Anda di halaman 1dari 7

TRABALHO DE DEPENDNCIA - 2 BIMESTRE ALUNO: ______________________________________________________

GEOGRAFIA

GLOBALIZAO
1. FORMAO DO CONCEITO

A Globalizao se caracteriza por buscar realizar uma integrao cultural, comercial, poltica e social, buscando uma maior integrao mundial, intensificando assim os fluxos econmicos e financeiros em nvel internacional. A utilizao do conceito recente, embora, as trocas comerciais em nvel internacional existam desde as grandes navegaes, demonstrando que a geografia poltica atual fruto desse processo.
2. ORDEM MUNDIAL

Monopolar: Reino Unido da Gr Bretanha. Sculo XVIII e XIX. Nesse perodo, a hegemonia mundial era determinada por essa potncia a partir do domnio industrial e martimo. Bipolar: o mundo era marcado por dois grandes grupos militares, polticos, econmico e ideolgicos: Capitalismo (lder EUA) e Socialismo (lder URSS), os quais ditaram as regras mundiais durante toda a Guerra Fria, proporcionando a bipolaridade mundial. Multipolar: com a fragmentao da Unio Sovitica e mudana do contexto econmico da China, pases caracterizados como os mais fortes da hegemonia socialista, o mundo atravessou um perodo de diviso entre as potncias, proporcionando a evoluo global para multipolar. Esse perodo tambm marcou uma diminuio do poder quase absoluto dos Estados Unidos, acarretando a diviso desse poder com pases que emergiam na nova conjuntura como lderes mundiais, como o Japo (lder na regio do pacfico) e a Alemanha (lder na Europa), ocasionando uma maior dinmica econmica no mundo contemporneo. Atualmente buscam se desenvolver reas de influncia a partir de blocos econmicos.
3. CARACTERSTICAS HISTRICAS
Dcada de 1950 e 1960 - Crescimento Econmico

o europia j havia se consolidado novamente, no necessitando de tantos produtos vindos da Amrica. Os Estados Unidos, presenciando um clima de insegurana e recesso, colocaram em prtica um plano denominado de Welfare State (estado do bem-estar social). A interveno do Estado na economia ocorreu a partir da produo de empregos (construo de rodovias, ferrovias, hidroeltricas) para que a populao continuasse inserida no mercado de consumo, fazendo com que a economia no entrasse em recesso. Dcada de 1980 - Novos Ramos e Transferncia da Dvida Na dcada de 1980, o governo Reagan adotou uma poltica contraditria, em que diminuiria os impostos, ao mesmo tempo aumentaria os juros. Essa poltica foi apoiada no dlar moeda nacional e tambm de troca internacional. A poltica embasava-se na transferncia da dvida interna ocasionada pela corrida armamentista, perda nas exportaes e dficit pblico para os pases subdesenvolvidos que solicitavam emprstimos, uma vez que, ficaram condicionados a pagar os juros dessas dvidas, favorecendo o enriquecimento dos pases credores, principalmente os Estados Unidos.
4. FATORES GEOPOLTICOS DA GLOBALIZAO

Queda do Muro de Berlim; Reunificao da Alemanha; Fragmentao da Unio Sovitica e fim da cortina de ferro; Democratizao dos pases do Leste europeu; Fragmentao da Iugoslvia.
5. CARACTERSTICAS GERAIS DA GLOBALIZAO

Nesse perodo houve um forte crescimento de produo nos Estados Unidos, acarretado pela necessidade de abastecer os mercados europeus. A II Guerra Mundial havia ocasionado uma destruio de vrios parques industriais na Europa, o que propiciou o crescimento substancial da produo industrial nos Estados Unidos, que possuem um amplo parque industrial e uma grande reserva financeira. Dcada de 1970- Crise e Welfare State O clima de euforia e superproduo das dcadas de 1950 e 1960 diminuem muito na dcada de 1970, no sentido de que o grande mercado de produEditora Exato 23

