Anda di halaman 1dari 77

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

AULA 10 CRIMES CONTRA A ORGANIZAO DO TRABALHO, CONTRA A ORDEM TRIBUTRIA E CONTRA A PREVIDNCIA
Futuros(as) Aprovados(as), sejam bem vindos!!! Hoje trataremos de temas muito importantes para praticamente todas as bancas de prova, com exceo do CESPE. So poucas as questes exigidas por esta banca sobre os crimes contra a organizao do trabalho, o que no quer dizer que no pode ser exigido nas futuras provas. Veremos tambm os crimes contra a previdncia e contra a ordem tributria. Ao trmino da aula, como sempre, muita diverso com os exerccios! Dito isto, prepare o crebro para a sua aula de Direito Penal !!! Siga com fora, adquira conhecimento e esteja mais preparado a cada tpico vencido. Bons estudos!

10.1 DOS CRIMES CONTRA A ORGANIZAO DO TRABALHO

A Constituio Federal, no captulo dos Direitos Sociais, define diversos princpios que objetivam conferir garantias aos trabalhadores, primando pela dignidade humana. No mesmo sentido, o Cdigo Penal, visando tutelar a liberdade do trabalho, definiu sanes para os atos que atentem contra a organizao deste e estampou no ttulo IV da Parte Especial os CRIMES CONTRA A ORGANIZAO DO TRABALHO. Voc perceber que a maioria das condutas tipificadas no Cdigo Penal est relacionada a alguma violncia ou fraude, atravs da qual o sujeito ativo atenta contra a liberdade do trabalho, dogma constitucional. Dito isto, vamos comear a analisar cada tipo penal.

10.1.1 ATENTADO CONTRA A LIBERDADE DE TRABALHO


Este delito est tipificado no Cdigo Penal nos seguintes termos: Art. 197 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO I - a exercer ou no exercer arte, ofcio, profisso ou indstria, ou a trabalhar ou no trabalhar durante certo perodo ou em determinados dias: Pena - deteno, de um ms a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia; II - a abrir ou fechar o seu estabelecimento de trabalho, ou a participar de parede (greve) ou paralisao de atividade econmica: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia. O atentado contra a liberdade de trabalho nada mais do que uma forma de constrangimento ilegal, no qual o sujeito ativo visa que a vtima tenha um dos comportamentos descritos nos incisos I e II. O tipo penal supracitado contm quatro modalidades: 1. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a exercer ou no exercer arte, ofcio, profisso ou indstria; 2. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a trabalhar ou a no trabalhar durante certo perodo ou em determinados dias; 3. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a abrir ou fechar o seu estabelecimento de trabalho; e 4. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a participar de paralisao de atividade econmica. 10.1.1.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: Qualquer pessoa. 2. SUJEITO PASSIVO: Na hiptese descrita no inciso I Qualquer pessoa. No caso previsto no inciso II O proprietrio de estabelecimento ou mesmo a pessoa jurdica.

ELEMENTOS:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO 1. OBJETIVO: elementar do tipo: Constranger O constrangimento deve ser realizado mediante violncia ou grave ameaa.

A AMEAA NO EXIGE A PRESENA DA PESSOA AMEAADA. PODE SER LEVADA AO CONHECIMENTO DA VTIMA POR ESCRITO OU POR RECADO VERBAL.

2. SUBJETIVO: Dolo;

CONSUMAO E TENTATIVA 1. O atentado contra a liberdade de trabalho consuma-se: Na primeira modalidade, com o EFETIVO exerccio ou com a suspenso do exerccio de arte, ofcio, profisso ou indstria. Na segunda, com o trabalho ou suspenso deste. Na terceira, com a abertura ou fechamento do estabelecimento. Na quarta, com a paralisao da atividade econmica.

2. admissvel a tentativa. QUALIFICAO DOUTRINRIA crime comum e material.

10.1.2 ATENTADO CONTRA A LIBERDADE DE CONTRATO DE TRABALHO E BOICOTAGEM VIOLENTA


Sobre o tema, dispe o CP:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Art. 198 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a celebrar contrato de trabalho, ou a no fornecer a outrem ou no adquirir de outrem matria-prima ou produto industrial ou agrcola: Pena - deteno, de um ms a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia. Na primeira parte do supra artigo, tem-se a tipificao para o atentado contra a liberdade de contrato de trabalho: Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a celebrar contrato de trabalho. Em seguida, encontra-se definida a boicotagem violenta: Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa [...] a no fornecer a outrem ou no adquirir de outrem matria-prima ou produto industrial ou agrcola.
BOICOTE O ATO DE RECUSAR RELAES COM UMA COLETIVIDADE; ROMPER RELAES SOCIAIS E, SOBRETUDO, POLTICAS E COMERCIAIS; NO COMPRAR PROPOSITADAMENTE MERCADORIAS DE CERTA ORIGEM OU FABRICAO.

10.1.2.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: Qualquer pessoa. 2. SUJEITO PASSIVO: Qualquer pessoa. ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: elementar do tipo: Constranger O constrangimento deve ser realizado mediante violncia ou grave ameaa.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

QUESTIONAMENTO IMPORTANTE!!! A COAO PARA QUE O INDIVDUO NO CELEBRE CONTRATO DE TRABALHO CARACTERIZA O DELITO EM QUESTO? A RESPOSTA NEGATIVA!!! EM FACE DO DESCRITO NO ART. 198, A COAO PARA QUE O INDIVDUO NO CELEBRE CONTRATO DE TRABALHO ATPICA, PODENDO CONFIGURAR O DELITO PREVISTO NO ART. 146 (FORA DO EDITAL).

2. SUBJETIVO: Dolo;

CONSUMAO E TENTATIVA 1. O atentado contra a liberdade de contrato de trabalho consuma-se com a celebrao deste e, no caso da boicotagem, no momento em que a pessoa constrangida no fornece ou adquire os produtos. 2. admissvel a tentativa.

QUALIFICAO DOUTRINRIA crime comum e material.

10.1.3 ATENTADO CONTRA A LIBERDADE DE ASSOCIAO


A Constituio Federal, ao tratar da liberdade de associao, dispe: Art. 8 livre a associao profissional ou sindical [...] A fim de sancionar penalmente a afronta ao dispositivo da Carta Magna, o legislador fez constar no Cdigo Penal: www.pontodosconcursos.com.br 5

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Art. 199 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a participar ou deixar de participar de determinado sindicato ou associao profissional: Pena - deteno, de um ms a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia.

OBSERVAO: PARA A SUA PROVA, NO DIREITO PENAL, SINDICATO E ASSOCIAO IRRELEVANTE. A DIFERENCIAO ENTRE

10.1.3.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: Qualquer pessoa. 2. SUJEITO PASSIVO: Qualquer pessoa. ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: elementar do tipo: Constranger O constrangimento deve ser realizado mediante violncia ou grave ameaa. Dolo;

2. SUBJETIVO:

CONSUMAO E TENTATIVA 1. Consuma-se o delito no momento em que a pessoa constrangida passa ou no a fazer parte de sindicato ou associao profissional. 2. admissvel a tentativa. www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO QUALIFICAO DOUTRINRIA crime comum e material.

10.1.4 PARALISAO DE TRABALHO, VIOLNCIA OU PERTURBAO DA ORDEM

SEGUIDA

DE

O artigo 200 do Cdigo Penal pune a participao em suspenso ou abandono coletivo de trabalho dos quais derive violncia contra pessoa ou coisa. Observe o texto legal: Art. 200 - Participar de suspenso ou abandono coletivo de trabalho, praticando violncia contra pessoa ou contra coisa: Pena - deteno, de um ms a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia. 10.1.4.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: Qualquer pessoa. Aqui temos que tratar de um importante ponto: Imagine que Tcio e Caio, empregados da Ourios S.A. resolvem se unir para paralisar o trabalho. Neste caso, estar caracterizado o abandono coletivo do trabalho? A resposta negativa, pois o pargrafo nico do artigo 200 dispe: Pargrafo nico - Para que se considere coletivo o abandono de trabalho indispensvel o concurso de, pelo menos, trs empregados. Diferentemente, na suspenso coletiva de trabalho, que causada pelos empregadores, exige-se somente um mnimo de duas pessoas. importante ressaltar que no necessrio a unio de dois empregadores. Basta o de mais de uma pessoa (Ex: empregador + empregado), ainda que componentes de uma mesma pessoa jurdica empregadora. Ex: Empregador e dez empregados. www.pontodosconcursos.com.br 7

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Para a sua PROVA, do exposto, o que voc tem que saber o seguinte:

J TEMOS TRS ADEPTOS AO ABANDONO COLETIVO!!!

ABANDONO COLETIVO DE TRABALHO MNIMO TRS PESSOAS PRATICADA PELOS EMPREGADOS. SUSPENSO COLETIVA DE TRABALHO MNIMO DUAS PESSOAS PRATICADA PELOS EMPREGADORES.

2. SUJEITO PASSIVO: Qualquer pessoa que sofra a violncia. ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: elementar do tipo: Participar (de suspenso ou abandono coletivo de trabalho) Dolo; 2. SUBJETIVO:

CONSUMAO E TENTATIVA 1. Consuma-se o delito com a prtica da violncia. 2. admissvel a tentativa. Exemplo: Juvenal (Aquele do cara de pau, pague o tributo e seja legal Excesso de Exao Aula 05), durante uma suspenso coletiva, lana uma pedra contra a janela do Auditor Fiscal que empregou meio gravoso ou vexatrio, mas no atinge seu objetivo, pois o vidro era blindado.

QUALIFICAO DOUTRINRIA crime comum e material. www.pontodosconcursos.com.br 8

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

10.1.5 PARALISAO COLETIVO

DE

TRABALHO

DE

INTERESSE

A Constituio Federal, em seu art. 9, garante o direito de greve aos trabalhadores, determinando que: Art. 9 assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exerc-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. 1 - A lei definir os servios ou atividades essenciais e dispor sobre o atendimento das necessidades inadiveis da comunidade. 2 - Os abusos cometidos sujeitam os responsveis s penas da lei. Observe que o pargrafo 1 diz que uma lei dever definir os servios essenciais. Esta lei a n 7.783/89 que, no seu artigo 10, dispe: Art. 10 So considerados servios ou atividades essenciais: I - tratamento e abastecimento de gua; produo e distribuio de energia eltrica, gs e combustveis; II - assistncia mdica e hospitalar; III - distribuio e comercializao de medicamentos e alimentos; IV - funerrios; V - transporte coletivo; [...] So atividades que no podem ser totalmente interrompidas, pois afetam de forma grave a sociedade. Desta forma, a fim de punir os que prejudicam a populao pela paralisao de trabalho de interesse coletivo, dispe o Cdigo Penal: Art. 201 - Participar de suspenso ou abandono coletivo de trabalho, provocando a interrupo de obra pblica ou servio de interesse coletivo: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, e multa.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO 10.1.5.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: O empregador ou os empregados. 2. SUJEITO PASSIVO: Qualquer pessoa que se sinta prejudicada. ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: elementar do tipo: Participar (de suspenso ou abandono coletivo de trabalho) Dolo; 2. SUBJETIVO:

CONSUMAO E TENTATIVA 1. Consuma-se o delito com a interrupo de obra pblica ou servio de interesse coletivo. 2. admissvel a tentativa.

QUALIFICAO DOUTRINRIA crime comum e material.

10.1.6 INVASO DE ESTABELECIMENTO COMERCIAL E AGRCOLA. SABOTAGEM


Para comear, observe como trata deste delito o Cdigo Penal:

INDUSTRIAL,

Art. 202 - Invadir ou ocupar estabelecimento industrial, comercial ou agrcola, com o intuito de impedir ou embaraar o curso normal do trabalho, ou com o www.pontodosconcursos.com.br 10

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO mesmo fim danificar o estabelecimento ou as coisas nele existentes ou delas dispor: Pena - recluso, de um a trs anos, e multa.

Neste artigo, o legislador define dois crimes. So eles: 1. INVASO DE ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL, COMERCIAL OU AGRCOLA Invadir ou ocupar estabelecimento industrial, comercial ou agrcola, com o intuito de impedir ou embaraar o curso normal do trabalho. 2. SABOTAGEM Danificar o estabelecimento ou as coisas nele existentes ou delas dispor 10.1.5.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: Qualquer pessoa.

QUESTIONAMENTO IMPORTANTE!!! O EMPREGADOR PODE SER SUJEITO ATIVO DO DELITO? A RESPOSTA NEGATIVA, POIS ELE O TITULAR ESTABELECIMENTO E DAS COISAS NELE EXISTENTES. DO

2. SUJEITO PASSIVO: Qualquer pessoa que se sinta prejudicada. ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: So elementares do tipo:

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Invadir (estabelecimento industrial, comercial ou agrcola); Ocupar (estabelecimento industrial, comercial ou agrcola); Danificar (o estabelecimento industrial, comercial ou agrcola); Dispor (das coisas existentes comercial ou agrcola); no estabelecimento industrial,

2. SUBJETIVO: Dolo;

Finalidade de impedir ou embaraar o curso normal do trabalho.

CONSUMAO E TENTATIVA 1. Consuma-se o delito no instante em que o agente invade ou ocupa estabelecimento industrial, comercial ou agrcola. Na sabotagem, consuma-se quando o sujeito ativo danifica as coisas ou no instante em que dispe dos objetos do estabelecimento. 2. admissvel a tentativa.

QUALIFICAO DOUTRINRIA crime comum e formal.

