Anda di halaman 1dari 18

Escola Bsica dos 2 e 3 Ciclos do Canio

Apoio de Matemtica 9 ano

Exame Nacional do Ensino Bsico de 2011 1 Chamada


1. Um saco contm bolas indistinguveis ao taco. Em cada uma das bolas est inscrito um nmero. A tabela seguinte apresenta a distribuio dos nmeros inscritos nas bolas que se encontram no saco.

A Ana tira, ao acaso, uma bola do saco. Qual a probabilidade de nessa bola estar inscrito um nmero par superior a 3?

2. Uma certa turma do 9. ano constituda por rapazes e por raparigas. Nessa turma h seis raparigas. Sabe-se que, escolhendo ao acaso um dos alunos da turma, a probabilidade de esse aluno ser rapaz

2 . Quantos rapazes h nessa turma? 3

Assinala a opo correta.

6 9
3. A Beatriz tem quatro irmos.

12 15

A mdia das alturas dos quatro irmos da Beatriz 1,25 metros. A altura da Beatriz 1,23 metros. Qual , em metros, a mdia das alturas dos cinco irmos? Mostra como chegaste tua resposta.

4. Considera o conjunto A = - 5,1 .


Escreve todos os nmeros pertencentes ao conjunto A ( designa o conjunto dos nmeros inteiros relativos) .

5. Seja a um nmero natural. Qual das expresses seguintes equivalente a a 6 ? Assinala a opo correta.

a4 + a2 a8 - a 2

a4 a2 a12 : a 2

6. Quando ia para a escola, a Catarina encontrou uma caixa de fsforos. A Catarina verificou que a caixa continha menos de cinquenta fsforos. Num intervalo das aulas, a Catarina entreteve-se a construir figuras geomtricas com os fsforos da caixa e verificou que: quando os separou em grupos de trs, para construir tringulos, no sobrou qualquer fsforo; quando os separou em grupos de cinco, para construir pentgonos, tambm no sobrou qualquer fsforo; quando os separou em grupos de quatro, para construir quadrados, sobrou um fsforo. Quantos fsforos continha a caixa quando a Catarina a encontrou?

7. Qual das expresses seguintes equivalente a ( x - 1) - x 2 ?


2

Assinala a opo correta.

-1

-2 x - 1 -2 x + 1

8. Na Figura 1, est representado um aqurio que tem a forma de um paraleleppedo. Tal como a figura ilustra, o aqurio tem uma rgua numa das suas arestas, e est dividido por uma placa, at metade da sua altura. Num determinado instante, uma torneira comea a deitar gua no aqurio, como se mostra na figura. A quantidade de gua que sai da torneira, por unidade de tempo, constante. O aqurio est inicialmente vazio, e o processo termina quando o aqurio fica cheio de gua. Em qual dos grficos seguintes pode estar representada a relao entre o tempo decorrido desde que a torneira comeou a deitar gua e a altura que a gua atinge na rgua? Assinala a opo correta.

9. O Daniel vai abastecer o depsito do seu automvel. Admite que o nmero, L, de litros de gasolina que o Daniel introduz no depsito em t minutos dado por L = 33t . 9.1. O depsito do automvel do Daniel tem 71 litros de capacidade. Quando o Daniel vai abastecer o depsito, o computador de bordo indica que o depsito ainda tem 5 litros de gasolina. Quantos minutos vai demorar o Daniel a encher o depsito, se nunca interromper o abastecimento? 9.2. A relao entre L e t uma relao de proporcionalidade direta, sendo 33 a constante de proporcionalidade. Explica o significado desta constante, no contexto do problema.

10. Resolve a equao seguinte.

x ( x - 1) + 2 x = 6 - 4 x 2
Apresenta os clculos que efetuares.

11. Considera o seguinte sistema de equaes.

x+ y =1 3 2 x + 3 y = 8
Qual o par ordenado ( x, y ) que soluo deste sistema? Apresenta os clculos que efetuares.

12. Na Figura 2, est representada uma circunferncia de centro no ponto O. Sabe-se que: os pontos A, B, C, D e E pertencem circunferncia;

[ AD]

um dimetro da circunferncia;

o ponto P o ponto de interseco dos segmentos de reta [ AC ] e [ BD ] ; CAD = 40 ; A figura no est desenhada escala.

