Anda di halaman 1dari 13

A REA DE TRABALHO A rea de trabalho a principal rea exibida na tela quando voc liga o computador e faz logon Windows.

. Ela serve de superfcie para o seu trabalho, como se fosse o tampo de uma mesa real. Quando voc abre programas ou pastas, eles so exibidos na rea de trabalho. Nela, tambm possvel colocar itens, como arquivos e pastas, e organiz-los como quiser. A rea de trabalho definida s vezes de forma mais abrangente para incluir a barra de tarefas e a Windows Barra Lateral. Abarra de tarefas fica na parte inferior da tela. Ela mostra quais programas esto em execuo e permite que voc alterne entre eles. Ela tambm contm o boto Iniciar , que pode ser usado para acessar programas, pastas e configuraes do computador. Localizada ao lado da tela, a Barra Lateral contm pequenos programas chamados gadgets.

A rea de trabalho, a barra de tarefas e a Barra Lateral Para onde foi a rea de trabalho? Como os programas so executados sobre a rea de trabalho, comum ela ficar parcial ou totalmente oculta. Mas ainda est l, por baixo de tudo. Para ver a rea de trabalho inteira sem fechar os programas ou as janelas abertas, clique no botoMostrar rea de Trabalho na barra de tarefas. A rea de trabalho ser revelada. Clique no cone novamente para restaurar todas as janelas ao estado anterior. (Se o cone no estiver visvel, consulte Minimizar todas as janelas abertas para exibir a rea de trabalho para obter ajuda.)

Trabalhando com cones da rea de trabalho cones so imagens pequenas que representam arquivos, pastas, programas e outros itens. Ao iniciar o Windows pela primeira vez, voc ver pelo menos um cone na rea de trabalho: a Lixeira (mais detalhes

adiante). O fabricante do computador pode ter adicionado outros cones rea de trabalho. Veja a seguir alguns exemplos de cones da rea de trabalho.

Exemplos de cones da rea de trabalho Se voc clicar duas vezes em um cone da rea de trabalho, o item que ele representa ser iniciado ou aberto. Por exemplo, o clique duplo no cone do Internet Explorer inicia o Internet Explorer. Adicionando e removendo cones da rea de trabalho Voc pode escolher os cones que sero exibidos na rea de trabalho, adicionando ou removendo um cone a qualquer momento. Algumas pessoas preferem uma rea de trabalho limpa, organizada, com poucos cones (ou nenhum). Outras preferem colocar dezenas de cones na rea de trabalho para ter acesso rpido a programas, pastas e arquivos usados com freqncia. Se voc quiser acesso fcil na rea de trabalho a seus programas e arquivos favoritos, crie atalhos para eles. Um atalho um cone que representa um link para um item, em vez do item em si. Quando voc clica em um atalho, o item aberto. Se voc excluir um atalho, somente ele ser removido, e no o item original. possvel identificar atalhos pela seta no cone correspondente.

Um cone de pasta ( esquerda) e um cone de atalho ( direita) Movendo cones O Windows empilha os cones em colunas no lado esquerdo da rea de trabalho, mas voc no precisa se prender a essa disposio. Voc pode mover um cone arrastando-o para um novo local na rea de trabalho. Tambm pode fazer com que o Windows organize automaticamente os cones. Clique com o boto direito do mouse em uma parte vazia da rea de trabalho, clique em Exibir e em Organizar Automaticamente. O Windows empilha os cones no canto superior esquerdo e os bloqueia nessa posio. Para desbloquear os cones e tornar a mov-los, clique novamente emOrganizar Automaticamente, apagando a marca de seleo ao lado. Observao

Por padro, o Windows espaa os cones igualmente em uma grade invisvel. Para colocar os cones mais perto ou com mais preciso, desative a grade. Clique com o boto direito do mouse em uma parte vazia da rea de trabalho, clique emExibir e em Alinhar Grade para apagar a marca de seleo. Repita essas etapas para reativar a grade. Selecionando vrios cones

Para mover ou excluir um grupo de cones de uma s vez, primeiro necessrio selecionar todos eles. Clique em uma parte vazia da rea de trabalho e arraste o mouse. Contorne os cones que deseja selecionar com o retngulo que aparecer. Em seguida, solte o boto do mouse. Agora voc pode arrastar os cones como um grupo ou exclu-los.