10.1.7 FRUSTRAO DE DIREITO ASSEGURADO POR LEI TRABALHISTA


O legislador, visando tutelar a legislao trabalhista, fez constar no Cdigo Penal a seguinte disposio:

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Art. 203 - Frustrar, mediante fraude ou violncia, direito assegurado pela legislao do trabalho: Pena - deteno de um ano a dois anos, e multa, alm da pena correspondente violncia. Atente que a frustrao do direito assegurado deve ocorrer mediante VIOLNCIA OU FRAUDE. Seria, por exemplo, o caso do empregador que, mediante fora fsica, obriga os empregados a assinar recibos com valores diferentes do que foi efetivamente pago.

QUESTIONAMENTO MUITO IMPORTANTE!!! A VIOLNCIA TRATADA NO ART. 203 ABRANGE APENAS A FORA FSICA OU TAMBM A VIOLNCIA MORAL? SEGUNDO A DOUTRINA MAJORITRIA, ABRANGE

SOMENTE

VIOLNCIA FSICA, POIS QUANDO O LEGISLADOR QUER REFERIR-SE VIOLNCIA MORAL, MENCIONA-A EXPRESSAMENTE, UTILIZANDO O TERMO GRAVE AMEAA.

10.1.7.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: Qualquer pessoa. 2. SUJEITO PASSIVO: o titular do direito frustrado. ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: elementar do tipo: Frustrar (direito assegurado pela legislao do trabalho); Dolo; www.pontodosconcursos.com.br 13 2. SUBJETIVO:

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO CONSUMAO E TENTATIVA 1. Consuma-se o delito no instante em que o empregado no pode exercer direito assegurado pela legislao trabalhista. 2. admissvel a tentativa. QUALIFICAO DOUTRINRIA crime comum e material AGRAVANTE O legislador optou por agravar a pena nas situaes em que, ao menos teoricamente, a vtima goza de menor poder de reao. Observe: Art. 203 [...] 2 A pena aumentada de um sexto a um tero se a vtima menor de dezoito anos, idosa, gestante, indgena ou portadora de deficincia fsica ou mental. TIPOS EQUIPARADOS

Ainda no artigo 203, no pargrafo 1, o CP estendeu a pena prevista no caput a quem: 1. OBRIGA OU COAGE ALGUM A USAR MERCADORIAS DE DETERMINADO
ESTABELECIMENTO PARA IMPOSSIBILITAR O DESLIGAMENTO DO SERVIO, EM VIRTUDE DE DVIDA.

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO


AQUI TEMOS SITUAO EM QUE O EMPREGADOR OBRIGA O TRABALHADOR A ADQUIRIR MERCADORIA DE DETERMINADO ESTABELECIMENTO, NORMALMENTE A ALTOS PREOS E A PRAZO, COM O INTUITO DE IMPOSSIBILITAR QUE ELE SE DESLIGUE DA EMPRESA. SERIA UMA FORMA DE TRABALHO ESCRAVO, NO QUAL O TRABALHO UTILIZADO PARA PAGAR UMA DVIDA PROPOSITALMENTE IMPOSTA. TRATA-SE DE UM CRIME FORMAL, OU SEJA, MESMO SE O TRABALHADOR CONSEGUIR SE DESLIGAR DO SERVIO (EX: GANHOU NA MEGA SENA), O CRIME ESTAR CARACTERIZADO. A TENTATIVA ADMISSVEL.

2. IMPEDE ALGUM DE SE DESLIGAR DE SERVIOS DE QUALQUER NATUREZA,


MEDIANTE COAO OU POR MEIO DA RETENO DE SEUS DOCUMENTOS PESSOAIS OU CONTRATUAIS.

NESTE CASO, O EMPREGADOR RETM DOCUMENTOS DO EMPREGADO (CARTEIRA DE TRABALHO, RG, ETC) OU EMPREGA COAO PARA IMPEDIR QUE O TRABALHADOR SE DESLIGUE DO SERVIO. TRATA-SE DE UM CRIME MATERIAL, CONSUMANDO-SE NO MOMENTO EM QUE O TRABALHADOR IMPEDIDO DE SE DESLIGAR DO SERVIO. A TENTATIVA ADMISSVEL.

10.1.8 FRUSTRAO DE LEI SOBRE A NACIONALIZAO DO TRABALHO

Este delito no muito exigido em prova, pois no encontra tanta aplicabilidade ps Constituio de 1988, devido equiparao entre brasileiros e estrangeiros. Sobre ele, dispe o Cdigo Penal:

Art. 204 - Frustrar, mediante fraude ou violncia, obrigao legal relativa nacionalizao do trabalho: www.pontodosconcursos.com.br 15

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Pena - deteno, de um ms a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia. As obrigaes relativas nacionalizao do trabalho so as que se encontram definidas pela legislao trabalhista (CLT), devendo o aplicador (Juiz) recorrer a estas normas para enquadrar determinadas condutas no artigo 204. A CLT, a partir do artigo 352, define regras que visam garantir o trabalho em territrio nacional. A ttulo de exemplo, observe: Art. 352 - As empresas, individuais ou coletivas, que explorem servios pblicos dados em concesso, ou que exeram atividades industriais ou comerciais, so obrigadas a manter, no quadro do seu pessoal, quando composto de 3 (trs) ou mais empregados, uma proporo de brasileiros no inferior estabelecida no presente Captulo. Art. 354 - A proporcionalidade ser de 2/3 (dois teros) de empregados brasileiros, podendo, entretanto, ser fixada proporcionalidade inferior, em ateno s circunstncias especiais de cada atividade, mediante ato do Poder Executivo, e depois de devidamente apurada pelo Departamento Nacional do Trabalho e pelo Servio de Estatstica de Previdncia e Trabalho a insuficincia do nmero de brasileiros na atividade de que se tratar.

S PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO!!! FORA DO EDITAL DE PENAL!!!

SOMENTE

PALAVRA

VIOLNCIA

TRATADA

NO

ARTIGO

204

ABRANGE

A VIOLNCIA FSICA, POIS, CONFORME J VIMOS,

QUANDO O LEGISLADOR QUER SE REFERIR VIOLNCIA MORAL, MENCIONA-A EXPRESSAMENTE, UTILIZANDO O TERMO GRAVE AMEAA.

10.1.8.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: Qualquer pessoa. 2. SUJEITO PASSIVO: o Estado, pois este o titular do interesse coletivo na nacionalizao do trabalho (proteo da mo-de-obra nacional). www.pontodosconcursos.com.br 16

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: elementar do tipo: Frustrar (obrigao legal relativa nacionalizao do trabalho); Dolo; 2. SUBJETIVO:

CONSUMAO E TENTATIVA 1. Consuma-se o delito com a frustrao de lei que disponha sobre a nacionalizao do trabalho. 2. admissvel a tentativa.

QUALIFICAO DOUTRINRIA crime comum e material.

10.1.9 EXERCCIO DE ATIVIDADE COM INFRAO DE DECISO ADMINISTRATIVA.


Existem determinadas situaes em que uma deciso administrativa impede o indivduo de exercer algum especfico trabalho ou profisso. Seria o caso, por exemplo, do indivduo que fica impedido de exercer a medicina por ter atuado reiteradamente de forma negligente. Obviamente que ningum gosta de estar impedido de trabalhar na atividade para a qual se qualificou e, muitas vezes, sendo administrativa e no judicial a deciso, alguns tentam ignorar a determinao. Desta forma, o legislador tipificou a conduta da seguinte forma: Art. 205 - Exercer atividade, de que est impedido por deciso administrativa: Pena - deteno, de trs meses a dois anos, ou multa.

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Vistos estes conceitos iniciais, imagine que Tcio, mdico, aps deciso administrativa, exerce indevidamente, por uma nica vez, a atividade de medicina. Neste caso, poder ser ele enquadrado no artigo 205? A resposta negativa, pois a jurisprudncia pacfica em afirmar que o delito s se configura com a reiterao de atos prprios da conduta, ou seja, estamos tratando de um CRIME HABITUAL!!! Observe:

TRF4 - APELAO CRIMINAL: ACR 8201 RS 2004.71.05.008201-0 PENAL. EXERCCIO DE ATIVIDADE COM INFRAO DE DECISO ADMINISTRATIVA. ARTIGO 205 DO CDIGO PENAL. TIPICIDADE. HABITUALIDADE. A expresso tpica "exercer atividade", constante no artigo 205 do Caderno Criminal, requer a habitualidade do agente na realizao de atos inerentes sua atividade durante o perodo no qual o exerccio dos mesmos se encontre obstado por deciso administrativa.

10.1.9.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: Pessoa impedida, por deciso administrativa, de exercer atividade. 2. SUJEITO PASSIVO: o Estado. ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: elementar do tipo: Exercer (atividade, de que est impedido por deciso administrativa); Dolo; 2. SUBJETIVO:

CONSUMAO E TENTATIVA www.pontodosconcursos.com.br 18

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

1. Consuma-se o delito com a reiterao de atos relacionados atividade impedida por deciso administrativa. 2. No admissvel a tentativa. QUALIFICAO DOUTRINRIA crime PRPRIO (S pode ser cometida por pessoa impedida de exercer a atividade por deciso administrativa), formal e HABITUAL.

MU MUITA TA ATENO! SE SE A DECI CIS SO QUE IMP MPEDI DIU O IND NDIV VDU DUO DE EXERCER A AT , NO ATIVI VIDA DADE FOR JUDI DICI CIAL AL E NO ADMI MINI NIST STRATI TIVA VA, ES TIGO GO 20 205. 5. ESTAR CARACTERI RIZA ZADO O CRI RIME ME PREVI VIST STO NO ARTI

10.1.10 ALICIAMENTO PARA O FIM DE EMIGRAO


O Estado, sem dvida, tem interesse na permanncia de trabalhadores dentro do pas, entretanto, claro que todos tm o direito de ir e vir, podendo trabalhar onde quiser. Sendo assim, se um trabalhador brasileiro quiser se aventurar na Inglaterra, por exemplo, no h que se falar em qualquer ato passvel de punio (desde que cumpridos todos os trmites legais, obviamente). Ocorre, porm, situaes em que brasileiros so recrutados para trabalhos no exterior, atravs de promessas absurdas, fora da realidade. Um caso comum o que acontece com mulheres que, seduzidas por promessas de altos salrios para trabalharem como garonetes ou danarinas, ao chegarem em outro pas, so obrigadas a servir como prostitutas a fim de garantir seu sustento. Para coibir esta ltima situao, dispe o cdigo penal: Art. 206 - Recrutar trabalhadores, mediante fraude, com o fim de lev-los para territrio estrangeiro. 19 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Pena - deteno, de 1 (um) a 3 (trs) anos e multa. Ressalto, mais uma vez, que o fato criminoso est em recrutar MEDIANTE FRAUDE, no bastando o simples recrutamento para caracterizar o delito. Para finalizar este contato inicial com o aliciamento para fins de emigrao, atente que o texto legal utiliza a expresso trabalhadoreS, no plural. Sendo assim, para a caracterizao do delito necessrio que sejam aliciados pelo menos DOIS trabalhadores. 10.1.10.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: Qualquer pessoa; 2. SUJEITO PASSIVO: o Estado. ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: elementar do tipo: Recrutar (trabalhadores, mediante fraude, com o fim de lev-los para territrio estrangeiro) Dolo;

2. SUBJETIVO:

Finalidade de lev-los para territrio estrangeiro.

CONSUMAO E TENTATIVA 1. Consuma-se o delito com o independentemente da emigrao. recrutamento mediante fraude,

2. admissvel a tentativa. Exemplo: Tcio envia uma carta com proposta fraudulenta, com fim de emigrao, e esta interceptada antes de chegar ao destino. www.pontodosconcursos.com.br 20

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

QUALIFICAO DOUTRINRIA crime comum e FORMAL.

O DELITO AQUI ESTUDADO S ABRANGE CASOS EM QUE AGENTES SO ALICIADOS PARA SAIR DO BRASIL PARA OUTRO PAS. NO CASO EM QUE H O ALICIAMENTO PARA SAIR DE UM LOCAL PARA OUTRO DENTRO DO PAS, FICA CARACTERIZADO O DELITO DO ART. 207, QUE VEREMOS EM SEGUIDA.

10.1.11 ALICIAMENTO DE TRABALHADORES DE UM LOCAL PARA O OUTRO DO TERRITRIO NACIONAL


Futuro(a) aprovado(a), agora aquele momento para fazer uma pausa e descansar a cabea lendo uma notcia de jornal...Vamos refrescar o crebro:

MULHER PRESA POR ALICIAR TRABALHADORES RURAIS


Uma nova rota de trabalho irregular foi descoberta na manh de ontem, no municpio de Boa Viagem, a 234 quilmetros de Fortaleza. A proprietria de uma empresa de nibus, Francisca Lcia Martins Lobo, 39, foi presa por policiais rodovirios federais sob a acusao de que teria aliciado, contratado e transportado irregularmente seis trabalhadores rurais das cidades de Boa Viagem e Itatira. Eles estavam em um nibus e foram detidos quando passavam pelo posto da Polcia Rodoviria Federal (PRF) de Boa Viagem. Abordado pelos policiais, o grupo revelou que estava a caminho do municpio de Rio das Pedras, em So Paulo, onde iriam trabalhar em uma usina cortando canade-acar. De acordo com a Delegacia Regional de Trabalho (DRT), as carteiras de trabalho dos seis homens estavam em poder de um companheiro de Francisca Lcia, conhecido apenas como Thiago. A passagem Cear/So Paulo seria paga com o valor a ser recebido no trabalho do corte da cana, mas sem qualquer garantia de retorno. Pouco mais de meia hora da primeira apreenso, um outro nibus foi parado por policiais rodovirios em Pedra Branca. Ele trazia um grupo de nove homens que 21 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO havia retornado de uma viagem a So Paulo, segundo eles, promovida pela mesma proprietria de nibus e com o mesmo objetivo: trabalhar no corte de cana. Francisca Lcia foi levada para a delegacia municipal de Boa Viagem e autuada em flagrante por aliciamento, artigo 207 do Cdigo Penal Brasileiro (CPB). segundo um comerciante local, a rotina de trabalho na usina seria extenuante, com cargas dirias de trabalho de doze horas. Os trabalhadores permaneceriam por at seis meses na usina e teriam direito a apenas um dia de descanso semanal. Aps a leitura acima, podemos comear a tratar de uma figura penal muito parecida com a que vimos no artigo 206. Observe o disposto no Cdigo Penal: Art. 207 - Aliciar trabalhadores, com o fim de lev-los de uma para outra localidade do territrio nacional: Pena - deteno de um a trs anos, e multa. O crime de aliciamento de trabalhadores de um local para outro, previsto no art. 207 do Cdigo Penal, possui objeto prprio consistente no interesse pblico, no sentido de que no ocorra o xodo de trabalhadores dentro do territrio brasileiro. No delito em questo, o aliciamento ocorre para levar um trabalhador de um local para outro dentro do territrio nacional, diferenciando-se neste ponto do que foi dito no aliciamento para o fim de emigrao.

