Anda di halaman 1dari 14

Comisso de Valores Mobilirios

Escola de Administrao Fazendria

Concurso Pblico - 2010 (Edital ESAF n. 94, de 11/10/2010)

Gabarito

Cargos:

1
1.

Inspetor / Analista (Mercado de Capitais) / Analista (Normas Contbeis e de Auditoria) Prova 1


Instrues

Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados.

Nome:
2.

N. de Inscrio:

Verique se o Nmero do Gabarito, colocado na quadrcula acima, o mesmo constante do seu CARTO DE RESPOSTAS e da etiqueta colada na carteira escolar; esses nmeros devero ser idnticos, sob pena de prejuzo irreparvel ao seu resultado neste processo seletivo; qualquer divergncia, exija do Fiscal de Sala um caderno de provas, cujo nmero do gabarito seja igual ao constante de seu CARTO DE RESPOSTAS. O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto no o rasure nem o amasse. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra cursiva, para posterior exame grafolgico: O sucesso da vida signica unicamente insistncia e ao.

3. 4.

5. 6. 7.

DURAO DAS PROVAS: 4 horas includo o tempo para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Na prova h 40 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca transparente (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciadas as provas. Durante as provas, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecedem o trmino das provas, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 8.24 do edital regulador do concurso. A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida uma hora do incio das provas. no observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. Ao sair da sala, entregue este CADERNO DE PROVAS, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala. Quanto prova Discursiva: Identique-se apenas na capa da prova (pgina 15); sua prova discursiva no poder ser assinada ou rubricada nem conter marcas ou sinais identicadores. Use somente as folhas pautadas deste caderno para desenvolver sua prova discursiva, que dever ser desenvolvida em um mnimo de 40(quarenta) e um mximo de 60(sessenta) linhas. As folhas em branco, no nal do caderno, podero ser usadas somente para rascunho. No escreva no espao direita Reservado ao Examinador. A

8. 9. 10. 11. 12. 13. 1. 2. 3. 4.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

LNGUA PORTUGUESA Considere o texto abaixo para responder s questes 1 e 2. Entrevistador - O que caracteriza o capitalismo brasileiro atual, que explica os rumos que ele vem tomando desde a crise nanceira internacional em 2008? Ladislau Dowbor O capitalismo brasileiro descobriu o mercado interno e a importncia de responder s necessidades internas do pas. O segundo eixo que ele descobriu que ns no podemos explorar indenidamente os recursos naturais sem prejudicar a sustentabilidade a mdio e longo prazo. Essa tomada de conscincia na rea do grande capital, de que h necessidades da populao insatisfeitas - e isso pode ser um problema, mas pode ser uma oportunidade em termos de expanso de fronteiras -, e a tomada de conscincia da problemtica ambiental so os principais eixos de mudana. lgico do ponto de vista do capitalista individual pensar que o aumento do salrio mnimo tornar a mo de obra mais cara. S que, ao multiplicar em todas as empresas essa atitude, no teremos desenvolvimento do mercado interno e todo mundo entra em crise. Quando se pensa fora de uma unidade empresarial, entendemos que esse aumento do salrio mnimo e dos direitos sociais gera capacidade de compra por parte dos trabalhadores. E essa capacidade de compra dinamiza o mercado. Todos vo poder produzir mais. justamente esse o casamento estranho que as pessoas no imaginavam, de que ajudar a parte de baixo da sociedade tambm ajuda na parte de cima. Entendemos que temos que generalizar o bem-estar para toda a sociedade e no s para alguns. E isso tem que ser feito de maneira sustentvel.
(Adaptado da entrevista de Ladislau Dowbor a IHU On-line. http://www. ihuonline.unisinos.br acesso em 20 de outubro de 2010)

e) substituir a conjuno em tem que(.36) pela preposio de, escrevendo tem de ser feito. 2 - A argumentao do texto se organiza como uma tomada de conscincia(.12) em torno de dois eixos; assinale a opo que caracteriza, respectivamente, esses dois eixos. primeiro eixo a) Descoberta de que o modelo capitalista atende s necessidades individuais e coletivas do pas. Utilizao da lgica do ponto de vista individual e empresarial para controlar os salrios e os direitos sociais. Reconhecimento de que o atual modelo d importncia apenas s necessidades internas do pas individuais da populao. Necessidade de o capital interno generalizar o bem estar tanto para as camadas de baixo como para a parte de cima da sociedade. Dinamizao do mercado por meio de revitalizao do grande capital, valorizando a produo e o poder de compra das camadas de baixo da sociedade. segundo eixo Descoberta de mecanismos econmicos que tornam possvel explorar os vastos recursos naturais brasileiros. Utilizao da lgica do ponto de vista coletivo e social para aumentar os salrios e o poder de compra dos trabalhadores. Reconhecimento de que a expanso de fronteiras cria necessidades para a populao que o grande capital no satisfaz. Necessidade de explorao consciente dos recursos naturais em prol da valorizao do homem e no do capital. Dinamizao do capital interno por meio da valorizao do mercado e do setor de produo, para atender s necessidades da populao de modo generalizado.

