que: www.pontodosconcursos.com.br 6

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

NO DITA TAL. L. NOS JUI UIZA ZADOS ESP SPECI CIAI AIS, S, A CITA TAO PES ESSOA OAL, L, NO CABENDO O EDI

Para finalizar este item relativo informalidade / simplicidade, vamos tratar de uma ltima situao que diz respeito s intimaes. Estas sero feitas por correspondncia, com aviso de recebimento pessoal quando enviadas a endereo residencial. Quando enviadas a endereo comercial, a intimao ser entregue ao encarregado da recepo, que obrigatoriamente ser identificado.

Intimao uma comunicao escrita expedida por um juiz e que leva s partes o conhecimento de atos e termos do processo e solicita s mesmas que faam ou deixem de fazer algo em virtude de lei, perante o poder judicirio. Geralmente, esses servios so executados por um oficial de justia.

Esta a regra geral para a intimao, MAS, visando simplicidade, se necessrio, as intimaes podero ser feitas por qualquer outro meio idneo. Observe a norma: Art. 67. A intimao far-se- por correspondncia, com aviso de recebimento pessoal ou, tratando-se de pessoa jurdica ou firma individual, mediante entrega ao encarregado da recepo, que ser obrigatoriamente identificado, ou, sendo necessrio, por oficial de justia, independentemente de mandado ou carta precatria, ou ainda por qualquer meio idneo de comunicao. (grifei) 12.2.2.3 CELERIDADE O princpio da celeridade visa realizar a prestao jurisdicional com rapidez, celeridade, presteza, sem, contudo, causar prejuzos em relao segurana jurdica. Com esse princpio, tem-se o cumprimento eficaz da funo do Poder Judicirio e o alcance do seu objetivo de extinguir os litgios. A lei n. 9.099/95 traz diversos dispositivos visando garantir a celeridade processual, tais como:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Art. 80. Nenhum ato ser adiado, determinando o Juiz, imprescindvel, a conduo coercitiva de quem deva comparecer. Art. 81 [...] 1 Todas as provas sero produzidas na audincia de instruo e julgamento, podendo o Juiz limitar ou excluir as que considerar excessivas, impertinentes ou protelatrias. (grifei) quando

Audincia de instruo e julgamento a sesso pblica dos juzos de primeiro grau de jurisdio, da qual participam o juiz, os auxiliares da Justia, as testemunhas, os advogados e as partes, com o objetivo de obter a conciliao destas, realizar a prova oral, debater a causa e proferir a sentena. Como sesso que , a audincia de instruo e julgamento integrada por uma srie de atos, sendo ela prpria um ato processual complexo.

Apesar de alguns doutrinadores defenderem a tese de que quanto mais demorado um processo, maior a segurana jurdica para este e, ainda, maior o aprofundamento do julgador perante o mesmo, tem-se revelado, tal tese, ultrapassada. 12.2.2.4 ECONOMIA PROCESSUAL Tal princpio visa apresentar s partes um resultado prtico, efetivo, com o mnimo de tempo, gastos e esforos. Podemos dizer que se entende por economia processual a realizao do maior nmero de atos processuais com o mnimo de diligncias. importante ressaltar que o objetivo dos juizados especializados justamente o de tornar as demandas rpidas, eficientes na soluo dos litgios individuais, devendo garantir, para isso, a economia nas atividades processuais. Diante disso, todos os atos processuais devem ser aproveitados visando alcanar tal princpio, ou seja, nenhum ato processual intil, todos so proveitosos, com um nico fim: o de garantir essa economia processual para que as partes possam chegar ao fim do processo o mais brevemente possvel. 12.2.2.5 AMPLA LIBERDADE DO JUIZ www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

A lei n. 9.099/95 veio ampliar os poderes do juiz para que ele conduza ou oriente conciliaes, suspenda ou no o processo, enfim, deu ao juiz a possibilidade de uma maior interveno no processo, e isso que voc tem que saber para a sua PROVA. Art. 73. A conciliao ser conduzida pelo Juiz ou por conciliador sob sua orientao. Assim como no Processo Penal comum, nos juizados especiais criminais tambm prevalece a verdade REAL sobre a verdade FORMAL.

VERDADE REAL
No processo penal, o Juiz tem a obrigao de colher o maior nmero de provas possveis a fim de determinar efetivamente como ocorreu o fato concreto. Segundo o STJ: A busca pela verdade real constitui princpio que rege o Direito Processual Penal. A produo de provas, porque constitui garantia constitucional, pode ser determinada, inclusive pelo Juiz, de ofcio, quando julgar necessrio. Desta forma, para ficar bem claro, imaginemos a seguinte situao: Tcio mata Mvio e, durante o processo penal, o pai de Tcio assume a culpa do feito, exigindo, assim, que seu filho seja liberado. Ser que o Juiz obrigado a aceitar o que est sendo dito? A resposta negativa, pois, como j dissemos, caber ao judicirio, atravs da colheita de informaes, atingir a verdade REAL e decidir atravs da livre apreciao das provas.

12.2.3 FASE PRELIMINAR 12.2.3.1 INSTAURAO DO PROCESSO Dentro do esprito inovador que norteia o procedimento nos Juizados Especiais Criminais, a lei 9.099/95, buscando ao mximo a eliminao de fases processuais e o registro de atos inteis, aboliu, como regra, o inqurito policial como procedimento prvio ao penal, bastando que a autoridade policial envie aos juizados termo circunstanciado sobre a ocorrncia. www.pontodosconcursos.com.br 9

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

O inqurito policial um procedimento policial administrativo previsto no Cdigo de Processo Penal Brasileiro. instruo provisria, preparatria, destinada a reunir os elementos necessrios (provas) apurao da prtica de uma infrao penal e sua autoria. Termo Circunstanciado de Ocorrncia (TCO) um registro de um fato tipificado como infrao de menor potencial ofensivo. O referido registro deve conter a qualificao dos envolvidos e o relato do fato, quando lavrado por autoridade policial. Nada mais do que um boletim de ocorrncia com algumas informaes adicionais, servindo de pea informativa para o Juizado Especial Criminal.