12.1.Qual das afirmaes seguintes verdadeira? Assinala a opo correta.

O ponto O pertence mediatriz do segmento [ AP ] O ponto O pertence mediatriz do segmento [ BC ] O ponto B pertence mediatriz do segmento [ BC ] O ponto B pertence mediatriz do segmento [ AP ]
12.2. Qual a amplitude, em graus, do arco AC? Mostra como chegaste tua resposta. 12.3. Relativamente ao tringulo retngulo [ AED ] , admite que: AE = 6,8 cm e DE = 3, 2 cm

Determina o permetro da circunferncia representada na Figura 2. Apresenta o resultado em centmetros, arredondado s dcimas. Apresenta os clculos que efetuares.
Nota: Sempre que, em clculos intermdios, procederes a arredondamentos, conserva, no mnimo, duas casas decimais.

13. A Figura 3 uma fotografia de uma choupana. A Figura 4 representa um modelo geomtrico dessa choupana. O modelo no est desenhado escala. O modelo representado na Figura 4 um slido que pode ser decomposto num cilindro e num cone. Sabe-se ainda que: a base superior do cilindro coincide com a base do cone; a altura do cilindro igual altura do cone; a rea da base do cilindro 12 m 2 ; o volume total do slido 34 m3 ; Determina a altura do cilindro. Apresenta o resultado em metros, na forma de dzima. Apresenta os clculos que efetuares. 14. Na Figura 5, esto representados um paraleleppedo [ ABCDEFGH ] e uma pirmide [ HDPC ] , sendo P um ponto de [ AB ] .

14.1.Qual das afirmaes seguintes verdadeira? Assinala a opo correta.

As retas DP e BC so concorrentes. As retas DP e BC so no complanares. As retas AB e HG so concorrentes. As retas AB e HG so no complanares.


14.2.Admite que: DP = 5 cm DPH = 32 Determina a rea do tringulo [ DPH ] . Apresenta o resultado em cm2 , arredondado s dcimas. Apresenta os clculos que efetuares.
Nota: Sempre que, em clculos intermdios, procederes a arredondamentos, conserva, no mnimo, trs casas decimais.

14.3.Admite agora que o volume da pirmide [ HDPC ] igual a 10 cm3 . Qual o volume, em cm3 , do paraleleppedo [ ABCDEFGH ] ?

Exame Nacional do Ensino Bsico de 2011 2 Chamada


1. A Beatriz e o Carlos abasteceram os seus carros de gasolina. A determinada altura, o Carlos interrompeu o abastecimento para verificar quanto dinheiro trazia na carteira. Em seguida, retomou o abastecimento. Na Figura 1, esto representadas graficamente duas funes que do o nmero de litros de gasolina introduzida por cada um no depsito do seu carro, t segundos depois de ter iniciado o respetivo abastecimento.

1.1. Uma das funes representadas graficamente na Figura 1 uma funo de proporcionalidade direta. Qual a constante de proporcionalidade dessa funo?

1.2. Determina quanto pagou o Carlos no final do abastecimento, sabendo que o preo de cada litro de gasolina 1,480 euros e que beneficiou de um desconto de 5%. Apresenta o resultado em euros, com duas casas decimais. Mostra como chegaste tua resposta.

2. Resolve a inequao seguinte.


12 5 x - 4 ( x - 3) 5 2

Apresenta o conjunto soluo na forma de um intervalo de nmeros reais. Apresenta os clculos que efetuares.

3. Resolve a equao seguinte.

( x + 3)
Apresenta os clculos que efetuares.

- 3 = 2x2 + x

4. Em cada uma das opes seguintes est uma tabela que relaciona os valores de duas grandezas, a e b. Qual das tabelas seguintes traduz uma relao de proporcionalidade inversa entre as grandezas a e b? Assinala a opo correta.

Tabela A

Tabela B

Tabela C

Tabela D

x - y = 2 5. Considera o sistema de equaes 2 x = 1 - y


Em qual das opes seguintes est um sistema equivalente a este sistema? Assinala a opo correta.

x = 3 y =1

x = -1 y = 3

x = 1 y = -1

x = -1 y =1

6. Na Figura 2, esto representados os trs primeiros termos de uma sequncia de conjuntos de bolas que segue a lei de formao sugerida na figura.

