Anda di halaman 1dari 31

Instrumentao

Temperatura

Termometria Introduo Termometria significa "Medio de Temperatura", o termo mais abrangente que inclui tanto a pirometria como a criometria que so casos particulares de medio. Pirometria - Medio de altas temperaturas, na faixa onde os efeitos de radiao trmica passam a se manifestar. Criometria - Medio de baixas temperaturas, ou seja, aquelas prximas ao zero absoluto de temperatura. Temperatura na Indstria A temperatura uma das variveis mais importantes na indstria de processamento. Praticamente todas caractersticas fsico-qumicas de qualquer substncia alteram-se de uma forma bem definida com a temperatura. Exemplificando: Dimenses (Comprimento, Volume). Estado Fsico (Slido, Lquido, Gs). Densidade. Viscosidade. Radiao Trmica. Reatividade Qumica. Condutividade. PH. Resistncia Mecnica. Maleabilidade, Ductilidade.

80

SENAI

Instrumentao

Assim, qualquer que seja o tipo de processo, a temperatura afeta diretamente o seu comportamento provocando por exemplo:- Uma acelerao ou desacelerao do ritmo de produo. - Uma mudana na qualidade do produto. - Um aumento ou diminuio na segurana do equipamento e/ou pessoal. - Um maior ou menor consumo de energia. Conceito de Temperatura Temperatura uma propriedade da matria, relacionada com o movimento de vibrao e/ou deslocamento dos tomos de um corpo. Todas as substncias so constitudas de tomos que por sua vez, se compe de um ncleo e um envoltrio de eltrons. Normalmente estes tomos possuem uma certa energia cintica que se traduz na forma de vibrao ou mesmo deslocamento como no caso de lquidos e gases. Baseado nesta conceituao, pode-se definir a temperatura da seguinte forma: "Temperatura a propriedade da matria que reflete a mdia da energia cintica dos tomos de um corpo". Na prtica, a temperatura representada em uma escala numrica, onde, quanto maior o seu valor, maior a energia cintica mdia dos tomos do corpo em questo. Outros conceitos que se confundem s vezes com o de temperatura so: Energia Trmica. Calor. A Energia Trmica de um corpo a somatria das energias cinticas dos seus tomos, e alm de depender da temperatura, depende tambm da massa e do tipo de substncia. O Calor a energia que se transfere de um corpo para o outro por diferena de temperatura. A temperatura sob ponto de vista da experincia do homem no seu cotidiano, introduz o uso dos termos quente e frio. A sensao de quente o resultado do fluxo de calor de um corpo qualquer para o nosso prprio, decorrente de uma maior temperatura daquele corpo.

Formas de transferncia de calor


SENAI

81

Instrumentao

Conduo (slidos): Transferncia de calor por contato fsico. Um exemplo tpico o aquecimento de uma barra de metal. Conveco (lquidos e gases): Transmisso ou transferncia de calor de um lugar para o outro pelo deslocamento de material. Conveco forada, quando o material aquecido forado a se mover. Conveco natural ou livre, quando o material aquecido se move por diferena de densidade. Radiao (sem contato fsico): Emisso contnua de energia de um corpo para outro, atravs do vcuo ou do ar (melhor no vcuo que no ar, pois no ar parcialmente absorvida). A energia radiante possui a forma de ondas eletromagnticas e propagam-se com a velocidade da luz. Escalas de Temperatura - Relativas As escalas de maior utilizao na industria so : CELSIUS A identificao de uma temperatura na escala Celsius feita com o smbolo "C" colocado aps o nmero (Ex.: 160C). A escala Celsius definida atualmente com o valor zero no ponto de fuso do gelo e 100 no ponto de ebulio da gua. O intervalo entre os dois pontos est dividido em 100 partes iguais, e cada parte um grau Celsius. A denominao "grau centgrado" utilizada anteriormente no lugar de "Grau Celsius", no mais recomendada. FAHRENHEIT A identificao de uma temperatura na escala Fahrenheit feita com o smbolo "F" colocado aps o nmero (Ex. 250F) Historicamente ela foi definida a partir de 3 pontos de referncia 0, 48 e 96, estes nmeros representavam o seguinte:- "... 48 foi definida como sendo o meio entre o frio mais intenso produzido artificialmente por uma mistura de gua, gelo e sal-amonaco, ou mesmo sal comum, e aquela (Temperatura) que encontrada no sangue de um homem saudvel..." 82
SENAI

Instrumentao

Fahrenheit encontrou que na sua escala o ponto de fuso do gelo valia 32 e o de ebulio da gua 212 aproximadamente. Estes pontos, posteriormente foram considerados mais reprodutveis e passaram a ser definidos como exatos e adotados como referncia. Existe uma outra escala relativa, a Reaumur, hoje j praticamente em desuso. Esta escala adota como zero o ponto de fuso do gelo e 80 o ponto de ebulio da gua. O intervalo dividido em oitenta partes iguais. (Representao - Re).

