Anda di halaman 1dari 7

11 Transformadores O transformador um dispositivo eletromagntico que converte energia eltrica em magntica e retorna para energia eltrica.

. O objetivo alterar o nvel de tenso mantendo a frequncia constante.

O enrolamento primrio P possui N1 espiras e o enrolamento secundrio S, N2 espiras. Ao considerar que o enrolamento primrio com resistncia nula, a queda de tenso hmica zero. Se o fluxo varia harmonicamente em qualquer instante pode ser representado por:

Observa-se que o fluxo senoidal induz uma fem senoidal no qual est atrasada 90 em relao ao fluxo. O valor mximo da fem induzida dado por:

A tenso eficaz:

Ao considerar que o enrolamento secundrio no possui carga pode-se observar o comportamento das perdas no ncleo, ou a vazio.

Nesse caso, I0 est adiantado do fluxo principal de um ngulo de avano de histerese .

A corrente primria a vazio pode ser considerada como a resultante de duas componentes, no qual, a corrente I em fase com o fluxo denominada como corrente de magnetizao. A outra componente Ih+e em fase com a componente E1 da tenso denominada como componente de potncia. A fmm devido a corrente no primrio produz uma diferena de potencial magntico no enrolamento. Est diferena de potencial magntica denominada como fluxo de disperso. O fluxo de disperso do primrio no acopla com o fluxo do enrolamento secundrio. Ao considerar a resistncia hmica no enrolamento primrio R1, a tenso V1 produz uma queda de tenso I0R1 em fase com a corrente I0. A tenso V1 deve ser a soma geomtrica: (a) da componente E1 igual e oposta a fem induzida pelo fluxo; (b) I0X1, a queda da reatncia de disperso, igual e oposta a fem induzida pelo fluxo de disperso; (c) da queda hmica, I0R1 em fase com I0. A soma geomtrica de I0R1 e I0X1 resulta em I0Z1, em que Z1 denominada de impedncia de disperso do primrio. A queda de tenso na impedncia de disperso da ordem de poucos 1% de V1. 11.1 Impedncia e Admitncia de Excitao A corrente de excitao pode ser escrita como:

Em que Z0 a impedncia de excitao em ohms e Y0 a admitncia de excitao em siemens. Em notao complexa:

O sinal negativo de E1 indica que I0 deve ser considerada para ser produzida pela componente de V1 no qual estabelece a tenso induzida. Pelo diagrama fasorial, a fem induzida est no eixo horizontal:

O termo G0E1 representa a componente da corrente de excitao em fase com E1 e Ih+e. O termo jB0E1 a componente da corrente a vazio em quadratura com E1 que a corrente I. Assim,

A impedncia e a admitncia de excitao so dadas pelas expresses:

11.2 Diagrama fasorial do transformador sob as condies de carga Quando os terminais do enrolamento secundrio do transformador so curto-circuitados, o fluxo mtuo principal induz uma fem E2:

Quando os terminais do enrolamento secundrio so conectados a uma impedncia Z, a corrente no secundrio dada por:

A corrente I2 est deslocada da tenso E2 pelo ngulo 2:

O diagrama fasorial do transformador sob condio de carga :

Exemplo: Se as perdas no ncleo e os volts-ampres de excitao do ncleo para Bmax=1,5 T e 60 Hz so Pc=15 W e (VI)ef=25 VA e a tenso induzida foi de 194 V eficazes, quando o enrolamento possui 200 espiras.

Determine o fator de potncia, a corrente Ic das perdas no ncleo e a corrente de magnetizao Im.

Fator de Potncia:

15 = 0, 60 25 = 53,13 cos =
Corrente de excitao: I = 25 194 = 0,1289 Aef Componente de perdas no ncleo: I c = 15 194 = 0, 077 Aef Componente de magnetizao: I m = I . sen = 0,103 Aef

Relao de Transformao

A corrente I2 a corrente secundria reduzida (referida) ao termo primrio. A fem secundria E2 reduzido ao primrio :

Portanto, a corrente secundria referida ao primrio deve ser dividida pela relao de transformao, enquanto que a tenso secundria deve ser multiplicada. Para determinar os fatores da resistncia, reatncia e impedncia secundria referente ao primrio :

As quantidades do secundrio referidas ao primrio so:

Exemplo: Um transformador 10 kVA, 440/110 V, 60 Hz tem a resistncia primria de 0,5 , uma resistncia do secundrio de 0,032 , e reatncias de disperso de 0,9 e 0,06 do primrio e secundrio, respectivamente. A relao de transformao 4. A resistncia do secundrio referente ao primrio :

Relaes Matemticas e o Circuito Equivalente

Ao considerar a relao de transformao igual a 1 (N1=N2), a corrente no secundrio em termos dos parmetros primrios :

Pelo diagrama fasorial,

Pelo diagrama fasorial, a tenso V1 a soma geomtrica de E1, I1R1 e I1X1:

A impedncia equivalente total do transformador:

O circuito equivalente do transformador :

Bibliografia: [1] Langsdorf, A.S., Theory of Alternating-Current Machinery, cap. 1. [2] Fitzgerald, A.E., Mquinas Eltricas, cap. 2.

Anda mungkin juga menyukai