Selecione vrios cones da rea de trabalho arrastando um retngulo em torno deles Ocultando cones da rea de trabalho Para ocultar temporariamente todos os cones da rea de trabalho sem realmente remov-los, clique com o boto direito do mouse em uma parte vazia da rea de trabalho, clique em Exibir e em Mostrar cones da rea de Trabalho para apagar a marca de seleo dessa opo. Agora, nenhum cone aparece na rea de trabalho. Para v-los novamente, clique outra vez em Mostrar cones da rea de Trabalho. Incio da pgina A Lixeira Quando voc exclui um arquivo ou pasta, eles na verdade no so excludos imediatamente eles vo para a Lixeira. Isso bom porque, se voc mudar de idia e precisar de um arquivo excludo, poder obt-lo de volta. Consulte Recuperar arquivos da Lixeira.

A Lixeira vazia ( esquerda) e cheia ( direita) Se tiver certeza de que no precisar mais dos itens excludos, poder esvaziar a Lixeira. Ao fazer isso, excluir permanentemente os itens e recuperar o espao em disco por eles ocupados. Consulte Excluir arquivos permanentemente da Lixeira. Incio da pgina Escolhendo o plano de fundo da rea de trabalho Uma das maneiras mais fceis de personalizar seu computador alterar o plano de fundo da rea de trabalho, tambm denominado papel de parede. Voc pode escolher um dos planos de fundo fornecidos pelo Windows, selecionar uma imagem em sua prpria coleo ou usar uma cor de plano de fundo slida. Tambm pode localizar imagens na Internet criadas para servir de plano de fundo da rea de trabalho. Consulte Alterar o plano de fundo da rea de trabalho (papel de parede).

O menu Iniciar (viso geral)


O menu Iniciar o porto de entrada para programas, pastas e configuraes do computador. Ele se chama menu porque oferece uma lista de opes, exatamente como o menu de um restaurante. E como a palavra "Iniciar" j diz, o local onde voc iniciar ou abrir itens. Use o menu Iniciar para fazer as seguintes atividades comuns: Iniciar programas Abrir pastas usadas com freqncia Pesquisar arquivos, pastas e programas Ajustar configuraes do computador Obter ajuda para o Windows sistema operacional Desligar o computador Fazer logoff do Windows ou alternar para outra conta de usurio

Introduo ao menu Iniciar


Para abrir o menu Iniciar, clique no boto iniciar no canto inferior esquerdo da tela. Ou pressione a tecla de logotipo doWindows no teclado. O menu Iniciar ser exibido.

Boto Iniciar e menu Iniciar

O menu Iniciar est dividido em trs partes bsicas:

O painel esquerdo grande mostra uma lista curta de programas no computador. Pode haver variaes na aparncia dessa lista porque o fabricante do computador tem autonomia para personaliz-la. O clique em Todos os Programas exibe uma lista completa de programas (mais informaes adiante).

No canto inferior esquerdo est a caixa de pesquisa, que permite que voc procure programas e arquivos no computador digitando os termos de pesquisa. O painel direito d acesso a pastas, arquivos, configuraes e recursos mais usados. Nele tambm possvel fazer logoff do Windows ou desligar o computador.

Incio da pgina

Abrindo programas a partir do menu Iniciar


Um dos usos mais comuns do menu Iniciar abrir programas instalados no computador. Para abrir um programa mostrado no painel esquerdo do menu Iniciar, clique nele. Isso abrir o programa e fechar o menu Iniciar. Se voc no vir o programa que deseja abrir, clique em Todos os Programas na parte inferior do painel esquerdo. O painel exibir imediatamente uma longa lista de programas em ordem alfabtica, seguida por uma lista de pastas:

O menu Iniciar aps o clique em Todos os Programas

Se voc clicar em um dos cones do programa, ele ser inicializado e o menu Iniciar ser fechado. O que h dentro das pastas? Mais programas. Clique em Acessrios, por exemplo, e uma lista de programas armazenados nessa pasta aparecer. Clique em qualquer programa para abri-lo. Para voltar aos programas que voc viu quando abriu o menu Iniciar pela primeira vez, clique em Voltar perto da parte inferior do menu.

