Anda di halaman 1dari 20

Secadora de Roupas SE10

Manual de Instrues

Parabns pela sua nova Secadora de Roupas


Muito obrigado por voc ter depositado sua confiana em mais um dos nossos produtos. Ele resultado de muita pesquisa e mais de 75 anos de experincia na fabricao de eletrodomsticos. Por isso, tem tudo para melhor atender s suas necessidades. Em caso de qualquer dvida ligue, gratuitamente, para o nosso Servio de Atendimento ao Consumidor. Afinal, quem depositou sua confiana em nosso trabalho, merece toda nossa ateno.

Instrues Importantes de Segurana


Para Crianas
No permita que sua Secadora de Roupas seja manuseada por crianas, mesmo estando desligada. Evite acidentes. Aps desembalar o produto, mantenha o material da embalagem fora do alcance, principalmente de crianas. No permita que as crianas brinquem sobre ou dentro da Secadora. Quando utilizada prxima, a Secadora deve ser cuidadosamente supervisionada. Mantenha os produtos de limpeza longe do alcance das crianas. Quando o aparelho est funcionando, o tambor e o painel ao fundo atingem altas temperaturas, por isso, no toque estas partes. Assegure-se de manter as crianas longe durante o funcionamento. Antes de descartar a secadora, retire a porta para evitar que algum fique preso acidentalmente. Animais de estimao ou crianas podem entrar no tambor do aparelho. Verifique sempre se o tambor est vazio antes de us-lo.

Para o Usurio/Instalador
Nunca desligue a secadora da tomada puxando pelo cabo eltrico. Use o plugue.

Desligue a secadora da tomada sempre que fizer limpeza ou manuteno.

No seque itens que tenham sido previamente lavados ou molhados com gasolina, solventes de limpeza, querosene, leo de cozinha, ceras, etc. Limpe o filtro antes ou depois de qualquer secagem. No utilize a secadora se o filtro estiver bloqueado ou danificado. Risco de fogo, superaquecimento e danos aos tecidos podem ocorrer. Jamais deixe velas acesas sobre o produto, sob risco de provocar incndios.

No prenda, tora ou amarre o cabo eltrico. Ocorrendo danos no cabo eltrico, no tente consert-lo, chame o Servio Autorizado Electrolux para efetuar a substituio do mesmo. Para evitar incndios, no utilize o calor para secar itens contendo plstico, espuma de borracha ou materiais similares, ou que contenham penas ou similares.

Mantenha a rea ao redor da sada de ar e as reas ao seu redor livres do acmulo de fiapos, poeira ou sujeira. Se a secadora estiver posicionada sobre a lavadora, obrigatrio o uso do kit de montagem (acessrio opcional). No obstrua o fluxo de ar da ventilao. No coloque roupas ou tapetes sobre a frente ou sobre a parte de trs da secadora. No utilize spray dentro ou prximo secadora. No utilize amaciantes ou produtos para eliminar a esttica dos tecidos a menos que recomendado pelo fabricante do produto. Para evitar acidentes, no toque o interior da secadora enquanto esta estiver funcionando. Espere at que a secadora pare completamente, antes de mexer no tambor. Para sua segurana, solicite a um eletricista de sua confiana para que verifique a condio da rede eltrica do local de instalao do produto ou entre em contato com o Servio Autorizado Electrolux. Antes de ligar a sua Secadora, verifique se a voltagem (tenso) da tomada onde a secadora ser ligada igual tenso indicada na etiqueta localizada prxima ao plugue (no cabo de alimentao eltrica). Um interruptor de limitao de temperatura desliga o motor automaticamente em uma situao anormal de superaquecimento. Um tcnico deve substituir o limitador da temperatura aps a correo da falha. Este produto foi concebido e deve ser utilizado somente para uso domstico. Ligue sua Secadora a uma tomada exclusiva, no utilize extenses ou conectores tipo T (benjamim).

