Anda di halaman 1dari 23

Sumrio

1. Introduo................................................................................................... 2 2. Metodologia ................................................................................................. 2 3. Estrutura geral do TCC .................................................................................. 3 8 Capa....................................................................................................... 4 8 Folha de rosto .......................................................................................... 5 Dedicatria .............................................................................................. 6 Agradecimentos........................................................................................ 7 Epgrafe .................................................................................................. 8 8 Resumo................................................................................................... 9 8 Sumrio .................................................................................................. 9 8 Listas .................................................................................................... 10 8 Desenvolvimento .................................................................................... 10 8 Manual de utilizao do sistema ................................................................ 11 8 Concluso.............................................................................................. 12 8 Referncia bibliogrfica............................................................................ 12 8 Anexos ou Apndices............................................................................... 12 8 Folha de guarda ..................................................................................... 12 4. Medidas de formatao do TCC ..................................................................... 12 5. Encadernao ............................................................................................ 14 6. Documentao eletrnica............................................................................. 15 Etiqueta padro para identificao do CD ROM ................................................ 15 Etiqueta eletrnica do CD ROM (label) ........................................................... 15 Estrutura de pastas no CD ROM .................................................................... 15 7. Sntese sobre como elaborar uma referncia bibliogrfica ................................. 16 Documentos eletrnicos .............................................................................. 20 8. Referncia bibliogrfica................................................................................ 22

Elaborado por: Francisco Carlos Mancin

1. Introduo
O objetivo primordial deste documento estabelecer um padro para apresentao do Trabalho de Concluso de Curso (TCC), sendo ele de carter obrigatrio para a integralizao do Estgio e obteno do certificado de concluso do curso Tcnico em Informtica. Tal padronizao favorece a pesquisa e a divulgao das informaes observadas em todas as fases pertinentes ao projeto e desenvolvimento de sistemas, alm de efetivar o registro, de forma permanente, proporcionando a outros pesquisadores, fontes de pesquisas fiis, capazes de nortear futuros trabalhos de pesquisa, alm de facilitar sua recuperao nos diversos sistemas de informao empregados nesta instituio.

2. Metodologia
A metodologia adotada na formulao deste Trabalho de Concluso de Curso encontra-se fundamentada em bibliografias especialistas na rea de Metodologia do Trabalho Cientfico e, em conformidade com as normas estabelecidas pela ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas).

3. Estrutura geral do TCC

8Capa
Todas as informaes devem ser escritas centralizadas, sem sublinhados, itlicos e nem utilizar aspas. exceto para: Ttulo: tamanho 16pt, negrito e Subttulo: tamanho 14pt, negrito Empregue apenas fonte Verdana, tamanho 14pt para todas as informaes,

Existindo mais de um autor, todos os nomes, devero figurar na capa (em rea reservada), devidamente classificados em ordem alfabtica, por nome.

8Folha de rosto
Alm das informaes presentes na capa, consta, da metade da folha para a direita, uma explicao rpida mais clara acerca dos objetivos institucionais perante este trabalho.

Existindo mais de um autor, todos os nomes, devero figurar na capa (em rea reservada), devidamente classificados em ordem alfabtica, por nome.

Pginas preliminares
So pginas que antecedem ao desenvolvimento do trabalho propriamente dito. Podem ser includas as seguintes partes: Dedicatria, Agradecimentos e Epgrafe devendo figurar cada qual em uma pgina exclusiva.

Dedicatria
Folha no obrigatria, mas, quando utilizada, contm um texto, geralmente curto, no qual o autor dedica seu trabalho a algum.

Agradecimentos
Essa folha no obrigatria, e visa agradecer a pessoas que tenham contribudo para o sucesso do trabalho, prestar homenagem a pessoas que no estiveram diretamente relacionadas com sua realizao, a entes queridos.