10

b)

15

c)

20

d)

25

e)

30

35

1 - Provoca-se erro gramatical e, consequentemente, incoerncia textual ao a) tornar a ideia indeterminada pelo pronome se, escrevendo tornar-se-, em lugar de tornar(.20). b) enfatizar as relaes de coeso, inserindo a antes de de que h(.13). c) manter a ideia de modo, substituindo ao multiplicar(.21) por multiplicando. d) incluir o leitor na argumentao, substituindo se pensa(.24) por pensamos.
Cargos: Inspetor / Analista (Mercado de Capitais) / Analista (Normas Contbeis e de Auditoria) - CVM - 2010 2 Prova 1 - Gabarito 1

3 - Analise os seguintes trechos transcritos e adaptados do Correio Braziliense, de 21 de outubro de 2010, quanto correo gramatical. I. Assim como ocorreu na 15 Conferncia das Partes sobre Mudanas Climticas, na Dinamarca a questo econmica tornou-se o centro das discusses na 10 Conferncia das Partes sobre Diversidade Biolgica, no Japo. O estabelecimento de novas metas de preservao das espcies pode no seguir a diante devido a impasse que coloca em confronto entre os pases em desenvolvimento os donos de grandes reservas naturais e as naes ricas. II. O primeiro grupo, tendo o Brasil como lder, defende a adoo de compensaes nanceiras pagas pelos pases industrializados devido ao uso da biodiversidade. Uma das tentativas de exibilizar a posio dos pases foi a divulgao do relatrio A Economia dos Ecossistemas de Biodiversidade. O documento mostra que preservar o meio ambiente pode ser economicamente rentvel. III. De acordo com esse estudo, preciso que os tomadores de deciso levem em conta o que ser gasto no futuro por causa dos problemas ambientais, como a extino de espcies e o aquecimento global. Isso pode redenir os atuais padres econmicos e iniciar uma nova era, na qual o valor dos servios da natureza passa a ser visvel e se torna uma parte crtica da tomada de decises na poltica e nas empresas. Na transcrio, manteve-se o respeito correo gramatical e coerncia textual apenas em a) b) c) d) e) I I e II II II e III III

4 - Assinale a opo segundo a qual provoca-se incoerncia entre os argumentos e/ou incorreo gramatical ao fazer a alterao sugerida na pontuao do texto. A institucionalizao de alguns aspectos morais da sociedade capaz de transformar completamente uma sociedade, fato. Transformar certas atitudes e preceitos em hbitos nos leva ao passo contrrio do questionamento e da capacidade de reinventar o cotidiano. Por aqui, potencializouse no decorrer dos anos a necessidade de ostentao. Patrimnio no Brasil se compreende como quantos carros, mveis e imveis se possui. Pior, o brasileiro quer possuir esses bens ainda que seus pagamentos sejam arrastados durante anos, num ciclo completamente automatizado. Isso no construir patrimnio. Pense que essa estratgia envolve diversos custos e que, para manter tal raciocnio vicioso, voc precisar estar sempre se vendo assalariado ou com uma fonte xa de renda. No sou contra o emprego, sou contra a acomodao. Onde ca a qualidade de vida? Seu maior patrimnio voc mesmo. Qualidade de vida ter o que voc merece, mas tambm ter responsabilidade e preparo para poder lutar pelo que merece. Qualidade de vida gastar seu dinheiro com voc, desde que voc no entre em conito com voc mesmo.

10

15

20

25

(Adaptado de Conrado Navarro. Educao nanceira e qualidade de vida. http://dinheirama.com/blog/2007/09/19/educacao-nanceira-e-qualidadede-vida, acesso em 20 de outubro de 2010)

a) Reescrever o nal do primeiro perodo do texto, na linha 3, como: [...] uma sociedade; isso fato. b) Isolar por vrgulas a expresso no decorrer dos anos(.7). c) Substituir a conjuno em Pense que essa estratgia(.14) pelo sinal de dois pontos, escrevendo: Pense: essa estratgia. d) Substituir a vrgula depois de Pior(.10) pelo sinal de dois pontos. e) Inserir um travesso antes de ou com uma fonte(.17).

Cargos: Inspetor / Analista (Mercado de Capitais) / Analista (Normas Contbeis e de Auditoria) - CVM - 2010

Prova 1 - Gabarito 1

As questes 5 e 6 tomam por base o seguinte texto. Tradicional defensor de instrumentos ortodoxos de poltica econmica, o Fundo Monetrio Internacional (FMI) admitiu o uso de controles de capital para combater a formao de bolhas nanceiras e o uxo exagerado de investimentos estrangeiros que valorizam excessivamente as moedas nacionais em relao ao dlar. Entre as opes, est a tributao do ingresso de recursos, caminho escolhido pelo Brasil, que elevou de 4% para 6% a alquota do imposto de operaes nanceiras (IOF) nas aplicaes de renda xa. Outra possibilidade a proibio de retirada do dinheiro por um tempo determinado, como fez o Chile. Por enquanto a equipe econmica brasileira resiste em adotar este passo, pois, para o economista americano J. L., o reforo no balano oramentrio e as aes de carter mais estrutural so, muitas vezes, as respostas mais adequadas para o aumento de uxos. Mas pode haver circunstncias em que os controles cambiais sejam teis, numa medida temporria, para lidar com esse crescimento de capital, arma.
(Adaptado de Correio Braziliense, 19 de outubro de 2010)

