Anda di halaman 1dari 9

3

INTRODUO A fratura uma interrupo na continuidade do osso, que pode ser um rompimento completo ou incompleto. Existem dois tipos principais de fraturas e vrias divises que so denominadas de acordo com a posio das partes do osso. So elas: fratura fechada, esta indica que no h comunicao entre a superfcie externa do corpo e a fratura em si. J na fratura exposta existe comunicao entre a fratura em si e a pele, podendo ocorrer devido ao deslocamento das extremidades sseas, fazendo com que uma delas ou ambas perfurem a pele.

MECANISMO DA FRATURA A energia imposta ao corpo pelas foras de impacto deve ser dissipadas por mtodos de absoro que no produzam leses. Entretanto quando a carga aumentada, inicia a ruptura das estruturas sseas, criando como conseqncia a deformidade. O osso tem uma grande capacidade de suporte de carga. No caso de um impacto sbito, a poro da carga a ser sustentada pelo osso externa, esta aplicada por um agente externo no organismo, enquanto a outra poro, interna, gerada pela fora de contrao dos msculos age atravs do osso para controlar a posio do corpo. Quando a energia a ser absorvida muito grande para o osso, cartilagem articular ou discos intervertebrais existe sobrecarga resultando em leso celular. Em suas formas leves, esta leso pode afetar a cartilagem articular, resultando em condromalacia que o amaciamento e degenerao da cartilagem hialina que se encontra por baixo da patela, e em outras leses menores, que clinicamente se manifestam por dor articular e edema.

CARACTERSTICAS CLNICAS LOGO APS A FRATURA As caractersticas variam dependendo da causa e da natureza do trauma. Se a leso for grave ou houver mltiplas leses, o paciente pode ficar inconsciente. Em outros casos como fratura por fadiga, algumas fraturas impactadas ou do tipo rachadura, os pacientes podem ser capazes de usar o membro, embora sintam dor. Esto presentes as seguintes caractersticas: -CHOQUE: varia de acordo com a extenso das leses, posio dos fragmentos, idade do paciente e circunstncias do trauma. -DOR: tambm varia de acordo com as circunstncias. -DEFORMIDADE: nota-se quando h deslocamento dos fragmentos sseos. -EDEMA: localizado imediatamente aps a leso tornando-se gradualmente mais extenso. -SENSIBILIDADE LOCAL ACENTUADA: uma caracterstica importante em uma leso que parece ser trivial. -MOVIMENTO ANORMAL E CREPITAO: no se deve tentar reproduzir essas alteraes, pois o caso pode agravar-se. -PERDA DE FUNO: pode ser completa nas leses graves, mas uma certa atividade pode ser possvel quando esta menos grave, como as fraturas por fadiga, algumas impactadas ou do tipo rachadura.

CONSOLIDAO DE FRATURAS A consolidao comea depois que a fratura ocorrer e um processo contnuo. Esta passa por cinco estgios, sendo que dois ou mais ocorrem ao mesmo tempo em partes diferentes do local da fratura. 1-HEMATOMA: uma poro muito pequena de osso imediatamente adjacente fratura morre e gradualmente absorvida. O hematoma ocorre como resultado do rompimento de vasos sanguneos no momento da leso. 2-PROLIFERAO CELULAR SUBPERIOSTEAL E ENDOSTEAL: ocorre uma proliferao de clulas a partir da superfcie profunda do peristeo adjacente ao local da fratura. Estas so precursoras dos osteoblastos e formam-se ao redor de cada fragmento sseo. 3-FORMAO DE CALO: as clulas proliferantes amadurecem os osteoblastos e em certos casos os condroblastos. Os condroblastos formam cartilagem a qual encontrada em quantidades variveis no local da fratura, no sendo essencial para a consolidao. Os osteoblastos produzem uma matriz intercelular de colgeno e polissacardeos, que ento se torna impregnada com sais de clcio, formando assim, o osso imaturo que ser chamado de calo primrio ou osso reticulado. visvel ao raio X e apresenta evidncias que a consolidao est ocorrendo. 4- CONSOLIDAO: a atividade osteoblstica resulta na mudana do calo primrio para osso que tem uma estrutura lamelar e, no final desses estgios, a juno est completa. Esse novo osso forma uma massa espessada no local da fratura e oblitera a cavidade medular. Ele tende a ser mais extenso se ocorreu hematoma grande ou se foi impossvel obter a aposio exata dos fragmentos sseos. 5-REMODELAO: a estrutura lamelar alterada e o osso reforado ao longo das linhas de tenso. O osso excedente formado durante a consolidao gradualmente removido e eventualmente, a estrutura ssea assemelha-se original.