Epgrafe
Esta folha no obrigatria, mas quando empregada, traz o pensamento de algum outro autor e que de preferncia, mas no necessariamente, tenha alguma relao com o tema. a citao de um pensamento, de uma frase, de um provrbio ou coisa que o valha, que est relacionado com o tema ou assunto de um trabalho acadmico, de uma monografia, de uma tese, de um projeto, de um manual organizacional, de um relatrio etc... Pode ser colocada apenas em uma pgina no incio da obra ou no incio de cada captulo ou parte da obra.

8Resumo
Deve ser escrito em pargrafo nico e ter no mximo 20 linhas de texto. Seu objetivo elucidar o leitor quanto aos objetivos propostos em seu trabalho e conquistar seu interesse pela leitura da obra.

8Sumrio
Enumerao das principais divises do trabalho (ttulos, subttulos, sees etc.), na mesma ordem seqencial em que figuram na obra, acrescida da indicao dos nmeros de pginas em que esto respectivamente localizados.

10 ndice Segundo Houaiss (2001), uma:


lista, em geral alfabtica, que inclui todos ou quase todos os itens (temas, tratados, nomes prprios mencionados) que se consideram de maior importncia no texto de determinada publicao, e que, junto a cada item, indica o lugar (p.ex., o nmero da pgina) onde ele pode ser encontrado na publicao. diferente de

Sumrio Segundo Houaiss (2001), representa:


numa obra, documento etc., enumerao das principais divises (com ttulos, sees etc.), dentro da mesma ordem em que a matria a aparece, geralmente acrescida da indicao dos nmeros de pginas em que esto respectivamente localizados; ndice de matria, ndice sinptico, tbua de matrias.

8Listas
Rol de elementos ilustrativos ou explicativos, aglutinados por sees e apresentados em ordem cronolgica. Podem ser includas as seguintes listas: Listas de ilustraes: relao de tabelas, grficos, frmulas, lminas, figuras (desenhos, gravuras, mapas, fotografias), na mesma ordem em que so citadas no TCC, com indicao da pgina onde esto localizadas. Listas de abreviaturas e siglas: relao alfabtica das abreviaturas e siglas utilizadas na publicao, seguidas das palavras a que correspondem escritas por extenso. Listas de notaes: relao de sinais convencionados, utilizados no texto, seguidos dos respectivos significados.

8Desenvolvimento
Como todos os trabalhos cientficos, a organizao do texto do TCC deve obedecer seqncia: Introduo, Desenvolvimento e Concluso, dividindo-se os captulos conforme a natureza do assunto. Tal texto dever ser elaborado em conformidade com a norma culta e diagramado segundo especificaes abordada no item 4. Medidas de formatao do TCC. A introduo tem por objetivo posicionar o leitor quanto ao(s) objetivo(s) do trabalho em questo, sintonizando-o tanto em relao s necessidades do cliente quanto s propostas apresentadas pelo autor para atender tais expectativas. No desenvolvimento devero ser includos os seguintes documentos: Sinopse da(s) Entrevista(s), Declarao Inicial do Problema (DIP), MER (Modelo Entidade-Relacionamento), DFD (Diagrama Fluxo de Dados) nvel 0 (contexto) e nvel 2 (detalhado) e Dicionrio de Dados. A(s) Entrevista(s) tem por objetivo propiciar ao desenvolvedor o levantamento de todas as necessidades do cliente quanto aplicabilidade do sistema a ser desenvolvido, alm de permitir ao entrevistador estabelecer um franco dilogo com o cliente no que diz respeito ao parque atual de equipamentos e necessidade de investimentos futuros. Por se tratar de um processo, poder ocorrer a necessidade da realizao de mais de uma entrevista.