Maior fluxo comercial (informatizao do processo produtivo) O aumento do fluxo comercial uma realidade clara dentro da Globalizao e um dos enfoques principais do apoio a esse sistema o aumento das trocas comerciais, que esto sendo muito facilitadas e dinamizada pela rapidez na informao. Neoliberalismo Abertura econmica de um determinado pas ao capital externo, essa abertura ocorre muitas vezes por imposio de pases credores, que influenciam nas decises de privatizaes e diminuio dos gastos

pblicos, a partir do fornecimento de ajuda financeira. Desigualdade Regional e Mundial H desigualdades sociais e econmicas tanto na conjuntura global, ou seja, ordem de pases (ricos, pobres, intermedirios), quanto na escala regional. Em um mesmo pas, muitas vezes destacado como desenvolvido, existem reas com caractersticas tpicas de pases subdesenvolvidos, o que demonstra que a globalizao da economia no possibilita um crescimento homogneo nem dentro do mesmo pas quanto mais em nvel mundial. O Estado Tornou-se Mediador Econmico e Poltico Na globalizao moderna, o Estado est perdendo fora em relao aos Blocos Econmicos, determinando seu grau de atuao na concretizao de planos e realizao de metas a serem alcanadas pelo bloco. Os Estados membros tendem a desenvolver os mecanismos para a concretizao das unies comerciais, polticas e sociais. Crescimento das Transnacionais O Crescimento das transnacionais se deu pelo aumento considervel do fluxo econmico global. Essas empresas, atravs da dinmica financeira, buscaram novas reas de fixao empresarial, baseandose em alguns fatores como: Presena de um mercado consumidor; Estabilidade poltica; Incentivos fiscais. Esses fatores, aliados necessidade dos pases de gerar empregos, fizeram dos pases subdesenvolvidos mais estruturados peas-chave para a evoluo e proliferao de transnacionais, como no caso do Brasil.

Formao de Blocos Econmicos Esses blocos econmicos so baseados sobretudo em formao de plos de poder, baseados na concentrao da economia: Bloco econmico americano; Bloco econmico japons; Bloco econmico europeu.
Amrica do Norte (EUA) UE (Alemanha) Pacfico (Japo e Tigres)

Maior Intercmbio Cultural Com o desenvolvimento do setor tecnolgico (computao, comunicao), as relaes culturais ficaram mais rpidas, atualmente o fluxo de informaes que passado para a populao muito mais dinmico, o que ocasiona mudanas ainda mais rpidas no territrio. Apesar disso, ainda existe uma grande parcela da populao fora desse contexto, esse grupo est relacionado populao mais carente tanto nos pases subdesenvolvidos quanto nos desenvolvidos.
Usurios da internet - ainda um enclave global
O crculo maior representa a populao mundial; as fatias, a sua distribuio por regies; as reas mais escuras, os usurios de internet. Estados Unidos sia meridional frica subsaariana Pases rabes Leste europeu e CEI Pases ricos da OCDE (exceto os EUA

Amrica Latina Extremo Oriente e Caribe e Pacfico

Usurios de internet (portentagem da populao) 1998 2000 Estados Unidos Pases ricos da OCDE (exceto os Estados Unidos) Amrica Latina e Caribe Extremo Oriente e Pacfico Leste europeu e CEI Pases rabes frica subsaariana sia meridional Mundo 26,3 6,9 0,8 0,5 0,8 0,2 0,1 0,04 2,4 54,3 28,2 3,2 2,3 3,2 0,6 0,4 0,4 6,7

Formao de Cidades Globais Algumas cidades no mundo globalizado tornaram-se verdadeiras metrpoles mundiais, caracterizando-se como centros de pesquisa, locais de gerenciamento, administrao e instalao de sedes empresariais. Cidades como Nova York, Paris e So Paulo possuem essa configurao geopoltica.
Editora Exato 24

