Anda di halaman 1dari 26

Ben Hur Soares da Silva Douglas Geverson Luis Candido de Jesus Leandro Scheffer de Moraes Tiago de Castro

ARTE RUPESTRE
designada de ARTE RUPESTRE ou REGISTRO RUPESTRE a primeira manifestao artstica humana. Caracteriza tambm um sistema de comunicao social criado pelas etnias prpr-histricas que as realizaram. Os primeiros registros, pinturas e gravuras inscritos nas paredes rochosas das cavernas e abrigos surgem no Paleoltico Superior, ou Idade da Pedra Lascada em torno de 30 - 25 mil anos. Esses "registros" representam o processo de evoluo da potncia criadora humana, e so fonte de estudo dos povos na PrPr-histria.

ARTE RUPESTRE
As pinturas, os desenhos e as gravuras rupestres retratam plantas, animais, caadas, danas e fatos cotidianos dos povos. comum a representao da figura humana, muitas das quais portando armas como lanas e escudos. ComparandoComparando-se assim a estes mesmos homens e mulheres que se expressavam desenhando sua imagem de forma linear sobre a pedra.

A PINTURA
Para pintar, o homem produzia suas prprias tintas misturando terra (geralmente avermelhada por ser rica em minrios) com carvo, sangue e gorduras de animais. animais. Utilizava os dedos e, provavelmente, tambm pincis rudimentares (como tocos de madeira), conforme alguns objetos encontrados por arquelogos.

Pinturas Rupestres no Cidade de Ivolndia

Gravura rupestre Vila Nova de Foz Ca - Portugal

TINTAS
As primeiras tintas que temos notcias so das pinturas prpr-histricas feitas em cavernas (30.000 - 8.000 a.C.). Como as terras e rochas so pigmentos altamente durveis e as pinturas estavam protegidas das aes do tempo, elas conservaramconservaram-se at hoje. Cerca de quatro mil anos atrs, havia poucos corantes e estes eram muito caros.

TINTAS
Alguns corantes de que se tem notcia naquela poca eram o azul ndigo ou anil (retirado da planta Indigofera tinctoria), o vermelho provinha da raiz da Rubia tintorium, chamada de ruiva dos tintureiros por ser usada pelos mesmos (na pintura artstica, esta cor ficou conhecida como alizarina), o violeta era obtido a partir de moluscos (Murex trunculis e Murex brandaris).

TINTAS
Este era um corante caro devido alta quantidade necessria de moluscos para produzir tinta: dez mil moluscos equivaliam a um grama de cor (por volta de 1300 d.C., estes moluscos entram em extino e a cor ento passa a ser retirada de um lquen).

Espanha - Santander

ESCULTURAS
Em stios diversos na Europa encontraramencontraram-se esculturas em pedra denominadas "Vnus", representando a figura feminina com formas opulentas, cheias. DeveDeve-se ao fato dos Cls possuirem formao matrilinear, ou seja, seus membros so vinculados a linhagem feminina.Simbolizando assim a importncia feminina para os povos prpr-histricos, sendo estas as geradoras da vida, e as mantenedoras de seus Cls.

Vnus de Willendorf, ustria

A "Dama com o Corne",vnus prpr-histrica encontrada em Laussel, na Frana, data do Paleoltico Superior e uma das mais antigas esculturas que se conhecem.

ARTE DO PALEOLTICO
A arte do Paleoltico refererefere-se ao incio da histria da arte e mais antiga produo artstica de que se tem conhecimento. A arte deste perodo situasitua-se na PrPrHistria, no Paleoltico (Idade da Pedra Lascada), e tem incio h cerca de dois milhes de anos estendendoestendendo-se at c. 10000 a.C.

ARTE DO PALEOLTICO
O Paleoltico um dos trs perodos da Idade da Pedra, ao qual se segue o Mesoltico e, posteriormente, o Neoltico (Idade da Pedra Polida), e que se situa, do ponto de vista geolgico, na Idade do gelo, mais precisamente no Pleistoceno.

ARTE DO PALEOLTICO
Somente no incio do sculo XX so feitas as primeiras descobertas de achados prprhistricos e a primeira reao da classe especialista a de cepticismo relativamente aparente maturidade artstica num nvel to embrionrio da histria da humanidade. ConsideravaConsiderava-se at ento que a primeira semente artstica teria sido lanada no Antigo Egito e na Mesopotmia.

