Anda di halaman 1dari 172

eTec | Brasil

CURSO TCNICO

MATEMTICA

Elizabete Alves de Freitas

e-Tec
Brasil .

. rede

CURSO TCNICO

01

MATEMTICA
Razo, proporo e grandezas proporcionais

Elizabete Alves de Freitas

Governo Federal Ministrio da Educao

Projeto Grco Secretaria de Educao a Distncia SEDIS

EQUIPE SEDIS

| UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN


Arte e ilustrao Adauto Harley Carolina Costa Heinkel Huguenin Reviso Tipogrca Adriana Rodrigues Gomes Design Instrucional Janio Gustavo Barbosa Luciane Almeida Mascarenhas de Andrade Jeremias Alves A. Silva Margareth Pereira Dias Reviso de Linguagem Maria Aparecida da S. Fernandes Trindade Reviso das Normas da ABNT Vernica Pinheiro da Silva Adaptao para o Mdulo Matemtico Joacy Guilherme de Almeida Ferreira Filho Reviso Tcnica Rosilene Alves de Paiva

Coordenadora da Produo dos Materias Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco Coordenador de Edio Ary Sergio Braga Olinisky Coordenadora de Reviso Giovana Paiva de Oliveira Design Grco Ivana Lima Diagramao Ivana Lima Jos Antnio Bezerra Jnior Mariana Arajo de Brito Vitor Gomes Pimentel

Governadora do Estado do Maranho ROSEANA SARNEY MURAD Reitor da UEMA Prof. Jos Augusto Silva Oliveira Vice-reitor da UEMA Prof. Gustavo Pereira da Costa Pr-reitor de Administrao Prof. Walter Canales Santana Pr-reitora de Extenso e Assuntos Estudantis Prof. Vnia Lourdes Martins Ferreira Pr-reitora de Graduao Prof. Maria Auxiliadora Gonalves Cunha Pr-reitor de Pesquisa e Ps-graduao Prof. Porfrio Candanedo Guerra Pr-reitor de Planejamento Prof. Antonio Pereira e Silva Coordenador Geral do Ncleo de Tecnologias para Educao - UemaNet Prof. Antonio Roberto Coelho Serra Coordenadora Geral do e-Tec/UemaNet Prof. Eliza Flora Muniz Arajo

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHO Ncleo de Tecnologias para Educao - UemaNet Campus Universitrio Paulo VI - So Lus - MA Fone-fax: (98) 2106 8970 http://www.uemanet.uema.br e-mail: comunicacao@uemanet.uema.br

e-Tec
Brasil .

. rede

Esse material foi cedido Universidade Estadual do Maranho - UEMA pelo Sistema Escola Tcnica Aberta do Brasil - e-Tec Brasil, que autorizou sua reproduo para uso exclusivo dos Cursos Tcnicos a Distncia do Ncleo de Tecnologias para Educao - UemaNet.

r e v c Vo i... u q a r po
Ol! Estamos iniciando os nossos estudos em Matemtica. Em nosso material impresso, voc ver alguns tpicos que lhe daro uma viso panormica de vrias partes da Matemtica, como a Geometria, a lgebra e a Matemtica Financeira, envolvidas em situaes comuns da Segurana do Trabalho. Esse contedo ser apresentado em 12 aulas. Em nossa primeira aula, vamos abordar os conceitos de razo, proporo e de grandezas proporcionais que aqui se apresentam traduzidos na linguagem matemtica para que possamos ampli-los (inclusive estudando suas propriedades) e utiliz-los na resoluo de algumas situaes escritas nessa linguagem. Os conceitos de razo e proporo so utilizados em vrios aspectos de nosso cotidiano. Os exemplos aqui desenvolvidos abordaro alguns desses aspectos, porm voc poder enriquecer o seu estudo, pesquisando sobre outras situaes, quer sejam na Matemtica, quer sejam em outras reas nas quais esses conhecimentos podem ser aplicados, a exemplo de reas prossionais como a de Construo Civil. O estudo das grandezas proporcionais utilizado quando observamos duas grandezas relacionadas entre si, de modo que, quando uma sofre alguma alterao a outra tambm varia. De acordo com a lei que dene a relao entre essas duas grandezas que podemos descrev-las como grandezas diretamente proporcionais ou grandezas inversamente proporcionais. Na aula 2, voc estudar sobre regra de trs simples e regra de trs composta. Nas aulas 3 e 4, as diversas unidades de medidas. J na aula 5, voc ter a oportunidade de estudar sobre o clculo de reas de algumas guras geomtricas e, na aula 6, sobre clculo de volume de alguns slidos geomtricos. Nas aulas 6 e 7, voc ver alguns tpicos de Matemtica Financeira, como fazer converses monetrias, o clculo de porcentagens, lucro ou prejuzo, acrscimos e descontos sucessivos, como tambm o clculo de juros simples e juros compostos. E nas aulas 11 e 12, estudar um pouco sobre funes. Para exercitar o seu raciocnio, disponibilizamos algumas atividades, ao longo do contedo, que servem para voc aplicar imediatamente o conhecimento adquirido em cada bloco do assunto estudado. Tambm disponibilizamos para voc uma srie de exerccios ao nal de todo o contedo, envolvendo questes de todo o estudo realizado at aqui, em um s bloco. Se, aps resolver todas essas questes, voc perceber que h necessidade de rever alguns dos itens estudados, refaa os exerccios nos quais sentiu mais diculdade e, se for o caso, entre em contato com o tutor em seu plo de apoio presencial. Ele lhe encaminhar para o atendimento pelo tutor a distncia ou pelo professor da disciplina.
1
Matemtica A01

Objetivo
Entender o que razo e proporo, aprendendo a identicar seus elementos. Saber estimar um valor desconhecido de uma proporo, utilizandose adequadamente de uma ou mais propriedades das propores. Entender de que maneira so conceituadas grandezas em diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais. Aplicar as propriedades das grandezas proporcionais (sejam direta ou inversamente proporcionais) para a resoluo de problemas.

uando observamos uma imagem e dizemos que uma de suas partes muito pequena em relao s outras, estamos dizendo que suas medidas no so proporcionais. Observe a desproporcionalidade entre as partes do corpo no quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral, apresentada na Figura 1. Essa desproporcionalidade (intencional ou no) percebida quando, instintivamente, comparamos as medidas dessa imagem com as de outra que tomamos como padro ou, ainda, quando comparamos as medidas de uma das partes com as de outras partes dessa mesma imagem.

Figura 1 Abaporu, de Tarsila do Amaral

Na maioria dos desenhos de corpo humano, quando proporcionais, pode ser observado que a altura de um corpo adulto , aproximadamente, sete vezes a altura da cabea. J em desenhos de corpos de crianas, a relao entre essas medidas pode variar. A altura total pode ser a de cinco cabeas ou menos, como vemos em alguns desenhos como o Dexter e As Meninas Superpoderosas, em que observamos que a altura total do corpo corresponde, aproximadamente, altura de duas cabeas, em cada personagem.
2
Matemtica A01

Fonte: <http://www.capivari.sp.gov.br/images/cultura/obras_tarsila/abaporu.jpg>. Acesso em: 20 jun. 2008.

uma questo de proporo?

Conhecendo
razo e proporo
Com as informaes apresentadas no texto anterior, observarmos que, no desenho proporcional de um corpo humano, podemos estabelecer uma comparao entre as alturas da cabea e do corpo.

Razo
Razo entre dois nmeros
Nesse caso, para um corpo humano adulto, temos que a razo entre a altura da cabea e a altura total do corpo de 1 para 7, que ser escrita como
1 ou 1 7 7

De uma forma geral, podemos dizer que

A razo do nmero a para o nmero b (diferente de zero) o quociente de a por b.

A razo entre a e b, escrita atravs de notao matemtica,


a ou a : b, onde b = 0. b

A leitura dessa razo entre a e b : a para b ou a est para b. Os nmeros a e b so os termos da razo, na qual a o antecedente, e b o conseqente (sendo b 0). Na razo 1 : 7, o antecedente 1 e o conseqente 7.
1 antecedente 7 conseqente

3
Matemtica A01

Vejamos alguns exemplos:

Exemplo 1
A razo de 2 para 5
2 ou 2 : 5. 5

Exemplo 2
A razo de 4 para 20

Legal! Uma razo tambm pode ser simplicada. Olhe os exemplos 2 e 3.


4 44 1 = = ou 1 : 5. 20 20 4 5

Exemplo 3
A razo de 12 para 4
12 12 4 3 = = =3. 4 44 1

Exemplo 4

1 1 1 1 1 e 9 2 = = ou 1 : 18. A razo entre 2 9 2 9 18

Exemplo 5
A razo entre 5 e 2
1 5 5 3 5 3 15 ou 15 : 7. = =5 = = 1 7 3 7 1 7 7 2 3 3

4
Matemtica A01

Razo entre duas grandezas


A razo entre duas grandezas, dadas em certa ordem, razo entre a medida da primeira grandeza e a medida da segunda (sendo esta ltima diferente de zero). Se as grandezas que formam a razo so de uma mesma espcie, devemos apresent-las em uma mesma unidade. Nesse caso, a razo um nmero que no apresenta unidade de medida. Observe os exemplos:

Exemplo 6
A razo entre 12 m e 15 m 12 m 12 3 4 = = , ou seja, 4 para 5. 15 m 15 3 5

Exemplo 7
A razo entre 20 cm e 3 m 20 cm 20 cm 20 10 22 1 , ou seja, 1 para 15. = = = = 3m 300 cm 300 10 30 2 15

Exemplo 8
A razo entre 15 minutos e 1 hora 15 min 15 min 15 15 3 55 1 , ou seja, 1 para 4. = = = = = 1h 60 min 60 60 3 20 5 4 Se as grandezas que formam uma razo no so de uma mesma espcie, a unidade dessa razo vai depender das unidades das grandezas do antecedente e do conseqente. Que tal ver mais alguns exemplos?

Exemplo 9
Um torno de madeira, em 5 minutos, produz 3 000 rotaes. A razo entre o nmero de rotaes e o tempo gasto para produzi-las
3 000 rotacoes = 600 rotacoes/min. 5 min

A velocidade mdia desse torno, nesse perodo, de 600 rotaes/min.

5
Matemtica A01

Exemplo 10
O deslocamento dirio de 140 quilmetros de casa para a fbrica onde trabalha, percorrido por um operrio em 2 horas. A razo entre a distncia percorrida e o tempo gasto em percorr-la .
140 km 140 = km/h = 70 km/h. 2h 2

Podemos dizer que a velocidade mdia de seu meio de transporte nesse deslocamento de 70 km/h.

Praticando...
1. Calcule a razo entre os nmeros: a) 12 e 21 b) 15 e 105 c) 1,2 e 3 d) 3 e 18 5 2. Calcule a razo entre as seguintes grandezas: a) 30 km e 3 l de lcool
LEGENDA
25 d = 25 dias 1 m = 1 ms 10 d = 10 dias

1
Escala uma das razes entre grandezas de mesma natureza. Velocidade mdia uma das razes entre grandezas de naturezas diferentes.

Responda aqui

b) 120 mm e 4 dm c) 12 g e 4 cm3 d) 4 200 g e 60 kg e) 25 d e 1 me 10 d

6
Matemtica A01

Proporo
Em duas liais de uma mesma empresa, nos servios de escritrio, foi diagnosticada a seguinte situao:

Filial
A B

Tm curso de informtica completo


6 9

Total de funcionrios
8 12

A razo entre os funcionrios que apresentam curso completo de informtica e o nmero total de funcionrios do escritrio de cada lial : Filial A:
6 62 3 = = 8 82 4

Filial B: 9 = 9 3 = 3 12 12 3 4 Quando simplificamos cada uma das razes, encontramos um mesmo nmero, 6 9 logo podemos armar que = (ou 6 : 8 :: 9 : 12) . A leitura de cada uma dessas 8 12 expresses a mesma: 6 est para 8 assim como 9 est para 12.
7
Matemtica A01

Assim, dados os nmeros 6, 8, 9 e 12, nesta ordem, podemos armar que a razo entre os dois primeiros igual razo entre os dois ltimos. A igualdade entre duas razes recebe um nome especial. Dizemos que, nessa mesma ordem, os nmeros 6, 8, 9 e 12 formam uma proporo. De uma forma geral, dados quatro nmeros reais e diferentes de zero (a, b, c e d), em certa ordem, se a razo entre os dois primeiros for igual razo entre os dois ltimos, ou seja, a c se = , dizemos que os nmeros a, b, c e d, nesta ordem, formam uma proporo. b d

pertence * conjunto
dos nmeros reais diferentes de zero Assim: a, b, c e d so nmeros reais diferentes de zero.

Termos de uma proporo


Se a, b, c e d * e
a c = , dizemos que: b d

a, b, c e d so os termos da proporo; a e c so os antecedentes; b e d so os conseqentes; a e d so os extremos da proporo; b e c so os meios da proporo.

Praticando...

1. Indique o antecedente e o conseqente em cada uma das razes a seguir: a) 12 para 7


1 12 c) 5 : 3 5

b) 3:20 d)
18 25

2. Destaque os extremos com a seguir: a) c)


10 30 = 27 81 3 15 = 11 55

e os meios com
1 15 = 8 120

em cada proporo

b)

8
Matemtica A01

Propriedade fundamental das propores


Para vericar essa propriedade, devemos realizar algumas operaes. Na proporo a c = , podemos multiplicar os dois lados da igualdade pelo produto dos conseqentes b d a c das razes que a formam (b d ou bd). Assim: bd = bd. b d Simplicando, temos: a d = c b ou a d = b c. Diante desse resultado, podemos armar o seguinte:

Em uma proporo, o produto dos meios igual ao produto dos extremos.

Aplicando a propriedade fundamental, podemos vericar se duas razes formam uma proporo ou no. o que faremos nos exemplos a seguir.

Exemplo 11
A expresso
2 18 = uma proporo? 7 63

O produto dos extremos : 2 . 63 = 126 . O produto dos meios : 7 . 18 = 126. Podemos observar que 2 . 63 = 7 . 18 Resposta: A expresso
2 18 = 7 63

uma proporo.

9
Matemtica A01

Exemplo 12
A expresso
2 18 = 3 24

uma proporo?

O produto dos extremos : 2 . 24 = 48. O produto dos meios : 3 . 18 = 54. Observe que 2 . 24 3 . 18, logo dizemos que Resposta: A expresso
2 18 = no uma proporo. 3 24 2 18 = . 3 24

Exemplo 13
Verique se os nmeros 11, 15, 22 e 30, no obrigatoriamente nessa ordem, formam uma proporo. Fazendo o produto entre o menor e o maior desses nmeros, temos: 11 . 30 = 330 Fazendo o produto entre os outros dois nmeros, temos: 15 . 22 = 330 Assim: 11 . 30 = 15 . 22. Comparando a igualdade anterior (11 . 30 = 15 . 22) e o que nos diz a propriedade fundamental das propores (o produto dos extremos igual ao produto dos meios), podemos considerar 11 e 30 como sendo os extremos e os outros dois nmeros como os meios dessa proporo. Dessa forma, a proporo
11 15 = uma das propores que podem ser 15 30 formadas por esses nmeros.

Resposta: Uma das propores que podemos formar com esses quatro 11 15 nmeros, nessa ordem, . = 15 30

Para descobrir se quatro nmeros, em uma dada ordem, formam uma proporo, observe o que vem a seguir:

10
Matemtica A01

Recproca da propriedade fundamental das propores


Sejam a, b, c e d nmeros reais e diferentes de zero, tais que o produto de dois deles seja igual ao produto dos outros dois, isto : a d = b c. Dividindo cada membro da igualdade pelo produto b d, temos que:
bc ad = bd bd

Aps a simplicao, temos:


a c = b d

Assim transformamos a igualdade entre dois produtos em uma proporo, como voc tambm ver no exemplo a seguir.

Exemplo 14
Escreva a igualdade 3 . 35 = 7 . 15 em forma de proporo. Dividindo ambos os membros da igualdade 3 . 35 = 7 . 15 pelo produto 3 . 35 . 15, 3 35 7 15 temos: . = 35 15 35 15 3 7 Ao simplicarmos essa expresso, obtemos a proporo . = 15 35

Clculo de um termo desconhecido


Em uma proporo, sempre possvel determinar o valor de um dos termos, sendo os outros trs conhecidos. Basta aplicar a propriedade fundamental das propores. Vejamos alguns exemplos:

Exemplo 15
Quando aplicamos a propriedade fundamental na proporo 3x = 4 . 60 3x = 240 x = 240 3 x = 80.
3 60 , temos: = 4 x

11
Matemtica A01

Exemplo 16
2 15 , quando aplicamos a propriedade fundamental das = x 120 propores, temos: 15x = 120 . 2 15x = 240 x = 240 15 x = 16.

Na proporo

Transformaes
Transformar uma proporo escrev-la com os mesmos termos em outra ordem, ou seja, encontrar propores equivalentes proporo dada, mudando apenas a ordem dos termos.
3 12 Considere a proporo = . Observe que a igualdade entre as razes se 5 20 mantm quando: 20 12 = 5 3

alternamos os extremos: alternamos os meios: invertemos os termos: transpomos as razes:

20 3 = 5 12 = 60; 3 20 = 12 5 = 60; 5 12 = 3 20; 12 5 = 20 3;

3 5 = 12 20 5 20 = 3 12 12 3 = 20 5

Propores Mltiplas
6 15 e . Vemos, aps a simplicao, que todas so iguais a 3 . 14 35 7 6 15 3 = = , que uma proporo mltipla. Logo, podemos escrever 14 35 7

Observe as razes

12
Matemtica A01

Chamamos de proporo mltipla a toda proporo que envolve uma igualdade entre trs razes ou mais. Uma proporo mltipla tambm pode ser chamada de srie de razes iguais. De forma geral:
a c m = = ... = b d n

(onde a, b, c,..., n *) uma proporo mltipla.

Propriedade fundamental das propores mltiplas


Seja a proporo
a c m = = . . . = . Considerando que cada uma dessas razes igual b d n

a um mesmo nmero k. Esse valor k chamado de coeciente de proporcionalidade dessa proporo. Assim, temos:
a c m = k, = k, . . . =k b d n

Quando isolamos o valor de cada antecedente, encontramos: a = bk, c = dk, ..., m = nk Somando essas igualdades, membro a membro, temos:
a + c + . . . + m = bk + dk + . . . + nk a + c + . . . + m = k (b + d + . . . + n)

Dividindo ambos os membros por (b +d + ... + n), temos:


a + c + ... + m = k, ou seja, b + d + ... + n a + c + ... + m a c m = = = ... = =k b + d + ... + n b d n

13
Matemtica A01

Assim, em uma proporo mltipla, a soma dos antecedentes est para a soma dos conseqentes assim como qualquer antecedente est para seu respectivo conseqente. Observe o exemplo a seguir:

Exemplo 17
1 3 5 6 = = = 5 15 25 30 1 3 5 6 1+3+5+6 = ou ou ou . 5 + 15 + 25 + 30 5 15 25 30

Observe que

1 o coeciente de proporcionalidade dessa proporo, pois 5 1 todas as razes so iguais a . 5

Mais algumas propriedades das propores


Considerando a proporo
a c = , podemos observar as seguintes propriedades: b d

I) Razo entre a soma dos antecedentes e a soma dos conseqentes de uma proporo. A soma dos antecedentes de uma proporo est para a soma dos seus conseqentes, assim como cada antecedente est para o seu respectivo conseqente.
a+c a a+c c = ou = b+d c b+d d

II) Razo entre a diferena dos antecedentes e a diferena dos conseqentes de uma proporo. A diferena entre os antecedentes est para a diferena de seus conseqentes, assim como cada antecedente est para seu respectivo conseqente.
ac a ac c = ou = bd b bd d

14
Matemtica A01

III) Razo entre a soma (ou diferena) dos termos de uma razo e o respectivo antecedente. A soma dos termos da primeira razo est para seu antecedente, assim como a soma dos termos da segunda razo est para seu respectivo antecedente.
c+d a+b = a c

A diferena dos termos da primeira razo est para seu antecedente, assim como a diferena dos termos da segunda razo est para seu respectivo antecedente.
cd ab = a c

IV) Razo entre a soma (ou diferena) dos termos de uma proporo e seu respectivo conseqente. A soma entre os termos da primeira razo est para seu conseqente, assim como a soma entre os termos da segunda razo est para seu respectivo conseqente.
c+d a+b = a c

A diferena entre os termos da primeira razo est para seu conseqente, assim como a diferena entre os termos da segunda razo est para seu respectivo conseqente.
cd ab = b d

Veja a utilizao dessas propriedades na resoluo dos exemplos a seguir:

Exemplo 18
Determine dois nmeros, sabendo que a sua soma 54 e que a razo entre eles 1:2. Nmero menor: x Nmero maior: y Dados do problema: x +
= 54 e x = 1 2 x

Aplicando a Propriedade III na proporo


x+ x =

1 , temos: 2

1+2 1

15
Matemtica A01

Como x + y = 54 , temos:
54 3 = x 1

Aplicando a propriedade fundamental das propores e resolvendo a equao resultante, temos:


3 x = 54 1 3x = 54 x = 54 3 x = 18

Para encontrar o valor de y basta substituir o valor de x em qualquer das equaes. Substituindo x = 18 na equao x + y = 54, temos:
18 + y = 54 y = 54 18 y = 36

Resposta: Os nmeros procurados so 18 e 36.

