Anda di halaman 1dari 2

Ontem foi aprovado na Assembleia da Repblica, no meio da indiferena dos Deputados e do silncio dos media, a co-adopo de crianas por

pessoas do mesmo sexo que vivam legalmente casadas ou em unio de facto. Sobre este facto ocorrem-me quatro coisas: 1. impressionante o secretismo com que esta lei foi aprovada. Para todos os efeitos ontem o parlamento decidiu alterar, por decreto, a noo de famlia. Os senhores deputados decidiram que legalmente uma criana pode ter dois pais e duas mes. E sobre este assunto no houve debate pblico, no houve discusso, nada. Ontem noite milhares de portugueses ligaram a televiso para ver o telejornal e descobriram que, ao contrrio do que pensavam, agora as crianas deixaram de ter direito a uma me e um pai para passarem a ser um simples objecto a que os adultos tm direito.

2. A displicncia dos deputados tenebrosa. Como que possvel que 3 deputados do CDS se tenham abstido? Como que possvel ter havido votos favorveis do PSD? Mas quem que votou nestes senhores? Os eleitores votaram nos partidos, no nos deputados. Os deputados no possuem legitimidade para contrariar a ideologia dos seus partidos. Ao no impor disciplina de voto o PSD e o CDS violaram a confiana que os portugueses neles depositaram. Se os senhores deputados querem independncia ento primeiro criem crculos uninominais, acabem com o sistema de Hondt e depois podem fazer o que quiserem. Porque a sim, forem eleitos, no pelo partido, mas pelos seus constituintes. No actual sistema, onde so os partidos que escolhem os deputados estes no possuem legitimidade para, numa matria como esta, votaram como lhes apetece. E se no caso do PSD ainda discutvel a disciplina de voto nesta matria ainda, no CDS simplesmente um imperativo moral.

3. Na prtica esta lei no altera nada de substancial. A nica diferena que nos casos em que duas pessoas do mesmo sexo criavam crianas como se fossem seus filhos, sendo que s um dos adultos que era pai legalmente, agora os dois vo poder ser pais. Esta lei um Cavalo de Tria. Porque se duas pessoas do mesmo sexo se podem casar, se podem adoptar (em algumas circunstncias) uma criana, ento a proibio da adopo plena deixa de ser sustentvel. Por isso num ou dois anos ser aprovada a adopo plena. O argumento ser simples, a discusso ser simples. Alis o objectivo da Deputada Isabel Moreira claro. Todos ns sabemos que ela defensora ardente dos direitos dos gays. O espectculo montado ontem foi muito bem feito. O BE e o PEV ameaaram com a adopo plena e a deputada socialista aparece com a soluo sensata da co-adopo.

Assim chumba-se a primeira (que causaria muito escndalo) e aprova-se a segunda pela porta do cavalo, apresentado como um meio-termo razovel.

4. Ter filhos no um direito, um facto. Um facto que gera deveres. O instituto da adopo no foi criado para assegurar um direito da pessoas que no podem ter filhos. As instituies que acolhem crianas no so canis, onde se vai buscar um animal de estimao para ocupar o vazio de uma casa A adopo existe para proporcionar s crianas, que pelas circunstncias da vida no tem uma famlia, a possibilidade de terem uma. um direito das crianas ter uma famlia, no um direito dos adultos terem um filho. E uma famlia no s afecto, essa distoro moderna do amor. Uma criana precisa de um pai e de uma me. Este facto, assegurado por milhares de anos de experincia, no pode ser negado por teorias ou estudos mal amanhados. Homem e mulher so diferentes e uma criana precisa do exemplo de ambos. Defender a adopo por pessoas do mesmo sexo parte de uma posio ideolgica negada pela realidade: que o homem e a mulher so iguais. Por isso permitir que dois homens ou duas mulheres adoptem uma criana, porque tem esse direito, violar os direitos dessa criana. dizer-lhe: Tu no tens direito a um pai, a uma me, mas a duas mes e a dois pais. Esta lei cria crianas de primeira e de segunda: as que tem direito a uma famlia e as que so um objecto para saciar o desejo de igualdade do lobby gay. A lei que ontem foi aprovada no parlamento uma vergonha e uma ameaa. Vergonha porque demonstra como os nossos deputados se servem a si mesmos e aos seus lobbys e no o povo. Uma ameaa porque mais um passo na destruio da famlia. A crise acabar, mais tarde ou mais cedo, com mais ou menos sofrimentos. A questo saber que pas teremos quando a crise tiver passado.

Anda mungkin juga menyukai