Anda di halaman 1dari 4

LNGUA PORTUGUESA II Leitura, anlise e interpretao de texto.

. FACULDADE EVANGLICA _____________________________________________________________________________ O PRAZER DE ESCREVER A capacidade de expresso por meio da escrita no est relacionada somente com mtodos tericos. No h uma regra, um jeito nico de escrever: cada um possui seu prprio estilo.i No basta apenas dominar teorias e achar que a qualquer momento podemos expor, de maneira ordenada, as ideias. S se consegue uma boa produo escrita por meio de vrias tentativas e, consequentemente, de vrios erros. Aprendizagem por meio de aperfeioamento, corrigindo as falhas e nunca desistindo pelo de no ter obtido o resultado esperado logo na primeira tentativa. A escrita quando bem exercitada, uma rica fonte de aprendizado. No necessrio o uso de um vocabulrio erudito, rebuscado, pois isso, s vezes, pode deixar o texto confuso ou prolixo; basta uma linguagem simples e espontnea, sem maiores invenes. Para escrever melhor, o redator precisa colocar em prtica, sobretudo o prazer de escrever.

Etapas do ato de escrever


Discusso do plano redacional Primeira Fase do planejamento Discusso do plano redacional Levantamento de ideias Segunda Colocar o esquema em prtica Elaborar o rascunho (de forma desinibida, sem medo de errar) Ler o que foi escrito (de preferncia em voz alta, para observar se o texto faz sentido) Efetuar mudanas correes gramaticais, as inverses de ordem, as adequaes semnticas, os cortes, enfim, a reestruturao do texto de modo a deix-lo claro e inteligvel. Uso habitual do dicionrio, leitura e atualizao constantes para que as palavras sejam conhecidas e os assuntos dominados a partir de uma postura crtica e se possa tecer a mensagem desejada, ou seja, dar-lhe forma de maneira clara, correta, concisa e elegante. TEXTUALIDADE O vocbulo texto tem sua origem no particpio de tecer tecido. A palavra tem o poder de abrir e fechar pensamentos, de demonstrar amor ou dio, e o instrumento que decifra, percorre extremo e os faz ter significado. tudo aquilo que organizadamente leva um texto a ser um texto. O sentido de texto no advm da soma das frases que o constituem, mas decorre do todo, numa organizao macrotextual (coerncia) e microtextual (coeso).

LNGUA PORTUGUESA II Leitura, anlise e interpretao de texto. FACULDADE EVANGLICA _____________________________________________________________________________ O texto escrito se processa segundo algumas normas, e o nosso conhecimento lingustico nos prepara para captarmos o mximo possvel, j que muito difcil, talvez impossvel, absorvermos a totalidade. Lexical = das palavras Sinttico = da gramtica, das relaes entre as palavras Sinttico-semntico = da construo dos elos coesivos O texto deve apresentar uma correo lgica das ideias coerncia e dos termos de ligao coeso. COERNCIA = est ligada ao nvel semntico e cognitivo, ou seja, em um texto as afirmaes que se fazem devem ter um fundo de verdade em relao ao prprio texto e em relao ao mundo real. COESO = relaciona-se com o microtexto, isto , com as palavras que estabelecem as ligaes das ideias.

