Anda di halaman 1dari 14

O Caso Julia Gomes Lund e outros vs.

Brasil

Autor: Luc Athayde

De 1969 at 1974, durante o governo Mdici, foi instaurada um ofensiva contra os grupos de armados de oposio, representando pice do perodo repressivo. De 1974 at 1979, no governo Geisel, desaparecimento forado tornou-se a regra (86). A Guerrilha do Araguaia era um movimento de resistncia formado po membros do Partido Comunista do Brasil, visando construo de u exrcito popular de libertao para combater o regime militar (88). Entre abril de 1972 e janeiro de 1975, as foras armadas, com u contigente de aproximadamente 3 a 10 mil oficiais, fizeram repetida ncurses visando adquirir informaes e reprimir a guerrilha. A par de 1973 a ordem passou a ser de eliminar os integrantes da guerrilh 89). Ao final de 1974 no haviam mais guerrilheiros e existe nformaes que os seus corpos foram desenterrados da selva queimados ou jogados nos rios da regio (90).

Em 28 de agosto de 1979, foi aprovada a Lei n 6.683, conhecid como Lei de Anistia. Com fundamento nessa lei, at os dias atuais Estado no investigou, processou ou sancionou penalmente o esponsveis pelas violaes de direitos humanos perpetrada durante o perodo ditatorial ( 134). Em 19 de fevereiro de 1982, familiares de desaparecidos da Guerrilh do Araguaia iniciaram uma ao cvel contra a Unio, solicitand nformaes sobre a a localizao de seus familiares. Apenas e unho de 2003 o pedido foi declarado procedente, tendo transitado e ulgado a sentena em 09 de outubro de 2007, sendo mandada par execuo. Em 29 de abril de 2010, o STF julgou a ADPF 153, interposta pe OAB, que colocava em questo a compatibilidade da Lei de Anist com a Constituio. Essa foi declarada por 7 votos a 2 com mprocedente, gerando uma deciso vinculante erga omnes qu mantm a lei de anistia vigente no ordenamento interno (136).

ncompetncia ratione temporis para fatos antes de 1998 alta de interesse processual pelo Estado ter adotado medidas para cumprir a ecomendaes da CIDH. alta de esgotamento dos recursos internos: ADPF 153; ao ordinria d onhecimento; ao civil pblica do MP para obteno de documentos; a enal subsidiria da pblica; ao ordinria civil de indenizao e pedidos sob ei 9.140. egra da quarta instncia e ADPF 153: "Em numerosas ocasies, a Cor nteramericana afirmou que o esclarecimento quanto violao ou no, pe stado, de suas obrigaes internacionais, em virtude da atuao de seus rgo udiciais, pode levar este Tribunal a examinar os respectivos processos interno nclusive, eventualmente, as decises de tribunais superiores, para estabelec ua compatibilidade com a Conveno Americana (...). No presente caso, n e solicita Corte Interamericana a realizao de um exame da Lei de Anist om relao Constituio Nacional do Estado, questo de direito intern ue no lhe compete e que foi matria do pronunciamento judicial n rguio de Descumprimento No. 153, mas que este Tribunal realize u ontrole de convencionalidade, ou seja, a anlise da alegad ncompatibilidade daquela lei com as obrigaes internacionais do Bra

ADH c/c art. 1.1):

dicionalmente, no Direito Internacional, a jurisprudncia dest Tribunal foi precursora da consolidao de uma perspectiv abrangente da gravidade e do carter continuado ou permanente d gura do desaparecimento forado de pessoas, na qual o ato d desaparecimento e sua execuo se iniciam com a privao d berdade da pessoa e a subsequente falta de informao sobre se destino, e permanece enquanto no se conhea o paradeiro d pessoa desaparecida e se determine com certeza sua identidade. Em onformidade com todo o exposto, a Corte reiterou que desaparecimento forado constitui uma violao mltipla de vrio direitos protegidos pela Conveno Americana, que coloca a vtima em um estado de completa desproteo e acarreta outras violae onexas, sendo especialmente grave quando faz parte de um padro sistemtico ou prtica aplicada ou tolerada pelo Estado." Dever de investigar desaparecimentos forados: tipificao no direit nterno e remoo de obstculos normativos ou de outra ndole par nvestigao e responsabilizao.

om a CADH (arts. 8 e 25 c/c 1.1 e 2)

ever de investigar graves violaes de direitos humanos e sancionar o esponsveis. Estados devem prevenir, investigar e punir toda violao dos direito umanos reconhecidos pela Conveno e procurar, ademais, estabelecimento, caso seja possvel, do direito violado e, se for aso, a reparao dos danos provocados pela violao dos direito umanos. Se o aparato estatal age de modo que essa violao fiqu mpune e no se reestabelece, na medida das possibilidades, vtim plenitude de seus direitos, pode-se afirmar que se descumpriu ever de garantir s pessoas sujeitas a sua jurisdio o livre e plen xerccio de seus direitos". T]odos os rgos internacionais de proteo de direitos humanos, iversas altas cortes nacionais da regio, que tiveram a oportunidade d ronunciar-se a respeito do alcance das leis de anistia sobre grave iolaes de direitos humanos e sua incompatibilidade com a brigaes internacionais dos Estados que as emitem, concluram qu ssas leis violam o dever internacional do Estado de investigar e sanciona

om a CADH (arts. 8 e 25 c/c 1.1 e 2)

o inadmissveis as disposies de anistia, as disposies d rescrio e o estabelecimento de excludentes de responsabilidad ue pretendam impedir a investigao e punio dos responsve or graves violaes dos direitos humanos,como a tortura, a xecues sumrias, extrajudiciais ou arbitrrias, e o esaparecimentos forados, todas elas proibidas, por violar direito nderrogveis reconhecidos pelo Direito Internacional dos Direito umanos Dada sua manifesta incompatibilidade com a Conveno Americana, a isposies da Lei de Anistia brasileira que impedem a investigao ano de graves violaes de direitos humanos carecem de efeito urdicos. Em consequncia, no podem continuar a representar u bstculo para a investigao dos fatos do presente caso, nem para dentificao e punio dos responsveis, nem podem ter igual ou simila mpacto sobre outros casos de graves violaes de direitos humano onsagrados na Conveno Americana ocorridos no Brasil". iolao dos artigos 8 e 25 c/c 1.1 e 2 da CADH.

