Anda di halaman 1dari 10

Trabalho, afeto e sexualidade na vida de garotos de programa de Florianpolis1

Letcia Cardoso Barreto leticiacardosobarreto@gmail.com Doutorado Interdisciplinar em Cincias Humanas (UFSC) Cibele Dias da Silveira nimiana@yahoo.com.br Doutorado Interdisciplinar em Cincias Humanas (UFSC) Resumo Neste trabalho objetivamos compreender como se articulam as categorias trabalho, afeto e sexualidade na vida de homens profissionais do sexo na regio central de Florianpolis-SC. A pesquisa foi realizada em reas de prostituio via observao, conversas informais, entrevistas semi-estruturadas e registro em dirios de campo. Buscamos manter um olhar situado e assegurar a participao dos profissionais em diversas etapas da pesquisa. Os resultados apontam que existem limites simblicos entre as categorias, mas esses so reconstrudos e re-significados em funo da relao estabelecida pelos garotos de programa com clientes, parceiros, parentes e com a prpria prostituio. As relaes afetivas e/ou sexuais estabelecidas com clientes podem ser dotadas de carinho, afeto e prazer enquanto as com parceiros se tornarem mais mecnicas e performticas. O aprendizado de tcnicas no trabalho por vezes faz com que as relaes sexuais com parceiros se tornem mais prazerosas e o carinho pelo cliente pode assegurar a satisfao da clientela. Noes tradicionais sobre relacionamentos afetivos e sexuais so simultaneamente reiteradas, como na dicotomia afetividade/passividade, e questionadas, como em concepes reinventadas sobre a traio. Palavras-chave: Prostituio; Etnografia; Afeto; Sexualidade. Pesquisando em ambiente de prostituio Apresentamos aqui uma etnografia realizada no primeiro semestre de 2011 e que teve como objetivo compreender como se articulam as categorias trabalho, afeto e sexualidade na vida de homens profissionais do sexo de Florianpolis-SC a partir da identificao e caracterizao dos pontos de prostituio masculina e seus atores, do conhecimento das negociaes e regras presentes nestes contextos, da verificao da presena de limites simblicos que separem relacionamentos dentro e fora da prostituio e do exame das diferenas relativas aos locais, pblico-alvo ou caractersticas dos garotos de programa.
1

Este artigo foi apresentado no I Colquio Internacional de Psicossociologia do Trabalho: Elaboraes atuais em pesquisa e interveno realizado na UFMG, no perodo de 12 a 14 de abril de 2012.

Realizamos seis entrevistas aprofundadas, das quais trs foram semi-estruturadas e duas foram gravadas e transcritas, alm de conversas informais. As etapas do processo foram registradas em dirios de campo, logo aps o contato, como meio de inscrever o trabalho de campo e torn-lo passvel de ser comunicado, garantindo que experincias e lies aprendidas influssem no registro (Marcus, 1986). Os seis entrevistados eram todos homens que trabalhavam na Praa XV de Novembro, na Rua Herclio Luz, atravs de anncios de jornal e internet ou em locais variados, de acordo com as oportunidades que surgiam (em praias, festas, viagens). Um deles casado e outro separado, ambos tm filhos. Os demais so solteiros, no possuem namoradas e nem filhos. Apenas um se dedica exclusivamente prostituio e os demais possuem outras atividade como office-boy, servente de pedreiro e distribuio de panfletos de casas de massagem femininas. Todos so brancos, possuem entre 20 e 28 anos de idade e so originalmente de classes mdia ou baixa. Considerando que a insero em campos de prostituio muitas vezes dificultada pela ilegalidade e a representao social negativa relacionada ocupao que acarretam a invisibilidade nos contextos urbanos, desconfiana dos envolvidos em relao aos objetivos dos pesquisadores, proibio de entrada e permanncia nos locais (Barreto, 2008; Braz, 2010; Perlongher, 2008), iniciaremos este artigo com uma breve discusso metodolgica. Encontramos dificuldades inicialmente em localizar as reas e os personagens e tambm de conseguir que estes participassem da pesquisa, j que a prostituio em espaos pblicos urbanos, no perodo diurno, invisibilizada e suas regras ficam quase imperceptveis aos demais, sendo fundamental reinventar as tcnicas antropolgicas para se adequar ao contexto (Perlongher, 2008). Realizamos contato com pessoas que conhecem o campo para facilitar o dilogo e mediar a relao com os entrevistados e o principal contato foi obtido via GAPASC, com o garoto de programa Renato, que nos acompanhou durante o trabalho, atuando no apenas como nosso interlocutor, mas como colaborador da pesquisa, com o qual discutamos ideias, percepes e observaes (Foote-Whyte, 1980). Sua atuao foi imprescindvel para identificarmos boys e clientes, indicando gestos, olhares, e comportamentos prprios dos mesmos (Perlongher, 2008), que so cdigos decifrveis por membros da comunidade, mas no evidentes aos demais (Barbosa da Silva, 2005) Estivemos constantemente atentas forma como ramos percebidas pelos interlocutores e como esta percepo influenciava nos rumos e nas configuraes da pesquisa, partindo do pressuposto que as reaes dos nativos frente a ns so indicativos das relaes de
2

