Anda di halaman 1dari 3

As Energias Renovveis vm apresentar uma alternativa mais saudvel, vivel e que porpociona uma bem estar socidade visto

o se tratar de uma forma de obter energia de uma forma no pluente ao contrrio do que acontece com o recurso aos combusveis fsseis. Nos ltimos anos, os governos, autoridades competentes e determinadas associaes tm vindo a divulgar, alertar e apostar com determinados essenciatios monetrios, ou no, para que as pessoas decidam investir neste ramo das energias de modo a mudar o rumo do Planeta e a contribuir para o bem estar de toda a sociedade.

SOLAR TERMICO Relativamente ao uso das energias renovveis recorrendo ao Painel Solar Trmico, j desde os tempos mais antigos, nas grandes civilizaes se via determinadas populaes a usar a luz solar e o calor que o Sol nos porpociona, mas s por volta do Sculo XIX Mouchout realizou o 1 sistema solar que funcionava de forma activa e autnoma. Por volta dos anos 70 desencadeou-se a crise energetica onde se verificou que era necessrio criar formas alternativas de criar fontes inesgotveis de energia de maneira a satisfazer pelo menos uma percentagem das necessidades da populao. Pelo facto do solar trmico ser alimentado da precisa fonte o Sol, este foi um factor importantssimo no desenvolvimento desta energia e que fez com que este prospera-se. Uma consequncia do absoro na energia solar evidentemente o aumento da temperatura, sendo que esse aumento pode ento ser usado no s para a produo de electricidade e para o aquecimento de fluidos. De uma forma bastante simples de explicar de como possvel aquecer o fluido atravs do painel solar trmico, a seguinte: o fluido em questo entra frio e quando passa pelo colector solar onde est a ser absorvida a radiao proveniente solar, este fluido passa de frio a quente tal como desejado. Este tipo de paineis veio dar uma ajuda principalmente nas casas, estabelecimentos pblicos, etc porque para alm de ajudar nas necessidades das mesmas de uma forma no pluente ajuda na fatura de electricidade de casa que no desaparece, certo, mas auxilia outros sistemas para o aquecimento da casa, da gua, o que diminui o consumo da electricidade. Os paineis planos so normalmente os mais usados em estabelecimentos domsticos fazendo atingir as temperaturas da gua por volta dos 80C. Estes paineis usam uma superfcie plana metlica que se encontra protegida por uma superfcie transparente de modo a diminuir as perdas para o exterior. Um outro tipo de colectores so os chamados CPC, Compount Parabolic Collectores, que usam uma disposio parablica dos espelhos de forma a maximizar a capacidade de absoro

dos raios que ali incidem convertendo as suas trajectrias para a superficie absorsora e assim conseguir atingir temporaturas mais elevadas. Fala-se hoje do uso de tubos de vcuo das canalizaes dos paineis solares que tm como principal papel diminuir as perdas de energia por conveco e conduo atravs do sistema e assim permitir que sejam atingidas temperaturas mais elevadas.

Existem para alm deste discrito anteriormente, um outro sistema capaz de converter a radiao sob a forma de calor em trabalho e posteriormente em electricidade. posvel converter o calor sob a forma de trabalho atravs de maquinas que realizem trabalho apartir de transformaes termodinmicas sofridas pelo fuido aquando das variaes da tempratura e converter posterioemnte esse trabalho em electricidade.

PERDAS DE EnERGIA considerada perda de energia toda a energia que absorvida pelo sistema mas no convertido em calor. Parte da radiao chega a no interagir com o sistema, sendo parte dessa radiao refletida novamente para a atmosfera. Para alm da radiao que refletida existe uma parte, designada de radiao transmitida que atravessa o corpo absorsor mas no interage com o mesmo, o que nos leva a crer que a energia presente nesses fotes no tem energia necessria para activar o corpo.

Num painel solar trmico nem toda a radiao que absorvida convertida em calor, e tambm nem todo o calor convertido transferido para o fluido que circula no interior do absorsor. Existem 3 tipos de perdas de energia capazes de ocorrer durante o processamento deste tipo de energia renovvel. Uma delas a perda de energia por conveco que se refere a trocas directas de calor no fluido, isto , se o fluido que est em contacto com o absorsor tive uma temperatura menor do que a do absorsor, o absorsor por conveco ir aumentar a temperatura desse mesmo fluido que essa se aproxime da temperatura a que o absorsor se encontra. Um outro factor so as perdas por conduo que se devem ao contacto do absorsor com outros materiais slidos que se encontram a temperaturas inferiores do absorsor. atravs deste fenomeno de conduo que o calor transferido do absorsor para o fluido mas tambm para todos os outros materiais de temperatuas inferiores com que o absorsor est em

contacto. Deste modo, nas instalaes utilizam-se materiais de baixa condutividade termica para tentar reduzir ao mximo as perdas de calor por conduo. Por ltimo, as perdas por radiao relacionadas com emisso natural de radiao de todos os corpos conforme a sua teperatura. Para podermos conhecer o espectro de radiao do corpo podemos assumir este como um corpo negro e de acordo com Planck que desenvolveu uma equao que nos permite relacionar o espectro de radiao de um corpo negro com o comprimento de onda e temperatura do corpo.

I() a irradincia do corpo negro, o comprimento de onda da radiao emitida, a temperatura a que o corpo se encontra, a constante de Planck (6,626*10-34 (J.s)), a velocidade da luz no vazio (3*108 (m/s2)) e a constante de Boltzmann (1,38*10^-23 (J/K)).

atravs da emisso de radiao do corpo que este consegue manter o equilbrio trmico. Apesar do absorsor no ser o corpo negro ideal a sua cor escura aproxima-o disso, fazendo aumentar a sua capacidade de absorso e permitindo reduzir a facilidade de reflectir os raios incidentes devia a esta mesma tonalidade.

Anda mungkin juga menyukai