11 A transcrio da(s) entrevista(s) dever ser integralmente efetuada pelo autor do sistema e ela dever ser incorporada como Anexo ao TCC, conforme abordado no item Anexos ou Apndices. Independente da(s) entrevista(s) realizada(s), no item Desenvolvimento dever constar a Sinopse da Entrevista, texto que dever abranger, de forma objetiva, no mnimo os seguintes itens:
Identificao da empresa Razo social Endereo completo Telefone Home page Ramo de atividade Responsvel pelas informaes Cargo do responsvel pelas informaes Situao do hardware disponvel na empresa Quantidade de equipamentos disponveis Especificao dos equipamentos disponveis (processador, memria, HD, dentre outros) Estrutura fsica da rede de computadores (incluindo servidor(es)), se existir, e topologia utilizada Sistemas de proteo: nobreak e dispositivos de backup Situao do software Sistema(s) Operacional(is) empregado(s) Sistema de gesto empregado Aplicativos empregados na automao comercial e/ou industrial Softwares empregados para backup Previso de investimento em informtica Previso para curto prazo (at um ano) Previso para mdio prazo (at trs anos) Transcrio da(s) entrevista(s) realizada(s)* Transcrio seqencial e evolutiva da(s) entrevista(s) realizada(s) com o cliente (relao de todas

as perguntas e respostas obtidas neste processo)


*
a transcrio da(s) entrevista(s) dever(ao) figurar como ANEXO I (Transcrio da(s) Entrevista(s)) e a ordem de exposio adotada deve ser cronolgica.

A Declarao Inicial do Problema consiste na descrio detalhada impessoal e tcnica de todas as funes que sero desenvolvidas pelo sistema em questo. Nela deve conter todas as regras do negcio, detalhadamente discriminadas, tendo como objetivo nortear o desenvolvimento e facilitar a manuteno futura do sistema. As imagens incorporadas ao TCC, quando geradas a partir de softwares especficos, devero ser criadas com uma resoluo mnima de 200dpi, com a finalidade de garantir qualidade satisfatria na impresso. Nessas imagens facultativo o emprego de cores.

8Manual de utilizao do sistema


O manual deve ser conciso, escrito de forma clara e objetiva, sendo ainda ilustrado (com fotos de todas as telas existentes no sistema) de modo a garantir a instalao, manuteno e a operacionalidade do sistema desenvolvido. Este manual dever conter, no mnimo, os seguintes itens:

12 Requisitos mnimos para instalao Procedimento para instalao do sistema Operao do sistema Problemas e solues

8Concluso
A concluso deve esclarecer ao leitor se todos os objetivos propostos foram atingidos parcialmente ou totalmente. imprescindvel tambm apresentar propostas que possibilitaro ao leitor avanar suas pesquisas a partir do ponto de onde voc parou, inclusive quanto ao desenvolvimento do sistema.

8Referncia bibliogrfica
a listagem, em ordem alfabtica, das publicaes utilizadas para elaborao do trabalho. Caso deseje indicar uma bibliografia para aprofundamento do assunto, a mesma dever aparecer em lista separada sob o ttulo: Bibliografia Recomendada. A referncia bibliogrfica dever ser elaborada em conformidade com a norma tcnica vigente (NBR-6023/2002) e que podem ser observadas no item 7. Sntese encontrar na Biblioteca desta instituio. sobre como elaborar uma referncia bibliogrfica. Caso deseje obter maiores detalhes sobre ela, voc a

8Anexos ou Apndices
Documentos complementares e/ou comprobatrios do texto, com informaes esclarecedoras, tabelas ou dados colocados parte, para no quebrar a seqncia lgica da exposio. Quando h mais de um, cada anexo contm ao alto da pgina a indicao ANEXO, em letras maisculas, seguida do nmero correspondente em algarismo arbico, devendo ser citados no texto, entre parnteses, o ttulo do anexo. Na integralizao do TCC, encontraremos obrigatoriamente dois anexos: ANEXO I (Transcrio da(s) Entrevista(s)) ANEXO II (Sistema Desenvolvido mdia eletrnica) O contedo disponvel no CD ROM (ANEXO II) deve estar em conformidade com as definies estabelecidas no item Estrutura de pastas no CD ROM.