A Electrolux no se responsabiliza pelo no cumprimento destas recomendaes. Leia todas as instrues antes de utilizar o aparelho e guarde-as para futuras referncias

ndice
Para o Usurio
Instrues Importantes de Segurana Descrio do Produto Usando a Secadora
2

2 5 5 5 6 6 6 6 6 7 7 7 8 8 9 9 9 10 10 10 10 11 12

Certificado de Garantia Servio Autorizado

13 13

Como ligar e desligar sua Secadora Painel de controle Tabela de programao Boto de baixa temperatura Boto de secagem a frio/ agitao sem calor Seletor de tempo de secagem Lmpada piloto Antes de usar sua secadora pela primeira vez Procedimentos para secagem Programas de secagem Smbolos internacionais para tratamento de tecidos

Para o Instalador
Modelo

Especificaes Tcnicas Instalao

14 14 14 14 15 16 16 17 17 19

Tabela de Programao

Retirada da embalagem Posicionando a secadora Porta reversvel Instalao eltrica Kit de montagem Colocando a mangueira de ventilao

Anotaes teis

Recomendaes Importantes Consumo de tempo e energia

Dicas e Conselhos

Limpeza e conservao Interior Exterior

Limpeza e manuteno

Se a Secadora no funciona

Guia para uso do Manual de Instrues


Instrues de Segurana Instrues de Operao Passo a Passo Dicas e Conselhos Informaes Ambientais 4

Os smbolos a seguir sero encontrados no texto para gui-lo atravs das instrues

Descrio do Produto
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. Tampo Tabela de programao Boto de reduo de temperatura Boto de secagem a frio (movimentao/sem calor) Seletor de tempo de secagem Lmpada principal Placa indicadora Filtro Puxador da porta Ps ajustveis Sadas de ventilao laterais Rosca do encaixe da mangueira Sada de ventilao traseira

Usando a Secadora
Como ligar e desligar sua Secadora
Selecione o programa desejado e pressione os botes de baixa temperatura e secagem a frio se necessrio. Selecione o tempo de secagem desejado no seletor de tempo de secagem at que o tempo escolhido esteja sob o smbolo no painel frontal. A lmpada piloto acende e a secadora funcionar.

Aps cada programa, a Secadora desliga-se automaticamente. A lmpada principal se apaga e o temporizador retorna posio 0. Espere o tambor parar de girar para abrir a porta. Limpe o filtro aps cada programa de secagem.

Painel de controle

1. 2. 3.

Tabela de programao Boto de reduo de temperatura Boto de secagem a frio (movimentao sem calor)

4. 5.

Seletor do tempo de secagem Lmpada piloto

Tabela de programao
Para ajud-lo a selecionar o tempo correto de secagem.

Boto de baixa temperatura


Pressione este boto para reduzir a temperatura quando secar produtos delicados de algodo ou peas de linho. Nesse caso voc deve selecionar um tempo mais longo de secagem. Nos programas para sintticos a temperatura automaticamente reduzida. Por este motivo no necessrio pressionar este boto.

Boto de secagem a frio/agitao sem calor


Pressionando este boto, o calor cortado. Selecione no mximo 20-30 minutos. particularmente til para resfriar a carga de roupas (ex.: para remover o cheiro forte de naftalina).

Seletor de tempo de secagem


O seletor possui dois ciclos de secagem. Um de at 150 minutos (secadoras 220V), ou at 180 minutos (secadoras 110V) a uma temperatura alta para algodo e linho. E um segundo ciclo de at 100 minutos a uma baixa temperatura para tecidos sintticos. Para ajustar a secadora ao tempo selecionado, gire o seletor no sentido horrio at que o tempo desejado coincida com o ponteiro. Nunca gire o seletor no sentido anti-horrio. Quando selecionar o tempo de secagem, voc deve lembrar que este inclui uma fase de resfriamento de 10 minutos. (Posio no seletor). Esta fase no deve ser encurtada, interrompida ou evitada, pois pode causar danos as roupas.

Lmpada piloto

Esta lmpada acende quando comea o funcionamento e se apaga automaticamente ao trmino do programa.

Antes de usar sua secadora pela primeira vez


Pode existir poeira ou sujeira no interior da secadora nova. Coloque alguns panos midos dentro do aparelho e seque aproximadamente por 20 minutos.

Procedimentos para secagem 1. Colocando a roupa na secadora


Abra a porta. Coloque peas j centrifugadas. No pressione as roupas no aparelho. Feche a porta, certificando-se de que no existem peas impedindo esta de se fechar.