Escalas de Temperatura - Absolutas Tanto a escala Celsius como a Fahrenheit, so relativas, ou seja, os seus valores numricos de referncia so totalmente arbitrrios. Existe entretanto escalas absolutas de temperatura, assim chamadas porque o zero delas fixado no ponto terico onde a temperatura atinge o seu valor mnimo, no ponto onde a energia cintica dos tomos se anula. Se abaixarmos a temperatura continuamente de uma substncia, atingimos um ponto limite alm do qual impossvel ultrapassar, pela prpria definio de temperatura. Este ponto, onde cessa praticamente o movimento atmico, o zero absoluto de temperatura. Zero absoluto: - o estado em que praticamente cessa o movimento atmico. Existem duas escalas absolutas atualmente em uso : Kelvin Rankine.

As escalas absolutas atribuem o valor zero temperatura mais baixa possvel. A escala Kelvin possui a graduao igual a da Celsius, portanto:0 K = -273,15C e 0 R = 273,15C A escala Rankine possui a graduao igual a da Fahrenheit, portanto:0 K = -459,67F e 0 R = 459,67F. evidente que uma escala absoluta no pode ter temperaturas negativas.

SENAI

83

Instrumentao

A Escala Kelvin possui a mesma diviso da Celsius, isto , um grau Kelvin igual um grau Celsius, porm o seu zero se inicia no ponto de temperatura mais baixa possvel, 273,15 graus abaixo do zero da Escala Celsius. A Escala Rankine possui obviamente o mesmo zero da escala Kelvin, porm sua diviso idntica da Escala Fahrenheit. A representao das escalas absolutas anloga s escalas relativas, sem o smbolo de grau "". Exemplo: Kelvin 400K ; Rankine 785 R.

Pontos fixos de temperatura A temperatura interna do corpo humano pode ser considerada como um ponto fixo de temperatura. Entretanto esta temperatura afetada por vrios fatores que diminuem a preciso deste padro. A mudana de estado de substncias puras (fuso, ebulio) normalmente desenvolvida sem alterao na temperatura. Todo calor recebido ou cedido pela substncia utilizado pelo mecanismo de mudana de estado.

oC

PRESSO = 1 Atm DECOMPOSIO DA H2O (H2 + 02 )

1000

374

TEMPERATURA CRTICA VAPOR + GS

L+G
100

L+S
0 T1 T2

PONTO TRIPLO H O(LQUIDO, SLIDO, GASOSO) 2 o (0,01 C)

CALOR LATENTE

CALOR SENSVEL

-273,15

84

SENAI

Instrumentao

Calor sensvel: - a quantidade de calor necessria para que uma substncia mude a sua temperatura at que comece a sua mudana de estado, onde teremos o calor latente. Calor latente: - a quantidade de calor que uma substncia troca por grama durante a mudana de estado.

PONTOS FIXOS - PADRO A mistura de duas ou trs fases (Vapor, Lquido e Slido) em equilbrio, gera o que se convencionou chamar de "Ponto Fixo de Temperatura". Visando uma simplificao nos processos de calibrao, a Comisso Internacional de Pesos e Medidas, relacionou uma srie de pontos fixos secundrios de temperatura, conforme mostrado na Tabela abaixo.

PONTOS FIXOS Ponto de Ebulio do Nitrognio Ponto triplo do Hlio Ponto triplo da gua Ponto de Solidificao do Estanho Ponto de Solidificao do Alumnio Ponto de Ebulio do Oxignio Ponto de Solidificao da Prata Ponto de Solidificao do Cobre Ponto de Solidificao da Platina

TEMPERATURA(C) -195,798 -259,3467 0,010 231,928 660,323 -182,954 961,78 1084.62 1064,180

SENAI

85

Instrumentao

Relaes Bsicas Podemos retirar algumas relaes bsicas entre as escalas a partir da figura abaixo:

100

373

212

672

50

323

122

582

C 0

K 273

R 492

32

CONVERSO DE ESCALAS

CELSIUS X FAHRENHEIT

C F - 32 = 5 9

CELSIUS X KELVIN

K = 273,15 + C

FAHRENHEIT X RANKINE

R= 459,67 + F

KELVIN X RANKINE

K=

R. 5 9

86

SENAI

Instrumentao

Medidores de Temperatura

Os instrumentos de medida da temperatura podem ser divididos em duas grandes classes: 1 Classe Compreende os instrumentos naqueles em que o elemento sensvel est em contato com o corpo cuja temperatura se quer medir. So eles: Termmetros dilatao volumtrica ( slido, lquido, gasoso ) Termmetros resistncia eltrica.. Termmetros par termo eltrico 2 Classe Compreende os instrumentos naqueles em que o elemento sensvel no est em contato com o corpo cuja temperatura se quer medir. So eles: A) Pirmetros radiao total. B) Pirmetros radiao parcial (monocromticos).

Termmetros de Dilatao Volumtrica Princpio de Funcionamento So baseados no fenmeno de dilatao aparente de uma substncia dentro de um recipiente fechado, composto de um reservatrio ligado a um capilar. Com a aplicao de calor ao bulbo, a substncia se expande, subindo pelo capilar, este deslocamento medido em uma escala graduada em temperatura.

