Anda di halaman 1dari 8

O trabalho nas diferentes sociedades

A produo de cada objeto envolve uma complexa rede de trabalho, o sistema de produo passa por um complexo, que vai desde os meios de produo, passando pelos meios de empacotamento e transporte, alm de necessitar do auxlio dos meios de produo de energia, da produo do maquinrio, entre outros. Essa complexidade das tarefas relacionadas produo uma caracterstica da sociedade atual.

A produo nas sociedades tribais


As sociedades tribais diferenciam-se umas das outras em diversos aspectos, no so estruturadas pela atividade que em nossa sociedade denominamos trabalho, nelas, todos fazem quase tudo, e as atividades relacionadas sobrevivncia esto associadas aos ritos, festivais, sistema de parentesco, integrando-se assim a todas as esferas da vida social. A organizao das atividades caracteriza-se pela diviso das tarefas por sexo e por idade, as ferramentas utilizadas so simples e rudimentares, seus membros no s tem as suas necessidades materiais e sociais supridas, como dedicam apenas um mnimo do seu tempo ao que chamamos de trabalho, a explicao para isso que os povos tribais possuem uma relao muito maior com a natureza, sabendo aproveit-la de diversas formas, no h um mundo de trabalho nas sociedades tribais.

Escravido e servido
O trabalho por muito tempo esteve associado idia de atividade penosa e torturante, nas sociedades Gregas e Romanas, era a mo-de-obra escrava que garantia a produo suficiente para suprir as necessidades da populao. Existiam outros trabalhadores alem dos escravos, mas, mesmo os trabalhadores

livres como os artesos eram explorados e oprimidos pelos grandes proprietrios, estes se direcionavam apenas discutir os assuntos da cidade e o bem-estar dos cidados, para que no dependessem do prprio trabalho e pudessem dedicar-se exclusivamente a esta atividade, o trabalho escravo era fundamental.

As bases do trabalho na sociedade moderna


Com o fim do perodo medieval e a emergncia do mercantilismo e do capitalismo, o trabalho passou aos poucos a ser considerado algo positivo. Isso aconteceu porque, no sendo mais possvel contar com o servio compulsrio, foi preciso convencer as pessoas de que trabalhar para os outros era bom. Essa transformao do trabalho ocorreu por meio de dois processos de organizao do trabalho, a coordenao simples e a manufatura. Na coordenao simples, era mantida a hierarquia da produo artesanal entre o mestre e o aprendiz, e o arteso ainda desenvolvia todo o processo produtivo, a diferena que ele estava a servio no s de quem lhe financiava a matria-prima, como at mesmo alguns instrumentos de trabalho, e tambm definia o local e as horas trabalhadas, esse tipo de organizao de trabalho abriu caminho para novas formas de produo que comearam a se definir como trabalho coletivo. No processo de manufatura, o trabalhador at continua a ser arteso, mas no fazia tudo, do comeo ao fim. Cada um cuidava de uma parte. A manufatura foi o segundo passo para o surgimento do trabalhador coletivo, o arteso tornou-se um trabalhador sem o total conhecimento do processo de produo, perdendo tambm o controle da atividade, o produto tornou-se resultado das atividades de vrios trabalhadores, o trabalho ento, se transformou em uma mercadoria que podia ser vendida e comprada, surge ento uma terceira forma de trabalho, a maquinofatura, onde o espao de trabalho passou definitivamente a ser a fbrica, era nelas que se encontravam as mquinas que controlavam todo o processo de produo, todo o conhecimento

que o trabalhador usava para produzir suas peas foi dispensado e substitudo pelas mquinas. Diversos setores da sociedade colaboraram com essa mudana: As igrejas procuravam passar a idia de que o trabalho era algo divino e de que quem no trabalhasse no seria abenoado. Os governantes passaram a criar uma srie de leis e decretos que penalizavam aqueles que no trabalhavam, os desempregados eram considerados

vagabundos podendo at ser presos, Os empresrios desenvolveram uma disciplina rgida no trabalho, principalmente com horrios de entrada e sada dos estabelecimentos. As escolas passaram s crianas a idia de que o trabalho fundamental para a sociedade, por meio das tarefas e contos infantis.

