Anda di halaman 1dari 5

Lista de Exerccios Mquinas Trmica

Prof. Emerson Santos

1. (Enem) O diagrama mostra a utilizao das diferentes fontes de energia no cenrio mundial. Embora aproximadamente um tero de toda energia primria seja orientada produo de eletricidade, apenas 10% do total so obtidos em forma de energia eltrica til.

A pouca eficincia do processo de produo de eletricidade deve-se, sobretudo, ao fato de as usinas a) nucleares utilizarem processos de aquecimento, nos quais as temperaturas atingem milhes de graus Celsius, favorecendo perdas por fisso nuclear. b) termeltricas utilizarem processos de aquecimento a baixas temperaturas, apenas da ordem de centenas de graus Celsius, o que impede a queima total dos combustveis fsseis. c) hidreltricas terem o aproveitamento energtico baixo, uma vez que parte da gua em queda no atinge as ps das turbinas que acionam os geradores eltricos. d) nucleares e termeltricas utilizarem processos de transformao de calor em trabalho til, no qual as perdas de calor so sempre bastante elevadas. e) termeltricas e hidreltricas serem capazes de utilizar diretamente o calor obtido do combustvel para aquecer a gua, sem perda para o meio. 2. (Pucmg) A respeito do que faz um refrigerador, pode-se dizer que: a) produz frio. b) anula o calor. c) converte calor em frio. d) remove calor de uma regio e o transfere a outra. 3. (Uel) A Usina Nuclear de Angra dos Reis - Angra II - est projetada para uma potncia de 1309 MW. Apesar de sua complexidade tecnolgica, relativamente simples compreender o princpio de funcionamento de uma usina nuclear, pois ele similar ao de uma usina trmica convencional. Sobre o assunto, considere as afirmativas apresentadas a seguir. I. Na usina trmica, o calor gerado pela combusto do carvo, do leo ou do gs vaporiza a gua em uma caldeira. Esse vapor aciona uma turbina acoplada a um gerador e este produz eletricidade. II. O processo de fuso nuclear utilizado em algumas usinas nucleares semelhante ao processo da fisso nuclear. A diferena entre os dois est na elevada temperatura para fundir o tomo de Urnio-235.

pag.1

Lista de Exerccios Mquinas Trmica

Prof. Emerson Santos

III. Na usina nuclear, o calor produzido pela fisso do tomo do Urnio-235 por um nutron no ncleo do reator. IV. Na usina nuclear, o calor produzido pela reao em cadeia da fuso do tomo do Urnio-235 com um nutron. So corretas apenas as afirmativas: a) I e III. b) II, III e IV. c) I, II e IV.

d) II e III.

e) III e IV.

4. (Uel) Uma das grandes contribuies para a cincia do sculo XIX foi a introduo, por Sadi Carnot, em 1824, de uma lei para o rendimento das mquinas trmicas, que veio a se transformar na lei que conhecemos hoje como Segunda Lei da Termodinmica. Na sua verso original, a afirmao de Carnot era: todas as mquinas trmicas reversveis ideais, operando entre duas temperaturas, uma maior e outra menor, tm a mesma eficincia, e nenhuma mquina operando entre essas temperaturas pode ter eficincia maior do que uma mquina trmica reversvel ideal. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, correto afirmar: a) A afirmao, como formulada originalmente, vale somente para mquinas a vapor, que eram as nicas que existiam na poca de Carnot. b) A afirmao de Carnot introduziu a idia de Ciclo de Carnot, que o ciclo em que operam, ainda hoje, nossas mquinas trmicas. c) A afirmao de Carnot sobre mquinas trmicas pode ser encarada como uma outra maneira de dizer que h limites para a possibilidade de aprimoramento tcnico, sendo impossvel obter uma mquina com rendimento maior do que a de uma mquina trmica ideal. d) A afirmao de Carnot introduziu a idia de Ciclo de Carnot, que veio a ser o ciclo em que operam, ainda hoje, nossos motores eltricos. e) Carnot viveu em uma poca em que o progresso tcnico era muito lento, e sua afirmao hoje desprovida de sentido, pois o progresso tcnico ilimitado. 5. (Ufc) A eficincia de uma mquina de Carnot que opera entre a fonte de temperatura alta (T) e a fonte de temperatura baixa (T) dada pela expresso n = 1 - (T/T), em que T e T so medidas na escala absoluta ou de Kelvin. Suponha que voc dispe de uma mquina dessas com uma eficincia n = 30%. Se voc dobrar o valor da temperatura da fonte quente, a eficincia da mquina passar a ser igual a: a) 40% b) 45% c) 50% d) 60% e) 65%