6.1. Quantas bolas so necessrias para construir o 7. termo da sequncia? 6.2. Quantas bolas brancas tem o termo da sequncia que tem um total de 493 bolas? Mostra como chegaste tua resposta. 7. Qual o menor nmero inteiro que pertence ao intervalo [ -p , 0] ?

-4

-p

-3

8. Considera todos os nmeros naturais de 1 a 50. Escolhe-se, ao acaso, um desses nmeros. Qual a probabilidade de o nmero escolhido ser simultaneamente divisvel por 2, por 3 e por 5?

9. Foi realizado um questionrio acerca do nmero de livros que cada um dos alunos de uma turma tinha lido nas frias. Todos os alunos da turma responderam ao questionrio.

O professor de Matemtica pediu ao Antnio que construsse um grfico de barras relativo aos resultados do questionrio. Na Figura 3, est o grfico construdo pelo Antnio.

9.1. Quantos livros leu, em mdia, cada aluno dessa turma, de acordo com os dados apresentados no grfico? Mostra como chegaste tua resposta. 9.2. O grfico que o Antnio construiu no est de acordo com os dados recolhidos, pois alguns dos alunos que ele considerou como tendo lido dois livros tinham, na realidade, lido trs livros. Qual dos seguintes grficos pode traduzir corretamente os resultados do questionrio, sabendo que a mediana do nmero de livros lidos nas frias pelos alunos da turma igual a 3?Assinala a opo correta.

10. A Figura 4 uma fotografia de uma casa tpica da ilha da Madeira. A Figura 5 representa um modelo geomtrico dessa casa. O modelo no est desenhado escala.

O modelo representado na Figura 5 um slido que pode ser decomposto num prisma quadrangular regular

[ ABCDEFGH ] e num cone de vrtice J.


Sabe-se ainda que: o quadrado [ EFGH ] , base superior do prisma, est inscrito na base do cone; o dimetro da base do cone igual diagonal das bases do prisma; AB = 4 m; IJ = 3 m; o volume total do slido 57 m3 . Determina a altura do prisma. Apresenta o resultado em metros, arredondado s unidades. Apresenta os clculos que efetuares.
Nota: Sempre que, em clculos intermdios, procederes a arredondamentos, conserva, no mnimo, duas casas decimais.

11. Na Figura 6, est representada uma circunferncia. A figura no est desenhada escala.

Sabe-se que: os pontos A, B, C e D pertencem circunferncia; o ponto P o ponto de interseco das cordas [ AC ] e [ BD ] ; a amplitude do arco BC 80; a amplitude do ngulo DPC 85;

11.1. Determina a amplitude, em graus, do ngulo DBA. Apresenta os clculos que efetuares. 11.2. Os tringulos [ ABP ] e [ DCP ] so semelhantes. Admite que: DP = 2 AP a rea do tringulo [ ABP ] 6 cm 2 . Qual a rea, em cm 2 , do tringulo [ DCP ] ? Assinala a opo correta.

12 18

24 30

12. Na Figura 7, est representado o prisma triangular [ ABCDEF ] . Sabe-se que: o quadriltero [ BCDE ] um quadrado; o tringulo [ ABC ] retngulo em A.

12.1. Usa as letras da figura para identificares duas retas que sejam concorrentes no perpendiculares.

12.2. Qual das opes seguintes apresenta uma planificao reduzida do prisma [ ABCDEF ] ? Assinala a opo correta.

12.3. Admite agora que: CBA = 30 ; AC = 8 cm . Determina a rea do tringulo Apresenta o resultado em cm2 , arredondado s unidades. Apresenta os clculos que efetuares.
Nota: Sempre que, em clculos intermdios, procederes a arredondamentos, conserva, no mnimo, duas casas decimais.

13. A Figura 8 representa um mapa de uma zona onde vai ser instalada uma estao de recolha de lixo.

Na figura, os pontos A e B representam duas localidades que distam 5 km uma da outra. A referida estao vai ser instalada num local que deve obedecer s seguintes condies: ficar mesma distncia das duas localidades; ficar a mais de 10 km de cada uma das localidades.