Causadores de bloqueio na escrita


- os meios de comunicao - no exigem muito esforo da nossa parte nem fazem com que nossa capacidade reflexiva seja trabalhada. - traz o produto j elaborado, a mensagem j discutida e concluda, dispensa assim a agilidade do nosso senso reflexivo. COERNCIA A coerncia de um texto est ligada: - sua organizao como um todo, em que devem estar delimitados o incio, o meio e o fim; - adequao da linguagem ao tipo do texto. Textos tcnicos ou cientficos, por exemplo, tm a sua coerncia fundamentada nas comprovaes, na apresentao de estatsticas, no relato de experincias, etc. Veja um exemplo: Certa vez um menino to fraco que mal podia carregar a cesta de amendoins para vender viu um acidente. Na trombada, o motorista ficou desmaiado. O menino carregou o homem para o hospital e salvou-lhe a vida . H uma incoerncia no texto: se o menino era to fraco, como pde carregar o homem? Falta coerncia interna (o menino fraco com um adulto) e externa, pois sabemos que um menino no consegue carregar um homem. Mas, se o texto acrescentasse que o menino teria tomado uma frmula milagrosa da fora, haveria coerncia interna, porque ele estaria dotado de poder para realizar o feito, porm, ainda assim, a coerncia externa estaria prejudicada: sabemos perfeitamente que tais frmulas mgicas no existem. Observe outro exemplo, colhido de uma redao escolar: Quando os meus amigos se depararam com aquela figura medonha, assustadora, descomunal, no ficaram apavorados. Eu, naquele momento, estava na sala. Ao entrar no quarto, vi que os meus amigos estavam escondidos debaixo da cama tremendo de medo.

LNGUA PORTUGUESA II Leitura, anlise e interpretao de texto. FACULDADE EVANGLICA _____________________________________________________________________________ Verifique a incoerncia: se os amigos no ficaram apavorados, como que estavam debaixo da cama, tremendo de medo? Os exemplos dados so narrativas. Agora veremos como h necessidade da coerncia quando se trata de um texto argumentativo. Ao defender um ponto de vista, no se devem cometer contradies. Observe: O ser humano naturalmente avesso a qualquer tipo de violncia contra outro ser humano. Alm disso, na condio de seres seguidores de Cristo e obedientes s leis de Deus, defendemos com veemncia a manuteno da paz entre os homens. Para manter essa paz e a fraternidade entre os povos qualquer sacrifcio vlido, at mesmo a adoo do conflito armado em que as grandes potncias mundiais precisem atacar outras naes, que aceitem em seu territrio grupos terroristas, como aconteceu recentemente com os Estados Unidos na guerra contra o Afeganisto, aps os violentos taques a alvos americanos. H um verdadeiro contrassenso nesse texto, pois, ao mesmo tempo em que o autor se posiciona contrariamente violncia e favoravelmente manuteno da paz e da fraternidade entre os povos, ele prega a necessidade de atacar pases em cujo territrio haja grupos terroristas. As incoerncias nem sempre so claras: podem vir dissimuladas, principalmente quando se trata de testes de leitura. Exemplo: H inmeros fatores que contribuem para melhoria de vida da populao das grandes cidades, entre os quais est a possibilidade de as pessoas terem acesso a empregos com melhor remunerao. Numa cidade como Braslia, que a capital da Repblica, onde os salrios dos trabalhadores ativos esto bem acima de dez salrios mnimos, as condies de vida da populao so evidentemente bem melhores, se comparadas a outras capitais. Ora, esse dado de que em Braslia os salrios dos trabalhadores ativos esto bem acima de dez salrios mnimos simplesmente falso, pois no so todos os trabalhadores que recebem esse salrio. Tal afirmao indevida, porque generaliza de forma enganosa. preciso estar sempre atento s generalizaes em que se usam palavras como: tudo, todos, apenas, s, nunca, sempre..., pois em geral no correspondem coerncia exigida de um texto objetivo. COESO - a coeso relaciona-se como o microtexto, isto , com as palavras que estabelecem as ligaes das ideias. A coeso importante para estabelecer a coerncia de um texto, mas esta no depende unicamente daquela. Observemos esta ltima frase. Nela falamos sobre a coeso e a coerncia, mas para evitar repeties, empregamos as palavras esta e aquela com referncia s anteriores, isto o trabalho da coeso de um texto. Da, pode-se dizer que as palavras coesivas podem substituir outras para evitar repetio. Pode-se fazer a substituio de um s termo ou at mesmo de um trecho de texto.

A maneira mais fcil e rpida de se sentir vontade diante do papel e da caneta encar-los sem recio de dar o primeiro passo. *Material retirado das obras do professor Filemon Flix de Moraes

Anda mungkin juga menyukai