6 - Assinale a opo correta a respeito do uso das estruturas lingusticas no texto. a) Por integrar um termo que complementa combater(.4), o artigo em a formao(.4) poderia receber o sinal indicativo de crase, o que indicaria a insero da preposio a no texto. b) Apesar da extenso do perodo sinttico, a insero de uma vrgula depois de estrangeiros(.6) provocaria erro gramatical e incoerncia textual. c) Como a expresso imposto de operaes nanceiras(.10 e 11) est escrita, no texto, com iniciais minsculas, sua sigla tambm deveria ser grafada com letras minsculas para atender s regras de ortograa. d) O uso do modo subjuntivo em sejam(.21) ressalta a ideia de uma hiptese, uma possibilidade; para se fazer uma afirmao, o desenvolvimento textual admitiria a forma de indicativo: so ou sero. e) Preserva-se a coerncia entre os argumentos e a correo gramatical do texto ao usar o verbo existir em lugar de haver(.20), desde que se faa a concordncia adequada, escrevendo pode existirem circunstncias.

10

15

20

5 - Na organizao das relaes de coeso e coerncia no texto, a expresso a) caminho escolhido pelo Brasil(.9) retoma a ideia de tributao do ingresso de recursos (.8 e 9). b) uxo exagerado de investimentos estrangeiros (.5 e 6) retoma a ideia de bolhas nanceiras (.4 e 5). c) aes de carter mais estrutural(.17 e 18) retoma a ideia de bolhas nanceiras(.4 e 5). d) controles cambiais(.21) retoma a ideia de aes de carter mais estrutural(.17 e 18). e) esse crescimento de capital(.22 e 23) retoma a ideia de aplicaes de renda xa(.11 e 12).

Cargos: Inspetor / Analista (Mercado de Capitais) / Analista (Normas Contbeis e de Auditoria) - CVM - 2010

Prova 1 - Gabarito 1

7 - Assinale a opo em que ocorre erro na transcrio e adaptao do texto de Conjuntura Econmica, de setembro de 2010 vol. 64 n. 9. O mecanismo de cmbio utuante, quando acompanhado de razovel mobilidade de capitais, prov um meio automtico atravs do qual o equilbrio se congura(a). Elevaes de consumo ou investimento da parte de residentes geram pequenas elevaes de juros que majoram a entrada de capitais externos, desta forma valorizando(b) a moeda domstica. Tal valorizao reduz as exportaes e aumenta as importaes, meio pelos quais(c) se compensa, liquidamente, a preos possivelmente constantes, o acrscimo inicial de procura por bens e servios provocado por possveis expanses de absoro interna. Tudo pode ocorrer muito bem at o ponto em que(d) os dcits na conta corrente do balano de pagamentos passem(e) a gerar um montante do passivo externo lquido do pas, que d incio a um processo de desconana dos provedores de crdito lquido em moeda estrangeira. Quando isso ocorre, h uma necessidade de reverter tais dcits, congurando, em ltima instncia, que o sucesso no combate inao no perodo inicial pode ter signicado, em boa parte, uma transferncia de problemas para o futuro. a) b) c) d) e) a b c d e

8 - Assinale a opo que, na sequncia, preenche corretamente as lacunas do texto, de modo a manter a coeso e a coerncia entre as ideias. Quando uma pessoa compra uma ao de uma empresa, torna-se scia dessa companhia. Signica que ___(1)___ se benecia de seu sucesso ou sofre as consequncias ___(2)___ fracasso. Funciona assim: ao ganhar dinheiro, uma corporao com aes cotadas em bolsa remunera melhor seus acionistas. O inverso tambm verdadeiro. No mercado acionrio, impossvel dizer ____(3)____ um investimento dar retorno lquido e certo. Uma srie de fatores ____(4)____ levada em conta. Desde ____(5)____ que a empresa pode controlar (lanamento de produtos e projetos de sucesso, boa performance nanceira) at aspectos externos (crise global, acidentes), ____(6)____ muitas vezes independem de uma boa administrao da companhia.
(Adaptado de ISTO, 15/9/2010)

(1) a) b) c) d) e) esta esta ela o scio ela

(2) do de seu desse desse de seu

(3) se quando quando que se

(4) ser devero ser devero ser devero ser dever ser

(5) os queles os queles aqueles

(6) os quais o que que o que que

Cargos: Inspetor / Analista (Mercado de Capitais) / Analista (Normas Contbeis e de Auditoria) - CVM - 2010

Prova 1 - Gabarito 1

9 - Assinale a opo que, ao preencher as lacunas do texto provoca erro gramatical. Baixo em termos internacionais, o salrio brasileiro apontado pelas empresas multinacionais como um dos atrativos para os investimentos no mercado nacional, alm da perspectiva de crescimento domstico acima da mdia global, ____(a)_____ tambm pelos investimentos, mas principalmente pela alta salarial em massa, responsvel por mais de 85% do PIB, o mercado interno em ebulio, segundo os economistas, foi um fator decisivo para o Brasil _____(b)______da crise que eclodiu em setembro de 2008. E os salrios mais robustos, por sua vez, _____(c)_____como um colcho para garantir a recuperao acelerada do nvel de atividade econmica. Aumentos salariais so importantes porque elevam o consumo e o crescimento econmico. Mas do ponto de vista macroeconmico importante que _____(d)_____ em linha com os ganhos de produtividade. Caso contrrio, a tendncia que eventuais excessos _____(e)_____aos preos.
(Adaptado de Carta Capital, 20 de outubro de 2010)