desigualdade e dominao ou de equidade, sendo um importante dado de anlise (Fonseca, 1999). A comunicao entre pesquisador e objeto marcada por diferenas de classe, grupo tnico, sexo, que criam universos simblicos diversos, sendo necessrio criar dvidas e hipteses sobre os hiatos e assimetrias, bem como as semelhanas entre nossa forma de ver o mundo e a dos outros (Fonseca, 2006). A pesquisa deve ser sempre situada, uma vez que perpassada pela insero de quem a produz em determinado grupo social, classe ou gnero, trazendo em si marcas da sua subjetividade e das suas experincias (Machado, 1994), de modo que so criados conhecimentos que so sempre parciais, localizados e posicionados, influenciados por formas de pertena e de simbolizao (Femenas, 2007). Somos duas mulheres, doutorandas, de classe mdia, brancas, categorias que tiveram cada uma sua influncia, principalmente as duas primeiras. Sermos estudantes da Universidade gerava inicialmente nos garotos vergonha, mas paralelamente legitimava e valorizava o trabalho e a forma como desenvolvido, fazendo com que os garotos fossem notando a importncia, para ns, de seu cotidiano, seus saberes, o que os fez assumir um lugar mais atuante na pesquisa, sugerindo tcnicas, perguntas. A pesquisa se mostrou importante lugar de troca de saberes e de histrias entre eles, percebidos agora como mais legtimos, o que nem sempre possibilitado pelas caractersticas de sua ocupao e o estigma associado a ela. Sermos duas mulheres tentando conhecer o trabalho de homens com o sexo foi um ponto de tenso e impedimentos, mas tambm de abertura de portas. O mercado sexual como um todo voltado prioritariamente para os homens e as mulheres aparecem como pblico-alvo de forma bem mais restrita e por vezes irrisria (Daz-Bentez, 2010) e nosso interesse foi percebido como algo estranho ou at mesmo com uma dvida se nossos objetivos se restringiam aos acadmicos (Braz, 2010). O nosso corpo no nos permite entrar em determinados espaos, como as saunas, voltadas especificamente para o pblico masculino. Os entrevistados se mostravam constrangidos de falar sobre tpicos, como as prticas e prazeres, com mulheres, j que estas muitas vezes so percebidas como sujeitos de desejo moderado (Bozon, 2004). Em outros momentos as perguntas eram voltadas para ns, sobre nossas intenes com a pesquisa e as nossas preferncias ertico-sexuais, visavam ainda destacar seu interesse por mulheres (se afastando da ideia de homossexualidade) e o corpo das pesquisadoras se tornava objeto de desejos, de comentrios.

