Anda di halaman 1dari 10

Disciplina: Filosofia

2010/2011

Trabalho realizado por: Joana Almeida n12 10A

Disciplina: Filosofia

2010/2011

ndice: Introduo ----------------------------------------------------------------3 Desenvolvimento---------------------------------------------------------4 Vida de Scrates----------------------------------------------------4 Teorias--------------------------------------------------------------5 Mtodo socrtico---------------------------------------------------5 Moral---------------------------------------------------------------6 Doutrinas filosficas-----------------------------------------------6 Gnosiologia--------------------------------------------------------7 Frases e pensamentos atribudos a Scrates-------------------7 Concluso ---------------------------------------------------------------8 Banco de imagens------------------------------------------------------9 Bibliografia--------------------------------------------------------------10

Trabalho realizado por: Joana Almeida n12 10A

Disciplina: Filosofia

2010/2011

Introduo Scrates considerado o pai da tradio filosfica ocidental. Nasceu em Atenas, no perodo que se caracterizou pelo apogeu econmico, poltico e cultural da polis ateniense. Este pensador nasceu e morreu pobre. No se preocupava com bens materiais, andava pelas ruas de Atenas descalo e sempre com o mesmo manto. No se deixou distrair pelas preocupaes domsticas nem pelos interesses polticos. Quanto famlia, podemos dizer que Scrates no teve, por certo, uma mulher ideal, mas tambm ela no teve um marido ideal no filsofo, ocupado com outros cuidados que no os domsticos. Foi um cidado exemplar no exerccio dos deveres polticos e militares. Era conhecido pela sua busca permanente da verdadeira justia. Ele acreditava que a sua misso era dialogar com as pessoas, para tornar patente a fragilidade das opinies, a inconscincia dos argumentos e a obscuridade dos conceitos. Julgava que devia servir a ptria conforme as suas atitudes, vivendo justamente e formando cidados sbios e honestos (diversamente dos sofistas, que agiam para o proveito prprio). Apesar de criticar o cepticismo dos sofistas, foi por eles influenciado, colocando o homem e seus problemas no centro da reflexo filosfico.

Trabalho realizado por: Joana Almeida n12 10A

Disciplina: Filosofia

2010/2011

Desenvolvimento Vida de Scrates Scrates casou-se com Xntipe, que era bem mais jovem que ele, e tiveram trs filhos: Lamprocles, Sophroniscus, Menexenus. Scrates era considerado pelos seus contemporneos um dos homens mais sbios e inteligentes. Demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidados gregos. O seu mtodo de transmisso de conhecimentos e sabedoria era o dilogo. Atravs da palavra, o filsofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano. Scrates no foi muito bem aceite por parte da aristocracia grega, pois defendia algumas ideias contrrias ao funcionamento da sociedade grega. Criticou muitos aspectos da cultura grega, afirmando que muitas tradies, crenas religiosas e costumes no ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidados. Em funo das suas ideias inovadoras para a sociedade, comea a atrair a ateno de muitos jovens atenienses. A sua inteligncia colaborou para a sua popularidade. Atenas comeou a encarar Scrates como inimigo. Foi preso e acusado de pretender destruir a ordem social, subornar a juventude e provocar mudanas na religio grega. Foi condenado a suicidar-se bebendo um veneno chamado cicuta.

Trabalho realizado por: Joana Almeida n12 10A

Disciplina: Filosofia

2010/2011

Teorias S sei que nada sei No possvel conhecer alguma coisa sem reconhecer a prpria ignorncia. Esse reconhecimento j uma forma de conhecimento. Maiutica mtodo de investigao de Scrates descrito por Plato. Scrates jamais fornecia solues, limitava-se a levantar perguntas estimulando que a verdade fosse descoberta dentro do interlocutor. Ironia Scrates fez a ironia o principal instrumento para o seu mtodo maiutico. Formulava perguntas fingindo-se totalmente ignorante e salientou a sabedoria de outro, mas, na verdade, tina como objectivo envolver o interlocutor em contradies insolveis. Conceito Scrates descobriu o problema do conceito (como definir algo de forma simples, clara e definitiva) procurando definies correctas para valores como amizade e coragem. Conhece-te a ti mesmo O lema em que Scrates resume toda a vida de sbio. A filosofia no ensina a verdade, mas ajuda o indivduo a descobri-la sozinho. tica Basta saber o que o bem para pratic-lo. A educao, portanto, deve buscar a formao do carcter, e no a formao dirigentes polticos.

Mtodo Socrtico O mtodo socrtico consiste numa prtica muito conhecida de Scrates, que utiliza um discurso caracterizado pela maiutica e pela ironia, levava as pessoas a entrar em contradio, tentando depois lev-lo a chegar concluso de que o seu conhecimento limitado. O mtodo Socrtico uma abordagem para gerao e validao de ideias e conceitos baseada em mais perguntas. o mtodo que consiste em criar ideias complexas a partir de perguntas mais simples e articuladas dentro de um contexto.