10.1.11.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: Qualquer pessoa; 2. SUJEITO PASSIVO: o Estado. ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: elementar do tipo: Aliciar, que nada mais do que recrutar mediante fraude. www.pontodosconcursos.com.br 22

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO 2. SUBJETIVO: Dolo;

Finalidade de lev-los de uma para outra localidade do territrio nacional.

CONSUMAO E TENTATIVA 1. Consuma-se o delito com o aliciamento, independentemente da emigrao de um local para outro dentro do territrio nacional. 2. admissvel a tentativa.

QUALIFICAO DOUTRINRIA crime comum e FORMAL.

AGRAVANTE O legislador optou por agravar a pena nas situaes em que, ao menos teoricamente, a vtima goza de menor poder de reao. Observe: Art. 207 [...] 2 A pena aumentada de um sexto a um tero se a vtima menor de dezoito anos, idosa, gestante, indgena ou portadora de deficincia fsica ou mental.

TIPOS EQUIPARADOS

Ainda no artigo 207, no pargrafo 1, o CP estendeu a pena prevista no caput a quem:

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO


1. RECRUTAR TRABALHADORES FORA DA LOCALIDADE DE EXECUO DO TRABALHO, DENTRO DO TERRITRIO NACIONAL, MEDIANTE FRAUDE OU COBRANA DE QUALQUER QUANTIA DO TRABALHADOR.

VISA A LEI PUNIR QUEM, DENTRO DO TERRITRIO NACIONAL, EMPREGANDO FRAUDE OU COBRANDO DETERMINADA QUANTIA, ALICIA TRABALHADOR EM LOCAL DIVERSO DAQUELE EM QUE O SERVIO DEVE SER PRESTADO. CONSUMA-SE COM O ALICIAMENTO MEDIANTE FRAUDE. ADMISSVEL A TENTATIVA.

2. RECRUTAR TRABALHADORES FORA DA LOCALIDADE DE EXECUO DO TRABALHO, SEM ASSEGURAR CONDIES DE RETORNO AO LOCAL DE ORIGEM.

O LEGISLADOR OBJETIVOU IMPEDIR SITUAES EM QUE O TRABALHADOR RECRUTADO SEM QUALQUER TIPO DE FRAUDE, MAS AO FINAL DO TRABALHO V-SE ABANDONADO, SEM CONDIES DE REGRESSAR AO SEU LOCAL DE ORIGEM. CONSUMA-SE NO INSTANTE EM QUE, FINDO O TRABALHO, NO GARANTIDO AO TRABALHADOR O RETORNO AO SEU LOCAL DE ORIGEM. CRIME OMISSIVO PRPRIO E NO ADMITE A TENTATIVA.

10.2 DOS CRIMES CONTRA A PREVIDNCIA O edital, no que diz respeito aos crimes contra a previdncia, exige o conhecimento de duas figuras tipificadas no Cdigo Penal. So elas: SONEGAO DE CONTRIBUIO PREVIDENCIRIA; E APROPRIAO INDBITA PREVIDENCIRIA.

Vamos estud-las: www.pontodosconcursos.com.br 24

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

10.2.1 SONEGAO DE CONTRIBUIO PREVIDENCIRIA


No dia 17/07/2000 foi publicada no Dirio Oficial da Unio a Lei 9.983 que, entre outras alteraes empreendidas no Cdigo Penal Brasileiro, fez inserir no corpo desse estatuto o crime de SONEGAO DE CONTRIBUIO PREVIDENCIRIA, nos seguintes termos: Art. 337-A. Suprimir ou reduzir contribuio social previdenciria e qualquer acessrio, mediante as seguintes condutas: I omitir de folha de pagamento da empresa ou de documento de informaes previsto pela legislao previdenciria segurados empregado, empresrio, trabalhador avulso ou trabalhador autnomo ou a este equiparado que lhe prestem servios; (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) II deixar de lanar mensalmente nos ttulos prprios da contabilidade da empresa as quantias descontadas dos segurados ou as devidas pelo empregador ou pelo tomador de servios; (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) III omitir, total ou parcialmente, receitas ou lucros auferidos, remuneraes pagas ou creditadas e demais fatos geradores de contribuies sociais previdencirias: (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) Pena recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. Podemos resumir o supracitado artigo dizendo que comete este crime contra administrao pblica em geral o particular que suprimir ou reduzir contribuio social previdenciria e qualquer acessrio, mediante condutas do tipo:
1. OMITIR DE FOLHA DE PAGAMENTO DA EMPRESA OU DOCUMENTO DE INFORMAES PREVISTO PELA LEGISLAO PREVIDENCIRIA, SEGURADO EMPREGADO, EMPRESRIO, TRABALHADOR AVULSO OU TRABALHADOR AUTNOMO OU A ESTE EQUIPARADO QUE LHE PRESTEM SERVIOS;

COBE SITUAES EM QUE OS SALRIOS, NA HORA DA ESCRITURAO, SO LANADOS COM UM VALOR INFERIOR, A FIM DE IMPOR MENOR NUS PARA A EMPRESA.

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO


2. DEIXAR DE LANAR, MENSALMENTE, NOS TTULOS PRPRIOS DA CONTABILIDADE DA EMPRESA AS QUANTIAS DESCONTADAS DOS SEGURADOS OU AS DEVIDAS PELO EMPREGADOR OU PELO TOMADOR DE SERVIOS; VISA GARANTIR A CORRETA ESCRITURAO CONTBIL DA EMPRESA.

3. OMITIR, TOTAL OU PARCIALMENTE, RECEITAS OU LUCROS AUFERIDOS, REMUNERAES PAGAS OU CREDITADAS E DEMAIS FATOS GERADORES DE CONTRIBUIES SOCIAIS PREVIDENCIRIAS. OBJETIVA IMPEDIR A OMISSO DE RECEITAS, LUCROS, REMUNERAES PAGAS, CREDITADAS, ENFIM, QUALQUER FATO GERADOR DE CONTRIBUIES PREVIDENCIRIAS.

Finalizando esta parte inicial, segundo leciona Damsio de Jesus: As normas incriminadoras protegem o patrimnio do Estado e, particularmente, a Seguridade Social, a fim de permitir que ela, recebendo as contribuies de que credora, pelo INSS, possa alcanar a finalidade de assegurar o direito concernente sade, previdncia e assistncia social. 10.1.10.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: Trata-se de um crime prprio, podendo ser cometido somente por quem detm a competncia para exercer as condutas acima tipificadas. 2. SUJEITO PASSIVO: o Estado e, secundariamente, a Seguridade Social. ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: elementar do tipo:

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Suprimir (Contribuio social previdenciria e qualquer acessrio, mediante as condutas descritas). Reduzir (Contribuio social previdenciria e qualquer acessrio, mediante as condutas descritas). Dolo, ou seja, basta a vontade livre e consciente de suprimir ou reduzir contribuio social.

2. SUBJETIVO:

CONSUMAO E TENTATIVA 1. Consuma-se o delito com a efetiva supresso ou reduo da contribuio social previdenciria. 2. admissvel a tentativa.

QUALIFICAO DOUTRINRIA crime prprio e MATERIAL.

EXTINO DA PUNIBILIDADE O legislador achou por bem dar uma chance ao agente, ou seja, caso aja conforme o pargrafo 1 do art. 337-A, no ser punido. Veja: Art. 337-A [...] 1o extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara e confessa as contribuies, importncias ou valores e presta as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal. Do exposto no supra artigo, podemos concluir que para que ocorra a extino de punibilidade deve o agente cumprir simultaneamente os seguintes requisitos: 1. PESSOALIDADE A retratao deve ser feita pelo PRPRIO agente.

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO 2. ESPONTANEIDADE Devem ser espontneas as condutas de declarar e confessar. 3. PRESTAO DE INFORMAES DEVIDAS PREVIDNCIA SOCIAL. 4. ANTES DO INCIO DA AO FISCAL. PERDO JUDICIAL A pargrafo 2 do art. 337-A traz hiptese de perdo judicial, alm de um caso particular em que cabvel a aplicao exclusiva de multa. Veja:

2o facultado ao juiz deixar de aplicar a pena ou aplicar somente a de multa se o agente for primrio e de bons antecedentes, desde que: II o valor das contribuies devidas, inclusive acessrios, seja igual ou inferior quele estabelecido pela previdncia social, administrativamente, como sendo o mnimo para o ajuizamento de suas execues fiscais.

Para os dois casos, alm das condies subjetivas (ser primrio e bons antecedentes), necessrio que o valor das contribuies devidas seja inferior ao teto fixado pela Previdncia Social.

CAUSA DE DIMINUIO DE PENA O legislador achou por bem conferir um beneficio aos casos em que o empregador PESSOA FSICA e possui folha de pagamento mensal de at R$ 1.510,00. Veja o disposto no CP: 3o Se o empregador no pessoa jurdica e sua folha de pagamento mensal no ultrapassa R$ 1.510,00 (um mil, quinhentos e dez reais), o juiz poder reduzir a pena de um tero at a metade ou aplicar apenas a de multa.

10.2.2 APROPRIAO INDBITA PREVIDENCIRIA

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO O legislador, tambm atravs da lei n 9.983/00, inseriu o seguinte dispositivo no Cdigo Penal: Art. 168-A. Deixar de repassar previdncia social as contribuies recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional: (Includo pela Lei n 9.983, de 2000)

A CONDUTA DEFINIDA NO CAPUT CONFIGURA O CHAMADO CRIME DE CONDUTA MISTA. MAS, PROFESSOR... O QUE ISSO? O DELITO QUE RENE UMA AO E UMA OMISSO NO MESMO TIPO. PERCEBA QUE, PARA A OCORRNCIA DO CRIME, PRIMEIRO O AGENTE RECOLHE (AO) E DEPOIS DEIXA DE REPASSAR (OMISSO). ENTRETANTO, APESAR DE SER CLASSIFICADO COMO DE CONDUTA MISTA, O STJ E O STF CLASSIFICAM O DELITO COMO OMISSIVO PRPRIO E ESTE DEVE SER O ENTENDIMENTO QUE VOC DEVE LEVAR PARA SUA PROVA!!!

Pena recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) 1o Nas mesmas penas incorre quem deixar de: (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) I recolher, no prazo legal, contribuio ou outra importncia destinada previdncia social que tenha sido descontada de pagamento efetuado a segurados, a terceiros ou arrecadada do pblico; (Includo pela Lei n 9.983, de 2000)

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO


PARA COMPREENDERMOS BEM O INCISO I, NECESSRIO COMPAR-LO COM A ANTIGA REDAO PREVISTA NO ART. 95 DA LEI N 8.212/91. VEJA:

DEIXAR DE RECOLHER, NA POCA PRPRIA, CONTRIBUIO OU OUTRA IMPORTNCIA DEVIDA SEGURIDADE SOCIAL E ARRECADADA DOS SEGURADOS OU DO PBLICO;
OBSERVE QUE O NOVO TIPO PENAL PASSOU A ABRANGER TAMBM OS RECOLHEDORES DE CONTRIBUIES DE TERCEIROS E SUBSTITUIU A EXPRESSO SEGURIDADE SOCIAL (PREVIDNCIA + ASSISTNCIA SOCIAL + SADE) PARA INCLUIR, DE FORMA RESTRITIVA, SOMENTE A EXPRESSO PREVIDNCIA SOCIAL.

II recolher contribuies devidas previdncia social que tenham integrado despesas contbeis ou custos relativos venda de produtos ou prestao de servios; (Includo pela Lei n 9.983, de 2000)

TRATA-SE DE CRIME PRPRIO, ENDEREADO QUELES QUE REALIZAM DESPESAS CONTBEIS OU CUSTOS RELATIVOS VENDA DE PRODUTOS OU PRESTAO DE SERVIOS. NORMALMENTE NO EXIGIDO EM PROVA!!!

III - pagar benefcio devido a segurado, quando as respectivas cotas ou valores j tiverem sido reembolsados empresa pela previdncia social. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000).
A MAIORIA DOS BENEFCIOS PAGA DIRETAMENTE AO SEGURADO PELO INSS. OCORRE QUE, EM ALGUNS CASOS, A EMPRESA PAGA UM BENEFCIO E DEPOIS REEMBOLSADA. VISA-SE COM ESTE DISPOSITIVO QUE A EMPRESA AGUARDE O REEMBOLSO PARA S POSTERIORMENTE PAGAR O BENEFCIO.

