Anda di halaman 1dari 8

Universidade Feevale ICHLA - Instituto de Cincias Humanas Letras e Artes Curso de Letras Portugus/Ingls

Plataformas web - Scribd: A maior biblioteca virtual do mundo

Csar Butzke, Jlia R. Cunha Prof. Patricia Brandalise Scherer Bassani

Novo Hamburgo, 11 de junho de 2013.

1. O que o Scribd O Scribd um site criado em maro de 2007 em So Francisco, California, por Trip Adler e Jared Friedman. Atualmente o maior repositrio digital de livros e documentos do mundo, onde as pessoas podem publicar, descobrir, compartilhar e ler diversos tipos de arquivos, podendo acessar de qualquer computador conectado web, assim como de diversos dispositivos mveis (plataformas IOS e Android). O sistema se caracteriza pela sua facilidade de uso, desde a publicao at a distribuio do contedo, permitindo uma interao usurio x site x usurios, bem como o compartilhamento por e-mail ou via redes sociais (facebook, google + e twitter), e a incorporao do arquivo em pginas e blogs para leitura online.

Figura 1 - Bem vindo ao Scribd!

1.1 Porque o Scribd o preferido no mundo A ferramenta recebe mais de 100 milhes de acessos

mensalmente ao redor do mundo, oferecendo documentos e livros em mais de 90 idiomas para mais de 200 pases. Atualmente o Scribd anunciado como a maior biblioteca virtual do mundo, com um acervo de mais de 30 milhes de arquivos e suporte para um leque de formatos

(pdf, txt, ps, rtf, epub, key, odt, odp, ods, odg, odf, sxw, sxc, sxi, sxd, doc, ppt, pps, xls, zip, docx, pptx, ppsx, xlsx, tif e tiff). Entre os perfis e usurios da plataforma esto o New York Times, o Banco Mundial (World Bank) e o presidente americano Barak Obama.

Figura 2 - O Scribd no mundo

1.2 Formas de acesso Para acessar o Scribd cada usurio deve registrar-se na plataforma (escolhendo entre as opes gratuita ou premium) utilizando apenas um endereo de correio eletrnico vlido, um nome de usurio e uma senha para a conta ser acessada. Para os usurios que esto cansados de ter incontveis contas para administrar tambm possvel acessar o site utilizando uma conta do facebook, sem a necessidade de criao de um login especfico. Aps o login o usurio pode comear a enviar arquivos diretamente do seu computador ou via outras ferramentas e dispositivos cloud como dropbox, google drive e gmail, alm de poder editar textos em um editor oferecido pela plataforma. Os

documentos enviados para o Scribd so disponibilizados para a leitura online, tambm h a opo de baix-los adquirindo uma conta premium (por meio de assinaturas) ou utilizando uma conta grtis (em que necessrio o envio de um arquivo em troca de cada arquivo desejado). Desde o final de 2012 o Scribd passou a oferecer a opo de compra de alguns livros em parceria com lojas virtuais como a amazom.com.

Figura 3 - Formas de login

2. A interao no Scribd O Scribd possibilita que os usurios subscrevam uns aos outros para receberem notificaes de atualizaes ou novos arquivos disponibilizados por eles. O crescimento do site s foi possvel devido a interao dos usurios cadastrados e seu envio de arquivos. A ferramenta tambm pode ser usada como forma de renda e autopromoo, possibilitando aos usurios a venda de arquivos autorais. No Scribd no possvel o envio de comentrios como em blogs ou redes sociais como Facebook e MySpace.

Figura 4 - Obama e seus seguidores

3. Uma viso terica do Scribd A concepo da plataforma Scribd somente foi possvel pois a rede j oferecia uma base de interao social entre os atores conforme cita o autor, pois so eles que auxiliam a estruturao das diversas redes sociais e no Scribd isso tambm percebido pois h interao entre os atores dessa plataforma, mesmo sem a disponibilidade de chat e comentrios nos arquivos, apenas pela opo de seguir ou ser seguido por outros usurios, compartilhando assim seus arquivos e agregando os arquivos de outras pessoas sua prpria lista interesses, neste caso chamado de readcast. O vnculo gerado entre esses atores e a plataforma de interao a base geral do Scribd pois so os mesmo que alimentam este enorme repositrio digital. Essa interao reativa pois conforme cita o autor permitido visualizar ou no o documento, sem poder alterar o endereo desse documento ou tambm o destino dele. Ao analisar essa plataforma, percebemos que existem laos associativos, uma vez que possvel "seguir" instituies e grupos, como

jornais, revistas, empreendimentos e at bancos (Banco Mundial, New York Times, etc...) e de acordo com Granoveter (1973 - 1983) o lao constitudo nesse caso considerado fraco, sem com isso ser menos importante, pois sem este lao no haveria estrutura social na rede. Usando como base a idia de Augusto de Franco (2008) sobre Paul Baran, a topologia da rede do Scribd pode ser considerada centralizada, pois todas as conexes so focadas para um nico centro (foi verificado e no h indcios de servidores do Scribd em outros pases, confirmado a teoria da topologia centralizada). O Scribd, assim como as demais redes sociais e de interao na internet, modificam-se de acordo com o tempo e essa dinmica de interao influencia diretamente na estrutura, pois a ferramenta mesmo se diz aumentar com o decorrer do tempo, e essa ampliao s possvel se levarmos em considerao o fator interao e cooperao, citadas por Thacker e a dinamicidade dos ambientes referidos por Watts. Esse processo de cooperao o principal formador e estruturador da plataforma analisada, baseada nos interesses individuais e pelas finalidades dos grupos. Essas aes coletivas e interativas dos atores compem essencialmente a ferramenta.

Figura 5 - Paul Baran, On Distributed Communications Networks, 1962

4. Utilizando o Scribd como ferramenta de ensino O Scribd pode ser usado em sua essncia na sala de aula como repositrio dos trabalhos solicitados pelos professores, como fonte de busca para incontveis documentos, livros, revistas e apresentaes em diversas reas de conhecimento e tambm para evitar a perda de material produzido pelos estudantes em caso de formatao do computador do aluno ou da escola. Com a possibilidade de armazenamento de arquivos em powerpoint o Scribd tambm pode ser utilizado para a apresentao de trabalhos em sala de aula, desde que a escola disponha de uma boa conexo com a internet. A fim de utilizar essa plataforma como fonte de pesquisa pode-se orientar os alunos nas questes de autoria, confiabilidade de fontes e que termos utilizar para obter uma busca satisfatria no banco de dados do site, uma vez que a maior parte do material disponvel provm de livros, publicaes cientficas e trabalhos acadmicos.

Referncias: FRANCO, A. Topologia de Rede. Texto publicado em Cartas de Rede Social, 2008. GRANOVETTER, M. The Strength of Weak Ties (A Fora dos Laos Fracos). American Journal of Sociology, v. 78, n. 6, p. 1360-80, 1973. RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. PortoAlegre, Sulina, 2009. SCRIBD <http://pt.scribd.com> e <http://pt.scribd.com/BarackObama>. Acesso em 04/06/2013.

Anda mungkin juga menyukai