Anda di halaman 1dari 3

Quando usar o ESTA, ESSA ou AQUELA?

Outro dia me peguei explicando isso para um grupo de alunos meus e me lembrei que eu j at pesquisei uma vez esse assunto, pois uma professora teimou em me dizer que no se usa esta em um texto. Claro que era ignorncia dela, mas aproveito pra trazer esse assunto ao nosso tira dvidas semanal. A primeira coisa que temos que entender que os termos tm a ver com a PROXIMIDADE em que os utilizamos, sendo que os termos so aplicados tanto na linguagem falada, como na escrita. Entenda mais: NA LINGUAGEM FALADA: Quando estamos conversando com algum, ela serve para identificar uma coisa/objeto, de acordo com a distncia de quem fala, vejam a ilustrao abaixo (que traz a Silvinha que foi desenhada pelo meu ex-aluno Felipe Silva dos Santos):

Veja as frases:

Esta cadeira est quebrada (falo da cadeira que est aqui, a meu lado) Voc pode me passar essa cadeira? (falo da cadeira que est a ao seu lado) Aquela cadeira mais confortvel (aquela que est ali, no est nem perto de mim, nem de voc)

NA LINGUAGEM ESCRITA: Ela pode indicar distncia, tanto no contexto do texto, como de tempo (perodo temporal), ou tambm serve para enumerar os elementos dentro da frase. Vamos ver primeiramente o caso de distncia temporal:

Este ano ser o ano das mudanas (= este, que estamos vivendo, tempo presente) Esse campeonato no foi o melhor para mim (= esse, acabei de viver, passado recente)

Tenho muita esperana de conseguir esse ttulo (= esse, est prximo, futuro prximo) Aquele ano foi pssimo para mim (= aquele, que vivi h algum tempo, passado remoto)

Agora vamos ver o caso de distncia de uso das palavras, dentro do texto:

(= esta, acabei de citar a obra, est ao lado ou quase ao lado da nova indicao que fao dela na orao)

(= este, que voc est vendo, no um ao lado ou nenhum outro)

(= essa, est prximo, falei dela recentemente. Se eu continuasse a frase falando das obras, a frase poderia ser redigida assim: mundialmente. Dentre estas obras podemos citar estas = pois nesse caso eu teria acabado de citar as obras, ou seja, existe maior proximidade)

Temos ento o caso de enumerar dois elementos citados dentro de uma frase. Veja:

Ana e Maria so grandes amigas minhas. Apesar que esta sempre foi uma amiga mais fiel e sincera que aquela. (esta = Maria, a que est mais prxima na orao / aquela = Ana, que est mais distante na frase).

Ok, parece muita coisa, mas basicamente vale a seguinte regra:


Este, esta = uso quando est prximo (de mim ou numa orao ou tempo); Esse, essa = uso quando est mais distante, ou prximo outra pessoa que converso; e Aquele, aquela = uso para coisas bem mais distantes (de mim ou numa orao ou tempo).

Anda mungkin juga menyukai