O trabalho na sociedade moderna capitalista

Katl Marx e a diviso social do trabalho Para Karl Marx, a diviso social do trabalho realizada no processo de desenvolvimento das sociedades, conforme buscamos atender a nossas necessidades, estabelecemos relaes de trabalho e maneiras de dividir as atividades. Com a formao das cidades, houve uma diviso entre o trabalho rural e o trabalho urbano, o desenvolvimento da produo e seus excedentes deram lugar a uma nova diviso entre quem administra e quem executa, portanto, a diviso do trabalho em uma sociedade gera a diviso em classes. Com o surgimento das fbricas apareceu tambm o proprietrio das mquinas, e quem pagava o salrio do operador das mquinas, a mecanizao revolucionou o

modo de produzir mercadorias, mas tambm colocou o trabalhador sob suas ordens.

mile Durkheim e a coeso social


mile Durkheim analisa as relaes de trabalho na sociedade moderna de forma diferente da de Marx, procura demonstrar que a crescente especializao do trabalho promovida pela produo industrial moderna trouxe uma forma superior de solidariedade e no de conflito. Para durkheim, h duas formas de solidariedade, a mecnica e a orgnica. A solidariedade mecnica mais comum nas sociedades menos complexas , nas quais cada um sabe fazer quase todas as coisas de que necessita para viver, o que une as pessoas no o fato de uma depender da outra, mas a aceitao de um conjunto de crenas, tradies e costumes comuns. A solidariedade orgnica fruto da diversidade entre os indivduos, e no da identidade nas crenas e aes, o que os une a interdependncia das funes sociais, ou seja, a necessidade que uma pessoa tem da outra, em virtude da diviso social do trabalho existente na sociedade.

Fordismo - Taylorismo: uma nova forma de organizao do trabalho


No sculo XX, o aperfeioamento contnuo dos sistemas produtivos deu origem a uma diviso do trabalho muito bem detalhada e encadeada. Essa nova forma de organizao tornou-se conhecida como fordismo, numa referencia a Henry Ford. Foi ele quem implantou em sua fabrica de automveis um modelo que seria seguido por muitas outras industrias, a ponto de representar umanova etapa da produo industrial. As mudanas introduzidas por Ford visavam produo em srie de um produto para o consumo em massa. Ele estabeleceu a jornada de oito horas, por 5 dlares ao dia, o que, na poca, significava red e tempo de larzer suficientes

para o trabalhador suprir todas as suas necessidades bsicas e ate adiquirir um dos automveis produzidos na empresa. Iniciava-se assim, o que veio a se chamar a era do consumismo: produo e consumo em larga escala. Com Ford e Taylor, a diviso do trabalhou passou pelo planejamento vindo de cima, no levando em conta os operrios. Para corrigir isso, Elton Mayo, professor da universidade de Harvard, buscou medidas que evitassem o conflito e promovessem o equilbrio e a colaborao no interior das empresas.

As transformaes recentes no mundo do trabalho


Novas transformaes aconteceram na sociedade capitalista,e todas elas tem a ver com a busca desenfreada por mais lucro. Comearam ento a surgir formas de flexibilizao do trabalho e do mercado. Existem duas formas de flexibilizao desse processo: a flexibilizao dos processos de trabalho e de produo e a flexibilizao e mobilidade dos mercados de trabalho. A flexibilizao dos processos de trabalho e de produo ocorre com a automao e conseqente eliminao do controle manual por parte do trabalhador, no existe mais um trabalhador especfico para uma determinada tarefa, o trabalhador deve estar disponvel para adaptar-se as diversas tarefas dentro de uma empresa. A flexibilizao e mobilidade dos mercados de trabalho ocorre quando os empregadores passam a utilizar as mais diferentes formas de trabalho, elas substituem a forma clssica de emprego regular, permitindo maior rotatividade trabalhista porm baixo nvel de especializao. O posto fixo de trabalho est desaparecendo, devido quatro fatores; As pessoas que possuem empregos esto sendo invalidadas, algumas por serem consideradas velhas, outras por que no tem formao suficiente, e outras por que so jovens demais.

A precariedade do trabalho, h um desemprego constante nos ltimos anos, e a maioria dos trabalhadores desempregados normalmente s encontra postos de trabalho instveis. O dficit de lugares, no h postos de trabalho para todos, nem para os que esto envelhecendo, e nem para os jovens que esto tentando entrar no mercado de trabalho. H tantas exigncias para a formao do trabalhador que se cria uma situao aparentemente impossvel de se resolver, em muitos empregos exigida experincia que os jovens no consegue adquirir pois no conseguem empregos.

Concluso
Todas essas situaes criam indivduos como que estranhos sociedade, pois no conseguem se integrar nela, desqualificando-se tambm do ponto de vista cvico e poltico. Eles prprios consideram-se inteis sociais. Ocorre praticamente uma perda de identidade, j que o trabalho uma espcie de passaporte para algum fazer parte da sociedade. No Brasil, tudo isso acontece, principalmente nos grandes centros urbanos.

Bibliografia

Sociologia para ensino mdio, volume nico, Nelson Dacio Tomazi; editora saraiva

Anda mungkin juga menyukai