Exemplo 19
Determine dois nmeros sabendo que a diferena entre eles igual a 12 e que o maior est para o menor assim como seis est para cinco. Nmero maior: m Nmero menor: n
6 5 m 6 = , temos: Aplicando a propriedade IV na proporo 5

Dados do problema: m n = 12 e

m m

65 6 12 1 = m 6

Substituindo o valor de m n e resolvendo 6 5, temos:

Aplicando a propriedade fundamental das propores, temos: m . 1 = 12 . 6

16
Matemtica A01

Ou seja, m = 72 . Para calcular o valor de n, basta substituir o valor de m na equao m n = 12. Assim: 72 n = 12
n = 12 72 n = 60

Multiplicando por (-1) toda a equao, encontramos: n = 60 Resposta: os nmeros procurados so 72 e 60.

Praticando...
1. Verique se uma proporo a expresso

2 10 = . 13 65 x x3 2. Calcule o valor de x na proporo = . 5 2

3. Aplicando as transformaes, reescreva de 4 maneiras diferentes a proporo


2 8 . = 15 60 x = = . 2 4 14

4. Determine os valores de x, y e z, sabendo que x + y + z = 80 e 5. Se x y = 18 e x = 25 . 19

Responda aqui

17
Matemtica A01

Grandezas proporcionais
Quando a variao de uma grandeza provoca uma variao em outra grandeza, dizemos que essas grandezas se relacionam. Como por exemplo, distncia percorrida por um automvel e a quantidade de combustvel gasto ou a velocidade mdia e o tempo gasto para se fazer um determinado percurso. A variao em uma grandeza causa a variao na outra. De acordo com a relao entre essas duas grandezas, elas podem ser classicadas em grandezas diretamente proporcionais ou grandezas inversamente proporcionais.

Grandezas diretamente proporcionais


Segundo a NR 24, norma do Ministrio do Trabalho e do Emprego que regula as condies sanitrias e de conforto nos locais de trabalho, cada empresa deve providenciar, por trabalhador, a quantidade de 60 litros de gua para o consumo nas instalaes sanitrias.

18
Matemtica A01

Em uma empresa que obedece a essas normas foi construda a seguinte tabela:

Tabela 1 Representao da NR 24 implementada em uma empresa

Filial Nmero de funcionrios Quantidade mnima necessria de gua (em litros)

Filial A 12 720

Filial B 18 1 080

Filial C 20 1 200

Filial D 30 1 800

Matriz 50 3 000

Note que: enquanto uma grandeza aumenta, a outra tambm aumenta; cada uma das razes entre a quantidade de gua mnima necessria (litros) e o nmero de funcionrios de cada unidade da empresa sempre igual a 60, pois
720 1 080 1 200 1 800 3 000 = = = = = 60. 12 18 20 30 50

Dizemos, ento, que as seqncias de nmeros (720, 1 080, 1 200, 1 800, 3 000) e ( 12, 18, 20, 30, 50 ) so diretamente proporcionais e que o coeficiente de proporcionalidade 60. Chamando dois valores quaisquer da primeira grandeza a e a , e os valores correspondentes na segunda grandeza de b e b , podemos apresentar a seguinte proporo:
a a = b b

Alternando os extremos, obtemos:


a b = b a

Ou seja, se duas grandezas so diretamente proporcionais, a razo entre dois valores de uma delas igual razo entre os dois valores correspondentes da outra. As seqncias de nmeros (reais e diferentes de zero) que representam essas grandezas so ditas diretamente proporcionais.

19
Matemtica A01

Exemplo 20
As seqncias (5, 6, 7) e (25, 30, 35) so diretamente proporcionais? Para responder a essa pergunta, temos que formar as razes entre os nmeros correspondentes e compar-las. As razes so:
5 6 7 1 , e . Todas iguais a . 25 30 35 5

Como todas as razes entre os termos correspondentes das seqncias so iguais, podemos armar que as seqncias acima so diretamente proporcionais.

Exemplo 21
Qual o coeciente de proporcionalidade entre as seqncias diretamente proporcionais (5, 8, 12) e (40, 64, 96)? As razes formadas pelos elementos correspondentes de seqncias diretamente proporcionais so todas iguais a um mesmo nmero, e esse nmero chamado de coeciente de proporcionalidade.
5 8 12 1 = = = , temos que o coeficiente de proporcionalidade Como 40 64 96 8 1 . 8

Grandezas inversamente proporcionais


Em um servio de entregas, um veculo de uma transportadora percorre certa distncia em 6 horas, a uma velocidade mdia de 40 km/h. Se sua velocidade mdia aumentasse para 80 km/h, o tempo que se levaria para percorrer a mesma distncia seria reduzido para 3 horas. Ou seja: Velocidade mdia (km/h) Tempo de percurso (h) 40 6 80 3 aumenta diminui

20
Matemtica A01

Aumentando em duas vezes a velocidade mdia, o tempo gasto para fazer o mesmo percurso diminui, reduzido metade. Enquanto uma grandeza aumenta, a outra diminui, ou seja, as grandezas variam em sentido contrrio. As grandezas velocidade e tempo so grandezas inversamente proporcionais. As seqncias (40, 80) e (6, 3) so inversamente proporcionais. Nesse caso, a primeira seqncia diretamente proporcional aos inversos dos elementos correspondentes 1 1 na segunda seqncia. Ou seja, as seqncias (40, 80) e ( , ) so diretamente 6 3 proporcionais. Assim:
40 80 = 1 1 6 3

Aplicando a propriedade fundamental das propores, temos:


40 1 1 = 80 . 3 6 40 80 = . 3 6

A proporo formada (j simplicada) Que tal ver mais alguns exemplos?

Exemplo 22
Qual o coeciente de proporcionalidade entre as seqncias de nmeros inversamente proporcionais (1, 2, 5) e (20, 10, 4)? Como as seqncias so inversamente proporcionais, temos que:
1 2 5 = = = 20 . 1 2 1 20 10 4

Logo, o coeciente de proporcionalidade 20.

21
Matemtica A01

Exemplo 23
Sabendo que as seqncias (m, - 4, 1) e (2, n, 4) so inversamente proporcionais, determine os valores de m e n. Considerando as seqncias inversamente proporcionais, temos:
m 4 1 = = . 1 1 1 2 4

A ltima razo dessa proporo mltipla


1 4 =1 =4 , 1 1 4

que tambm o coeciente de proporcionalidade. Igualando cada proporo ao coeciente de proporcionalidade, temos:
m =4 1 2 m 2 =4 1 2m = 4 m=2

4 n = 4 4 = 4 4n = 4 1 1 n

Multiplicando por (-1), temos: 4n = 4 n = 1 Assim, temos: m = 2 e n = 1.

22
Matemtica A01

Praticando...

Indique se so diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais as seqncias de nmeros: a) ( 3, 5, 9) e (


1 1 1 , , ) 15 9 5

b) (40, 80, 16) e (2, 1, 5)

Agora que concluiu todas as atividades, voc pode testar seus conhecimentos na srie de exerccios a seguir, em que so apresentadas questes envolvendo todo o contedo da presente aula.

Responda aqui

23
Matemtica A01

Exerccios

1.Determine a razo entre os nmeros a) 12 e 36 b) 60 e 15 c) 3 e 2,25 d) 1,05 e 3,5 e) 5


1 e2 2 1 f) 4 e 3 5 10 2 igual razo . 25 10

2. Verique se a razo

3. Calcule a razo entre as seguintes grandezas: a) 15 m e 12 cm b) 20 dam e 3 km c) 1 g e 5 kg d) 2 km e 0,5 m3


x 2x = . 5 3

4. Calcule o valor de x na proporo

24
Matemtica A01

5. Escreva a razo igual a 4 para 21, cujo antecedente seja igual a 12.

6. Escreva a proporo cujas razes so iguais a 5 para 7 e cujos conseqentes sejam 3 e 16.

7. Calcule x e y, sabendo que x + y = 300 e

9 . 11

8. Complete a srie B no quadro abaixo sabendo que as sries A e B so diretamente proporcionais e o coeciente de proporcionalidade entre os 1 seus elementos . 4

A 4 6 12

25
Matemtica A01

Leitura complementar
S MATEMTICA. Disponvel em: <www.somatematica.com.br>. Acesso em: 20 jun. 2008. Na internet, voc encontra alguns sites interessantes com contedo matemtico de qualidade. Um deles o S Matemtica, que apresenta o contedo por tpicos e tambm por nvel de ensino (fundamental, mdio e superior). Para acessar livremente todo o contedo, voc precisa se cadastrar gratuitamente.

Nesta aula, voc revisou os conceitos de razes, propores e de grandezas proporcionais, como seus elementos e propriedades. Tambm viu alguns exemplos nos quais foram resolvidas algumas aplicaes prticas utilizando esses conhecimentos.

Auto-avaliao
Ateno! Se voc sentiu diculdade na resoluo de alguma atividade ou exerccio, releia esse fascculo e procure refazer seus clculos. Se voc no tem mais dvida, responda agora a esta auto-avaliao:

1. Escreva o conceito de razo. 2. D um exemplo de razo e indique o antecedente e o conseqente. 3. C o n s t r u a u m a p r o p o r o q u e t e n h a c o e f i c i e n t e d e


proporcionalidade 0,5.

4. Como voc classifica as grandezas nmero de dias gastos e o


nmero de operrios empregados para a construo de uma casa: diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais? Por qu?

5. D um exemplo de grandezas diretamente proporcionais e um exemplo


de grandezas inversamente proporcionais.

26
Matemtica A01

Para Consulta
Razo: a a:b ou (l-se: a est para b), onde a e b *. b Termos da Razo: Considerando a razo Proporo: a igualdade entre duas razes. Por exemplo: so nmeros reais diferentes de zero.

a , a o antecedente e b o conseqente. b

a c = , onde a, b, c e d b d

Propriedade fundamental das propores: a c Considerando a proporo = , temos que a d = b c, ou seja, que em b d uma proporo o produto dos extremos igual ao produto dos meios. Recproca da Propriedade Fundamental das Propores Considere a, b, c e d, nmeros reais diferentes de zero. Se a . d = b . c, bc ad a c = , ou seja, que = . temos que bd bd b d Proporo mltipla: a c m = = ... = =k b d n a + c + ... + m a c m = = = ... = =k b + d + ... + n b d n Outras propriedades das propores: I) Razo entre a soma dos antecedentes e a soma dos conseqentes de uma proporo
a+c a a+c c = ou = b+d c b+d d

II) Razo entre a diferena dos antecedentes e a diferena dos conseqentes de uma proporo
ac a ac c = ou = bd b bd d

27
Matemtica A01

III) Razo entre a soma (ou diferena) dos termos de uma razo e o respectivo antecedente

a a+c c a+c = ou = b+d c b+d d

V) Razo entre a soma (ou diferena) dos termos de uma proporo e seu respectivo conseqente
c+d ab cd a+b = ou = b d b d

Referncias
CRESPO, Antnio Arnot. Matemtica comercial e nanceira fcil. 11. ed. So Paulo: Saraiva, 1996. MERCHEDE, Alberto. Matemtica nanceira para concursos: mais de 1.500 aplicaes. So Paulo: Atlas, 2003. SOUZA, Maria Helena de; SPINELLI, Walter. Razes e propores. In: ______. Matemtica. So Paulo: tica, 2000. p. 257-274. (Srie, 6).

28
Matemtica A01

CURSO TCNICO

02
Regra de trs

MATEMTICA

Elizabete Alves de Freitas

Governo Federal Ministrio da Educao

Projeto Grco Secretaria de Educao a Distncia SEDIS

EQUIPE SEDIS

| UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN


Arte e ilustrao Adauto Harley Carolina Costa Heinkel Huguenin Reviso Tipogrca Adriana Rodrigues Gomes Design Instrucional Janio Gustavo Barbosa Luciane Almeida Mascarenhas de Andrade Jeremias Alves A. Silva Margareth Pereira Dias Reviso de Linguagem Maria Aparecida da S. Fernandes Trindade Reviso das Normas da ABNT Vernica Pinheiro da Silva Adaptao para o Mdulo Matemtico Joacy Guilherme de Almeida Ferreira Filho Reviso Tcnica Rosilene Alves de Paiva

Coordenadora da Produo dos Materias Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco Coordenador de Edio Ary Sergio Braga Olinisky Coordenadora de Reviso Giovana Paiva de Oliveira Design Grco Ivana Lima Diagramao Ivana Lima Jos Antnio Bezerra Jnior Mariana Arajo de Brito Vitor Gomes Pimentel

r e v c Vo i... u q a r po
...um processo de resoluo de problemas, muito utilizado na Matemtica, que pode ser aplicado em situaes que envolvem o clculo de um termo desconhecido e a relao de proporcionalidade entre duas ou mais grandezas. Esse processo de resoluo, chamado de regra de trs, pode ser classicado em regra de trs simples ou regra de trs composta, de acordo com o nmero de grandezas envolvidas. Esse processo tambm pode ser utilizado como um segundo mtodo para calcular porcentagens. Em nossa aula, disponibilizamos para voc algumas atividades aps cada bloco de contedos para que seja possvel a aplicao imediata dos conhecimentos recm estudados e, ao nal da aula, uma lista de exerccios com questes objetivas, envolvendo todos os assuntos desenvolvidos na aula. Leia atenciosamente cada contedo e responda s questes correspondentes. Caso surja alguma dvida, procure refazer seus clculos com calma e, se necessrio, entre em contato com o seu tutor.

Perceber regra de trs como um problema que envolve duas ou mais grandezas. Classificar em diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais duas grandezas envolvidas em um problema. Identicar uma regra de trs simples. Classicar uma regra de trs que envolve duas grandezas como regra de trs simples direta ou regra de trs simples inversa. Identicar uma regra de trs composta. Resolver problemas pelo processo de regra de trs.

Objetivo

1
Matemtica A02

Para comeo de conversa...


Sara e Rita so duas crianas que vivem fazendo apostas para ver quem sabe mais. Certo dia, quando voltavam da escola, Sara, a mais velha, disse: Duvido que voc consiga medir a altura daquele poste. Rita, a mais nova, nem tremeu e falou: Essa fcil... Vou lhe responder em alguns minutos... Puxando uma rgua da bolsa da escola, Rita mediu um palito de picol que encontrou no cho. Colocou o palito de picol na vertical e tambm mediu a sombra que ele projetava no cho. Anotou essas medidas e foi medir a sombra do poste com uma ta mtrica que sua me lhe emprestou para usar nas aulas de Matemtica. Voltou para o caderno e fez algumas continhas. Logo, gritou: O poste mede trs metros e meio. Como foi que voc fez isso? perguntou Sara. Foi um jeitinho que minha tia me ensinou. Ela tem um livro que tem muitos problemas que so resolvidos dessa forma respondeu Rita. Me diz como ... Eu tambm quero saber exigiu Sara. E saram falando de outras situaes que podem ser resolvidas por um processo muito utilizado na Matemtica, chamado de regra de trs.

2
Matemtica A02

Pensando a regra de trs


Nesta aula, veremos um processo de resoluo de problemas, muito utilizado na Matemtica, que aplica a relao de proporcionalidade entre grandezas. Esse processo de resoluo de problemas recebe o nome de regra de trs. Quando um problema apresenta exatamente duas grandezas, o processo de resoluo recebe o nome de regra de trs simples. Quando envolve trs grandezas ou mais recebe o nome de regra de trs composta.

Regra de trs simples


Uma regra de trs simples pode ser classicada em direta ou inversa, de acordo com a relao de proporcionalidade existente entre as grandezas envolvidas.

3
Matemtica A02

Regra de trs simples direta


Em uma regra de trs direta, as grandezas so diretamente proporcionais entre si. Lembre-se de que podemos classicar duas grandezas em diretamente proporcionais se as duas variam no mesmo sentido, ou seja, quando uma aumenta, a outra tambm aumenta ou quando uma diminui, a outra tambm diminui. Por exemplo, distncia percorrida e tempo so grandezas diretamente proporcionais, pois quanto maior uma distncia, maior o tempo gasto ao percorr-la. Vejamos alguns exemplos desse tipo de regra de trs:

Exemplo 1
Se 30 metros de tecido custam R$ 318,00, quanto custar uma pea com 5 metros desse mesmo tecido? Vamos adotar alguns passos para a resoluo: Soluo: 1. passo: Organizar os dados em um quadro de comparao das grandezas. Comprimento (m) 30 5 Preo (R$) 318 x

Representamos o valor que se quer determinar por uma varivel. Nesse caso x. 2. passo: Devemos analisar a variao das grandezas, indicando o sentido dessa variao. Se o comprimento diminui, o que ocorre com o preo? Para uma quantidade menor de tecido, temos um preo tambm menor, ou seja, quando uma grandeza varia, a outra tambm varia no mesmo sentido.

(+)

Comprimento (m) 30

Preo (R$) 318 x

(+)

()

()

4
Matemtica A02

Estamos usando setas indicativas para observar a variao de uma grandeza em relao outra. As setas podem partir do menor para o maior valor ou, ao contrrio, do maior valor para o menor. No h obrigatoriedade para essa indicao, porm voc deve estabelecer um padro para todos os pares de grandezas. Em nossas aulas, vamos utilizar a direo do menor para o maior. 3. passo: Escrever e resolver uma proporo com os dados. Quando a regra de trs simples envolve grandezas diretamente proporcionais, escrevemos a proporo diretamente do quadro de comparao. A proporo formada, para o nosso exemplo, :
30 318 = 5 x
(Eq. 01)

Utilizando a propriedade fundamental das propores, temos: 30 x = 318 5 30 x = 1 590 x = 1 590 30 x = 53 4. passo: Elaborar uma resposta, de acordo com o que se pede no problema. Resposta: Cinco metros desse mesmo tecido custariam R$ 53,00.

Observe que, nos problemas de regra de trs,


as quantidades correspondentes a uma mesma grandeza devem ser expressas em uma mesma unidade de medida. geralmente, consideramos condies idnticas. Em um problema que envolva operrios e nmero de peas produzidas, por exemplo, consideramos que os operrios produzam igualmente e que as condies de trabalho tambm sejam iguais para todos eles.

Exemplo 2
Se 18 operrios produzem 378 peas por dia de determinado produto, quantas peas seriam produzidas se essa linha de produo contasse com 25 operrios?

5
Matemtica A02

Soluo: 1. passo: Organize os dados por grandeza. Assim, teremos um quadro de comparao das grandezas. N de Peas (Unidades) 378 x

Operrios 18 25

2. passo: Analise a variao das grandezas, indicando o sentido dessa variao.

()

Operrios 18

N de Peas (Unidades) 378 x

()

(+)

25

(+)

Se o nmero de operrios aumenta, o que ocorre com o nmero de peas a serem produzidas? Para um nmero maior de operrios, temos um nmero de peas que tambm ser maior, ou seja, quando uma grandeza varia a outra tambm varia no mesmo sentido. Lembre-se: estamos utilizando as setas de indicao do valor menor para o valor maior de cada grandeza. 3. passo: Escreva e resolva uma proporo com os dados. Nesse caso, a proporo formada ser
18 378 = 25 x
(Eq. 02)

Aplicando a propriedade fundamental das propores, temos: 18 x = 318 25 18 x = 9 450 x = 9 450 18 x = 525 4. passo: Elabore uma resposta, de acordo com o que se pede no enunciado do problema. Resposta: Vinte e cinco operrios produziriam 525 peas desse produto por dia.

6
Matemtica A02

Praticando...

a) 1. Um operrio recebe R$ 920,00 por sua produo em 20 dias de trabalho.