Desenha a lpis, no mapa da Figura 8, uma construo geomtrica rigorosa que te permita assinalar o conjunto dos pontos correspondentes aos locais onde pode ser instalada a estao de recolha de lixo. Assinala no mapa, a caneta ou a esferogrfica, esse conjunto de pontos.
Nota: No apagues as linhas auxiliares.

Prova Final do 3 Ciclo do Ensino Bsico de 2012 1 Chamada

1. Num acampamento de vero, esto jovens de trs nacionalidades: jovens portugueses, espanhis e italianos. Nenhum dos jovens tem dupla nacionalidade. Metade dos jovens do acampamento so portugueses, e h mais espanhis do que italianos.

1.1. Escolhe-se, ao acaso, um dos jovens do acampamento. Qual dos valores seguintes pode ser o valor exato da probabilidade de o jovem escolhido ser espanhol? Assinala a opo correta.

25% 30%

50% 60%

1.2. Admite que, no acampamento, os jovens ficam alojados em tendas. Numa das tendas dormem um portugus, um espanhol e um italiano. Numa outra tenda dormem um portugus e um espanhol. Vo ser escolhidos, ao acaso, dois jovens, um de cada uma dessas tendas. Qual a probabilidade de os dois jovens escolhidos terem a mesma nacionalidade? Apresenta a resposta na forma de frao. Mostra como chegaste tua resposta.

2. Considera trs nmeros naturais diferentes, dos quais 1 o menor e a o maior. Sabe-se que o valor exato da mdia aritmtica desses trs nmeros 11. Qual o maior valor que a pode tomar? 3. Considera os conjuntos A = ]-1, +[ e B = ]-4, 2] .

Qual dos seguintes conjuntos igual a A B ? Assinala a opo correta.

]-4, -1[ ]-1, 2]

]-4, 2] ]-1, +[

4. Na tabela seguinte, esto indicados os quatro primeiros termos de uma sequncia de intervalos de nmeros reais que segue a lei de formao sugerida.

Determina o oitavo termo dessa sequncia. Mostra como chegaste tua resposta.

5. Seja n um nmero natural, diferente de 1. Admite que n3 = k . Qual o valor de n - 3 ? Assinala a opo correta.
10

-k

1 k

1 k

6. Qual das inequaes seguintes equivalente inequao 2 x < 4 ? Assinala a opo correta.

x < -2 x > -2

x<2 x>2

7. Na Figura 1, est representada a maqueta de um terreno plano, de forma quadrada, que tem uma parte em cimento, tambm de forma quadrada, e uma parte relvada. Na Figura 2, est uma representao geomtrica dessa maqueta. Sabe-se que:

[ ABCD] e [ AEFG ]

so quadrados;

o ponto B pertence ao segmento de reta [ AE ] ; o ponto D pertence ao segmento de reta [ AG ] ; o lado do quadrado [ AEFG ] mede mais 2 metros do que o lado do quadrado [ ABCD] ;

7.1. Seja c o comprimento, em metros, do lado do quadrado [ ABCD] . Explica o que representa a expresso ( c + 2 ) - c 2 , no contexto da situao descrita.
2

7.2. Qual o transformado do ponto E por meio da rotao de centro no ponto F e amplitude 90 (sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio)?

8. Resolve a equao seguinte.

( x + 2)

= 3x 2 + 2 x

Apresenta os clculos que efetuares.

11

9. Resolve o sistema de equaes seguinte.

y -1 =3 x 2 3x - y = 6
Apresenta os clculos que efetuares.

10. Para um certo valor de k ( k 0 e k 1) , a expresso y = Qual das seguintes afirmaes verdadeira? Assinala a opo correta.

k traduz a relao entre as variveis x e y. x

As variveis x e y so diretamente proporcionais e a constante de proporcionalidade

1 . k 1 . k

As variveis x e y so inversamente proporcionais e a constante de proporcionalidade As variveis x e y so diretamente proporcionais e a constante de proporcionalidade k.

As variveis x e y so inversamente proporcionais e a constante de proporcionalidade k.

11. Na Figura 3, est representada parte do grfico de uma funo de proporcionalidade inversa. O ponto de coordenadas ( 8, 4 ) pertence ao grfico da funo.

Determina a ordenada do ponto do grfico que tem abcissa 2. Mostra como chegaste tua resposta.

12. A Figura 4 uma fotografia de um barco rabelo, atualmente usado para transportar turistas na travessia do rio Douro. A Figura 5 representa um modelo geomtrico, em tamanho reduzido, da parte coberta desse barco.

