Anda di halaman 1dari 10

Conversores de Corrente Contnua

Conceitos Gerais

1) DESCRIO Os conversores de corrente contnua consistem de uma ponte de tiristores e eletrnica de controle e disparo. Eles so usados principalmente no controle de velocidade de motores de corrente contnua, possibilitando acionamento em um nico sentido de rotao (operao em um quadrante) ou acionamento e frenagem em ambos os sentidos de rotao (operao em quatro quadrantes). Os conversores podem possuir entre outras, as seguintes caractersticas genricas: Construo compacta. Eletrnica de controle e disparo, feita em placas de circuito impresso multi camadas e com tecnologia SMT (Surface Mount Technology). Uma nica conexo trifsica linha, comum ao controle de armadura e ao campo. No necessria seqncia especial de ligao da eletrnica de controle e do mdulo de potncia, uma vez que os pulsos de disparo estaro bloqueados at o conversor finalizar a rotina de auto teste (conversores microprocessados) ou a superviso de fontes e falhas no caso de conversores analgicos. Os pulsos de disparo sero suprimidos quando ocorrer subtenso ou falta de fase ou outras falhas internas. Possuem controle interno de limite de corrente, podendo o valor da corrente de armadura ser ajustado de uma maneira contnua, atravs de um potencimetro, at valores bem prximos de zero. Proteo de sobretenso atravs de um sistema supressor de transientes. O regulador de corrente possui ao proporcional e integral. No caso dos microprocessados, pode ter auto-ajuste de estabilidade, adaptao automtica da corrente descontnua e limite de corrente com curva automtica de proteo com caracterstica inversa com o tempo. O regulador de velocidade possui ao proporcional e integral e algumas vezes diferencial. A realimentao de velocidade pode ser por tenso de armadura, tacogerador ou encoder. A realimentao de corrente feita por dois transformadores de corrente montados no lado de corrente alternada da ponte de tiristores.

Documento: Conversores CC - Curso Bsico.doc

2004 Hilrio Fochi Silveira

Pgina - 1 -

2) MODO DE OPERAO Todos os modos possveis de operao com os conversores podem ser representados atravs de um diagrama Torque - Velocidade, de quatro quadrantes (diagrama de operao - figura 1)

2.1)OPERAO EM UM QUADRANTE 0 conversor opera como retificador em dois modos (figura 2): a. Como motor, no sentido direto de rotao (Quadrante I) b. Como motor, no sentido inverso de rotao (Quadrante II)

2.2)OPERAO EM DOIS QUADRANTES 0 conversor opera como retificador e inversor (figura 3), permitindo operao como motor, no sentido direto de rotao, e como gerador, no sentido inverso de rotao (quadrantes I e IV), ou como gerador no sentido direto de rotao e como motor no sentido inverso de rotao (quadrantes II e III).

Documento: Conversores CC - Curso Bsico.doc

2004 Hilrio Fochi Silveira

Pgina - 2 -

2.3) OPERAO EM QUATRO QUADRANTES 0 conversor opera como retificador ou inversor, permitindo operao como motor ou como gerador em ambos os sentidos de rotao. As configuraes mais comuns so as seguintes: a) Sem corrente de circulao, atravs de um conversor unidirecional e um contator reversvel de armadura, eletronicamente controlado (Figura 4).

b) Com corrente de circulao atravs de dois conversores unidirecionais, em configurao anti-paralela e dois indutores para a corrente de circulao (Figura 5).

Documento: Conversores CC - Curso Bsico.doc

2004 Hilrio Fochi Silveira

Pgina - 3 -

c) Com conversor regenerativo com pontes em antiparalelo (figura 5a)

figura 5a 3) PRINCPIOS DE OPERAO 3.1) Mdulo de Potncia Nos conversores trifsicos unidirecionais, o mdulo de potncia constitudo de tiristores conectados em configurao de ponte trifsica de onda completa. Os tiristores so disparados pela seqncia de pulsos formada pelo controle eletrnico de regulao e disparo, e podem ser atrasados ou avanados conforme a necessidade. As interconexes eltricas e a seqncia de disparo dos tiristores podem ser vistas na figura 6.

Documento: Conversores CC - Curso Bsico.doc

2004 Hilrio Fochi Silveira

Pgina - 4 -

A figura 7a nos mostra que inicialmente, os tiristores 1 e 6 esto conduzindo, sendo que o prximo pulso ir disparar o tiristor 2. O disparo do tiristor 2 corta a corrente que circularia atravs do tiristor 6, pois seu potencial de catodo passa a ser maior que o potencial do catodo do tiristor 6. Este processo de transferncia da corrente de um tiristor para outro (comutao) repete-se a cada 60 eltricos, e o ngulo de conduo de cada tiristor 120. Todos os tiristores recebem um segundo pulso 60 eltricos aps o pulso inicial de disparo, para garantir a conduo dos mesmos em condies de corrente descontnua na carga e para permitir o incio de conduo no ligamento do conversor.