10- Assinale o trecho em que a transcrio do texto adaptado de Conjuntura Econmica, de setembro de 2010, vol. 64, n. 9, desrespeita as regras gramaticais no uso das estruturas lingusticas. a) H evidncias de que a economia brasileira passa por um processo de transformao estrutural, em direo a um juro neutro mais baixo. Na verdade, a maior diculdade para se projetar a trajetria de juros no Brasil o desempenho da economia do resto do mundo. b) Caso haja, de fato, um segundo mergulho ressessivo nos Estados Unidos, como previnham importantes analistas, os efeitos deacionrios seriam considerveis e iriam alm das fronteiras americanas. c) Se isso ocorrer, provvel que contribua para reduzir a taxa de juros do Brasil no curto e mdio prazo. No h absolutamente nada de trivial no atual momento da poltica monetria. d) importante ter em mente, por outro lado, que a diculdade, neste caso, no deve ser tomada de forma dramtica. A economia brasileira passa por uma excelente fase cclica, em que o crescimento no acompanhado por nenhuma grande ameaa de exploso inacionria ou de crise nas contas externas no horizonte visvel. e) Na verdade, o cenrio externo mais preocupante do que o interno. Em uma situao desse tipo, os erros e os acertos devem ser encarados mais como uma sintonia na de um momento amplamente favorvel do que como decises que podem salvar o pas.

a) b) c) d) e)

sustentado se recuperar acontecem funcionaram sejam repassados

Cargos: Inspetor / Analista (Mercado de Capitais) / Analista (Normas Contbeis e de Auditoria) - CVM - 2010

Prova 1 - Gabarito 1

LNGUA INGLESA Read the text below entitled A Latin American decade? in order to answer questions 11 to 13:
Source: www.economist.com (Adapted) Sep 9th, 2010

13- According to the text, there will be a seamless network of Latin American stock exchanges, which means this network will a) b) c) d) e) probably be discontinued. be continuing very smoothly. no longer be sustainable. soon be devised. not be broad and stable.

A Latin American decade?

Summit meetings involving Latin Americas presidents are so frequent these days that Mexicos Mr Caldern has likened diplomacy in the region to a mountain range. Yet for all the talk of regional integration, political Latin America looks more divided than ever. Mr Chvez likes to threaten war against Colombia, which in turn accuses him of harbouring its FARC guerrillas. Sub-regional trade groups such as Mercosur and the Andean Community, which made progress in the 1990s, have stagnated or fallen apart. Yet while politicians bicker, corporate Latin America is quietly moving closer together. A growing army of multilatinas have expanded abroad. Some, like Embraer or Bimbo, have become global multinationals. Many others, including Chilean retailers and Brazilian banks and construction rms, have expanded within Latin America. Some Mexican rms, led by Amrica Mvil, a telecoms giant, are moving into Brazil. Until recently such rms tended to list their shares in New York, but now a Latin American capital market is poised to emerge. In three to ve years there will be a seamless network of Latin American stock exchanges, including Mexicos, reckons Mr Oliveira of BRAIN Brasil. The market-oriented reforms of the 1980s and 1990s, combined with a few years of commoditydriven prosperity, are transforming Latin American business. 11- According to paragraph 1, Mercosur and the Andean Community a) b) c) d) e) have created a fairer trade. brought about political divisions. did not prosper in the 1990s. have consolidated the regions trade. have not evolved.

Read the text below entitled Beyond Lula in order to answer questions 14 to 16: Beyond Lula
Source: Newsweek (Adapted) Oct 11th, 2010

With the economy booming, poverty falling, and an avid new middle class hitting the supermarkets and malls, Brazil is in a sweet spot. Once a pushover for nancial turmoil, Brazil survived the Great Recession largely unscathed and grew at the blistering pace of 10 percent in the rst six months of 2010 (though it may cool to 6 or 7 percent by years end). With new offshore discoveries boosting its estimated oil reserves to at least 9 billion barrels and possibly much more- the national oil giant, Petrobras, raised $67billion in late September, the biggest publicshare offering in global nancial history. Ofcials are gussying up the country for the 2014 World Cup and the 2016 Olympic Games, and arguing over what to do with all the cash and glory that such international showcases bring. 14- The text refers to Brazils economy as booming, which means it is experiencing a period of economic a) malaise. b) slowdown. c) success. d) mismanagement. e) distress. 15- According to the text, Brazils growth pace is likely to a) b) c) d) e) decrease. reach 10%. exceed 10%. remain steady. gather.

12- According to paragraph 2, a Latin American capital market is a) prevented from emerging. b) not likely to expand. c) an unattainable goal. d) about to come out. e) unlikely to sustain itself.
Cargos: Inspetor / Analista (Mercado de Capitais) / Analista (Normas Contbeis e de Auditoria) - CVM - 2010 7

Prova 1 - Gabarito 1

16- The text highlights Petrobras public-share offering which a) b) c) d) e) was expected to reach $67 billion. might raise $67 billion. could have raised $67 billion. ought to have taken place. took place in late September.

18- According to the author, reducing the risk to our private data is a) b) c) d) e) not sensible. unworthy. impossible. possible. not advisable.