SENAI

87

Instrumentao

Termmetro de Vidro Este tipo de termmetro muito utilizado nas industrias, e as substncias mais utilizadas so: - lcool etlico ( tingido de vermelho) para a faixa de -100C a +50 - Mercrio para a faixa de -40C a +648C O termmetro de vidro normalmente utilizado na indstria protegido por uma carcaa metlica, que rosqueada em poo de proteo.

100

10

20

30

40

50

60

70

80

90

Poo de proteo

100

VANTAGENS E DESVANTAGENS As vantagens so: - boa preciso - baixo custo - simplicidade construtiva Desvantagem: muito frgil

-30

-20

-10

10

20

30

40

50

60

70

80

90

0 0

100

120

140

160

180

200

220

240

40

60

80

88

SENAI

Instrumentao

Termmetros de Dilatao de Lquido de Recipiente Metlico Princpio de Funcionamento No termmetro de vidro, a dilatao do lquido observada e medida diretamente atravs se sua parede transparente. No tipo de recipiente metlico, o lquido preenche todo o instrumento e sob o efeito de um aumento de temperatura se dilata, deformando um elemento extensvel, dito sensor volumtrico. O instrumento compreende trs partes:- o bulbo, o capilar e o elemento sensor. O Bulbo: - o elemento termo sensvel do conjunto. Nele fica compreendido a maior parte do lquido do sistema. Dever ficar em contato o mais ntimo possvel com o ambiente onde se quer avaliar a temperatura. O Capilar: - o elemento de ligao entre o bulbo e o sensor volumtrico. Dever conter o mnimo de lquido possvel. Em alguns casos, o capilar substitudo por um pequeno e rgido pescoo de ligao. O Elemento Sensor: - ou de medio o que mede as variaes de volume do lquido encerrado no bulbo. Estas variaes so sensivelmente lineares temperatura, da o fato da escala ser graduada linearmente, isto , em partes iguais.

TERMMETRO DE BULBO DE PRESSO Os termmetros com bulbo de presso, so de trs tipos : - termmetros a presso de lquidos - termmetros a presso de gs - termmetros a presso de vapor Termmetro de Dilatao de Lquido Princpio de Funcionamento Fisicamente um termmetro de dilatao de lquido, consta de um bulbo, elemento de medio e capilar de ligao entre estes dois elementos. O conjunto preenchido com um lquido a alta presso e com a variao da temperatura, o lquido varia a fora que incide no sensor.

SENAI

89

Instrumentao

Tipos de Lquido de Enchimento : Mercrio - para temperatura entre -35 e +550C. lcool - para temperatura entre -50 e +150C. Xileno - para temperatura entre -40 e +400C.
SENSOR VOLUMTRICO

PONTEIRO

BRAO DE LIGAO SETOR DENTADO CAPILAR

LQUIDO

MERCRIO LCOOL ETLICO

BULBO

Notas: 1. O mercrio (HG) o mais usado entre os lquidos apresentados. No caso de seu uso, o material do bulbo, capilar e o sensor no poder ser de cobre ou ligas do mesmo. Quando o lquido utilizado mercrio, o material de construo mais comum do termmetro ao 1020 ou 316 (inox). 2. A presso de enchimento do termmetro de cerca de 50atm, o que justifica a faixa de utilizao ultrapassar os limites do ponto de ebulio dos lquidos.

90

SENAI

Instrumentao

Elementos de medio:- Basicamente pode ser de trs tipos:- Bourdon, Espiral e Helicoidal. O material de construo normalmente bronze fosforoso, cobre, berlio, ao inox e ao carbono. O elemento de ligao do elemento ao ponteiro igual ao usado em manmetros.

HELICOIDAL

ESPIRAL

BOURDON

Termmetro de Dilatao de Gs Princpio de Funcionamento Fisicamente idntico ao termmetro de dilatao de lquido, consta de um bulbo, elemento de medio e capilar de ligao entre estes dois elementos. O volume do conjunto sensivelmente constante e preenchido com um gs a alta presso. Com a variao de temperatura o gs varia sua presso conforme, aproximadamente, a lei dos gases perfeitos. O elemento de medio neste caso opera como medidor de presso. Tipos de Gs de Enchimento Hlio (He) - temperatura crtica = 267,8C. Hidrognio (H2) - temperatura crtica = 239,9C. Nitrognio (N2) - temperatura crtica = 147,1C. Dixido de Carbono (CO2) - temperatura crtica = 31,1C.

SENAI

91

Instrumentao

CAPILAR

GS

BULBO

Nota:- O gs mais utilizado o N2 e geralmente enchido com uma presso de 20 a 50atm, na temperatura mnima a medir. Sua faixa de medio vai de -100C 600C, o limite inferior o do prprio gs ao se aproximar da temperatura crtica, e o superior do recipiente devido a maior permeabilidade ao gs, o que acarretaria a sua perda inutilizando o termmetro.

Termmetro a Tenso de Vapor Princpio de Funcionamento Tambm fisicamente idntico ao de dilatao de lquidos. Possui um bulbo e um elemento de medio ligados entre si por meio de um capilar. O bulbo parcialmente cheio de um lquido voltil em equilbrio com o seu vapor. A presso do vapor funo exclusiva do tipo de lquido e da temperatura.

