Anda di halaman 1dari 4

AO PENAL 470 E O ANTAGONISMO ENTRE AS MAIS DIVERSAS FONTES MIDITICAS

Desde que Roberto Jefferson realizou sua denncia ao Povo Brasileiro sobre a existncia do Mensalo em 2005, o qual resultou na Ao Penal 470 impetrada pelo Ministrio Pblico Federal e que teve seu trmite no Supremo Tribunal Federal, durante esses 8 (oito) anos, tal caso gera muita discusso. Entretanto, mais do que nunca os Princpios Constitucionais, de Tratados Internacionais (como a Conveno Internacional dos Direitos Humanos) estiveram, se no totalmente, parcialmente se dobraram perante a grande Mdia Brasileira. O Devido Processo Legal, o Contraditrio, a Ampla Defesa e o Duplo Grau de Jurisdio (no presente na Magna Carta, entretanto, presente no Pacto de So Jos da Costa Rica, o que tornaria inaplicvel a Ao Penal por Conexo nesse caso) restaram, mais uma vez, esquecidos pela Mdia, tentando dobrar e moldar o Direito Penal e Constitucional ao seu bel prazer. A Folha de So Paulo, Carta Maior e outras fontes levantaram suas vozes para cobrir o julgamento, entretanto, da maneira que entendem sobre cobertura jornalstica. Felizmente, percebemos que h pessoas engajadas a revelarem as grandes discrepncias acerca da Mdia e como querem, assim tentar ou conseguir , manipular o povo. A Universidade Federal de Outro Preto SP, possui o Blog Crtico Citricamente Crtico, como atividade da cadeira ministrada no 5 semestre de Jornalismo Crtica da Mdia. Juara Brites, professora responsvel por essa to importante disciplina, nos diz a que veio o Blog1:
Esse espao destina-se a publicar exerccios dos alunos da disciplina Crtica de Mdia, ministrada no 5 perodo do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto. Trata-se da observao de matrias jornalsticas, em vrias plataformas, pelas quais os alunos aplicam mtodos de anlise experimentais ou j consagrados. O que se pretende que os futuros jornalistas exercitem a crtica fundamentada, que se diferencia da mera opinio, com o objetivo de aprender a ler as notcias para, no futuro, melhor exercer a profisso. Almeja-se, ainda, que pratiquem o direito que tm, enquanto cidados, de exigir um jornalismo de qualidade, voltado para o interesse pblico. A crtica um dos caminhos para tanto.
1

Contedo disponvel no Blog Crtico Citricamente Crtico. http://www.jornalismo.ufop.br/criticademidia/?page_id=484. Acesso em 09.06.2013.

Criado pelos alunos pioneiros do curso, no segundo semestre letivo de 2010, agora retomado. Desta vez os alunos optaram por dividir-se em grupos para trabalhar vrias plataformas: impressa, audiovisual, redes sociais portais, mdia local, blogs e reflexes tericas.

Nesse Blog, vemos que h anlises dialticas quanto ao Mensalo, sob a tica da Carta Maior e da Veja, por exemplo. Porm, antes de as contradies serem ntidas, tudo comea na ideologia partidria que cada informativo segue. A Carta Maior declaradamente esquerdista, enquanto que a Veja no possui identidade partidria definida. A Veja, que ajudou na queda do Presidente Fernando Collor de Melo, tambm crucificou Lula e Jos Dirceu perante o Mensalo. Ao menos, aparentemente, a Carta Maior tende a ser um pouco mais imparcial em razo desta, entretanto, no podemos esquecer que possui sua ideologia poltica definida: da Frente Esquerda. Prosseguindo: o Blog2 supracitado nos traz a divergncia das notcias referentes ao 33 (trigsimo terceiro) dia do Julgamento da Ao Penal 470. Enquanto a Carta Maior3 apresenta uma matria rica em detalhes, baseando-se to somente nos votos proferidos pelos Ministros do Pretrio Excelso, mostrando, at mesmo, quem votou contra ou a favor da denncia em relao a esse dia (foram julgados os rus Jos Dirceu, Jos Genono e Delbio Soares por maioria de votos), a Veja4, to somente, resume-se a dizer que o STF condena Dirceu, senhor do PT e do Mensalo. Segundo o Blog Crtico Citricamente Crtico5, a Revista Veja possui uma identidade partidria de extrema direita, pois, a mesma (...) elabora uma reportagem baseada em poucas falas dos ministros e se concentra em criar uma imagem relacionando Jos Dirceu e todos os seus crimes ao partido do qual era filiado. Claramente percebemos que a Revista Veja, ao no pronunciar-se a respeito de sua ideologia poltica, isso se torna vantajoso, pois, se h um partido em alvo de escndalos, a Veja critica. Se o mesmo partido a possvel soluo de um
2

Blog Crtico Citricamente Crtico. Carta Maior e Veja: Cobertura do 33 dia de Julgamento do Mensalo. Disponvel em http://www.jornalismo.ufop.br/criticademidia/?p=785. Acesso em 09.06.2013. 3 Carta Maior. STF alcana maioria para condenar Dirceu, Genoino e Delubio. Disponvel em http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=21047. Acesso em 09.06.2013. 4 Veja. STF condena Dirceu, senhor do PT e do Mensalo. Disponvel em http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/stf-condena-dirceu-senhor-do-pt-e-do-mensalao. Acesso em 09.06.2013. 5 Idem.

outro escndalo, esse partido, outrora duramente criticado, ser apoiado pela Veja! No h muito a dizer sobre isso, ainda mais que a Veja quebrou, totalmente, os Princpios do Contraditrio e do Devido Processo Legal, no somente nessa fase sentencial, pois se debruou na ideologia poltica de direita extremista desde o princpio. Vejamos a capa6 da Revista Veja do ano de 2005:

A Revista aponta, na Capa, uma Pesquisa, apontando que o PT desonesto, em 48% dos entrevistados e que Lula sabia da corrupo, com dados de 55% das pessoas entrevistadas. No h a possibilidade maior de comentrios a respeito. Portanto, vemos que a Carta Maior, embora esquerdista declarada, se esfora muito em relao a Revista Veja em manter a imparcialidade e dar, aos rus da Ao Penal 470, a possibilidade do Contraditrio e para que o leitor pense a respeito e estabelea sua opinio sobre o caso, ao invs de iludir e induzir o mesmo

Disponvel em http://veja.abril.com.br/160512/imagens/listas/mensalao-05.jpg. Acesso em 09.06.2013.

para um pensamento to somente: qualquer Petista fez parte do Mensalo e o PT sempre ser o pior partido poltico para se envolver.

Anda mungkin juga menyukai