O clique na pasta Acessrios mostra os programas que ela contm

Se voc no tiver certeza do que um programa faz, mova o ponteiro sobre o respectivo cone ou nome. Aparecer uma caixa com uma descrio do programa. Por exemplo, a ao de apontar para a Calculadora exibe esta mensagem: "Executa tarefas aritmticas bsicas com uma calculadora na tela". Isso funciona tambm para itens no painel direito do menu Iniciar.

A ao de apontar para um item exibe informaes sobre ele

Voc notar que, com o tempo, as listas de programas no menu Iniciar vo sendo alteradas. Isso acontece por dois motivos. Em primeiro lugar, quando voc instala novos programas, eles so adicionados lista Todos os Programas. Em segundo lugar, o menu Iniciar detecta quais programas voc usa mais e os substitui no painel esquerdo para acesso rpido. Incio da pgina

A caixa Pesquisar
A caixa Pesquisar uma das maneiras mais convenientes de encontrar algo no computador. A localizao exata dos itens no importa. A caixa Pesquisar far uma busca rpida nos programas e em todas as pastas da sua pasta pessoal (que inclui Documentos, Imagens, Msica, rea de Trabalho entre outras localizaes comuns). assim como em mensagens de email, mensagens instantneas salvas, compromissos e contatos.

A caixa Pesquisar do menu Iniciar

Para usar a caixa Pesquisar, abra o menu Iniciar e comece a digitar. No necessrio clicar dentro da caixa primeiro. medida que voc digita, os resultados da pesquisa so exibidos acima da caixa Pesquisar no painel esquerdo do menu Iniciar. Ser exibido um programa, um arquivo ou uma pasta como resultado da pesquisa se: Alguma palavra no ttulo corresponder ao termo pesquisado ou comear com ele. Algum texto no contedo do arquivo (como o texto de um documento de processamento de texto) corresponder ao termo pesquisado ou comear com ele. Alguma palavra em uma propriedade do arquivo, como o autor, corresponder ao temo pesquisado ou comear com ele. (Para obter mais informaes sobre propriedades de arquivo, consulte Exibir as propriedades de um arquivo.)

Clique em qualquer resultado da pesquisa para abri-lo Ou clique no boto Limpar

para limpar os resultados da

pesquisa e retornar lista de programas principais. Clique tambm em Pesquisar em todos os lugares para pesquisar todo o computador, ou em Pesquisar na Internet para abrir o navegador da Web e pesquisar o seu termo na Internet. Alm de programas, arquivos, pastas e comunicaes, a caixa Pesquisar tambm examina seus Favoritos e o histrico de sites visitados. Se alguma dessas pginas da Web incluir o termo de pesquisa, ela aparecer em um cabealho chamado "Favoritos e Histrico". Incio da pgina

O que est no painel direito?