92

SENAI

Instrumentao

Tipos de Lquidos de Enchimento A tabela apresenta os lquidos mais utilizados e seus respectivos pontos de fuso e ebulio.

LQUIDO

PONTO DE FUSO (C)

PONTO DE EBULIO (C)

Cloreto de Metila Butano ter Etlico Tolueno Dixido de Enxofre Propano

- 139 - 135 - 119 - 95 - 73 - 190

- 24 - 0,5 + 34 + 110 - 10 - 42

CAPILAR COM GLICERINA

CAPILAR COM VAPOR OU LQUIDO

BULBO VAPOR LQUIDO VOLTIL

BULBO VAPOR LQUIDO VOLTIL

SENAI

93

Instrumentao

Termmetro dilatao de slido ou Termmetro Bimetlico Princpio de Funcionamento A operao deste tipo de termmetro se baseia no fenmeno da dilatao linear dos metais com a temperatura. sabido que o comprimento de uma barra metlica varia com a temperatura segundo a frmula aproximada: O Bimetal Fixando-se duas lminas metlicas com coeficientes de dilatao diferentes de maneira indicada na figura, e submetendo o conjunto assim formado a uma variao de temperatura, observa-se um encurvamento que proporcional temperatura. O encurvamento devido as diferentes coeficientes de dilatao dos dois metais, sendo o segmento de crculo a forma geomtrica que comporta as duas lminas com comprimentos diferentes. Evidentemente, fixando-se uma extremidade da lmina bimetlica, o movimento da outra ponta representar a temperatura da mesma. A sensibilidade deste sistema bem superior do apresentado na figura anterior, sendo tanto maior quanto for o comprimento da lmina e a diferena entre os dois coeficientes de dilatao dos metais. Um termmetro elementar baseado no efeito bimetlico apresentado na figura a seguir.

A > B

MATERIAL A

MATERIAL B

94

SENAI

Instrumentao

O Termmetro Bimetlico Na prtica a lmina bimetlica enrolada em forma de espiral ou hlice, o que aumenta mais ainda a sensibilidade do sistema. O termmetro mais usado o de lmina bimetlica helicoidal. E consiste de um tubo bom condutor de calor, do interior do qual fixada um eixo que por sua vez recebe um ponteiro que se desloca sobre uma escala. Normalmente o eixo gira de um ngulo de 270 para uma variao de temperatura que cubra toda a faixa do termmetro. A faixa de trabalho dos termmetros bimetlicos vai aproximadamente de -50C 800C, sendo a escala sensivelmente linear. A exatido normalmente garantida de 2% do valor mximo da escala. Usualmente, as lminas bimetlicas so submetidas a tratamentos trmicos e mecnicos aps a confeco, usando a estabilizao do conjunto (repetibilidade).

ESPIRAL

HELICOIDAL

APOIO

HASTE DE TRANSMISSO

METAL HELICOIDAL

APOIO

SENAI

95

Instrumentao

Termmetro de Resistncia Princpio de Funcionamento O princpio de medio de temperatura por meio de termmetros de resistncia, repousa essencialmente sobre a medio de variao da resistncia eltrica de um fio metlico em funo da temperatura. A relao matemtica entre a resistncia de um condutor e sua temperatura dada pela frmula aproximada: R = Ro (1 + t) Equao n1 Onde: R = resistncia tC. Ro = resistncia 0C. = coeficiente de variao de resistncia do metal com a temperatura. t = temperatura. Esta frmula nos diz que a resistncia varia linearmente com a temperatura, porm a rigor o coeficiente de variao de resistncia () muda de valor para cada faixa de temperatura, o que limita o uso da frmula apenas para pequenas variaes de temperatura.

Tipos de Metal Utilizados e Faixa de Utilizao: Os metais utilizados com maior frequncia na confeco de termo resistncia so:- platina (Pt) - nquel (Ni) - cobre (Cu) A faixa de utilizao aproximada dos trs metais mostrada a seguir:PLATINA - faixa - 200 600C (excepcionalmente 1200C) - Ponto de Fuso 1774C. NQUEL - faixa - 200 300C - Ponto de Fuso 1455C. COBRE - faixa - 200 120C - Ponto de Fuso 1023C. Tipos de Construo: Normalmente a termoresistncia constituda de um fio muito fino, enrolado sobre um suporte isolante que poder ser de mica, vidro ou cermica. Este conjunto isolado e 96
SENAI

Instrumentao

encapsulado em vidro ou cermica, tornando a resistncia assim constituda, isolada do meio ambiente. O termo elemento pode ser protegido por uma fina capa metlica e ser utilizado dentro do poo de proteo.

ENROLAMENTO DE PLATINA

VIDRO, QUARTZO OU CERMICA

TERMINAIS DE PRATA OU COBRE

ENROLAMENTO DE NQUEL

CARRETEL DE MICA, CELERON

As extremidades dos fios de resistncia so soldados em fios de prata ou cobre, que por sua vez vo ter a um bloco terminal existente no cabeote do poo de proteo. Em casos especiais so fabricados termo resistncias duplas no mesmo conjunto, seja para maior segurana ou para acionar simultaneamente dois ou mais dispositivos de medio e/ou controle.

