Anda di halaman 1dari 12

Classificao de Angle e Simon

SUMRIO 1 INTRODUO 2 HISTRICO 3 OCLUSO NORMAL VS MALOCLUSO 3.1 Ocluso normal. 3.2 Malocluso 4 SISTEMAS DE CLASSIFICAO 4.1 Sistema de Angle 4.2 Sistema de Simon 4.3 Denominao das ms posies dentrias individualmente - Lischer 5 CONCLUSO 6 BIBLIOGRAFIA
4, 5 e 7

1 INTRODUO A classificao da malocluso tem sido tradicionalmente uma ferramenta importante nos procedimentos de diagnstico e planejamento do tratamento ortodntico . Uma classificao ideal deveria sintetizar os dados do diagnstico e inferir o plano de tratamento. Devido importncia da classificao das malocuses, como um redutor dos dados de diagnstico, relataremos de maneira suscinta sistemas como os de Angle, Simon e Lischer para a classificao das anomalias dentofaciais.
6

2 HISTRICO Desde a antiguidade, dentes mal posicionados trazem certos problemas para alguns indivduos e tentativas para corrigir estas desordens datam de pelo menos 1000 anos a.C. Aparelhos ortodnticos primitivos e surpreedentemente bem elaborados, foram encontrados nas escavaes gregas e etruscas. A medida que a odontologia se desenvolveu nos sculos XVIII e XIX, um grande nmero de dispositivos para a "regularizao dos dentes" e sistemas de classificao foram descritos por vrios autores e utilizados esporadicamente por dentistas da poca. O que chamamos hoje de ocluso normal j tinha sido descrito no sculo XVIII por John Hunter.
1 6

Carabelli, na metade do sculo XIX, foi provavelmente aquele que primeiro descreveu um sistema de classificao anormal no relacionamento entre as arcadas dentrias superior e inferior. O termo

mordida topo a topo e overbite, so na realidade derivadas do sistema de classificao de Carabelli. O termo Ortodontia (Orthodonsie) foi originado por um francs chamado Lefoulon, aproximadamente na mesma poca em que o interesse por estes problemas tornavam-se comuns.
1

Aps 1850, apareceram os primeiros tratados que descreveram a ortodontia de maneira sistemtica, e o mais notvel destes o de Norman Kingsley - Oral Deformities. Kingsley influenciou de forma significativa a odontologia americana durante a ltima metade do sculo XIX. Apesar das suas contribuies e de seus contemporneos, a nfase da Ortodontia permaneceu no alinhamento dos dentes e na correo das suas propores faciais, prestando-se pouca ateno ocluso dentria. Numa poca em que a dentio intacta era uma raridade, os detalhes de relaes oclusais eram considerados sem importncia.
6

Edward Hartley Angle (figura 1) desenvolveu um conceito de ocluso normal, o que aconteceu no final do sculo XIX. Segundo Angle , a cspide msio-bucal do primeiro molar superior repousa no sulco bucal do primeiro molar inferior e se os dentes ocluem nos arcos de maneira alinhada, resultar em uma ocuso ideal. Angle descreveu trs tipos bsicos do que ele chamou de malocluso, representando desvios na dimenso antero posterior.
6 2

A classificao de Angle foi rapidamente aceita pela pelos profissionais odontlogos da poca devido a ordem introduzida, o que era at ento uma confuso com respeito as relaes das arcadas dentrias.
1

figura 1. Edward H. Angle. De 1905 a 1928, Angle trabalhou como proprietrio de escolas de ortodontia em St Louis, New London, Connecticut e Pasadena (Califrnia), onde muitos dos pioneiros da ortodontia americana receberam sua formao. 3

O sistema de Angle, para classificar as malocluses foi imediatamente reconhecido, apesar de possuir deficincias. Um dos mais severos crticos foi Calvin Case, que apontou no mtodo de Angle certo descuido no relacionamento dos dentes com a face, isto , no perfil facial. Outra crtica feita por Case e outros profissionais era que, embora a malocluso fosse um problema tridimensional, no sistema de Angle somente os desvios antero-posteriores foram levados em considerao.
6 1

