Anda di halaman 1dari 12

Gabarito Caderno do Aluno

Histria

3a srie Volume 1

SITUAO DE APRENDIZAGEM 1 IMPERIALISMOS, GOBINEAU E O RACISMO

Pginas 3-7

1. O processo de miscigenao e a pequena presena de europeus em nossa sociedade. 2. Grandes influncias do pensamento evolucionista e eurocentrismo. 3. Gobineau diz que as fbricas esto nas mos dos estrangeiros, enquanto os brasileiros controlam atividades econmicas mais primitivas. 4. a) Sim, o texto muito claro nesse sentido. Se, para Gobineau, a superioridade do homem branco uma realidade, um pas mestio, como o Brasil, certamente estaria fadado ao subdesenvolvimento. b) A inferioridade dos ndios e africanos e a superioridade do homem branco europeu. c) Trata-se de um ponto de vista tpico do sculo XIX, mas a cincia contempornea j refutou todos os argumentos relacionados s diferenas tnicas entre os homens. Em outras palavras, as raas humanas so categorias inventadas pelo homem e servem, na maioria das vezes, dominao e discriminao. d) Houve um grande incentivo emigrao europeia para o Brasil, em boa parte justificada como uma possibilidade de embranquecimento racial. 5. a) No, ele ironiza o desenvolvimento da humanidade. Segundo Almada Negreiros, o homem est cada vez mais besta. b) Gobineau reafirma a superioridade europeia por meio de um discurso tecnicista e econmico, enquanto Almada coloca em questo se tais avanos realmente nos afastam da condio selvagem. Oriente os alunos para a escolha de excertos que se mostrem coerentes com as vises dos autores. 6. As respostas precisam revelar um posicionamento individual, mas espera-se que envolvam elementos das discusses anteriores realizadas em sala de aula e que demonstrem ter compreendido as diferenas entre os autores. Voc pode solicitar que os alunos elaborem conceituaes distintas de civilizao, considerando a viso de cada um dos autores.

Gabarito Caderno do Aluno

Histria

3a srie Volume 1

Pginas 7-9

1. a) Inglaterra: frica do Sul, Basutolndia, Suazilndia, Bechuanalndia, Rodsia Meridional, Rodsia Setentrional, Niassalndia, Sudo Anglo-Egpcio, Egito, Nigria, Serra Leoa, Costa do Ouro e Somalialndia (Britnica). b) Frana: Marrocos, Arglia, Tunsia, Trpoli (otomana), frica Ocidental Francesa, Gmbia, frica Equatorial Francesa, Madagascar, Somalialndia (Francesa). c) Blgica: Estado do Congo. d) Portugal: Moambique, Angola, So Tom e Prncipe, Guin Portuguesa, Cabo Verde. 2. So pases que apresentam grandes conturbaes polticas, na maior parte ligadas ao passado colonial, s emigraes, fome e s disputas polticas. 3. A conferncia criou fronteiras polticas que desestruturaram as disputas tribais das regies afetadas, inserindo, em um mesmo Estado-nao, povos inimigos ou de etnias diferentes.

Pginas 9-10

1. a) O autor tenta caracterizar o homem civilizado por meio desses aspectos. b) A letra da msica inferioriza os ndios; pode-se perceber isso em uma passagem do texto na quinta estrofe: Esses ndios ignorantes no conseguiro nada de mim. c) A msica irnica e ressalta o fim da humanidade, caso continue no mesmo caminho.

Pginas 10-11

1. a) O domnio europeu era justificado por meio da superioridade racial e econmica do europeu, que se autodenominava o responsvel por levar a civilizao a reas remotas e menos desenvolvidas. b) Segundo o texto, os povos nativos detm recursos e riquezas, mas desconhecem os benefcios de tais recursos e riquezas. Os europeus estariam agindo para o bem
2

Gabarito Caderno do Aluno

Histria

3a srie Volume 1

de todos, em nome do direito de viver da humanidade, e aqueles que esto margem desses direitos deveriam ser dominados. c) Os europeus estariam em uma etapa superior de desenvolvimento econmico e as riquezas de regies menos desenvolvidas deveriam servir ao poder europeu. 2. Avalie o empenho dos alunos em recuperar os assuntos tratados nesta Situao de Aprendizagem, assim como em utilizar os conhecimentos aprendidos para antecipar contedos que sero tratados na Situao de Aprendizagem 4.