10.1.10.1 CARACTERIZADORES DO DELITO

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: a pessoa que tem o dever de repassar valores Previdncia. Trata-se de crime prprio. 2. SUJEITO PASSIVO: Primariamente, a previdncia social e, de forma secundria, os prprios segurados lesados pelo no repasse. ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: elementar do tipo da conduta principal: Deixar de repassar (as contribuies recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional) Dolo.

2. SUBJETIVO:

CONSUMAO E TENTATIVA 1. Consuma-se o delito na data do trmino do prazo convencional ou legal do repasse ou recolhimento das contribuies devidas ou do pagamento do benefcio devido. 2. No admissvel a tentativa.

QUALIFICAO DOUTRINRIA crime prprio e MATERIAL.

EXTINO DA PUNIBILIDADE Caro(a) aluno(a), lembra o que vimos com relao extino da punibilidade quando tratamos da sonegao de contribuio previdenciria? Aqui o legislador resolveu facilitar os seus estudos e efetuou PRATICAMENTE um CTRL-C + CTRL-V (Copiar/Colar) no texto j estudado. Observe: Art. 168-A www.pontodosconcursos.com.br 31

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO [...] 2o extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara, confessa e efetua o pagamento das contribuies, importncias ou valores e presta as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal. Perceba que a diferena para a sonegao que aqui h exigncia do pagamento das contribuies, importncias ou valores. Sendo assim, podemos concluir que, para que ocorra a extino de punibilidade, deve o agente cumprir simultaneamente os seguintes requisitos: 1. PESSOALIDADE A retratao deve ser feita pelo PRPRIO agente.
IG IGUAL AL SO SONEG EGA AO O DE CO CONTR TRIB IBUI UI O PR PREVI VIDE DENC NCI IRI RIA

2. ESPONTANEIDADE Devem ser espontneas as condutas de declarar e confessar. 3. PRESTAO DE INFORMAES DEVIDAS PREVIDNCIA SOCIAL. 4. ANTES DO INCIO DA AO FISCAL. 5. PAGAMENTO
EXIGNCIA PRPRIA DA APROPRIAO INDBITA PREVIDENCIRIA

PERDO JUDICIAL Aqui o legislador tambm foi legal com voc, pois trouxe o mesmo conceito da sonegao de contribuio previdenciria, incluindo apenas a necessidade do. .........PAGAMENTO!!! Assim como na extino de punibilidade. Veja o disposto:

3o facultado ao juiz deixar de aplicar a pena ou aplicar somente a de multa se o agente for primrio e de bons antecedentes, desde que: I tenha promovido, aps o incio da ao fiscal e antes de oferecida a denncia, o pagamento da contribuio social previdenciria, inclusive acessrios; ou

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO II o valor das contribuies devidas, inclusive acessrios, seja igual ou inferior quele estabelecido pela previdncia social, administrativamente, como sendo o mnimo para o ajuizamento de suas execues fiscais.

Para os dois casos, alm das condies subjetivas (ser primrio e bons antecedentes), necessrio que o valor das contribuies devidas seja igual ou inferior ao teto fixado pela Previdncia Social e que o pagamento seja feito antes de oferecida a denncia. Vejamos:

AO FISCAL

OFERECIMENTO DA DENNCIA

VALOR DAS CONTRIBUIES DEVIDAS, INCLUSIVE ACESSRIOS, IGUAL OU INFERIOR QUELE ESTABELECIDO PELA PREVIDNCIA SOCIAL.

Para finalizar a apropriao indbita previdenciria, observe este interessante julgado do STJ que resume grande parte do que vimos:

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO STJ - RECURSO ESPECIAL: REsp 888947 PB 2006/0207474-2 Processual penal. Recurso especial. Apropriao indbita previdenciria. 1. O dolo do crime de apropriao indbita previdenciria a conscincia e a vontade de no repassar Previdncia, dentro do prazo e na forma da lei, as contribuies recolhidas, no se exigindo a demonstrao de especial fim de agir ou o dolo especfico de fraudar a Previdncia Social como elemento essencial do tipo penal. 2. Ao contrrio do que ocorre na apropriao indbita comum, no se exige o elemento volitivo consistente no animus rem sibi habendi (dolo especfico) para a configurao do tipo inscrito no art. 168-A do Cdigo Penal. 3. Sendo assim, o registro nos livros contbeis e a declarao ao Poder Pblico dos descontos no recolhidos, conquanto sejam utilizados para comprovar a inexistncia da inteno de se apropriar dos valores arrecadados, no tm reflexo na apreciao do elemento subjetivo do referido delito. 4. Trata-se de crime omissivo prprio, em que o tipo objetivo realizado pela simples conduta de deixar de recolher as contribuies previdencirias aos cofres pblicos no prazo legal, aps a reteno do desconto. 5. A alegada impossibilidade de repasse de tais contribuies em decorrncia de crise financeira da empresa constitui, em tese, causa supralegal de excluso da culpabilidade -inexigibilidade de conduta diversa -, e, para que reste configurada, necessrio que o julgador verifique a sua plausibilidade, de acordo com os fatos concretos revelados nos autos, no bastando para tal a referncia a meros indcios de insolvncia da sociedade. 6. O nus da prova, nessa hiptese, compete defesa, e no acusao, por fora do art. 156 do CPP. 7. Recurso conhecido e provido para denegar a ordem de habeas corpus e, conseqentemente, determinar o prosseguimento da ao penal.

10.3 LEGISLAO SOBRE PRISO ESPECIAL PARA OS DIRIGENTES DE ENTIDADES SINDICAIS E PARA O EMPREGADO DO EXERCCIO DE REPRESENTAO PROFISSIONAL OU NO CARGO DE ADMINISTRAO SINDICAL (LEI N. 2.860, DE 31/08/56).

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Caros alunos, esta lei, exigida no edital de sua prova, restringe-se ao seguinte: Art. 1 - Tero direito priso especial os dirigentes de entidades sindicais de todos os graus e representativas de empregados, empregadores, profissionais liberais, agentes e trabalhadores autnomos. Art. 2 - O empregado eleito para a funo de representao profissional ou para cargo de administrao sindical, quando sujeito a priso antes de condenao definitiva, ser recolhido a priso especial disposio da autoridade competente. Apesar do art. 5. da Constituio da Repblica consagrar o princpio da igualdade, estabelecendo que "todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza", a Lei Maior, o Cdigo de Processo Penal e a legislao extravagante conferem a certas pessoas o direito priso especial, ou seja, o "privilgio" de ficar preso em cela ou estabelecimento penal ou no, diverso do crcere comum, at o julgamento final ou o trnsito em julgado da deciso penal condenatria. A priso especial concedida s pessoas que, pela relevncia do cargo, funo, emprego ou atividade desempenhada na sociedade nacional, regional ou local, ou pelo grau de instruo, esto sujeitas priso cautelar decorrente de infrao penal. Abrange autoridades civis e militares dos trs poderes da Repblica e pode ser relacionada natureza do crime, qualidade da pessoa e fase do processo. Esta lei extremamente contestada, pois difcil concluir o porqu de dirigentes de entidades sindicais possurem determinados privilgios no extensveis maioria da populao, tal qual a priso especial. Desta forma, para sua PROVA, basta uma simples leitura dos dispositivos legais e, na minha opinio, dificilmente este assunto ser exigido. ******************************************************************************************* Futuro(a) Auditor(a) Fiscal doTrabalho!!! Chegamos ao ltimo tpico da nossa aula e a cada tema voc fica mais perto do seu sonho... Respire fundo e siga em frente que em breve a recompensa vir!!!

**********************************************************************************************************

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO 10.4 DOS CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTRIA

Caro(a) aluno(a), a partir de agora comearemos a tratar da lei n 8.137/90 que versa sobre os crimes contra a ordem tributria. Analisaremos o captulo I, Seo II que trata dos crimes praticados por Funcionrios Pblicos, assunto este constantemente exigido em PROVAS. Mas professor...Mais crimes praticados por funcionrios pblicos??? Assim no possvel!!!! possvel sim, e no s possvel como fcil. Observe o que dispe a lei n 8.137/90 no captulo I, Seo II:

Art. 3 Constitui crime funcional contra a ordem tributria, alm dos previstos no Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Cdigo Penal (Ttulo XI, Captulo I): I - extraviar livro oficial, processo fiscal ou qualquer documento, de que tenha a guarda em razo da funo; soneg-lo, ou inutiliz-lo, total ou parcialmente, acarretando pagamento indevido ou inexato de tributo ou contribuio social; II - exigir, solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de iniciar seu exerccio, mas em razo dela, vantagem indevida; ou aceitar promessa de tal vantagem, para deixar de lanar ou cobrar tributo ou contribuio social, ou cobr-los parcialmente. Pena - recluso, de 3 (trs) a 8 (oito) anos, e multa. III - patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao fazendria, valendo-se da qualidade de funcionrio pblico. Pena - recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

Perceba que os crimes apresentados nos incisos I, II e III so bem semelhantes a alguns j vistos: Inciso I Semelhante ao delito de extravio, sonegao ou inutilizao de livro ou documento. Veja:

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Art. 314 - Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razo do cargo; soneg-lo ou inutiliz-lo, total ou parcialmente.

DIFERENAS ACRESCENTA AO DELITO DE EXTRAVIO, SONEGAO OU INUTILIZAO DE LIVRO OU DOCUMENTO UM RESULTADO NATURALSTICO, QUAL SEJA:

ACARRETAR PAGAMENTO INDEVIDO OU INEXATO DE TRIBUTO OU CONTRIBUIO SOCIAL

Inciso II Unio do crime de concusso com a corrupo passiva: Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida. Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem.

DIFERENAS APS UNIR OS VERBOS CORRESPONDENTES CONCUSSO E CORRUPO PASSIVA, ACRESCENTA UM FIM ESPECIAL:

PARA DEIXAR DE LANAR OU COBRAR TRIBUTO OU CONTRIBUIO SOCIAL, OU COBR-LOS PARCIALMENTE.

Inciso III Semelhante ao delito de advocacia administrativa. Observe: Art. 321 - Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio. www.pontodosconcursos.com.br 37

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO


DIFERENAS

SUBSTITUI A EXPRESSO ADMINISTRAO PBLICA POR ADMINISTRAO FAZENDRIA.

Visto isso, fica claro que para sua PROVA, no que diz respeito aos crimes contra a ordem tributria previstos no edital, basta conhecer bem os delitos estudados quando tratamos dos Crimes contra a Administrao Pblica e ter conhecimento das diferenas em relao a eles. 10.4.1 EXTINO DA PUNIBILIDADE A extino da punibilidade dos crimes contra a ordem tributria (sonegao fiscal) era disciplinada pelo artigo 14 da Lei n. 8137/90 que determinava que o pagamento do dbito tributrio feito antes do recebimento da denncia criminal era causa excludente da punibilidade, mas foi revogado pelo art. 98 da Lei n. 8.383/91. O art. 34 da Lei n. 9.249/95, contudo, voltou a admitir a mencionada extino da punibilidade. Observe: Art. 34. Extingue-se a punibilidade dos crimes definidos na Lei n 8.137, de 27 de dezembro de 1990, e na Lei n 4.729, de 14 de julho de 1965, quando o agente promover o pagamento do tributo ou contribuio social, inclusive acessrios, antes do recebimento da denncia.

RECEBIMENTO DA DENNCIA

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO ************************************************************************** Caro(a) Aluno(a) Parabns por mais uma aula vencida. H pouco tempo voc estava no incio da nossa ESCADA DO DIREITO PENAL RUMO AP APROVAO e agora faltam s dois degraus para atingir a ltima aula e garantir importantes pontos no concurso que, esteja com edital aberto ou no, cada vez mais se aproxima.

O que deixa tudo mais interessante que s depende de voc, do seu esforo, do seu empenho, da sua fora de vontade e da sua dedicao.... E por falar em dedicao... hora de praticar com os exerccios. Abraos e bons estudos, Pedro Ivo
"A diferena entre uma pessoa de sucesso e as outras no falta de fora, nem a falta de

conhecimento, mas particularmente a falta de determinao. (Vince Lombardi) www.pontodosconcursos.com.br 39

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

RESUMO DA MATRIA APRESENTADA


CRIMES CONTRA A ORGANIZAO DO TRABALHO
CRIME
CONDUTA CONSUMAO
TENTATIVA

ATENTADO CONTRA A LIBERDADE DE TRABALHO

Constranger algum, mediante Na primeira modalidade, com violncia ou grave ameaa: o EFETIVO exerccio ou com a suspenso do exerccio de I- A exercer ou no exercer arte, arte, ofcio, profisso ou ofcio, profisso ou indstria, ou a indstria. trabalhar ou no trabalhar durante certo perodo ou em determinados Na segunda, com o trabalho ou suspenso deste. dias Na terceira, com a abertura ou II- A abrir ou fechar o seu fechamento do estabeleestabelecimento de trabalho ou a cimento. participar de parede ou paralisao de atividade eco- Na quarta, com a paralisao da atividade econmica. nmica.

ATENTADO CONTRA A LIBERDADE DE CONTRATO DE TRABALHO E BOICOTAGEM VIOLENTA

Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a celebrar contrato de trabalho ou a no fornecer a outrem ou no adquirir de outrem matria-prima ou produto industrial ou agrcola.

Consuma-se com a celebrao deste e, no caso da boicotagem, no momento em que a pessoa constrangida no fornece ou adquire os produtos.

ATENTADO CONTRA A LIBERDADE DE ASSOCIAO

Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a participar ou deixar de participar de determinado sindicato ou associao profissional.