Figura 7a Legenda: a) A tenso de sada U composta pela soma de duas tenses (de fase a neutro da linha). b) Seqncia dos pulsos de disparo para a sada mxima. c) ngulo de conduo dos tiristores 1 ... 6. O conversor estar com a tenso mxima de sada, quando o ponto de disparo coincidir com os pontos de interseco das fases da linha. Este o ponto de referncia do controle de fase e chamado de ngulo mnimo ( = 0).

Documento: Conversores CC - Curso Bsico.doc

2004 Hilrio Fochi Silveira

Pgina - 5 -

A tenso em corrente contnua de sada do conversor variada em funo do ngulo de disparo. Esta tenso mostrada na figura 7b, para uma carga indutiva, em vrios ngulos de disparo, a partir de = 10 at = 150. No existe tenso negativa para cargas resistivas. De modo geral, adota-se o valor do ngulo mnimo de disparo entre 7 e 10, para evitar oscilaes nos motores de corrente contnua quando a corrente for descontnua.

Dicas muito importantes:


1. Vemos que a tenso U dada pela soma das tenses de linha: R+S, R+T, S+T etc.

2. Da primeira curva acima podemos concluir que se sincronizarmos o osciloscpio em RT (L-se R menos T), ou seja ponta do osciloscpio em R e terra do osciloscpio em T, teremos com facilidade localizado quem o tiristor 1, e por conseguinte todos os outros tiristores, j que a configurao acima ditada pelas leis da fsica, e so iguais em todos os conversores independentemente da sua fabricao.
3. Para uma alimentao trifsica de 380 Vca, e ngulo de disparo

seguintes valores de tenso de armadura:


= 10, teremos os

Tenso de sada em vazio, U (em vazio) = 505 Vcc. Tenso de sada com carga nominal, U (Icc nom.) = 484 Vcc. Tenso de sada com carga nominal, mais 10% de reserva do conversor, U (Ia = 1,1 Icc) = 436 Vcc.
2004 Hilrio Fochi Silveira Pgina - 6 -

Documento: Conversores CC - Curso Bsico.doc

disparo = 120. Uma carga indutiva no circuito ocasiona uma armazenagem de energia e isto impede que a corrente se anule, quando a tenso passa por zero e atinge valores negativos. 0 valor aritmtico da tenso de sada uma funo cossenoidal do ngulo de disparo.

A figura 8 mostra a variao da tenso c.c. de sada em funo do ngulo de disparo. Em um circuito com carga puramente resistiva, a tenso chega a zero para um ngulo de

Na regio entre = 90 e = 180 o valor da tenso c.c. negativo, enquanto que a corrente circula normalmente no sentido direto. Nesta faixa o conversor opera como inversor, fornecendo energia do sistema para a linha. Este modo de operao usado nas seguintes aplicaes: Desenergizao de grandes indutores. Frenagem regenerativa de motores c.c., pela reverso da armadura ou do campo. Controle de regenerativo de tensionamento em desenroladeiras. Mquinas de grande inrcia tais como centrfugas. A princpio, durante a operao de inverso, a tenso inversa poderia atingir (para = 180) o mesmo valor absoluto alcanado durante a operao de retificao (para = 0). Porm, para garantir o corte do tiristor, o ngulo mximo possvel de conduo 150. Se esta margem de 30 eltricos no for mantida, o tiristor pode continuar em conduo em vez de transferir a corrente para o tiristor subseqente (comutao).

J que para = 180 a tenso sobre o tiristor 6 direta, uma falha na comutao ser como se houvesse um curto-circuito pois o tiristor continuar conduzindo at o semi-ciclo positivo.
Documento: Conversores CC - Curso Bsico.doc 2004 Hilrio Fochi Silveira

Pgina - 7 -

3.2) Eletrnica de controle e disparo 0 princpio de operao do sistema de controle e disparo mostrado esquematicamente no diagrama de blocos da figura 9, onde vemos a clssica configurao de controle de corrente como malha interna e uma malha externa de controle de velocidade. Para fins didticos, podemos lembrar que conversores de corrente contnua fabricados na aurora da eletrnica industrial, no possuam laos independentes de corrente e velocidade. Naquela poca, ainda no se aplicava corretamente os conceitos de transformada de Laplace, e com isto, algumas empresas, entre elas multinacionais de grande porte, utilizavam um nico amplificador operacional com realimentao de corrente e velocidade ao mesmo tempo. O resultado obtido era obviamente bastante medocre e gerava grande instabilidade e pssima regulao alm de queimas constantes de fusveis e tiristores.