Formao de Conglomerados Para aumentar o lucro empresarial, grandes transnacionais esto realizando megafuses (grandes acordos e unies), que proporcionam um alargamento do mercado consumidor e a possibilidade de um maior aprimoramento e evoluo tecnolgica do produto. Maior Diviso do Trabalho Com a evoluo do capitalismo, novos ramos de trabalho foram criados, em detrimento dos ramos que foram se extinguindo (apertador de parafuso). A diviso do trabalho aprimorou o profissional dinmico e bem preparado (qualificao profissional), determinando para esse trabalhador especializado grandes possibilidades de crescimento profissional. Dificuldade de Integrao entre Pases Ricos e Pobres Aumentou a desigualdade social no mundo, os pases mais ricos se tornam cada vez mais ricos, enquanto os pobres aumentam sua misria. Esse fato ocorre principalmente pela reduo das tarifas de exportaes, que favorecem os pases desenvolvidos e ricos, os quais exportam produtos tecnolgicos; enquanto os pases mais pobres, na sua maioria agroexportadores, exportam menos a cada dia, devido a fortes subsdios que os pases centrais determinam na produo interna, barateando muito o produto, gerando assim uma dificuldade de entrada do produto nesses mercados. A globalizao determinou um aumento do fluxo do comrcio mundial, contudo a participao dos pases subdesenvolvidos, restringe-se muito ao fornecimento de produtos primrios e matriasprimas. A maioria dos investimentos nos setores econmicos e sociais circulam nos pases desenvolvidos, apenas uma pequena parcela desses recursos se dirige aos pases subdesenvolvidos, normalmente em forma de ajuda humanitria. Segundo os dados da FAO (rgo da ONU) apenas 25% dos investimentos recaem sobre os pases perifricos.
6. GLOBALIZAO X REGIONALIZAO

zao econmica, no sentido de que essa regionalizao muitas vezes auxilia na divulgao do sistema global. O estudo da teoria econmica explica que a formao de reas de livre comrcio em nvel regional acarreta duas conseqncias simultneas. De um lado, fluxos comerciais j existentes so redirecionados, em funo de polticas de eliminao de tarifas alfandegrias. Essa abertura determinada pela diminuio e eliminao de tarifas faz com que novos produtos entrem nos mercados, estimulando a importao de mercadorias. O redirecionamento atua contra a globalizao, enquanto o aumento de importaes um dos agentes da globalizao. Atualmente a criao de novas oportunidades mais intensa que o redirecionamento de fluxos j existentes.
7. RELAO NORTE X SUL
Conflito Norte x Sul

Norte

Sul

O processo de internacionalizao do capitalismo trouxe duas tendncias, a de globalizar caractersticas culturais e meios econmicos, e formar mercados regionais a fim de proteger e expandir a economia dos pases membros. A idia de uma sociedade global foge totalmente da realidade vista no mundo, representada por diferenas tnicas, culturais e territoriais, mas a tendncia de formao de blocos econmicos no impossibilita a globalizao, haja vista que, fatores econmicos e sociais proporcionam a viso homognea de vrios critrios, como a alimentao (Mcdonalds), informtica (Microsoft) e vesturio (jeans). Fatores como esses exemplificam que a globalizao pode viver junto com a regionaliEditora Exato 25

Com a decadncia do socialismo, a diviso do espao mundial, no final do sculo XX, foi entre pases pobres e pases ricos. A rea de concentrao quase absoluta de pases pobres, tambm conhecidos como subdesenvolvidos, o Hemisfrio Sul (excees Nova Zelndia, Austrlia e Israel). o Hemisfrio Norte localiza-se a grande massa de pases desenvolvidos, existindo vrias excees, como os antigos pases socialista do leste europeu, que passaram para capitalistas, abrangendo vrias caractersticas de subdesenvolvimento. A relao entre o Norte desenvolvido e o Sul subdesenvolvido, em sua maioria, bastante turbulenta pelo alto nvel de explorao gerado, pela dependncia econmica crescente e pela falta de participao na conjuntura das polticas internacionais.
8. PROBLEMAS ATUAIS DO MUNDO GLOBALIZADO

Atualmente os dois maiores problemas que assolam o mundo so o terrorismo e a violncia urbana. O terrorismo um problema de mbito global, sendo fator de grande preocupao nos ltimos anos, pelo aumento crescente da atuao dos grupos terroristas e pela intensidade dos ataques. O ltimo grande ataque terrorista ocorreu na manh do dia 11 de setembro de 2001, quando dois prdios no centro de Manhattam foram atingidos por avies pilotados por terroristas.