Trabalho realizado por: Joana Almeida n12 10A

Disciplina: Filosofia

2010/2011

Moral Scrates ensina a bem pensar para bem viver. O meio nico de alcanar a felicidade ou semelhana com Deus a prtica da virtude. A virtude adquire-se com a sabedoria. Esta doutrina, uma das mais caractersticas da moral socrtica, consequncia natural do erro psicolgico de no distinguir a vontade da inteligncia. Scrates sugere quase sempre a utilidade como motivo e estmulo da virtude.

Doutrinas filosficas A introspeco a maior caracterstica da filosofia de Scrates. Ficou expressa no famoso lema conhece-te a ti mesmo. Em psicologia, Scrates confessa a espiritualidade e imortalidade da alma. O ponto culminante da filosofia de Scrates est no ensino da moral: bem pensar para bem viver. O nico meio para se alcanar a felicidade ou a semelhana com Deus a prtica da virtude. A virtude adquire-se com a sabedoria. Essa uma das doutrinas mais caractersticas da moral socrtica. Grandeza moral = Penetrao especulativa Virtude = Cincia Ignorncia = Vcio SE MSICO AQUELE QUE SABE MSICA, E PEDREIRO O QUE SABE EDIFICAR, ENTO JUSTO SER O QUE SABE A JUSTIA. Scrates sugere sempre a utilidade como o motivo e estmulo da verdade. Ele reconhece tambm a existncia de uma lei natural: a expresso da vontade divina, promulgada pela voz interna da conscincia humana.

Trabalho realizado por: Joana Almeida n12 10A

Disciplina: Filosofia

2010/2011

Gnosiologia A filosofia socrtica limita-se gnosiologia (ramo da filosofia que se preocupa coma utilidade do conhecimento). Scrates reivindica a independncia da autoridade e da tradio, a favor da reflexo livre e da convico racional. Depois disso ser possvel realizar o conhecimento verdadeiro: alcanar a cincia, mediante a razo. Scrates traou o itinerrio que seria percorrido por Plato e acabado, enfim, por Aristteles. Estes dois grandes filsofos, partindo dos pressupostos socrticos, desenvolveriam a gnosiologia acabada, a metafsica e a moral.

Algumas frases e pensamentos atribudos a Scrates A palavra o fio de ouro do pensamento. Sbio aquele que conhece os limites da prpria ignorncia. Alcanar o sucesso pelo prprio mrito. Vitoriosos so os que assim procedem. O incio da sabedoria a admisso da prpria ignorncia. A verdade no est com os homens, mas entre eles. Conhece-te a ti mesmo e conhecers o reino de Deus.

Trabalho realizado por: Joana Almeida n12 10A

Disciplina: Filosofia

2010/2011

Concluso

Scrates no sabia responder s suas perguntas, da o seu clssico s sei que nada sei. O outro pensamento clssico conhece-te a ti mesmo uma contraposio aos educadores da poca (sofistas) que segundo Scrates, no tinham amor pela sabedoria, mas sim, utilizavam-na enquanto tcnica para obter vantagens. Para Scrates, o conhecimento s era possvel quando o homem tivesse um autoconhecimento, s assim, conseguiria obter conhecimento sobre si e sobre a existncia. Scrates causou impacto sobre o pensamento grego uma vez que o estimulava, o que no era nada favorvel aos senhores da poca. Nesse sentido, Scrates era um vilo para o pensamento da juventude e da sociedade grega. Facto este que o levou a ser acusado de influenciar os jovens, desrespeitar os deuses e violar as leis. Consequentemente foi levado a julgamento. No entanto, Scrates recusou o seu direito de defesa: Se eu me defender, estarei a aceitar as acusaes, e eu no as aceito. Se eu me defender, o que os juzes vo exigir de mim? Que eu pare de filosofar. Mas eu prefiro a morte a ter que renunciar Filosofia. Assim sendo, foi condenado morte, sendo obrigado a tomar veneno: a famosa cicuta.

Trabalho realizado por: Joana Almeida n12 10A

Disciplina: Filosofia

2010/2011

Banco de imagens

Trabalho realizado por: Joana Almeida n12 10A

Disciplina: Filosofia

2010/2011

Bibliografia http://pt.shvoong.com/humanities/philosophy/1616315-s%C3%B3cratesvida-morte/ http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates http://apologiasdesocrates.blogspot.com/2007/03/scrates-e-300-deesparta-morte-como.html http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/momentos/escola/socrates/ mortedesocrates.htm

Trabalho realizado por: Joana Almeida n12 10A

10

Anda mungkin juga menyukai