2. Selecione a opo desejada (opcional)


Escolha o tipo de secagem que deseja, acionando o boto para reduo de temperatura ou boto de secagem a frio.

3. Selecione o tempo de secagem


Gire o seletor no sentido horrio, at que o tempo de secagem desejado esteja sob o smbolo no painel frontal. A lmpada principal acende, a mquina comea a funcionar.

4. Fim do ciclo
Quando o ciclo selecionado chega ao fim, a secadora desliga e a lmpada principal apaga automaticamente. O seletor retorna posio zero . Abra a porta e retire as peas secas. Limpe o filtro aps cada programa de secagem.

Tabela de Programao
Programas de secagem
Secadoras 220V

Tipo de peas
Algodo Toalhas Camisas Lenis Toalhas de mo Toalhas de mesa Guardanapos

Grau de secagem
Completamente secas. (Direto para o guardaroupa). Secas para passar a ferro. (No esto completamente secas, adequadas para passar).

Peso de roupa centrifugada (kg)


10 5 10 5 3 1,5 3 1,5

Tempo de secagem para roupas centrifugadas em Lavadoras


Top Load (650 rpm) Front Load (500 rpm)

140 min 80 min 115 min 70 min 40 min 30 min 30 min 25 min

150 min 90 min 125 min 80 min 50 min 35 min 40 min 30 min

Sintticos ou fibras mistas que no Completamente secas. exigem passar a ferro. Tecidos delicados e sensveis ao Secas para passar a ferro. calor (ver etiquetas nos itens).

Se estiver secando peas delicadas de algodo, selecione a funo opcional de Baixa Temperatura. Secadoras 127V

Tipo de peas
Algodo Toalhas Camisas Lenis Toalhas de mo Toalhas de mesa Guardanapos

Grau de secagem
Completamente secas. (Direto para o guardaroupa). Secas para passar a ferro. (No esto completamente secas, adequadas para passar).

Peso de roupa centrifugada (kg)


9 5 10 5 3 1,5 3 1,5

Tempo de secagem para roupas centrifugadas em Lavadoras


Top Load (650 rpm) Front Load (500 rpm)

165 min 100 min 140 min 80 min 40 min 30 min 30 min 25 min

175 min 110 min 150 min 90 min 50 min 35 min 40 min 30 min

Sintticos ou fibras mistas que no Completamente secas. exigem passar a ferro. Tecidos delicados e sensveis ao Secas para passar a ferro. calor (ver etiquetas nos itens).

Siga as instrues das etiquetas quando secar peas de fibras mistas.

Smbolos internacionais para tratamento de tecidos


As etiquetas nas roupas indicam exatamente qual o mtodo de secagem a seguir:
a alta temperatura a baixa temperatura

Secar

Secar estendido

Secar na corda da roupa

Secar pendurado Secar em No secar em no cabide secador rotativo secador rotativo

Para evitar incndios e leses corporais, no use calor para secagem de plsticos, espuma de borracha ou materiais similares borracha, nem almofadas ou roupas que contenham plumas ou similares.

Dicas e Conselhos
Recomendaes Importantes
Seque em conjunto roupas com tecidos, pesos e constituio similares. Separe itens de cor escura dos de cor clara. Separe os itens que soltem dos que atraiam fiapos. Se alguns dos itens soltar fiapos, vire do lado avesso. Assegure-se de que fivelas, ornamentos e frisos sejam prova de calor e que no danifiquem a superfcie do tambor. Feche zperes, ganchos e fechos de velcro. Prenda tranados e tiras para evitar que rasguem ou desfiem. Se possvel, vire os bolsos para o avesso para uma secagem uniforme. Verifique se existem manchas que no foram removidas durante a lavagem. O calor pode fixar ainda mais as manchas. Repita a remoo das manchas antes da secagem. Coloque peas delicadas em um saco de tela para evitar que desfiem durante a secagem. Tecidos com goma tambm podem ser secos neste aparelho. A fim de obter melhores resultados, selecione a opo Secar para passar a ferro (Iron Dry), com um certo resto de umidade. Quando o ciclo estiver completo, limpe o tampor com um pano mido e seque com um pano seco, a fim de remover qualquer resduo de goma. Alguns itens (como camisas e similares) podem encolher, devido ao fato das peas serem suspensas na secadora no sentido oposto ao que aconteceria em um varal. No seque em excesso estes itens. Selecione a opo Secar para passar a ferro para estas peas. Quando comear a usar sua secadora, voc se surpreender com a quantidade de fiapos e plos que se acumula no filtro. Isto perfeitamente normal e no significa que a secadora esteja danificando os itens. Quando a secadora funciona, bem como quando as peas so lavadas mo ou em lavadora, fibras, plos e fiapos se soltam dos itens, prendendo-se sua superfcie. Isto tambm acontece quando as peas so penduradas para secar ao ar livre. Em uma secadora, as fibras, plos e fiapos se acumulam no filtro e aumentam de volume devido ao calor dentro do aparelho.