Pginas 11-13

1. a) A ordenao de seres humanos em uma escala evolutiva, influncia do darwinismo social. b) Existem diversos grupos racistas e xenofbicos que tm comportamento semelhante em relao a nordestinos, homossexuais, indgenas e outros grupos de brasileiros desassistidos, como os moradores de rua. 2. Alternativa c. O autor demonstra claras influncias do pensamento evolucionista e racista do sculo XIX, como o darwinismo social.

Gabarito Caderno do Aluno

Histria

3a srie Volume 1

SITUAO DE APRENDIZAGEM 2 AS BOMBAS INTELIGENTES

Pginas 15-17

1. A tecnologia passou a ser um elemento de grande influncia no desfecho das guerras. 2. Por causa da falta de regras, de costumes e pela dificuldade em lidar com um novo armamento, como o avio. 3. a) As guerras passaram a ser travadas entre naes, e no somente entre exrcitos. b) Civis e militares eram alvos dos exrcitos inimigos. c) Grandes blocos de aliados acrescentaram uma nova dimenso guerra. 4. a) A impessoalidade da guerra, o distanciamento entre os combatentes gerado pela introduo da mquina, da tecnologia nos conflitos. b) De certa forma, a violncia urbana atual incorpora um processo de impessoalidade semelhante ao descrito por Hobsbawm, em que as tecnologias distanciam vtimas e algozes, ao mesmo tempo em que levam ao agravamento da prpria violncia.

Pginas 17-18

1. a) Determinaes norte-americanas para o desfecho da Primeira Guerra Mundial, que sugeriam uma srie de medidas de busca de um suposto equilbrio entre as naes envolvidas no conflito. b) O tratado de paz que humilha a Alemanha por meio de uma srie de medidas drsticas, como a limitao das tropas do pas, a cobrana de indenizaes pesadas e a retirada de uma srie de territrios do domnio alemo. 2. Acreditava-se que resolues como o Tratado de Versalhes e os Catorze Pontos de Wilson diminuiriam as rivalidades e o clima belicoso da poca.

Gabarito Caderno do Aluno

Histria

3a srie Volume 1

Pgina 18

Bloco da Trplice Entente Inglaterra Frana Rssia

Bloco da Trplice Aliana Alemanha Itlia Imprio Austro-Hngaro

Pginas 19-20

Os textos devem contemplar alguns argumentos utilizados na discusso desenvolvida na proposio da atividade (como o distanciamento entre inimigos gerado pela guerra area) e valorizar posicionamentos pacifistas. Cabe tambm nesta questo contraargumentar colocaes chauvinistas, generalistas e maniquestas acerca do

posicionamento blico norte-americano; nesse sentido, valorize crticas bem construdas e com forte argumentao histrica. Priorize os textos que conseguirem buscar explicaes econmicas ou estratgicas na construo dos Estados Unidos como uma nao beligerante, assim como aqueles que apresentarem as contradies no discurso de Donald Rumsfeld: as bombas so inteligentes, mas e os homens que as utilizam?

Pginas 20-22

1. a) A Conveno foi assinada logo aps a Primeira Guerra Mundial, conflito no qual foram utilizadas armas qumicas em larga escala. b) As armas qumicas e biolgicas no so facilmente controladas, podendo dizimar pessoas no envolvidas nos conflitos, ou mesmo causar doenas que podem atingir vrias geraes. Alm disso, esse tipo de arma afeta tambm o meio ambiente. 2. Alternativa d. As trincheiras incentivaram a criao de novos artefatos blicos e o desenvolvimento de armamentos ainda mais eficazes.

Gabarito Caderno do Aluno

Histria

3a srie Volume 1

SITUAO DE APRENDIZAGEM 3 A REVOLUO RUSSA E O TRABALHO

Pginas 24-25

1. O autor descreve trabalhadores marcados pela rotina do campo e pelas horas de trabalho. As entranhas da Rssia, como relata o autor, faz referncia direta Revoluo de Outubro e ao envolvimento massivo de trabalhadores. 2. Os trabalhadores, em geral, viviam sob pssimas condies, e os camponeses eram submetidos a situaes de trabalho penosas, guerras constantes e invernos rigorosos. A Revoluo de Outubro de 1917 teve uma grande participao de trabalhadores, que lutavam pela melhoria das condies sociais, de trabalho e de vida, de modo geral, motivados pelas propostas polticas do socialismo. 3. O Domingo Sangrento, ocorrido em janeiro de 1905 em So Petersburgo, foi consequncia de uma srie de manifestaes da populao russa para protestar contra as condies deplorveis de vida e as inmeras guerras. As tropas do czar reprimiram violentamente a ao dos manifestantes, alimentando um forte sentimento anticzarista e gerando novos protestos populares por toda a Rssia. 4. A nobreza russa concentrava a propriedade das terras e cultivava laos com a cultura europeia ocidental, principalmente a francesa.