Sob as mesmas condies, quanto receber pelo que produzir em 45 dias?

b) 2. Em uma fazenda, em 30 dias, so utilizadas 1,2 toneladas de rao para


alimentar os animais. Qual a quantidade necessria para alimentar os mesmos animais em 7 dias?

c) 3. Em uma empresa, 20 funcionrios produzem 5 000 peas por semana.


Quantas peas seriam produzidas semanalmente, se para essa produo contassem com 36 funcionrios?

Responda aqui

Regra de trs simples inversa


Em uma regra de trs simples inversa, uma das grandezas inversamente proporcional outra.

Lembre-se de que podemos classicar duas grandezas em inversamente proporcionais se as duas variam em sentido contrrio, ou seja, quando uma aumenta, a outra diminui. Por exemplo, velocidade mdia e tempo so grandezas inversamente proporcionais, pois quanto maior for a velocidade mdia ao percorrer certa distncia, menor ser o tempo gasto nesse percurso.

7
Matemtica A02

Exemplo 3
Se 3 operrios fazem uma obra em 20 dias, em quantos dias 12 operrios fariam a mesma obra? 1. passo: Organizar os dados em um quadro de comparao das grandezas. Operrios 3 12 Tempo (dias) 20 x

2. passo: Analisar a variao das grandezas, indicando o sentido dessa variao. Se o nmero de operrios aumenta, o nmero de dias para realizar o mesmo trabalho diminui. Logo, as grandezas so inversamente proporcionais. 3. passo: Escrever e resolver uma proporo com os dados. Nesse caso, com duas grandezas inversamente proporcionais, precisamos escrever as razes de forma que as setas indicativas estejam apontando no mesmo sentido. Podemos inverter a primeira ou a segunda razo. Aqui, vamos inverter a segunda razo. Assim, a proporo formada ser
3 x = 12 20
(Eq. 03)

Aplicando a propriedade fundamental das propores, temos: 12 x = 3 20 12 x = 60 x = 60 12 x = 5 4. passo: Elabore uma resposta, de acordo com o que se pede no problema. Resposta: Doze operrios fariam a mesma obra em 5 dias.

8
Matemtica A02

Exemplo 4
Em uma pequena empresa, 18 funcionrios trabalham durante 5 dias para produzir um lote de peas. Quantos dias sero necessrios para produzir o outro lote de peas (idntico ao primeiro) se para isso s tiverem disponveis 15 funcionrios? Soluo 1. passo: Organizar os dados em um quadro de comparao das grandezas. Funcionrios 18 15 Tempo (dias) 5 x

2. passo: Analisar a variao das grandezas, indicando o sentido dessa variao. Funcionrios 18 15 Tempo (dias) 5

Se o nmero de funcionrios diminui, o nmero de dias para produzir um lote idntico ao anterior aumenta. Logo, as grandezas so inversamente proporcionais. 3. passo: Escreva e resolva uma proporo com os dados. Invertendo a segunda razo, para que as setas indicativas apontem no mesmo sentido, a proporo formada ser
18 x = 15 5
(Eq. 04)

Aplicando a propriedade fundamental das propores, temos: 15 x = 18 5 15x = 90 x = 90 15 x = 6 4. passo: Elabore uma resposta, de acordo com o que se pede no enunciado do problema. Resposta: Quinze operrios produziriam um lote de peas (idntico ao anterior) em 6 dias.

Matemtica A02

(+)

()
9

(+) ()

Exemplo 5
Um empreiteiro prev que determinada obra poder ser realizada em 35 dias, empregando 20 operrios, porm s conseguiu contratar 14 homens para esse servio. Com esse grupo reduzido de trabalhadores, qual ser a nova previso de dias necessrios para a realizao dessa mesma obra? Soluo 1. passo: Organizar em um quadro de comparao das grandezas. Tempo (dias) 35 x Operrios 20 14

2. passo: Analisar a variao das grandezas, indicando o sentido dessa variao. Tempo (dias) 35 x Operrios 20

Se o nmero de operrios diminui, o nmero de dias para realizar a mesma obra aumenta. Logo, as grandezas so inversamente proporcionais. 3. passo: Escrever e resolver uma proporo com os dados. Invertendo a segunda razo, a proporo formada ser
35 14 = x 20
(Eq. 05)

Aplicando a propriedade fundamental das propores, temos: 14 x = 20 35 14x = 700 x = 700 14 x = 500 4. passo: Elaborar uma resposta para o que se pede no problema. Resposta: Catorze operrios fariam a mesma obra em 50 dias.

10
Matemtica A02

(+)

14

()

(+) ()

Exemplo 6
No refeitrio de uma empresa, foi previsto um estoque de alimentos para durar 30 dias para as refeies de seus 40 funcionrios. Aps quantos dias tero que fazer reposio de estoque se, em um determinado ms, foram contratados mais 8 novos funcionrios? Soluo Veja que a quantidade de funcionrios passa de 40 para 48. 1. passo: Organizar em um quadro de comparao das grandezas. Tempo (dias) 30 x Funcionrios 40 48

2. passo: Analisar a variao das grandezas, indicando o sentido dessa variao. Tempo (dias) 30 x Funcionrios 40

Se o nmero de operrios aumenta, o nmero de dias de durao do estoque diminui. Logo as grandezas so inversamente proporcionais. 3. passo: Escrever e resolver uma proporo com os dados. Invertendo a segunda razo, a proporo formada ser
30 48 = x 40
(Eq. 06)

Aplicando a propriedade fundamental das propores, temos: 48 x = 30 40 48x = 1 200 x = 1 200 48 x = 25 4. passo: Elaborar uma resposta para o que se pede no problema. Resposta: Com a contratao de 8 novos operrios, o estoque de alimentos do refeitrio s durar 25 dias.

Matemtica A02

(+)

48

()
11

(+) ()

Praticando...

1. A uma velocidade mdia de 64 km/h, um automvel fez, em 5 horas, o percurso entra as cidades A e B. Qual seria o tempo gasto se a velocidade mdia do veculo nesse percurso fosse igual a 80 km/h? 2. O estoque de rao de uma avicultura sempre abastecido com a mesma quantidade de rao a cada 15 dias. Essa quantidade de alimento suciente para alimentar, por todo perodo, suas 600 aves. Se fossem adquiridas mais 300 aves, essa mesma quantidade de alimento duraria quantos dias? 3. Uma empreiteira contratou 24 homens para realizar uma obra que, segundo previso da prpria empresa, seria concluda em 15 dias. Antes do incio da obra, 4 homens desistiram. A previso do novo prazo de realizao da obra passa a ser de quantos dias?

Responda aqui

12
Matemtica A02

E nos problemas com trs ou mais grandezas, como feita essa classicao? Nesse caso, comparamos essas grandezas duas a duas, e esse o assunto que veremos a seguir.

Regra de Trs Composta


Como j foi dito antes, na regra de trs composta ocorrem trs ou mais grandezas relacionadas entre si. Nesse caso, em apenas uma grandeza dado um valor conhecido e para as demais grandezas so dados dois valores. Na resoluo desse tipo de situao-problema, vamos utilizar um mtodo semelhante ao utilizado na resoluo de regras de trs simples.

Exemplo 7
Trabalhando 8 horas por dia, durante 12 dias, 30 operrios produzem 1 000 unidades de determinado eletrodomstico. Quantos dias sero necessrios para que 48 operrios, trabalhando 6 horas por dia, produzam 1 200 unidades desse mesmo produto? Soluo 1. passo: Organizar os pares de valores de cada grandeza Horas/dia 8 6 Dias 12 x Operrios 30 48 Produo (unidades) 1 000 1 200

2. passo: Identificar as grandezas em inversamente ou diretamente proporcionais. A indicao das setas ser feita comparando-se cada uma das grandezas com a que apresenta o termo desconhecido. Observamos a variao de cada par de grandezas, considerando que as demais grandezas permanecem inalteradas.

13
Matemtica A02

a) Comparando horas por dia e dias: Se o nmero de horas por dia de trabalho diminui, devemos trabalhar um nmero maior de dias para realizar o mesmo trabalho. Ou seja, essas grandezas so inversamente proporcionais. Assim, as setas apontam para direes opostas. 8 horas/dia 6 horas/dia Diminui b) Comparando operrios e dias: Se o nmero de operrios aumenta, podemos diminuir o nmero de dias para realizar um trabalho. Ou seja, essas duas grandezas so inversamente proporcionais. Assim, as setas apontam em direes opostas. 30 operrios 48 operrios Aumenta 12 dias x Diminui 12 dias x Aumenta

c) Comparando produo e dias: Quando o nmero de unidades a serem produzidas aumenta, precisamos de mais dias para essa produo. Por isso, as grandezas produo e dias so diretamente proporcionais. Assim, as setas apontam para a mesma direo. 1 000 unid. 12 dias x 1 200 unid. Aumenta Aumenta

3. passo: Construir a esquematizao geral dos dados e realizar a inverso dos pares identicados como inversamente proporcionais. A partir da seta da grandeza que tem o valor desconhecido (neste caso, dias), colocaremos as setas das demais grandezas. Quando as grandezas comparadas so diretamente proporcionais, as setas indicam a mesma direo ou, caso as grandezas envolvidas sejam inversamente proporcionais, as setas apresentadas indicam direes opostas. Lembre-se de que, nesse exemplo, somente as grandezas operrios e produo so grandezas diretamente proporcionais.

14
Matemtica A02

Horas/dia 8 6 Diminui

Dias 12 x Aumenta

Operrios 30 48 Diminui

Produo (unidades) 1 000 1 200 Aumenta

Invertendo as razes das grandezas inversamente proporcionais grandeza dias, que so as grandezas horas/dia e operrios, obtemos: Horas/dia 6 8 Dias 12 x Operrios 48 30 Produo (unidades) 1 000 1 200

4. passo: Montar a proporo e calcular o valor desconhecido A soluo por esse processo a proporo obtida da igualdade entre a razo que apresenta o valor desconhecido e o produto das demais razes (aps a inverso das que apresentam grandezas inversamente proporcionais a que apresenta o x). Observe:
12 6 48 1 000 = x 8 30 1 200
(Eq. 07)

ou
12 6 48 1 000 = x 8 30 1 200

Invertendo as razes, temos:


x 8 30 1 200 = 12 6 48 1 000

Isolando o valor de x, temos:


x= 12 8 30 1 200 6 48 1 000

Resolvendo os produtos e simplicando-os por 1 000, obtemos:


x= 3 456 000 3 456 x= x = 12 288 000 288

Resposta: Seriam necessrios 12 dias, nessas condies, para realizar o mesmo trabalho.

15
Matemtica A02

Observe a aplicao desse processo de resoluo, nos exemplos a seguir:

Exemplo 8
Se 20 homens, trabalhando durante 15 dias, constroem 500 m de uma estrada, quantos homens seriam necessrios para construir 900 metros dessa estrada em 30 dias? Soluo 1. passo: Homens/dia 20 x 3. passo: Dias 15 30 Metros de uma Estrada 500 900 2. passo: Homens/dia 20 x Dias 15 30 Metros de uma Estrada 500 900

20 x

30 15

500 900

4. passo:
20 30 500 = x 15 900 20 30 500 = x 15 900
(Eq. 08)

20 15 000 = x 13 500 x=

x 13 500 = 20 15 000 x = 18

x (15 000) = 20 (13 500)

15 000x = 270 000

270 000 15 000

Resposta: So necessrios 18 homens para fazer esse trabalho.

Exemplo 9
Na alimentao de 2 bois, durante 8 dias, so consumidos 2 420 kg de rao. Qual a quantidade de rao que seria necessria para alimentar 5 bois, durante 12 dias? Soluo 1. passo: Bois 2 5 Dias 8 12 kg de rao 2420 x

16
Matemtica A02

2. passo: Bois 2 5 3. passo: 2 5 4. passo:


2 420 8 2 (Eq. 09)8 = 2 420 2 x 12 5 = x 12 5 2 420 16 = Efetuando o produto entre as razes: 2 420 16 x 60 = x 60

Dias 8 12

kg de rao 2 420 x

8 12

2 420 x

Aplicando a propriedade fundamental das propores, temos:


16 x = 60 (2 420) 16x = 145 200 x= 145 200 16 x = 9 075

Resposta: So necessrios 9 075 kg de rao.

Praticando...

1. Na perfurao de um poo de 160 m de profundidade, 40 operrios de uma construtora levaram 21 dias. Para a perfurao de um poo de 200 metros, a construtora contratou 30 operrios. Em quantos dias essa segunda equipe ter concludo esse outro poo? 2. Quinze pedreiros realizam uma obra em 10 dias, trabalhando 8 horas por dia. Quantos dias 20 pedreiros, trabalhando 4 horas por dia, levariam para realizar a mesma obra? 3. Em 6 dias de trabalho, 12 confeiteiros fazem 90 tortas. Para fazer 40 tortas, 4 confeiteiros levariam quantos dias? 4. Um trabalhador autnomo fabrica 50 objetos em 3 dias, trabalhando 2 horas por dia. Quantas horas por dia deve trabalhar para fabricar 100 objetos do mesmo tipo em 4 dias?

Responda aqui

17
Matemtica A02

Responda aqui

Aplicaes do estudo de regra de trs


Porcentagem
Muitas vezes, ouvimos expresses como: o ndice de reajuste da categoria de 12,5%, desconto de at 50% na semana do Natal, a inao de junho foi de 0,25% e os preos subiram em mdia 0,32%.

18
Matemtica A02

Todas essas expresses envolvem um conceito denominado porcentagem (ou percentagem). Utilizar o conceito de porcentagem comparar duas razes em uma proporo direta, em que uma das razes tem conseqente igual a 100 e, entre os outros trs termos, um desconhecido. Na verdade, resolver um problema de porcentagem partir da seguinte regra de trs: Valor absoluto A B Valor percentual C 100

Sendo A e B valores absolutos de uma parte e do todo, respectivamente, a ser estudado, e C, o valor percentual correspondente parte A. Como j foi dito anteriormente, a proporo direta, ou seja, podemos formar diretamente C A a proporo , que podemos descrever como a parte A est para o todo B = B 100 assim como a porcentagem C est para 100%. Que tal alguns exemplos?

Exemplo 10
a) Calcular 20% de 130. Calcular 20% de 130 equivale a determinar o valor x que est para 130, assim como 20 est para 100. Ou seja, Valor absoluto x 130 Assim, podemos formar a proporo: Valor percentual 20 100
x 20 = 130 100
(Eq. 10)

100 x = 130 20

100x = 2 600

x=

2 600 100

x = 26

Aplicando a propriedade fundamental das propores, temos: Resposta: O valor procurado 26.

19
Matemtica A02

Exemplo 11
O valor 28 representa qual porcentagem de 200? Valor absoluto 28 200 Podemos formar a seguinte proporo:
x 28 = 200 100
(Eq. 11)

Valor percentual x 100

Com a aplicao da propriedade fundamental das propores, teremos:


200 x = 100 28 200x = 2 800 x= 2 800 200 x = 14

Resposta: O valor procurado 14.

Exemplo 12
De qual quantia R$ 15,00 representa 8%?
15 8 = x 100 8 x = 15 100 8x = 1 500
(Eq. 12)

x=

1 500 8

x = 187, 50

Resposta: R$ 15,00 equivale a 8% de R$ 187,50.

Lembre que o clculo percentual no resolvido apenas pelo processo da regra de trs. Se voc j resolveu todas as atividades e j conferiu seus clculos, resolva a lista de exerccios a seguir:

20
Matemtica A02

Exerccios

1) Um trem percorre 120 km em 3h. Para percorrer 200 km, mantendo a mesma velocidade mdia, esse trem levar: a) 4 horas. b) 4 horas e 30 minutos. c) 5 horas. d) 5 horas e meia.

2) Se um automvel faz 60 km com 5 litros de gasolina, a quantidade de litros de gasolina que esse automvel gastaria para percorrer 180 km, nas mesmas condies, de: a) 9 litros. b) 12 litros. c) 14 litros. d) 15 litros.

3) Um nibus com velocidade mdia de 60 km/h percorre a distncia entre duas cidades em 4h. O tempo que esse veculo levar para percorrer a mesma distncia, se aumentar a velocidade mdia para 80 km/h, ser: a) 1 hora e 30 minutos. b) 2 horas. c) 2 horas e 20 minutos. d) 3 horas.

4) Num livro de 270 pginas, h 40 linhas em cada pgina. O nmero de pginas que o livro teria, se houvesse 45 linhas por pginas, seria igual a: a) 280. b) 240. c) 230. d) 210.

5) Se 10 pedreiros levam 60 dias para construir uma casa, o tempo que 6 pedreiros levariam para construir uma casa idntica seria de: a) 100 dias. c) 120 dias. d) 150 dias. e) 180 dias.

6) Trinta operrios construram 600 m de uma ponte, trabalhando 8 horas por dia, durante 20 dias. O tempo com que, nas mesmas condies, 50 operrios, trabalhando 6 horas por dia, construiriam 1 200 m de ponte, de: a) 32 dias. b) 31 dias. c) 29 dias. d) 27 dias.

7) Em uma locadora de automveis, oito carros iguais consomem 100 litros de gasolina, em cinco dias. Quantos carros, idnticos aos primeiros, consomem 500 litros, em 10 dias? a) 19. b) 20. c) 22. d) 23.

8) Que quantia corresponde a 30% de R$ 180,00? a) R$ 27,00. b) R$ 48,40. c) R$ 54,00. d) R$ 64,40.

21
Matemtica A02

22
Matemtica A02

Leitura complementar
S MATEMTICA. Disponvel em: <www.somatematica.com.br>. Acesso em: 20 jun. 2008. Entre os vrios tpicos encontrados no site S Matemtica, voc encontrar um resumo sobre regra de trs simples e regra de trs composta. Basta se cadastrar para ter livre acesso ao contedo.

Nesta aula, perpassamos pelos conceitos de regra de trs (simples e composta); identicamos regra de trs simples; percebemos a diferena entre direta e inversa, bem como resolvemos cada um dos tipos, com estas envolvidas. Tambm vericamos possibilidades envolvendo regra de trs composta, com trs ou quatro grandezas. E introduzimos um breve estudo sobre porcentagem, aplicando quilo que estudamos em regra de trs.

Auto-avaliao
1. Relacione os itens da primeira coluna com os da segunda: a) Processo de resoluo de problemas onde se tem pares de valores para cada uma das grandezas envolvidas e apenas um desses valores desconhecido. b) Apenas duas grandezas esto envolvidas e uma inversamente proporcional a outra. c) Processo de resoluo de problemas onde se tm trs ou mais grandezas envolvidas. d) Apenas duas grandezas esto envolvidas e uma diretamente proporcional a que apresenta o valor desconhecido. ( ( ( ( ) chamado de regra de trs composta. ) chamado de regra de trs simples direta. ) chamado de regra de trs. ) chamado de regra de trs simples inversa.

23
Matemtica A02

2. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F), nas armativas a seguir: a. 20% de 1 900 38 . ( )

b. Se dois operrios pintam uma sala em trs dias, trs operrios fariam o mesmo servio em quatro dias e meio. ( ) c. Trs cavalos bebem 40 litros de gua em dois dias. Nessas condies, em trs dias, cinco cavalos beberiam 100 litros de gua. ( )

Para Consulta
Regra de trs simples Processo prtico de resoluo de problemas que envolvem trs valores conhecidos e um desconhecido. Dois desses valores se referem a uma mesma grandeza. Atravs desse processo, determina-se um valor a partir dos outros trs. Etapas desse processo de resoluo: 1. passo: organizao dos dados e construo de um quadro de comparao das grandezas; 2. passo: anlise da variao de uma grandeza em relao outra, indicando o sentido dessa variao; 3. passo: escrever e resolver uma proporo com os dados; 4. passo: elaborar uma resposta, a partir do que se pede no problema. Regra de trs simples direta Envolve duas grandezas diretamente proporcionais. As setas indicativas apontam para a mesma direo. A resoluo a partir da proporo formada diretamente das razes que formamos em cada grandeza, no quadro de comparao de grandezas. Regra de trs simples inversa Envolve duas grandezas inversamente proporcionais. As setas indicativas apontam para direes opostas. A resoluo a partir da proporo formada aps a inverso de uma das razes que formamos em cada grandeza, no quadro de comparao de grandezas.