Consumo de tempo e energia


O consumo de tempo e energia varia de acordo com a quantidade de peas, umidade depois de centrifugadas, tamanho e tipo de tecidos e ao grau de secagem desejado. Se a secadora for sobrecarregada, resultados medocres sero obtidos e as roupas amassaro. A fim de reduzir o consumo de energia e o tempo de secagem, necessrio centrifugar as peas corretamente. recomendado o uso de uma lavadora com velocidade de centrifugao de 800 rpm ou mais. Peas que no so passadas, como camisas, devem ser centrifugadas por 10-30 segundos antes de serem colocadas na secadora. Use os valores da tabela ao lado para calcular a carga corretamente. Estes valores se referem a peas de algodo.
PESO APROXIMADO DE ROUPA CENTRIFUGADA TIPO DE ROUPA PESO(g) FRALDA CUECA CAMISOLA CAMISETA CAMISA CALA DE BRIM MOLETON ADULTO PIJAMA FRONHA LENOL DE SOLTEIRO LENOL DE CASAL COLCHA DE SOLTEIRO COLCHA DE CASAL ROUPO DE BANHO TOALHA DE ROSTO TOALHA DE BANHO TOALHA DE MESA GUARDANAPO DE MESA 100 100 200 200 360 1.600 1.400 800 200 1.000 1.400 2.000 2.600 2.400 300 900 1.000 120

Limpeza e manuteno
Limpeza e conservao
Limpe o filtro aps cada uso. No armazene ou coloque produtos de limpeza sobre a secadora, pois podem estragar os controles ou o acabamento.

Interior

Limpe o filtro de partculas aps cada uso. Os fiapos e partculas acumulados na tela restringem o fluxo de ar, o que aumenta o tempo de secagem. Uma boa limpeza assegura uma secagem correta. Se o tambor da secadora manchar devido a tecidos que soltem tinta, limpe o interior com um pano mido e um limpador suave de uso domstico. Retire o produto antes da prxima secagem. Periodicamente, limpe o tubo de exausto.

10

Exterior

Limpe o exterior com gua morna e sabo suave. Nunca utilize limpadores concentrados, speros ou abrasivos. Retire os resduos de cola das fitas adesivas ou etiquetas com uma mistura de gua morna e detergente suave, ou utilize o lado adesivo da etiqueta ou fita. Antes de mudar a secadora, coloque uma placa de papelo ou fibra abaixo dos ps niveladores para evitar danos ao piso. No use em hiptese alguma objetos pontiagudos ou cortantes nem agentes de limpeza como: lcool, querosene, gasolina, thinner, varsol, solventes, detergentes, cidos, vinagres, produtos qumicos ou abrasivos.

Limpeza da porta
Limpe periodicamente a parte interior da porta para remover plos e fibras soltas.

Limpeza do filtro
Sua secadora s funciona bem quando o filtro est limpo. O filtro intercepta todos os plos e fibras acumulados durante a secagem e deve ser limpo ao fim de cada ciclo com um pano mido. O filtro no pode ser removido. No se assuste com a quantidade de plos e fibras. No causado pela sua secadora. Todas as peas perdem plos/fibras durante a secagem, mas passam desapercebidos no ar. Na secadora estes so recolhidos pelo filtro.

11

Se a Secadora no funciona
O Servio Autorizado Electrolux estar sempre sua disposio. Caso sua Secadora apresente algum problema de funcionamento, verifique no quadro as provveis causas. Efetue as correes que possam ser realizadas em casa. No melhorando o funcionamento, chame o Servio Autorizado Electrolux.