Pginas 25-27

1. Espera-se que os alunos sejam capazes de relacionar o texto de Gorki situao de pessoas no Brasil cujas condies de trabalho so degradantes em centros urbanos e no campo. No entanto, os alunos precisam ser especficos ao justificar suas respostas e citar exemplos prximos de seu cotidiano. Existem regies no Brasil e no mundo em que h explorao no trabalho; a esse respeito h uma grande quantidade de fotos e relatos em

Gabarito Caderno do Aluno

Histria

3a srie Volume 1

jornais, revistas, na internet, e em livros didticos de disciplinas como Histria, Geografia e Filosofia. Avalie a disposio dos alunos para pesquisar nessas fontes. 2. Os alunos podem citar algumas das determinaes da Consolidao das Leis Trabalhistas (CLT), os direitos como frias, folga semanal, licena-maternidade etc. 3. possvel perceber o recuo de direitos trabalhistas adquiridos principalmente nos anos 1930 e 1940, que encontraram, nas ltimas duas dcadas, forte oposio do sistema patronal, com a inteno de flexibilizar tais direitos. Os alunos precisam refletir sobre exemplos prximos, como de parentes, amigos ou at deles mesmos, para justificar a sua resposta. 4. A flexibilizao do trabalho refere-se s mudanas e alteraes dos direitos trabalhistas. Flexibilizar, em tal contexto, pode significar uma alterao da legislao vigente, que envolva novos acordos entre empregados e empregadores, por meio dos quais seriam restringidos os direitos adquiridos na legislao trabalhista. 5. Diminuram-se as presses socialistas para a concesso de direitos trabalhistas no mundo todo. Segundo especialistas, com o fim da Unio Sovitica, depois da Queda do Muro de Berlim, em 1989, sinalizou-se uma possvel hegemonia capitalista, o que afastou alguns trabalhadores dos ideais socialistas. 6. O fechamento da atividade deve ser realizado sobre este ltimo item. Voc pode comentar os projetos dos alunos e question-los sobre os valores construdos em cima de conceitos como riqueza, consumo, esbanjamento, realizao profissional, mas tambm abordar as vrias formas de trabalho distncia que sero criadas, propiciadas pelo avano da tecnologia da informao nestes prximos dez anos.

Pginas 27-28

a) Poltico envolvido na proclamao da Revoluo de Fevereiro, exerceu o cargo de primeiro-ministro e foi derrubado pela Revoluo Bolchevique de Outubro. b) ltimo czar russo, renunciou ao poder com a onda revolucionria de 1917 e foi executado, com sua famlia, durante a Guerra Civil (1918). c) Uma das principais lideranas da Revoluo de Outubro de 1917, influenciou fortemente o pensamento socialista do sculo XX. Morreu durante o processo revolucionrio, em 1924.

Gabarito Caderno do Aluno

Histria

3a srie Volume 1

d) Uma das principais lideranas da Revoluo Russa, foi responsvel pela organizao do Exrcito Vermelho. Participou ativamente da construo ideolgica do socialismo no sculo XX. Durante o processo de sucesso de Lenin, morto em 1924, foi derrotado por Stalin, para mais tarde ser assassinado, em agosto de1940, na Cidade do Mxico. e) Uma das principais lideranas do Partido Comunista da Unio Sovitica, aps a morte de Lenin liderou o pas com grande centralizao de poder.

Pgina 29

Observe o envolvimento do grupo no trabalho, principalmente em relao s fontes, datao das fotos e organizao da apresentao, que pode ser feita por meio de trabalho impresso ou painis.

Pginas 29-30

1. a) A Revoluo Russa incentivou o movimento operrio no mundo todo, proporcionando desde acaloradas discusses sobre o processo revolucionrio at a proliferao da bibliografia que sustentou a revoluo (textos de Marx e Engels, Lenin, Gorki, Tolstoi passaram a ser publicados no mundo todo). Por outro lado, a burguesia passou a combater de maneira mais ostensiva e organizada a difuso do bolchevismo no mundo. b) Havia uma proposta de expanso da revoluo, sustentada pela ala trotskista a URSS seria o primeiro passo de uma revoluo sem fronteiras. Contudo, havia tambm uma proposta de revoluo concentrada, defendida pela ala stalinista, que se tornou vitoriosa a partir de 1924, aps a morte de Lenin.