8Folha de guarda
Uma folha em branco inserida no final com o propsito de proteger a produo do autor. Nela dever ser colado o envelope padro que receber o CD ROM contendo os arquivos especificados neste documento.

4. Medidas de formatao do TCC


As medidas padres para a formatao de cada lauda do TCC so: Margem superior: 2,5cm.

13 Margem inferior: 2,5cm. Margem direita: 2,0cm. Margem esquerda: 3,0cm. Espaamento entre linhas: 1,5 cm. Citaes: recuo esquerdo de 3,0cm (justificado, em itlico e fonte Verdana tamanho 10pts, espaamento entre linhas: 1,2 cm). Numerao de pgina: no canto superior direito da pgina, posicionado a 1,5cm da extremidade superior da folha e a 2,0cm da extremidade direita da folha. Fonte padro para digitao: Verdana tamanho 11pts. Notas de rodap: numeradas seqencialmente e localizadas na mesma pgina em que aparece no documento, posicionadas na extremidade inferior esquerda da pgina (alinhamento esquerda, em itlico e fonte Verdana tamanho 8pts). Formato de papel: A4.

14

5. Encadernao
Aps correo ortogrfica, reviso tcnica e aprovao do professor orientador, o TCC dever ser encadernado com capa dura de acordo com o padro apresentado a seguir.

Ateno !
Existindo mais de um autor, todos os nomes, devero figurar na capa (em rea reservada), devidamente classificados em ordem alfabtica, por nome.

Cor da capa: azul royal

Letras impressas na cor dourada.

Encadernadora sugerida*:

Encadernadora Amrica (Sr. Osmar Sanches) Rua Ibitinga, 1397 Parque Novo Mundo Americana SP Fone: (19) 3461-9361
prazo requerido para encadernao: 04 dias teis

o formando poder encadernar onde acreditar ser mais conveniente, desde que siga o padro estabelecido.

15

6. Documentao eletrnica
Etiqueta padro para identificao do CD ROM
8 Consideraes:
1. Utilizar apenas CD ROM tamanho padro 5 ; 2. O CD ROM dever vir encartado em envelope padro para CD ROM (130x130mm) colado junto folha de guarda do TCC no usar cola em basto (Pritt ou similar); 3. Na parte inferior da etiqueta de identificao do CD dever ser reservado um espao livre de 70x25mm o qual ser utilizado pela Biblioteca.

Etiqueta eletrnica do CD ROM (label)


A identificao eletrnica do CD ROM dever conter o ano de apresentao do projeto, seguido do Registro de Matrcula do seu responsvel:

8 Nota: Sendo o projeto desenvolvido em equipe, neste caso dever figurar o RM do primeiro autor, considerando ordem alfabtica por NOME .

Estrutura de pastas no CD ROM


Os arquivos devero ser gravados obedecendo a seguinte estrutura de pastas no CD ROM:

8 Nota: A criao de sub-pastas facultativa desde que a estrutura e disposio principal seja respeitada.

16

7. Sntese sobre como elaborar uma referncia bibliogrfica


A referncia bibliogrfica ser ser elaborada em conformidade com a norma tcnica NBR6023/2002, estando ainda alinhada esquerda e as obras devero ser classificadas ordem alfabtica crescente, de acordo com o modelo a seguir. AULETE, Caldas. Dicionrio contemporneo da Lngua Portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Delta, 1980. 5 v. DINA, Antonio. A fbrica automtica e a organizao do trabalho. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 1987. 132 p. NORTON, Peter; AITKEN, Peter; WILTON, Richard. Peter Norton: A bblia do programador. Traduo: Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campos, 1994. 640 p. SCHTZ, Edgar. Reengenharia mental: Reeducao de hbitos e programao de metas. Florianpolis: Insular, 1997. 104 p. SDERSTEN, Bo; GEOFREY, Reed. International economics. 3. ed. London: MacMillan, 1994. 714 p. SZPERKOWICZ, Jerzy. Nicols Coprnico: 1473-1973. Traduo de Victor M. Ferreras Tascn, Carlos H. de Len Aragn. Varsvia: Editorial Cientfica Polaca, 1972. 82 p.

