Anda di halaman 1dari 11

I

FACULDADE VALE DO CRICAR CURSO DE DIREITO

VEIDES SOUZA DE OLIVEIRA

FUNO SOCIAL DA PROPRIEDADE

SO MATEUS 2013

VEIDES SOUZA DE OLIVEIRA

Funo Social da Propriedade

Trabalho apresentado disciplina Direito Civil lV do curso de Direito da Universidade Vale do Cricar, como requesito para avaliao de Trabalho Acadmico sob o tema Funo Social da Propriedade. Orientadora: Prof. Eliana Conti

SO MATEUS 2013

Sumrio I. II. III. INTRODUO...................................................04 FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL...................05 BREVE HISTRIA DA FUNO SOCIAL DA PROPRIEDADE.................................................06 IV. FUNO SOCIAL E SUA INTRODUO NAS CONSTITUIES BRASILEIRAS.....................08 V. VI. CONCLUSO...................................................10 BIBLIOGRAFIA................................................11

I.

Introduo

Direitos fundamentais de terceira gerao corresponde ao terceiro elemento preconizado na Revoluo Francesa, a fraternidade, representando a evoluo dos direitos fundamentais para alcanar e proteger aqueles direitos decorrentes de uma sociedade j modernamente organizada, que se encontra envolvida em relaes de diversas naturezas, especialmente aquelas relativas industrializao e densa urbanizao. Nesta situao, outros direitos precisavam ser garantidos, alm daqueles normalmente protegidos, uma vez que essas novas relaes devem ser consideradas ativamente. Nessa esteira da Fraternidade as constituies europeias sofreram mudanas que viabilizou a incluso das mesmas prerrogativas em constituies em todo o mundo democrtico. Este trabalho visa analisar o nascimento do Instituto Funo Social da propriedade e sua evoluo constitucional dentro da Repbica Federativa do Brasil. Usar, gozar, dispor e reaver, so direitos de proprietrio, mas com a entrada desse Instituto passa a exercer direitos mas com obrigaes com a coletividade; a viso est focada no outro, no se exerce direito de proprietrio com destinao social em relao a si mesmo, e sim em relao ao outro. Na rasteira do Principio da Funo Social o Cdigo Civil 2002 leva essa interpretao essa interpretao para os contratos e o Cdigo de Defesa do Consumidor o salienta em seu artigo 1.

II.Fundamento Constitucional

A propriedade atender a funo social, art. 5, inciso XXII, da C.F. de 1988. Segundo a Constituio toda propriedade, urbana ou rural, que no atender a este princpio, poder ser desapropriada mediante justo e prvio pagamento. (arts. 182,4 e 184) mais (arts. XXIV a XXX, 170, II e III, 176,177,178, 182, 184, 186, 191,222). Na natureza da funo social tem-se um sujeito ativo que o proprietrio, e um sujeito passivo Universal; o sujeito ativo fica imobilizado quanto a coisa e o passivo em relao mesma deve respeitar idoneamente. Ambos os sujeitos olha a coisa com a mesma viso funcional social, abstraindo-se de viol-la; a coisa tratada na funo social imobiliza a ambos os sujeitos quanto ao princpio intrnseco nesse instituto. A propriedade privada e assegurada pela Constituio, ento podemos dizer que posso usar, gozar..., mas s no mbito das relaes civis, da voltamos para a supremacia da Carta Magna, que trata da propriedade em si, lhe destinando antes de tudo a funo social. No que concerne propriedade, vale salientar que a Constituio difere propriedade urbana da rural. Garante o direito geral (art.5,XXII), e (art. 182,2) que fala da propriedade urbana e (arts. 5, XXIV, e 185,186) da propriedade rural, cada um com regime jurdico prprio. importante salientar que o princpio da funo social no socializa a propriedade, lhe confere limitaes quanto ao uso da mesma.

III.

