Anda di halaman 1dari 10

GRULES

Diego Ferreira * Edervane Simes ** Roger Sanner *** Wederson Pascoalato****

INTRODUO O concreto, devido s suas inmeras vantagens, tem sido o material mais usado na construo de prdios residenciais, comerciais, industriais e pblicos, pontes, viadutos, barragens, tneis, silos, reservatrios, etc. Entre as vantagens deste material de construo podem ser citadas o seu baixo custo relativo, a disponibilidade dos seus materiais componentes em quase todos os lugares, sua versatilidade e adaptabilidade, sua durabilidade e sua

possibilidade de incorporar com vantagens rejeitos industriais poluentes. Nesse trabalho iremos retratar as propriedades e caractersticas do concreto.

Palavras-chave: concreto, caractersticas, propriedades, resistncia, trao.

DESENVOLVIMENTO 1 - CARACTERISTICAS DO CONCRETO Quando so misturados cimento, areia, pedra e agua obtm-se o concreto, esses componentes so chamados de agregados. . Os agregados so normalmente classificados por origem, tamanho, forma e textura. O material aglomerante normalmente usado no concreto estrutural o Cimento Portland misturado com gua potvel. Esta mistura inicia uma reao qumica cujo resultado a formao do "Gel", o principal agente ligante. Cimento + Agua = Pasta + Areia = Pasta Argamassa

Argamassa + Brita= Concreto Concreto + Ao= Concreto Armado

Tabela 1: Fases do concreto. Fonte: Empresa lancemix

1.1 MASSA ESPECFICA Concretos de massa especfica normal so os concretos que, depois de secos em estufa, tm massa especfica compreendida entre 2000 kg/m3 e 2800 kg/m3. Em no se conhecendo a massa especfica real, para efeito de clculo, pode-se adotar para o concreto simples (c ) = 2400 kg/m3 e para o concreto armado c = 2500 kg/m3. Quando se conhecer a massa especfica do concreto utilizado, pode-se considerar para valor da massa especfica do concreto armado, a do concreto simples acrescida de 100 a 150 kg/m3.

1.1-PROPRIEDADES MECNICAS As propriedades mecnicas so determinadas com base em ensaios, que so executados em condies especficas. Dentre todas as propriedades as principais so: resistncia compresso, resistncia trao e mdulo de elasticidade.

1.1.1-Resistencia a compresso As prescries referem-se resistncia compresso obtida em ensaios de cilindros moldados segundo a NBR 5738, realizados de acordo com a NBR 5739. Quando no for indicada a idade, as resistncias referem-se idade de 28 dias. Quando obtido um numero muito grande de corpos-deprova possivel fazer um grafico com os valores obtidos atraves de fc esses resultados so denominados dencidade de frequancia. A curva que encontrada recebe o nome de Curva Estatica de Gauss.

Figura1: Curva de Gauss para a resistncia do concreto a compresso.

Na curva de Gauss so encontrados: a resistncia media do concreto compresso Fcm e resistencia caracteristica do concretro a compresso, Fck.

1.1.2 RESISTNCIA A TRAO

A resistncia trao indireta fct, sp e a resistncia trao na flexo fct,f devem ser obtidas de ensaios realizados segundo a NBR 7222 e a NBR 12142, respectivamente. A trao pode conter diferenas isso dado pelos tipos de ensaio que so: trao direta, compresso diametral e trao na fexo.

Trao direta

Esse ensaio realizado atraves de uma trao axial at a ruptura, em corpos de prova de concreto simples onde a seo central retangular e as extremidades so quadradas.

Figura 2 : Ensaio de trao direta.

Compresso diametral Para ser realizado um cilindro de 15 cm por 30 cm colocado com o eixo horizontal entre pratos de prensa sendo ento aplicada uma fora at que se rompa por trao indireta.

Figura 3: Ensaio de trao por compresso diametral

Trao na flexo Um corpo de prova de seo prismtica submetido flexo, com carregamentos em duas sees simtricas, at ruptura. Os valores encontrados para a resistncia trao na flexo, fct,f, so maiores que os atrao direta e a trao de compresso diametral.

Figura 4: Ensaio de trao na compresso diametral.

Relaes entre os resultados do ensaio O resultado dos dois ultimos ensaios so diferentes dos resultados do ensaio de referencia da trao direta, devido esse resultado coeficientes na convero. Considera-se a resistncia trao direta, fct, igual a 0,9 fct,sp ou 0,7 fct,f, ou seja, coeficientes de converso 0,9 e 0,7, para os resultados de compresso diametral e de flexo, respectivamente. Na falta de ensaios, as resistncias trao direta podem ser obtidas a partir da resistncia compresso. (CATOIAPINHEIRO-MUZARDO-SANTOS. 2010). fctm = 0,3 fck2/3 fctk,inf = 0,7 fctm fctk,sup = 1,3 fctm

1.1.3 Modelo de elasticidade A relao entre as tenses e as deformaes essencial para a estrutura do concreto. Sabe-se da Resistncia dos Materiais que a relao entre tenso e deformao, para determinados intervalos, pode ser considerada linear (Lei de Hooke), ou seja, =E, sendo a tenso, a deformao especfica e E o Mdulo de Elasticidade ou Mdulo de Deformao Longitudinal (CATOIAPINHEIRO-MUZARDO-SANTOS. 2010).