Esse fato demonstrou a fragilidade da sociedade perante ataques dessa magnitude. Atualmente o mundo luta para diminuir a atuao desses grupos. Outro fator de grande preocupao global o aumento em escala rpida dos ndices de violncia urbana. Cada vez mais, o mundo est condicionado ao medo, medo esse que transforma o espao, determinando reas livres de qualquer ao governamental, colocando o cidado comum da cidade merc dos bandidos. Esse problema alarmante principalmente nos grandes centros. Para combater esses problemas so necessrios vrios fatores, dentre os quais acarretar uma melhor distribuio de renda populao, possibilitando com isso um melhor equilbrio social A formao de vrios conflitos tnicos, principalmente em regies da Europa (Espanha, Irlanda do Norte) e regies do Oriente Mdio tambm tem proporcionado grande preocupao no mbito mundial, esses conflitos, relacionados quase sempre a questes nacionalistas, so campos frteis proliferao de grupos terroristas e extremistas, um mal que a sociedade deve combater. Atualmente alguns conflitos tm se intensificado, como no Oriente Mdio e Espanha, enquanto outros buscam a resoluo atravs de reunies amigveis, como caso da Irlanda.
9. PAPEL DA ONU

Organismos da ONU
ONU FMI BIRD UNESCO UNICEF OMS Nova Paris York Washington Genebra OIT

CEPAL

Santiago

A ONU (Organizao das Naes Unidas) foi fundada em 1945 (ps-II guerra mundial), foi resultado da unio de vrias naes, buscando desenvolver um rgo internacional que promovesse a paz mundial. Embora tenha aumentado a sua presena ativa em vrios conflitos e programas mundiais, a ONU apresenta uma srie de problemas, como o alto grau de burocracia, o elevado endividamento e a submisso aos pases centrais. Estrutra da ONU Conselho de segurana (5 membros) EUA, China, Rssia, Frana e Reino Unido, mais 10 membros eleitos a cada 2 anos poder de veto. Assemblia geral da ONU (representantes dos 186 pases membros). Tribunal Internacional de Haia (Holanda). Secretrio Geral (Kofi Anan).

OMS: Organizao Mundial de sade. OIT: Organizao Internacional do Trabalho. UNICEF: Fundo Mundial de Assistncia Infncia. UNESCO: Organizao das naes Unidas para a Educao, Cincia e Cultura. CEPAL: Comisso Econmica das Naes Unidas para a Amrica Latina. Presena da ONU Nos ltimos anos a participao do rgo foi marcante, principalmente em grandes conflitos, como a guerra do Golfo (Oriente Mdio), na Iugoslvia e na frica, para onde foi enviada uma grande quantidade de tropas de paz. A ONU aumentou seu prestgio internacional com o incio da ordem multipolar, pois o fim dos dois blocos e a expanso econmica de outros pases acarretaram vrias modificaes na estrutura, possibilitando que a ONU atuasse de forma mais expressiva. Atualmente, o Brasil busca integrarse ao conselho permanente. Aspecto Econmico FMI (Fundo Monetrio Internacional). Bird (Banco Internacional para a Reconstruo e Desenvolvimento). OMC (Organizao Mundial do Comrcio).
10. LEITURA COMPLEMENTAR

China, Cuba e Coria do Norte: em que mundo se encontram? As profundas mudanas pelas quais passaram os pases de formao socialista na dcada de 1990 tornam extremamente difcil a incluso de China, Cuba e Coria do Norte num grupo especfico de pases. Por seu nvel de desenvolvimento, tanto Cuba quanto a Coria do Norte poderiam ser includos no Terceiro Mundo (pases subdesenvolvidos). Mas, como ambos ainda mantm um regime de cunho socialista, com economia planificada, pouca presena
Editora Exato 26

de propriedade privada e regime poltico autoritrio e centralizao, poderiam ser includos tambm no que tradicionalmente se denominava Segundo Mundo (dos pases socialistas). No entanto, esse bloco sofreu profundas alteraes e encontra-se atualmente em plena transio para o capitalismo e para regimes polticos democrticos o que o torna cada vez mais afastado do modelo econmico, social e poltico ainda vigente na Coria do Norte e em Cuba. O caso da China parece ainda mais complexo. Apesar de manter um regime poltico socialista, esse pas vem, desde 1978, adotando prticas capitalistas na economia. Com isso, experimenta pujante crescimento econmico (cerca de 10% ao ano) e tende a firmar-se como uma potncia no sculo XXI. Mas ainda no possvel incluir a China entre os pases desenvolvidos. Sua renda per capita, de apenas 600 dlares, aproxima-a dos pases do Terceiro Mundo. No entanto, sua populao usufrui de muitos benefcios originados da organizao socialista assistncia mdica, educao, baixo custo de alimentao, moradia, vesturio, transporte etc. Por tudo isso, o pas no apresenta as caractersticas fundamentais do Terceiro Mundo, que so a grande concentrao de renda (fator de profundas desigualdades sociais) e a dependncia em relao aos pases desenvolvidos.
Igor Moreira. Construindo o Espao Americano. Volume 3. p.23.