A referncia de velocidade obtida de um potencimetro externo ou outro sistema de controle (sada analgica de um PLC por exemplo), e um tacogerador fornece a realimentao de velocidade. Os sinais de referncia e realimentao de velocidade so comparados na entrada do regulador de velocidade. A diferena entre ambos, provocada pela acelerao ou rpida variao de carga, ou ainda por um erro em regime permanente, produz a tenso de sada do regulador. Esta tenso serve como referncia para o controle de corrente, e pode ser limitada atravs de um potencimetro de ajuste de limite de corrente. Em seguida, o regulador de corrente compara esta referncia com a realimentao de corrente. A diferena entre ambos, na sada do controle de corrente, o sinal de controle do gerador de pulsos, o qual no caso de conversores analgicos, pode ser obtido de um sinal senoidal ou uma rampa de disparo sincronizada com a alimentao trifsica.
Documento: Conversores CC - Curso Bsico.doc 2004 Hilrio Fochi Silveira Pgina - 8 -

O circuito de disparo compara a rampa (ou senide) com o sinal de controle e gera o pulso de disparo no instante em que os dois valores se tornam iguais conforme vemos na figura 10.

As posies extremas, ngulo mnimo e mximo, antigamente podiam ser ajustadas por dois potencimetros. Em conversores modernos, este ajuste no mais disponvel pois ao usurio, interessam apenas os ajustes de mquina e no eventuais ajustes internos dos conversores. Caractersticas especiais dos equipamentos de controle e disparo:

Em conversores com geradores de pulso senoidais, a relao entre o sinal de controle e a tenso de sada do conversor linear. Isto se deve ao fato de haver uma relao cossenoidal entre o sinal de controle e o ngulo de disparo, e entre o ngulo de disparo e a tenso de sada. Em conversores com geradores de pulso por rampas de disparo, esta relao no linear, o que pode teoricamente provocar diferenas na estabilidade do regulador de corrente em funo da tenso de sada do conversor. Na prtica, a grande maioria dos conversores analgicos disponveis no mercado mundial usa o gerador de pulsos atravs de rampas pois uma implementao mais simples e econmica que o gerador senoidal. Como este um sistema com realimentao negativa, podemos verificar que a tenso de sada do conversor no varia com flutuaes da linha. Os limites de posio do pulso de disparo no podem variar com flutuaes da tenso da rede ou da temperatura ambiente. A assimetria mxima nos pulsos de disparo, 1 ( = 90).

Documento: Conversores CC - Curso Bsico.doc

2004 Hilrio Fochi Silveira

Pgina - 9 -

bastante interessante notar que os princpios aqui apresentados so vlidos para quaisquer marcas de conversores de corrente contnua. Com exceo de alguns comentrios que so mais especficos a tecnologias analgicas ou microprocessadas, verificamos que, de modo geral, no h diferenas na soluo tcnica de controle de motores de corrente contnua. J, ao se considerar a soluo tecnolgica utilizada na prtica, verificamos que as diferenas so enormes. Como exemplo, podemos citar a engenharia de produto que na maioria das vezes utiliza chicotes de fios tranados para o disparo dos tiristores em contraposio a uma engenharia de produto muito limpa e objetiva como a utilizada pela Eurotherm Drives, onde os transformadores de pulso so montados em uma placa de circuito impresso logo acima das unidades de potncia possibilitando que os tiristores sejam interconectados placa de disparo diretamente, tornando a manuteno extremamente simplificada e impossibilitando a interligao errnea dos componentes. J no que toca a eletrnica de controle, a tcnica atual utilizada pela vasta maioria dos fabricantes nada mais que uma implementao simples e linear das funes bsicas de um conversor de corrente contnua atravs de um microprocessador que dispe de algumas entradas e sadas analgicas e digitais. Isto o que ns chamamos de uma simples soluo de acionamento no so consideradas as necessidades das mquinas, somente as necessidades do acionamento em si. Neste caso, as funes mais complexas ficam a encargo da engenharia de aplicaes, a qual ir se utilizar de placas especiais, ou de PLC com muitas entradas e sadas analgicas e digitais para aps este processamento entregar o sinal de controle ao conversor. Novamente, a contraposio de um conversor de ltima gerao como o Eurotherm 590 digital, uma soluo completamente diferente da descrita acima. Este ultra sofisticado conversor possui blocos com funes de sistema tais como Controle PID para uma varivel externa tal como Clula de carga, Balancim, Presso, Volume etc. Bloco simulador de potencimetro motorizado, calculador de dimetro, compensao de perdas estticas e dinmicas, inrcia do motor/redutor e da bobina etc. capaz de fazer contas matemticas em ponto flutuante, soma, subtrao, multiplicao e diviso etc. Esta chamada de soluo de sistema, onde com grande facilidade, e num custo e tempo muito inferior ao necessrio nas solues tradicionais, o engenheiro de aplicao pode dedicar o seu tempo aplicao em si obtendo performances muito superiores. Neste caso, o conversor de corrente contnua integrado ao sistema deixando de ser apenas uma soluo de acionamento.

Documento: Conversores CC - Curso Bsico.doc

2004 Hilrio Fochi Silveira

Pgina - 10 -

Anda mungkin juga menyukai