Apresentando os garotos de programa: grupos, corpos, olhares, nomes Os garotos, como nos contou Renato, se dividem em trs grupos, de acordo com sua insero e dedicao prostituio: ocasional, possui outra ocupao, se prostituindo quando precisa de dinheiro ou aparece uma oportunidade; flutuante, que est cada vez em um lugar, podendo mudar de cidade, de pas, passando temporadas nestes, mas sempre j chegando informado da forma como ocorre a prostituio nos diferentes ambientes; e a fixa, cuja dedicao atividade exclusiva. Durante nosso contato, encontramos ao menos um de cada uma destas populaes. As oportunidades levam muitos a se inserir nestes meios, sendo que vrios afirmam que no buscaram a prostituio, mas que foi algo que aconteceu, quando eram bem jovens e receberam alguma oferta inesperada em ambiente pblico, ou esta aconteceu depois de outras etapas, como um convite para ir casa da pessoa ou um pedido de ajuda, o que gera associaes entre o evento e causas independentes, cujas leis so ignoradas, negligenciando a vontade individual (Peirano, 1995). A maioria no percebe a prostituio como uma carreira, mas como uma atividade que tem prazo para terminar, como parte de sua trajetria (Daz-Bentez, 2010), o que gera uma diferente relao com o corpo e o cuidado com este. Observamos dois padres principais de relaes com o corpo, um grupo bastante preocupado com sua beleza e exibio e outro que parece no ter este como foco. O primeiro aparece principalmente entre as populaes fixa e flutuante (e entre alguns dos que buscam oportunidades), que v o trabalho como algo efmero, sendo necessrio rapidamente se estabilizar como profissionais e ganhar dinheiro. Os corpos so influenciados por marcadores de diferena que constituem sujeitos inteligveis e corpos desejveis, que devem se adequar ao modelo hegemnico de corpos malhados e no afeminados, com o rechao bichice (Braz, 2010). Dentre a populao ocasional, h uma aparente ausncia de cuidado com o corpo de modo que as roupas so mais largas, os corpos so magros e a eroticidade no um trao que se destaca. Este fato pode ser relacionado ocasionalidade do trabalho, que no o foco de vida, mas tambm a uma busca dos clientes por pessoas com aparncia jovem, inexperiente e discreta. Entre os nossos entrevistados, apenas um disse usar outro nome e um dos demais chegou a nos mostrar sua carteira de identidade. Houve ainda um que se recusou no s a nos dar o nome, mas a falar qualquer nome. O que usa um nome diferente fala de si como sendo ao mesmo tempo duas pessoas, ele mesmo e o garoto de programa e nos conta das diferenas entre eles, dizendo que em geral, prevalece o boy, que no tem problemas e est sempre bem.
4

Consideramos que em todos estes casos h uma tentativa de encobrimento da ocupao e proteo da identidade real, mas o que varia so os mtodos como isso ocorre, pela ocultao do nome registrado ou pela evidenciao deste. No caso da evidenciao, interessante que dizer o prprio nome um modo de que a pessoa possa transitar pelos diversos espaos como uma mesma pessoa (que no tem algo escondido) e de evitar erros por parte dos demais. H um cuidado entre os garotos para no se referir a um ou outro pelo nome, mesmo nos momentos de maior descontrao, evitando situaes constrangedoras. Articulando categorias: trabalho, afeto, sexualidade O olhar fundamental aos jogos de seduo, sexual ou afetiva, que ocorrem na prostituio masculina. Atravs dele possvel identificar um cliente ou um garoto, avali-los em termos de suas aptides e caractersticas, situando-os ou no como sexual ou afetivamente interessantes, seduzir ou convidar ao outro para se inserir na relao e ainda estabelecer limites ou permisses. Na praa, que um ponto turstico e de grande circulao, no sendo associada unicamente prostituio, a negociao dos programas acontece de forma discreta, no expondo nem o garoto e nem o cliente e as relaes se consumam na clandestinidade (Perlongher, 2008). Os olhares e os pequenos gestos permitem uma troca sutil de sinais codificados que podem passar informaes especficas diversas e ao mesmo tempo so praticamente imperceptveis a um estranho (Geertz, 1989; Perlongher, 2008). Clientes e garotos ficam na praa, sentados ou em p, andando ou parados, sozinhos ou em grupo, no sendo estes fatores que delimitam os comportamentos, mas o que as evidencia um olhar cuja principal caracterstica de ser um olhar que nunca se fixa e que est em uma constante busca pelo olhar do outro (Daz-Bentez, 2010). Quando conversavam conosco o corpo sempre ficava virado em direo aos demais e os olhos vagavam pela praa, s vezes se demorando um segundo a mais sobre uma ou outra pessoa e conversando distncia com ela. Os garotos dizem que sabem bater o olho e dizer se uma pessoa cliente, se garoto ou apenas transeunte, alm de atravs dele perceber as formas de interao adequadas a cada momento. Em relao negociao dos programas, a principal questo em comum que vimos a da passividade/atividade, mesmo que nem sempre precise ser dita. A clientela dos garotos de programa formada prioritariamente por homens homossexuais, embora existam tambm casos de casais ou de mulheres, em proporo bem menor. O ato sexual, no Brasil, significado atravs do binmio comer (penetrar)/dar (ser penetrado), que indica uma metfora de apropriao e consumo do parceiro passivo, feminino, pelo ativo, masculino,
5