24
Matemtica A02

Regra de trs composta Envolve trs grandezas ou mais. Comparada quela que apresenta o valor desconhecido, as demais grandezas podem ser diretamente ou inversamente proporcionais. Etapas desse processo de resoluo: 1. passo: construir um quadro com os dados do problema, apresentando os valores de cada grandeza em colunas e, em cada linha, os elementos de grandezas diferentes que se correspondem; 2. passo: identicar os tipos de variao de uma grandeza em relao outra, comparando sempre a grandeza que apresenta o valor desconhecido com uma outra. Repetir essa comparao at que todas as grandezas sejam identicadas como diretamente ou inversamente proporcionais em relao grandeza que apresenta o valor desconhecido; 3. passo: inverter as razes das grandezas inversamente proporcionais quela que apresenta o valor desconhecido. Construir e resolver a proporo formada pela igualdade entre a razo que contm o valor desconhecido e a formada pelo produto das outras razes; Valor absoluto A B Valor percentual C 100

4. passo: elaborar uma resposta, de acordo com o que se pede no problema. Porcentagem: , onde A, B e C so nmeros diferentes de zero e um desses valores desconhecido.
A C = B 100

Respostas das Atividades: Atividade 1: 1. Por 45 dias de trabalho, o operrio receber R$ 2 070,00.

25
Matemtica A02

2. So necessrios 280 kg. 3. Nessas condies, seriam produzidas 9 000 peas. Atividade 2: 1. O mesmo percurso seria feito em 4h. 2. Durariam 30 dias. 3. O novo prazo seria de 18 dias. Atividade 3: 1. A segunda equipe ter concludo em 35 dias. 2. Levariam 15 dias. 3. Levariam 8 dias. 4. Deve trabalhar 3 horas por dia. Respostas dos Exerccios 1) 5 horas. 2) 5 litros. 3) 3 horas. 4) 240. 5) 100 dias. 6) 32 dias. 7) 20. 8) R$ 54,00. Respostas da Auto-avaliao 1. A ordem da segunda coluna c, d, a, b. 2. F, F, V Observe que: (a) 20% de 1 900 380. ( uma regra de trs simples direta) (b) A resposta correta seria 2 dias. ( uma regra de trs simples inversa) (c) Todas as grandezas so diretamente proporcionais entre si.

Referncias
CRESPO, Antnio Arnot. Matemtica comercial e nanceira fcil. 11. ed. So Paulo: Saraiva, 1996. MERCHEDE, Alberto. Matemtica nanceira para concursos: mais de 1.500 aplicaes. So Paulo: Atlas, 2003.

26
Matemtica A02

Anotaes

27
Matemtica A02

Anotaes

28
Matemtica A02

CURSO TCNICO

03

MATEMTICA
Conhecendo as unidades de medidas (parte I)

Elizabete Alves de Freitas

Governo Federal Ministrio da Educao

Projeto Grco Secretaria de Educao a Distncia SEDIS

EQUIPE SEDIS

| UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN


Arte e ilustrao Adauto Harley Carolina Costa Heinkel Huguenin Reviso Tipogrca Adriana Rodrigues Gomes Design Instrucional Janio Gustavo Barbosa Luciane Almeida Mascarenhas de Andrade Jeremias Alves A. Silva Margareth Pereira Dias Reviso de Linguagem Maria Aparecida da S. Fernandes Trindade Reviso das Normas da ABNT Vernica Pinheiro da Silva Adaptao para o Mdulo Matemtico Joacy Guilherme de Almeida Ferreira Filho Reviso Tcnica Rosilene Alves de Paiva

Coordenadora da Produo dos Materias Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco Coordenador de Edio Ary Sergio Braga Olinisky Coordenadora de Reviso Giovana Paiva de Oliveira Design Grco Ivana Lima Diagramao Ivana Lima Jos Antnio Bezerra Jnior Mariana Arajo de Brito Vitor Gomes Pimentel

r e v Voc .. . i u q a por

...um breve estudo sobre a leitura, a correta representao e como efetuar algumas operaes com as unidades de medidas de tempo, de comprimento e medidas de rea. Esses contedos foram desenvolvidos atravs de uma teoria bsica, ilustrada atravs de diversos exemplos, intercalada tambm com algumas atividades. Essas atividades que se encontram em trs blocos, ao longo desta aula, apresentam-se aps cada parte do contedo, ou seja, temos uma atividade apenas sobre as unidades de tempo, uma segunda atividade somente sobre as unidades de medidas de comprimento e uma terceira e ltima atividade sobre as unidades de medidas de superfcie. Para xar mais o contedo temos, ao nal da aula, uma lista de exerccios envolvendo todo o contedo estudado nesta aula e, ocasionalmente, algum contedo de aulas anteriores. Reserve um tempo para seus estudos e boa aula.

Objetivo
Conhecer as medidas de tempo mais usuais e identificar os respectivos smbolos dessas medidas. Utilizar corretamente o smbolo de determinada unidade de medida. Saber identicar as unidades de medidas de tempo, de comprimento ou de superfcie mais utilizadas. Resolver, sempre que se zer necessrio, situaes prticas que envolvam a converso de uma dada medida expressa em certa unidade em uma medida equivalente, expressa em outra unidade de mesma espcie.

1
Matemtica A03

Para comeo de conversa...


A necessidade de medir muito antiga e surgiu com a origem das civilizaes. Antigamente, quando se tratava de medir alguma coisa (a extenso de um terreno ou o comprimento de um pedao de tecido), cada um usava o que estava mais prximo, fosse o tamanho do prprio p ou a extenso do seu brao ou de seus passos etc., ou seja, no existiam as medidas padronizadas que temos hoje. E como essas medidas mudam de pessoa para pessoa, isso sempre causava confuso. Com o passar do tempo, foram sendo criados padres para essas medidas. Em cada comunidade, em cada regio, foi sendo estabelecido um sistema de medidas prprio, tendo como base medidas de pouca ou nenhuma preciso, como as que tm como referncia alguma parte do corpo humano, como, por exemplo, polegada, palmo, p, braa e cvado. No precisamos dizer que isso gerava uma grande confuso no comrcio, pois as pessoas de uma comunidade ou regio nem sempre conheciam o sistema de medidas de outras comunidades, ou no havia equivalncia entre diferentes unidades de medidas. Havia a necessidade de se ter um sistema de medidas que reduzisse as confuses geradas pelas diferenas de padres sobre uma mesma medida e, em 1789, surgiu o Sistema Mtrico Decimal, a pedido do Governo Republicano Francs Academia de Cincias Francesa. O governo francs solicitou que fosse criado um sistema de medidas que tivesse uma constante natural como base. Assim, surgiu o Sistema Mtrico Decimal, que foi adotado tambm por outros pases posteriormente, inclusive pelo Brasil. Esse sistema adotou inicialmente trs unidades bsicas de medida: o metro, o litro e o quilograma. Com o desenvolvimento cientco e tecnolgico que veio a seguir, era necessrio criar as mais diversas medidas e estabelecer medidas cada vez mais precisas. Com esse propsito, em 1960, o Sistema Mtrico Decimal foi substitudo pelo Sistema Internacional de Unidades (SI), mais amplo, complexo e sosticado. Esse sistema, o SI, foi adotado pelo Brasil em 1962 e, a partir de 1988, passou a ser obrigatrio em todo o pas.

2
Matemtica A03

Estudando as unidades de medidas


Unidades de tempo
O sol, por muito tempo, foi usado como referencial para medidas de tempo. O intervalo de tempo entre duas passagens sucessivas do sol por um mesmo meridiano chamado de dia solar. A unidade de tempo adotada como unidade padro pelo Sistema Internacional (SI) o 1 segundo (s ), que equivalente a de um dia solar mdio. 86 400 Algumas situaes apresentam medidas maiores que o segundo. Nelas podemos observar alguns mltiplos do segundo. Eis alguns: o minuto (min), que igual a 60 s; a hora (h), que igual a 60 min, ou ainda, a 60 . 60 s = 3 600 s; o dia (d ), que igual a 24 h, ou seja, 24 . 3 600 s = 86 400 s. Algumas situaes apresentam medidas menores que o segundo. So os submltiplos do segundo. Entre eles, temos: o dcimo de segundo, que igual a 0,1 s; o centsimo de segundo, que igual a 0,01 s; o milsimo de segundo, que igual a 0,001 s.
3
Matemtica A03

Uso correto das medidas de tempo


Ao escrevermos uma medida de tempo como 1,3 h, por exemplo, no devemos substituir por 1 h 30 min, pois o sistema de medidas de tempo no decimal. Observe:
1, 3 h = 1 h + 3 3 180 h = 1h + 60 min = 1 h + min = 1 h + 18 min 10 10 10

Ou seja, 1,3 h = 1 h 18 min. Ao escrever as medidas de tempo, observe o uso correto dos smbolos para hora, minuto e segundo. Ao representar medidas de tempo, tambm observe a escrita correta dos smbolos correspondentes de cada unidade de medida. Correto Errado 10 h 32 min 10:32 h 10 hrs 32 mins 10 h 32 min 12s 10 h 32 12 10 h 32 m 12 seg

Existem duas unidades de medidas angulares, a unidade minuto, representada pelo smbolo (), e a unidade segundo, representada pelo smbolo (), medidas homnimas s unidades de tempo que vimos a pouco, porm somente devem ser utilizadas para medidas angulares e no para medidas de tempo.

Operaes com medidas de tempo


Em algumas situaes precisamos realizar operaes com medidas de tempo. Vejamos algumas dessas situaes:

Exemplo 1
As duas msicas preferidas de Carol tm 5 min 32 s e 4 min 26 s. Qual o tempo que ela leva para ouvir as duas msicas, uma aps a outra, sem pausa entre elas?
5 min 32 s + 4 min 26 s 9 min 58 s

Para resolver essa questo basta somarmos as medidas, colocando os termos de mesma unidade um abaixo do outro. Assim, o tempo total que Carol leva para ouvir as duas msicas, sem pausa entre elas, de 9 min 58 s.

4
Matemtica A03

Exemplo 2
Qual a soma das medidas 3 h 05 min 20 s, 2 h 03 min e 1 h 25 s?
3 h 05 min 20 s 2 h 03 min 00 s + 1 h 00 min 25 s 6 h 08 min 45 s

A soma das medidas 6 h 08 min 45 s.

Nas duas situaes acima, efetuamos uma adio de medidas de tempo. Como voc pde observar, nos dois exemplos anteriores, quando realizamos uma adio com esse tipo de medida, devemos somar as partes que tm as mesmas unidades entre si. Vejamos outros exemplos:

Exemplo 3
Em um CD-R podem ser gravados at 80 min de msicas. Se um CD-R j contm 50 min 12 s de msica, quanto tempo de gravao tem disponvel em seu espao livre? Para resolver essa questo, devemos retirar do tempo total de gravao do CD-R o tempo de gravao que j est ocupado. Assim, temos:
80 min 00 s 50 min 12 s ?s

Para poder realizar essa operao, devemos pedir emprestado 1 min e transform-lo em 60 s, ou seja, substitumos 80 min por 79 min 60 s. Assim:
79 min 60 s 50 min 12 s 29 min 48 s

O tempo de gravao disponvel no CD-R de 29 min 48 s.

5
Matemtica A03

Exemplo 4
Em um treino de Frmula 1, os tempos obtidos por dois pilotos foram (a) 1 min 15 s 306 e (b) 1 min 15 s 978. Qual a diferena entre esses dois tempos? Para resolver essa operao tomamos o tempo maior (b) e subtramos o tempo menor (a). Assim, temos:
1 min 15 s 978 1 min 15 s 306 0 min 00 s 672

A diferena entre os dois tempos de 672 milsimos de segundos. Nas duas situaes anteriores, efetuamos a subtrao de medidas de tempo. Tambm aqui efetuamos a operao entre termos que tm a mesma unidade. Sempre que necessrio precisamos pedir emprestado de um termo que apresenta uma unidade maior.

Exemplo 5
Calcule 12 h 15 min 25 s 5 h 23 min 45 s. Temos:
12 h 15 min 25 s 05 h 23 min 45 s ?s ?s

Emprestando 1min e convertendo-o em 60s, que so adicionados aos segundos j existentes, temos: 12 h 14 min 85 s 5 h 23 min 45 s. Ou:
12 h 14 min 85 s 05 h 23 min 45 s ?s 40 s

Entretanto, para efetuar a subtrao entre os minutos, temos que pedir emprestado 1 h e convert-la em 60 minutos, adicionando-os aos minutos j existentes. Assim:
11 h 74 min 85 s 05 h 23 min 45 s 06 h 51 min 40 s

A diferena entre os tempos de 6 h 51 min 40 s.

6
Matemtica A03

s vezes, a operao a ser realizada com unidades de medidas a multiplicao por um nmero real. Vejamos, agora, essa operao no exemplo a seguir:

Exemplo 6
Se, em um determinado circuito, um ciclista consegue percorrer cada volta em 12 minutos, quanto tempo levaria para percorrer seis voltas, nesse mesmo circuito, se mantivesse essa velocidade mdia? Nesse caso, basta multiplicarmos por 6 o tempo de percurso, ou seja, o tempo total para as 6 voltas, com a mesma velocidade mdia, de 6 . 12 min = 72 min. Lembrando que 72 min = 60 min + 12 min = 1 h 12 min, podemos armar que o ciclista levaria 1 h 12 min para percorrer seis voltas.

No exemplo anterior, efetuamos uma multiplicao com medidas de tempo. Aps a multiplicao, em algumas situaes, devemos arrumar a medida que apresentar excessos. Algumas vezes, em determinadas situaes, precisamos dividir uma medida de tempo por um nmero. Vejamos uma dessas situaes:

Exemplo 7
Quando um medicamento receitado pelo mdico para ser tomado trs vezes ao dia, fazemos a diviso de um dia (24 h) por trs para saber com qual freqncia ele dever ser tomado. Assim, fazemos: 1 d 3 = 24 h 3 = 8 h. Ou seja, esse medicamento deve ser administrado a cada 8 horas.

s vezes, a diviso pede um pouco mais de cuidado. Vejamos um exemplo para essa situao.

7
Matemtica A03

Exemplo 8
Efetuando a diviso 12 h 5, temos:

12 -10 020
-20 00
2, 4 h = 2 h + 0, 4 h = 2 h +

5 2,4

4 240 60 min = 2 h + min 2 h + 24 min = 2 h 24 min 10 10

Praticando...

1. Leia as seguintes medidas de tempo e coloque-as em ordem crescente: a. 11 h 03 s b. 1 min 55 s 387 c. 5 h 03 min 37 s

2. Em um torneio de bicicleta de certo bairro, um ciclista percorreu o circuito com os seguintes tempos: (1. volta) 12 min 05 s; (2. volta) 11 min 55 s e (3. volta) 12 min 01 s. As trs voltas foram feitas por esse atleta completando que tempo total? 3. Um piloto de Frmula 1 fez com seu carro uma volta em 1 min 35 s 896, no primeiro treino livre de certo grande prmio. Aps alguns ajustes no motor, nesse mesmo treino, esse piloto conseguiu reduzir seu tempo para 1 min 28 s 325. Em quanto tempo foi reduzido, por esse piloto, o tempo de percurso de uma volta? 4. Considerando que o ponteiro de minutos de um relgio defeituoso d uma volta completa em 1 min 08 s, quanto tempo levar para que esse ponteiro d 60 voltas completas? 5. Um torno produz, a cada minuto, um total de 600 rotaes. Quantas rotaes ele produz por segundo? Nessas condies, quanto tempo dura cada uma de suas rotaes?

8
Matemtica A03

Unidades de comprimento
O SI adota o metro (m) como medida fundamental de comprimento, cujo nome vem do grego mtron e signica medida. Inicialmente, foi institudo que a medida do metro seria
1 da distncia do 10 000 000

Plo Norte ao Equador, no meridiano que passa pela cidade de Paris (Frana). No Brasil, essa medida (o metro) foi adotada ocialmente em 1928. Existem outras unidades, alm do metro, que utilizamos para representar uma medida de comprimento. Algumas unidades so consideradas mltiplos do metro e outras, seus submltiplos. As que fazem parte desses dois grupos tm como radical a palavra metro e um prexo que indica sua relao de multiplicidade como metro. So elas: Mltiplos quilmetro km 1.000 m hectmetro hm 100 m Decmetro dam 10 m Unidade Fundamental metro m 1m Submltiplos decmetro dm 0,1 m centmetro cm 0,01 m milmetro mm 0,001 m

Quando escrevemos grandes medidas, utilizamos os mltiplos do metro. Quando escrevemos pequenas medidas, utilizamos seus submltiplos. Para medidas extremamente pequenas, que exige uma maior preciso, utilizamos: mcron () = 10 6 m nanmetro (nm) = 10 9 m angstrn () = 10 10 m Para distncias muito grandes, utilizamos a unidade Ano-luz (distncia percorrida pela luz em um ano) que o mesmo que 9,5 . 1012 km. Algumas unidades como o p (ft), a polegada (in), a milha (mi) e a jarda (yd) so unidades no pertencentes ao sistema mtrico decimal e que so mais utilizadas em pases de lngua inglesa. Observe as igualdades abaixo: 1 polegada = 2,54 cm 1 p = 30,48 cm 1 jarda = 91,44 cm 1 milha terrestre = 1 609 m 1 milha martima = 1 852 m
9
Matemtica A03

Leitura das medidas de comprimento


A leitura de uma medida de comprimento deve ser feita em algumas etapas. Primeiramente, devemos lembrar a ordem das unidades de comprimento. Para isso, podemos construir um quadro de unidades. Em seguida, localizamos o algarismo que deve ser colocado no quadro sob a unidade que acompanha a medida. Esse algarismo o algarismo da parte inteira que se encontra mais prximo da vrgula. Ele e a vrgula so inseridos nessa casa. Os demais algarismos so inseridos no quadro, ocupando a mesma ordem que ocupavam no valor numrico da medida a ser lida. Por ltimo, fazemos a leitura da parte inteira seguida da unidade onde a vrgula se encontra e da parte decimal seguida da unidade onde se localiza seu ltimo algarismo.

Exemplo 9
Para fazer a leitura da medida 8,14 dm, devemos seguir alguns passos: 1. passo: Construir o quadro de unidades. km hm dam m dm cm mm

2. passo: Escrever a medida no quadro de unidades, inserindo primeiramente o ltimo algarismo da parte inteira acompanhado da vrgula, logo abaixo da unidade correspondente, e os demais algarismos, um a um, abaixo de suas respectivas unidades. km hm dam m dm 8, cm 1 mm 4

3. passo: A parte inteira deve ser lida acompanhada da unidade de medida onde se encontra a vrgula e a parte decimal acompanhada da unidade de medida do ltimo algarismo da mesma. Ou seja, a leitura dessa medida oito decmetros e catorze milmetros.

10
Matemtica A03

Vejamos outro exemplo:

Exemplo 10
Fazendo a leitura da medida 13, 258 hm, temos: 1. passo: km hm dam m dm cm mm

2. passo: km 1 hm 3, dam 2 m 5 dm 8 cm mm

3. passo: A leitura da medida treze hectmetros e duzentos e cinqenta e oito decmetros.

Converso de medidas
Converter medidas de comprimento realizar a transformao de uma medida em outra equivalente, escrita com outra unidade. Para realizar essa converso, precisamos lembrar-nos da relao de multiplicidade entre essas unidades. No sistema mtrico, cada unidade 10 vezes maior que a unidade a sua direita. Quando convertemos uma medida para uma unidade menor que a unidade dada, devemos multiplicar o valor numrico que representa a medida por 10, sucessivamente, quantas vezes forem necessrias. Ou ainda, quando convertemos uma medida para uma unidade menor que a unidade dada preciso dividir o valor numrico que a representa por 10, sucessivamente, quantas vezes forem necessrias.

 10

 10

 10

 10

 10

 10

km
 10

hm
 10

dam
 10

m
 10

dm
 10

cm
 10

mm

11
Matemtica A03

Exemplo 11
Escreva a medida 72,146 hm em metros (m). Para transformar a unidade de medida de hectmetros ( hm ) para metros (m) (duas unidades direita), devemos multiplicar o valor numrico dessa medida por 10 . 10, ou seja, por 100. Veja a gura:
 10  10

km

hm

dam

dm

cm

mm

Ento, temos: 72, 146 x 100 = 7 214,6. Assim: 72, 146 hm = 7 214,6 m

Exemplo 12
Transforme 17,185 dam em centmetros (cm). Observe a gura:
 10  10  10

km

hm

dam

dm

cm

mm

Para transformar a unidade de medida de decmetro (dam) para cm (trs unidades direita), devemos multiplicar seu valor numrico por 10 . 10 . 10, ou seja, devemos multiplic-lo por 1 000. Ento, temos: 17, 185 . 1.000 = 17 185. Assim: 17, 185 dam = 17 185 cm.