As deficincias no sistema original de Angle levaram a uma srie de adies informais no passado. Diversas subdivises de Classe I foram propostas por Martin Dewey, inicialmente discpulo e defensor de Angle e mais tarde seu rival. Paulatinamente, as modificaes da classificao de Angle foram estendidos para referirem a quatro caractersticas distintas, porm relacionadas: a) a classificao da malocluso como concebida originalmente; b) a relao molar; c) a relao esqueltica dos maxilares, e,

d) o padro de crescimento. Em 1912, em um artigo publicado para a Sociedade Britnica para o estudo da Ortodontia, Norman Bennett sugeriu que as malocluses deviam ser classificadas com cuidado, considerando os desvios na dimenso transversa, sagital e vertical. Esta recomendao, rejeitada por muito tempo, foi posteriormente realizada em um trabalho de Simon que desenvolveu um sistema gnatosttico. Simon relacionou os dentes com a face e o crnio nas trs dimenses do espao. Seus estudos, embora com certa complexidade, claramente representava um avano, principlamente devido ao fato ter ocorrido anteriormente ao advento da radiografia cefalomtrica . Com a introduo da radiografia cefalomtrica na prtica ortodntica, na dcada de 50, os conceitos de Simon foram incorporados na rotina do diagnstico ortodntico, apesar de ter sido abandonado o mtodo de modelos gnatostticos.
6 1

3 OCLUSO NORMAL VS. MALOCLUSO 3.1 Ocluso normal De acordo com Graber , a posio dos dentes dentro dos maxilares e a forma de ocluso so determinados pelos processos de desenvolvimento, que interagem nos dentes e suas estruturas de suporte durante os perodos de formao, crescimento e modificaes ps-natal. A ocluso dentria varia entre indivduos de acordo com o tamanho e forma dos dentes, posio dentria, poca e sequncia de erupo, forma e tamanho do arco dentrio e padres de crescimento crnio-faciais. O estudo da ocluso dentria est associado, alm das descries morfolgicas, s variaes naturais nos componentes do aparelho mastigatrio, bem como o efeito das mudanas que ocorrem com a idade, modificaes funcionais e patolgicas. Existe variedade na dentio, como no caso da interrelao gentica e os fatores ambientais que influenciam as modificaes no desenvolvimento pr e ps-natal. (figura 2)
4 4

figura 2. "OLD GLORY", era o esqueleto o qual Angle utilizava para exemplificar a ocluso normal.

Strang define a ocluso normal como um complexo estrutural formado fundamentalmente por dentes e maxilares, caracterizado por uma relao normal dos planos inclinados oclusais dos dentes (figura 2 e 3), que se encontram situados individualmente e o conjunto em harmonia arquitetnica com os ossos basais e anatomia craniana, e que apresentam corretos contatos proximais e posies axiais (figura 4 e 5), e esto associados com o crescimento, desenvolvimento, correlao e posio normais de todos os tecidos e estruturas circundantes.
8

figura 3. Ocluso normal em um viso lingual.

figura 4. Ilustrao dos dentes superiores em um aspecto lateral e frontal, mostrando a inclinao dos longos eixos das razes.

figura 5. Viso frontal e lateral de uma mandbula e os seu dentes, exemplificando a correta inclinao axial dos dentes.