Read the text below entitled 10 Ways to Protect Your Privacy Online in order to answer questions 17 to 20: 10 Ways to Protect Your Privacy Online
Source: www.newsweek.com (Adapted) Oct, 22nd 2010

19-According to the author, usernames and passwords a) b) c) d) e) should be complementary. must be multiple. have to be similar. ought to be jumbled. could be multiple.

Up to a couple of years ago, I used to say that the average person could protect his or her privacy on the Web. Even as the founder of an online reputation-management company, I believed it was possible so long as you were willing to commit some time doing it. Today, I tell people this: the landscape of personal data mining and exploitation is shifting faster than ever; trying to protect your online privacy is like trying to build your own antivirus software really, really difcult. But whether or not you have the time (or money) to invest in the pros, there are a few simple steps we can all take to reduce the risk to our private data. 1. Do not put your full birth date on your socialnetworking proles. Identity thieves use birth dates as cornerstones of their craft. If you want your friends to know your birthday, try just the month and day, and leave out the year. 2. Use multiple usernames and passwords. Keep your usernames and passwords for social networks, online banking, e-mail, and online shopping all separate. Having distinct passwords is not enough nowadays: if you have the same username across different Web sites, your entire life can be mapped and re-created with simple algorithms. 3. Shred. If you are going to throw away credit-card offers, bank statements, or anything else that might come in hard copy to your house, rip them up into tiny bits rst. 17- According to the author, the year of your birthday must be a) b) c) d) e) omitted. pointed out. lled in. shifted. written down.
8

20- According to the author, when throwing away credit card offers or bank statements, one should a) b) c) d) e) inform the bank in advance. store a copy of both documents. tear them into thin pieces. delete the identication number rst. not cut any of these documents.

Cargos: Inspetor / Analista (Mercado de Capitais) / Analista (Normas Contbeis e de Auditoria) - CVM - 2010

Prova 1 - Gabarito 1

MATEMTICA FINANCEIRA
(Se necessrio, utilize a tabela da pgina 14)

(Espao para rascunho)

21- Qual o valor mais prximo do montante que atinge uma dvida de R$ 2.000,00, quatro meses e meio depois, a uma taxa de juros simples de 1,5% ao ms? a) b) c) d) e) R$ 2.115,00 R$ 2.092,00 R$ 2.090,00 R$ 2.105,00 R$ 2.120,00

22- Um investidor fez uma aplicao em um ttulo com rentabilidade ps-xada por um prazo de trs meses a uma taxa de juros simples de 18% ao ano. O ndice de correo a ser aplicado ao montante passou de 80, no incio, a 83,2, no m do prazo. Qual o valor mais prximo da rentabilidade total do ttulo nesse prazo? a) b) c) d) e) 8,5% 7,7% 8% 7,844% 8,68%

23- Qual o valor mais prximo da taxa equivalente taxa nominal de 24% ao ano com capitalizao mensal? a) b) c) d) e) 12,616% ao semestre. 24% ao ano. 12% ao semestre. 4,803% ao bimestre. 5,75% ao trimestre.

24- Pretende-se trocar uma srie de oito pagamentos mensais iguais de R$ 1.000,00, vencendo o primeiro pagamento ao m de um ms, por outra srie equivalente de doze pagamentos iguais, vencendo o primeiro pagamento tambm ao m de um ms. Calcule o valor mais prximo do pagamento da segunda srie considerando a taxa de juros compostos de 2% ao ms. a) b) c) d) e) R$ 750,00 R$ 693,00 R$ 647,00 R$ 783,00 R$ 716,00

Cargos: Inspetor / Analista (Mercado de Capitais) / Analista (Normas Contbeis e de Auditoria) - CVM - 2010

Prova 1 - Gabarito 1

25-Um nanciamento no valor de R$ 612.800,00 deve ser pago pelo Sistema Price em 18 prestaes semestrais iguais, a uma taxa nominal de 30% ao ano, vencendo a primeira prestao ao m do primeiro semestre, a segunda ao m do segundo semestre, e assim sucessivamente. Obtenha o valor mais prximo da amortizao do saldo devedor embutido na segunda prestao. a) b) c) d) e) R$ 10.687,00 R$ 8.081,00 R$ 10.000,00 R$ 9.740,00 R$ 9.293,00

(Espao para rascunho)

26- Um nanciamento no valor de R$ 100.000,00 possui uma carncia de 18 meses, incidindo sobre o valor nanciado, nesse prazo, uma taxa de juros compostos de 1% ao ms. Calcule o valor mais prximo do saldo devedor ao m do prazo de carncia. a) b) c) d) e) R$ 100.000,00 R$ 112.000,00 R$ 112.683,00 R$ 119.615,00 R$ 118.000,00

27-Um ttulo descontado quatro meses antes do seu vencimento a uma taxa de desconto de 5% ao ms, sendo o valor do desconto racional composto calculado em R$ 4.310,00. Marque o valor mais prximo do valor nominal do ttulo. a) b) c) d) e) R$ 20.000,00 R$ 24.309,00 R$ 21.550,00 R$ 25.860,00 R$ 15.690,00

Cargos: Inspetor / Analista (Mercado de Capitais) / Analista (Normas Contbeis e de Auditoria) - CVM - 2010

10

Prova 1 - Gabarito 1

28- Um certo nmero de bnus de valor de face de 1.000 USD, e constitudo por 12 cupons semestrais no valor de 50 USD cada um, lanado por uma empresa no mercado internacional com o objetivo de levantar um emprstimo. A empresa se compromete a pagar o valor de cada cupom no m de cada semestre e o valor de face do bnus ao m de seis anos juntamente com o valor do ltimo cupom. Caso cada bnus seja vendido hoje por 841,15 USD, j descontadas as despesas de lanamento, qual o valor mais prximo da taxa de juros paga pela empresa lanadora do bnus? a) b) c) d) e) 4% ao semestre. 5% ao semestre. 7% ao semestre. 6% ao semestre. 8% ao semestre.