ARTE DO PALEOLTICO
Embora ainda hoje persistam dvidas quanto ao efetivo objetivo das peas de arte paleolticas, a verdade que a qualidade e criatividade que revelam so inegveis e de extrema importncia para a compreenso da mentalidade do Homem. So deste perodo instrumentos de pedra talhada, decorao de objetos, jias para diferentes partes do corpo, pequena estaturia representando a figura feminina ou animais, relevos e pinturas parietais com temtica de caa e figuras isoladas de animais ou caadores.

ARTE DO NEOLITICO
A arte do neoltico iniciainicia-se com a Revoluo neoltica, perodo revolucionrio na histria que, no Mdio Oriente, teve incio h cerca de 10.000 anos, quando o homem comea com xito a domesticar animais e a dar os primeiros passos na agricultura, cultivando gramneas cerealferas.

ARTE DO NEOLITICO
A partir desse momento o homem aprende a assegurar a sua alimentao pelo prprio trabalho e tornatorna-se sedentrio formando aldeias. Surge a produo de cermica, a fiao e a tecelagem, assim como mtodos bsicos da construo arquitetural em madeira, tijolo e pedra. IniciamIniciam-se tambm neste perodo as imponentes estruturas megalticas, construes feitas com grandes pedras monolticas, relacionadas com o culto dos mortos ou com objetivos religiosos.

ARTE DO NEOLITICO
De um modo geral, e de acordo com os achados arqueolgicos, a produo artstica deste perodo caracterizada pelo surgimento de parmetros geomtricos, relacionada a uma suposta evoluo dos padres naturalistasnaturalistas-realistas para um abstracionismo na representao das formas.

ARTE DO NEOLITICO
Mas os achados que tm sido feitos, pouco nos dizem da evoluo da mentalidade do Homem neoltico e das suas motivaes artsticas. Isto no significa que haja uma produo de peas em quantidade reduzida, mas que talvez estas sejam feitas em materiais frgeis, como a madeira, e que no tenham resistido ao tempo.

O Brasil possui valiosos stios arqueolgicos em seu territrio, embora nem sempre tenha sabido preservpreserv-los. Em Minas Gerais, por exemplo, na regio que abrange os municpios de Lagoa Santa, Vespasiano, Pedro Leopoldo, Matosinhos e Prudente de Moraes, existiram grutas que traziam, em suas pedras, sinais de uma cultura prpr-histrica no Brasil. Algumas dessas grutas, como a chamada Lapa Vermelha, foram destrudas por fbricas de cimento que se abasteceram do calcrio existente em suas entranhas.

A ARTE DA PRPR-HISTRIA BRASILEIRA

A ARTE DA PRPR-HISTRIA BRASILEIRA


Alm dessas cavernas j destrudas, muitas outras se encontram seriamente ameaadas. Das grutas da regio, a nica protegida por tombamento do IPHAN (Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional) a gruta chamada Cerca Grande. Ela considerada importante monumento arqueolgico por causa de suas pinturas rupestres e de fsseis descobertos em seu interior, indicadores de antigas culturas existentes em nosso pas.
Representao de figura humana e animais estticos da tradio Agreste encontrada no Parque Nacional da Serra da Capivara (PI). Foto: Revista Cincia Hoje OnOn-line (Nov. 2003).

Sambaqui Santa Catarina

Gravuras Rupestres - Pedra do Ing/PB. Foto: Antonio Canto.

Um STIO ARQUEOLGICO " um local no qual homens e mulheres deixaram algum vestgio de suas atividades: uma ferramenta de pedra, uma fogueira na qual assaram sua comida, uma pintura, uma sepultura, a simples marca de seus passos."

Locais com pinturas rupestres na Europa:


- Caverna de Les Trois-Frres - Frana (pinturas rupestres do Paleoltico Superior); - Complexo de Cavernas de Lascaux - Frana (uma das mais conhecidas do mundo e Patrimnio Mundial da UNESCO); - Caverna de Altamira - cidade de Santander na Espanha (arte rupestre do perodo Paleoltico Superior); - Arte Rupestre do Val Camonica - Itlia (pinturas feitas na Idade do Ferro).

Locais com pinturas rupestres no Brasil:


- Parque Nacional da Serra da Capivara em So Raimundo Nonato (Piau) - Parque Nacional Sete Cidades (Piau) - Cariris Velhos (Paraba) - Lagoa Santa (Minas Gerais) - Rondonpolis (Mato Grosso) - Peruau (Minas Gerais)

Anda mungkin juga menyukai