Consuma-se o delito no momento em que a pessoa constrangida passa ou no a fazer farte de sindicato ou associao profissional.

PARALISAO DE TRABALHO, SEGUIDA DE VIOLNCIA OU PERTURBAO DA ORDEM

Participar de suspenso ou Consuma-se o delito com a abandono coletivo de trabalho, prtica da violncia. praticando violncia contra pessoa ou contra coisa. ***Para que se considere coletivo o abandono de trabalho indispensvel o concurso de, pelo menos, trs empregados.

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO


Participar de suspenso ou Consuma-se o delito com a abandono coletivo de trabalho, interrupo de obra pblica ou provocando a interrupo de obra servio de interesse coletivo. pblica ou servio de interesse coletivo.

PARALISAO DE TRABALHO DE INTERESSE COLETIVO

INVASO DE ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL, COMERCIAL OU AGRCOLA. SABOTAGEM

Invadir ou ocupar estabelecimento industrial, comercial ou agrcola, com o intuito de impedir ou embaraar o curso normal do trabalho ou, com o mesmo fim, danificar o estabelecimento ou as coisas nele existentes ou delas dispor.

Consuma-se o delito no instante em que o agente invade ou ocupa estabelecimento industrial, comercial ou agrcola. Na sabotagem, consuma-se quando o sujeito ativo danifica as coisas ou no instante que dispe dos objetos do estabelecimento.

FRUSTRAO DE DIREITO ASSEGURADO POR LEI TRABALHISTA

Frustrar, mediante fraude ou Consuma-se o delito no violncia, direito assegurado pela instante em que o empregado no pode exercer direito legislao do trabalho. assegurado pela legislao Obrigar ou coagir algum a usar trabalhista. mercadorias de determinado estabelecimento, para impossibilitar o desligamento do servio em virtude de dvida. Impedir algum de se desligar de servios de qualquer natureza, mediante coao ou por meio da reteno de seus documentos pessoais ou contratuais. A pena aumentada de um sexto a um tero se a vtima menor de dezoito anos, idosa, gestante, indgena ou portadora de deficincia fsica ou mental.

FRUSTRAO DE LEI SOBRE A NACIONALIZAO DO TRABALHO

Frustrar, mediante fraude ou Consuma-se o delito com a violncia, obrigao legal relativa frustrao de lei que disponha nacionalizao do trabalho. sobre a nacionalizao do trabalho.

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO


EXERCCIO DE ATIVIDADE COM INFRAO DE DECISO ADMINISTRATIVA

Exercer atividade de que est Consuma-se o delito com a impedido por deciso adminis- reiterao de atos relacionatrativa. dos atividade impedida por deciso administrativa.

ALICIAMENTO PARA O FIM DE EMIGRAO

Recrutar trabalhadores, mediante Consuma-se o delito com o fraude, com o fim de lev-los para recrutamento mediante fraude, territrio estrangeiro. independentemente da emigrao.

ALICIAMENTO DE TRABALHADORES DE UM LOCAL PARA OUTRO DO TERRITRIO NACIONAL

Aliciar trabalhadores com o fim de Consuma-se o delito com o independentelev-los de uma para outra aliciamento, mente da emigrao de um localidade do territrio nacional. local para outro dentro do territrio nacional. Recrutar trabalhadores fora da localidade de execuo do trabalho, dentro do territrio nacional, mediante fraude ou cobrana de qualquer quantia do trabalhador ou, ainda, no assegurar condies do seu retorno ao local de origem. A pena aumentada de um sexto a um tero se a vtima menor de dezoito anos, idosa, gestante, indgena ou portadora de deficincia fsica ou mental.

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

CRIMES CONTRA A PREVIDNCIA


CRIME
CONDUTA CONSUMAO
TENTATIVA

Deixar de repassar previdncia Consuma-se o delito na data social as contribuies recolhidas do trmino do prazo dos contribuintes, no prazo e convencional ou legal do forma legal ou convencional. repasse ou recolhimento das contribuies devidas ou do Recolher, no prazo legal, pagamento do benefcio contribuio ou outra importncia devido. destinada previdncia social que tenha sido descontada de pagamento efetuado a segurados, a terceiros ou arrecadada do pblico. Recolher contribuies devidas previdncia social que tenham integrado despesas contbeis ou custos relativos venda de produtos ou prestao de servios.
APROPRIAO INDBITA PREVIDENCIRIA

Pagar benefcio devido a segurado, quando as respectivas cotas ou valores j tiverem sido reembolsados empresa pela previdncia social. *** extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara, confessa e efetua o pagamento das contribuies, importncias ou valores e presta as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal *** facultado ao juiz deixar de aplicar a pena ou aplicar somente a de multa se o agente for primrio e de bons antecedentes, desde que: I tenha promovido, aps o incio da ao fiscal e antes de

www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO


oferecida a denncia, o pagamento da contribuio social previdenciria, inclusive acessorios; ou II o valor das contribuies devidas, inclusive acessrios, seja igual ou inferior quele estabelecido pela previdncia social, administrativamente, como sendo o mnimo para o ajuizamento de suas execues fiscais. Suprimir ou reduzir contribuio social previdenciria e qualquer acessrio, mediante as seguintes condutas: I omitir de folha de pagamento da empresa ou de documento de informaes previsto pela legislao previdenciria segurados empregado, empresrio, trabalhador avulso ou trabalhador autnomo ou a este equiparado que lhe prestem servios; II deixar de lanar mensalmente nos ttulos prprios da contabilidade da empresa as quantias descontadas dos segurados ou as devidas pelo empregador ou pelo tomador de servios; III omitir, total ou parcialmente, receitas ou lucros auferidos, remuneraes pagas ou creditadas e demais fatos geradores de contribuies sociais previdencirias. Consuma-se o delito com a efetiva supresso ou reduo da contribuio social previdenciria.

SONEGAO DE CONTRIBUIO PREVIDENCIRIA

*** extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara e confessa as contribuies, importncias ou

www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO


valores e presta as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal. *** facultado ao juiz deixar de aplicar a pena ou aplicar somente a de multa se o agente for primrio e de bons antecedentes, desde que: II o valor das contribuies devidas, inclusive acessrios, seja igual ou inferior quele estabelecido pela previdncia social, administrativamente, como sendo o mnimo para o ajuizamento de suas execues fiscais.

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO PRINCIPAIS ARTIGOS TRATADOS NA AULA

Atentado contra a liberdade de trabalho Art. 197 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa: I - a exercer ou no exercer arte, ofcio, profisso ou indstria, ou a trabalhar ou no trabalhar durante certo perodo ou em determinados dias: Pena - deteno, de um ms a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia; II - a abrir ou fechar o seu estabelecimento de trabalho, ou a participar de parede ou paralisao de atividade econmica: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia. Atentado contra a liberdade de associao Art. 199 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a participar ou deixar de participar de determinado sindicato ou associao profissional: Pena - deteno, de um ms a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia. Paralisao de trabalho, seguida de violncia ou perturbao da ordem Art. 200 - Participar de suspenso ou abandono coletivo de trabalho, praticando violncia contra pessoa ou contra coisa: Pena - deteno, de um ms a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia. Pargrafo nico - Para que se considere coletivo o abandono de trabalho indispensvel o concurso de, pelo menos, trs empregados. Paralisao de trabalho de interesse coletivo Art. 201 - Participar de suspenso ou abandono coletivo de trabalho, provocando a interrupo de obra pblica ou servio de interesse coletivo: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, e multa. Frustrao de direito assegurado por lei trabalhista Art. 203 - Frustrar, mediante fraude ou violncia, direito assegurado pela legislao do trabalho: Pena - deteno de um ano a dois anos, e multa, alm da pena correspondente violncia. 1 Na mesma pena incorre quem: www.pontodosconcursos.com.br 46

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO I - obriga ou coage algum a usar mercadorias de determinado estabelecimento, para impossibilitar o desligamento do servio em virtude de dvida; II - impede algum de se desligar de servios de qualquer natureza, mediante coao ou por meio da reteno de seus documentos pessoais ou contratuais. 2 A pena aumentada de um sexto a um tero se a vtima menor de dezoito anos, idosa, gestante, indgena ou portadora de deficincia fsica ou mental. Exerccio de atividade com infrao de deciso administrativa Art. 205 - Exercer atividade, de que est impedido por deciso administrativa: Pena - deteno, de trs meses a dois anos, ou multa. Aliciamento de trabalhadores de um local para outro do territrio nacional Art. 207 - Aliciar trabalhadores, com o fim de lev-los de uma para outra localidade do territrio nacional: Pena - deteno de um a trs anos, e multa. 1 Incorre na mesma pena quem recrutar trabalhadores fora da localidade de execuo do trabalho, dentro do territrio nacional, mediante fraude ou cobrana de qualquer quantia do trabalhador, ou, ainda, no assegurar condies do seu retorno ao local de origem. 2 A pena aumentada de um sexto a um tero se a vtima menor de dezoito anos, idosa, gestante, indgena ou portadora de deficincia fsica ou mental. Apropriao indbita previdenciria Art. 168-A. Deixar de repassar previdncia social as contribuies recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional: Pena recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. 1o Nas mesmas penas incorre quem deixar de: I recolher, no prazo legal, contribuio ou outra importncia destinada previdncia social que tenha sido descontada de pagamento efetuado a segurados, a terceiros ou arrecadada do pblico; II recolher contribuies devidas previdncia social que tenham integrado despesas contbeis ou custos relativos venda de produtos ou prestao de servios; III - pagar benefcio devido a segurado, quando as respectivas cotas ou valores j tiverem sido reembolsados empresa pela previdncia social. 2o extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara, confessa e efetua o pagamento das contribuies, importncias ou valores e presta as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal. www.pontodosconcursos.com.br 47

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO 3o facultado ao juiz deixar de aplicar a pena ou aplicar somente a de multa se o agente for primrio e de bons antecedentes, desde que: I tenha promovido, aps o incio da ao fiscal e antes de oferecida a denncia, o pagamento da contribuio social previdenciria, inclusive acessrios; ou II o valor das contribuies devidas, inclusive acessrios, seja igual ou inferior quele estabelecido pela previdncia social, administrativamente, como sendo o mnimo para o ajuizamento de suas execues fiscais. Sonegao de contribuio previdenciria Art. 337-A. Suprimir ou reduzir contribuio social previdenciria e qualquer acessrio, mediante as seguintes condutas: I omitir de folha de pagamento da empresa ou de documento de informaes previsto pela legislao previdenciria segurados empregado, empresrio, trabalhador avulso ou trabalhador autnomo ou a este equiparado que lhe prestem servios; II deixar de lanar mensalmente nos ttulos prprios da contabilidade da empresa as quantias descontadas dos segurados ou as devidas pelo empregador ou pelo tomador de servios; III omitir, total ou parcialmente, receitas ou lucros auferidos, remuneraes pagas ou creditadas e demais fatos geradores de contribuies sociais previdencirias: Pena recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. 1o extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara e confessa as contribuies, importncias ou valores e presta as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal. 2o facultado ao juiz deixar de aplicar a pena ou aplicar somente a de multa se o agente for primrio e de bons antecedentes, desde que: II o valor das contribuies devidas, inclusive acessrios, seja igual ou inferior quele estabelecido pela previdncia social, administrativamente, como sendo o mnimo para o ajuizamento de suas execues fiscais. 3o Se o empregador no pessoa jurdica e sua folha de pagamento mensal no ultrapassa R$ 1.510,00 (um mil, quinhentos e dez reais), o juiz poder reduzir a pena de um tero at a metade ou aplicar apenas a de multa. 4o O valor a que se refere o pargrafo anterior ser reajustado nas mesmas datas e nos mesmos ndices do reajuste dos benefcios da previdncia social.