Buscando dar celeridade ainda maior, se possvel, o termo circunstanciado deve ser enviado, juntamente com as partes envolvidas, autoridade judiciria, juntando-se documentos e outras informaes necessrias ao esclarecimento dos fatos. Art. 69. A autoridade policial que tomar conhecimento da ocorrncia lavrar termo circunstanciado e o encaminhar imediatamente ao Juizado, com o autor do fato e a vtima, providenciando-se as requisies dos exames periciais necessrios. Nessa hiptese, dvidas surgem quanto a que tipo de autoridade policial tem competncia para lavrar o termo circunstanciado e envi-lo ao juizado. Somente as Polcias Civis de mbito estadual ou federal poderiam faz-lo ou outras polcias, como a rodoviria e a militar, tambm poderiam se incumbir da tarefa? O entendimento que sufragado pela maioria da doutrina o de que a expresso "autoridade policial", prevista no caput do artigo 69 da lei 9.099/95, diz respeito no s s polcias civis estaduais e federal, mas engloba tambm as outras polcias previstas na constituio federal de 88. 12.2.3.2 AUDINCIA PRELIMINAR nesta fase que o Juiz tentar compor a lide, propondo s partes envolvidas a possibilidade de reparao dos danos, a aceitao imediata do cumprimento de pena no privativa de liberdade. Destina-se, portanto, conciliao das partes. Nesta audincia, podero ocorrer trs situaes:

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

1. A aceitao da proposta de composio dos danos civis pelo autor; 2. A transao penal; 3. Oferecimento oral de denncia para que seja iniciada a ao penal. Tambm devero estar presentes na audincia: 1. O representante do Ministrio Pblico; 2. O autor do fato; 3. A vtima; 4. Se possvel, o responsvel civil. Observe: Art. 72. Na audincia preliminar, presente o representante do Ministrio Pblico, o autor do fato e a vtima e, se possvel, o responsvel civil, acompanhados por seus advogados, o Juiz esclarecer sobre a possibilidade da composio dos danos e da aceitao da proposta de aplicao imediata de pena no privativa de liberdade. Vamos analisar cada situao:
***ACEITAO DA PROPOSTA DE COMPOSIO DE DANOS CIVIS PELO AUTOR

Na composio dos danos civis, h a reparao dos danos financeiros causados vtima em razo do ilcito penal imputado ao autor do fato e, uma vez homologado o acordo de composio dos danos civis, ter eficcia de ttulo a ser executado no juzo civil competente, acarretando a renncia ao direito de queixa ou representao. Art. 74. A composio dos danos civis ser reduzida a escrito e, homologada pelo Juiz mediante sentena irrecorrvel, ter eficcia de ttulo a ser executado no juzo civil competente
***TRANSAO PENAL A transao penal est consagrada no art. 76 da Lei

9099/95, o qual dispe:

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Art. 76. Havendo representao ou tratando-se de crime de ao penal pblica incondicionada, no sendo caso de arquivamento, o Ministrio Pblico poder propor a aplicao imediata de pena restritiva de direitos ou multas, a ser especificada na proposta.

PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO - AO PENAL NOES GERAIS No nosso pas, as aes penais so divididas em dois grandes grupos: 1. AO PENAL PBLICA Subdividida em Pblica Incondicionada e Condicionada. 2. AO PENAL PRIVADA Imaginemos que um indivduo comete um homicdio. Este delito, obviamente, importa sobremaneira a toda sociedade. Desta forma, a ao recebe a classificao de pblica Incondicionada e no depende de qualquer pedido ou condio para ser iniciada, bastando o conhecimento do fato pelo Ministrio Pblico. O MP inicia esta ao atravs da DENNCIA. Pensemos agora em outra situao em que uma mulher chega para um homem e diz que ele mais feio que briga de foice no escuro. Neste caso, temos claramente um delito de injria e eis a pergunta: O que este delito importa para a sociedade? Na verdade, ele fere a esfera ntima do indivduo e, devido a isto, o Estado concede a possibilidade de o ofendido decidir se inicia ou no a ao penal, atribuindo a este a titularidade. Temos ai a ao privada que iniciada atravs da QUEIXA do ofendido. Em um meio termo entre a Pblica Incondicionada e a Privada, temos a Pblica Condicionada. Neste caso, o fato fere imediatamente a esfera ntima do indivduo e mediatamente (secundariamente) o interesse geral. Desta forma, a lei atribui a titularidade da ao ao MP que a inicia pela DENNCIA, mas exige que o MP aguarde a manifestao do ofendido para que possa iniciar a ao. Tal fato ocorre, por exemplo, no delito de ameaa.

Antes do oferecimento da denncia, portanto, na fase administrativa ou prprocessual, o Ministrio Pblico poder propor um acordo, transacionando o direito de punir do Estado com o direito liberdade do "autor do fato". Sergio Turra Sobrane define a transao penal como: o ato jurdico atravs do qual o Ministrio Publico e o autor do fato, atendidos os requisitos legais, e na presena do magistrado, acordam em concesses recprocas www.pontodosconcursos.com.br 12

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO para prevenir ou extinguir o conflito instaurado pela prtica do fato tpico, mediante o cumprimento de uma pena consensualmente ajustada. Para finalizar observe que o artigo 76 deixa claro a necessidade da participao do Ministrio Pblico na definio da transao penal. Sendo assim, para a sua PROVA, considere que:

A TRANSAO PENAL PELO JUIZ, SEM PARTICIPAO NO MINISTRIO PBLICO, NO ADMITIDA!!!

12.2.3 FASE PROCESSUAL PROCEDIMENTO SUMARSSIMO No havendo a transao penal, o Ministrio Pblico oferecer incontinenti denncia oral, desde que, claro, no existam novas diligncias ou esclarecimentos a serem requisitados. Art. 77. Na ao penal de iniciativa pblica, quando no houver aplicao de pena, pela ausncia do autor do fato, ou pela no ocorrncia da hiptese prevista no art. 76 desta Lei, o Ministrio Pblico oferecer ao Juiz, de imediato, denncia oral, se no houver necessidade de diligncias imprescindveis Portanto, neste momento inicia-se a ao penal nos JCrim, que poder tambm se dar atravs de queixa do ofendido, dispensando-se para tanto o inqurito policial, conforme voc j viu. Cabe ao Juiz, nesta oportunidade, verificar a complexidade probatria do caso, tendo em vista que algumas situaes exigem a prtica de atos probatrios mais complexos, como percias ou laudos tcnicos, o que certamente no se coaduna com o esprito de simplicidade e informalidade existente nos juizados. Neste caso, cabe ao Magistrado, uma vez verificado que o caso demanda tais providncias, enviar os autos ao Juiz comum, cuja estrutura procedimental estaria mais preparada para abrigar a apurao de fatos de maior complexidade.