CICATRIZAO DE OSSO ESPONJOSO Como acontece com o osso compacto o hematoma formado, mas como no h cavidade medular o segundo estgio diferente. A estrutura esponjosa fornece uma rea maior de contato entre os fragmentos sseos, e a penetrao do tecido sseo neoformado facilitada pelo arranjo aberto das trabculas, quando ele cresce em ambos os fragmentos. As clulas osteognicas produzem a matriz intercelular que ento calcificada para formar osso reticulado. A seguir, o processo de remodelao continua a formar osso esponjoso.

UNIO DE FRATURAS O tempo que uma fratura leva para unir altamente varivel e depende de muitos fatores: -Tipo de osso: o osso esponjoso consolida muito mais rpido que o osso compacto. A consolidao de ossos longos depende de seu tamanho, de modo que os ossos do membro superior unem-se antes que os do membro inferior. O fmur pode com freqncia levar de 4 a 5 meses para consolidar. -Classificao da fratura: mais fcil obter uma boa aposio com fraturas leves do que com as mais graves. Isso depende da posio inicial dos fragmentos antes da reduo e do efeito da trao muscular nos mesmos. -Suprimento sanguneo: um bom suprimento essencial para haver consolidao normal. -Fixao: esta se adequada, impede a deteriorao do suprimento sanguneo que pode ser provocada pelos movimentos dos fragmentos. Ela tambm mantm a reduo evitando a deformidade e a conseqente perda de funo. -Idade: a idade faz pouca diferena na juno dos ossos adultos, a menos que haja uma doena subjacente.

COMPLICAES Infeces podem ocorrer em fraturas expostas, pois os germes podem ter acesso atravs da ferida aberta. Uma infeco superficial pode ser tratada e no causar maiores problemas, sendo que se essa infeco penetrar na rea fraturada pode causar osteomielite e levar juno demorada ou pseudo-artrose. A falta de suprimento sanguneo para uma parte do osso faz com que ele necrose. Isso pode ser uma complicao de certas fraturas quando um fragmento privado deste. O osso recupera seu suprimento sanguneo atravs de tecidos moles ligados a ele ou pelos vasos intra-sseos. Alm dessas complicaes ainda podem ocorrer o rompimento de articulao, leses dos grandes vasos, leses musculares, leses nos nervos, leso das vsceras e atrofia de Sudeck, que uma complicao que pode ocorrer depois que cessa o perodo de imobilizao, e em geral, observada em fraturas de extremidade distal do rdio ou mais raramente nas fraturas da regio do tornozelo.

10

CONSIDERAES FINAIS Os problemas na convalescena de fraturas podem ser decorrentes de causas originadas no osso, leses de tecido mole e edema. O edema persistente a causa mais comum de incapacidade aps as fraturas. O liquido do edema traumtico produzido tanto pela leso original ou por fatores mecnicos aps a leso. O extravasamento de sangue para os tecidos moles quase sempre um acompanhante das fraturas. Sendo assim, todos os cuidados possveis so necessrios em casos de fratura tanto interna como nas expostas, estas com certeza devem ser acompanhadas com muito mais rigor, pois os riscos com as mesmas so maiores do que em fraturas internas.

11

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

KOTTKE, FREDERIC J./LEHMANN, JUSTUS F.; Tratado de Medicina Fsica e Reabilitao de Krusen; Volume 2; Quarta Edio; Editora Manole LTDA. THOMSON, ANN/ SKINNER, ALISON/ PIERCY, JOAN; Fisioterapia de Tidy; 12 Edio; Editora Santa; 1 Edio em portugus, 1994. GOULD III, JAMES A.; Fisioterapia na Ortopedia e na Medicina do Esporte; Segunda Edio; Editora Manole LTDA.; 1 Edio brasileira, 1993.

Anda mungkin juga menyukai