Sintoma
No funciona (No liga)

Provveis causas
1) Plugue desligado da tomada. 2) A porta no est bem fechada. 3) Tomada com mau contato. 4) Fusvel queimado, falta de energia eltrica ou disjuntor desligado. 5) O limitador de temperatura foi acionado. 1) O filtro est entupido. 2) Os requisitos para o tubo de exausto de ar no foram atendidos.

Correes
1) Ligar o plugue na tomada. 2) Feche a porta corretamente. 3) Corrigir o defeito na tomada eltrica. 4) Trocar fusvel, aguardar retorno da energia ou ligar o disjuntor. 5) Chame a Assistncia Tcnica Autorizada. 1) Assegure-se de que todas as partculas foram removidas do filtro antes de iniciar cada ciclo. 2) O tubo de exausto de ar deve ter no mnimo 4 polegadas de dimetro e ser feito de metal rgido ou flexvel. Quando na posio o tubo no pode ter mais do que duas dobras de 90 e no deve exceder a extenso indicada nas Instrues de Instalao. 3)Veja em Procedimentos de secagem. 4) Elimine qualquer obstruo.

O ciclo de secagem demora muito, o exterior da secadora fica muito quente ou cheira a queimado

3) Os procedimentos para secagem no foram seguidos. 4) O duto de exausto ou a cobertura do exaustor esto entupidos ou parcialmente bloqueados. Roupas excessivamente amassadas 1) A secadora est sobrecarregada. 2) Roupas deixadas na secadora por muito tempo. 3) Separao insuficiente de itens. 4) Temperatura de secagem muito alta. 1) Objetos estranhos como moedas, prendedores, broches esto no interior da secadora. Itens presos s roupas como fivelas de cintos, zperes ou prendedores esto batendo no interior do tambor.

1) No sobrecarregue. Veja Procedimentos de secagem. 2) Retire a roupa assim que o ciclo acaba. 3) Veja Procedimentos de secagem. 4) Siga as instrues de cuidado com tecidos existentes nas etiquetas. 1) Sempre retire objetos estranhos dos bolsos antes da lavagem. Retire os objetos do tambor e reinicie a secagem. Pode ser necessrio prender ou proteger estes acessrios para evitar danos secadora. Danos causados ao tambor por estes objetos no so cobertos pela garantia.

A superfcie do tambor foi arranhada ou descascou

12

Certificado de Garantia
CERTIFICADO DE GARANTIA O fabricante garante este produto contra qualquer defeito de fabricao que se apresente no perodo de 12 meses, contado partir da data da Nota Fiscal de Venda ao Consumidor. Estes 12 meses so assim divididos : - 3 primeiros meses - garantia legal - 9 meses seguintes - garantia especial complementar, concedida pela Electrolux do Brasil S.A. SO CONDIES DESTA GARANTIA: 1- Qualquer defeito que for constatado neste produto deve ser imediatamente comunicado ao Servio Autorizado Electrolux mais prximo de sua residncia, que consta na relao que acompanha o produto. 2 - Esta garantia abrange a substituio de peas que apresentarem defeitos constatados como sendo de fabricao, alm da mo de obra utilizada no respectivo reparo. A GARANTIA PERDER A VALIDADE QUANDO: 1 - Houver remoo e/ou alterao do nmero de srie ou da etiqueta de identificao do produto. 2 - O produto for instalado ou utilizado em desacordo com o Manual de Instrues. 3 - O produto for ligado em tenso diferente a qual foi destinado. 4 - O produto tiver recebido maus tratos, descuidos ou ainda sofrer alteraes, modificaes ou consertos feitos por pessoas ou entidades no credenciadas pela Electrolux do Brasil S.A. 5 - O defeito for causado por acidente ou m utilizao do produto pelo Consumidor. AS GARANTIAS LEGAL E/OU ESPECIAL NO COBREM : - Produtos ou peas danificadas devido acidente de transporte ou manuseio, riscos, amassamentos ou atos e efeitos da natureza. - No funcionamento ou falhas decorrentes de problemas de fornecimento de energia eltrica e/ou falta de gua no local onde produto est instalado. - Despesas com transporte, peas, materiais e mo de obra para preparao do local onde ser instalado o produto (ex. Rede eltrica, conexes eltricas e hidrulicas, tomadas, esgoto, alvenaria, aterramento). - Chamadas relacionadas a orientao de uso constantes no Manual de Instrues ou no prprio produto, sero passveis de cobrana aos Consumidores. A GARANTIA ESPECIAL NO COBRE : - Despesas de deslocamento do Servio Autorizado, quando e se o produto estiver instalado fora do municpio sede do Servio Autorizado Electrolux. Observaes: - As despesas decorrentes e consequentes de instalao de peas que no pertenam ao produto, so de responsabilidade nica e exclusiva do Consumidor. - A ELECTROLUX DO BRASIL S.A., buscando a melhoria contnua de seus produtos, reserva-se o direito de alterar as caractersticas gerais, tcnicas e estticas de produtos por ela comercializados sem prvio aviso. - Este CERTIFICADO DE GARANTIA valido apenas para produtos vendidos e utilizados no territrio brasileiro. - Para sua comodidade, preserve o MANUAL DE INSTRUES, CERTIFICADO DE GARANTIA E A NOTA FISCAL DO PRODUTO. Quando necessrio, consulte a nossa Rede de Servios Autorizados e/ ou o Servio de Atendimento ao Consumidor.