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

EXERCCIOS
1. (Juiz Substituto TRT / 2007) Constituem Crimes Contra a Organizao do Trabalho: I. Frustrar, mediante fraude ou violncia, direito assegurado pela legislao do trabalho. II. Exercer atividade, de que est impedido por deciso administrativa. III. Recrutar trabalhadores com o fim de lev-los de uma para outra localidade do territrio nacional. IV. Recrutar trabalhadores, com o fim de lev-los para territrio estrangeiro. V. Invadir ou ocupar estabelecimento industrial, comercial ou agrcola, com o intuito de impedir ou embaraar o curso normal do trabalho, ou com o mesmo fim danificar o estabelecimento ou as coisas nele existentes ou delas dispor. RESPONDA: A) Apenas as proposies I, II e III esto corretas. B) Apenas as proposies II, III e IV esto corretas. C) Apenas as proposies III e IV esto incorretas. D) Apenas as proposies III, IV e V esto incorretas. E) Apenas as proposies III e V esto corretas. GABARITO: C COMENTRIOS: Vamos analisar cada item: Item I Frustrao de direito assegurado por lei trabalhista. Art. 203 - Frustrar, mediante fraude ou violncia, direito assegurado pela legislao do trabalho. Item II Exerccio de atividade com infrao de deciso administrativa. Art. 205 - Exercer atividade, de que est impedido por deciso administrativa. Item III No constitui crime contra a organizao do trabalho o simples fato de recrutar servidores com o fim de lev-los de uma para outra localidade do territrio nacional. www.pontodosconcursos.com.br 49

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Item IV No constitui crime contra a organizao do trabalho o simples fato de recrutar servidores com o fim de lev-los para territrio estrangeiro. Item V Invaso de estabelecimento industrial, comercial ou agrcola. Sabotagem. Art. 202 - Invadir ou ocupar estabelecimento industrial, comercial ou agrcola, com o intuito de impedir ou embaraar o curso normal do trabalho, ou com o mesmo fim danificar o estabelecimento ou as coisas nele existentes ou delas dispor

2. (Magistratura do Trabalho TRT / 2006) So crimes contra a organizao do trabalho: I. Reduo da pessoa condio anloga de escravo. II. Atentado contra a segurana de servio de utilidade pblica. III. Atentado contra a liberdade de trabalho. IV. Atentado contra a liberdade de associao. V. Aliciamento para o fim de emigrao. A) todas as proposies esto corretas B) somente a proposio I est correta C) somente as proposies I e II esto corretas D) somente as proposies III, IV e V esto corretas E) somente as proposies I, II e III esto corretas GABARITO: D COMENTRIOS: Para no errar este tipo de questo, basta ter por base os exatos nomes dos delitos apresentados no Cdigo Penal. Perceba, no quadro abaixo, que no consta o crime de reduo da pessoa condio anloga de escravo e atentado contra a segurana de servio de utilidade pblica. Para relembrar:

www.pontodosconcursos.com.br

50

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO CRIMES CONTRA A ORGANIZAO DO TRABALHO
ATENTADO CONTRA A LIBERDADE DE TRABALHO ATENTADO CONTRA A LIBERDADE DE CONTRATO DE TRABALHO E BOICOTAGEM VIOLENTA ATENTADO CONTRA A LIBERDADE DE ASSOCIAO PARALISAO DE TRABALHO, SEGUIDA DE VIOLNCIA OU PERTURBAO DA ORDEM PARALISAO DE TRABALHO DE INTERESSE COLETIVO INVASO DE ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL, COMERCIAL OU AGRCOLA. SABOTAGEM FRUSTRAO DE DIREITO ASSEGURADO POR LEI TRABALHISTA FRUSTRAO DE LEI SOBRE A NACIONALIZAO DO TRABALHO EXERCCIO DE ATIVIDADE COM INFRAO DE DECISO ADMINISTRATIVA ALICIAMENTO PARA O FIM DE EMIGRAO ALICIAMENTO DE TRABALHADORES DE UM LOCAL PARA OUTRO DO TERRITRIO NACIONAL

3. (Juiz do Trabalho Substituto TRT / 2006) As condutas que configuram crime contra a organizao do trabalho no incluem: A) a boicotagem violenta. B) o atentado contra a liberdade de associao. C) a invaso ou ocupao de estabelecimento industrial, comercial ou agrcola, com o intuito de impedir ou embaraar o curso normal do trabalho. D) a violao administrativa de suspenso das atividades de um bar por infrao s normas protetoras do sossego pblico. E) o aliciamento para o fim de emigrao. GABARITO: D www.pontodosconcursos.com.br 51

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO COMENTRIOS: A alternativa D no se enquadra nos tipos penais previstos para os crimes contra a organizao do trabalho. Diferentemente, as alternativas A, B, C e E aparencem nos artigos 198, 199, 202 e 206 do Cdigo Penal, respectivamente.

4. (Juiz do Trabalho Substituto TRT / 2006) Constituem condutas tpicas passveis de configurao de crime contra a organizao do trabalho: I. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa a exercer ou no exercer profisso, ou a trabalhar ou no trabalhar durante certo perodo ou em determinado dias; II. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a celebrar contrato de trabalho; III. Frustrar, mediante fraude, direito assegurado pela legislao do trabalho; IV. Exercer atividade para a qual est impedido por deciso administrativa. CORRETO afirmar: A) Somente I e II; B) Somente II e III; C) I, II, III e IV; D) I, II e III; E) I, II e IV. GABARITO: C COMENTRIOS: Vamos analisar as alfirmativas: Item I Atentado contra a liberdade de trabalho Art. 197; Item II Atentado contra a liberdade de contrato de trabalho Art. 198; Item III Frustrao de direito assegurado por lei trabalhista Art. 203; Item IV Exerccio de atividade com infrao de deciso administrativa Art. 205; Sendo assim, todas as condutas configuram crime contra a organizao do trabalho.

www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

5. (Auditor Fiscal do Trabalho / 2006) Comete o crime de atentado contra a liberdade de associao, previsto no artigo 199 do Cdigo Penal, quem constrange algum, mediante violncia ou grave ameaa: A) a celebrar contrato de trabalho. B) a participar de determinado sindicato. C) a no exercer arte, ofcio, profisso ou indstria. D) a no fornecer a outrem matria-prima. E) a participar de suspenso ou abandono coletivo de trabalho. GABARITO: B COMENTRIOS: Exige do candidato o conhecimento do artigo 199 do Cdigo Penal que dispe sobre o crime de atentado contra a liberdade de associao. Art. 199 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a participar ou deixar de participar de determinado sindicato ou associao profissional

6. (ICMS PB / 2006) No constitui crime contra a organizao do trabalho: A) a invaso de estabelecimento industrial, comercial ou agrcola. B) o atentado contra a liberdade de associao. C) o exerccio de atividade com infrao de deciso administrativa. D) a apropriao indbita previdenciria. E) o aliciamento para fim de emigrao. GABARITO: D COMENTRIOS: Esta fcil! Apropriao indbita previdenciria crime contra a previdncia e no contra a organizao do trabalho.

7. (Juiz do Trabalho Substituto / 2006) So crimes contra a organizao do trabalho previstos no Cdigo Penal brasileiro, exceto: www.pontodosconcursos.com.br 53

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

A) Atentado contra a segurana de servio de utilidade pblica. B) Atentado contra a liberdade de associao. C) Aliciamento com fim de emigrao. D) Sabotagem e boicotagem. E) Exerccio de atividade com infrao de deciso administrativa. GABARITO: A COMENTRIOS: Para resolver esta questo s lembrar da aula e verificar qual crime no foi estudado. Por acaso falamos em atentado contra a segurana de servio de utilidade pblica? No!!! Logo, esta a resposta da questo.

8. (TRT 23 Regio / 2006) So considerados crimes contra a organizao do Trabalho; A) O atentado contra a liberdade do trabalho, o atentado contra a liberdade de contrato de trabalho e boicotagem violenta; o aliciamento de trabalhadores de um local para outro do territrio nacional; B) O assdio sexual e o constrangimento ilegal praticado pelo empregador contra empregado; C) O assdio sexual, a reduo condio anloga de escravo e o atentado contra a liberdade de associao; D) O assdio sexual, a reduo condio anloga de escravo e o atentado contra a liberdade de contrato de trabalho e boicotagem violenta; E) O atentado contra a liberdade do trabalho, Atentado contra a liberdade de contrato de trabalho e boicotagem violenta; aliciamento de trabalhadores de um local para outro do territrio nacional; a reduo condies anlogas a de escravo e o assdio sexual; GABARITO: A COMENTRIOS: Assdio sexual como crime contra a organizao do trabalho??? Claro que est INCORRETO. Somente com este conhecimento j seria possvel responder a questo, mas relembrando MAIS UMA VEZ (Agora para consolidar!!!): So crimes contra a organizao do trabalho:

www.pontodosconcursos.com.br

54

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

ATENTADO CONTRA A LIBERDADE DE TRABALHO ATENTADO CONTRA A LIBERDADE DE CONTRATO DE TRABALHO E BOICOTAGEM VIOLENTA ATENTADO CONTRA A LIBERDADE DE ASSOCIAO PARALISAO DE TRABALHO, SEGUIDA DE VIOLNCIA OU PERTURBAO DA ORDEM PARALISAO DE TRABALHO DE INTERESSE COLETIVO INVASO DE ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL, COMERCIAL OU AGRCOLA. SABOTAGEM FRUSTRAO DE DIREITO ASSEGURADO POR LEI TRABALHISTA FRUSTRAO DE LEI SOBRE A NACIONALIZAO DO TRABALHO EXERCCIO DE ATIVIDADE COM INFRAO DE DECISO ADMINISTRATIVA ALICIAMENTO PARA O FIM DE EMIGRAO ALICIAMENTO DE TRABALHADORES DE UM LOCAL PARA OUTRO DO TERRITRIO NACIONAL

9. (Juiz do Trabalho Substituto / 2005) Ary, proprietrio de uma oficina de conserto de automveis, sob ameaa de violncia fsica, compelido por seus empregados a fechar o estabelecimento, a fim de manifestarem- se, juntamente com outros colegas, na via pblica, por majorao de salrio. No fora declarada greve da categoria. A hiptese configura crime de: A) atentado contra a liberdade do trabalho. B) boicote violento. C) constrangimento ilegal. D) ameaa. E) extorso indireta. GABARITO: A COMENTRIOS: Falou em obrigar a fechar o estabelecimento...Lembrou de atentado contra a liberdade do trabalho. Observe: www.pontodosconcursos.com.br 55

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Art. 197 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa: [...] II - a abrir ou fechar o seu estabelecimento de trabalho, ou a participar de parede ou paralisao de atividade econmica:

10. (MPT Procurador / 2005) Constituem crimes contra a organizao do trabalho: I-O atentado contra a liberdade de associao; II-O aliciamento de trabalhadores de um local para outro do territrio nacional; III-A participao em suspenso coletiva de trabalho, provocando a interrupo de servio de interesse coletivo; IV-O exerccio de atividade com infrao de deciso administrativa. A) todas as alternativas so verdadeiras; B) apenas duas alternativas so verdadeiras; C) apenas uma alternativa verdadeira; D) apenas uma alternativa falsa; E) nenhuma verdadeira. GABARITO: A COMENTRIOS: Questo fcil que exige do candidato o conhecimento dos delitos contra a organizao do trabalho.

11. (Analista Judicirio / 2004) Paulo reteve a documentao pessoal de sua empregada domstica, que havia pedido demisso, visando impedi-la de desligar-se do seu emprego. Nesse caso, Paulo praticou o crime de: A) atentado contra a liberdade de contrato de trabalho. B) atentado contra a liberdade de trabalho. C) frustrao de direito assegurado por lei trabalhista. D) atentado contra a liberdade de associao. E) boicotagem violenta. www.pontodosconcursos.com.br 56

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

GABARITO: C COMENTRIOS: A reteno de documentos a fim de impedir o desligamento caracteriza a frustrao de direito assegurado por lei trabalhista, tipificado no art. 203 do Cdigo Penal. Veja:

Art. 203 - Frustrar, mediante fraude ou violncia, direito assegurado pela legislao do trabalho 1 Na mesma pena incorre quem: [...] II - impede algum de se desligar de servios de qualquer natureza, mediante coao ou por meio da reteno de seus documentos pessoais ou contratuais.

12. (Analista Judicirio / 2004) O traficante Tcio foi morto pela polcia em tiroteio na Favela Marujo. Nero, Goto e Duda, moradores da favela, constrangeram, mediante ameaa de morte feita atravs de ligao telefnica, os comerciantes Jos e Joo a fecharem os seus estabelecimentos de trabalho. Nero, Goto e Duda praticaram o crime de: A) frustrao de direito assegurado por lei trabalhista. B) atentado contra a liberdade de trabalho. C) paralisao de trabalho de interesse coletivo. D) atentado contra a liberdade de associao. E) invaso de estabelecimentos comerciais. GABARITO: B COMENTRIOS: A conduta descrita na questo se enquadra perfeitamente no inciso II do artigo 197 que versa sobre o delito de atentado contra a liberdade de trabalho. Veja: Art. 197 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa: [...] II - a abrir ou fechar o seu estabelecimento de trabalho, ou a participar de parede ou paralisao de atividade econmica: www.pontodosconcursos.com.br 57

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

13. (Auditor Fiscal do Trabalho / 2003) No crime de frustrao de direito assegurado por lei trabalhista (art. 203 do Cdigo Penal), correto afirmar que: A) no incorre na mesma pena quem impede algum de se desligar de servios de qualquer natureza, mediante coao ou por meio de reteno de seus documentos pessoais ou contratuais. B) essencial tipificao do delito o emprego de fraude ou violncia pessoa. C) no h causa especial de aumento de pena se a vtima for menor de dezoito anos. D) pune-se o delito a ttulo de culpa. E) no incorre na mesma pena quem obriga algum a usar mercadorias de determinado estabelecimento, para impossibilitar o desligamento do servio em virtude de dvida. GABARITO: B COMENTRIOS: Ao tratar do crime de frustrao de direito assegurado por lei trabalhista, o CP leciona: Art. 203 - Frustrar, mediante fraude ou violncia, direito assegurado pela legislao do trabalho

Agora, com base no artigo 203, vamos analisar as alternativas: Alternativa A Contraria o inciso II do pargrafo 1 do artigo 203: 1 Na mesma pena incorre quem: I - obriga ou coage algum a usar mercadorias de determinado estabelecimento, para impossibilitar o desligamento do servio em virtude de dvida; II - impede algum de se desligar de servios de qualquer natureza, mediante coao ou por meio da reteno de seus documentos pessoais ou contratuais. Alternativa B Est perfeita. Conforme voc estudou, h necessidade, para a tipificao do delito, do emprego de fraude ou violncia pessoa. Alternativa C Contraria o pargrafo 2 do art. 203:

www.pontodosconcursos.com.br

58

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO 2 A pena aumentada de um sexto a um tero se a vtima menor de dezoito anos, idosa, gestante, indgena ou portadora de deficincia fsica ou mental. Alternativa D S punido a ttulo de DOLO. Alternativa E Contraria o inciso I do pargrafo 1, acima apresentado.