O painel direito do menu Iniciar contm links para partes do Windows que voc provavelmente usar com mais freqncia. Aqui esto elas, de cima para baixo: Pasta particular. Abre a pasta particular, que recebe o nome de quem est conectado no momento ao Windows. Por exemplo, se o usurio atual for Luciana Ramos, a pasta se chamar Luciana Ramos. Esta pasta, por sua vez, contm arquivos especficos do usurio, como as pastas Documentos, Msica, Imagens e Vdeos. Documentos. Abre a pasta Documentos, na qual possvel armazenar e abrir arquivos de texto, planilhas, apresentaes e outros tipos de documentos. Imagens. Abre a pasta Imagens, na qual possvel armazenar e exibir imagens digitais e arquivos grficos. Msica. Abre a pasta Msica, na qual possvel armazenar e tocar msica e outros arquivos de udio. Jogos. Abre a pasta Jogos, na qual possvel acessar todos os jogos no computador. Itens Recentes. Abre uma lista de arquivos abertos recentemente. Clique em um dos arquivos na lista para abrilo. Computador. Abre uma janela na qual possvel acessar unidades de disco, cmeras, impressoras, scanners e outros hardwares conectados ao computador. Rede. Abre uma janela na qual possvel acessar os computadores e dispositivos na rede. Conectar. Abre uma janela na qual possvel conectar-se a uma nova rede. Painel de Controle. Abre o Painel de Controle, no qual possvel personalizar a aparncia e a funcionalidade do computador, adicionar ou remover programas, configurar conexes de rede e gerenciar contas de usurio. Programas Padro. Abre uma janela na qual possvel escolher qual programa voc deseja que o Windows use para atividades como navegao pela Web, edio de imagens, envio de email e reproduo de msica e vdeos. Ajuda e Suporte. Abre a Ajuda e Suporte do Windows, onde voc pode procurar e pesquisar tpicos da Ajuda sobre como usar o Windows e o computador. Consulte Obtendo ajuda.

Existem dois botes na parte inferior do painel direito: Ligar/desligar e Bloquear. Clique no boto Ligar/desligar para desligar o computador ou no boto Bloquear para bloquear o computador sem deslig-lo. Uma vez bloqueado, o computador no poder ser usado enquanto voc no desbloque-lo com a sua senha. O clique na seta ao lado do boto de bloqueio exibe um menu com opes adicionais para alternar usurios, fazer logoff, reiniciar ou desligar. Para obter mais informaes, consulte Fazer logoff do Windows e Desligar um computador: perguntas freqentes

A opo Alternar Usurio no aparece no menu Iniciar no Windows Vista Starter.

Incio da pgina

Personalizar o menu Iniciar


Voc pode controlar quais itens aparecero no menu Iniciar. Por exemplo, voc pode adicionar cones de seus programas favoritos ao menu Iniciar para acesso rpido ou remover programas da lista. Tambm pode optar por ocultar ou exibir certos itens no painel direito. Consulte Personalizar o menu Iniciar. Incio da pgina

A barra de tarefas (viso geral)


A barra de tarefas aquela barra longa horizontal na parte inferior da tela. Ao contrrio da rea de trabalho, que pode ser encoberta pelas janelas, a barra de tarefas fica visvel quase o tempo todo. Ela possui quatro sees principais: O boto Iniciar , que abre o menu Iniciar. Consulte O menu Iniciar (viso geral). A barra de ferramentas Incio Rpido, que permite iniciar programas com um clique. A seo intermediria, que mostra quais programas e documentos esto abertos e permite que voc alterne rapidamente entre eles. A rea de notificao, que inclui um relgio e cones (pequenas imagens) que comunicam o status de determinados programas e das configuraes do computador.

A barra de tarefas fica localizada na parte inferior da tela

Como provvel que voc venha a usar a seo intermediria da barra de tarefas com mais freqncia, vamos abord-la primeiro.

Manter o controle das janelas


Se voc abrir mais de um programa ou documento ao mesmo tempo, as janelas comearo a se acumular na sua rea de trabalho. Como as janelas costumam encobrir umas s outras ou ocupar a tela inteira, s vezes fica difcil ver o que est por baixo ou lembrar do que j foi aberto.

a que a barra de tarefas entra em ao. Sempre que voc abre um programa, uma pasta ou um documento, o Windowscria um boto na barra de tarefas correspondente a esse item. O boto mostra o cone e o nome do item. Na figura abaixo, dois programas esto abertos a Calculadora e o Campo Minado e cada um tem seu prprio boto na barra de tarefas.