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Oferecida a denncia ou queixa, ficar o acusado cientificado do dia e hora da audincia de instruo e julgamento, momento em que haver mais uma tentativa de conciliao ou, at mesmo, de proposta de transao penal, desde que no tenha ocorrido a possibilidade do seu oferecimento na fase preliminar. Art. 79. No dia e hora designados para a audincia de instruo e julgamento, se na fase preliminar no tiver havido possibilidade de tentativa de conciliao e de oferecimento de proposta pelo Ministrio Pblico, proceder-se- nos termos dos arts. 72, 73, 74 e 75 desta Lei. Da por diante, o procedimento basicamente oral, iniciando-se a audincia com a apresentao da defesa pelo ru. Importante salientar que s depois de ouvido o defensor que o Juiz aceita ou rejeita a denncia ou queixa. Se rejeitar a denncia ou queixa? Segue o preceituado no artigo 82 da lei n. 9.099/95: Art. 82. Da deciso de rejeio da denncia ou queixa e da sentena caber apelao, que poder ser julgada por turma composta de trs Juzes em exerccio no primeiro grau de jurisdio, reunidos na sede do Juizado. Se ele aceitar? Ocorrer a oitiva de testemunhas de acusao e defesa, interrogatrio do acusado e debates orais, quando ento o processo estar concluso para deciso. Art. 81. Aberta a audincia, ser dada a palavra ao defensor para responder acusao, aps o que o Juiz receber, ou no, a denncia ou queixa; havendo recebimento, sero ouvidas a vtima e as testemunhas de acusao e defesa, interrogando-se a seguir o acusado, se presente, passando-se imediatamente aos debates orais e prolao da sentena. 1 Todas as provas sero produzidas na audincia de instruo e julgamento, podendo o Juiz limitar ou excluir as que considerar excessivas, impertinentes ou protelatrias. 2 De todo o ocorrido na audincia ser lavrado termo, assinado pelo Juiz e pelas partes, contendo breve resumo dos fatos relevantes ocorridos em audincia e a sentena. A sentena, dispensado o relatrio, mencionar os elementos de convico do Juiz. Veja: www.pontodosconcursos.com.br 14

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

Art. 81 [...] 3 A sentena, dispensado o relatrio, mencionar os elementos de convico do Juiz. Na sentena devem constar somente os elementos de convico do Juiz, como, por exemplo, os depoimentos ou trechos mais importantes dos depoimentos prestados na audincia, a fim de que a deciso esteja devidamente motivada, sob pena de nulidade.

12.2.4 SUSPENSO CONDICIONAL DO PROCESSO Para concluir, resta comentar a inovao prevista no artigo 89 da lei 9.099/95, que trouxe um importante instituto ao ordenamento jurdico, qual seja: A SUSPENSO CONDICIONAL DO PROCESSO. Diz o dispositivo que: Art. 89. Nos crimes em que a pena mnima cominada for igual ou inferior a um ano, abrangidas ou no por esta Lei, o Ministrio Pblico, ao oferecer a denncia, poder propor a suspenso do processo, por dois a quatro anos, desde que o acusado no esteja sendo processado ou no tenha sido condenado por outro crime, presentes os demais requisitos que autorizariam a suspenso condicional da pena (art. 77 do Cdigo Penal). O supra artigo traz a idia de desnecessidade da pena, uma vez que o magistrado se limitar a impor condies ao ru que, se aceitas, ensejaro a suspenso do processo. Para compreender bem, pense assim: Aps ser aprovado para a Receita Federal, voc passar por um estgio probatrio, correto? Ento...para o acusado exatamente a mesma coisa. Observe o disposto: Art. 89 [...] www.pontodosconcursos.com.br 15

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

1 Aceita a proposta pelo acusado e seu defensor, na presena do Juiz, este, recebendo a denncia, poder suspender o processo, submetendo o acusado a perodo de prova, sob as seguintes condies: I - reparao do dano, salvo impossibilidade de faz-lo; II - proibio de freqentar determinados lugares; III - proibio de ausentar-se da comarca onde reside, sem autorizao do Juiz; IV - comparecimento pessoal e obrigatrio a juzo, mensalmente, para informar e justificar suas atividades. A medida tambm busca a reabilitao do escopo de reeducao do processo penal, possibilitando que o prprio acusado, de acordo com a sua convenincia, opte pelo cumprimento das condies ou pelo prosseguimento do processo. No se trata de mero ato discricionrio, sendo direito do ru a proposta de suspenso do processo. Alm disso, estando presentes os requisitos legais, o acusado tem direito a deferimento da medida como forma de preservar os princpios informativos da lei 9.099/95. A suspenso condicional do processo instituto de mxima importncia para o desafogamento dos processos criminais, visando uma clere prestao jurisdicional e impedindo que a apurao de crimes de pouca repercusso venha a se arrastar por vrios anos no judicirio, evitando a efetividade do processo.