6. (Uff) Se olharmos ao redor, perceberemos como o mundo evoluiu a partir do sculo XVIII e incio do XIX, com a Revoluo Industrial. O advento da mquina, em suas variadas formas, alargou os horizontes do homem, proporcionando novos recursos para o desenvolvimento urbano e industrial, desde as descobertas de fontes de energia at a expanso de mercados e de territrios dentro e fora da Europa.

pag.2

Lista de Exerccios Mquinas Trmica

Prof. Emerson Santos

O esquema a seguir representa o ciclo de operao de determinada mquina trmica cujo combustvel um gs. Quando em funcionamento, a cada ciclo o gs absorve calor (Q) de uma fonte quente, realiza trabalho mecnico (W) e libera calor (Q) para uma fonte fria, sendo a eficincia da mquina medida pelo quociente entre W e Q.

Uma dessas mquinas, que, a cada ciclo, realiza um trabalho de 3,0 10 J com uma eficincia de 60%, foi adquirida por certa indstria. Em relao a essa mquina, conclui-se que os valores de Q, de Q e da variao da energia interna do gs so, respectivamente: a) 1,8 10 J ; 5,0 10 J ; 3,2 10 J b) 3,0 10 J ; zero ; zero c) 3,0 10 J ; zero ; 3,0 10 J d) 5,0 10 J ; 2,0 10 J ; zero e) 5,0 10 J ; 2,0 10 J ; 3,0 10 J 7. (Ufrs) Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas no pargrafo abaixo, na ordem em que elas aparecem. A entropia de um sistema termodinmico isolado nunca .......... : se o sistema sofre uma transformao reversvel, sua entropia .......... ; se o sistema sofre uma transformao irreversvel, sua entropia .......... . a) aumenta - permanece constante - diminui b) aumenta - diminui - permanece constante c) diminui - aumenta - aumenta d) diminui - permanece constante - aumenta e) diminui - permanece constante - permanece constante 8. (Ufsc) No sculo XIX, o jovem engenheiro francs Nicolas L. Sadi Carnot publicou um pequeno livro Reflexes sobre a potncia motriz do fogo e sobre os meios adequados de desenvolv-la - no qual descrevia e analisava uma mquina ideal e imaginria, que realizaria uma transformao cclica hoje conhecida como "ciclo de Carnot" e de fundamental importncia para a Termodinmica.

pag.3

Lista de Exerccios Mquinas Trmica


Assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S) a respeito do ciclo de Carnot:

Prof. Emerson Santos

(01) Por ser ideal e imaginria, a mquina proposta por Carnot contraria a segunda lei da Termodinmica. (02) Nenhuma mquina trmica que opere entre duas determinadas fontes, s temperaturas T e T, pode ter maior rendimento do que uma mquina de Carnot operando entre essas mesmas fontes. (04) Uma mquina trmica, operando segundo o ciclo de Carnot entre uma fonte quente e uma fonte fria, apresenta um rendimento igual a 100%, isto , todo o calor a ela fornecido transformado em trabalho. (08) O rendimento da mquina de Carnot depende apenas das temperaturas da fonte quente e da fonte fria. (16) O ciclo de Carnot consiste em duas transformaes adiabticas, alternadas com duas transformaes isotrmicas. 9. (Ufsm) Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmativas. ( ) impossvel transferir energia na forma de calor de um reservatrio trmico baixa temperatura para outro com temperatura mais alta. ( ) impossvel construir uma mquina trmica que, operando em ciclos, transforme em trabalho toda a energia a ela fornecida na forma de calor. ( ) Em uma expanso adiabtica de um gs ideal, o trabalho realizado s custas da diminuio da energia interna do gs. ( ) Em uma expanso isotrmica de um gs ideal, o trabalho realizado s custas da diminuio da energia interna do gs. A seqncia correta a) F - V - F - V. b) F - V - V - F. c) F - F - V - V. d) V - F - F - V. e) V - F - V - F. 10. (Ufsm) Considere as afirmaes: I - impossvel construir uma mquina trmica que, operando em ciclos, retire energia na forma de calor de uma fonte, transformando-a integralmente em trabalho. II - Refrigeradores so dispositivos que transferem energia na forma de calor de um sistema de menor temperatura para outro de maior temperatura. III - A energia na forma de calor no passa espontaneamente de um corpo de menor temperatura para outro de maior temperatura. Est(o) correta(s) a) apenas I. b) apenas II. c) apenas I e III. d) apenas II e III. e) I, II e III.

pag.4

Lista de Exerccios Mquinas Trmica

Prof. Emerson Santos

GABARITO
1. [D] 2. [D] 3. [A] 4. [C] 5. [E] 6. [D] 7. [D] 8. 02+08+16=26 9. [B] 10. [E]

pag.5

Anda mungkin juga menyukai