Anda di halaman 1dari 2

FEBRE REUMATICA

A febre reumtica uma doena inflamatria que se desenvolve aps uma infeco pela bactriaestreptococo (como faringite estreptoccica ou escarlatina). A doena pode afetar o corao, as articulaes, a pele e o crebro. Causas A febre reumtica comum em todo o mundo e responsvel por muitos casos de leses nas vlvulas cardacas. Ela no comum nos Estados Unidos, onde normalmente ocorre em surtos isolados. O ltimo surto aconteceu nos anos 80. A febre reumtica afeta principalmente crianas de 6 a 15 anos e ocorre aproximadamente 20 dias aps a faringite estreptoccica ou escarlatina. Como essa doena tem diferentes formas, nenhum teste pode diagnostic-la com segurana. Seu mdico realizar um exame cuidadoso, que inclui verificar os sons do corao, a pele e as articulaes. Os exames podem incluir:

Exame de sangue em busca de infeco estreptoccica recorrente (como um exame ASO) Hemograma completo Eletrocardiograma Taxa de sedimentao de eritrcitos (ESR) Vrios critrios mais e menos importantes foram desenvolvidos para ajudar a padronizar o diagnstico da febre reumtica. Cumprir com esses critrios, alm de ter provas de uma infeco estreptoccica recente podem ajudar a confirmar se voc tem febre reumtica. Os critrios mais importantes para o diagnstico incluem:

Artrite em vrias articulaes (poliartrite) Inflamao cardaca (cardite) Ndulos abaixo da pele (ndulos subcutneos) Movimentos rpidos e espasmdicos (coreia, coreia de Sydenham) Erupes na pele (eritema marginado)

Os critrios menos importantes incluem:


Febre Alta taxa de sedimentao de eritrcitos Dor nas articulaes

Outros resultados de exames laboratoriais provvel que a febre reumtica seja diagnosticada se voc responder positivamente a dois critrios importantes, ou a um critrio importante e dois critrios menos importantes e tiver sinais de que teve uma infeco anterior. SINTOMAS Dor abdominal Febre Problemas cardacos, que podem no apresentar sintomas ou causar falta de ar e dores no peito Dor nas articulaes, artrite (principalmente nos joelhos, ombros, tornozelos e punhos) Inchao, vermelhido ou calor nas articulaes Sangramentos no nariz (epistaxe) Ndulos cutneos Erupo na pele do tronco e parte superior dos braos ou pernas Erupes com formato de anel ou de serpente Coreia de Sydenham (instabilidade emocional, fraqueza muscular e movimentos rpidos, descoordenados e espasmdicos que afetam principalmente o rosto, os ps e as mos)

Tratamento de Febre reumtica


Se seu diagnstico for febre reumtica aguda, voc ser tratado com antibiticos. Medicamentos anti-inflamatrios, como aspirina ou corticoides, reduzem a inflamao para ajudar a controlar a febre reumtica aguda. Pode ser necessrio tomar pequenas doses de antibiticos (como penicilina, sulfadiazina ou eritromicina) a longo prazo para evitar que a faringite estreptoccica volte.

Expectativas
A febre reumtica tem mais chance de reaparecer em pessoas que no tomam as baixas doses de antibiticos continuamente, especialmente durante os primeiros 3 a 5 anos aps o primeiro caso da doena. As complicaes cardacas podem ser graves, especialmente nas vlvulas cardacas.

Complicaes possveis

Arritmias Leso em vlvulas cardacas (especialmente a estenose mitral e a estenose artica) Endocardite Insuficincia cardaca Pericardite

Anda mungkin juga menyukai