Exemplo 13
Transforme 58,3 m em decmetros (dam). Veja a gura:
km hm dam
 10

dm

cm

mm

Para transformar m em dam (uma unidade esquerda) devemos dividir por 10. Ento, temos: 58,3 10 = 5,83. Assim: 58,3 m = 5,83 dam.

12
Matemtica A03

Exemplo 14
Transforme 1 233 m em quilmetros (km). Observe a gura a seguir:
km
 10

hm
 10

dam
 10

dm

cm

mm

Para transformar m em km (trs unidades esquerda) devemos dividir seu valor numrico por 10 trs vezes consecutivas, ou seja, devemos dividi-lo por 1.000. Ento, temos: 1 233 1 000 = 1, 233. Assim: 1 233 m = 1, 233 km.

Ateno! Quando encontramos uma expresso que envolve a adio ou subtrao de medidas de comprimento com diferentes unidades, devemos inicialmente transform-las para que todos esses termos apresentem uma mesma unidade a m de podermos efetuar essas operaes.

Operaes com medidas de comprimento


Em alguns momentos, necessrio efetuar algumas operaes com medidas de comprimento. Aqui voc ver a adio e a subtrao de medidas de comprimento, a multiplicao de medidas de comprimento por um nmero e a diviso de medidas de comprimento por um nmero, atravs de algumas situaes em que essas operaes podem ser utilizadas.
Permetro

Permetro e semipermetro de um polgono


Considere um retngulo cujas medidas de seus lados chamaremos de a e b. O permetro desse retngulo dado pela expresso: Permetro = a + b + a + b Permetro = 2 . a + 2 . b, ou ainda, Permetro = 2 . (a + b). Na Geometria, o permetro de um polgono recebe o smbolo 2p, pois se representa o semipermetro (medida muito utilizada) pela letra p.

Permetro de um polgono o nome dado soma das medidas dos lados desse polgono.

13
Matemtica A03

Assim, o permetro desse retngulo pode ser representado pela expresso 2p = 2 . (a + b) e seu semipermetro pela expresso p = a + b. Em um polgono regular, as medidas dos lados so todas iguais, ento o permetro de um polgono regular o produto do nmero de lados pela medida do lado. Assim, se um polgono tem n lados de mesma medida (aqui representada por a), dizemos que o permetro e o semipermetro do polgono so representados pelas expresses: Permetro: 2p = n . a Semipermetro: p =
na 2

O quadro abaixo apresenta as expresses para os permetros de alguns polgonos regulares: Polgono Tringulo eqiltero Quadrado Pentgono regular Hexgono regular Octgono regular Decgono regular Permetro 2p = 3 . a 2p = 4 . a 2p = 5 . a 2p = 6 . a 2p = 8 . a 2p = 10 . a
p= p=

Semipermetro 3a p= 2
4a 2 p= 6a 2 8a p= 2 10 a p= 2 p=2a 5a 2 p=3a p=4a p=5a

Em situaes que envolvem o clculo do permetro ou do semipermetro de algumas guras geomtricas, efetuamos, possivelmente, a adio de medidas de comprimento, a multiplicao de medidas de comprimento por um nmero e a diviso de uma medida de comprimento por um nmero.

Exemplo 15
Considere um retngulo que tem altura igual a 5 cm e 12 cm de comprimento. Calcule o permetro desse polgono. O permetro desse retngulo igual a 5 cm + 12 cm + 5 cm + 12 cm, ou seja, igual a 34 cm.

14
Matemtica A03

Aqui efetuamos a adio de medidas de comprimento, porm quando essas figuras geomtricas so polgonos regulares, as operaes efetuadas so a multiplicao e a diviso.

Exemplo 16
Calcule o permetro de um quadrado, sabendo que cada um de seus lados mede 8,5 cm. Um quadrado um polgono regular (todos os seus lados tm a mesma medida), logo seu permetro mede 4 . (8,5 cm), ou seja, mede 34 cm.

Exemplo 17
Sabendo-se que o permetro de um hexgono mede 42 cm, calcule a medida de cada lado desse polgono. Como o hexgono um polgono regular de seis lados, seu permetro pode ser representado pela expresso 6 . a. Quando igualamos essa expresso a 42 cm, podemos encontrar o valor de a, ou seja: 6 . a = 42 cm a = 42 cm 6 a = 7 cm A medida de cada lado do hexgono igual a 7 cm.

Comprimento da Circunferncia
Em uma bicicleta, cada um dos pneus tem raio r igual a 26 cm. Cada volta desses pneus equivale, na horizontal, a quantos centmetros? Marque um ponto em um dos pneus (pode ser na parte que encosta no cho) e desloque a bicicleta at que o ponto esteja na mesma posio. Marque o incio e o m dessa volta com a ajuda de um barbante.
P P P P Posio inicial C 15
Matemtica A03

P P P P

Posio final

Medindo o comprimento C correspondente ao deslocamento do pneu nessa volta, voc ter aproximadamente 163,28 cm, que um valor um pouco mais que o triplo do dimetro (D ) de cada pneu.

Lembre-se: Dimetro (D ) o dobro da medida do raio de uma circunferncia.

Observe que, se dividirmos o comprimento C pelo dimetro (D ), teremos um valor C = 3, 14 prximo de 3,14. Ou seja: D A esse valor 3, 1415... que encontrado na diviso de C por D, na Matemtica, associada a letra grega (l-se: PI). Assim:
C = D C =D C = 2r C = 2r

Podemos aplicar a frmula C=2 para determinar o comprimento de qualquer circunferncia.

Exemplo 18
Quanto mede o comprimento da circunferncia de raio igual a 10 cm? Aplicando a frmula do comprimento da circunferncia, temos: C = 2r C = 2 . 3,14 . 10 C = 62,8 cm A circunferncia tem comprimento igual a 62,8 cm.

Praticando...

1. Faa a leitura de cada medida a seguir e escreva-as abaixo, em ordem crescente: a. 12,6 dam c. 2,306 hm b. 105,38 m d. 125,8 dm

16
Matemtica A03

2. Complete as igualdades a seguir, apresentando uma medida equivalente medida dada: a. 12,6 dam = ........... cm c. 2,306 hm = ........... dm b. 105,38 m = ........... hm d. 125,8 dm = ........... dam

3. O permetro de um octgono igual a 12 cm. Quanto mede cada lado desse polgono? 4. O semipermetro de um terreno retangular igual a 32 m. Sabendo que a largura desse terreno est para a sua profundidade, assim como trs est para cinco, quais so as dimenses desse retngulo?

Responda aqui

17
Matemtica A03

Unidades de rea
Quando, em nosso cotidiano, deparamos com questes como qual a rea desse cmodo?, quantos metros quadrados de cermica so necessrios para revestir esse piso? ou preciso calcular a rea das paredes desse apartamento estamos nos preocupando com a rea de uma superfcie. Algumas pessoas confundem rea e superfcie, mas devemos lembrar que superfcie uma grandeza com duas dimenses, enquanto rea um nmero que representa a medida dessa grandeza. A unidade fundamental para medidas de superfcie o metro quadrado (m2), que corresponde medida da superfcie de um quadrado com 1 metro de lado. Unidade Fundamental decmetro quadrado dam2 100 m2 metro quadrado m2 1 m2 decmetro quadrado dm2 0,01 m2

Mltiplos quilmetro quadrado km2 1.000.000 m2 hectmetro quadrado hm2 10.000 m2

Submltiplos centmetro quadrado cm2 0,0001 m2 milmetro quadrado mm2 0,000001 m2

Para medir pequenas superfcies recorremos ao dm2, o cm2 e o mm2, enquanto o dam2, o hm2 e km2 so utilizados para medir grandes superfcies.
18
Matemtica A03

Vejamos como podemos fazer a leitura de medidas com essas unidades nos exemplos a seguir.

Leitura das medidas de comprimento


Para fazer a leitura de medidas de superfcie, vamos construir um quadro de unidades, inserir o valor numrico dessa medida e, nalmente, fazer a leitura da medida dada. Vejamos como podemos fazer a leitura das medidas de superfcie nos exemplos a seguir:

Exemplo 19
Leia a seguinte medida: 75,18 m2. Devemos estabelecer algumas etapas para fazer a leitura de uma medida de superfcie: 1. Passo Primeiramente devemos construir o quadro de unidades. km2 hm2 dam2 m2 dm2 cm2 mm2

2. Passo Inserir os dois ltimos nmeros da parte inteira (juntamente com a vrgula) sob a unidade indicada ao lado da medida, neste caso o metro quadrado (m2). Os demais algarismos sero inseridos dois a dois sob as unidades das casas vizinhas, de acordo com suas posies no valor numrico da medida dada. km2 hm2 dam2 m2 75, dm2 18 cm2 mm2

3. Passo Fazemos a leitura: setenta e cinco metros quadrados de dezoito decmetros quadrados.

Exemplo 20
Leia a seguinte medida: 931,8 m2. Construindo o quadro de unidades (1. passo) e inserindo os algarismos nos devidos espaos (2. passo), obtemos: km2 hm2 dam2 9 m2 31, dm2 80 cm2 mm2

A medida 931,8 m2 tem a seguinte leitura: novecentos e trinta e um metros quadrados e oitenta decmetros quadrados.

19
Matemtica A03

Exemplo 21
Leia a seguinte medida: 0, 425 dam2 . Construindo o quadro de unidades (1. passo) e inserindo os algarismos nos devidos espaos (2. passo), obtemos: km2 hm2 dam2 0, m2 42 dm2 50 cm2 mm2

A leitura da medida 0,425 dam 2 : quatro mil duzentos e cinqenta decmetros quadrados.

Medidas Agrrias
Nas regies agrcolas, as medidas mais utilizadas para medio de superfcies de plantio ou de propriedades so as medidas agrrias. A principal unidade das medidas agrrias o are (a), que possui um mltiplo, o hectare (ha) e um submltiplo, o centiare (ca). Mltiplo hectare (ha) 100 a 1 hm
2

Principal unidade are (a) 1a 1 dam


2

Submltiplo centiare (ca) 0,01a 1 m2

Outras medidas como o alqueire, por exemplo, tambm so utilizados nessas regies, porm tm padres variveis de uma regio para outra. Esse tipo de medida utilizado onde voc mora? Que tal pesquisar na Internet sobre esse assunto?

Converso de medidas de superfcie


No sistema mtrico decimal, devemos lembrar que, na transformao de unidades de superfcie, cada unidade de superfcie 100 vezes maior que a unidade imediatamente inferior. Na converso de medidas, se a unidade na qual a medida vai ser expressa est direita da unidade da medida original, devemos multiplicar seu valor numrico por 100, tantas vezes quantas forem as posies entre as unidades. Para a converso para uma unidade esquerda da unidade da medida original, devemos dividir seu valor numrico por 100, tantas vezes quantas forem as posies entre as unidades.
 100  100  100  100  100  100

km2
 100

hm2
 100

dam2
 100

m2
 100

dm2
 100

cm2
 100

mm2

20
Matemtica A03

Observe as transformaes realizadas nos exemplos a seguir:

Exemplo 22
Escreva a medida 5,41 m2 em mm2. Observe a gura:
 10  10

km

hm

dam

dm

cm

mm

Para transformar m2 em mm2 (trs posies direita) devemos multiplicar o valor numrico da medida por 100 . 100 . 100, portanto o multiplicaremos por 1 000 000. Ou seja, 5,41 . 1 000 000 = 5 410 000. Assim: 5,41 m2 = 5 410 000 mm2.

Exemplo 23
Converta a medida 108,6 dam2 para outra medida equivalente em km2.
km2
 100

hm2
 100

dam2

m2

dm2

cm2

mm2

Para transformar dam2 em km2 (duas posies esquerda) devemos dividir o valor numrico da medida por 100 . 100, ou seja, devemos multiplic-lo por 10 000. Logo, faremos 108,6 10 000 = 0, 01086 km2.

Assim: 108,6 dam2 = 0,01086 km2.

21
Matemtica A03

Praticando...

1) Leia as seguintes medidas de rea abaixo e escreva-as em ordem crescente: a. 11,8 m2 c. 0,215 km2 b. 819,34 dam2 d. 2,5 dm2

2) Transforme cada uma das medidas a seguir em outra equivalente com a unidade apresentada: a. 11,8 m2 = .......... mm2. c. 0,215 km2 = ............dm2. 3) A medida 125 ha o mesmo que a. 1,25 km2. c. 125 dam2. b. 12,5 hm2. d. 1 250 m2. b. 819,34 dam2 = ........ m2. d. 2,5 dm2 = ........ m2.

Responda aqui

22
Matemtica A03

Se voc sentiu alguma diculdade na resoluo de alguma atividade anterior, no se preocupe. Releia a seo do contedo correspondente, inclusive com mais ateno aos detalhes apresentados nos exemplos e tente resolver novamente as atividades. Se voc fez todas as atividades e no sentiu diculdades, parabns! Agora, que tal passar para a resoluo dos exerccios a seguir?

23
Matemtica A03

Exerccios
24

1. A leitura doze hectmetros e quinhentos e vinte e seis decmetros corresponde medida: a. 12 h 526 dm b. 12, 526 dm c. 12, 526 hm d. 12, 0526 hm

2. Podemos ler a medida 72, 098 dam como sendo a. setenta e dois decmetros e noventa e oito dcimos de milmetros. b. setenta e dois decmetros e noventa e oito milmetros. c. setenta e dois decmetros e noventa e oito centmetros. d. setenta e dois decmetros e noventa e dois decmetros.

3. O qudruplo de 325,1 mm o mesmo que a. 13, 004 dm. b. 130, 04 dm. c. 1 300,4 dm. d. 13 004 dm.

4. A quinta parte da medida 12,5 km a. 2 500 hm b. 250 hm c. 25 hm d. 2,5 hm

Matemtica A03

5. Se convertermos a medida 103,58 dam2, encontramos: a. 10 358 metros quadrados. b. 10 358 decmetros quadrados. c. 10 358 centmetros quadrados. d. 10 358 milmetros quadrados.

6. A leitura da medida da rea do quadrado cujo lado mede 12,5 m a. cento e cinqenta e seis metros quadrados e vinte e cinco decmetros quadrados. b. cento e vinte e cinco metros quadrados e vinte e cinco centmetros quadrados. c. cem metros quadrados e oitenta e cinco centmetros quadrados. d. quarenta e oito metros quadrados e cinqenta decmetros.

7. Considere um terreno cujas medidas so as seguintes: 4,25 m, 625 cm, 0,5 dam e 4 800 mm. Qual o comprimento mnimo de arame necessrio para cercar esse terreno, utilizando uma cerca de cinco os?

Exemplo de cerca de 5 fios

25
Matemtica A03

Voc viu, nesta aula, como representar medidas adequadamente, como fazer a leitura e uma correta converso de medidas de tempo, de comprimento e de superfcie, observando, tambm, como efetuar operaes dessas medidas, quando necessrio ou solicitado.

Auto-avaliao

1.Quais so as unidades de medidas de tempo mais utilizadas no seu dia-a-dia? 2.Procure um artigo ou notcia em seu jornal local ou em revistas que apresente ao menos uma medida de tempo. Verique se a representao dessa medida est correta. 3. Com a ajuda de uma rgua, descubra as dimenses dos seguintes objetos pessoais: a. celular d. caneta b. agenda e. lpis c. calculadora f. borracha

4. Determine as dimenses de seu quarto e calcule a. o permetro desse cmodo. b. o semipermetro desse cmodo. c. a rea do piso desse cmodo. 5. A medida 3,2 min o mesmo que a. 3 minutos e 22 segundos. c. 3 minutos e 12 segundos b. 3 minutos e 20 segundos. d. 3 minutos e 2 segundos.

26
Matemtica A03

6. A medida 12, 625 dam o mesmo que a. 12 625 cm. c. 12 625 m. b. 12 625 dm. d. 12 625 km.

7. A medida 62 400 mm2 o mesmo que a. 00, 624 km2. c. 6,24 dm2. b. 0, 624 m2. d. 62,4 cm2.

Para Consulta
Unidades de medidas de tempo: Segundo (s) = Unidade fundamental
1 minuto (1 min) = 60 s; 1 hora (1 h) = 60 min = 3 600 s; 1 dia (1 d) = 86 400 s

Submltiplos do segundo: dcimo de segundo (= 0,1 s); centsimo de segundo (= 0,01 s); milsimo de segundo (= 0,001 s). Unidades de medidas de comprimento
Mltiplos
quilmetro km 1.000 m hectmetro hm 100 m Decmetro dam 10 m

Unidade Fundamental
metro m 1m decmetro dm 0,1 m

Submltiplos
centmetro cm 0,01 m milmetro mm 0,001 m

Outras medidas:
1 polegada = 2,54 cm 1 p = 30,48 cm 1 jarda = 91,44 cm 1 milha terrestre = 1 609 m 1 milha martima = 1 852 m

mcron () = 10-6 m nanmetro (nm) = 109 m angstrn () = 10-10 m

27
Matemtica A03

Leitura das medidas de comprimento Leia a parte inteira do nmero seguida da unidade onde a vrgula se encontra e, logo depois, a parte decimal seguida da unidade onde se localiza seu ltimo algarismo no quadro de unidades.
km hm dam m dm cm mm

Converso de medidas de comprimento


 10  10  10  10  10  10

km
 10

hm
 10

dam
 10

m
 10

dm
 10

cm
 10

mm

Aplicaes de operaes com medidas de comprimento: Permetro de um retngulo: 2 . (a + b), a e b so as medidas dos lados. Permetro e semipermetro de alguns polgonos regulares:
Polgono regulares Tringulo eqiltero Quadrado Pentgono regular Hexgono regular Octgono regular Decgono regular Permetro 2p = 3 . a 2p = 4 . a 2p = 5 . a 2p = 6 . a 2p = 8 . a 2p = 10 . a Semipermetro

p= p= 4a 2 p= 6a 2 8a p= 2 10 a p= 2 p=

3a 2 p=2a 5a 2 p=3a p=4a p=5a

Comprimento da Circunferncia:

C = C = 2r 2r

Unidades de medidas de superfcie:


Mltiplos quilmetro quadrado km2 1.000.000 m2 hectmetro quadrado hm2 10.000 m2 decmetro quadrado dam2 100 m2 Unidade Fundamental metro quadrado m2 1 m2 decmetro quadrado dm2 0,01 m2 Submltiplos centmetro quadrado cm2 0,0001 m2 milmetro quadrado mm2 0,000001m2

28
Matemtica A03

Leitura de medidas de superfcie: Leia a parte inteira seguida da unidade de medida onde a vrgula est localizada e, logo depois, leia a parte decimal seguida da unidade onde se encontra o ltimo algarismo direita no quadro de unidades. km2 hm2 dam2 m2 dm2 cm2 mm2

Medidas Agrrias:
Mltiplo hectare (ha) 100 a 1 hm2 Principal unidade are (a) 1a 1 dam2 Submltiplo centiare (ca) 0,01 a 1 m2

Converso de unidades de medidas de superfcie


 100  100  100  100  100  100

km2
 100

hm2
 100

dam2
 100

m2
 100

dm2
 100

cm2
 100

mm2

REFERNCIAS
INMETRO. Unidades legais de medidas. Disponvel em: <http://www.inmetro.gov.br/ consumidor/unidLegaisMed.asp#n_letra>. Acesso em: 28 jun. 2008. S MATEMTICA. Medidas de comprimento. Disponvel em: <http://www.somatematica. com.br/fundam/comprimento/comprimento.php>. Acesso em: 21 jun. 2008a. ______. Medidas de superfcie. Disponvel em: <http://www.somatematica.com.br/ fundam/medsup.php>. Acesso em: 21 jun. 2008b. SOUZA, Maria Helena; SPINELLI, Walter. Matemtica: 5 a 8 sries. So Paulo: tica, 2003.