Medio de Temperatura por Termopares A aplicao de par termoeltrico (termopares) na medio de temperatura est baseada em diversos fenmenos. Demonstra-se que num circuito fechado, formado por dois fios de metais diferentes, se colocarmos os dois pontos de juno temperaturas diferentes, cria-se uma corrente eltrica cuja intensidade determinada pela natureza dos dois metais, utilizados e pela diferena de temperatura entre as duas junes.

SENAI

97

Instrumentao

Termopares - Tipos e Qualidades Requeridas Tipos de Termopares Apesar de em princpio, qualquer par de metais prestar na construo de termopares, existem alguns tipos j padronizados na indstria. A seguir mostramos os tipos mais usados nas indstrias:Tipo T - Termopares de Cobre Constantan Conposio: Cobre(+) / Cobre-Nquel(-) O fio negativo Cobre-Nquel conhecido comercialmente como Constantan. Caractersticas: Resistentes a corroso em atmosferas midas e so adequados para medies de temperaturas abaixo de zero. resistente atmosfera oxidantes(excesso de Oxignio), redutoras(rica em Hidrognio, monxido de Carbono), inertes(neutras), na faixa de -200 a 350C. Faixa de trabalho: - -200 a 350 C. Aplicao: adequado para trabalhar em faixas de temperatura abaixo de 0C, encontradas em sistemas de refrigerao, fbrica de O2 etc.. Identificao da polaridade: Cobre (+) avermelhado e o Cobre/Nquel (-) no.

Tipo J - Termopares de Ferro - Constantan Composio: Ferro(+) / Cobre-Nquel(-) O fio negativo Cobre-Nquel conhecido comercialmente como Constantan. Caractersticas: Adequados para uso no vcuo,atmosferas oxidantes, redutoras e inertes. Acima de 540C, a taxa de oxidao do ferro rpida e recomenda-se o uso de tubo de proteo para prolongar a vida til do elemento. Embora possa trabalhar em temperaturas abaixo de 0C, deve-se evitar quando houver possibilidade de condensao, corroendo o ferro e possibilitando a quebra do fio de ferro. No deve ser usado em atmosferas sulfurosas(contm enxofre) acima de 540C. O uso em temperaturas abaixo de zero no recomendado, devido rapida oxidao e quebra do elemento de ferro tornando seu uso em temperaturas negativas menor que o tipo T Devido a dificuldade de obteno de fios de ferro com alto teor de pureza, o tipo J tem baixo custo e o mais utilizado industrialmente. 98
SENAI

Instrumentao

Aplicao: Indstrias em geral at 750C. Identificao da polaridade: Ferro (+) magntico e o Cobre (-) no. Tipo E - Termopares de Cromel Constantan Composio: Nquel-Cromo (+)/Cobre-Nquel (-) O fio positivo de Nquel-Cromo conhecido comercialmente como Cromel e o fio negativo Cobre Nquel como Constantan. Caractersticas: Podem ser utilizados em atmosferas oxidantes e inertes. Em atmosferas redutoras, alternadamente oxidante e redutora e no vcuo, no devem ser utilizaados pois perdem suas caractersticas termoeltricas. Adequado para o uso em temperaturas abaixo de zero, desde que no sujeito a corroso em atmosferas midas. Apresenta a maior gerao mV/C (potncia termoeltrica) do que todos os outros termopares, tornando-se til na deteco de pequenas alteraes de temperatura. Aplicao: Uso geral at 900C. Identificao da polaridade: O Nquel-Cromo (+) mais duro que o Cobre-Nquel (-). Tipo K - Termopares de Cromel Alumel Composio: Nquel-Cromo (+)/Nquel-Alumnio (-). O fio positivo de Nquel-Cromo conhecido comercialmente como Cromel e o negativo Cromo-Alumnio como Alumel. O Alumel uma liga de Nquel, Alumnio, Mangans e Silcio. Caractersticas: So recomendveis para uso em atmosferas oxidantes ou iinertes no seu range de trabalho. Por sua resistncia oxidao, so melhores que os tipos T, J, E e por isso so largamente usados em temperaturas acima de 540C. Ocasionalmente podem ser usados em temperaturas abaixo de zero grau.
SENAI

