Anda di halaman 1dari 61

BRASIL: POPULAO

Prof. Alex Mendes

CAP. 1 - QUANTOS SOMOS E ONDE VIVEMOS

CENSO DEMOGRFICO

uma pesquisa sobre a populao que possibilita conhecermos informaes tais como: o numero de habitantes, de homens, de mulheres, de idosos e crianas, onde e como vivem as pessoas e o trabalho que realizam, entre outras coisas. Esse estudo realizado, a cada dez anos.

Os dados obtidos com a pesquisa so utilizados pelos

governos em seus planejamentos e na destinao de verbas para educao, habitao, sade, saneamento bsico e previdncia social, por exemplo. No seu primeiro censo demogrfico, de 1872, o Brasil contava com quase 10 milhes de habitantes. O censo de 2000 registrou em nosso pas cerca de 170 milhes de habitantes, tornando o Brasil o 5 maior pas mais POPULOSO do mundo. Apesar de ter uma populao bastante numerosa, o Brasil no est entre os pases mais POVOADOS. O Brasil possui uma baixa DENSIDADE DEMOGRFICA

Populao Absoluta X Relativa


Populao Absoluta Total de habitantes de um pas.

Um pas com grande populao absoluta considerado um pas populoso. Populao Relativa Mdia de habitantes que ocupam cada km2. Um pas com grande populao relativa considerado um pas povoado.

Como calcular a Populao Relativa?

Basta dividir a Populao Absoluta pela rea do pas. exemplo: Brasil: 170.000.000 hab. = 20 hab./ km2 8.500.000 km2

Aumento da Populao Mundial

Distribuio da populao brasileira


A Atual distribuio da populao brasileira reflete a

desigualdade econmica entre as regies. As melhores oportunidades de trabalho contribuem para a concentrao da populao, pois as pessoas procuram se estabelecer em regies que possam lhes oferecer boas condies de vida.

Distribuio da populao brasileira


A Atual distribuio da populao brasileira reflete a

desigualdade econmica entre as regies. As melhores oportunidades de trabalho contribuem para a concentrao da populao, pois as pessoas procuram se estabelecer em regies que possam lhes oferecer boas condies de vida.

Taxa de Natalidade X Mortalidade


Taxa de natalidade indica o nmero de nascimentos

ocorridos em um ano para cada grupo de 1000 habitantes. Taxa de mortalidade Indica o nmero de bitos ocorridos em um ano para cada grupo de 1000 habitantes.

Frmulas
Taxa de Natalidade:

n nascimentos x 1000 = tx Natal. pop. Absoluta


Taxa de Mortalidade:

n de bitos x 1000 = tx mortal. pop. Absoluta

crescimento vegetativo ou natural a diferena entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de um determinado local ou pas geralmente expressa em porcentagem.

Mudanas sociais
Na dcada de 1960, no Brasil, cada mulher em idade de

procriar tinha, em mdia, cerca de 6 filhos. Atualmente esse nmero caiu para aproximadamente 2. O nmero mdio de filhos que uma mulher teria ao final de sua idade produtiva (15 a 49 anos) define a taxa de fecundidade.

Muitos motivos explicam uma taxa de natalidade

menor, entre eles, podemos citar: - Populao em sua maioria na rea urbana - Difuso de mtodos contraceptivos - Mulher no mercado de trabalho - Casamento tardio

Crescimento Migratrio
Diferena entre o nmero de pessoas que entram

(Imigrao) e saem (Emigrao) de uma pas. Frmula: Tx Imigrao Tx de Emigrao = C.M

Houve uma queda na taxa de crescimento populacional

que pode ser explicada: 1 - Maior acesso a informaes sobre mtodos contraceptivos; 2 - Maior participao da Mulher no mercado de trabalho; 3 - Urbanizao 4 - Aumento do custo de vida

Pirmide Etria
Tipo de grfico que representa dados sobre a populao

masculina e feminina, por idades. Uma base larga representa um pas com maior predomnio de populao jovem, j uma pirmide com topo largo representa uma populao Envelhecida. A Pirmide etria do Brasil mostra uma mudana entre os anos de 1980 e 2010 com uma diminuio da base, em razo da queda da natalidade e fecundidade e um alargamento do topo em razo das melhorias da qualidade de vida da populao e consequente queda da taxa de mortalidade.