Caro(a) aluno(a), Aqui chegamos ao trmino da parte terica referente aos juizados penais especiais. Como disse no incio da aula, atenham-se ao que aqui est sendo apresentado e no percam tempo esmiuando toda a lei. Dito isto, vamos agora resumir o exposto:

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

ELABORAO DO TERMO CIRCUNSTANCIADO (art. 71)

AUDINCIA PRELIMINAR Conciliao e aplicao da pena restritiva de direitos. (art. 72 a 76)

DENNCIA OU QUEIXA. (art. 77)

Oportunidade da defesa rebater a acusao oralmente. (art. 81)

Tentativa de Conciliao e aplicao da pena restritiva de direitos. Caso no tenha ocorrido audincia preliminar. (art. 79)
PE PENA MNI NIMA CO COMINA NADA DA FO FOR IG IGUAL OU IN INFE FERI RIOR A UM A N O

AUDINCIA DE INSTRUO E JULGAMENTO. (art. 79 a 83)

OFERECIMENTO DA SUSPENO CONDICIONAL DO PROCESSO. (art. 89)

Suspenso do processo e incio da fase probatria. (art. 89 1 ao 6)

RECEBIMENTO DA DENNCIA OU QUEIXA. (art. 81) Oitiva da vtimas e testemunhas. Interrogatrio do ru. Debates orais; (art. 81)

Caso no seja recebida, cabe apelao. (art. 82)

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

*******************************************************************************************
Companheiros de estudo, Parabns por mais uma etapa completada!!! Neste momento, chegamos ao final do nosso curso (pelo menos da parte terica) e queria que soubessem que para mim uma grande felicidade saber que, mesmo com uma pequena parcela, pude contribuir nesta busca rdua pela aprovao. Conforme prometido, fechamos o curso com cerca de 330 exerccios e espero sinceramente ter correspondido confiana que depositaram no meu trabalho ao escolherem este curso e ter conseguido atingir o meu objetivo principal de transmitir a vocs o Direito Penal de maneira clara, objetiva e agradvel. Como no poderia deixar de ser...CHEGAMOS AO LTIMO DEGRAU!!!

Agora, antes de finalizar, gostaria de passar para vocs um pouquinho (tambm de forma objetiva e rpida...rsrs) do caminho que percorri at ser aprovado....talvez vocs se identifiquem... Vivi como um autntico Concurseiro de novembro de 2005 at janeiro de 2007, quando fui aprovado no cargo que atualmente desempenho. Durante esse meu perodo de estudos para concurso, lutei muito, senti angustia, receio, medo, dvida, enfim, vrios sentimentos que, www.pontodosconcursos.com.br 18

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO com certeza, vocs compreendem bem. Incontveis vezes duvidei que algum dia estaria em condio de competir por uma vaga, mas prossegui em busca do meu sonho. Durante esta fase, questionava-me bastante quanto validade de abrir mo de tantas coisas e pessoas com um nico objetivo que no sabia quando ou se iria atingir. Escutei afirmaes do tipo Vai curtir a vida e esquece isso, mas persisti com empenho na minha empreitada com foco total no que eu queria. Aps muito estudo, no dia 07 de janeiro de 2007 estava eu em uma sala de aula, com um lpis, uma caneta preta, uma borracha e um frio na barriga que parecia que eu ia congelar, esperando para fazer a to temida prova. Situao que em breve vocs passaro. Fiz a prova e o dia em que li o meu nome no Dirio Oficial como aprovado, vi que tudo realmente tinha valido a pena. Hoje sou servidor pblico, fao uma das coisas que mais gosto nesta vida, que lecionar para quem realmente quer estudar (VOCS!!!), e tenho tempo para me dedicar s pessoas que sempre estiveram ao meu lado e outras que surgiram em minha vida aps minha aprovao. Mas por que estou dizendo isto tudo? Para que voc perceba que a diferena entre a minha histria e a sua so s as datas. Para que voc veja que as mesmas aflies e dvidas que est sentindo ou vai sentir, ns, professores, j passamos e vencemos, assim como voc PODE E IR VENCER!!! Tenha f e confiana no seu trabalho. Pense na prova no como uma inimiga, mas como uma AMIGA de quem realmente estudou. Independentemente de sua religio, confie que h algum que olha por voc e que sabe o quanto voc est lutando para sair vitorioso (a). Muito sucesso a todos!!! Abraos e bons estudos, Pedro Ivo pedro@pontodosconcursos.com.br

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

SIMULADO
1. (AFRFB / 2009) Com relao ao disposto na Lei dos Juizados Especiais Criminais (Lei n. 9099/95), correto afirmar que: A) essa lei aplica-se a todos os tipos de crimes cometidos aps Janeiro de 1995. B) o processo perante o Juizado Especial objetiva, sempre que possvel, a reparao dos danos sofridos pela vtima. C) essa legislao tem aplicao s no mbito da Justia Estadual. D) o instituto da transao penal pode ser concedido pelo Juiz sem a anuncia do Ministrio Pblico. E) nela est prevista a abolitio criminis dos delitos de menor potencial ofensivo. 2. (PFN / 2006) Geraldo, pratica a conduta X. Sem desejar, porm, assumindo o risco, tendo mentalmente, antevisto o resultado, danifica o patrimnio de Ciro. A conduta de Geraldo, no aspecto subjetivo, identifica A) dolo direto. B) dolo eventual. C) culpa inconsciente. D) culpa consciente. E) preterdolo. 3. (BACEN / 2002) Um caador, no meio da mata, dispara sua arma de fogo sobre um objeto escuro, supondo tratar-se de um animal, e atinge um fazendeiro. Nesta hiptese, restou configurado: A) erro sobre a pessoa. B) erro de proibio. C) erro provocado por terceiro. D) erro de tipo. E) aberratio ictus. 4. (Juiz Substituto TJ MG / 2008) Assinale a afirmativa incorreta. www.pontodosconcursos.com.br 20