Mais de trs Autores 8 Nota: Quando houver mais de trs autores, indicar apenas o primeiro, acrescentando-se a expresso et al. Em casos especficos tais como projetos de pesquisa cientfica nos quais a meno dos nomes for indispensvel para certificar autoria, facultado indicar todos os nomes. BRITO, Edson Vianna, et al. Imposto de renda das pessoas fsicas: livro prtico de consulta diria. 6. ed. atual. So Paulo: Frase Editora, 1996, 288 p.

Autor Desconhecido 8 Nota: Em caso de autoria desconhecida a entrada feita pelo ttulo. O termo annimo no deve ser usado em substituio ao nome do autor desconhecido. PROCURA-SE UM AMIGO. In: SILVA, Lenilson Naveira e. Gerncia da vida: reflexes filosficas. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 1990. 247 p.

Pseudnimo 8 Nota: Quando o autor da obra adotar pseudnimo na obra a ser referenciada, este deve ser considerado para entrada. Quando o verdadeiro nome for conhecido, deve-se indic-lo entre colchetes aps o pseudnimo. ATHAYDE, Tristo de [Alceu Amoroso Lima]. Debates pedaggicos. Rio de Janeiro: Schmidt, 1931.

17 Autor Entidade Coletiva (Associaes, Empresas, Instituies) 8 Nota: Obras de cunho administrativo ou legal de entidades independentes, entrar diretamente pelo nome da entidade, em caixa alta, por extenso, considerando a subordinao hierrquica, quando houver. UNIVERSIDADE DE SO PAULO. Instituto Astronmico e Geogrfico. Anurio astronmico. So Paulo, 1988. 279 p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. Centro de Estudos em Enfermagem. Informaes pesquisas e pesquisadores em Enfermagem. So Paulo, 1916. 124 p. INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Classificao Nacional e patentes. 3. ed. Rio de Janeiro, 1979. v. 9.

Dissertaes e Teses AMBONI, Narcisa de Ftima. Estratgias organizacionais: um estudo de multicasos em sistemas universitrios federais das capitais da regio sul do pas. 1995. 143 f. Dissertao (Mestrado em Administrao) - Curso de Ps-graduao em Administrao, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1995. LOPES, Heitor Silveira. Analogia e aprendizado evolucionrio: aplicao em diagnstico clnico. 1996. 179 f. Tese (Doutorado em Engenharia Eltrica) - Curso de Ps-Graduao em Engenharia Eltrica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 1996.

Dicionrios AULETE, Caldas. Dicionrio contemporneo da Lngua Portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Delta, 1980. 5 v.

Livros (fragmentos da obra) NOGUEIRA, D. P. Fadiga. In: FUNDACENTRO. Curso de mdicos do trabalho. So Paulo, 1974. v.3, p. 807-813, 826, 831. MORAIS, Fernando. Olga. So Paulo: Alfa-Omega, 1979. p. 90, 91, 96, 175, 185.

Conferncias CONFERNCIA NACIONAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, 11., 1986, Belm. Anais[S.l.]: OAB, [1986?]. 924 p. ORTIZ, Alceu Loureiro. Formas alternativas de estruturao do Poder Judicirio. In: CONFERNCIA NACIONAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, 11., 1986, Belm. Anais [S.l.]: OAB, [1986?]. 924 p. p. 207-208.

18 Colees TRANSINFORMAO. Campinas: PUCCAMP. 1989-1997. Quadrimestral. ISSN: 0103-3786

Revistas VEJA. So Paulo: Editora Abril, v. 31, n. 1, jan. 1998.