3.2 Malocluso Segundo Strang , malocluso algum desvio da ocluso normal dos dentes. Fundamentalmente, ms posices dentrias so sintomas de erro de crescimento no esqueleto sseo e estruturas faciais. O desvio da normalidade das unidades dentrias pode variar em um leve grau de rotao ou deslocamento de um dente, at uma complexa m posio de vrios ou todos os dentes. A falta de relao de um arco dental para outro, ou a desarmonia entre uma ou ambas as arcadas em relao a anatomia craniana.
8 8

A mais sria m relao dos planos inclinados, pode ocorrer na regio dos primeiros molares inferiores. Estes dentes so os primeiros a erupcionar entre os permanentes, e o mais importante na manuteno do correto relacionamento entre os arcos mandibular e maxilar, bem como na conservao da altura vertical da dentio. Qualquer falta de relao nos planos inclinados, acarretar em um distrbio no ajuste normal de todos os dentes de ambos os arcos e tambm um relacionamento anormal do arco dental mandibular e maxilar.

Algumas vezes, contudo, encontramos dentes em ms posies antes deles erupcionarem suficientemente para permitir que seus planos inclinados entrem em contato.(figura 6)

figura 6. Posicionamento mesial dos molares superiores antes da erupo completa.

Isto provavelmente causado por insuficiente crescimento da basal ssea dos maxilares. Por outro lado, entretanto, a erupo dentria pode ser desviada por uma fora anormal exercida sobre eles, pela presena de reabsoro irregular das razes dos decduos, traumatismos ou neoplasias. Deslocamento das coroas e criptas resulta em dentes assumindo posies axiais incorretas, uma forma de malocluso que deve ser considerada importante e que to frequentemente negligenciada.

4 SISTEMAS DE CLASSIFICAO Definio - um processo de anlise dos casos de malocluso com o propsito de separ-los em um pequeno nmero de grupos, sendo que cada grupo seja caracterizado por certas variaes especficas e fundamentais na ocluso normal.
8

Objetivos da classificao:

a) estabelecer uma ocluso normal, simplificando o problema do tratamento para os casos agrupados que requerem o mesmo plano geral de movimentao dentria; b) facilitar a referncia, sendo um meio de comunicao fcil e fornecendo a imediata compreenso de um caso; c) segregar um grande nmero de casos de malocluso dentro de um nmero comparativamente menor, e cada grupo contendo somente os casos que so caracterizados por um fator comum ou por fatores de fundamental significncia.

Quando classificar?

Moyers relata em seu livro, Handbook of Orthodontics, que um dos erros mais comuns o de rotular cada caso isoladamente. No se deve precipitar para categoriza-los, afinal, a classificao no o diagnstico. Ser de bom procedimento, inicialmente, descrever o que est errado de maneira precisa e completa, se, ao final do exame o caso se encaixar dentro de um grupo utilizado, ele ento poder ser, ento, denominado.

4.1 Sistema de Angle Existem certos princpios nos quais a classificao de Angle se baseia, desta forma, Angle baseou-se nos seguintes fatores:
2,8

a) O corpo mandibular com sua respectiva arcada dental deve ocupar um posicionamento normal em relao a anatomia craniana; b) o arco dentrio maxilar, por estar construdo sobre uma base fixa em relao a anatomia craniana, mais ou menos estvel em relao aos vrios limites da cabea. Consequentemente, poder-se-ia escolher um ponto atravs do qual pudesse verificar e julgar a relao do arco dentrio inferior. Selecionou, ento, os 1s molares superior, por acreditar que os mesmos ocupavam posies normais com maior freqncia do que qualquer outro dente, e por que serem estes dentes menos limitados para tomarem suas posies na arcada. C) observou tambm a relao normal dos caninos que, devido ao tamanho, foravam suas passagens para dentro de posies normais.

CLASSIFICAO DE ANGLE: a) Classe I; b) Classe II, 1a. e 2a. divises e sub-divises, e, c) Classe III.