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

A) Sempre que o agente, por ato voluntrio, reparar o dano ou restituir a coisa, antes do recebimento da denncia ou da queixa, a pena ser reduzida de um a dois teros. B) O erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime exclui o dolo, mas permite a punio por crime culposo, se previsto em lei. C) No se pune a tentativa quando, por ineficcia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, impossvel consumar-se o crime. D) A omisso penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado, sendo o dever de agir descrito no Cdigo Penal. E) Salvo disposio em contrrio, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuda de um a dois teros. 5. (CEHAP PB / 2009) Joaquim, servidor pblico, desviou para a reforma da repartio pblica em que trabalha determinada quantia de que dispunha em razo de seu cargo e que estava regularmente destinada construo de escolas no municpio. Na situao hipottica acima descrita, trata-se de A) crime de peculato, independentemente de Joaquim ter-se apropriado da quantia para proveito prprio ou no. B) crime de apropriao indbita, independentemente de Joaquim ser ou no servidor pblico. C) crime de emprego irregular de verbas pblicas, j que o desvio da quantia ocorreu em proveito da administrao. D) crime de prevaricao, posto que Joaquim agiu para satisfazer sentimento pessoal. E) NRA 6. (PGE PA / 2009) Assinale a alternativa CORRETA a respeito de crime contra a Administrao Pblica: A) No peculato-apropriao, o delito consuma-se quando o agente inverte a posse de um bem mvel, agindo como se dono fosse, que detinha em razo do cargo. H previso legal do peculato de uso, quando o agente utiliza um bem pblico sem autorizao de seu superior hierrquico. B) O crime de concusso aproxima-se da corrupo. Naquela figura tpica, o crime unilateral; nesta, bilateral. Na corrupo, o funcionrio solicita ou aceita, sendo que na concusso, exige. C) Quem oferece a um funcionrio pblico uma vantagem indevida em troca de um ato funcional comete o mesmo crime que o agente pblico que aceita tal quantia em face da teoria monista adotada pelo Cdigo Penal. 21 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO D) O crime de prevaricao consuma-se somente quando o agente deixa de praticar, indevidamente, ato de ofcio para satisfazer interesse prprio ou de outrem. E) NRA 7. (PROMOTOR DE JUSTIA MP SP / 2008) No modalidade de peculato prevista no Cdigo Penal: A) peculato-apropriao. B) peculato-furto. C) peculato-concusso. D) peculato culposo. E) peculato mediante erro de outrem. 8. (AGENTE FISCAL PI / 2008) Acerca dos crimes praticados por funcionrio pblico contra a administrao em geral, assinale a opo correta. A) Comete crime de prevaricao o funcionrio pblico que, por indulgncia, retarda ou deixa de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratica-o contra disposio expressa de lei. B) O funcionrio pblico que, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal, deixa de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe faltar competncia, no leva o fato ao conhecimento da autoridade competente, pratica o crime de condescendncia criminosa. C) Pratica apenas infrao administrativa, conduta considerada atpica, o funcionrio pblico que, na cobrana de tributo ou contribuio social, emprega meio vexatrio ou gravoso no autorizado por lei. D) O abandono de cargo pblico, fora dos casos permitidos em lei, caracteriza crime contra a administrao pblica, e no apenas infrao administrativa. E) NRA 9. (Inspetor Fiscal / 1998) Se o funcionrio pblico inutiliza parcialmente livro oficial de que tinha a guarda em razo da funo, acarretando pagamento inexato de tributo. A) No comete crime, o que s acarreta se houvesse inutilizao total. B) Comete somente crime funcional contra a ordem tributria. C) Comete somente o delito de sonegao de livro oficial do Cdigo Penal.

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO D) Comete crime funcional contra a ordem tributria e delito de sonegao de livro oficial do Cdigo Penal em concurso material. E) Comete crime funcional contra a ordem tributria e delito de sonegao de livro oficial do Cdigo Penal em concurso formal. 10. (TSE Analista Judicirio / 2007) Acerca das leis brasileiras que instituram o conceito de infrao penal de menor potencial ofensivo, assinale a opo correta. A) Consideram-se infraes de menor potencial ofensivo os crimes a que a lei comina pena mxima no superior a um ano, ou multa. B) O processo perante o Juizado Especial orientar-se- pelos critrios da oralidade, informalidade, economia processual e celeridade, objetivando, sempre que possvel, a reparao dos danos sofridos pela vtima e a aplicao de pena no privativa de liberdade. C) Nos juizados especiais criminais cabvel a citao por edital. D) Mesmo havendo necessidade de diligncias de maior complexidade para apurao dos fatos e da autoria de uma infrao penal de menor potencial ofensivo, a exemplo de pedido de quebra de sigilo de dados, tais circunstncias no autorizam o deslocamento de competncia do juizado especial criminal para o juzo de direito comum. E) N.R.A 11. (TJ SP / 2004) Nos termos do artigo 72 da Lei n.o 9.099/95, na audincia preliminar, devero estar presentes A) o autor do fato, a vtima e seus advogados. B) o representante do Ministrio Pblico, o autor do fato e a vtima, acompanhados por seus advogados e as testemunhas de acusao e defesa. C) o Promotor de Justia, o autor do fato e a vtima, sendo dispensvel a presena dos advogados. D) o autor do fato, a vtima, o Promotor Pblico, e o Curador de Menores, se for necessrio. E) o representante do Ministrio Pblico, o autor do fato, a vtima e, se possvel, o responsvel civil, acompanhados por seus advogados. 12. (Juiz do Trabalho TRT / 2006) Determinado empregador tem as seguintes condutas: I. Deixa de lanar mensalmente nos ttulos prprios da contabilidade da empresa as quantias descontadas dos empregados. www.pontodosconcursos.com.br 23

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO II. Impede, mediante coao, determinado empregado de se desligar dos servios, inclusive retendo seus documentos pessoais. III. Recruta trabalhadores, mediante fraude, com o fim de lev-los para territrio estrangeiro. IV. Obriga os empregados a usarem mercadorias de determinado estabelecimento, para impossibilitar o desligamento do servio em virtude de dvida. Considerando as condutas acima, o empregador teria cometido os seguintes crimes, respectivamente: A) sonegao de contribuio previdenciria; frustrao de direito assegurado por legislao trabalhista; aliciamento para o fim de emigrao; reduo condio anloga de escravo. B) omisso de lanamento de contribuio fiscal; frustrao de direito assegurado por legislao trabalhista; aliciamento de trabalhadores de um local para outro do territrio nacional; frustrao de direito assegurado por legislao trabalhista. C) sonegao de contribuio previdenciria; frustrao de direito assegurado por legislao trabalhista; aliciamento para o fim de emigrao; frustrao de direito assegurado por legislao trabalhista. D) omisso de lanamento de contribuio previdenciria; frustrao de direito assegurado por legislao trabalhista; aliciamento para o fim de emigrao; frustrao de direito assegurado por legislao trabalhista. E) sonegao de contribuio previdenciria; atentado contra a liberdade de trabalho; aliciamento para o fim de emigrao; frustrao de direito assegurado por legislao trabalhista.