14. (Juiz do Trabalho Substituto / 2003) Caracteriza-se atentado contra a liberdade de trabalho: A) constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a participar de parede ou paralisao de atividade econmica; B) constranger algum, mediante violncia, a participar de associao sindical; C) constranger algum, mediante grave ameaa, a celebrar contrato de trabalho; D) aliciar trabalhadores, com o fim de lev-Ios de uma para outra localidade do territrio nacional; E) frustrar, mediante fraude, direito assegurado pela legislao do trabalho. GABARITO: A COMENTRIOS: Ao tratar do delito de atentado contra a liberdade de trabalho, o Cdigo Penal dispe: Art. 197 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa: I - a exercer ou no exercer arte, ofcio, profisso ou indstria, ou a trabalhar ou no trabalhar durante certo perodo ou em determinados dias: II - a abrir ou fechar o seu estabelecimento de trabalho, ou a participar de parede ou paralisao de atividade econmica. Perceba que a alternativa A se enquadra perfeitamente no tipificado no inciso II. Vamos analisar as outras alternativas: Alternativa B Trata do delito de atentado contra a liberdade de associao:

www.pontodosconcursos.com.br

59

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Art. 199 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a participar ou deixar de participar de determinado sindicato ou associao profissional. Alternativa C Atentado contra a liberdade de contrato de trabalho e boicotagem violenta: Art. 198 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a celebrar contrato de trabalho, ou a no fornecer a outrem ou no adquirir de outrem matria-prima ou produto industrial ou agrcola Alternativa D Aliciamento de trabalhadores de um local para outro do territrio nacional: Art. 207 - Aliciar trabalhadores, com o fim de lev-los de uma para outra localidade do territrio nacional

Alternativa E Frustrao de direito assegurado por lei trabalhista: Art. 203 - Frustrar, mediante fraude ou violncia, direito assegurado pela legislao do trabalho

15. (Juiz do Trabalho Substituto / 2003) A Escola de 1 grau Machado de Assis foi condenada, em ao trabalhista, a pagar R$ 10.000,00 (dez mil reais) a Jos antigo zelador do Colgio. Por ocasio do pagamento, o Diretor do estabelecimento de ensino f-lo, emitindo cheque sem suficiente proviso de fundos. Logo, pode-se afirmar que: A) h crime contra a organizao do trabalho, qual seja atentado contra a liberdade de contrato de trabalho e boicotagem violenta; B) h crime contra a organizao do trabalho, pois frustrou-se, mediante fraude, direito assegurado por deciso trabalhista; C) no h crime contra a organizao do trabalho; D) h crime contra a organizao do trabalho em concurso formal com estelionato; E) o Diretor da Escola praticou o crime de sabotagem. GABARITO: C

www.pontodosconcursos.com.br

60

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO COMENTRIOS: Esta questo fcil, mas acaba confundindo o candidato atravs da histria que contada. Realmente, emitir cheque sem fundo crime, mas no contra a organizao do trabalho.

16. (PM Salvador Procurador / 2006) Assinale a alternativa que contm, respectivamente, um crime praticado por funcionrio pblico e outro praticado por particular contra a administrao em geral. A) Prevaricao e violncia arbitrria. B) Corrupo passiva e advocacia administrativa. C) Usurpao de funo pblica e corrupo ativa. D) Condescendncia criminosa e sonegao de contribuio previdenciria. E) Trfico de influncia e desacato. GABARITO: D COMENTRIOS: Essa questo exige o conhecimento dos conceitos apresentados nas aulas 05, 06 e 07. Vamos analisar:

Prevaricao CRIME PRATICADO POR FUNCIONRIO PBLICO; Violncia arbitrria CRIME PRATICADO POR FUNCIONRIO PBLICO; Corrupo Passiva CRIME PRATICADO POR FUNCIONRIO PBLICO; Advocacia Administrativa CRIME PRATICADO POR FUNCIONRIO PBLICO; Usurpao da funo pblica CRIME PRATICADO POR PARTICULAR; Corrupo ativa CRIME PRATICADO POR PARTICULAR; Condescendncia criminosa CRIME PRATICADO POR FUNCIONRIO PBLICO; Sonegao de contribuio previdenciria CRIME PRATICADO POR PARTICULAR; Trfico de influncia CRIME PRATICADO POR PARTICULAR; Desacato CRIME PRATICADO POR PARTICULAR.

17. (Juiz do Trabalho Substituto / 2005) No crime de sonegao de contribuio previdenciria, se o agente, espontaneamente, declara e confessa as contribuies, as www.pontodosconcursos.com.br 61

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO importncias ou os valores e presta as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal, h: A) causa de diminuio da pena. B) circunstncia atenuante. C) causa de extino da punibilidade. D) arrependimento posterior. E) causa de excluso da culpabilidade. GABARITO: C COMENTRIOS: O enunciado da questo traz as exigncias legais necessrias para que se opere a extino da punibilidade no caso do delito de sonegao de contribuio previdenciria. Observe: Art. 337-A [...] 1o extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara e confessa as contribuies, importncias ou valores e presta as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal.

18. (TJ SP / 2002) No crime de sonegao de contribuio previdenciria, extingue-se a punibilidade se o agente, espontaneamente, A) declara e confessa as contribuies e presta as informaes devidas previdncia social, antes do recebimento da denncia. B) recolhe as contribuies devidas previdncia social, antes do oferecimento da denncia. C) recolhe as contribuies devidas previdncia social, antes do recebimento da denncia. D) declara e confessa as contribuies e presta as informaes devidas previdncia social, antes do incio da ao fiscal. E) NRA GABARITO: D www.pontodosconcursos.com.br 62

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO COMENTRIOS: A banca tenta confundir os requisitos de extino da punibilidade exigidos para a apropriao indbita previdenciria com os necessrios no caso de sonegao de contribuio previdenciria. Observe o que dispe o Cdigo Penal: Art. 337-A [...] 1o extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara e confessa as contribuies, importncias ou valores e presta as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal. Do exposto no supra artigo, podemos concluir que para que ocorra a extino de punibilidade, deve o agente cumprir simultaneamente os seguintes requisitos: 1. PESSOALIDADE A retratao deve ser feita pelo PRPRIO agente. 2. ESPONTANEIDADE Devem ser espontneas as condutas de declarar e confessar. 3. PRESTAO DE INFORMAES DEVIDAS PREVIDNCIA SOCIAL. 4. ANTES DO INCIO DA AO FISCAL.

19- (AFRFB / 2009) Paulo, dirigente do sindicato dos metalrgicos de So Bernardo, constrange Mrcia, metalrgica no filiada, a participar do sindicato dos metalrgicos, ameaando-a de ser demitida caso no se associe imediatamente. Tal ameaa foi presenciada por policial que se encontrava casualmente ao lado de Mrcia. luz do Cdigo Penal, julgue os itens abaixo assinalando o correto. a) Mrcia no tem direito de se opor filiao, desse modo a conduta de Paulo lcita. b) Paulo cometeu o crime de atentado contra a liberdade de trabalho. c) Paulo cometeu o crime de atentado contra a liberdade de associao. d) Caso Paulo seja preso em flagrante, este dever ser preso junto com os outros detentos at que seja paga fiana ou decretada a sua liberdade provisria. e) Paulo estar sujeito a advertncia administrativa, no tendo cometido nenhum delito.

www.pontodosconcursos.com.br

63

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

GABARITO: C COMENTRIOS: Questo de nvel fcil que exige do candidato o enquadramento de determinada situao nos delitos contra a organizao de trabalho. No caso em tela, Paulo, mediante grave ameaa, constrange Maria a participar de sindicado. Tal conduta se enquadra perfeitamente no artigo 199 do CP que dispe sobre o crime de atentado contra a liberdade de associao. Observe: Art. 199 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a participar ou deixar de participar de determinado sindicato ou associao profissional:

20- (AFRFB / 2009) Ftima retm a contribuio social dos seus empregados Celso e Gabriel a ttulo de envio posterior dos referidos valores ao INSS. Entretanto, deixa de repassar Previdncia Social as contribuies recolhidas dos contribuintes no prazo legal. Sobre a conduta de Ftima, possvel afirmar que: a) a conduta crime previsto no Cdigo Penal Brasileiro. b) h crime contra a Previdncia Social sem que haja apenamento previsto em lei. c) no possvel a extino da punibilidade, se ela confessar e efetuar o pagamento antes do incio da ao fiscal. d) a sua conduta s est sujeita ao pagamento de multa administrativa. e) a conduta crime previsto na legislao extravagante. GABARITO: A COMENTRIOS: Questo que exige o conhecimento do crime de apropriao indbita previdenciria, previsto no artigo 168-A do Cdigo Penal nos seguintes termos:

Art. 168-A. Deixar de repassar previdncia social as contribuies recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional Pena recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. Vamos analisar as alternativas: Alternativa A Correta A situao apresentada se enquadra perfeitamente no artigo 168-A do CP. www.pontodosconcursos.com.br 64

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Alternativa B Incorreta A alternativa se torna errada a partir do instante que diz que no h pena para a conduta. Alternativa C Incorreta A lei dispe sobre a possibilidade de extino da punibilidade caso haja a confisso e o pagamento antes do incio da ao fiscal. Observe: Art. 168-A [...] 2o extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara, confessa e efetua o pagamento das contribuies, importncias ou valores e presta as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal. Alternativa D Incorreta A conduta gera efeitos na esfera penal e no somente na administrativa. Alternativa E Incorreta A conduta crime previsto no CDIGO PENAL.

21- (AFRFB / 2009) Temstocles, advogado e funcionrio pblico com poder de gesto no fisco, patrocina cliente que deve valor ao fisco, solicitando na repartio, em janeiro de 2009, que o valor devido deixe de ser cobrado para que o dbito seja prescrito. Tal conduta denunciada pelo Ministrio Pblico e enviada ao Poder Judicirio. Antes do recebimento da denncia pelo juiz, Temstocles paga o tributo devido e seus acrscimos. Com base nessa informao e na legislao especial penal, correto afirmar que houve: a) abolitio criminis. b) legtima defesa da honra. c) nova legislao mais favorvel ao agente. d) circunstncia atenuante. e) causa de extino de punibilidade. GABARITO: E

www.pontodosconcursos.com.br

65

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO COMENTRIOS: Como o pagamento foi efetuado ANTES do RECEBIMENTO DA DENNCIA, podemos afirmar, nos termos do art. 34 da Lei n. 9.249/95, que se operou a extino da punibilidade.

22. (AGENTE FISCAL PI / 2008- Adaptada) Analise as afirmativas abaixo: Constitui crime funcional contra a ordem tributria: I - extraviar livro oficial, processo fiscal ou qualquer documento, de que tenha a guarda em razo da funo; soneg-lo, ou inutiliz-lo, total ou parcialmente, acarretando pagamento indevido ou inexato de tributo ou contribuio social; II - patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao fazendria, valendo-se da qualidade de funcionrio pblico. III - exigir, solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de iniciar seu exerccio, mas em razo dela, vantagem indevida; ou aceitar promessa de tal vantagem, para deixar de lanar ou cobrar tributo ou contribuio social, ou cobr-los parcialmente. Est incorreto o que se afirma em: A) I e II B) Somente I C) Somente II D) I, II e III E) NRA GABARITO: E COMENTRIOS: Em todas as alternativas temos CRIMES FUNCIONAIS CONTRA A ORDEM TRIBUTRIA, logo, nenhum item est incorreto!

23. (TCE SP Auditor) A conduta do funcionrio pblico que, em razo da funo exercida, solicita vantagem indevida para deixar de lanar tributo configura:

www.pontodosconcursos.com.br

66

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO A) corrupo ativa. B) concusso. C) excesso de exao. D) crime funcional contra a ordem tributria. E) corrupo passiva. GABARITO: D COMENTRIOS: Neste tipo de questo, basta ter cuidado para no ser afoito e assinalar de pronto a corrupo passiva. Observe que no caso em tela, claramente temos o crime funcional contra a ordem tributria previsto no art. 3, II da lei n. 8.137/90.

Art. 3 Constitui crime funcional contra a ordem tributria, alm dos previstos no Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Cdigo Penal (Ttulo XI, Captulo I): [...] II - exigir, solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de iniciar seu exerccio, mas em razo dela, vantagem indevida; ou aceitar promessa de tal vantagem, para deixar de lanar ou cobrar tributo ou contribuio social, ou cobr-los parcialmente. (grifei)

24. (Auditor Fiscal do Trabalho / 2006) O funcionrio pblico que, valendo-se dessa qualidade, patrocina interesse privado perante a administrao fazendria, comete: A) crime funcional contra a ordem tributria. B) crime de advocacia administrativa. C) crime de prevaricao. D) crime de peculato. E) crime de insero de dados falsos em sistema de informaes. GABARITO: A COMENTRIOS: Esta questo derruba muitos candidatos, pois muitos, quase que automaticamente, assinalam o crime de advocacia administrativa. www.pontodosconcursos.com.br 67

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Observe que no crime funcional contra a ordem tributria temos a expresso ADMINISTRAO FAZENDRIA, ao passo que na advocacia administrativa temos ADMINISTRAO PBLICA.