(Espao para rascunho)

29- Calcule o valor mais prximo do valor atual, no incio do primeiro ano, da srie abaixo de pagamentos relativos ao m de cada ano, taxa de juros compostos de 12% ao ano.
Ano Pagamento Ano Pagamento 1 4.000 6 3.000 2 4.000 7 1.000 3 4.000 8 1.000 4 3.000 9 1.000 5 3.000 10 1.000

a) b) c) d) e)

12.500 15.802 16.275 17.029 14.186

30- Uma pessoa tomou um emprstimo imobilirio no valor de R$ 240.000,00 para ser pago em 120 prestaes mensais pelo Sistema de Amortizaes Constantes - SAC, a uma taxa de 1,5% ao ms, sem carncia, vencendo a primeira prestao ao m do primeiro ms, a segunda ao m do segundo ms, e assim sucessivamente. Marque o valor mais prximo da dcima segunda prestao. a) b) c) d) e) R$ 5.270,00 R$ 5.420,00 R$ 5.300,00 R$ 5.360,00 R$ 5.330,00

Cargos: Inspetor / Analista (Mercado de Capitais) / Analista (Normas Contbeis e de Auditoria) - CVM - 2010

11

Prova 1 - Gabarito 1

ESTRUTURA DO MERCADO DE VALORES MOBILIRIOS 31- O sistema nanceiro nacional engloba instituies cujas operaes sejam caracterizadas por: a) modelagem e negociao de derivativos. b) captao de recursos da poupana interna e externa. c) intermediao nanceira. d) circulao de valores mobilirios. e) operaes denominadas em moeda e diferidas no tempo. 32- A importncia da disciplina do mercado de capitais para o desenvolvimento econmico: a) facilita criar oportunidades de captao de recursos pelas instituies bancrias. b) reduz a intermediao bancria. c) por sua complexidade, diculta a captao da poupana popular pelos agentes econmicos. d) modela mecanismos de governana para as empresas. e) aumenta a transparncia das informaes prestadas aos investidores. 33- A competncia da CVM no mercado de derivativos se faz: a) mediante regulao especca para contratos celebrados fora das bolsas. b) mediante scalizao das instituies bancrias que operam derivativos. c) em conjunto com as bolsas em que so negociados. d) mediante aprovao de modelos negociais cogentes. e) quando haja especulao de que resultem perdas para as companhias. 34- A autorregulao, no mercado nanceiro, signica: a) que a regulao fruto de instituies prticas aceitas por todos os integrantes do sistema. b) que todos os participantes so competentes para ditar normas. c) que no h agente regulador especco. d) que a assimetria informacional est na base das escolhas individuais. e) que, falta de agncia reguladora, faz-se necessrio, para ns de equidade, disciplinar as atividades.

35- Ao desempenhar a funo de amicus curiae, a presena da CVM em procedimentos judiciais: a) assume posio de parte ao defender os argumentos de um dos litigantes. b) oferece ao magistrado parecer fundamentado que suporte sua deciso. c) oferece ao julgador informaes a respeito da lei aplicvel ao caso. d) atua para defender o regular funcionamento do mercado de valores mobilirios. e) exerce competncia residual. 36- A exigncia, em certos casos, da participao de corretores para a operao em mercados de valores mobilirios permite: a) assessoria aos mais vulnerveis na tomada de decises de investimento. b) manter um monoplio privado legalmente reconhecido. c) garantir a qualidade das informaes prestadas em mercado. d) scalizar a governana das companhias mediante sinalizao de problemas. e) a scalizao na prestao de servios de consultoria sem vnculo empregatcio. 37- Mercados de bolsa e balco so espcies de estruturas de negociao de valores mobilirios em que: a) reclamaes CVM por investidores do mercado de balco tende a ser mais expressiva do que daqueles que aplicam na Bolsa. b) a transparncia na formao de preos maior no mercado de balco. c) no primeiro h total liquidez. d) a scalizao das aes administrativas mais severa no mercado de Bolsa. e) o mercado de balco serve como espcie de mercado de acesso.

Cargos: Inspetor / Analista (Mercado de Capitais) / Analista (Normas Contbeis e de Auditoria) - CVM - 2010

12

Prova 1 - Gabarito 1

38- A aplicao de recursos provenientes do exterior, no mercado nanceiro brasileiro: a) depende de aprovao da CVM ou do BCB conforme sua destinao especca. b) depende de autorizao prvia da autoridade monetria brasileira. c) para a aplicao no mercado de derivativos no se requer registro. d) livre a transferncia da titularidade das posies do investidor estrangeiro, no exterior, relacionada a aplicaes feitas no Brasil. e) pode ser utilizada para a aquisio de valores mobilirios sem qualquer restrio. 39- A globalizao dos mercados nanceiros facilita: a) o surgimento de operaes diretas entre pases. b) a realizao de operaes envolvendo mltiplos agentes. c) o aparecimento de instituies nanceiras multinacionais. d) a percepo da necessidade de regulao sistmica supranacional. e) o aumento dos riscos inerentes ao sistema. 40- A lavagem de dinheiro congurada quando: a) os recursos nanceiros so aplicados em atividades ilcitas. b) a origem dos recursos ilcita. c) os administradores de instituies nanceiras falham no informar movimentaes extraordinrias autoridade competente. d) todas as operaes so denominadas em moeda. e) h evaso scal.