Pgina 30

1. Alternativa e. A Igreja Ortodoxa foi expulsa da Unio Sovitica, dado o carter ateu do regime instalado, e tambm pela aproximao que havia entre a nobreza da Rssia pr-revolucionria e a Igreja Ortodoxa.

Gabarito Caderno do Aluno

Histria

3a srie Volume 1

SITUAO DE APRENDIZAGEM 4 NAZISMO E RACISMO

Pginas 33-35

1. O documento estabelece parmetros que objetivavam garantir a pureza da raa, o nacionalismo e o crescimento da Alemanha Nazista. A lei propunha a segregao de judeus. 2. A lei probe, entre judeus e alemes, o casamento, como tambm relaes sexuais extraconjugais. Judeus no poderiam empregar cidads alems com idade inferior a 45 anos, hastear a bandeira do Reich e nem mesmo portar as suas cores. 3. a) A proibio da unio entre pessoas de sangue alemo e judeus procurava garantir a pureza da raa, ou do sangue. Em ltima instncia, evitar a miscigenao era visto como uma forma de preservar a honra alem. b) Nesta questo, pode-se destacar a inadequao da subordinao de uma cidad alem a um judeu, chamando-se a ateno para os princpios de superioridade racial alem. c) Proibir o uso dos smbolos nacionais era uma forma de negar-lhes a cidadania e a honra de pertencer nao alem.

Ampliao de conhecimentos
Pginas 35-37

1. a) Nacionalismo: o nacionalismo no tem uma conceituao unssona, e depende de uma contextualizao. interessante destacar, no decorrer da discusso do excerto de Hannah Arendt, o carter reacional do nacionalismo alemo. Ele produto da sua formao territorial considerando-se a Guerra Franco-Prussiana e a unificao tardia do seu territrio (1871), como tambm as humilhaes causadas pela ocupao estrangeira aps a Primeira Guerra Mundial , como substituio falta de clareza das fronteiras histricas e geogrficas, pela qual passava a Alemanha naquele momento. O apelo a um passado comum a todos os povos que formaram a Alemanha levava glorificao do passado germnico e ao racismo como um fator de coeso nacional.
9

Gabarito Caderno do Aluno

Histria

3a srie Volume 1

b) Construo de um novo mundo: os nazistas encaravam a construo de um novo mundo sob a gide da superioridade racial alem, promovendo a limpeza tnica e a purificao da humanidade. O nazismo buscava a construo de um mundo belo para o povo alemo; como suas opinies sobre o belo estavam fortemente embasadas em um conceito clssico de arte, as vanguardas artsticas deveriam ser exterminadas. Assim, da mesma forma, pessoas com alguma leso fsica e deficincia aparente ou mental deveriam ser eliminadas. c) Superioridade do povo alemo: a ideologia nazista defendia que a raa alem era descendente dos povos nrdicos e arianos, a raa dominante durante sculos. Assim, o povo alemo precisaria ser defendido, porque era superior s demais raas, tanto fsica quanto intelectualmente. A principal medida, nessa direo, foi a manuteno da pureza da raa, em nome da qual foram tomadas algumas precaues, tais como: a valorizao dos casamentos entre arianos; a proibio de casamentos entre arianos e no arianos; a esterilizao ou extermnio de portadores de deficincias fsicas e mentais; o extermnio de raas consideradas impuras.

d) Racismo: podemos definir o racismo xenofbico nazista como a fobia/averso queles que no integravam o arianismo nazista ou ainda queles considerados inferiores, como judeus e homossexuais. Fruto das teorias imperialistas estudadas na Situao de Aprendizagem 1, a superioridade do homem branco em relao a outros povos, de Gobineau, foi enfatizada por Hitler no contexto alemo ps-Primeira Guerra, criando um ambiente xenofbico muito forte para conquista de simpatizantes. e) Antissemitismo: o antissemitismo tem vrias explicaes e origens. Podemos considerar o termo como a ideologia tnica e social de averso aos judeus. O termo semita significa os filhos de Sem, um dos filhos de No. No entanto, antissemita refere-se a judeus, j que a sua origem refere-se expresso alem judenhass, que significa dio aos judeus. Se levarmos em conta o sentido etimolgico do termo como referncia, a expresso antissemita equivocada, j que os rabes tambm so semitas. Explique aos alunos esse significado etimolgico, mas ressalte o sentido assimilado coletivamente no mbito do senso comum. Para Hannah Arendt, podemos identificar a atuao poltica e econmica dos judeus por meio de emprstimos e aplicaes financeiras desde a Idade Mdia, quando eles
10