Cada programa possui seu prprio boto na barra de tarefas

Observe como o boto da barra de tarefas referente ao Campo Minado aparece pressionado. Isso indica que esta a janelaativa, ou seja, a que est na frente de todas as outras janelas abertas e pronta para interagir com voc. Para alternar para outra janela, clique no boto da barra de tarefas. No nosso exemplo, se voc clicar no boto da barra de tarefas referente Calculadora, sua janela ser trazida para a frente:

Clique no boto da barra de tarefas de uma janela para alternar para essa janela

Clicar em botes da barra de tarefas apenas uma das diversas formas de alternar entre janelas. Para obter mais informaes, consulte Trabalhando com janelas. Incio da pgina

Minimizar e restaurar janelas


Quando uma janela est ativa (seu boto da barra de tarefas aparece pressionado), o clique no boto correspondenteminimiza a janela. Isso significa que a janela desaparece da rea de trabalho. Minimizar uma janela no a fecha nem exclui seu contedo simplesmente a remove da rea de trabalho temporariamente. Na figura abaixo, a Calculadora foi minimizada, mas no fechada. Voc sabe que ela ainda est em execuo porque existe um boto na barra de tarefas.

A ao de minimizar a Calculadora deixa visvel somente seu boto da barra da tarefas

Tambm possvel minimizar uma janela clicando no boto Minimizar, no canto superior direito da janela:

Boto Minimizar ( esquerda)

Para restaurar uma janela minimizada (faz-la aparecer novamente na rea de trabalho), clique no respectivo boto da barra de tarefas. Para obter mais informaes sobre esses botes, consulte Trabalhando com janelas. Incio da pgina

Como a barra de tarefas agrupa itens semelhantes


medida que voc abrir mais janelas, ver os botes da barra de tarefas diminurem de largura para permitir que novos botes se encaixem. Entretanto, se a barra de tarefas ficar muito cheia, os botes de um mesmo programa sero agrupados em um nico boto. Para ver como isso funciona, suponha que voc tenha trs imagens do Paint abertas na rea de trabalho. Se a barra de tarefas tiver espao suficiente, as trs janelas do Paint sero exibidas como botes separados:

Trs janelas do Paint exibidas como botes da barra de tarefas separados

Porm, se voc tiver muitos programas e documentos abertos, a barra de tarefas recolher esses trs botes em um nico boto que mostra o nome do grupo (Paint) e o nmero de itens no grupo (3). Clique no boto para exibir um menu que lista os arquivos no grupo:

Trs janelas do Paint agrupadas em um nico boto da barra de tarefas

Se voc clicar em um dos itens no menu, a respectiva janela ser ativada, permitindo a visualizao.

Dica
Para fechar todos os itens no grupo, clique com o boto direito do mouse no boto da barra de tarefas do grupo e clique em Fechar Grupo. Incio da pgina

Ver visualizaes das janelas abertas


Quando voc move o ponteiro do mouse para um boto da barra de tarefas, uma pequena imagem aparece mostrando uma verso em miniatura da janela correspondente. Esta visualizao, tambm denominada miniatura, til principalmente quando voc no consegue identificar uma janela somente pelo ttulo. Alm disso, se uma das janelas tiver execuo de vdeo ou animao, voc ver na visualizao.

A ao de apontar para o boto da barra de tarefas de uma janela exibe uma visualizao da janela

Quando voc apontar para um boto da barra de tarefas agrupado, ver uma pilha de visualizaes, mas somente a superior estar visvel.

Observao
As visualizaes da janela da barra de tarefas s funcionaro se o seu computador estiver executando o Windows Aero, a experincia visual premium do Windows Vista. O Aero no se encontra disponvel no Windows Vista Starter nem noWindows Vista Home Basic. Para obter mais informaes, consulte O que o Windows Aero? Incio da pgina

A barra de ferramentas Incio Rpido


A barra de ferramentas Incio Rpido est localizada imediatamente direita do boto Iniciar. Como o nome j diz, ela permite que voc inicie programas com um nico clique. Por exemplo, clique no cone do Internet Explorer iniciar o programa correspondente. para