Art. 3 Constitui crime funcional contra a ordem tributria, alm dos previstos no Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Cdigo Penal (Ttulo XI, Captulo I): [...] III - patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao fazendria, valendo-se da qualidade de funcionrio pblico.

www.pontodosconcursos.com.br

68

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO LISTA DAS QUESTES APRESENTADAS 1. (Juiz Substituto TRT / 2007) Constituem Crimes Contra a Organizao do Trabalho: I. Frustrar, mediante fraude ou violncia, direito assegurado pela legislao do trabalho. II. Exercer atividade, de que est impedido por deciso administrativa. III. Recrutar trabalhadores com o fim de lev-los de uma para outra localidade do territrio nacional. IV. Recrutar trabalhadores, com o fim de lev-los para territrio estrangeiro. V. Invadir ou ocupar estabelecimento industrial, comercial ou agrcola, com o intuito de impedir ou embaraar o curso normal do trabalho, ou com o mesmo fim danificar o estabelecimento ou as coisas nele existentes ou delas dispor. RESPONDA: A) Apenas as proposies I, II e III esto corretas. B) Apenas as proposies II, III e IV esto corretas. C) Apenas as proposies III e IV esto incorretas. D) Apenas as proposies III, IV e V esto incorretas. E) Apenas as proposies III e V esto corretas. 2. (Magistratura do Trabalho TRT / 2006) So crimes contra a organizao do trabalho: I. Reduo da pessoa condio anloga de escravo. II. Atentado contra a segurana de servio de utilidade pblica. III. Atentado contra a liberdade de trabalho. IV. Atentado contra a liberdade de associao. V. Aliciamento para o fim de emigrao. A) todas as proposies esto corretas B) somente a proposio I est correta C) somente as proposies I e II esto corretas www.pontodosconcursos.com.br 69

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO D) somente as proposies III, IV e V esto corretas E) somente as proposies I, II e III esto corretas 3. (Juiz do Trabalho Substituto TRT / 2006) As condutas que configuram crime contra a organizao do trabalho no incluem: A) a boicotagem violenta. B) o atentado contra a liberdade de associao. C) a invaso ou ocupao de estabelecimento industrial, comercial ou agrcola, com o intuito de impedir ou embaraar o curso normal do trabalho. D) a violao administrativa de suspenso das atividades de um bar por infrao s normas protetoras do sossego pblico. E) o aliciamento para o fim de emigrao. 4. (Juiz do Trabalho Substituto TRT / 2006) Constituem condutas tpicas passveis de configurao de crime contra a organizao do trabalho: I. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa a exercer ou no exercer profisso, ou a trabalhar ou no trabalhar durante certo perodo ou em determinado dias; II. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a celebrar contrato de trabalho; III. Frustrar, mediante fraude, direito assegurado pela legislao do trabalho; IV. Exercer atividade para a qual est impedido por deciso administrativa. CORRETO afirmar: A) Somente I e II; B) Somente II e III; C) I, II, III e IV; D) I, II e III; E) I, II e IV.

www.pontodosconcursos.com.br

70

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO 5. (Auditor Fiscal do Trabalho / 2006) Comete o crime de atentado contra a liberdade de associao, previsto no artigo 199 do Cdigo Penal, quem constrange algum, mediante violncia ou grave ameaa: A) a celebrar contrato de trabalho. B) a participar de determinado sindicato. C) a no exercer arte, ofcio, profisso ou indstria. D) a no fornecer a outrem matria-prima. E) a participar de suspenso ou abandono coletivo de trabalho. 6. (ICMS PB / 2006) No constitui crime contra a organizao do trabalho: A) a invaso de estabelecimento industrial, comercial ou agrcola. B) o atentado contra a liberdade de associao. C) o exerccio de atividade com infrao de deciso administrativa. D) a apropriao indbita previdenciria. E) o aliciamento para fim de emigrao. 7. (Juiz do Trabalho Substituto / 2006) So crimes contra a organizao do trabalho previstos no Cdigo Penal brasileiro, exceto: A) Atentado contra a segurana de servio de utilidade pblica. B) Atentado contra a liberdade de associao. C) Aliciamento com fim de emigrao. D) Sabotagem e boicotagem. E) Exerccio de atividade com infrao de deciso administrativa. 8. (TRT 23 Regio / 2006) So considerados crimes contra a organizao do Trabalho; A) O atentado contra a liberdade do trabalho, o atentado contra a liberdade de contrato de trabalho e boicotagem violenta; o aliciamento de trabalhadores de um local para outro do territrio nacional; B) O assdio sexual e o constrangimento ilegal praticado pelo empregador contra empregado; www.pontodosconcursos.com.br 71

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO C) O assdio sexual, a reduo condio anloga de escravo e o atentado contra a liberdade de associao; D) O assdio sexual, a reduo condio anloga de escravo e o atentado contra a liberdade de contrato de trabalho e boicotagem violenta; E) O atentado contra a liberdade do trabalho, Atentado contra a liberdade de contrato de trabalho e boicotagem violenta; aliciamento de trabalhadores de um local para outro do territrio nacional; a reduo condies anlogas a de escravo e o assdio sexual; 9. (Juiz do Trabalho Substituto / 2005) Ary, proprietrio de uma oficina de conserto de automveis, sob ameaa de violncia fsica, compelido por seus empregados a fechar o estabelecimento, a fim de manifestarem- se, juntamente com outros colegas, na via pblica, por majorao de salrio. No fora declarada greve da categoria. A hiptese configura crime de: A) atentado contra a liberdade do trabalho. B) boicote violento. C) constrangimento ilegal. D) ameaa. E) extorso indireta. 10. (MPT Procurador / 2005) Constituem crimes contra a organizao do trabalho: I-O atentado contra a liberdade de associao; II-O aliciamento de trabalhadores de um local para outro do territrio nacional; III-A participao em suspenso coletiva de trabalho, provocando a interrupo de servio de interesse coletivo; IV-O exerccio de atividade com infrao de deciso administrativa. A) todas as alternativas so verdadeiras; B) apenas duas alternativas so verdadeiras; C) apenas uma alternativa verdadeira; D) apenas uma alternativa falsa; E) nenhuma verdadeira.

www.pontodosconcursos.com.br

72

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO 11. (Analista Judicirio / 2004) Paulo reteve a documentao pessoal de sua empregada domstica, que havia pedido demisso, visando impedi-la de desligar-se do seu emprego. Nesse caso, Paulo praticou o crime de: A) atentado contra a liberdade de contrato de trabalho. B) atentado contra a liberdade de trabalho. C) frustrao de direito assegurado por lei trabalhista. D) atentado contra a liberdade de associao. E) boicotagem violenta. 12. (Analista Judicirio / 2004) O traficante Tcio foi morto pela polcia em tiroteio na Favela Marujo. Nero, Goto e Duda, moradores da favela, constrangeram, mediante ameaa de morte feita atravs de ligao telefnica, os comerciantes Jos e Joo a fecharem os seus estabelecimentos de trabalho. Nero, Goto e Duda praticaram o crime de: A) frustrao de direito assegurado por lei trabalhista. B) atentado contra a liberdade de trabalho. C) paralisao de trabalho de interesse coletivo. D) atentado contra a liberdade de associao. E) invaso de estabelecimentos comerciais. 13. (Auditor Fiscal do Trabalho / 2003) No crime de frustrao de direito assegurado por lei trabalhista (art. 203 do Cdigo Penal), correto afirmar que: A) no incorre na mesma pena quem impede algum de se desligar de servios de qualquer natureza, mediante coao ou por meio de reteno de seus documentos pessoais ou contratuais. B) essencial tipificao do delito o emprego de fraude ou violncia pessoa. C) no h causa especial de aumento de pena se a vtima for menor de dezoito anos. D) pune-se o delito a ttulo de culpa. E) no incorre na mesma pena quem obriga algum a usar mercadorias de determinado estabelecimento, para impossibilitar o desligamento do servio em virtude de dvida. 14. (Juiz do Trabalho Substituto / 2003) Caracteriza-se atentado contra a liberdade de trabalho: www.pontodosconcursos.com.br 73

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

A) constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a participar de parede ou paralisao de atividade econmica; B) constranger algum, mediante violncia, a participar de associao sindical; C) constranger algum, mediante grave ameaa, a celebrar contrato de trabalho; D) aliciar trabalhadores, com o fim de lev-Ios de uma para outra localidade do territrio nacional; E) frustrar, mediante fraude, direito assegurado pela legislao do trabalho. 15. (Juiz do Trabalho Substituto / 2003) A Escola de 1 grau Machado de Assis foi condenada, em ao trabalhista, a pagar R$ 10.000,00 (dez mil reais) a Jos antigo zelador do Colgio. Por ocasio do pagamento, o Diretor do estabelecimento de ensino f-lo, emitindo cheque sem suficiente proviso de fundos. Logo, pode-se afirmar que: A) h crime contra a organizao do trabalho, qual seja atentado contra a liberdade de contrato de trabalho e boicotagem violenta; B) h crime contra a organizao do trabalho, pois frustrou-se, mediante fraude, direito assegurado por deciso trabalhista; C) no h crime contra a organizao do trabalho; D) h crime contra a organizao do trabalho em concurso formal com estelionato; E) o Diretor da Escola praticou o crime de sabotagem. 16. (PM Salvador Procurador / 2006) Assinale a alternativa que contm, respectivamente, um crime praticado por funcionrio pblico e outro praticado por particular contra a administrao em geral. A) Prevaricao e violncia arbitrria. B) Corrupo passiva e advocacia administrativa. C) Usurpao de funo pblica e corrupo ativa. D) Condescendncia criminosa e sonegao de contribuio previdenciria. E) Trfico de influncia e desacato. 17. (Juiz do Trabalho Substituto / 2005) No crime de sonegao de contribuio previdenciria, se o agente, espontaneamente, declara e confessa as contribuies, as importncias ou os valores e presta as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal, h: 74 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

A) causa de diminuio da pena. B) circunstncia atenuante. C) causa de extino da punibilidade. D) arrependimento posterior. E) causa de excluso da culpabilidade. 18. (TJ SP / 2002) No crime de sonegao de contribuio previdenciria, extingue-se a punibilidade se o agente, espontaneamente, A) declara e confessa as contribuies e presta as informaes devidas previdncia social, antes do recebimento da denncia. B) recolhe as contribuies devidas previdncia social, antes do oferecimento da denncia. C) recolhe as contribuies devidas previdncia social, antes do recebimento da denncia. D) declara e confessa as contribuies e presta as informaes devidas previdncia social, antes do incio da ao fiscal. E) NRA 19- (AFRFB / 2009) Paulo, dirigente do sindicato dos metalrgicos de So Bernardo, constrange Mrcia, metalrgica no filiada, a participar do sindicato dos metalrgicos, ameaando-a de ser demitida caso no se associe imediatamente. Tal ameaa foi presenciada por policial que se encontrava casualmente ao lado de Mrcia. luz do Cdigo Penal, julgue os itens abaixo assinalando o correto. a) Mrcia no tem direito de se opor filiao, desse modo a conduta de Paulo lcita. b) Paulo cometeu o crime de atentado contra a liberdade de trabalho. c) Paulo cometeu o crime de atentado contra a liberdade de associao. d) Caso Paulo seja preso em flagrante, este dever ser preso junto com os outros detentos at que seja paga fiana ou decretada a sua liberdade provisria. e) Paulo estar sujeito a advertncia administrativa, no tendo cometido nenhum delito. 20- (AFRFB / 2009) Ftima retm a contribuio social dos seus empregados Celso e Gabriel a ttulo de envio posterior dos referidos valores ao INSS. Entretanto, deixa de repassar Previdncia Social as contribuies recolhidas dos contribuintes no prazo legal. Sobre a conduta de Ftima, possvel afirmar que: a) a conduta crime previsto no Cdigo Penal Brasileiro. www.pontodosconcursos.com.br

75

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO b) h crime contra a Previdncia Social sem que haja apenamento previsto em lei. c) no possvel a extino da punibilidade, se ela confessar e efetuar o pagamento antes do incio da ao fiscal. d) a sua conduta s est sujeita ao pagamento de multa administrativa. e) a conduta crime previsto na legislao extravagante. 21- (AFRFB / 2009) Temstocles, advogado e funcionrio pblico com poder de gesto no fisco, patrocina cliente que deve valor ao fisco, solicitando na repartio, em janeiro de 2009, que o valor devido deixe de ser cobrado para que o dbito seja prescrito. Tal conduta denunciada pelo Ministrio Pblico e enviada ao Poder Judicirio. Antes do recebimento da denncia pelo juiz, Temstocles paga o tributo devido e seus acrscimos. Com base nessa informao e na legislao especial penal, correto afirmar que houve: a) abolitio criminis. b) legtima defesa da honra. c) nova legislao mais favorvel ao agente. d) circunstncia atenuante. e) causa de extino de punibilidade. 22. (AGENTE FISCAL PI / 2008- Adaptada) Analise as afirmativas abaixo: Constitui crime funcional contra a ordem tributria: I - extraviar livro oficial, processo fiscal ou qualquer documento, de que tenha a guarda em razo da funo; soneg-lo, ou inutiliz-lo, total ou parcialmente, acarretando pagamento indevido ou inexato de tributo ou contribuio social; II - patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao fazendria, valendo-se da qualidade de funcionrio pblico. III - exigir, solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de iniciar seu exerccio, mas em razo dela, vantagem indevida; ou aceitar promessa de tal vantagem, para deixar de lanar ou cobrar tributo ou contribuio social, ou cobr-los parcialmente. Est incorreto o que se afirma em:

www.pontodosconcursos.com.br

76

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO A) I e II B) Somente I C) Somente II D) I, II e III E) NRA 23. (TCE SP Auditor) A conduta do funcionrio pblico que, em razo da funo exercida, solicita vantagem indevida para deixar de lanar tributo configura: A) corrupo ativa. B) concusso. C) excesso de exao. D) crime funcional contra a ordem tributria. E) corrupo passiva. 24. (Auditor Fiscal do Trabalho / 2006) O funcionrio pblico que, valendo-se dessa qualidade, patrocina interesse privado perante a administrao fazendria, comete: A) crime funcional contra a ordem tributria. B) crime de advocacia administrativa. C) crime de prevaricao. D) crime de peculato. E) crime de insero de dados falsos em sistema de informaes.

www.pontodosconcursos.com.br

77

Anda mungkin juga menyukai