Servio Autorizado
Caso voc permanea com alguma dvida contate o nosso Servio de Atendimento ao Consumidor Electrolux. Guarde a nota fiscal de compra. A garantia s vlida mediante sua apresentao no Servio Autorizado Electrolux. http://www.electrolux.com.br

13

Especificaes Tcnicas
Modelo
Voltagem (V) Corrente (A) Freqncia (Hz) Capacidade (Peas centrifugadas) Algodo (kg) Sintticos (kg) Rotao do tambor (rpm) Volume do tambor (l) Potncia total (W ) Peso Lquido (Kg) Altura (mm) Largura (mm) Profundidade (mm) Profundidade com a porta aberta (mm) 127V 15 60 10 4 55 110 1850 32 850 600 570 920

SE 10
220V 10 60 10 4 55 110 2200 32 850 600 570 920

Instalao
Retirada da embalagem
Posicione o produto prximo ao local desejado, antes de iniciar a retirada da embalagem.

A correta instalao do produto fundamental para seu perfeito funcionamento. Transporte a secadora com cuidado. Todos os componentes da embalagem (caixa de papelo, base e cantoneiras de isopor, plsticos e parafusos de fixao) devem ser removidos antes da utilizao do produto. Esses componentes devem ser guardados para transportes futuros.

14

Posicionando a secadora

Para sua convenincia, melhor que a secadora fique prxima mquina de lavar. Enquanto seca, a secadora emite uma certa quantidade de ar quente, bastante mido, que deve ser removido do ambiente o mais rpido possvel a fim de prevenir condensao. Em um ambiente bem ventilado ou prximo a uma janela aberta, isto ocorrer naturalmente. No entanto, melhor fazer com que este ar seja retirado atravs de uma mangueira flexvel de 100mm de dimetro, com sua extremidade temporariamente colocada em uma janela aberta ou permanentemente a uma grade de ventilao em uma parede externa ou janela. A secadora deve ser instalada em um lugar limpo, onde a sujeira no se acumule. Assegure-se de que nada obstrui as entradas de ar no fundo da secadora. (ex.: Papel, tapetes, etc.) A fim de reduzir ao mnimo o rudo e as vibraes durante o uso da secadora, esta deve ser posicionada sobre uma superfcie firme e no nvel. Uma vez em sua posio permanente, verifique se ela est no nvel. Se no, levante ou abaixe os ps ajustveis localizados na frente da mquina at nivelar. Os ps nunca devem ser removidos. No obstrua a ventilao no piso com tapetes, madeira ou similares. Isto pode aumentar o acmulo de calor, o que interfere no funcionamento do aparelho.

O nivelamento fundamental para o perfeito funcionamento da secadora. Nunca utilize ps diferentes dos originais.