A barra de ferramentas Incio Rpido fica direita do boto Iniciar

Voc pode personalizar a barra de ferramentas Incio Rpido adicionando seus programas favoritos. Localize o programa no menu Iniciar, clique com o boto direito do mouse nele e clique em Adicionar a Incio Rpido. (Caso essa opo no seja exibida, voc tambm poder arrastar o cone do programa para a barra de ferramentas Incio Rpido.) Agora, o cone do programa aparece na barra de ferramentas. Para remover um cone da barra de ferramentas Incio Rpido, clique nele com o boto direito do mouse, clique em Excluir e em Sim. Por padro, a barra de tarefas Incio Rpido tambm contm dois botes especiais. Para ocultar temporariamente todas as janelas abertas e mostrar a rea de trabalho, clique no boto Mostrar rea de Trabalho ; para mostrar todas as janelas novamente, clique no boto outra vez. Clique no boto Alternar entre janelas para alternar entre as janelas abertas usando o Windows Flip 3D. Para obter mais informaes, consulte Trabalhando com janelas.

Anotaes
Se no forem exibidos os cones adicionados barra de ferramentas Incio Rpido e houver divisas duplas programas da barra de ferramentas ocultos, mas melhor redimensionar a barra para manter o acesso aos programas com um nico clique. , isso significa que os cones no cabem na barra de ferramentas. Voc pode clicar nas divisas duplas para acessar os

Para redimensionar a barra de ferramentas Incio Rpido Se o computador no estiver executando o Windows Aero, clicar no boto Alternar entre janelas no abrir o Flip 3D. Na verdade, voc ver a mesma janela que veria se pressionasse ALT+TAB no teclado. Incio da pgina

A rea de notificao
A rea de notificao, na extrema direita da barra de tarefas, inclui um relgio e um grupo de cones. Ela tem a seguinte aparncia:

A rea de notificao da barra de tarefas

Esses cones comunicam o status de algum item no computador ou fornecem acesso a determinadas configuraes. O conjunto de cones que voc ver varia em funo dos programas ou servios instalados e de como o fabricante configurou seu computador. Quando voc mover o ponteiro para um determinado cone, ver o nome desse cone e o status de uma configurao. Por exemplo, se voc apontar para o cone de volume , ser mostrado o nvel de volume atual do computador. Se voc apontar para o cone de rede , sero exibidas informaes para indicar se voc est conectado a uma rede, qual a velocidade da conexo e a intensidade do sinal. Em geral, se voc clicar duas vezes em um cone na rea de notificao, o programa ou a configurao associada a ele ser aberto. Por exemplo, a ao de clicar duas vezes no cone de volume abre os controle de volume. O clique duplo no cone de rede abre a Central de Rede e Compartilhamento. De vez em quando, um cone na rea de notificao exibir uma pequena janela pop-up (denominada notificao) para inform-lo sobre algo. Por exemplo, depois de adicionar um novo dispositivo de hardware ao seu computador, talvez voc veja o seguinte:

A rea de notificao exibe uma mensagem depois que o novo hardware instalado

Clique no boto Fechar no canto superior direito da notificao para descart-la. Se voc no fizer nada, a notificao desaparecer aps alguns segundos. Para evitar confuso, o Windows oculta cones na rea de notificao quando voc fica um tempo sem us-los. Se os cones estiverem ocultos, clique no boto Mostrar cones ocultos para exibi-los temporariamente.

Clique no boto Mostrar cones ocultos para exibir todos os cones na rea de notificao

Incio da pgina

Personalizar a barra de tarefas


Existem muitas formas de personalizar a barra de tarefas de acordo com as suas preferncias. Por exemplo, voc pode mover a barra de tarefas inteira para a esquerda, para a direita ou para a borda superior da tela. Tambm pode alargar a barra de tarefas, fazer com que o Windows a oculte automaticamente quando no estiver em uso e adicionar barras de ferramentas a ela. Para obter mais informaes, consulte os seguintes tpicos: Desbloquear e mover a barra de tarefas Redimensionar a barra de tarefas Mostrar ou ocultar a barra de tarefas Adicionar uma barra de ferramentas barra de tarefas

Anda mungkin juga menyukai