29
Matemtica A03

Anotaes

30
Matemtica A03

CURSO TCNICO

04

Matemtica
Conhecendo as unidades de medidas (parte II)

Elizabete Alves de Freitas

Governo Federal Ministrio da Educao

Projeto Grfico Secretaria de Educao a Distncia SEDIS

equipe sedis

| universidade do rio grande do norte ufrn


Arte e ilustrao Adauto Harley Carolina Costa Heinkel Huguenin Reviso Tipogrfica Adriana Rodrigues Gomes Design Instrucional Janio Gustavo Barbosa Luciane Almeida Mascarenhas de Andrade Jeremias Alves A. Silva Margareth Pereira Dias Reviso de Linguagem Maria Aparecida da S. Fernandes Trindade Reviso das Normas da ABNT Vernica Pinheiro da Silva Adaptao para o Mdulo Matemtico Joacy Guilherme de Almeida Ferreira Filho Reviso Tcnica Rosilene Alves de Paiva

Coordenadora da Produo dos Materias Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco Coordenador de Edio Ary Sergio Braga Olinisky Coordenadora de Reviso Giovana Paiva de Oliveira Design Grfico Ivana Lima Diagramao Ivana Lima Jos Antnio Bezerra Jnior Mariana Arajo de Brito Vitor Gomes Pimentel

r e v c Vo i... u q a r po

Em nossa aula, concluiremos o nosso estudo sobre as unidades de medida. Veremos, ento, as unidades de medida de volume, as unidades de medida de capacidade e as unidades de medida de massa, observando a escrita correta de todas elas. Voc ver tambm como converter uma medida em outra equivalente, observando a relao de multiplicidade entre elas e observando algumas relaes de equivalncia entre essas unidades. Ao longo de toda a aula, voc encontrar diversas atividades para verificar os conhecimentos recm adquiridos. Para complementar seu estudo, ao final da aula, voc encontrar uma lista de exerccios que contm questes envolvendo todo o contedo estudado nesta aula.

Escrever corretamente uma unidade de medida de volume, de capacidade ou de massa. Executar corretamente uma converso de medidas. Resolver situaes do cotidiano nas quais seja necessrio efetuar operaes com medidas de volume, capacidade ou de massa.

Objetivo

 Matemtica A04

Para comeo de conversa...

produo diria nacional de gs natural somou 53,3 milhes de metros cbicos, segundo informaes disponibilizadas pelo artigo de Cirilo Jnior, em 03 de julho de 2008, publicado pelo UOL. Essa informao apresenta uma medida 53,3 milhes de metros cbicos, que uma medida de volume. [...] Seu tanque tem capacidade para pouco mais de 26 mil litros de combustvel. Essas informaes, publicadas no dia 30 de setembro de 2006, referem-se aeronave Boeing, modelo 737-800, tambm disponibilizadas pelo UOL. Encontrar informaes com medidas de volume, medidas de capacidade e medidas de massa, em vrias situaes, faz parte do nosso dia-a-dia. necessrio, ento, que saibamos ler, escrever e efetuar operaes de forma correta com essas medidas, para que no sejam cometidos equvocos. Vamos aos estudos?
 Matemtica A04

Conhecendo mais algumas unidades de medidas


UNIDADES DE MEDIDAS DE VOLUME
Para se determinar a medida de um volume necessrio ter em mos trs informaes sobre o corpo para o qual se quer determinar essa medida. Essas informaes so as trs dimenses comprimento, largura e altura do objeto envolvido. Somente com essas informaes que podemos calcular medidas de volume.

Metro cbico - a unidade fundamental de volume

1m

1m

Figura 1 Cubo de volume igual a 1 m3

O Sistema Internacional de Unidades (SI) estabelece o metro cbico como a unidade fundamental de volume. O metro cbico (m3) corresponde medida do espao ocupado por um cubo com 1 m de aresta.

Mltiplos e submltiplos do metro cbico


Para medir volume de objetos pequenos temos as unidades: decmetro cbico, centmetro cbico e milmetro cbico. Essas unidades so os submltiplos do metro cbico.
 Matemtica A04

1m

Para medir o volume de objetos grandes, usamos as unidades metros cbico, decmetro cbico, hectmetro cbico e quilmetro cbico. Essas trs ltimas so os mltiplos do metro cbico. Observe o quadro a seguir: Unidade Fundamental

Mltiplos

Submltiplos milmetro cbico mm3 10 9 m3

quilmetro hectmetro decmetro decmetro centmetro metro cbico cbico cbico cbico cbico cbico km3 109 m3 hm3 106 m3 dam3 103 m3 m3 1 m3 dm3 10 3 m3 cm3 10 6 m3

No quadro anterior, podemos ver que cada uma das unidades de medidas de volume 1 000 vezes maior que a unidade imediatamente sua direita. Conseqentemente, cada unidade igual a 0,001 (um milsimo) do valor da unidade imediatamente sua esquerda.

Leitura das medidas de volume

ara ler uma medida de volume vamos usar o mesmo mtodo utilizado para a leitura de medidas de comprimento e das medidas de superfcie, porm com a seguinte diferena: para cada unidade do quadro de unidades associamos trs algarismos do valor numrico da medida.

EXEMPLO 1: Leia a medida 12,5 cm3. Para fazer a leitura da medida, temos que (a) construir o quadro de unidades e (b) inserir, primeiramente, os trs algarismos esquerda da vrgula na unidade de medida indicada acima (ou seja, m3). Nesse caso, vamos escrever o 12 (doze) com a vrgula sob a unidade cm3. Os demais algarismos so escritos trs a trs nas unidades vizinhas. Assim, escrevemos o algarismo 5 sob a unidade mm3, completando a casa com 00 (dois zeros).

 Matemtica A04

Logo, temos: km3 hm3 dam3 m3 dm3 cm3


12,

mm3
500

A leitura dessa medida doze centmetros cbicos e quinhentos milmetros cbicos.

EXEMPLO 2: Leia a seguinte medida: 0,425 m3. Para fazer a leitura da medida, temos que (a) construir o quadro de unidades e (b) inserir primeiramente os trs algarismos esquerda da vrgula na unidade de medida indicada acima (ou seja, m3). Nesse caso, vamos escrever o 0 (zero) com a vrgula sob a unidade m3. Os demais algarismos so escritos trs a trs nas unidades vizinhas. Assim, escrevemos 425 sob a unidade dm3. Logo, temos: km3 hm3 dam3 m3 0, dm3 425 cm3 mm3

A leitura dessa medida quatrocentos e vinte e cinco decmetros cbicos.

EXEMPLO 3: Como pode ser lida a medida 0,183 dam3? Primeiro, construmos o quadro de unidades e inserimos os algarismos trs a trs, obtendo a seguinte situao: km3 hm3 dam3
0,

m3
183

dm3

cm3

mm3

A leitura dessa medida cento e oitenta e trs metros cbicos.

 Matemtica A04

Converso de medidas de volume


Converter uma medida de volume em outra realizar a transformao de uma medida em outra equivalente. Para isso, devemos lembrar que toda unidade vale 1 000 vezes a unidade imediatamente sua direita. Conseqentemente, cada unidade um milsimo do valor da unidade imediatamente sua esquerda.

 1000

 1000

 1000

 1000

 1000

 1000

km3
 1000

hm3
 1000

dam3
 1000

m3
 1000

dm3
 1000

cm3
 1000

mm3

Vamos realizar a transformao pelo mesmo mtodo utilizado na transformao de medidas de comprimento e das medidas de superfcie, como voc ver nos exemplos a seguir.

EXEMPLO 4: Transformar 8,425 m3 para dm3. Observe o diagrama:


 1000

km3

hm3

dam3

m3

dm3

cm3

mm3

Veja que para transformar m3 em dm3 (uma posio direita) devemos multiplicar por 1 000 o valor numrico da medida. Assim, temos 8,425. 1 000 = 8 425. A medida 8,425 m3 igual a 8 425 dm3.

Que tal vermos outro exemplo?

 Matemtica A04

EXEMPLO 5: Transformar a medida 5,19 dm3 em mm3. Observe o diagrama a seguir:


 1000  1000

km3

hm3

dam3

m3

dm3

cm3

mm3

Para transformar uma medida apresentada em dm3 em outra apresentada em mm3 (duas unidades direita) necessrio multiplicar seu valor numrico duas vezes consecutivas por 1 000. Assim: 5,19 . 1 000 . 1 000 = 5 190 000. Logo: 5,19 dm3 igual a 5 190 000 mm3.

Os dois exemplos anteriores apresentaram uma transformao de uma medida para outra de unidade menor. Agora, que tal vermos uma transformao de uma medida em outra de unidade maior? Vejamos mais um exemplo.

EXEMPLO 6: Converta 15 000 000 m3 em hm3.


km3 hm3
 1000

dam3
 1000

m3

dm3

cm3

mm3

Observando o diagrama, podemos perceber que essa transformao pede que faamos a diviso do valor numrico por 1 000 duas vezes consecutivas, que o mesmo que dividi-lo por 1 000 . 1 000 (=1 000 000). Assim: 15 000 000 1 000 000 = 15. Logo, a medida 15 000 000 m3 igual a 15 hm3.

 Matemtica A04

Praticando...

1. Q  ual a leitura da medida 34,52 hm3. 2. F  aa a transformao da medida 41,5 cm3 para mm3. 3. A  medida 0,321 dam3 o mesmo que a) 3  ,21 m3. b) 3  2,1 m3. c) 3  21 m3. d) 3  210 m3. 4. Em uma pequena cidade foram construdas 15 cisternas de 18 m3. Com
esse empreendimento, o volume de guas que pode ser acumulado aumentou em quantos metros cbicos?

Responda aqui

 Matemtica A04

Responda aqui

 Matemtica A04

Unidades de medidas de capacidade

uando nos deparamos nas reportagens, rtulos e panfletos informativos com situaes como o tanque de combustvel desse carro tem capacidade para 50 litros de combustvel, capacidade do vasilhame: 900 ml ou caixa dgua com capacidade de 2 000 l, vemos em comum um mesmo tipo de informao: uma medida de capacidade. Determinar a capacidade de um recipiente saber com qual volume o seu interior pode ser preenchido; em outras palavras, determinar o seu volume interno. Para determinar a capacidade de um recipiente, podemos preench-lo completamente com um lquido qualquer e, depois, medir o volume de lquido utilizado para esse preenchimento. Independente da forma que escolhermos para determinar a capacidade de um corpo, devemos, primeiramente, conhecer um pouco sobre o assunto.

Unidade fundamental de capacidade


A unidade fundamental de medida de capacidade o litro. Uma caixa cbica com aresta igual a 1 dm (ou 10 cm). Assim, 1l = 1 dm3 = 1 000 cm3.
10 Matemtica A04

Mltiplos e submltiplos do litro


O quadro a seguir apresenta o litro e seus mltiplos e submltiplos. Unidade Fundamental litro l 1l

Mltiplos quilolitro hectolitro decalitro kl hl dal 1000 l 100 l 10 l

Submltiplos decilitro dl 0,1 l centilitro cl 0,01 l mililitro ml 0,001 l

Observe que cada unidade 10 vezes maior que a unidade imediatamente inferior. Conseqentemente, cada unidade um dcimo do valor da unidade imediatamente sua esquerda.

Relao do litro com as unidades de medida de volume


Podemos estabelecer relaes de equivalncia entre algumas unidades de medidas de capacidade com algumas unidades de medida de volume. 1 l = 1 dm3 1 ml = 1 cm3 1 kl = 1 m3

Leitura das medidas de capacidade


EXEMPLO 7: Leia a seguinte medida: 7,923 dal. Aps construir o quadro de unidades e inserir os algarismos do valor numrico da medida um a um comeando do primeiro algarismo esquerda da vrgula e a prpria vrgula sob a unidade indicada na medida, temos: kl hl dal 7, l 9 dl 2 cl 3 ml

Uma das leituras dessa medida sete decalitros e novecentos e vinte e trs centilitros. Outra leitura seria setenta e nove litros e vinte e trs centilitros.

11 Matemtica A04

EXEMPLO 8: Leia a medida 0,056 kl. Aps construir o quadro de unidades, devemos inserir os algarismos um a um, a partir do algarismo imediatamente esquerda da vrgula. Esse algarismo e a vrgula so inseridos sob a unidade indicada na medida (nesse caso, sob a unidade kl).
kl hl dal l dl cl ml

0,

Uma das leituras que podemos fazer dessa medida cinqenta e seis litros.

Converso de medidas de capacidade


Converso de medidas a transformao de medidas em outras de unidades diferentes. Para converter medidas de capacidade, no sistema mtrico decimal, observe que cada unidade de capacidade 10 vezes maior que a unidade imediatamente sua direita, ou, ainda, que cada unidade de capacidade 0,1 (um dcimo) da medida imediatamente a sua esquerda, como voc pode observar no diagrama a seguir: Vejamos alguns exemplos de transformao de medidas de capacidade:
 10  10  10  10  10  10

kl
 10

hl
 10

dal
 10

l
 10

dl
 10

cl
 10

ml

EXEMPLO 9: Transformar 8,53 dl para ml. Em primeiro lugar, observe o diagrama:


 10  10

kl

hl

dal

dl

cl

ml

Para transformar dl para ml (duas unidades direita) devemos multiplicar o valor numrico da medida por 10, duas vezes consecutivas, ou seja, devemos multiplic-lo por 10 . 10 = 100. Ou seja: 8,53 . 100 = 853. Assim: 8,53 dl = 853 ml.

12 Matemtica A04

Operaes com medidas de capacidade


Podemos efetuar algumas operaes com as medidas de capacidade. Veja os exemplos a seguir:

EXEMPLO 10: Em uma festa, o consumo total de refrigerante foi o seguinte: 10 unidades de 2 l, 8 unidades de 1,5 l, 6 unidades de 600 ml e 24 unidades de 350 ml. Qual a quantidade total de refrigerante consumido nessa festa? Para responder a essa pergunta, teremos que efetuar multiplicaes e adies. Vejamos a quantidade de refrigerante por tipo de vasilhame: 10 2 l = 20 l 08 1,5 l = 12 l 6 600 ml = 3 600 ml = 3,6 l 24 350 ml = 8 400 ml = 8,4 l Agora, podemos calcular a quantidade total de refrigerante consumido no evento: 20 l + 12 l + 3,6 l + 8,4 l = 44 l. Na festa, foram consumidos 44 litros de refrigerante.

EXEMPLO 11: Um reservatrio com capacidade de 100 000 l, quando completamente cheio, pode acumular um volume correspondente a quantas caixas dgua de 1 250l? Para resolver essa questo, basta efetuarmos a diviso: 100 000l 1 250 l. Assim, teremos: 10 000 l 1 250 l = 80. O reservatrio com capacidade de 100 000l capaz de acumular um volume dgua suficiente para abastecer 80 caixas dgua de 1 250 l.

13 Matemtica A04

EXEMPLO 12: Em um balde graduado, h 2,99 l de gua e acrescentamos a esse lquido j existente 10 ml de desinfetante. Considere que a capacidade desse vasilhame de 12 litros e responda: (a) Qual a quantidade total de lquido existente no balde? (b) Qual a razo entre o volume ocupado pelo lquido existente no balde e a capacidade total desse vasilhame? Para responder a essas questes, devemos somar as duas medidas citadas; para isso, precisamos converter todas as medidas para uma mesma unidade. Vamos converter todas as medidas para ml. Para transformar a medida 2,99 l para ml, devemos multiplicar seu valor numrico por 1 000. Assim: 2,99 1 000 = 2 990. Logo 2,99 l = 2 990 ml. O volume total de lquido no balde 2 990 ml + 10 ml = 3 000 ml. A capacidade do balde 12 l = 12 . 1 000 ml = 12 000 ml, e a razo entre o volume ocupado pelo lquido e a capacidade do vasilhame :
3 000 ml 3 1 = = . 12 000 ml 12 4

Praticando...

1. A  capacidade de um tanque de gua de 10 000 litros. Sabendo-se que esse reservatrio est apenas com 80% de sua capacidade ocupada, falta complet-lo com quantos litros dgua? 2. D  uas caixas de suco de 900 ml de capacidade capaz de abastecer inteiramente quantos copos de 150 ml? 3.  Em um vasilhame foram adicionadas 3 colheres de sopa de gua sanitria a 3 litros de gua. Considerando que cada colher de sopa de gua sanitria contenha 15 ml do produto, qual a quantidade final de lquido nessa mistura?

14 Matemtica A04

Responda aqui

15 Matemtica A04

Unidades de medida de massa


Peso bruto e Peso lquido
Peso bruto: o nome comum dado soma da massa total do produto, ou seja, massa do contedo mais a massa da embalagem. Peso lquido: massa apenas do contedo de um produto, sem contar com a da embalagem.

Existe muita confuso entre os conceitos de peso e massa, inclusive nas embalagens de produtos industrializados comum vermos os termos peso bruto e peso lquido. um equvoco comum. Massa o nome que damos quantidade de matria que um corpo possui e peso o nome que damos fora com que esse corpo atrado ao centro da terra. A massa constante, independente do local onde o corpo se encontre. O peso varia de acordo com o local onde o corpo se localiza.

Unidade fundamental de massa


O quilograma a unidade fundamental de massa, porm o grama citado como a unidade principal desse tipo de unidade. Observe que a palavra grama (unidade de medida de massa de um corpo) um substantivo masculino, portanto a medida 500 g lida como: quinhentos gramas. Como padro, o quilograma (kg) igual massa de 1 dm3 de gua destilada temperatura de 4C.

Mltiplos e submltiplos do grama


O quadro a seguir apresenta os mltiplos e submltiplos do grama. Unidade principal
grama g 1g dag 10 g dg 0,1 g

Mltiplos
quilograma hectograma decagrama kg 1 000 g hg 100 g

Submltiplos
decigrama centigrama cg 0,01 g miligrama mg 0,001 g

Nas unidades de medida de massa, cada unidade de volume 10 vezes maior que a unidade imediatamente direita. Por isso, cada unidade 0,1 da unidade imediatamente esquerda.

16 Matemtica A04

Assim, temos:
 10  10  10  10  10  10

kg
 10

hg
 10

dag
 10

g
 10

dg
 10

cg
 10

mg

Observe no diagrama que 1 g = 10 dg ou que 1 kg = 10 hg.

Relaes Importantes das medidas de massa com as medidas de volume e de capacidade


Existem algumas relaes entre as medidas de massa com as medidas de volume e de capacidade. Assim, para a gua pura (destilada) a uma temperatura de 4C, so vlidas as seguintes equivalncias:

1 kg 1 dm3 1 l 1 m3 1 kl 1 t 1 cm3 1 ml 1 g

Observe que, quando medimos grandes massas, as seguintes unidades especiais podem ser utilizadas: 1 arroba = 15 kg 1 tonelada (t) = 1.000 kg 1 megaton = 1.000 t ou 1.000.000 kg

Leitura das medidas de massa


Para realizar a leitura das medidas de massa, vamos seguir o mesmo procedimento aplicado s medidas estudadas anteriormente. Primeiro passo: construir o quadro de unidades. Segundo passo: inserir os algarismos do valor numrico no quadro de unidades. Nesse caso, vamos inserir os algarismos um a um, comeando do que est imediatamente esquerda da vrgula, que ser inserido juntamente com a vrgula sob a unidade que est indicada na medida.
17 Matemtica A04

EXEMPLO 13: Leia a seguinte medida: 53,412 hg. Devemos inserir o algarismo 3 e a vrgula sob a unidade hectograma (hg) e os demais nas casas vizinhas, de acordo com a posio que se encontram no valor numrico. kg 5 hg 3, dag 4 g 1 dg 2 cg mg

A medida lida como cinqenta e trs hectogramas e quatrocentos e doze decigramas.

EXEMPLO 14: Leia a medida: 0,015 g. Construindo o quadro de unidades e inserindo os algarismos um a um, temos:
kg hg dag g 0, dg 0 cg 1 mg 5

A medida lida como quinze miligramas.

Converso de medidas de massa


Observe o diagrama a seguir:
 10  10  10  10  10  10

kg
 10

hg
 10

dag
 10

g
 10

dg
 10

cg
 10

mg

Cada unidade de massa 10 vezes maior que a unidade imediatamente sua direita e cada unidade de massa 0,1 (um dcimo) da unidade imediatamente sua esquerda.
18 Matemtica A04

Para realizar a converso de medidas de massa, temosque observar essa relao de multiplicidade entre as unidades de medidas. Observe como so realizadas essas transformaes, nos exemplos a seguir:

EXEMPLO 15: Converta 1,325 kg em dag. Veja o diagrama:


 10  10

kg

hg

dag

dg

cg

mg

Para transformar kg em dag (duas unidades direita) devemos multiplicar por 10 duas vezes consecutivas. Assim, temos: 1,325 10 10 = 1,325 100 =132,5 Ou seja: 1,325 kg = 132,5 dag

EXEMPLO 16: Converta 82,5 hg em kg.

kg
 10

hg

dag

dg

cg

mg

Para realizar essa transformao, devemos dividir 82,5 por 10. Assim: 82,5 10 = 8,25. A medida 82,5 hg igual a 8,25 kg.