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

SIMULADO COMENTADO
1. (AFRFB / 2009) Com relao ao disposto na Lei dos Juizados Especiais Criminais (Lei n. 9099/95), correto afirmar que: A) essa lei aplica-se a todos os tipos de crimes cometidos aps Janeiro de 1995. B) o processo perante o Juizado Especial objetiva, sempre que possvel, a reparao dos danos sofridos pela vtima. C) essa legislao tem aplicao s no mbito da Justia Estadual. D) o instituto da transao penal pode ser concedido pelo Juiz sem a anuncia do Ministrio Pblico. E) nela est prevista a abolitio criminis dos delitos de menor potencial ofensivo. GABARITO: B COMENTRIOS: Alternativa A - Incorreta - Segundo o artigo 60 da lei 9.099/95 a lei no se aplica a TODOS os tipos de crime, mas somente aos considerados de menor potencial ofensivo. Art. 60. O Juizado Especial Criminal, provido por juzes togados ou togados e leigos, tem competncia para a conciliao, o julgamento e a execuo das infraes penais de menor potencial ofensivo, respeitadas as regras de conexo e continncia. Alternativa B - Correta - Exige o conhecimento do artigo 62 que dispes sobre as caractersticas principais dos Juizados Especiais Criminais: Art. 62. O processo perante o Juizado Especial orientar-se- pelos critrios da oralidade, informalidade, economia processual e celeridade, objetivando, sempre que possvel, a reparao dos danos sofridos pela vtima e a aplicao de pena no privativa de liberdade. Alternativa C - Incorreta - A legislao aplica-se tanto em mbito Estadual quanto Federal. Alternativa D - Incorreta - A transao penal encontra previso na Lei 9.099/95, mais precisamente em seu art. 76 , segundo o qual: "Havendo representao ou tratando-se de crime de ao penal pblica incondicionada, no sendo caso de arquivamento, o Ministrio Pblico poder propor a aplicao imediata de pena restritiva de direitos ou multas, a ser especificada na proposta". www.pontodosconcursos.com.br 25

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

A transao penal pelo Juiz, sem participao no Ministrio Pblico, no admitida Alternativa E - Incorreta - No h qualquer previso de abolitio criminis, mas apenas um rito diferenciado para as questes que envolvem os delitos de menor potencial ofensivo. 2. (PFN / 2006) Geraldo, pratica a conduta X. Sem desejar, porm, assumindo o risco, tendo mentalmente, antevisto o resultado, danifica o patrimnio de Ciro. A conduta de Geraldo, no aspecto subjetivo, identifica: A) dolo direto. B) dolo eventual. C) culpa inconsciente. D) culpa consciente. E) preterdolo. GABARITO: B COMENTRIOS: No dolo eventual, o sujeito prev o resultado e, embora no o queira propriamente atingir, pouco se importa com a sua ocorrncia (eu no quero, mas, se acontecer, para mim tudo bem, no por causa desse risco que vou parar de praticar minha conduta; no quero, mas tambm no me importo com a sua ocorrncia). 3. (BACEN / 2002) Um caador, no meio da mata, dispara sua arma de fogo sobre um objeto escuro, supondo tratar-se de um animal, e atinge um fazendeiro. Nesta hiptese, restou configurado: A) erro sobre a pessoa. B) erro de proibio. C) erro provocado por terceiro. D) erro de tipo. E) aberratio ictus. GABARITO: D COMENTRIOS: Erro de tipo a falsa percepo da realidade acerca dos elementos constitutivos do tipo penal. www.pontodosconcursos.com.br 26

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO o que incide sobre as elementares ou circunstncias da figura tpica, sobre os pressupostos de fato de uma causa de justificao ou dados secundrios da norma penal incriminadora. o que faz o sujeito supor a ausncia de elemento ou circunstncia da figura tpica incriminadora ou a presena de requisitos da norma permissiva. Encontra previso no artigo 20 CP: Art. 20 - O erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime exclui o dolo, mas permite a punio por crime culposo, se previsto em lei. No caso em questo, o caador erra quanto elementar algum, prevista no delito de homicdio. 4. (Juiz Substituto TJ MG / 2008) Assinale a afirmativa incorreta. A) Sempre que o agente, por ato voluntrio, reparar o dano ou restituir a coisa, antes do recebimento da denncia ou da queixa, a pena ser reduzida de um a dois teros. B) O erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime exclui o dolo, mas permite a punio por crime culposo, se previsto em lei. C) No se pune a tentativa quando, por ineficcia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, impossvel consumar-se o crime. D) A omisso penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado, sendo o dever de agir descrito no Cdigo Penal. E) Salvo disposio em contrrio, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuda de um a dois teros. GABARITO: A COMENTRIOS: A nica alternativa que contraria o Cdigo Penal a primeira, pois emprega a palavra SEMPRE. Observe o que nos diz o CP: Art. 16 - Nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros. Segundo o texto supra, o arrependimento posterior s cabvel para os crimes praticados SEM violncia ou grave ameaa. www.pontodosconcursos.com.br 27

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

Alternativa B Erro sobre elementos do tipo: Art. 20 - O erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime exclui o dolo, mas permite a punio por crime culposo, se previsto em lei. Alternativa C Trata do crime impossvel. Alternativa D Relevncia da omisso: Art. 13 [...] 2 - A omisso penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe a quem: a) tenha por lei obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia; b) de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado; c) com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrncia do resultado. Alternativa E De acordo com o art. 14, pargrafo nico: Pargrafo nico - Salvo disposio em contrrio, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuda de um a dois teros 5. (CEHAP PB / 2009) Joaquim, servidor pblico, desviou para a reforma da repartio pblica em que trabalha determinada quantia de que dispunha em razo de seu cargo e que estava regularmente destinada construo de escolas no municpio. Na situao hipottica acima descrita, trata-se de: A) crime de peculato, independentemente de Joaquim ter-se apropriado da quantia para proveito prprio ou no. B) crime de apropriao indbita, independentemente de Joaquim ser ou no servidor pblico. C) crime de emprego irregular de verbas pblicas, j que o desvio da quantia ocorreu em proveito da administrao. D) crime de prevaricao, posto que Joaquim agiu para satisfazer sentimento pessoal. www.pontodosconcursos.com.br 28