estigmatizando aqueles homens que so passivos, percebidos como femininos ou no homem (Bozon, 2004). A maioria dos que se prostituem se dizem ativos ou passivos, o que consideram que define sua identidades (se so homens/machos ou bichas/afeminados) e tambm sua orientao sexual (heterossexuais ou homossexuais). O garoto muitas vezes um homem que se considera heterossexual que se relaciona sexualmente com bichas, sobre as quais recai o peso social do estigma associado homossexualidade (Perlongher, 2008), o que tambm pode ocorrer com os garotos passivos. Alguns boys so apenas passivos, outros ativos, outros fazem os dois (total flex, como dizem eles) e estes fatos parecem marcadores fundamentais de suas identidades sexuais (homo ou heterossexual), de seus objetivos na prostituio (ganhar dinheiro, aproveitar) e de seus limites simblicos e corporais. Diversos tericos tm debatido os mecanismos simblicos usados por profissionais do sexo como forma de separar no s a identidade dentro e fora do trabalho, mas tambm a atividade sexual com parceiros daquela com clientes, alm de assegurar um carter profissional a suas prticas. Destacam que evitam beijar os clientes, que no deixam que toquem algumas partes de seus corpos, que usam preservativo apenas com os clientes e que evitam sentir prazer nas relaes profissionais (Daz-Bentez, 2010; Freitas, 1985; Gaspar, 1985; Moraes, 1996; Pasini, 2000). No caso dos garotos, o principal limite a posio no momento do ato sexual de atividade ou passividade, e a passividade se estende tambm em relao ao sexo oral, sendo que os ativos por vezes no aceitam fazer sexo oral nos clientes, alm de os ativos declararem no sentir prazer com homens. Dentre os nossos entrevistados havia um casado e os demais eram solteiros. O que casado trabalha tambm como servente de pedreiro e no contou para a sua mulher que atua como garoto de programa, dizendo que s vezes faz uns bicos, o que justifica a ausncia em casa e o dinheiro extra que recebe. Dois possuem filhos e ambos tm os nomes e imagens destes tatuados em seus corpos. Em um dos casos, o garoto no fala muito dos filhos, o que talvez se relacione a uma tentativa de proteg-los ou de no misturar a famlia com o que faz na rua. No segundo caso, os filhos so tpico constante nas conversas e o garoto chegou a levar um deles para conversar conosco, querendo nos apresentar a ele e no comeo no gostando que ele ouvisse as conversas, mas isso foi difcil pela vontade do menino de interagir, o que no impediu seu pai e nem os demais de falar sobre seu trabalho, embora por vezes usassem eufemismos.