19 Matemtica A04

EXEMPLO 17: Converta a medida 0,05 dag em dg.


 10  10

kg

hg

dag

dg

cg

mg

Para realizar essa converso, temos que efetuar a seguinte multiplicao: 0,05 10 10 = 0,05 100 = 5 A medida 0,05 dag igual a 5 dg.

EXEMPLO 18: Converta a medida 12 300 cg em hg.

kg

hg
 10

dag
 10

g
 10

dg
 10

cg

mg

Para realizar essa converso de medidas, devemos efetuar a seguinte diviso: 12 300 10 10 10 10 = 12 300 10 000 = 1,23. A medida 12 300 cg igual a 1,23 hg.

20 Matemtica A04

Praticando...

1. A embalagem de um produto apresenta as seguintes informaes: peso bruto 5,35 hg, peso lquido 52,86 dag. Quanto pesa a embalagem de uma unidade desse produto? 2. Considere o produto descrito na questo anterior. Qual a massa total de 10 unidades desse produto acondicionadas em uma caixa de papelo que pesa 98 g?

Responda aqui

21 Matemtica A04

Exerccios

Se voc j resolveu todas as atividades encontradas ao longo da aula e no resta nenhuma dvida, aproveite para ampliar seus conhecimentos resolvendo a lista de exerccios a seguir que contempla todos os assuntos vistos nesta aula.

1. Converta a. 7,135 km3 em hm3. c. 185 hm3 em dam3. e. 7,15 dal em hl. g. 90,36 cl em dl. i. 502 ml em l. b. 328 cm3 em dm3. d. 8,35 kl em dl. f. 99,9 ml em cl. h. 88 kl em dl. j. 595 cl em dal.

2. A expresso 3 540 dm3 + 5 000 000 mm3 igual a a. 3 545 m3. c. 35,45 m3. b. 3,545 m3. d. 354,5 m3.

3. A soma 0,802 m3 + 10 dal + 1 hl, igual a a. 1 002 l. c. 10,02 l. b. 100,2 l. d. 1,002 l.

4. A expresso 37 l + 33 750 l 14.185 l igual a a. 19 602 kl. c. 196,02 kl. b. 1 960,2 kl. d. 19,602 kl.

 Matemtica A01

Em nossa aula, vimos um breve estudo sobre as unidades de medidas de volume, as unidades de medidas de capacidade e as unidades de medida de massa. Vimos, tambm, como efetuar operaes com essas medidas, inclusive o que fazer para converter medidas.

Auto-avaliao
1. A medida 1,752 hm3 pode ser lida como sendo

a) dezessete hectmetros cbicos e quinhentos e vinte decmetros cbicos. b) cento e setenta e cinco quilmetros cbicos e dois hectmetros cbicos. c) um hectmetro cbico e setecentos e cinqenta e dois milmetros cbicos. d) mil setecentos e cinqenta e dois decmetros cbicos.
2. Convertendo a medida 1,85 cm3 para mm3, temos: 3. A medida 0,874 dam3 o mesmo que

a) 1,85 mm3. b) 18,5 mm3. c) 185,0 mm .


3

a) 8,74 m3. b) 87,4 m3. c) 874 m3. d) 8 740 m3.


5. Cada unidade de certo produto tem as seguintes caractersticas: contedo pesando 238 g; embalagem de metal pesando 1,2 dag. Dez unidades desse produto juntas pesam

d) 1 850 mm .
3

4. O volume de gua que pode ser acumulado em 25 reservatrios idnticos de 36 m3

a) 900 000 dm3. b) 90 000 m3. c) 9 000 dm3. d) 900 m3.

a) 25 kg. b) 2,5 kg. c) 0,25 kg. d) 0,025 kg.

23 Matemtica A04

Responda aqui

24 Matemtica A04

Para Consulta
Unidades de Medidas de Volume Mltiplos Unidade Fundamental Submltiplos milmetro cbico mm3 109 m3

quilmetro hectmetro decmetro decmetro centmetro metro cbico cbico cbico cbico cbico cbico 3 3 3 3 3 km hm dam m dm cm3 9 3 6 3 3 3 3 3 3 10 m 10 m 10 m 1m 10 m 106 m3 Converso de medidas de volume

Cada uma das unidades de medidas de volume 1 000 vezes maior que a unidade imediatamente sua direita. Conseqentemente, cada unidade igual a 0,001 (um milsimo) do valor da unidade imediatamente sua esquerda.

 1000

 1000

 1000

 1000

 1000

 1000

km3
 1000

hm3
 1000

dam3
 1000

m3
 1000

dm3
 1000

cm3
 1000

mm3

Leitura de medidas de volume Para fazer a leitura da medida, temos que (a) construir o quadro de unidades e (b) inserir primeiramente os trs algarismos esquerda da vrgula na unidade de medida indicada. Os demais algarismos sero inseridos trs a trs no quadro de unidades de acordo com a posio no valor numrico da medida. Leia a parte inteira da medida de volume, seguida da unidade onde se localiza a vrgula e, logo depois, a parte decimal, seguida da unidade onde se localiza seu ltimo algarismo no quadro de unidades. Quadro de unidades de medidas de volume: km3 hm3 dam3 m3 dm3 cm3 mm3

25 Matemtica A04

Unidades de medidas de capacidade Mltiplos quilolitro kl 1.000 l hectolitro hl 100 l decalitro dal 10 l Unidade Fundamental litro l 1l Submltiplos decilitro dl 0,1 l centilitro cl 0,01 l mililitro ml 0,001 l

Converso de medidas de volume Observe que cada unidade 10 vezes maior que a unidade imediatamente inferior. Conseqentemente, cada unidade um dcimo do valor da unidade imediatamente sua esquerda.
 10  10  10  10  10  10

kl
 10

hl
 10

dal
 10

l
 10

dl
 10

cl
 10

ml

Relao do litro com as unidades de medidas de volume 1 l = 1 dm3 1 ml = 1 cm3 1 kl = 1 m3 Leitura das medidas de capacidade Aps construir o quadro de unidades e inserir os algarismos do valor numrico da medida um a um comeando do primeiro algarismo esquerda da vrgula e a prpria vrgula, inseridos sob a unidade indicada na medida, leia a parte inteira da medida, seguida da unidade onde se localiza a vrgula e, logo depois, leia a parte decimal seguida da unidade onde se localiza seu ltimo algarismo. Quadro de unidades de medidas de capacidade: kl hl dal l dl cl ml

26 Matemtica A04

Unidades de medida de massa


Unidade principal quilograma hectograma decagrama grama kg hg dag g 1.000 g 100 g 10 g 1g Mltiplos Converso de medidas de massa: Nas unidades de medida de massa, cada unidade de volume 10 vezes maior que a unidade imediatamente direita. Por isso, cada unidade 0,1 da unidade imediatamente esquerda.
 10  10  10  10  10  10

Submltiplos decigrama centigrama miligrama dg cg mg 0,1 g 0,01 g 0,001 g

kg
 10

hg
 10

dag
 10

g
 10

dg
 10

cg
 10

mg

Relaes Importantes das medidas de massa com as medidas de volume e de capacidade 1 kg 1dm3 1 l 1 m3 1 kl 1 t 1 cm3 1 ml 1 g Outras unidades de medidas de massa: 1 arroba = 15 kg 1 tonelada (t) = 1 000 kg 1 megaton = 1 000 t ou 1.000.000 kg Leitura das medidas de massa Para realizar a leitura das medidas de massa, construa o quadro de unidades. Segundo passo: insira os algarismos do valor numrico no quadro de unidades um a um, comeando do que est imediatamente esquerda da vrgula, que ser inserido juntamente com a vrgula sob a unidade que est indicada na medida. Quadro de unidades de medidas de massa:
kg hg dag g dg cg mg

27 Matemtica A04

Referncias
BOEING 737 o jato comercial mais vendido do mundo. Folha Online, 30 set. 2006. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u126541.shtml>. Acesso em: 23 jul. 2008. CIRILO JNIOR. Petrobras bate recorde de produo de petrleo em junho no Brasil. Folha Online, Rio de Janeiro, 3 jul. 2008. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com. br/folha/dinheiro/ult91u418972.shtml>. Acesso em: 23 jul. 2008. SOUZA, Maria Helena; SPINELLI, Walter. Matemtica: 5 a 8 sries. So Paulo: tica, 2003. INMETRO. Unidades legais de medidas. Disponvel em: <http://www.inmetro. gov. br/consumidor/unidLegaisMed.asp#n_letra>. Acesso em: 28 jun. 2008.

Anotaes

28 Matemtica A04

CURSO TCNICO

05

MATEMTICA
Taxa de porcentagem e outros tpicos de matemtica nanceira

Elizabete Alves de Freitas

Governo Federal Ministrio da Educao

Projeto Grco Secretaria de Educao a Distncia SEDIS

EQUIPE SEDIS

| UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN


Arte e ilustrao Adauto Harley Carolina Costa Heinkel Huguenin Reviso Tipogrca Adriana Rodrigues Gomes Design Instrucional Janio Gustavo Barbosa Luciane Almeida Mascarenhas de Andrade Jeremias Alves A. Silva Margareth Pereira Dias Reviso de Linguagem Maria Aparecida da S. Fernandes Trindade Reviso das Normas da ABNT Vernica Pinheiro da Silva Adaptao para o Mdulo Matemtico Joacy Guilherme de Almeida Ferreira Filho Reviso Tcnica Rosilene Alves de Paiva

Coordenadora da Produo dos Materias Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco Coordenador de Edio Ary Sergio Braga Olinisky Coordenadora de Reviso Giovana Paiva de Oliveira Design Grco Ivana Lima Diagramao Ivana Lima Jos Antnio Bezerra Jnior Mariana Arajo de Brito Vitor Gomes Pimentel

r e v c Vo i... u q a r po
...um estudo que apresenta alguns tpicos abordados na Matemtica Financeira. Aqui voc ter a oportunidade de estudar o que taxa de porcentagem, como calcular a porcentagem de um valor dado, calcular qual a taxa de porcentagem correspondente razo entre dois valores, solucionar problemas que envolvem lucro e prejuzo em operaes com mercadorias, calcular descontos e acrscimos sobre preos de mercadorias, inclusive em situaes que envolvem clculo de preos com acrscimos sucessivos ou descontos sucessivos. Todo o contedo apresentado atravs de exemplos diversos e intercalado com algumas atividades que propem questes subjetivas. A lista de exerccios, no nal da aula, apresenta questes objetivas para uma melhor xao dos contedos. Aps a resoluo de todas as atividades, voc poder vericar sua aprendizagem na seo Auto-avaliao. Bons estudos!

Objetivo
Saber resolver situaes que envolvam taxa de porcentagem, lucro ou prejuzo em operaes com mercadorias e descontos ou acrscimos sobre preos de produtos, inclusive de forma sucessiva.

1
Matemtica A08

Para comeo de conversa


Atente para a seguinte situao, criada para ns desta aula: em uma empresa que contrata 120 funcionrios, observou-se:
140 120 100 80 60 40 20 0
Ensino Ensino Mdio Ensino Superior Fundamental Total

120

72 42 20 22 54 38 16 14 10 24 48

Feminino Masculino Total

Grco 1 Escolaridade dos 120 funcionrios da Empresa SADE PERFEITA S.A., segundo o sexo.

2
Matemtica A08

Podemos armar que a razo entre o nmero de funcionrios do sexo feminino e o total de funcionrios de 72 para 120, ou mesmo: 72 72 12 6 6 10 60 = = = = = 60% , ou seja, setenta e dois para cento e 120 120 20 10 10 10 100 vinte igual a sessenta para cem ou sessenta por cento. Signica dizer que a cada 100 funcionrios, 60 so do sexo feminino. Essa idia ca simplicada na taxa percentual 60%. Na Empresa SADE PERFEITA, outras porcentagens podem ser observadas, a partir dos dados apresentados no Grco 1. Mas antes de determinar essas porcentagens, que tal aprender um pouco sobre taxa de porcentagem?

Taxa de porcentagem
comum, no nosso dia-a-dia, vermos expresses que indicam percentuais de acrscimos ou de descontos em preos, como as seguintes: Nessa liquidao, o cliente recebeu um desconto de vinte por cento em todas as mercadorias, o rendimento da caderneta de poupana em fevereiro foi de quase um por cento, a mdia de reajustes nos combustveis foi de dois por cento ou seis por cento daquela comunidade j contraiu a virose. Essas expresses envolvem uma razo especial denominada porcentagem ou percentagem. A representao numrica de uma porcentagem uma taxa percentual ou taxa de porcentagem.

Exemplo 1
12% uma taxa de porcentagem (ou taxa percentual).

Uma taxa de porcentagem pode ser escrita como uma razo centesimal.

Razo centesimal toda razo que tem o conseqente 100.

3
Matemtica A08

Exemplo 2
Veja alguns exemplos de razes centesimais:
20 152 275 2 1 . e , , , 100 100 100 100 100

Escrever a porcentagem 12% escrever a razo centesimal 12 ou escrever 100 0,12, que seu valor equivalente na forma unitria. Observe algumas taxas percentuais e como essas podem ser escritas na forma de razo centesimal, no exemplo a seguir:

Exemplo 3
Percentual
0,01% 2,5% 5% 28% 147% 235,8% 2.000%

Razo centesimal
0, 01 1 ou 100 10 000 2, 5 25 ou 100 1 000 5 100 28 100 147 100 235, 8 2 358 ou 100 1 000 2 000 20 ou 100 1

Calculamos uma porcentagem atravs de uma proporo na qual cada razo exibe uma relao entre dois valores, o primeiro representa a parte e o outro representa o todo. Em uma das razes essa relao feita entre os valores absolutos e na outra razo essa relao entre os valores percentuais, ou seja, uma das razes tem conseqente igual a 100.

4
Matemtica A08

Ou

Valor absoluto da parte valor absoluto do todo

valor percentual da parte valor percentual do todo

ainda, como o todo

corresponde a 100%, temos: Valor absoluto da parte valor absoluto do todo = valor percentual da parte 100

Quando precisamos calcular a porcentagem de uma quantidade porque dispomos de trs elementos conhecidos de uma proporo e pretendemos calcular o quarto elemento. Nesse clculo, estamos lidando com um caso de regra de trs, assunto j abordado em aulas anteriores. Veja o exemplo a seguir.

Exemplo 4
Pedro vendeu 20% de seus 150 carrinhos. Quantos carrinhos ele vendeu? Para solucionar esse problema devemos substituir os valores conhecidos na seguinte proporo: Valor absoluto da parte valor absoluto do todo Ou seja, = valor percentual da parte 100

x 20 = 150 100

Aplicando a propriedade fundamental das propores, temos que: 100 x = 150 20 100 x = 3 000 x = 3 000 100 x = 30 Pedro vendeu 30 carrinhos. Para esse mesmo problema, podemos resolver de uma segunda maneira. Observe:

2. resoluo do exemplo 4: 20% de 150 =


20 150 = 0,20 150 = 30 (carrinhos) 100

Isso se justica, pois calcular uma porcentagem de uma quantidade o mesmo que calcular uma razo de uma quantidade, que pode ser resolvido como na segunda resoluo do exemplo 4. Veja mais um exemplo:
5
Matemtica A08

Exemplo 5
Em uma liquidao, uma camisa que custava R$ 32,00 foi vendida com 25% de desconto. De quanto foi a economia, em reais, nessa compra? Temos que: Valor absoluto da parte valor absoluto do todo = valor percentual da parte 100 = x 32 = 25 100

Aplicando a propriedade fundamental das propores, temos: 100 x = 32 25 100 x = 800 x = 800 100 x = 8 Nessa compra houve uma economia de R$ 8,00. Que tal praticar um pouco resolvendo algumas atividades?

Praticando...
1. Calcule as seguintes porcentagens: a) 12% de 300 revistas. c) 8% de 75 gols. b) 25% de 1 200 kg. d) 2% de R$ 250,00.

2. Uma pessoa devia R$ 2.800,00 e pagou 5% dessa dvida. Quanto falta pagar, em reais, para liquidar a sua dvida? 3. Um corretor imobilirio recebeu R$ 3.200,00 pela comisso de venda de um apartamento. Sabendo que ele cobra 5% de taxa de comisso, por quanto foi vendida a propriedade em questo? 4. Considerando os valores do Grco 1, responda ao que se pede a seguir.

Calcule, em relao ao nmero total de funcionrios, as taxas de porcentagens


a) de funcionrios do sexo feminino que apenas concluram o ensino fundamental. b) de funcionrios do sexo masculino que apenas concluram o ensino mdio. c) de funcionrios do sexo feminino que concluram o ensino superior.

6
Matemtica A08

Responda aqui

7
Matemtica A08

Lucro e prejuzo em
operaes com mercadorias
A idia de porcentagem est muito presente em alguns tpicos de Matemtica Financeira, como lucro e prejuzo em operaes com mercadorias e em descontos e acrscimos. Quando voc compra uma mercadoria, paga por ela um determinado preo que chamado de preo de custo, e quando vende uma mercadoria, estabelece para esse produto um valor correspondente ao produto, que chamado de preo de venda. O preo de custo de uma mercadoria formado por todas as despesas que so geradas pela aquisio de matria prima, pela fabricao (inclusive com custos das instalaes), pela estocagem, pelo transporte e pela manuteno desse produto.

Custos de produo + estocagem

Custo de manuteno + impostos

Custo de transporte

Preo de Custo

O preo de venda o valor cobrado ao consumidor e que deve cobrir o custo direto da mercadoria/produto/servio, as despesas variveis, como impostos, comisses, etc., as despesas xas proporcionais, ou seja, aluguel, gua, luz, telefone, salrios e outros custos. Esse preo de custo deve ainda prever algum lucro.
DESPESAS VARIVEIS (comisses + impostos + ...)

CUSTOS DIRETOS

DESPESAS FIXAS PROPORCIONAIS

PREO DE VENDA

A compra ou venda de uma mercadoria pode ser efetuada com lucro ou com prejuzo.

Quando o preo de venda maior que o preo de custo, dizemos que a venda foi efetuada com lucro.
Preo de custo

<

Preo de Venda

VC=L

Quando o preo de venda menor que o preo de custo, dizemos que houve prejuzo na operao de venda.
Preo de custo Preo de Venda

8
Matemtica A08

<

CV=P

A esse lucro (ou prejuzo podemos associar uma taxa, que aqui representaremos por i, que pode ser calculada utilizando como referncia o preo de custo ou o preo de venda.
iC x y i = iC = x% de C ou L = iL = y % de L C 100 L 100

Observe que essa taxa pode ser apresentada na forma percentual ou unitria.

Exemplo 6
A taxa i = 10% (escrita na forma percentual) tambm pode ser apresentada como i = 0,10 (quando escrita na forma unitria). A taxa i = 3% (escrita na forma percentual) tambm pode ser apresentada como i = 0,03 (quando escrita na forma unitria). A taxa de 1,5% (escrita na forma percentual) tambm pode ser apresentada como i = 0,015 (quando escrita na forma unitria). Para simplicar a escrita de algumas situaes, em nossa aula, vamos representar algumas palavras por uma de suas letras iniciais. O preo de custo ser representado por C. O preo de venda ser representado por V. O valor do lucro ser representado por L. O valor do prejuzo ser representado por P. Vejamos, ento, cada um dos casos citados anteriormente:

Lembre-se:

Lucro sobre o preo de custo


Quando um comerciante efetua uma venda com lucro sobre o preo de custo, signica que o preo de venda superior ao preo de custo e que esse lucro foi comparado com o preo de custo da mercadoria.

Na venda de um produto, temos lucro quando o preo de venda maior que o preo de custo.

9
Matemtica A08

Exemplo 7
O preo de custo de uma mercadoria de R$ 10,00. Para ser vendida com um lucro de 25% sobre o preo de custo, qual ser seu preo de venda? Utilizando as informaes que a questo nos apresenta, temos: C =10,00 e L = 25% de C L = 0,25 C L = 0,25 R$ 10,00 L= R$ 2,50 V = C + L V = 10,00 + 2,50 V = R$ 12,50 Ou, resolvendo de uma segunda maneira, podemos escrever: V = C + L V = C + 0,25 C V = (1+0,25) C V = 1,25 C (eq.1) Para calcular o valor de V, podemos substituir o valor de C na eq.1 e obtemos: V = 1,25 10,00 V = R$ 12,50 Por qualquer uma forma de resoluo, o resultado encontrado para o valor de venda da mercadoria de R$ 12,50.