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO E) NRA GABARITO: C COMENTRIOS: Realmente as bancas se esmeram para tentar confundir o candidato. Observe a maldade...No incio da questo, a banca cita a palavra DESVIAR e na alternativa A coloca o peculato, induzindo o concursando ao erro. MAS VOC NO VAI ERRAR ISSO NA PROVA, pois analisar as questes que tratam dos crimes contra a administrao pblica com bastante calma. No caso em questo, o agente desvia valores destinados a um hospital para aplicar NA PRPRIA ADMINISTRAO. Desta forma, temos o delito de emprego irregular de verbas ou rendas pblicas, previsto no art. 315 do CP. Art. 315 - Dar s verbas ou rendas pblicas aplicao diversa da estabelecida em lei. 6. (PGE PA / 2009) Assinale a alternativa CORRETA a respeito de crime contra a Administrao Pblica: A) No peculato-apropriao, o delito consuma-se quando o agente inverte a posse de um bem mvel, agindo como se dono fosse, que detinha em razo do cargo. H previso legal do peculato de uso, quando o agente utiliza um bem pblico sem autorizao de seu superior hierrquico. B) O crime de concusso aproxima-se da corrupo. Naquela figura tpica, o crime unilateral; nesta, bilateral. Na corrupo, o funcionrio solicita ou aceita, sendo que na concusso, exige. C) Quem oferece a um funcionrio pblico uma vantagem indevida em troca de um ato funcional comete o mesmo crime que o agente pblico que aceita tal quantia em face da teoria monista adotada pelo Cdigo Penal. D) O crime de prevaricao consuma-se somente quando o agente deixa de praticar, indevidamente, ato de ofcio para satisfazer interesse prprio ou de outrem. E) NRA GABARITO: B COMENTRIOS: Vamos analisar as alternativas: Alternativa A Incorreta Ns falamos em nossa aula no peculato de uso? NO, logo no crime. Essa expresso realmente existe, mas caracteriza ilcito administrativo e no penal. www.pontodosconcursos.com.br 29

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

Alternativa B Est perfeita. Diferencia a concusso da corrupo passiva. Alternativa C Incorreta Quem oferece comete corrupo ativa, quem aceita (funcionrio), corrupo passiva. Alternativa D Incorreta Consuma-se o delito de prevaricao com a omisso, retardamento ou realizao do ato. 7. (PROMOTOR DE JUSTIA MP SP / 2008) No modalidade de peculato prevista no Cdigo Penal: A) peculato-apropriao. B) peculato-furto. C) peculato-concusso. D) peculato culposo. E) peculato mediante erro de outrem. GABARITO: C COMENTRIOS: No existe a previso da figura peculato-concusso. As demais nomenclaturas encontram previso nos artigos 312 e 313 do Cdigo Penal. 8. (AGENTE FISCAL PI / 2008) Acerca dos crimes praticados por funcionrio pblico contra a administrao em geral, assinale a opo correta. A) Comete crime de prevaricao o funcionrio pblico que, por indulgncia, retarda ou deixa de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratica-o contra disposio expressa de lei. B) O funcionrio pblico que, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal, deixa de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe faltar competncia, no leva o fato ao conhecimento da autoridade competente, pratica o crime de condescendncia criminosa. C) Pratica apenas infrao administrativa, conduta considerada atpica, o funcionrio pblico que, na cobrana de tributo ou contribuio social, emprega meio vexatrio ou gravoso no autorizado por lei. D) O abandono de cargo pblico, fora dos casos permitidos em lei, caracteriza crime contra a administrao pblica, e no apenas infrao administrativa. www.pontodosconcursos.com.br 30

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO E) NRA GABARITO: D COMENTRIOS: Alternativa A Incorreta Como vimos, indulgncia o ato de ter clemncia por algum. A prevaricao exige que o agente vise satisfazer interesse ou sentimento pessoal. Alternativa B Incorreta Aqui sim h exigncia da indulgncia para caracterizar a condescendncia criminosa. Alternativa C Incorreta Claramente trata do delito de excesso de exao. .......Se voc errar essa no dia da prova, vou chamar o JUVENAL, CARA DE PAU, PAGUE O TRIBUTO E SEJA LEGAL para conversar contigo. Alternativa D Esta perfeita. Como vimos, fora dos casos permitidos, o abandono de funo caracteriza CRIME contra a administrao pblica. Observe: Art. 323 - Abandonar cargo pblico, fora dos casos permitidos em lei. 9. (Inspetor Fiscal / 1998) Se o funcionrio pblico inutiliza parcialmente livro oficial de que tinha a guarda em razo da funo, acarretando pagamento inexato de tributo. A) No comete crime, o que s acarreta se houvesse inutilizao total. B) Comete somente crime funcional contra a ordem tributria. C) Comete somente o delito de sonegao de livro oficial do Cdigo Penal. D) Comete crime funcional contra a ordem tributria e delito de sonegao de livro oficial do Cdigo Penal em concurso material. E) Comete crime funcional contra a ordem tributria e delito de sonegao de livro oficial do Cdigo Penal em concurso formal. GABARITO: B COMENTRIOS: Mais uma questo que exige a diferenciao entre os CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA e os CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTRIA. No caso apresentado no enunciado, temos claramente o delito citado no inciso I do art. 3 da lei n 8.137/90. Veja: www.pontodosconcursos.com.br 31