12

O modelo representado na Figura 5 um slido que pode ser decomposto no cubo [ BCDEKLMN ] e no paraleleppedo retngulo [ ABEFGHIJ ] . O modelo no est desenhado escala. Sabe-se ainda que:
1 o ponto I pertence ao segmento de reta [ BL ] e BI = BL ; 3

AB = 2BC ; o volume total do slido 25 cm3 . 12.1. Seja a a medida, em centmetros, da aresta do cubo. Determina o valor exato de a. Mostra como chegaste tua resposta. 12.2. Indica, usando as letras da Figura 5, uma reta que passe no ponto I e seja perpendicular ao plano FGH.

13. Relativamente Figura 6, sabe-se que: o tringulo [ ABC ] escaleno e retngulo em B; os pontos E e P pertencem ao segmento de reta [ AC ] ; o ponto D pertence ao segmento de reta [ AB ] ; o tringulo [ ADE ] retngulo em D; o ponto Q pertence ao segmento de reta [ BC ] ; PCQ um arco de circunferncia. A figura no est desenhada escala. 13.1. Admite que AD = 20 , AE = 25 e AC = 40 . Determina BC . Mostra como chegaste tua resposta. 13.2. Admite agora que a amplitude do ngulo DAE 37. Determina a amplitude, em graus, do arco PCQ. Mostra como chegaste tua resposta. 13.3. Qual das afirmaes seguintes verdadeira? Assinala a opo correta.

= BC sen ACB AC

= AC sen ACB BC = BC cos ACB AC = AC cos ACB BC

13

14. Na Figura 7, est representado um recipiente com tinta. Nesse recipiente mergulhou-se um cubo branco, tal como se ilustra na Figura 8. Desta forma, a parte do cubo que ficou submersa adquiriu a cor da tinta.

Em qual das opes seguintes pode estar uma planificao desse cubo depois de retirado do recipiente? Assinala a opo correta.

Prova Final do 3 Ciclo do Ensino Bsico de 2012 2 Chamada


1. Um saco contm vrias bolas com o nmero 1, vrias bolas com o nmero 2 e vrias bolas com o nmero 3. As bolas so indistinguveis ao tato. A Maria realizou dez vezes o seguinte procedimento: retirou, ao acaso, uma bola do saco, registou o nmero inscrito na bola e colocou novamente a bola no saco. Em seguida, a Maria calculou a frequncia relativa de cada um dos nmeros 1, 2 e 3 e elaborou uma tabela. Nessa tabela, substituiu-se a frequncia relativa do nmero 2 por a, obtendo-se a seguinte tabela.

14

1.1. Qual o valor de a ? Assinala a opo correta.

0,2 0,3 0,4 0,5


1.2. Admite que, no saco, metade das bolas tm o nmero 1. Admite ainda que se vai retirar uma bola do saco um milho de vezes, seguindo o procedimento da Maria. Ser de esperar que a frequncia relativa do nmero 1 se mantenha igual a 0,3? Justifica a tua resposta.

2. Um certo conjunto de cartas de jogar constitudo por doze cartas vermelhas e por algumas cartas pretas. Escolhe-se, ao acaso, uma carta deste conjunto. Sabe-se que a probabilidade de essa carta ser vermelha 75%. Quantas cartas pretas h neste conjunto? Assinala a opo correta.

3 4 6 9
3. Seja r um nmero real positivo. Sabe-se que as expresses

1 10-20 e r 1030 representam as medidas dos comprimentos de dois lados 2r

consecutivos de um certo retngulo. Qual das expresses seguintes a medida da rea desse retngulo? Assinala a opo correta.

5 1010 5 109
4. Escreve um nmero compreendido entre 3,14 e p .

2 10 10 2 10 9

5. Na Figura 1, esto representados os quatro primeiros termos de uma sequncia de figuras, constitudas por quadrados geometricamente iguais, que segue a lei de formao sugerida.