Figura 5: - Mdulo de elasticidade ou de deformao longitudinal

O modelo de deformao tangente inicial dado quando no existe uma parte retilnea e a expresso e aplicada tangente da curva na origem.

Figura 6: Mdulo de deformao tangente inicial (Eci).

Quando no forem feitos ensaios e os dados sobre o concreto no forem precisos na idade de 28 anos usa-se para calcular o modelo de elasticidade inicial a seguinte expresso:

Elasticidade secante geralmente utilizado para analises elsticas em esforos solicitantes e verificao de limites de servio. Ecs = 0,85 Eci 1.1.4 Coeficiente de Poisson Toda a fora ou tenso provoca, ao mesmo tempo, deformao no seu sentido de aplicao e tambm uma deformao no sentido transversal. A relao entre os valores absolutos da deformao transversal e da longitudinal o coeficiente de Poisson . A experincia tem demonstrado que o coeficiente

de Poisson do concreto varia entre 0,11 a 0,21. A NBR 6118 admite para o concreto um coeficiente de Poisson relativo s deformaes elstica igual a 0,2. 1.1.5 Estados mltiplos de tenso: Em um confinamento lateral a resistncia do concreto tende a ser maior do que o valor relativo compresso simples. Nesse caso o concreto pode ser feito com estribos isso faz com que no ocorra a expanso lateral, criando ento um estado mltiplo de tenses. Concluindo a resistncia do concreto depende do estado de tenso em que ele esta submetido. 1.2 ESTRUTURAS INTERNAS DO CONCRETO Quando o concreto preparado ocorre uma reao qumica do cimento com a agua formando ento o gel de cimento. No amassamento do concreto o gel envolvido com os agregados e endurece com o tempo formando ento cristais. O concreto representa um material capilar pouco poroso, sem continuidade de massa, no qual existem os trs estados. solido, liquido e gasoso. 1.3 DEFORMAES O concreto apresenta deformaes que aumentam ou diminuem o seu volume, podendo dar origem a fissuras, que, dependendo da sua abertura e do ambiente a que a pea est exposta, podem ser prejudiciais para a esttica e para a durabilidade da estrutura. As principais deformaes que ocorrem no concreto so as devidas retrao, expanso, deformao imediata e fluncia. 1.3.1 Retrao: reduo de volume que ocorre no concreto. Tal reduo pode ocorrer por diversos fatores: como por exemplo, a contrao da agua que no evaporou chamada de Retrao qumica. Retrao capilar ocorre quando uma parte da agua absorvida perdida e a teno superficial da agua provoca retrao.

1.3.2 Expanso: O aumento do volume do concreto. As peas submersas de concreto sofrem uma retrao qumica, no entanto o fluxo da agua de fora para dentro anulando ento as retraes qumicas e expandindo a pea.

1.3.3 Deformao imediata: A deformao imediata do concreto tem como causa o acumulo de cristais que o formam.

1.3.4 Fluncia: a deformao lenta como o aumento das deformaes no concreto, sobtenses permanentes de compresso ao longo do tempo, mesmo que no ocorram acrscimos nessas tenses. So as deformaes cc.

CONCLUSO

Com a realizao deste trabalho podemos entender melhor as caractersticas do concreto. O concreto formado por uma mistura de cimento e aglomerados, que depois de misturados sofrem uma reao qumica gerando ento o concreto, ele muito usado em construes devido suas propriedades de resistncia e durabilidade. A resistncia do concreto pode ser testada atravs de inmeros testes realizados. testado tambm elasticidade do concreto e as deformaes que podem ser imediatas ou a longo tempo. As deformaes iram ocorrer dependendo do ambiente em que o concreto esta. Concluindo o concreto um elemento essencial na construo civil e para ser utilizado preciso um estudo a fundo para que seja melhor explorada suas propriedades e que ele possa sem bem aplicado.

REFERNCIAS: LANAMIX. Disponvel em

<http://www.lancamix.com.br/pdf/conceitos.pdf >. Acesso em 20 de maio de 2013

PINHEIRO, Libnio M. MUZARDO, Cassiane D. SANTOS, Sandro P. CATOIA, Thiago, CATOIA Bruna. Estruturas do processo. Maro 2010.

Prof. Msc. Luiz Carlos de Almeida (agosto 2002). Concreto. Disponvel em <http://www.fec.unicamp.br/~almeida/au405/Concreto.pdf>. Acesso em 20 de maio de 2013.

Anda mungkin juga menyukai