Cargos: Inspetor / Analista (Mercado de Capitais) / Analista (Normas Contbeis e de Auditoria) - CVM - 2010

13

Prova 1 - Gabarito 1

TABELAS UTILIZVEIS NA SOLUO DOS PROBLEMAS DE MATEMTICA FINANCEIRA


TABELA I
n/i 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 1% 1,010000 1,020100 1,030301 1,040604 1,051010 1,061520 1,072135 1,082856 1,093685 1,104622 1,115668 1,126825 1,138093 1,149474 1,160969 1,172578 1,184304 1,196147

FATOR DE ACUMULAO DE CAPITAL


2% 1,020000 1,040400 1,061208 1,082432 1,104081 1,126162 1,148685 1,171659 1,195092 1,218994 1,243374 1,268242 1,293606 1,319479 1,345868 1,372786 1,400241 1,428246 3% 1,030000 1,060900 1,092727 1,125508 1,159274 1,194052 1,229873 1,266770 1,304773 1,343916 1,384233 1,425760 1,468533 1,512589 1,557967 1,604706 1,652847 1,702433 4% 1,040000 1,081600 1,124864 1,169858 1,216652 1,265319 1,315931 1,368569 1,423311 1,480244 1,539454 1,601032 1,665073 1,731676 1,800943 1,872981 1,947900 2,025816 5% 1,050000 1,102500 1,157625 1,215506 1,276281 1,340095 1,407100 1,477455 1,551328 1,628894 1,710339 1,795856 1,885649 1,979931 2,078928 2,182874 2,292018 2,406619

an = (1 + i)n
7% 1,070000 1,144900 1,225043 1,310796 1,402552 1,500730 1,605781 1,718186 1,838459 1,967151 2,104852 2,252191 2,409845 2,578534 2,759031 2,952164 3,158815 3,379932 8% 1,080000 1,166400 1,259712 1,360488 1,469329 1,586874 1,713824 1,850930 1,999004 2,158925 2,331639 2,518170 2,719623 2,937193 3,172169 3,425942 3,700018 3,996019 9% 1,090000 1,188100 1,295029 1,411581 1,538624 1,677100 1,828039 1,992562 2,171893 2,367363 2,580426 2,812665 3,065804 3,341727 3,642482 3,970306 4,327633 4,717120 10% 1,100000 1,210000 1,331000 1,464100 1,610510 1,771561 1,948717 2,143588 2,357947 2,593742 2,853116 3,138428 3,452271 3,797498 4,177248 4,594972 5,054470 5,559917 12% 1,120000 1,254400 1,404928 1,573519 1,762341 1,973822 2,210681 2,475963 2,773078 3,105848 3,478549 3,895975 4,363493 4,887112 5,473565 6,130393 6,866040 7,689966 15% 1,150000 1,322500 1,520875 1,749006 2,011357 2,313061 2,660020 3,059023 3,517876 4,045558 4,652391 5,350250 6,152787 7,075706 8,137061 9,357621 10,761264 12,375453

6% 1,060000 1,123600 1,191016 1,262476 1,338225 1,418519 1,503630 1,593848 1,689478 1,790847 1,898298 2,012196 2,132928 2,260903 2,396558 2,540351 2,692772 2,854339

18% 1,180000 1,392400 1,643032 1,938777 2,287758 2,699554 3,185474 3,758859 4,435454 5,233835 6,175926 7,287592 8,599359 10,147244 11,973748 14,129022 16,672246 19,673251

an i TABELA II
i/n 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

FATOR DE VALOR ATUAL DE UMA SRIE DE PAGAMENTOS IGUAIS


1% 0,990099 1,970395 2,940985 3,091965 4,853431 5,795476 6,728194 7,651678 8,566017 9,471304 10,367628 11,255077 12,133740 13,003703 13,865052 14,717874 15,562251 16,398268 2% 0,980392 1,941561 2,883883 3,807728 4,713459 5,601431 6,471991 7,325481 8,162237 8,982585 9,786848 10,575341 11,348374 12,106249 12,849263 13,577709 14,291872 14,992031 3% 0,970874 1,913469 2,828611 3,717098 4,579707 5,417191 6,230283 7,019692 7,786109 8,530203 9,252624 9,954004 10,634955 11,296073 11,937935 12,561102 13,166118 13,753513 4% 0,961538 1,886094 2,775091 3,629895 4,451822 5,242137 6,002054 6,732745 7,435331 8,110896 8,760477 9,385074 9,985648 10,563123 11,118387 11,652295 12,165669 12,659297 5% 0,952381 1,859410 2,723248 3,545951 4,329476 5,075692 5,786373 6,463213 7,107821 7,721735 8,306414 8,863251 9,393573 9,898641 10,379658 10,837769 11,274066 11,689587 6% 0,943396 1,833393 2,673012 3,465105 4,212364 4,917324 5,582381 6,209794 6,801692 7,360087 7,886874 8,383844 8,852683 9,294984 9,712249 10,105895 10,477259 10,827604 7% 0,934579 1,808018 2,624316 3,387211 4,100197 4,766539 5,389289 5,971298 6,515232 7,023581 7,498674 7,942686 8,357650 8,745468 9,107914 9,446648 9,763223 10,059087 8% 0,925926 1,783265 2,577097 3,312127 3,992710 4,622879 5,206370 5,746639 6,246888 6,710081 7,138964 7,536078 7,903776 8,244237 8,559478 8,851369 9,121638 9,371887