15

Existe algum termo nesta sequncia constitudo por 200 quadrados geometricamente iguais ao do primeiro termo da sequncia? Justifica a tua resposta. 6. A distncia, d , em milhes de quilmetros, percorrida pela luz em t segundos pode ser dada por d = 0,3t . 6.1. Interpreta, no contexto da situao descrita, a afirmao seguinte: Tem-se d = 0,6 quando t = 2 . 6.2. Admite que a distncia do Sol Terra 150 milhes de quilmetros. Determina quanto tempo demora a chegar Terra a luz emitida pelo Sol. Apresenta o resultado em minutos e segundos. Mostra como chegaste tua resposta.

7. Resolve a inequao seguinte.


x1 10 ( x - 6) 5x + 2 3

Apresenta o conjunto soluo na forma de um intervalo de nmeros reais. Apresenta os clculos que efetuares.

8. Resolve a equao seguinte.

x ( x - 2) + 3 ( x - 2) = 0
Apresenta os clculos que efetuares.

9. Um grupo de amigos foi a Coimbra visitar o Portugal dos Pequenitos. O grupo era constitudo por seis adultos e dez crianas. Pagaram, ao todo, 108,70 euros pelas entradas. Os preos dos bilhetes de adulto e de criana eram diferentes. O Pedro, a criana mais velha do grupo, pensou: Se eu j pagasse bilhete de adulto, o nosso grupo iria pagar mais 3,45 euros pelas entradas. Admite que o Pedro pensou corretamente. Seja x o preo do bilhete de adulto, e seja y o preo do bilhete de criana. Escreve um sistema de equaes que permita determinar o preo do bilhete de adulto (valor de x ) e o preo do bilhete de criana (valor de y ).

10. Qual das expresses seguintes equivalente a ( x - a ) + 2ax ?


2

Assinala a opo correta.

x2 + a2 + 2ax x2 - a2 + 2ax

x2 - a2 x2 + a2

11. A Figura 2 representa um modelo geomtrico de uma rampa de skate. O modelo no est desenhado escala.

16

Este modelo um slido que pode ser decomposto no cubo

[ ABCDEFIJ ]

e nos prismas triangulares retos

[ BHIFAG ]

e [CKJEDL] , geometricamente iguais. As bases dos prismas so tringulos retngulos.

Sabe-se ainda que:

HI = 5 m = 32 IHB

11.1. Identifica, usando as letras da Figura 2, a interseco dos planos HIB e JCD. 11.2. Determina o volume do slido representado na Figura 2. Apresenta o resultado em metros cbicos, arredondado s unidades. Apresenta os clculos que efetuares.
Nota: Sempre que, em clculos intermdios, procederes a arredondamentos, conserva, no mnimo, trs casas decimais.

12. Na Figura 3, est representada uma circunferncia de centro no ponto O Sabe-se que: os pontos A, B e C pertencem circunferncia; as retas AD e CD so tangentes circunferncia nos pontos A e C, respetivamente; o ponto E pertence reta CD.

= 140 . Admite que AOC

12.1. Qual a amplitude, em graus, do ngulo ABC? Assinala a opo correta.

35 70
12.2. Determina a amplitude, em graus, do ngulo ADE. Mostra como chegaste tua resposta.

140 280

1 3 . Relativamente Figura 4, sabe-se que: os tringulos [ ABC ] e [ AFC ] so retngulos em A; o tringulo [ AFC ] issceles; o ponto E pertence ao segmento de reta [ BC ] ; o ponto D pertence ao segmento de reta [ AB ] ; os segmentos de reta [ AC ] e [ DE ] so paralelos; AC = 12 cm ; o permetro do tringulo [ ABC ] 48 cm; o permetro do tringulo [ DBE ] 16 cm.
17
Nota: A figura no est desenhada escala.

13.1. Qual dos valores seguintes a medida, em centmetros, do comprimento do segmento de reta [ DE ] ? Assinala a opo correta.

3 3,5

4 4,5

13.2. Determina o comprimento da circunferncia que passa nos pontos A, F e C. Apresenta o resultado em centmetros, arredondado s unidades. Apresenta os clculos que efetuares.
Nota: Sempre que, em clculos intermdios, procederes a arredondamentos, conserva, no mnimo, duas casas decimais.

14. Considera o tringulo [ ABC ] representado no referencial da Figura 5.

Em qual das opes seguintes est representado o transformado do tringulo centro no ponto O e amplitude 180? Assinala a opo correta.

[ ABC ]

por meio da rotao de

18

Anda mungkin juga menyukai