Gabarito Caderno do Aluno

Histria

3a srie Volume 1

financiavam a nobreza europeia, recebiam ttulos (os judeus da corte) e no atuavam como uma burguesia de empreendimentos autnomos. Em vez disso, na Modernidade, financiaram os Estados absolutistas e mercantilistas, aproveitavam sua transnacionalidade para negociar com diversos reinos o que chega a constituir um paradoxo: um grupo sem Estado vivia de emprstimos para Estados. A burguesia, em desenvolvimento paralelo, passou a ligar os judeus nobreza e s monarquias, seja pelos ttulos recebidos, seja pelo envolvimento financeiro. No toa, os iluministas normalmente criticavam os judeus por seu relacionamento com o antigo regime, e no perodo de desenvolvimento imperialista do sculo XIX, a grande capacidade financeira dos Estados passou a atrair o capital burgus; o capital judeu passou, ento, a operar em outras esferas, como a baixa burguesia. Os partidos antissemitas surgiram como uma oposio organizao poltica de alguns Estados europeus no sculo XIX. Eles buscavam uma causa supranacional e tinham inclusive apoio de grupos de camponeses (contrrios aos judeus da corte que possuam terras) e da baixa burguesia, os quais estavam sujeitos s taxas das agremiaes financeiras judaicas. 2. Vale ressaltar o antimarxismo, o antiliberalismo e o espao vital defendidos pela ideologia nazista e que no foram evidenciados nos exerccios anteriores. Militarismo, idealismo e autoritarismo tambm devem ser destacados. 3. Os nazistas foram condenados no Julgamento de Nuremberg (1946) pela extrema violncia e desrespeito aos valores humanos. O Holocausto considerado um dos maiores crimes contra os direitos humanos, e a atuao dos nazistas revelou os limites da intolerncia e do nacionalismo xenofbico. Oriente a reflexo dos alunos no sentido de estabelecer uma crtica da ideologia e dos atos nazistas e da violao dos direitos humanos como uma prtica recorrente em prol dos ideais arianos.

Pgina 37

Solicite aos alunos para que privilegiem a diversidade de fontes e de informaes ao elaborar snteses autorais. Se houver disponibilidade de tempo, voc pode formar grupos para que os alunos socializem as informaes pesquisadas, podendo assim complementar seus registros pessoais com os dados pesquisados pelos colegas.

11

Gabarito Caderno do Aluno

Histria

3a srie Volume 1

Os panfletos do grupo Rosa Branca continham manifestaes contrrias guerra e ao antissemitismo nazista. Neles, Hitler apontado como o responsvel pela insero da Alemanha em uma poca de intolerncia e conflitos injustificveis.

Pginas 37-38

Na lista de filmes levantada pelos alunos podem figurar, entre outros: A lista de Schindler (Schindlers list). Direo: Steven Spielberg. EUA, 1993. 195 min. 12 anos. O pianista (The pianist). Direo: Roman Polanski. Alemanha/Frana/Reino Unido, 2002. 148 min. 14 anos.

Pgina 38

1. O poder do operariado, com o avano do socialismo aps a Revoluo Russa na Europa, gerou uma forte onda de reao da direita burguesa, temerria de uma revoluo social que destrusse as instituies capitalistas. 2. O pensamento da direita radical ps-Primeira Guerra foi fortemente embasado no antimarxismo, antiliberalismo, intervencionismo estatal, centralizao de poder e militarizao. Existiram diversas variaes influenciadas pelo contexto regional e questes locais, mas, por outro lado, elas tinham por base o pensamento fascista italiano.

Pginas 38-39

1. Alternativa b. As teorias racistas do sculo XIX influenciaram grupos de esquerda e de direita nas dcadas de 1920 e 1930 na Europa. 2. Alternativa b. Os regimes totalitrios incentivaram a produo cultural para realizar propaganda do regime e buscar a adeso das massas ao movimento.

12

Anda mungkin juga menyukai