Artigo de Revista ESPOSITO, I. et al. Repercusses da fadiga psquica no trabalho e na empresa. Revista Brasileira de Sade Ocupacional, So Paulo, v. 8, n. 32, p. 37-45, out./dez. 1979.

Fascculos com ttulo prprio GAZETA MERCANTIL. Balano anual 1997. So Paulo, n. 21, 1997. Suplemento. EXAME. Melhores e maiores: as 500 maiores empresas do Brasil, So Paulo: Editora Abril. jul. 1997. Suplemento.

Artigo de jornal OLIVEIRA, W. P. de. Jud: Educao fsica e moral. O Estado de Minas, Belo Horizonte, 17 mar. 1981. Caderno de esporte, p. 7. SUA safra, seu dinheiro. Folha de So Paulo, So Paulo, 17 ago. 1995. 2. cad. p. 9.

Data de publicao 8 Nota: A data de publicao deve ser indicada em algarismos arbicos. Por se tratar de elemento essencial para a referncia, sempre deve ser indicada uma data, seja da publicao, da impresso, do copirraite ou outra. Quando a data no consta na obra, registrar a data aproximada entre colchetes. [1981 ou 1982] um ano ou outro [1995?] data provvel [1995] data certa no indicada na obra [entre 1990 e 1998] use intervalos menores de 20 anos [ca.1978] data aproximada [199-] dcada certa [199?] dcada provvel [19--] para sculo certo [19--?] para sculo provvel

19 Sries e colees 8 Nota: Ao final da referncia indicam-se os ttulos das Sries e Colees e sua numerao tal qual figuram no documento, entre parnteses. PDUA, Marslio. O defensor da paz. Traduo e notas de Jos Antnio Camargo. Rodrigues de Souza, introduo de Jos Antnio Camargo Rodrigues de Souza; Gregrio Francisco Bertolloni. Petrpolis: Vozes, 1997. 701 p. (Clssicos do pensamento poltico).

Abstracts BIER, Ethan. Anti-neural inhibition: a conserved mechanism for neural induction. Cell, Cambridge, v. 89, n. 5, 1997. P. 681-684. Chemical abstracts, Ohio: CAS, v. 127, n. 6. ago, 1997. p. 409. Abstracts.

Discos Compactos (CD - Compact discs) 8 Nota: A referncia de discos compactos (compact discs) difere da do disco comum apenas pela indicao de compacto e pela forma de gravao. JIAS da msica. Manaus: Videolar Amaznica: [199?]. v. 1. 1 disco compacto (47 min.): digital, estreo. DL: M-23206-94. Parte integrante da revista Caras. Os Clssicos dos clssicos. LUDWIG, Van Beethoven. Beethoven: com Pastoral Emporor Moonlight sonata. So Paulo: movie Play: 1993. 1 disco compact (60 + min.): digital, estreo. GCH 2404. The Grea test Classical Hits .

Entrevistas MELLO, Evaldo Cabral de. O passado no presente. Veja, So Paulo, n. 1528, p 9-11, 4 set. 1998. Entrevista concedida a Joo Gabriel de Lima.

Fitas Gravadas PANTANAL. So Paulo: Polygran, 1990. 1 cassete son. (90 min.): estreo.

Filmes e Vdeos NOME DA ROSA. Produo de Jean-Jaques Annaud. So Paulo: Tw Vdeo distribuidora, 1986. 1 Videocassete (130 min.): VHS, Ntsc, son., color. Legendado. Port. PEDESTRIANT reconstruction. Produo de Jerry J. Eubanks, Tucson: Lawuers & Judges Publishing. 1994. 1 videocassete (40min.): VHS. NTSC, son., color. Sem narrativa. Didtico.

20 Fotografias KELLO, Marcos. Foto & Vdeo. 1 lbum (28 fot.): color.; 18 x 13 cm. Escola Tcnica Federal de Santa Catarina, 1997.