Partes da Pirmide Etria


A estrutura da pirmide a seguinte:

1 - Base: corresponde aos jovens (0 a 18 anos) 2 - Meio: corresponde aos adultos (19 a 64 anos) 3 - Topo ou pice: corresponde aos idosos (65 ou +)

CAP.2 - DIVERSIDADE DA POPULAO BRASILEIRA

Um pas marcado pela diversidade


Essa diversidade aparece em caractersticas culturais,

como lngua, religio, msica, hbitos alimentares e tambm nas caractersticas fsicas das pessoas, como cor da pele, dos cabelos, estatura e etc.

No Brasil, os elementos mais evidentes da presena de

culturas diversas, est na lngua falada, o Portugus, no entanto ele no falado da mesma forma por toda a populao, pois em vrias partes do pas, houve uma variao por conta das influencias de outros povos como: africanos, indgenas, imigrantes.

Povos

africanos A presena deles facilmente notada na msica, religiosidade, dana e a comida. Alm disso, h uma grande presena na questo da cor da pele, pois boa parte da nossa populao originada dos africanos. Imigrantes Grande parte da nossa populao formada por imigrantes ou descendentes destes. Os principais imigrantes que aqui chegaram foram: Italianos, Alemes, Portugueses, Espanhis, japoneses, srios, libaneses. A presena deles facilmente notada atravs da culinria. ndios Alguns traos so notados como: Tomar banho todos os dias, usar redes para dormir, culinria (Mandioca)

DISCRIMINAO RACIAL NO BRASIL

CAP. 3 OS MOVIMENTOS MIGRATRIOS NO BRASIL

Migraes
o movimento populacional de uma localidade para

outra As causas das migraes podem ser: 1 Dificuldades econmicas 2 Guerras 3 Perseguies poltica ou religiosa 4 Adversidades naturais

As migraes podem ser Externas ou internas:

1 Migrao Interna Ocorre quando a populao se desloca dentro de um mesmo pas. Assim, elas podem ocorrer, de um estado para outro, ou de um municpio para outro dentro de um mesmo pas. 2 Migrao Externa Ocorre quando a populao se desloca de um pas para outro. O nome dado a quem realiza esse tipo de migrao pode ser: Emigrante (quem sai) ou Imigrante (quem entra).

Migraes no Brasil
O perodo de maior migrao externa no Brasil

se deu nos sculos XIX e XX, quando nosso pas recebeu um grande nmero de europeus e asiticos. Nos ltimos anos, muitos imigrantes provenientes dos pases vizinhos, principalmente Bolvia, Peru e Colmbia, vm se fixando no Brasil, em contrapartida, muitos brasileiros emigraram para outros pases.

Principais fluxos migratrios brasileiros


Dcada de 1930 e 1940 Migrao se deu da

regio Nordeste para o Sudeste, em razo das dificuldades econmicas agravadas pelas longas estiagens; De 1950 a 1970 Manteve-se o fluxo de nordestinos em direo ao sudeste, principalmente para So Paulo; Sada dos nordestinos para a Amaznia; e Sulistas para o Norte. De 1970 a 1990 Migrao dos Nordestinos para o Sudeste; sada dos Sulistas para o Centro-Oeste, acarretando a expanso da fronteira agrcola.

CAP. 4 A POPULAO E O TRABALHO NO BRASIL

Populao Economicamente ativa (PEA)


Compreende a parcela da populao entre 10 e

65 anos que est trabalhando ou a procura de emprego.

Mulher no mercado de trabalho


Apesar de crescente, a participao das mulheres no

mercado de trabalho no tem significado ainda melhorias das condies de vida, pelo contrrio, pesquisas mostram que com o aumento de lares liderados por mulheres, houve uma reduo na renda familiar. Isso se deve ao fato de as mulheres em mdia ganharem salrios mais baixos que os homens para desempenharem as mesmas funes.

As causas que esto por trs deste fato so por exemplo:

- A herana patriarcal de nossa sociedade; - O machismo ainda muito forte e presente no nosso dia-a-dia; - A desvalorizao do trabalho domstico; - O preconceito que coloca a mulher como sexo frgil.