Dos solteiros, nenhum tem atualmente um relacionamento afetivo fora do ambiente de prostituio e consideram que difcil conjugar as duas coisas, j que a outra pessoa no aceitaria ou teria cimes. Um diz que no gostaria de se envolver afetivamente com algum no momento, j que roda muito, estando cada dia num lugar. Outro relata que sempre que se relaciona com algum, deixa claro o que faz e explica que tem que estar disponvel 24 horas por dia, podendo ter que sair a qualquer instante, o que em geral compreendido pelas parceiras num primeiro momento, mas eventualmente gera cimes e brigas. Alguns optam por ter relacionamentos com mulheres que so tambm profissionais do sexo, o que consideram que facilita, j que ela compreender melhor o que fazem e suas ausncias. O trabalho com o sexo no visto como traio, uma vez que uma relao com um fim monetrio, ou percebida como profissional (Daz-Bentez, 2010). Consideram que as relaes sexuais com um cliente ou com um/uma parceiro/a so diferentes, pela relao que possuem com a pessoa e tambm pela forma como so executadas (de modo mecnico, sem carinho). Afirmam que s vezes melhor fazer sexo com algum que j conhecem ou que tem uma relao mais prxima e de intimidade. Existem algumas regras sobre o que pode ser feito com um cliente e alm dos limites relativos passividade, o principal de no beijar o cliente, pois o beijo seria sinal de afeto, mas isso no impede que faam romancinho, o que pode incluir carcias em pblico ou demonstraes de cimes (Pocahy, 2011). Um deles, no entanto, revela que tem um cliente h trs anos que o procura toda semana e que o nico que ele beija, parecendo que os dois tm uma relao bastante prxima, uma vez que o cliente sabe como ele gosta de transar e o que gosta de beber e o chama de meu namorado de aluguel. Podemos perceber aqui como os limites simblicos podem ser reconstrudos e ressignificados em funo do pagamento ou da relao estabelecida. Foram relatados tambm casos em que o garoto gosta do cliente e nem o cobra pelo programa, o que mostra uma possibilidade de flexibilizao da questo monetria, mas este relato s aparece no caso do garoto que diz gostar de ter relaes sexuais com homens. Dentre os demais, so mais frequentes casos em que se desenvolve uma amizade com o cliente do que um sentimento amoroso ou de carinho. As relaes sexuais na prostituio so vistas como mais mecnicas, o que faz com que ocorram de forma semelhante, como num filme porn, e tambm com que em algumas situaes no se sintam excitados ou no cheguem ao orgasmo, j que o objetivo o orgasmo do cliente e tambm o prazer seria algo que poderia colocar em questo sua
7

heterossexualidade. O fato de ser profissional do sexo afeta a forma de realizar sexo na vida afetiva sendo possvel impressionar, mas por vezes se tornando tambm mecnico e pouco carinhoso, em alguns momentos no envolvendo tanto beijo na boca ou no corpo. Essa impressionada faz com que as garotas muitas vezes prefiram o sexo mais profissional, embora um dos nossos entrevistados tenha nos contado que com uma namorada que tambm era garota de programa, mas que era carinhosa com os clientes, tenha aprendido a voltar a ser mais carinhoso, menos mecnico e se envolver nas relaes, inclusive profissionais. Consideraes finais A partir do nosso breve contato com os garotos de programa, pudemos observar a forma como as categorias que nos propusemos a estudar: as relaes afetivas, sexuais e o trabalho, se articulam de formas diversas. Assim, a relao sexual que mais mecnica e tcnica com os clientes, gera mais mecanicidade nas relaes com os parceiros, por vezes reduzindo o carinho e os beijos, mas por outras tornando estas mais prazerosas. J as relaes com os clientes em momentos assumem configuraes de romancinho, em que h troca de beijo e de carinho, em algumas situaes envolvendo afeto. O trabalho aparece como algo que se separa da vida, pela ocultao da atividade ou pela escolha de nomes diferentes, mas ao mesmo tempo os filhos esto tatuados nos braos e presentes nos encontros, as esposas vo ao GAPA, e o recebimento do dinheiro advindo da prostituio ajuda no seu sustento. O trabalho tambm permite uma resignificao da prpria identidade fora dele e de sua busca por ser uma pessoa diferente, mais parecida com a imagem que passa na prostituio. Existem marcadores simblicos que servem para criar fronteiras que separam estas categorias, mas estes no so rgidos e esto constantemente sendo reconstrudos e resignificados. A prostituio se mostra como um lugar de transgresso e de consolidao de parmetros de gnero (Daz-Bentez, 2010). Por um lado permite que as relaes afetivas sejam construdas a partir de novos padres, operando por regras prprias que questionam noes generificadas tradicionais sobre o prazer ou sobre as relaes afetivas de modo que so criados novos limites que definem quais relaes sexuais podem ser mantidas fora do relacionamento afetivo, no sendo considerada traio as relaes realizadas por dinheiro. Por outro, aparecem posturas que no colocam em dvida estes padres, mas que os consolidam, como a dicotomia entre atividade e passividade e as representaes advindas desta.