Mapas e Globos SANTA CATARINA. Departamento Estadual de Geografia e Cartografia. Mapa geral do Estado de Santa Catarina. [ Florianpolis], 1958. 1 mapa: 78 x 57 cm. Escala: 1:800:000.

Microfichas 8 Nota: referenciar como a publicao original, mencionando-se ao final, o nmero de microfichas e reduo, quando houver. SPINELLI, Mauro. Estudo da motricidade articulatria e da memria auditiva em distrbios especficos de desenvolvimento da fala. 1973. Tese (Doutorado em voz) Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo. 3 microfichas.

Documentos eletrnicos
Arquivo em disquetes KRAEMER, Ligia Leindorf Bartz. Apostila.doc. Curitiba, 13 de maio de 1995. 1 arquivo (605 bytes). Disquete 3 . Word for windows 6.0.

BBS HEWLETT - Packard. Endereo BBS: hpcvbbs.cv.hp.com, login: new. Acesso em: 22 maio 1998. UNIVERSIDADE da Carolina do Norte. Endereo BBS: launch pad. unc.edu. Login: lauch. Acesso em: 22 maio 1998.

Base de dados on-line BERED, F., SERENO, M.J.C.D., CARVALHO, F.I.F. de. Plant regeneration from embryogenic and organogenic calli in oat. Pesquisa Agropecuria Brasileira, Braslia, v.33, n.11, p.1827-1833, 1998. Resumo obtido via base de dados Web of Science, ISI, 9 jun. 1999. Disponvel na Internet. http://webofscience.fapesp.br

21 Base de Dados em CD-ROM INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAO EM CINCIA E TECNOLOGIA - IBICT. Bases de dados em Cincia e Tecnologia. Braslia: IBICT, n. 1, 1996. CD-ROM. FUNDAO CARGILL. Biblioteca Virtual de Publicaes Tcnicas. So Paulo: Cargill; Prosoma Informtica, v.1, 1998. CD-ROM. LORENZI, H., SOUZA, H. M. Plantas ornamentais no Brasil: arbustivas, herbceas e trepadeiras. Nova Odessa: Plantarum, 1996. CD-ROM. SOUZA, J. C. de, RAMOS, A. de A., SILVA, L. O. C. da et al. Tendncia gentica do peso ao desmame de bezerros da raa nerole. In: Reunio anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Botucatu: UNESP, 1998. MEL-002. CD-ROM.

E-mail recebido MARINO, Anne Marie. TOEFL brienfieng number [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <educatorinfo@gets.org> em 12 maio 1998.

E-mail enviado SILVA, Jonas da (jdsilva@uol.com.br). Correo de referncias bibliogrficas. em 12 abril 1999. E-mail para: SANTOS, Maria Regina mrsantos@vortex.ufrgs.br).

FTP UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitria. Current directory is/pub. <ftp:150.162.1.90>, login: anonymous, password: guest, caminho: Pub. Acesso em: 19 maio 1998. GATES, Garry. Shakespeare and his muse.<ftp://ftp.guten.net/bard/muse.txt.> Acesso em: 1 outubro 1996.

Homepage ETSnet. Toefl on line: Test of english as a foreign language. Disponvel em: <http://www.toefl.org>. Acesso em: 19 maio 1998. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitria. Servio de Referncia. Catlogos de Universidades. Apresenta endereos de Universidades nacionais e estrangeiras. Disponvel em: <http://www.bu.ufsc.br>. Acesso em: 19 maio 1998.

22

8. Referncia bibliogrfica
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Documentao Referncias Elaborao. BERVIAN, P. A.; CERVO, A. L. Metodologia Cientfica. 5. ed. So Paulo: Prentice Hall, 2002. 242 p. HOUAISS, Antnio. Dicionrio eletrnico Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio de NBR 6023: Informao e

Janeiro: Objetiva; FL Gama Design Ltda., v.1.0, 2001. CD-ROM. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Cientfico. 22. ed. Rio de Janeiro: Cortez, 2002. 335p.

Anda mungkin juga menyukai