9% 0,917431 1,759111 2,531295 3,239720 3,889651 4,485918 5,032953 5,534819 5,995247 6,417657 6,805190 7,160725 7,486904 7,786150 8,060688 8,312558 8,543631 8,755625 10% 0,909091 1,735537 2,486852 3,169865 3,790787 4,355261 4,868419 5,334926 5,759024 6,144567 6,495061 6,813692 7,103356 7,366687 7,606079 7,823708 8,021553 8,201412

1 i n 1 n i 1 i
12% 0,892857 1,690051 2,401831 3,037349 3,604776 4,111407 4,563756 4,967640 5,328250 5,650223 5,937699 6,194374 6,423548 6,628168 6,810864 6,973986 7,119630 7,249670 15% 0,869565 1,625709 2,283225 2,854978 3,352155 3,784482 4,160420 4,487321 4,771584 5,018768 5,233712 5,420619 5,583147 5,724475 5,847370 5,954235 6,047161 6,127966 18% 0,847457 1,565642 2,174273 2,690062 3,127171 3,497602 3,811527 4,077566 4,303022 4,494086 4,656005 4,793225 4,909513 5,008062 5,091578 5,162354 5,222334 5,273164

TABELA III
i/n 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 1% 1,000000 2,010000 3,030100 4,060401 5,101005 6,152015 7,213535 8,285670 9,368527 10,462212 11,566834 12,682503 13,809328 14,947421 16,096895 17,257864 18,430443 19,614747

FATOR DE ACUMULAO DE CAPITAL DE UMA SRIE DE PAGAMENTOS IGUAIS 2% 1,000000 2,020000 3,060400 4,121608 5,204040 6,308121 7,434283 8,582969 9,754628 10,949721 12,168715 13,412090 14,680331 15,973938 17,293417 18,639285 20,012071 21,412312 3% 1,000000 2,030000 3,090900 4,183627 5,309136 6,468410 7,662462 8,892336 10,159106 11,463879 12,807795 14,192029 15,617790 17,086324 18,598914 20,156881 21,761588 23,414435 4% 1,000000 2,040000 3,121600 4,246464 5,416322 6,632975 7,898294 9,214226 10,582795 12,006107 13,486351 15,025805 16,626837 18,291911 20,023587 21,824531 23,697512 25,645413 5% 1,000000 2,050000 3,152500 4,310125 5,525631 6,801913 8,142008 9,549109 11,026564 12,577892 14,206787 15,917126 17,712983 19,598632 21,578563 23,657492 25,840366 28,132384 6% 1,000000 2,060000 3,183600 4,374616 5,637093 6,975318 8,393837 9,897468 11,491316 13,180795 14,971642 16,869941 18,882137 21,015066 23,275970 25,672528 28,212880 30,905652 7% 1,000000 2,070000 3,214900 4,439943 5,750739 7,153291 8,654021 10,259802 11,977989 13,816448 15,783599 17,888451 20,140643 22,550488 25,129022 27,888053 30,840217 33,999035 8% 1,000000 2,080000 3,246400 4,506112 5,866601 7,335929 8,922803 10,636627 12,487558 14,486562 16,645487 18,977126 21,495296 24,214920 27,152114 30,324283 33,750225 37,450244 9% 1,000000 2,090000 3,278100 4,573129 5,984710 7,523334 9,200434 11,028474 13,021036 15,192930 17,560293 20,140720 22,953384 26,019189 29,360916 33,003398 36,973704 41,301338 10% 1,000000 2,100000 3,310000 4,641000 6,105100 7,715610 9,487171 11,435888 13,579477 15,937424 18,531167 21,384284 24,522712 27,974983 31,772481 35,949730 40,544703 45,599173 12% 1,000000 2,120000 3,374400 4,779328 6,352847 8,115189 10,089012 12,299693 14,775656 17,548735 20,654583 24,133133 28,029109 32,392602 37,279714 42,753280 48,883674 55,749715 15% 1,000000 2,150000 3,472500 4,993375 6,742381 8,753738 11,066799 13,726819 16,785842 20,303718 24,349276 29,001667 34,351917 40,504705 47,580411 55,717472 65,075093 75,836357 18% 1,000000 2,180000 3,572400 5,215432 7,154210 9,441968 12,141522 15,326996 19,085855 23,521309 28,755144 34,931070 42,218663 50,818022 60,965266 72,939014 87,068036 103,740283

Cargos: Inspetor / Analista (Mercado de Capitais) / Analista (Normas Contbeis e de Auditoria) - CVM - 2010

14

Prova 1 - Gabarito 1

Anda mungkin juga menyukai