om a CADH (arts. 8 e 25 c/c 1.1 e 2)

Quanto alegao das partes a respeito de que se tratou de um nistia, uma auto-anistia ou um acordo poltico, a Corte observa omo se depreende do critrio reiterado no presente caso (supr ar. 171), que a incompatibilidade em relao Conveno inclu s anistias de graves violaes de direitos humanos e no s stringe somente s denominadas autoanistias. Alm disso omo foi destacado anteriormente, o Tribunal, mais que a ocesso de adoo e autoridade que emitiu a Lei de Anistia, s m sua ratio legis: deixar impunes graves violaes ao direit ternacional cometidas pelo regime militar. A incompatibilidad as leis de anistia com a Conveno Americana nos casos d aves violaes de direitos humanos no deriva de uma quest rmal, como sua origem, mas sim do aspecto material na medid m que violam direitos consagrados nos artigos 8 e 25, em rela om os artigos 1.1. e 2 da Conveno".

om a CADH (arts. 8 e 25 c/c 1.1 e 2)

ontrole de convencionalidade: juzes estao submetidos CADH, devendo zelar para que suas disposies no sejam nfraquecidas pela aplicao de normas contrrias ao se bjeto e fim. Obrigao de exercer um controle d onvencionalidade entre as normas internas e as da CADH. O Tribunal observa que no foi exercido o controle d onvencionalidade pelas autoridades jurisdicionais d Estado e que, pelo contrrio, a deciso do Suprem ribunal Federal confirmou a validade da interpretao da Le e Anistia, sem considerar as obrigaes internacionai o Brasil derivadas do Direito Internacional, particularment quelas estabelecidas nos artigos 8 e 25 da Conven Americana, em relao com os artigos 1.1 e 2 d mesmo instrumento".

Direito de buscar e receber informao em poder do Estado rincpio da mxima divulgao; direito a receber um esposta negativa fundamentada, com as excees prevista a CADH; no h necessidade de comprovar interesse.

Este tribunal tambm determinou que toda a pessoa nclusive os familiares das vtimas de graves violaes d ireitos humanos, tem o direito a conhecer a verdade.

Direito de acesso justia. Obrigao de investigar com orma de remediar violao do direito a conhecer a verdade Vinculado neste caso pelo direito a buscar a recebe nformao.

Em casos de violaes de direitos humanos, as autoridade statais no podem amparar em mecanismos como egredo de Estado ou a confidencialidade da informao, o m razes de interesse pblico ou segurana nacional, par eixar de aportar informao requerida pelas autoridade udiciais ou administrativas encarregadas da investigao o rocessos pendentes. Do mesmo modo, quando se trata d nvestigao de um fato punvel, a deciso de qualificar com igilosa a informao e de negar sua entrega, jamais pod epender exclusivamente de um rgo estatal a cujo membros seja atribuda a prtica do ato ilcito. Outrossim ampouco pode ficar sujeita sua discricionariedade eciso final sobre a existncia da documentao solicitada.

Estado violou o artigo 13, em relao com os artigos 1.1 1 e 25 da CADH, considerando que o Estado no entregou da a informao sob sua tutela quando lhe foi solicitada entro do procedimento da Ao Ordinria (ajuizada po miliares para ter acesso a informaes sobre seus arentes) e no fundamentou a sua negativa a prestar a formao (demonstrando que adotou todas as medidas a eu alcance para comprovar que efetivamente a informao olicitada no existia);

o contrrio, amparou-se na suposta falta de prova da xistncia dos documentos solicitados, o que possibilita a uao discricionria e arbitrria do Estado de facilitar ou o determinada informao e gera insegurana jurdica a speito do exerccio do direito de acesso informao (

O Estado deve conduzir eficazmente, perante a jurisdi ordinria, a investigao penal dos fatos do presente caso a fim de esclarec-los, determinar as correspondente esponsabilidades penais e aplicar efetivamente as sanes consequncias que a lei preveja. O Estado deve realizar todos os esforos para determinar paradeiro das vtimas desaparecidas e, se for o caso, identificar entregar os restos mortais a seus familiares. O Estado deve oferecer o tratamento mdico e psicolgico o psiquitrico que as vtimas requeiram e, se for o caso, pagar montante estabelecido; O Estado deve realizar um ato pblico de reconhecimento d esponsabilidade internacional a respeito dos fatos do present caso; O Estado deve realizar as publicaes ordenadas;

O Estado deve adotar, em um prazo razovel, as medidas qu ejam necessrias para tipificar o delito de desaparecimento orado de pessoas em conformidade com os parmetros nteramericanos.

O Estado deve continuar desenvolvendo as iniciativas de usca, sistematizao e publicao de toda a informao obre a Guerrilha do Araguaia, assim como da informao elativa a violaes de direitos humanos ocorridas durante o egime militar, garantindo o acesso mesma

O Estado deve pagar as quantias fixadas a ttulo de ndenizao por dano material, por dano imaterial

Anda mungkin juga menyukai