Alm dos menores salrios, do preconceito, do

machismo, etc., as mulheres ainda tem que enfrentar as jornadas duplas (trabalho e casa) ou triplas (casa, trabalho e estudos). Tambm a mulher a maior vtima da violncia domstica, em geral praticada por maridos violentos. Mesmo com todas essas dificuldades, as mulheres vm avanando em seus direitos e conseguindo espaos cada vez maiores na nossa sociedade, como por exemplo, o fato de a maioria dos universitrios brasileiros serem mulheres.

O Desemprego e seus fatores


um dos principais problemas enfrentados pela

populao brasileira e depende de fatores conjunturais e estruturais. Vejamos: 1 Conjuntural Ligados a crises econmicas, h uma queda na produo e determinados postos de trabalho deixam de ser ofertados voltando a ser oferecido aps o fim da crise. 2 Estrutural Ligados a avanos tecnolgicos que mecanizam e automatizam os processos de produo, aonde as mquinas substituem a mo-de-obra humana. Com a mecanizao e a automao dos processos de produo, alguns postos de trabalho esto sendo extintos e outros vem sendo criados, exigindo cada vez mais uma grande qualificao profissional causando grande desemprego as pessoas com baixa qualificao.

A Economia informal
O IBGE considera economia informal o conjunto

de unidades de produo de bens e de servios que tem como objetivo principal a gerao de renda para as pessoas envolvidas no trabalho. A economia informal muito expressiva nas reas urbanas, sobretudo nas metrpoles. Na economia informal, est inserida a maior parte dos trabalhadores informais, que no possuem registro em carteira e baixa escolaridade

Setores da economia
A economia dos pases se divide em 3 setores chamados

de formais, pois, contribuem com a arrecadao de impostos, assinam carteira, dentre outras formalidades legais. So eles os seguintes: a) Setor primrio: que envolve em geral atividades ligadas ao meio rural, como, a agricultura, pecuria, extrativismo vegetal e a pesca. b) Setor secundrio: que envolve as atividades industriais. c) Setor tercirio: que envolve as atividades do comrcio, prestao de servios, funcionalismo pblico, etc.

REELEIO DE CHVEZ Hugo Chvez Venezuela. foi reeleito presidente da

H 14 anos no cargo e agora no quarto mandato consecutivo, o lder socialista pode permanecer no poder at 2019, totalizando duas dcadas

A campanha dos candidatos dividiu o pas. De um lado estava a parcela mais pobre da populao que, beneficiada com programas sociais, formou a ala dos chavistas. Do outro, venezuelanos da classe mdia, empresrios e investidores (prejudicados pelas polticas trabalhistas e pelas desapropriaes de terras) apostavam no rival. O resultado, porm, confirmou a longevidade poltica de Chvez.

Ele o presidente h mais tempo na funo em toda a Amrica Latina. Essa permanncia, rara em regimes presidencialistas, se deve sua alta popularidade, conquistada por projetos sociais financiados pelo petrleo e por mudanas na Constituio do pas. Chvez promoveu a revoluo bolivariana no pas, criando um governo populista de esquerda que nacionalizou a economia, concentrou poderes no Estado e perseguiu adversrios polticos.

Seu governo tambm foi marcado pelo antagonismo com os Estados Unidos, durante o governo de George W. Bush (2001-2009), e alinhamento com pases socialistas.

Mundo islmico: Filme gera tumultos antiamericanos Protestos contra os Estados Unidos espalharam-se por mais de vinte pases islmicos, em dois continentes, deixando 30 mortos. O motivo da crise foi um vdeo contendo material considerado ofensivo religio muulmana. As cenas foram divulgadas na internet no dia do aniversrio de onze anos dos ataques do 11 de Setembro.

As manifestaes ocorreram principalmente em pases rabes que foram palco da Primavera rabe em 2011. Na poca, a populao deps tiranos que ocupavam o governo por dcadas, reivindicando mudanas polticas e democracia. O problema que o fim das ditaduras fortaleceu grupos fundamentalistas islmicos, que veem os Estados Unidos como inimigo, tanto pelo apoio de Washington Israel quanto pelas campanhas militares em pases de maioria muulmana, como Iraque e Afeganisto.

O filme uma produo amadora, dirigido por um egpcio radicado na Califrnia. Nele, o profeta Maom retratado como violento, pedfilo e bissexual, o que provocou a ira dos muulmanos. A nova onda de protestos afeta os esforos diplomticos de retomada do dilogo com o Oriente Mdio e pode prejudicar a campanha de reeleio de Barack Obama.

Anda mungkin juga menyukai