Que tal mais um exemplo?

Exemplo 8
Um comerciante vendeu uma mercadoria por R$ 560,00 para obter um lucro de 12% sobre o preo de custo. Descubra qual foi o preo de custo dessa mercadoria. Sabemos que: L = 12 % de C L = 0,12 C e C + L = 560 C + 0,12 C = 560 C (1 + 0,12) = 560
C (1, 12) = 560 C = 560 C = 500 1, 12

O preo de custo da mercadoria igual a R$ 500,00.

Vejamos mais um exemplo:

10
Matemtica A08

Exemplo 9
Cada unidade de um determinado produto custou R$ 30,00. Querendo obter um lucro de 20% sobre esse preo de custo, qual dever ser o preo de venda por unidade? C = R$ 30,00 e L = 20% de C L = 0,20 (R$ 30,00) L = R$ 6,00 Lembrando, tambm, que: V C = L. Assim: V 30 = 6 V = 6 + 30 = 36. O preo de venda, por unidade, desse produto de R$ 36,00.

De uma forma geral, podemos escrever: V = C + L (eq.2) e L = i C (eq.3), em que i a taxa de lucro sobre o preo de custo. Quando substitumos o valor de L da eq.3 na eq.2, temos: V = C + i C V = (1+i) C V = (1+i) C a frmula que relaciona o preo de venda e o preo de custo, em uma venda com lucro sobre o preo de custo.

Praticando...

1. Um comerciante comprou um objeto de R$ 250,00. Desejando ganhar 14% sobre o preo de custo, qual deve ser o preo de venda? 2. Um aparelho de som foi vendido por R$ 480,00. Qual o lucro obtido, sabendo que o mesmo foi calculado como 20% sobre o preo de custo?

11
Matemtica A08

Responda aqui

Lucro sobre o preo de venda


Quando armamos que um objeto foi vendido com lucro sobre o preo de venda signica dizer que o percentual de lucro foi calculado tomando-se como referncia o preo de venda, ou seja, tomando o preo de venda como 100%.

Exemplo 10
Ruth comprou uma blusa por R$ 40,00 e resolveu vend-la com um lucro de 20% sobre o preo de venda. Qual deve ser o preo dessa mercadoria? Sabemos que: V = 40 + L (eq.4) e L = 20% de V L = 0,20 V (eq.5) Substituindo a eq.5 na eq.4, temos: V 0,20 V = 40 (1 0,20) V = 40 0,80 V = 40 V = 40 0,80 V = 50. O preo de venda dessa mercadoria deve ser igual a R$ 50,00.

12
Matemtica A08

Observe mais um exemplo:

Exemplo 11
Uma roupa foi vendida, com um lucro de 15% sobre o preo de venda, por R$ 120,00. Qual foi o preo de custo dessa mercadoria? Temos que V = C + L, ou seja, C = V L (eq.6), sendo L = 0,15 V (eq.7). Assim, quando substitumos a eq.7 na eq.6, temos: C = V 0,15 V C = (1 0,15) V C = 0,85 V Substituindo V por R$ 120,00, temos: C = 0,85 120 C = 102 O preo de custo dessa roupa foi de R$ 102,00.

De uma forma geral: C = V L e L = i V C = V i V C = (1 i) V


(1 i) V = C V = C 1i .

V = C (1 i) a frmula que relaciona o preo de venda com o preo de custo, quando ocorre uma operao de venda com lucro sobre o preo de venda.

Praticando...

1. Um produto foi vendido com um lucro de 40% sobre o preo de venda. Se esse produto foi vendido por R$ 60,00, qual o valor de preo de custo desse produto? 2. Um eletrodomstico que custou R$ 450,00 foi vendido com um lucro de 10% sobre o preo de venda. De quanto foi o lucro?

13
Matemtica A08

Responda aqui

Prejuzo
Na venda de um produto, temos prejuzo quando o preo de venda menor que o preo de custo.

Prejuzo sobre o preo de custo


Quando dizemos que uma mercadoria foi vendida com prejuzo sobre o preo de custo, signica que o preo de venda dessa mercadoria foi menor que o preo de custo, e esse prejuzo foi comparado ao preo de custo dessa mercadoria.

14
Matemtica A08

Exemplo 12
Um comerciante vendeu um produto com um prejuzo de 5% sobre o preo de custo. Qual foi o preo de venda dessa mercadoria, se o preo de custo foi de R$ 40,00? Nesse caso, temos: P = C V V = C P (eq.8) e P = 5% de C P = Substituindo o valor de P da eq.9 na eq.8, temos:
V =C V = 5 100 5 5 C V = (1 )C V = C 100 100 100 5 C (eq.9). 100

95 C V = 0, 95 C 100

Substituindo o valor de C por R$ 40,00, temos: V = 0,95 40 V = 38 A mercadoria foi vendida por R$ 38,00.

Vejamos mais um exemplo:

Exemplo 13
Um celular foi vendido com um prejuzo de 30% sobre o preo de custo. Se esse produto foi adquirido pelo preo de R$ 300,00, por qual preo foi vendido? Temos que: V = C P (eq.10) e P = 30% de C P = 0,3 (eq.11) Substituindo o valor de P da eq.11 na eq.10, temos: V = C 0,3 C V = (1 0,3) C V = 0,7 C Substituindo C por R$ 300,00, temos: V = 0,7 300 V = 210 O celular foi vendido por R$ 210,00.

15
Matemtica A08

De uma forma geral, podemos escrever: V = C P e P = i C, o que nos garante que V = C i C V = (1 i) C, sendo i a taxa de prejuzo sobre o preo de custo. V = (1 i) C a frmula que relaciona o preo de venda com o preo de custo em uma venda com prejuzo sobre o preo de custo.

Praticando...

1. Um equipamento foi vendido por R$ 22.000,00, com prejuzo sobre o preo de custo. Determine o preo de custo. 2. Determine o preo de custo de um imvel que foi vendido por R$ 120.000,00 dando ao proprietrio inicial um prejuzo de 10% sobre o preo de custo.

Responda aqui

16
Matemtica A08

Prejuzo sobre o preo de venda


Quando se diz que uma venda foi realizada com prejuzo sobre o preo de venda signica dizer que estamos comparando o prejuzo com o preo de venda da mercadoria, em uma venda que foi realizada por um preo no satisfatrio para o vendedor. Vejamos o exemplo a seguir:

Exemplo 14
Se certo objeto for vendido por R$ 30,00, haver um prejuzo de 15% sobre o preo de venda. Quanto custou esse objeto? Temos que: V = C P (eq.12) e P = 0,15 V. (eq.13). Assim, quando substitumos a eq.13 na eq.12, temos: C = V + P C = V + 0,15 V C = (1 + 0,15) V C = 1,15 V Substituindo V por R$ 30,00, temos: C = 1,15 30 C = 34,50

O preo de custo do objeto foi de R$ 34,50.

Que tal mais um exemplo?

Exemplo 15
Uma casa que custa R$ 60.000,00 foi vendida com um prejuzo de 5% sobre o preo de venda. Qual o preo de venda do imvel? Como houve prejuzo, temos P = C V, ou seja, V = C P (eq.14) Sabemos que C = 60 000 e P = 0,15 V. Substituindo essas expresses na eq.19, temos: V = 60 000 0,15 V V + 0,15 V = 60 000 V (1 + 0,15) = 60 000 1,15 V = 60 000 V = (60 000) (1,15) V 52.173,91. O preo de venda da casa foi de, aproximadamente, R$ 52.173,91.

17
Matemtica A08

De uma forma geral, P = C V e como P = i V, temos que i V = C V V + i V = C V (1 + i) = C C = (1 + i) V C = (1 + i) V a frmula para preo de custo em uma venda com prejuzo sobre o preo de venda e i a taxa de prejuzo sobre o preo de venda.

Praticando...

1. Calcule o preo de venda de uma mercadoria que custou R$ 50,00 e foi revendida com um prejuzo de 5% sobre o preo de venda. 2. Ao revender uma camiseta por R$ 27,00, Maria teve um prejuzo de 10% sobre o preo de venda. Qual foi o preo de custo dessa camiseta?

Responda aqui

18
Matemtica A08

Descontos e acrscimos
Nas operaes com mercadorias vemos situaes que tratam de descontos e de acrscimos. Que tal estudarmos sobre isso?

Descontos
Quando o preo de um produto sofre um desconto, podemos escrever seu novo preo da seguinte forma: B = A i A B = A (1 i). B = A (1 i) a expresso que representa o novo preo do produto, sendo A o preo inicial; B, o preo aps desconto e i, a taxa unitria de desconto.

Descontos sucessivos
Quando um produto sofre um desconto aps o outro, temos uma operao comercial com descontos sucessivos (ou abatimentos sucessivos). O valor nal desse produto ser obtido pelo produto de seu valor inicial pelos fatores de desconto. De uma forma geral, o clculo do preo B aps o desconto sobre o preo A pode ser feito da seguinte forma: B = A iA A B = A (1 iA) (eq.15) O clculo do preo C, aps o segundo desconto incidir sobre o preo B, ser C = B iB B C = B (1 iB) (eq.16) Substituindo o valor de B, da eq.15 na eq.16, temos: C = A (1 iA) (1 iB), que o preo do produto aps dois descontos consecutivos. Que tal vermos um exemplo?

19
Matemtica A08

Exemplo 16
Um produto recebeu um desconto de 10% e logo em seguida um desconto de 5%. De quanto foi o desconto total sobre o produto? J vimos que o preo de um produto aps dois descontos sucessivos pode ser representado pela expresso: C = A (1 iA) (1 iB), onde iA e iB so as taxas correspondentes aos referidos descontos. Substituindo iA = 10% = 0,10 e iB = 5% = 0,05 na expresso do valor de C, temos: C = A (1 0,10) (1 0,05) C = A (0,90) (0,95) C = A 0,855. Como 0,855 = 1 0,145, temos C = A (1 0,145) iC = 0,145 ou iC = 14,5%. O desconto real aps os dois descontos sucessivos foi de 14,5%.

E se tivermos mais descontos sucessivos? Vejamos mais um exemplo.

Exemplo 17
Uma mercadoria teve descontos sucessivos de 3%, 2% e 8%. Sabendose que seu preo inicial era de R$ 42,00, qual o preo nal aps os trs descontos? Utilizando um raciocnio semelhante ao do exemplo anterior, podemos representar o preo nal da mercadoria pela expresso a seguir: D = A (1 iA) (1 iB) (1 iC) D = 42 (1 0,03) (1 0,02) (1 0,08) D = 42 (0,97) (0,98) (0,92) D = 42 0,874552 D = 36,731184 D 36,73 O preo nal foi de, aproximadamente, R$ 36,73.

20
Matemtica A08

De uma forma geral, podemos escrever a expresso do preo nal aps n descontos atravs da seguinte expresso: Pf = Pi (1 i1) (1 i2) (1 i3) (1 i4) ... (1 in); Pf e Pi so, respectivamente, os valores do preo final e do preo inicial de um produto.

Praticando...

1. Ana Maria pretende vender seu carro pelo valor de mercado que era R$ 20.000,00, porm o valor do automvel sofreu trs desvalorizaes consecutivas de 3%, 5% e de 6,5%. Qual o valor de mercado desse veculo aps essas desvalorizaes? 2. Bernardo comprou um imvel por R$ 80.000,00 para revender, mas o valor do imvel teve decrscimos de 3%, 4%, 5% e 2%, consecutivamente. Aps essas desvalorizaes, qual o valor do imvel? 3. Uma fatura de R$ 6.000,00 sofre dois abatimentos sucessivos de 5% e 4%. Qual o valor lquido a pagar?

Responda aqui

21
Matemtica A08

Acrscimos
Quando um produto sofre um acrscimo, temos uma operao comercial, em que o valor nal desse produto pode ser obtido pela seguinte expresso: B = A + i A B = A (1 + i), sendo A o preo inicial do produto; B, o preo depois do acrscimo e i, a taxa unitria do acrscimo.

Acrscimos sucessivos
Quando um produto sofre um acrscimo aps o outro, temos uma operao comercial com acrscimos sucessivos. O valor nal desse produto ser obtido pelo produto de seu valor inicial pelos fatores de acrscimo. O clculo do preo B aps o acrscimo sobre o preo A pode ser feito da seguinte forma: B = A + iA A B = A (1 + iA) (eq.16) O clculo do preo C, aps o segundo acrscimo incidir sobre o preo B, ser C = B + iB B C = B (1 + iB) (eq.17) Substituindo o valor de B, da eq.16 na eq.17, temos: C = A (1 + iA) (1 + iB), que o preo do produto aps dois acrscimos consecutivos.

Exemplo 18
Uma duplicata no valor de R$ 5.000,00 foi paga aps o vencimento e, por isso, sobre seu valor inicial, incidiram acrscimos sucessivos de 2% e 3%. Quanto foi pago pela duplicata no ato de sua liquidao? Como os acrscimos foram sucessivos, para o clculo do valor final utilizaremos a expresso C = A (1 + iA) (1 + iB), substituindo os valores conhecidos. C = 5 000 (1 + 0,02) (1 + 0,03) C = 5 000 (1,02) (1,03) C = 5 000 (1,0506) C = 5 253,00 O valor pago pela duplicata foi de R$ 5.253,00

22
Matemtica A08

Que tal mais um exemplo?

Exemplo 19
Um produto que custava R$ 4,00 sofreu acrscimos sucessivos de 1%, 2% e 1,5%. Qual o valor nal desse produto? Utilizando a expresso D = A (1 + iA) (1 + iB) (1 + iC) para o clculo do preo nal do produto e, substituindo os valores conhecidos, temos: D = 4 (1 + 0,01) (1 + 0,02) (1 + 0,015) D = 4 (1,045653) D 4,18 O preo nal do produto , aproximadamente, de R$ 4,18.

De uma forma geral, podemos escrever a expresso do preo nal aps n acrscimos atravs da seguinte expresso: Pf = Pi (1 + i1) (1 + i2) (1 + i3) (1 + i4) ... (1 + in), onde Pf e Pi so, respectivamente, os valores do preo nal e do preo inicial de um produto.

Praticando...

1. No ato da liquidao, uma fatura de R$ 1.500,00 sofre acrscimos sucessivos de 2%, 3% e 5%, por motivo de atraso em seu pagamento. Quanto foi pago para liquidar a dvida representada por essa fatura? 2. O preo de uma mercadoria sofreu acrscimos sucessivos de 12% e 5%. Qual foi o preo nal do produto, se seu preo inicial era de R$ 50,00?

23
Matemtica A08

Responda aqui

Se voc j resolveu todas as atividades e no tem mais dvida, que tal resolver a lista de exerccios a seguir?

24
Matemtica A08

1. Um comerciante comprou um objeto por R$ 48,00. Para incentivar suas vendas, anunciou um preo para esse produto com um prejuzo de 2% sobre o preo de venda. O preo de venda desse produto nessa promoo foi de a) R$ 54,60. b) R$ 57,60. c) R$ 58,60. d) R$ 64,60. 2. Renata comprou um objeto por R$ 52,00. Para obter um lucro de 20% sobre o preo de venda, deve vend-lo por a) R$ 62,00. b) R$ 63,50. c) R$ 65,00. d) R$ 68,00. 3. Marina comprou um relgio por R$ 125,00, mas logo depois decidiu vend-lo. Com um prejuzo de 8% sobre o preo de venda, o preo que conseguiu receber pelo relgio foi, aproximadamente, de a) R$ 105,68. b) R$ 110,02. c) R$ 115,74. d) R$ 120,03.

a) R$ 652,50. b) R$ 654,00. c) R$ 664,50. d) R$ 669,50.

5. Aps dois descontos sucessivos de 10% e de 8%, uma fatura de R$ 8.000,00 tem o valor lquido a pagar de a) R$ 6.624,00. b) R$ 6.642,00. c) R$ 6.264,00. d) R$ 6.462,00. 6. Por causa do atraso em seu pagamento, uma fatura de R$ 5.000,00 sofre dois aumentos sucessivos de 10% e 15%. O valor nal dessa fatura de a) R$ 6.325,00. b) R$ 6.352,00. c) R$ 6.235,00. d) R$ 6.523,00.

RE

VI

4. Pedro comprou uma TV por R$ 650,00. Para obter um lucro de 30% sobre o preo de custo, dever revender esse produto por

Exerccios
25

Matemtica A08

Resposta

26
Matemtica A08

RE

VI

Leitura complementar
Para ver mais alguns exemplos e exerccios sobre porcentagens, que o contedo dominante desta aula, acesse os seguintes endereos: EXATAS. Porcentagem. Disponvel em: <http://www.exatas.mat.br/porcentagem.htm>. Acesso em: 30 out. 2008. WIKIPDIA. Porcentagem. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Percentagem>. Acesso em: 30 out. 2008. Para saber um pouco mais sobre como formar o preo de venda, preo de custo e outros assuntos, acesse o endereo: SEBRAERN. Aprenda com o SEBRAE. Disponvel em: <http://www2.rn.sebrae.com.br/modules/wfsection/article.php?articleid=43>. Acesso em 1 nov.08.

Nesta aula, voc aprendeu o que preo de venda e o que preo de custo de um produto, como calcular o lucro ou prejuzo sobre o preo de venda, como calcular o lucro ou prejuzo sobre o preo de compra, como calcular o preo de venda (ou de custo) dado o percentual de lucro sobre o preo de venda (ou de custo).

Auto-avaliao

1. Carol comprou um brinquedo por R$ 80,00 e o revendeu por R$ 104,00. Qual a taxa de lucro (a) sobre o preo de custo? (b) sobre o preo de venda?

27
Matemtica A08

2. Anderson vendeu um objeto com um prejuzo de 12% sobre o preo de venda. Sabendo que o objeto lhe custou R$ 558,00, qual foi o valor apurado em sua venda? 3. Caio vendeu um objeto com 15% de prejuzo e outro objeto com 35% de lucro, ambos sobre o preo de custo. Por quanto vendeu cada um deles, se cada objeto custou R$ 748,00? 4. Gabriela Pessoa empregou seu capital, sucessivamente, em quatro empresas. Na primeira, lucrou 100% e em cada uma das demais perdeu 15%. Ao nal das operaes, houve lucro ou prejuzo? De quanto?

Para Consulta

Taxa de Porcentagem
Valor absoluto da parte valor absoluto do todo = valor percentual da parte 100
m% = m 100

x 32

25 100

Formatos
Taxa percentual m% Razo centesimal m 100 Taxa unitria Nmero decimal resultante da diviso de m por 100.

Lucro Lucro (L) existe em uma venda na qual o preo de venda (V) maior que o preo de custo (C). L = V C

Prejuzo Prejuzo (P) existe em uma venda na qual o preo de venda (V) menor que o preo de custo (C). P = C V

28
Matemtica A08

Sobre C Com lucro Sobre V Vendas Sobre C Com prejuzo Sobre V

L = V C; L = i C; V = (1 + i) C L = V C; L = i V; V =
C 1i

P = C V; P = i C; V = (1 i) C P = C V; P = i V; V =
C 1+i

Descontos sucessivos: Pf = Pi (1 i1) (1 i2) (1 i3) (1 i4) ... (1 in), sendo Pf e Pi respectivamente, os valores do preo nal e do preo inicial de um produto.

Acrscimos sucessivos: Pf = Pi (1 + i1) (1 + i2) (1 + i3) (1 + i4) ... (1 + in), sendo Pf e Pi respectivamente, os valores do preo nal e do preo inicial de um produto.

Referncias
ASSAF NETO, Alexandre. Matemtica nanceira e suas aplicaes. 7. ed. So Paulo: Atlas, 2002. CLCULO do preo de custo e preo de venda. Disponvel em: <http://www.portal.inf. br/custos.htm>. Acesso em: 23 set. 2008. CRESPO, Antnio Arnot. Matemtica comercial e nanceira fcil. 11. ed. So Paulo: Saraiva, 1996. MERCHEDE, Alberto. Matemtica nanceira para concursos: mais de 1.500 aplicaes. So Paulo: Atlas, 2003. SEBRAERN. Aprenda com o SEBRAE. Disponvel em: <http://www2.rn.sebrae.com.br/modules/wfsection/article.php?articleid=43>. Acesso em 01nov.08. WIKIPDIA. Porcentagem. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Percentagem>. Acesso em: 30 out. 2008.

29
Matemtica A08

Anotaes

30
Matemtica A08

Anotaes

31
Matemtica A08

Anotaes

32
Matemtica A08

Anda mungkin juga menyukai