Explique qual o fator da maior diviso do trabalho no mundo globalizado. Quais so os principais problemas do processo de globalizao?
EXERCCIOS

Sobre a ordem mundial, analise as questes abaixo: 1 Hoje o mundo pode ser considerado como monopolar, no sentido de que, s os Estados Unidos ditam as regras. 2 Durante a Guerra Fria, ou Paz armada, o mundo conheceu a ordem bipolar, marcada pela disputa entre as duas grandes potncias da poca Estados Unidos e Unio Sovitica. 3 Com a queda do socialismo na Unio Sovitica, o mundo passou a conhecer a ordem multipolar. 4 A Inglaterra, durante os sculos XVIII e XIX, era considerada a grande potncia do globo. 5 No mundo atual o poder poltico e econmico est cada vez mais dividido entre as grandes potncias. So fatores importantes para a ampliao da globalizao, com exceo de: a) Queda do muro de Berlim. b) Reunificao Alem. c) Fim do socialismo na URSS. d) Unificao da Iugoslvia. e) Democratizao dos pases do Leste europeu. So caractersticas gerais da Globalizao, com exceo de: a) Formao de Blocos Econmicos. b) Maior diviso do trabalho e surgimento de novos ramos de trabalho. c) Formao de cidades globais. d) Forte atuao do Estado, possuindo cada vez mais poderes pela concentrao de estatais. e) Neoliberalismo. Analise as questes abaixo com V (verdadeira) e F (falsas): 1 Com a decadncia do socialismo, a diviso atual do mundo entre pases ricos e pobres. 2 O Hemisfrio Sul concentra a maioria dos pases desenvolvidos do mundo. 3 O processo de internacionalizao do capitalismo trouxe duas tendncias, a de globalizar caractersticas culturais e meios econmicos e

ESTUDO DIRIGIDO

1 2

Faa uma sntese da evoluo da ordem mundial. medida que avana a globalizao da economia internacional, as metrpoles que comandam os maiores espaos econmicos tendem a possuir uma importncia cada vez maior na geopoltica do pas, se portando como um novo tipo de cidade: cidades globais. a) Cite dois exemplos de cidades globais e justifique a escolha de cada um deles. b) Quais so as caractersticas que distinguem as modernas cidades globais das antigas metrpoles industriais? Os Estados Unidos vm assistindo, j h algum tempo, a um processo de perda de sua hegemonia econmica mundial. Com quem cada vez mais eles dividem esse papel e por qu?

Editora Exato

27

formar mercados regionais, a fim de proteger e expandir a economia dos pases membros. 4 Um dos fatores negativos que trabalha contra a globalizao o protecionismo. 5 A globalizao uma caracterstica nova, que iniciou no sculo XX. 5 Dentre os fatores geopolticos que tem marcado o surgimento de uma globalizao moderna, pode se destacar, nesse contexto, a) os Tratados de paz no Oriente Mdio, que demonstram o carter hegemnico da Europa nessa parte do mundo. b) a forte tendncia bipolarizao do mundo entre os Estados Unidos e o Japo. c) as recentes transformaes ocorridas no Leste Europeu, que passou a fazer parte da esfera de influncia capitalista. d) a perda de flexibilidade das fronteiras nacionais, reduzindo os mercados e as trocas comerciais na nvel global. e) a diminuio crescente das diferenas socioeconmicas entre os pases do Hemisfrio Sul, todos subdesenvolvidos, e do Hemisfrio Norte (todos desenvolvidos).

2
Editora Exato 28

como no Oriente Mdio e Espanha, enquanto outros buscam a resoluo atravs de reunies amigveis, como caso da Irlanda. Exerccios 1 2 3 4 5 E, C, C, C, C D D C, E, C, C, E C

Editora Exato

29

Anda mungkin juga menyukai