99

Instrumentao

No devem ser utilizados em: 1) Atmosferas redutoras ou alternadamente oxidante e redutora. 2) Atmosferas sulfurosas, pois o enxofre ataca ambos os fios e causa rpida ferrugem e quebra dos elementos. 3) Vcuo, exceto por curtos perodos de tempo, pois o Cromo do elemento positivo pode vaporizar-se causando erro no sinal do sensor (descalibrao). 4) Atmosferas que facilitem a corroso chamada de green root. Green root, oxidao verde, ocorre quando a atmosfera ao redor do termopar possui pouco oxignio, como por exemplo dentro de um tubo de proteo longo, de pequeno dimetro e no ventilado. O green-root pode ser minimizado aumentando o fornecimento de oxignio atravs do uso de um tubo de proteo de maior dimetro ou usando um tubo ventilado. Outro modo diminuir a porcentagem de oxignio para um valor abaixo da qual proporcionar corroso. Isto feito inserindo-se dentro do tubo um getter ou elemento que absorve oxignio e vedando-se o tubo. O getter pode ser por exemplo uma pequena barra de titnio. Aplicao: o mais utiliizado na indstria em geral devido a sua grande faixa de atuao at 1200C. Identificao da polaridade: Nquel-cromo (+) no atrai m e o Nquel-Alumnio (-) levemente magntico. Tipo N Nicrosil - Nisil Composio: Nquel 14,2%-Cromo 1,4%-Silcio (+) / Nquel 4,4%-Silcio0,1%-Magnsio (-) Desenvolvido na Austrlia, este termopar foi aprovado mundialmente, estando inclusive normalizado pela ASTM (American Society for Testing and Materials), NIST(Antigo NBS- National Bureau of Standards) e ABNT. Est se apresentando como substituto do termopar tipo , de -200 a 1200C, possui uma potncia termoeltrica menor em relao ao tipo K, porm uma maior 100
SENAI

Instrumentao

estabilidade, excelente resistncia a corroso e maior vida til. Resiste tambm ao green-root e seu uso no recomendado no vcuo. Tipo S Platina Rdio-Platina Composio: Platina 90% - Rdio 10% (+) / Platina (-) Tipo R Platina Rdio-Platina Composio: Platina 97% - Rdio 13% (+) / Platina (-) Caractersticas: So recomendados para uso em atmosferas oxidantes ou inertes no seu range de trabalho. O uso contnuo em altas temperaturas causam excessivo crescimento de gro, podendo resultar em falha mecnica do fio de Platina (quebra de fio), e tornar os fios susceptveis contaminao, causando reduo da F.E.M. gerada. Mudanas na calibrao tambm so causadas pela difuso ou volatilizao do Rdio do elemento positivo para o fio de Platina pura do elemento negativo. Todos estes efeitos tendem a causar heterogeneidades que inflenciam na curva caracterstica do sensor. Os tipos S e R no devem ser usados no vcuo, em atmosferas redutoras ou atmosferas com vapores metlicos a menos que bem protegidos com tubos protetores e isoladores cermicos de alumina e qando se usa tubo de proteo de Platina (tubete) que por ser do mesmo material, no contamina os fios e d proteo necessria aos elementos. Apresentam grande preciso e estabilidade em altas temperaturas sendo utilizados como sensor padro na calibrao de outros termopares. A diferena bsica entre o tipo R e S est na diferena da potncia termoeltrica, o tipo R gera um sinal aproximadamente 11% maior que o tipo S. Aplicao: Processos com temperaturas elevadas ou onde exigido grande preciso como indstrias de vidro, indstrias siderrgicas, etc. Identificao da polaridade: Os fios positivos de Platina-Rdio 10% e Platina-Rdio 13% so mais duros que o fio de platina (-).
SENAI

101

Instrumentao

Tipo B - Platina-Rdio / Platina-Rdio Composio: Platina 70%-Rdio 30% (+) / Platina 94%-Rdio 6% (-) Caractersticas: Seu uso recomendado para atmosferas oxidantes e inertes, tambm adequado para curtos perodos no vcuo. No deve ser aplicado em atmosferas redutoras nem as que contem vapores matlicos, requerendo tubo de proteo cermico como os tipo R e S. O tipo B possui maior resistncia mecnica que os tipos R e S. Sua potncia termoeltrica baixssima, em temperaturas de at 50C o sinal quase nulo. No necessita de cabo conpensado para sua interligao. utilizado cabos de cobre comum (at 50C). Aplicao: Utilizado em industrias no qual o processo exige altas temperaturas.

Identificao da polaridade: Platina 70%-Rdio 30% (+) mais duro que o Platina 94%-Rdio 6% (-). Termopares novos Com o desenvolvimento de nocos processos industriais ao longo do tempo, novos tipos de termopares foram desenvolvidos para atender condies que os termopares que foram vistos at agora no atendiam. Muitos destes termopares ainda no esto normalizados e tambm no so encontrados no brasil.

Platina 60%-Rdio 40% (+) / Platina 80%-Rdio 20% (-) Para uso contnuo at 1800 1850C, substituindo o tipo B. No recomendado para atmosferas redutoras. Irdio 60%-Rdio 40% (+)/ Irdio(-) Podem se usados at 2000C em atmosferas inertes ou no vcuo, no recomendado para atmosferas redutoras ou oxidantes. Platinel 1 - Paldio 83%-Platina 14%-Ouro 3% (+) / Ouro 65%-Paldio 35% (-). 102
SENAI

Instrumentao

Aproxima-se do tipo K, atuando na faixa de at 1250C. Sua composio apenas de metais nobres, apresentando excekente estabilidade em atmosfera oxidante, mas no em atmosferas redutoras ou vcuo. Tungstnio 95%-Rhnio 5% (+) / Tungstnio 74%-Rhnio 26% (-) Ainda no normalizado, denominado termopar tipo C. Pode ser utilizado continuamente at 2300C e em curtos perodos at 2700C no vcuo, na presena de gs inerte ou hidrognio. No recomendado em atmosfera oxidante. Sua principal aplicao em reatores nucleares. Existem algumas variaes na composio das ligas, por exemplo: Tungstnio (+) / Tungstnio 74%-Rhnio 26% (-) Tipo G (no oficial) Tungstnio 97%-Rhnio 5% (+) / Tungstnio 75%-Rhnio 25% (-) Tipo D (no oficial) Nquel-Cromo (+) / Ouro-Ferro (-) Usado em temperaturas criognicas de -268C at 15C Outros tipos de termopares Tungstnio - Molibidnio. Faixa de temperatura 0 2.000C. Tungstnio - Iridium. Faixa de temperatura 0 200C. Grafite - Carbureto de Boro. Faixa de temperatura 0 2500C.