Classe I: so englobados aqueles casos de malocluso em que a relao anteroposterior dos primeiros molares superior e inferior normal. Isto significa que a mandbula e o arco dentrio ela superposto, esto em correta relao mesiodistal com a maxila e demais ossos da face. A cspide mesio-vestibular do primeiro molar superior oclui no sulco central do primeiro molar inferior. A malocluso est geralmente confinada aos dentes anteriores.(figura 7)

Classe II: so aqueles casos em que a arcada inferior se encontra em relao distal com a arcada superior. A cspide mesio-vestibular do primeiro molar superior oclui no espao entre a cspide vestibular do primeiro molar inferior e a face distal da cspide vestibular do segundo pr-molar inferior. Apresenta duas divises:

Classe II, diviso 1: Uma de suas caractersticas marcantes a protruso dos incisivos superiores que apresentam uma inclinao axial labial. A forma da arcada se assemelha um "V", est geralmente associada com funes musculares anormais, respirao bucal ou hbitos de suco de dedo ou lngua.(figura 8)

figura 7. Malocluso Classe I

figura 8. Malocluso Classe II div. 1

Classe II - diviso 2: so aqueles casos de classe II em que os incisivos superiores esto com inclinao axial vertical ou lingual. O arco superior geralmente apresenta-se achatado na regio anterior, devido a inclinao lingual excessiva dos incisivos centrais superiores. Existe uma sobre mordida vertical excessiva, e o arco inferior apresenta freqentemente curva de Spee exagerada. A funo muscular e respirao so normais. (figura 9)

Subdiviso - quando os molares de um lado apresentam relaes de classe I e o outro lado em relao de classe II. Recebe a denominao de subdivises direita ou esquerda, conforme a chave de ocluso de classe II esteja do lado direito ou esquerdo, respectivamente.

figura 9. Malocluso classe II, div. 2

Classe III: so aqueles casos em que o primeiro molar inferior encontra-se em posio mesial na relao com o primeiro molar superior. A cspide msio-vestibular do primeiro molar superior oclui no espao entre a cspide distal do primeiro molar inferior e a cspide msio-vestibular do segundo

molar inferior. Tambm neste caso usada a sub-diviso quando existe um lado em chave de ocluso. Os incisivos podem ou no apresentar mordida cruzada, com as faces vestibulares dos incisivos superiores contatando com as faces linguais dos incisivos inferiores. Os incisivos e caninos inferiores encontram-se com excessiva inclinao lingual. Freqentemente a arcada superior est atresiada.(figura 10)

figura 10. Malocluso Classe III

4.2 Sistema de Simon No sistema de Simon os arcos dentrios so relacionados com trs planos antropolgicos, baseados em planos craniomtricos. Plano Orbital Plano Sagital Mdio Plano de Frankfort
5, 7

Os planos usados so (figura 11):

figura 11. A relao da face com os trs planos no espao.

a) Desvios do Plano Orbital - relaes antero-posteriores Quando o arco dentrio, ou parte dele, est localizado mais anteriormente que o normal em relao ao plano orbital, diz-se que est em protrao (figura 12).
5

figura 12. Protrao

Quando est situado posteriormente em relao ao plano orbital, dizemos que est em retrao. (figura 13). Simon dava mais nfase ao fato de que o plano orbital passava pela regio do canino superior em uma grande porcentagem de ocluses normais. Este achado foi denominado "Lei do Canino". Estudos subsequentes, feitos por vrios pesquisadores, mostraram que a posio do canino superior no coincidia com o plano orbital, desta forma, no suficientemente preciso para ser usado como valor diagnstico prtico.
5

figura 13. Retrao

b) Desvios do plano Sagital mdio - relaes mdio-laterais Quando o arco dentrio ou parte dele est mais prximo do plano sagital mdio do que a posio normal, diz-se que est em contrao. Quando est mais afastado, diz-se que est em distrao
7 5

(figura 14 ).A forma do arco e a inclinao do longo eixo dos dentes pode ser determinado por este plano.