Breve Histria da Funo Social da Propriedade

No sistema Feudal a relao de proprietrio com a coisa se estendia a quem tambm tivesse relao com a coisa, essa relao era absoluta. No caso do feudalismo, os vassalos eram obrigados a aceitar os desmandos do proprietrio, no existia e nem se cogitava princpios da dignidade da pessoa humana. uma ideia clara sobre tal assunto e que horroriza de ento ate a atualidade, e que vista como forma de absolutismo do proprietrio e desrespeito dignidade do individuo, era a chamada prima noche, onde o Sr feudal requisitava para si a incumbncia de ter, antes do marido, acesso ao corpo da esposa recm casada. Esse tipo de arbitrariedade do dono, teve inicio de sua derrocada com o fim do feudalismo, e o fim do absolutismo do Rei contra proprietrios teve seu declnio com a elaborao em 1215, da Carta Magna dirigida ao Rei Joo Sem Terra, onde cobrava mais direitos dos proprietrios contra os desmandos de terceiros, apesar de ser uma demanda mais particular que coletiva, abriu-se caminho para peties onde a coletividade reunida cobrava aes mais voltadas liberdade de usufruir direitos garantidos constitucionalmente. Mas o percussor dos direitos sociais foi Jean Jaques Rousseau, com seu contrato social:
[...] Encontrar uma forma de associao que defenda e proteja a pessoa e os bens de cada associao de qualquer fora comum, e pela qual, cada um, unindo-se a todos, no obedea, portanto, seno a si mesmo, ficando assim to livre como dantes. Tal o problema fundamental que o Contrato social soluciona. (Rousseau, 2011, p.30).

Outros mais influenciaram a Revoluo Francesa, como John Locke, que conseguiu criar, atravs de suas ideias e ideais, o Parlamentarismo ingls, que no futuro virou um sistema conhecido e adotado por quase todos os Estados Democrticos, que o sistema bicameral. Figuras marcantes para a Revoluo foram Marat e Diderot que tambm sofreram influncia de Rousseau. A Revoluo Francesa trouxe na Declarao Universal dos Direitos do Homem, em seu artigo 17, o seguinte texto:
[...] Uma vez que a propriedade um direito inviolvel e sagrado, ningum pode ser dela privado, a no ser quando a necessidade pblica, legalmente constatada, o exija de forma evidente, e sob a condio duma indenizao justa e prvia. (Gilissen, 2001, p .473).

O Bill of Rigths de 1776, influenciou por sua vez a Revoluo Francesa em 1789; no texto de Declarao da Independncia dos Estados Unidos em seu art.4 diz:

[...] a liberdade consiste em poder fazer tudo aquilo que no prejudica outren.(Gilissen, 2011,p.426).

Rousseau j afirmava isso no seu Contrato Social, o interessante que o Bill of Rigths americano no foi criado por eles, e sim derivou do Bill of Rigths ingls de 1689, quase um sculo antes, que versava sobre a competncia do Parlamento, assegurava a liberdade de expresso, manter foras armadas permanentes, e ainda mais importante para entender, continha a Magna Carta de 1215 em seus textos. Todos os filsofos de ento criava discusses no se tratando do ser, e sim do ter, os problemas existenciais eram voltados pela explorao do homem pelo homem (Hobbes), da experincia como meio de conhecimento (Locke), harmonia do homem e natureza (Rousseau), relao de dependncia do homem com os donos da produo (Marx). Marx era de todos o que mais destacava que a propriedade era o a chave que abria o elo da corrente que ligava o homem a uma eterna escravido com os donos da produo. marx, afirma que o Capitalismo sempre se reinventaria para manter-se sempre; e Gramsci dizia que, o dono, de posse de sua propriedade concorda, com a funo social, e assim sendo mantm-se na superfcie luz de evolues sociais como a defesa do Meio Ambiente, por exemplo, sendo essa uma funo social da propriedade. Em suma, a propriedade e suas formas de aquisio ou manuteno, sempre foi o centro, onde gira em torno, o homem de ontem e o contemporneo.

IV.