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

Art. 3 Constitui crime funcional contra a ordem tributria, alm dos previstos no Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Cdigo Penal (Ttulo XI, Captulo I): I - extraviar livro oficial, processo fiscal ou qualquer documento, de que tenha a guarda em razo da funo; soneg-lo, ou inutiliz-lo, total ou parcialmente, acarretando pagamento indevido ou inexato de tributo ou contribuio social OBSERVAO: SE NAS ALTERNATIVAS, NA SUA PROVA, VOC VERIFICAR QUE EXISTE A OPO CRIME CONTRA A ORDEM TRIBUTRIA, ANALISE MUITO BEM A QUESTO PARA NO COMENTER ERROS!!! 10. (TSE Analista Judicirio / 2007) Acerca das leis brasileiras que instituram o conceito de infrao penal de menor potencial ofensivo, assinale a opo correta. A) Consideram-se infraes de menor potencial ofensivo os crimes a que a lei comina pena mxima no superior a um ano, ou multa. B) O processo perante o Juizado Especial orientar-se- pelos critrios da oralidade, informalidade, economia processual e celeridade, objetivando, sempre que possvel, a reparao dos danos sofridos pela vtima e a aplicao de pena no privativa de liberdade. C) Nos juizados especiais criminais cabvel a citao por edital. D) Mesmo havendo necessidade de diligncias de maior complexidade para apurao dos fatos e da autoria de uma infrao penal de menor potencial ofensivo, a exemplo de pedido de quebra de sigilo de dados, tais circunstncias no autorizam o deslocamento de competncia do juizado especial criminal para o juzo de direito comum. E) N.R.A GABARITO: B COMENTRIOS: Alternativa A Incorreta Consideram-se infraes penais de menor potencial ofensivo as contravenes penais e os crimes a que a lei comine pena mxima no superior a 2 (dois) anos, cumulada ou no com multa. Alternativa B a alternativa correta. Reproduz o art. 62 da lei 9.099/95. Alternativa C Incorreta No h previso de citao por edital na lei n. 9.099/95. www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

Art. 66. A citao ser pessoal e far-se- no prprio Juizado, sempre que possvel, ou por mandado. Pargrafo nico. No encontrado o acusado para ser citado, o Juiz encaminhar as peas existentes ao Juzo comum para adoo do procedimento previsto em lei.

Alternativa D A idia dos Juizados Especiais justamente a simplicidade. Se esta no pode ser adotada, o Juiz dever deslocar o processo para a justia comum. 11. (TJ SP / 2004) Nos termos do artigo 72 da Lei n.o 9.099/95, na audincia preliminar, devero estar presentes: A) o autor do fato, a vtima e seus advogados. B) o representante do Ministrio Pblico, o autor do fato e a vtima, acompanhados por seus advogados e as testemunhas de acusao e defesa. C) o Promotor de Justia, o autor do fato e a vtima, sendo dispensvel a presena dos advogados. D) o autor do fato, a vtima, o Promotor Pblico, e o Curador de Menores, se for necessrio. E) o representante do Ministrio Pblico, o autor do fato, a vtima e, se possvel, o responsvel civil, acompanhados por seus advogados. GABARITO: E COMENTRIOS: A questo exige o conhecimento do art. 72, que dispe: Art. 72. Na audincia preliminar, presente o representante do Ministrio Pblico, o autor do fato e a vtima e, se possvel, o responsvel civil, acompanhados por seus advogados, o Juiz esclarecer sobre a possibilidade da composio dos danos e da aceitao da proposta de aplicao imediata de pena no privativa de liberdade. Segundo o supra artigo, devero estar presentes: 1. Representante do Ministrio Pblico; www.pontodosconcursos.com.br 33

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO 2. Autor do fato; 3. Vtima; 4. Se possvel, o responsvel civil. 12. (Juiz do Trabalho TRT / 2006) Determinado empregador tem as seguintes condutas: I. Deixa de lanar mensalmente nos ttulos prprios da contabilidade da empresa as quantias descontadas dos empregados. II. Impede, mediante coao, determinado empregado de se desligar dos servios, inclusive retendo seus documentos pessoais. III. Recruta trabalhadores, mediante fraude, com o fim de lev-los para territrio estrangeiro. IV. Obriga os empregados a usarem mercadorias de determinado estabelecimento, para impossibilitar o desligamento do servio em virtude de dvida. Considerando as condutas acima, o empregador teria cometido os seguintes crimes, respectivamente: A) sonegao de contribuio previdenciria; frustrao de direito assegurado por legislao trabalhista; aliciamento para o fim de emigrao; reduo condio anloga de escravo. B) omisso de lanamento de contribuio fiscal; frustrao de direito assegurado por legislao trabalhista; aliciamento de trabalhadores de um local para outro do territrio nacional; frustrao de direito assegurado por legislao trabalhista. C) sonegao de contribuio previdenciria; frustrao de direito assegurado por legislao trabalhista; aliciamento para o fim de emigrao; frustrao de direito assegurado por legislao trabalhista. D) omisso de lanamento de contribuio previdenciria; frustrao de direito assegurado por legislao trabalhista; aliciamento para o fim de emigrao; frustrao de direito assegurado por legislao trabalhista. E) sonegao de contribuio previdenciria; atentado contra a liberdade de trabalho; aliciamento para o fim de emigrao; frustrao de direito assegurado por legislao trabalhista. GABARITO: C COMENTRIOS: Item I Trata-se do delito de sonegao de contribuio previdenciria: www.pontodosconcursos.com.br 34

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Art. 337-A. Suprimir ou reduzir contribuio social previdenciria e qualquer acessrio, mediante as seguintes condutas: [...] II deixar de lanar mensalmente nos ttulos prprios da contabilidade da empresa as quantias descontadas dos segurados ou as devidas pelo empregador ou pelo tomador de servios; Item II Trata-se do delito de frustrao de direito assegurado por legislao trabalhista: Art. 203 - Frustrar, mediante fraude ou violncia, direito assegurado pela legislao do trabalho: 1 Na mesma pena incorre quem: [...] II - impede algum de se desligar de servios de qualquer natureza, mediante coao ou por meio da reteno de seus documentos pessoais ou contratuais. Item III Trata-se do delito de aliciamento para o fim de emigrao: Art. 207 - Aliciar trabalhadores, com o fim de lev-los de uma para outra localidade do territrio nacional Item IV Trata-se do delito de frustrao de direito assegurado por legislao trabalhista: Art. 203 - Frustrar, mediante fraude ou violncia, direito assegurado pela legislao do trabalho: 1 Na mesma pena incorre quem: I - obriga ou coage algum a usar mercadorias de determinado estabelecimento, para impossibilitar o desligamento do servio em virtude de dvida;

www.pontodosconcursos.com.br

35

Anda mungkin juga menyukai