Junta de Referncia ou Junta Fria (Compensao da Junta Fria) Como j foi visto a F.E.M. desenvolvida em par termoeltrico, funo da diferena de temperatura entre as duas junes. Desta maneira o termopar no mede a temperatura real na juno de medio, e sim a diferena entre esta juno (medio) e a outra tomada como referncia. Para se obter a temperatura real preciso conhecer
SENAI

103

Instrumentao

exatamente a temperatura da junta de referncia e procurar mant-la constante a fim de facilitar as leituras posteriores. Existem alguns mtodos para se manter a temperatura da junta de referncia:1) Introduzindo-se a junta de referncia em recipiente com gelo e gua em equilbrio, onde a temperatura constante e prxima 0C .Como as tabelas de F.E.M. fornecidas normalmente so referidas 0C, este mtodo bastante cmodo, pois possibilita a leitura direta da temperatura na tabela conhecendo-se apenas a F.E.M. gerada no circuito. Este mtodo utilizado em laboratrio ou na indstria em alguns casos especiais. Evidentemente este processo no muito prtico, quando se necessita supervisionar a temperatura desejada por tempo bastante prolongado, devido a necessidade da reposio contnua do gelo na junta de referncia.
A(+) T1 COBRE/COBRE B(-)

EAB T r =0 C
o

EAB = ET1 - E Tr EAB = ET1 -0 EAB = E T1


GUA + GELO 0oC

Junta de Referncia a 0C

Principais Qualidades Requeridas por um Termopar Para corresponder s exigncias de um servio tipo industrial, os termopares devem possuir as seguintes caractersticas:a) Desenvolver uma F.E.M. a maior possvel, funo contnua da temperatura de maneira a ser possvel utilizar instrumentos de indicao de temperatura de construo simples e robusta. A faixa de F.E.M. normalmente fornecida nas temperaturas de trabalho normal vai de 10 a 50mV. 104
SENAI

Instrumentao

b) Preciso de calibrao (intercambialidade). Um termopar deve ser capaz de ser calibrado com um padro de F.E.M. versus temperatura e deve manter esta calibrao mantendo-a por um longo perodo de tempo sem desvios. Os termopares so construdos para trabalhar em conjunto com instrumentos tendo cartas e escalas pr calibradas. A intercambialidade entre dois termopares do mesmo material a principal razo do seu uso em grande escala na indstria. c) Resistncia corroso e oxidao (durabilidade). Um termopar deve ser fsica e quimicamente resistente de maneira a possuir uma longa vida, e mais ainda exibindo a propriedade para uma dada temperatura gerar uma F.E.M. constante. d) Relao linear F.E.M. versus temperatura (linearidade). interessante possuir uma relao F.E.M. versus temperatura mais linear possvel devido aos seguintes motivos: - Facilidade de construo e leitura de escala e grficos. - Facilidade de construo de dispositivos de compensao de junta de referncia. - Adequabilidade do uso em indicadores digitais. Termopares de classe especial Existem duas classes de preciso para termopares , a classe standard que a mais comum e utilizada e utilizada e a classe especial tambm chamada de Premium Grade. Estes termopares so ,fornecidos na forma de pares casados, isto com caractersticas de ligas com graus de pureza superiores ao standard. Existe tambm um trabalho laboratorial para adequao de lote de fios, conseguindo com isto uma melhor preciso na medio de temperatura. Fios e cabos de Extenso e de Compensao Os fios utilizados normalmente na confeco de termopares, so geralmente dispendiosos devido ao custo da matria prima (platina, rdio, cromo e nquel) utilizada e ao critrio na composio das diversas ligas. Geralmente, no possvel manter a junta de referncia junto ao ponto de medio mormente nas instalaes industriais, devido s condies do local de medio serem inadequadas.
SENAI

105

Instrumentao

Fios so condutores formados por um eixo slido e cabos so condutores formados por um feixe de condutores de menor dimetro. Fios e cabos de extenso So condutores formados com as mesma ligas dos termopares a que se destinam, apresentando a mesma curva de F.E.M. por temperatura. Apresentam custo inferior pois sua composio qumica no to homognea quanto a do termopar, limitando sua exposio a temperaturas altas como do termopar.