Funo

Social

sua

introduo

nas

Constituies Brasileiras

Determinado trecho da Declarao Universal dos Direitos do Homem, fala da condio de sagrado da propriedade, essa expresso nasceu no direito Romano, pois era ali na propriedade que se enterravam seus mortos, que por vezes levavam riquezas de uma vida inteira consigo para o tmulo, cabia aos vivos manter essa propriedade para preservar o esprito do morto em paz na eternidade. Para os herdeiros essa terra continha suas, sua famlia toda estava sobre a mesma. O Direito Ptreo vem do Romano, mas as relaes jurdicas que firmavam o povo brasileiro terra vem das Ordenaes Manoelinas e Filipinas. Em 1822 a Constituio trazia a plenitude do direito de propriedade, como no Brasil logo depois veio a herana das Capitanias Hereditrias, das sesmarias e em seguida da poltica caf com leite, os desmandos da proprietrio eram absolutos. Ento, os percussores que adotaram em suas Constituies a ideia de que a propriedade deveria atender a funo social, foi a Constituio mexicana em 1917 e a Constituio alem (Weimar) em 1919. O Brasil s veio atender esse preceito em sua Constituio de 1934 em seu art, 113. J na Constituio de 1937, houve uma abstrao do item social em seus textos. No art. 141,16 da Constituio de 1946, diz que a propriedade poderia ser desapropriada mediante previa indenizao para atender a funo social. posto em vigor em 1964 o Estatuto da Terra, em seu art. 2, que se for destinada funo social, garantia de acesso terra. E no 2,b, que quem deve cuidar dessa prerrogativa o Poder Pblico (Decreto Lei 4.504/64). No ano seguinte traz tona o Cdigo Florestal defendendo a funo social da propriedade como integrante da defesa ambiental. Ento em 1967 promulgada a Constituio seguindo a sua Emenda em 1969, no art. 1 que consolida a funo social em toda sua ordem constitucional. Agora chegamos s Diretas J que em 1984 pe fim ao regime militar, e em 1988 promulgada a atual Constituio da Repblica Federativa do Brasil, em seus arts 5, XXII e 170, incisos II e III,coloca a propriedade privada e funo social como direito fundamental, abrangendo qualquer tipo de propriedade inclusive a mvel, desse principio nosso ordenamento alicerou a funo social de forma concreta e definitiva.

Estatutos sociais e econmicos passaram a ser editados seguindo a funo social, o caso, por exemplo, da Ordem dos Advogados do Brasil, que disciplinado pela Lei 9.906/94, dizendo em seu art. 2, dizendo que o advogado exerce funo social. Em 2010 vem o Estatuto das Cidades, visando a melhoria no convvio social, preservando o patrimnio histrico e cultural das cidades. Alberga a funo social em seu art. 39:
[...] Art. 39. A propriedade urbana cumpre sua funo social quando atende s exigncias fundamentais de ordenao da cidade expressas no plano diretor, assegurando o atendimento das necessidades dos cidados quanto qualidade de vida, justia social e ao desenvolvimento das atividades econmicas, respeitadas as diretrizes o previstas no art. 2 desta Lei. (Lei 10.251/2001).

Entre os principais desafios do Estatuto das Cidades est em transformar a paisagem segregada das cidades, onde de um lado esto bairros luxuosos empurrando as ditas favelas cada vez mais para a periferia, invadindo os mananciais, reas de preservao, dando a essas cidades aspectos de duas realidades, onde h polticas pblicas eficazes, e outro o aspecto de abandono.

V.

Concluso

O direito de exercer o direito de proprietrio perptuo, at que deixe de cumprir com a funo social, da resulta, que, quando da funo social o direito de um se extingue nascendo outra forma de aquisio da propriedade. O alcance que a norma d quisio da propriedade atravs do usucapio alta, mesmo quem ocupa terreno alheio, deve cumprir essa obrigao. Nada, porm, justifica a desapropriao que atende a funo social para fins de reforma agrria ou outros fins. Justificaria sim, se nela concentrar elementos especiais como curso de rio destinado construo de uma hidroeltrica, por exemplo. Percebe-se que em ambos os casos, v-se elementos do interesse da coletividade, mas devendo ser sopesados para que no fira princpios constitucionais onde o homem est no centro.

VI.

Bibliografia

GILISSEN, John. Introduo Histrica Ao Direito. Ed.3; Lisboa, Fundao Calouste Gulbenkian, 2001. ROUSSEAU, Jean Jaques. O Contrato Social. [Ed. Especial]; Rio de Janeiro, Saraiva, 2011. SILVA, Jos Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo. Ed.16; So Paulo, Saraiva, 1998.

HTTP/www.dominiopublico.gov.br.

HTTP/WWW.eumed.net/ver/cccss/09.

HTTP/www.mp.rs.gov.br/areas/urbanistico/arquivos/rochelle.pdf.

Anda mungkin juga menyukai