figura.14. Desvios do plano sagital mdio

c) Desvios do plano de Frankfurt - relaes verticais Este plano utilizado para determinar desvios na altura dos arcos dentais e dentes, em relao com a face e o crnio . Quando o arco dentrio, ou parte dele, est mais prximo do plano de Frankfurt do
7

que a posio normal, diz-se que est em atrao. Quando est mais afastado deste plano do que a posio normal, diz-se que est em abstrao. (figura 15 )
5

figura 15. Desvios do plano de Frankfort

4.3 Denominao das ms posies dentrias individualmente - Lischer

4, 5 e 7

A nomenclatura de Lischer, para descrever as ms posies dentrias individuais a mais usada. Envolve somente a adio do sufixo "verso" palavra indicadora da direo para a qual o dente desvia-se da posio normal. So termos sugeridos por Lischer, usados para demonstrar anomalias individuais dos dentes, na qual influencia a ocluso com mal formao do processo alveolar e sem deformao dos maxilares e das caractersticas faciais. A terapia ortodntica geralmente efetiva nestes tipos de malocluses.
7 5

a) Mesioverso - mesial posio normal. b) Distoverso - distal posio normal. c) Linguoverso - lingual posio normal. d) Lbio ou Vestibuloverso - em direo ao lbio ou bochecha. e) Infraverso - aqum linha de ocluso. f) Supraverso - alm da linha de ocluso. g) Axiverso - inclinao axial incorreta. h) Giroverso ou Torsiverso - rotao sobre seu longo eixo. i) Transverso ou Transposio - alterao da ordem normal dos dentes no arco. Os termos podem ser combinados quando o dente assume uma m posio que apresente mais de uma variao da direo normal.

figura 16. M posio individual dos dentes. LA.V.= Lbioverso, L.V.= Linguoverso, T.V.= Giroverso, D.V.= Distoverso, M.V.= Msioverso, B.V.= Bucoverso, M.LA.V.= Mesiolabioverso

figura 17. A- Incisivo lateral em transverso, B- Incisivo lateral em labioverso, C- Canino em axiverso, D- Incisivo central em giroverso, E- Incisivo lateral em linguoverso, F- 1o PM em supraverso, G- 1o molar em mesioverso, H- Canino inferior em infraverso, I- 1o PM em distoverso.

5 CONCLUSO A partir do presente trabalho pode-se concluir que: - Os sistemas de classificao das malocluses e deformidades craniofaciais sofreram ao longo do sculo uma srie de modificaes no sentido de aperfeio-las.

- Apesar das vrias crticas sofridas por Angle, seu sistema de classificao simples e de fcil agrupamento, sendo a mais utilizada at os dias de hoje. - Apesar dos conceitos Gnatostticos de Simon serem de difcil compreesso em sua poca, so muito empregados atualmente, principalmente aps o advento da radiologia cefalomtrica. - A classificao de Lischer, para o posicionamento individual dos dentes, utilizado com muita frequncia na prtica da clnica ortodntica, devido a sua facilidade de comunicao.

6 - BIBLIOGRAFIA 1. Ackerman, J. L., Proffit, W. R. The Caracteristics of Malocclusion: a Modern approach to Classification and Diagnosis, Am. J. Ortho., 56 (5), 443-454, nov., 1969. 2. Angle, E. H. Treatment of Malocclusion of the Teeth, 7th Ed., Philadelphia:SSW Co., 1907. 3. Dale, J. G., Rushton, J. S., et al.: A half Century of Care, a Future of Caring, Tucson, Ariz., 1982, The Charles H Tweed International Foundation. 4. Graber, T. M. Orthodontics, Principles and Pratice., Sanders Co., Philadelphia, p. 204-225, 1972. 5. Moyers, R. C. Handbook of Orthodontics, Year Book Inc, Chicago, p. 303-318, 1974. 6. Proffit, W. R. e Fields Jr., H. W. Ortodontia Contenpornea. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro. 2002. 7. Salzmann, J. A. Principles of Orthodontics, J. B. Lippincott Co., p. 386-415, 1943. 8. Strang, R. H. A. A Text Book of Orthodontia, Lea e Febiger, Philadelphia, cap. 01 e 06, 1950.

Anda mungkin juga menyukai