CABOS DE EXTENSO E COMPENSAO PARA TERMOPARES


Tipo do Cabo Material dos Condutores
+ T extenso cobre cobrenquel J extenso ferro cobrenquel E extenso nquel -cromo K extenso nquelcromo K compensao ferro cobrenquel nquelalumnio nquelcobre S compensao cobre cobrenquel R compensao cobre cobrenquel B N Cabo comum extenso cobre nquelcromosilcio cobre nquelsilcio cinza laranja cinza laranja vermelho vermelho cinza vermelho cinza cinza vermelho branco verde preto vermelho branco vermelho branco preto vermelho branco verde preto vermelho branco vermelho branco preto vermelho branco verde vermelho verde azul vermelho branco amarelo amarelo vermelho verde vermelho verde azul vermelho branco roxo roxo vermelho preto vermelho preto roxo vermelho branco preto branco vermelho azul vermelho azul amarelo vermelho branco cabo azul

ipo de rmopar

Norma Americana ANSI MC 96.1


+ azul vermelho

Norma Alem DIN 43714


cabo marrom + vermelho marrom

Norma Japonesa JISC 1610/81


cabo marrom + vermelho branco

Fios e cabos de compensao

106

SENAI

Instrumentao

So fabricados com ligas diferentes dos termopares a que se destinam, mas tambm apesentam a mesma curva F.E.M.x temperatura dos termopares. Usados principalmente com termopares nobres tipos (R e S), pois economicamente invivel construir fios de extenso de Platina. Os fios de compensao so fabricados normalmente sob a forma de um cabo de dois condutores. Os dois condutores so isolados individualmente recebendo posteriormente uma isolao externa comum podendo em alguns casos possuir uma blindagem metlica externa (shield). Os materiais mais empregados na isolao so: borracha, PVC, fibra de vidro, amianto, silicone e teflon.

SENAI

107

Instrumentao

Pirometria de Radiao
Introduo Medidas de temperatura de corpos aquecidos atravs da radiao emitida, tem sido largamente empregadas no processamento industrial. No h contato direto com o corpo cuja temperatura est sendo medida e h uma relativa independncia quanto distncia ao elemento detetor de radiao. O corpo pode estar em repouso ou em movimento, o que torna o mtodo particularmente aplicvel em processos contnuos (fornos rotativos, laminao, etc.). Temperaturas acima de 1500C (limite superior de uso de termopares de Pt-Pt, Rh) so comuns nas indstrias e, apesar dos progressos na tcnica da fabricao de novos tipos de termopares como V-V74 Re26 ou Ir40 Rh60 que estendem o intervalo de aplicao dos termopares acerca de 2000C ou mais, os pirmetros de radiao ocupam um lugar definido na pirometria e no tm, em princpio, limite superior de temperatura. Espectro eletromagntico Hoje, sabemos que existe uma variao ampla e contnua nos comprimentos de onda e freqncia das ondas eletromagnticas. No quadro abaixo, temos um resumo dos diversos tipos de ondas eletromagnticas, chamado espectro eletromagntico; as freqncias esto em hertz e os comprimentos de onda, em metros.

Espectro eletromagntico Analisando esse quadro, observamos que luz, ondas de rdio e raios X so nomes dados a certas faixas de freqncia e comprimentos de onda do espectro eletromagntico. Cada nome caracteriza uma faixa, na qual as ondas so emitidas e 108
SENAI

Instrumentao

recebidas de um modo determinado. Por exemplo, a luz, de comprimentos de onda em torno de 10-6 m, pode ser percebida atravs de seu efeito sobre a retina, provocando a sensao de viso; mas, para detectar ondas de rdio, cujo comprimento de onda varia em torno de 105 m a 10-1 m, precisamos de equipamentos eletrnicos. Radiao Total - Emitncia - Lei de Stefan - Boltzmann Todos os corpos, em virtude da energia trmica que possuem, emitem energia radiante em suas superfcies. A energia radiante emitida em forma de ondas eletromagnticas, cujos comprimentos da onda se estendem desde o ultravioleta ao infravermelho (0,001 a 100 micra) compreendendo o intervalo visvel (0,38 a 0,78 micra). Medio de Temperatura Princpio possvel medir a temperatura de um corpo pela medida do fluxo radiante emitido por ele. A temperatura do detetor subir at atingir um equilbrio com o meio ambiente (perdas por radiao, conveco e conduo). Na maioria dos pirmetros de radiao, o equilbrio atingido antes que a temperatura ultrapasse em 40C a temperatura ambiente, mesmo quando a fonte incandescente. Toda variao na temperatura da fonte resulta, portanto, numa variao na temperatura do detector mas de magnitude muito menor, to pequeno que justifica a aplicao da lei do resfriamento de Newton.

LENTE

DIAFRAGMA DETETOR

ENERGIA RADIANTE

Pirmetro de Radiao Refrator A principal restrio ao uso de lentes reside no fato que o ndice de refrao varia com o comprimento de onda da radiao incidente e conseqentemente a distncia focal. A
SENAI

109

Instrumentao

imagem sai colorida (aberrao cromtica) e no bem focalizada. H ainda a absoro seletiva pelo material da lente de certos comprimentos de onda. Apesar desses inconvenientes, o pirmetro com lente muito til para aplicao em alvos pequenos. A uma distncia de 24" uma superfcie de uma polegada de dimetro suficiente.

110

SENAI

Anda mungkin juga menyukai