Anda di halaman 1dari 6

9. Riscos adicionais: AULA 02 a. altura; b. ambientes confinados; c. reas classificadas; d. umidade; e. condies atmosfricas. a.

altura; Trabalho em altura qualquer atividade onde o trabalhador atue acima do nvel do solo e/ou desnveis de pisos. Para trabalhos com desnveis acima de 2 metros obrigatrio o uso de EPI bsicos. Para a realizao de atividades em altura os trabalhadores devem: Possuir os exames especficos da funo ASO - Atestado de Sade Ocupacional; Estar em perfeitas condies fsicas e psicolgicas; Estar treinado e orientado sobre todos os riscos envolvidos. b. ambientes confinados; Um espao confinado qualquer local que tenha acessos limitados, ventilao inadequada ou deficiente e no sendo previsto para a presena humana contnua, representa srios riscos sade dos trabalhadores que nele precisam penetrar para a execuo de trabalhos rotineiros ou no. Podemos citar como exemplos de ambientes confinados: Dutos de ventilao, tanques em geral, tonis, containeres, cisternas, minas, valas, Vasos, colunas, silos, poos de inspeo, caixas subterrneas, etc. Estes ambientes podem possuir uma ou mais das seguintes caractersticas : Potencial de risco na atmosfera; Deficincia de Oxignio - O2 (menos de 19,5%) ou excesso (mais de 23%); Configurao interna tal que possa provocar asfixia, claustrofobia, ou que dificultem a sada rpida de pessoas; Agentes contaminantes txicos ou inflamveis. Nos Estados Unidos, h 300 mortes, por ano, por acidentes em espaos confinados.

MEDIDAS DE SEGURANA: Manter procedimento de acesso; Identificar e avaliar os riscos; Treinamento peridico aos empregados; Documentar os todos procedimentos de acesso em locais confinados, com os respectivos nomes e assinaturas; Manter um plano de emergncia; Efetuar teste de resposta do equipamento de deteco de gases; Realizar a avaliao da atmosfera para detectar gases ou vapores inflamveis, txicos e concentrao de oxignio; c. reas classificadas; rea na qual a probabilidade da presena de uma atmosfera explosiva tal que exige precaues para a construo, instalao e utilizao de equipamentos eltricos. ATMOSFERA EXPLOSIVA: Misturas de substncias inflamveis com o ar na forma de: gs, vapor, nvoa, poeira ou fibras, na qual aps a ignio, a combusto se propaga atravs da mistura. CLASSIFICAO DAS REAS: Caso exista a probabilidade de que se formem misturas explosivas, em um determinado local, deve ser definida a classificao desse local, segundo critrios j estabelecidos em normas, de acordo com o grau de probabilidade da presena de atmosfera explosiva, como segue: Zona 0 - em que a mistura explosiva encontrada permanentemente ou na maior parte do tempo; Zona 1 - em que a mistura explosiva provvel durante a operao normal, mas quando ocorrer, ser por tempo limitado; Zona 2 - em que a mistura explosiva s provvel em caso de falhas do equipamento ou do processo. O tempo de durao desta situao curto. d. umidade; A umidade est relacionada a diversos fatores que, no conjunto, devem ser considerados na concepo e na execuo das instalaes eltricas. Cada condio de influncia externa, designada, compreende sempre um grupo de fatores como meio ambiente, utilizao e construo das edificaes. INFLUNCIAS EXTERNAS A FATORES TAIS COMO: temperatura ambiente; condies climticas, presena de gua e solicitaes mecnicas, etc; Por exemplo, a qualificao das pessoas (sua conscincia e preparo para lidar com os riscos da eletricidade), situaes que reforam (pele seca) ou prejudicam (pele molhada, imerso) a resistncia eltrica do corpo humano.

e. condies atmosfricas. Com atrito de partculas ocorre uma separao de cargas eltricas, carregando assim as do meio, de forma a proporcionar, gradativamente, uma Diferena de Potencial - DDP entre atmosfera e solo. Rompida a resistncia dieltrica ocorre a centelha de equipotencializao. Boa resistncia dieltrica: tima resistncia ao impacto. Alta resistncia ao corte. Alta resistncia ao surgimento de trincas. tima resistncia aos raios ... Equipotencializao o ato de tomarem-se medidas para fazer com que dois ou mais corpos condutores de eletricidade, possuam a menor DDP.

PESQUISA DE FIXAO:
1) Quais os Riscos adicionais para os servios em eletricidade?

2) A partir de qual altura obrigatrio o uso de EPI?

3) Quais so as exigncias para um trabalhador exercer atividade em altura?

4) O que um espao confinado?

5) Cite quatro exemplos de espao confinado.

6) Cite as caractersticas de um espao confinado.

7) Cite as medidas de segurana, a serem adotadas num espao confinado.

8) Defina o que so reas classificadas.

9) O que existe em uma atmosfera explosiva?

10) Como feita a classificao das reas explosivas?

11) Como se classifica o grau de probabilidade em atmosfera explosiva?

12) Informe, que mistura explosiva encontramos na zona 0?

13) Informe, que mistura explosiva encontramos na zona 1?

14) Informe, que mistura explosiva encontramos na zona 2?

15) Qual a relao da umidade para os riscos eltricos?

16) Defina condies atmosfricas?

17) A que est relacionada a umidade para riscos eltricos?

18) Que fatores externos podem influenciar na umidade?

19) Que caracterstica possui um material com boa resistncia dieltrica?

20) Defina equipotencializao.

Anda mungkin juga menyukai