Referncias bibliogrficas Barbosa da Silva, J. F. (2005). Lembranas passadas a limpo: a homossexualidade masculina em So Paulo. Homossexualismo em So Paulo e outros escritos (pp. 215-238). So Paulo: Unesp. Barreto, L. C. (2008). Prostituio, gnero e sexualidade: hierarquias sociais e enfrentamentos no contexto de Belo Horizonte. Dissertao (Mestrado em Psicologia), Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Bozon, M. (2004). Sociologia da sexualidade (p. 170). Rio de Janeiro: Editora FGV. Braz, C. A. D. (2010). Mas agora confessa...: Notas sobre clubes de sexo masculinos. Sexualidad, Salud y Sociedad - Revista Latino Americana, 4(4), 127-156. Rio de Janeiro. Daz-Bentez, M. E. (2010). Nas redes do sexo: os bastidores do porn brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar. Femenas, M. L. (2007). Esbozo de un feminismo latinoamericano. Revista Estudos Feministas, 15(1), 11-25. Florianpolis. Fonseca, C. (1999). Quando cada caso no um caso: pesquisa etnogrfica e educao. Revista Brasileira de Educao, 10, 58-78. Rio de janeiro. Fonseca, C. (2006). Da circulao de crianas adoo internacional: questes de pertencimento e posse. Cadernos Pagu, (26), 11-43. Campinas. Foote-Whyte, W. (1980). Treinando a observao participante. In A. Z. Guimares (Ed.), Desvendando mscaras sociais (pp. 77-86). Rio de Janeiro: Francisco Alves. Freitas, R. S. de. (1985). Bordel, bordis: negociando identidades (1st ed.). Petrpolis: Vozes. Gaspar, M. D. (1985). Garotas de programa: prostituio em Copacabana e identidade social (1st ed.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. Geertz, C. (1989). A interpretao das culturas (p. 213). Rio de Janeiro: LTC - Livros Tcnicos e Cientficos Editora SA. Retrieved from http://files.jornalpsi.webnode.com/200000289-669cd67969/biblio MODELO assunto V2003.doc Machado, L. Z. (1994). Campo intelectual e feminismo: alteridade e subjetividade nos estudos de gnero. Srie Antropologia, 1(170), 1-28. Braslia. Marcus, G. (1986). Afterword: ethnographic writing and anthropological careers. In J. Clifford & J. Marcus (Eds.), Writing cultures: the poetics and politics of etnography (pp. 262-266). Berkeley, Los Angeles and London: University of California Press. Moraes, A. (1996). Mulheres da Vila: prostituio, identidade social e movimento associativo. Petrpolis: Vozes.
9

Pasini, E. (2000). Limites simblicos corporais na prostituio feminina. Cadernos Pagu, 14(14), 181-200. Campinas. Peirano, M. (1995). A favor da etnografia. Rio de Janeiro: Relume Dumar. Perlongher, N. (2008). O negcio do mich. So Paulo, So Paulo, Brasil: Editora Fundao Perseu Abramo. Pocahy, F. (2011). Entre vapores e dublagens: dissidncias homo/erticas nas tramas do envelhecimento. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

10

Anda mungkin juga menyukai