15

Porta reversvel

Para facilitar o uso da secadora a porta pode ser revertida. Esta operao deve ser efetuada por pessoa qualificada. Proceda da seguinte forma - Retire a porta soltando os dois parafusos (1) que prendem a dobradia ao gabinete (FIG.A). - Retire o fecho de segurana (2) e o plugue (3), dobrando os dois prendedores (FIG. A). - Monte novamente o fecho de segurana (2) e o plugue (3) revertendo suas posies (FIG. B). - Retire a placa de plstico ( 4) retirando os dois parafusos que a prendem. (fig.A). - Coloque a placa de plstico (4) no lado oposto. (fig.B). - Monte a porta novamente rosqueando os dois parafusos (1) que prendem a porta ao gabinete (fig.B).

Instalao eltrica

Para sua segurana, solicite a um eletricista de sua confiana que verifique a condio da rede eltrica do local de instalao do produto, ou entre em contato com o Servio Autorizado Electrolux. Conecte o plugue de alimentao eltrica numa tomada tripolar compatvel com a mesma tenso especificada na etiqueta do cabo da mquina.

Voltagem da Secadora Disjuntor

127 V 1 x 15 A

220V 2 x10 A

127 V
Plugue Tripolar

Fio Neutro Tomada Tripolar Chave Disjuntora

Fio Terra

Fio Fase Chave Disjuntora 2 Fios Fase

220 V

Tomada Tripolar

Plugue Tripolar

Fio Terra

As informaes de instalao eltrica devem estar de acordo com as normas da ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Caso contrrio, a Electrolux exime-se de qualquer responsabilidade por possveis danos causados secadora de roupas, a terceiros e/ ou ao prprio local da instalao.

16

Kit de montagem

Um kit especial de montagem est disponvel em seu Servio Autorizado Electrolux, permitindo a montagem da secadora sobre a lavadora. Quando utilizar a secadora, a temperatura da sala no deve exceder 35 C, pois pode afetar a performance do aparelho.

Colocando a mangueira de ventilao


Quando utilizar a secadora, a temperatura da sala no deve exceder 35 C, pois pode afetar a performance do aparelho. Para simplificar a instalao, existem 3 sadas opcionais: ao fundo, ou nas laterais esquerda e direita. Ligue a mangueira na sada mais conveniente, puxando a Rosca (A) da sada de ventilao ao fundo, rosqueando a mangueira e empurrando de volta ao seu lugar. As sadas no utilizadas devem ser fechadas com as capas fornecidas. Ateno: Se a mangueira longa e a temperatura da sala baixa, a umidade pode se condensar em gua no interior da mangueira. Este um fenmeno natural e inevitvel. Para evitar que a gua escorra para dentro da secadora recomendvel fazer um pequeno furo ( 3mm) na parte mais baixa da mangueira e colocar um pequeno recipiente abaixo dele (ver figura A). Uma vez ligada secadora, direcione a mangueira de ventilao ao ponto de sada desejado, garantindo que o comprimento total seja inferior a 2m, possuindo no mais que duas dobras. Se voc decidiu por uma grade para a parede ou janela, um fornecedor local ser capaz de garantir os encaixes necessrios e as dicas de instalao.

17

importante NO ligar a mangueira de ventilao a, por exemplo, um exaustor, chamin ou tubulao destinada exausto de um aparelho em que ocorre a queima de combustvel. Perceba que para evitar problemas de condensao essencial que a secadora seja dotada de uma mangueira flexvel para sua exausto, para alm da lavanderia, de preferncia, para fora dela. A fim de prevenir o superaquecimento, importante que no exista obstruo na exausto. No caso de uma mangueira permanentemente encaixada a uma parede ou teto, deve ser assegurada uma capacidade de exausto de no mnimo 150 m/h.

Se a mangueira estiver completamente amassada, os dispositivos de segurana da secadora podero deslig-la automaticamente.

18

Anotaes teis
Anote aqui dados que podero ser teis no futuro:
Dados constantes na nota fiscal Loja: N da Nota Fiscal: Data de aquisio:

Dados constantes na etiqueta de identificao da Secadora Modelo: Nmero de Srie:

Dados do Instalador Empresa: Telefone: Data de Instalao: Nome do tcnico instalador:

19

Electrolux do Brasil S.A. - R. Ministro Gabriel Passos, 360 - Fone: 41 371-7000 CEP 81520-900 - Curitiba - PR - Brasil. http://www.electrolux.com.br

20

AGO/99

Anda mungkin juga menyukai